Conectando um sensor de movimento para iluminação com interruptor: diagrama e instruções passo a passo

A eletrônica inteligente para uso doméstico é caracterizada por dispositivos chamados “sensores de movimento”.Um novo tipo de dispositivos de comutação projetados para fontes de luz pode apresentar maior funcionalidade em comparação aos designs tradicionais.

Por exemplo, conectar um sensor de movimento para iluminação com ou sem interruptor aumenta o conforto de utilização do dispositivo de iluminação e ajuda a economizar recursos energéticos. Que tipo de dispositivos são esses – sensores de movimento? Sugerimos que você resolva as coisas em ordem.

No artigo, examinamos o princípio de operação de vários sensores de movimento, descrevemos os recursos de sua aplicação e também fornecemos conselhos práticos sobre como escolher um diagrama de fiação, instalar e comissionar o dispositivo.

Definição Técnica de Inteligência de Movimento

A automação cobre de forma constante e consistente a esfera doméstica. O controle manual de quase qualquer tipo de eletrodoméstico é reduzido ao mínimo. O aparecimento de sensores de movimento é outra confirmação disso.

Esses dispositivos (geralmente em miniatura) são projetados e fabricados por diferentes empresas em diferentes designs. No entanto, o princípio de funcionamento de todas as modificações existentes tem uma base comum - o efeito da radiação de ondas de diferentes tipos.

Sensores de movimento inteligentes
Eletrônica dotada de habilidades intelectuais. Esses dispositivos têm a capacidade de reconhecer os raios de calor emitidos pelo corpo humano. Reagindo aos fluxos de calor, os dispositivos realizam certas ações

Atualmente, as seguintes tecnologias são amplamente utilizadas:

  • acústico;
  • óptico;
  • onda de rádio.

Com base na prática de utilização de uma determinada tecnologia para a produção de um determinado tipo de sistema, o resultado da produção são estruturas de diversos tipos.

Sensor de movimento acústico
Uma versão acústica de um dispositivo projetado para controlar o movimento. A mecânica executiva é acionada aqui não pelo sinal dos raios de calor, mas pelo sinal das ondas sonoras

Em particular, os controladores de movimento são amplamente utilizados em vários campos de atividade:

  • ultrassônico;
  • microondas;
  • fotovoltaico;
  • infravermelho;
  • tomográfico.

Além disso, mais um detalhe estrutural notável deve ser observado.

Dividindo sensores de movimento em grupos

Todos os dispositivos de controle de tráfego existentes são convencionalmente divididos em três grupos:

  • dispositivos ativos;
  • dispositivos passivos;
  • dispositivos combinados.

Alguns diferem de outros em suas características tecnológicas.

Dispositivos ativos - os projetos são geralmente feitos de acordo com o esquema dos dispositivos transceptores, através dos quais o sinal operacional é emitido e percebido conforme refletido nos objetos.

Sensores de movimento por ondas de rádio
Outro projeto de dispositivo para monitoramento e ativação/desativação de equipamentos periféricos. Este projeto opera com base no princípio da radiação e percepção de ondas de rádio. Este é o chamado sensor de movimento com canal de rádio

Estruturas de tipo passivo geralmente funcionam recebendo ondas de sinal do mundo exterior. Ou seja, aqui só funciona a técnica de recepção.

Sensores combinados, respectivamente, são feitas levando em consideração as duas opções marcadas.

A maior parte de toda a gama disponível recai sobre sensores infravermelhos, que, do ponto de vista das características de design, pertencem à categoria de dispositivos passivos.Este é o equipamento mais acessível e econômico para uso doméstico.

Princípio de funcionamento de dispositivos infravermelhos

A análise da radiação térmica é a base do funcionamento deste tipo de dispositivos destinados ao controle da circulação de pessoas. Para isso, um sensor altamente sensível é integrado ao design do dispositivo.

Projeto de dispositivo infravermelho
Design infravermelho generalizado: 1 – tampa da caixa; 2 – sistema de lentes multielementos; 3 – limitador de área de cobertura; 4 – eletrônica com controle por toque; 5 – fonte de alimentação e base (+)

O elemento reage à radiação térmica de fundo (de uma pessoa), envia um sinal para um circuito eletrônico de comparação, onde é determinado o momento de operação. A sensibilidade do sensor é aprimorada por uma lente especial instalada no caminho das ondas térmicas.

Os designs dos sensores de movimento modernos são equipados com sistemas de lentes multielementares. Esta solução permite cobrir grandes áreas controladas por sensores. Por exemplo, um sensor infravermelho instalado a uma altura de 4 m do nível do chão é capaz de monitorar o movimento em uma área de 20 a 25 m.2.

Controles do sensor de movimento
O design mais simples de um sistema infravermelho. Dispositivo barato de comprar, fácil de instalar e configurar. Três resistores variáveis ​​são usados ​​para ajuste

Cada dispositivo individual está equipado com um módulo eletrônico de sintonia. Usando reguladores especiais (resistências variáveis ​​​​ou elementos semelhantes), são definidos o nível de sensibilidade e a duração da ação. Ao ajustar o nível de sensibilidade, é determinado o desempenho do dispositivo em determinadas condições de iluminação.

E o sistema de configuração de tempo define os limites de tempo para redefinir a ação ativa (retornar o dispositivo ao modo de rastreamento). Esse limite pode variar de 1 segundo a 60 minutos.

Controle de brilho e outros
Módulo de ajuste do sensor infravermelho que permite ajustes flexíveis: 1 – configuração da sensibilidade ao movimento de objetos; 2 – acertar o horário; 3 – ajustar o brilho das lâmpadas do dispositivo de iluminação

Existem também sensores de movimento com design que suporta a função de ajuste do brilho das lâmpadas. Esses dispositivos podem ser configurados para alterar suavemente o brilho imediatamente após fechar o circuito e acender a iluminação com um certo atraso.

Como conectar um dispositivo a um circuito de iluminação

Sensores de movimento com função de controle automático de iluminação são normalmente montados no teto. Os dispositivos são projetados para montagem em superfície. No entanto, os dispositivos de controle de movimento são frequentemente montados nas paredes.

Sensor de movimento de parede
Sensores de movimento montados na parede. Este tipo de dispositivo não fornece a mesma cobertura de controle de área que as estruturas de teto fornecem, mas os dispositivos montados na parede também são usados ​​de forma bastante ativa.

Os locais de instalação tradicionais são pequenas instalações: apartamentos residenciais, escritórios, instalações auxiliares.

Deve-se enfatizar que a conexão de sensores de movimento não é possível apenas para fins de comutação de dispositivos de luz. Esses mesmos dispositivos são convenientes para alternar sistemas de ventilação, aquecimento e outros de um modo para outro.

A conexão de dispositivos é permitida em condições ambientais normais. Os dispositivos só podem ser utilizados em locais fechados. Entretanto, a classe de proteção destes dispositivos está em conformidade com a norma EN 60669-2-1.

Recomendações para escolher um esquema de instalação

A altura ideal para a instalação de dispositivos de controle de tráfego é considerada de 2,5 m. Se esta condição for atendida, o raio da zona de sensibilidade será de pelo menos 3,5 m. A maioria dos edifícios residenciais urbanos e privados possuem quartos exatamente com esta altura.

Cobertura do instrumento
Parâmetros de controle padrão que os dispositivos infravermelhos possuem. Obtido experimentalmente com a participação de dispositivos de diferentes designs em experimentos (+)

Os trabalhos de instalação devem ser realizados por pessoas que possuam competências profissionais no trabalho com equipamentos elétricos (eletrônicos). Todas as operações de instalação são permitidas somente quando a linha de energia estiver desenergizada no local de instalação.

As soluções de circuito para instalação podem variar dependendo das necessidades do usuário. Um esquema para conectar dispositivos de iluminação através de um sensor de movimento emparelhado com um interruptor convencional é frequentemente usado.

Diagrama de conexão com switch
Diagrama de conexão como parte de uma rede elétrica, quando um interruptor normal (+) é instalado junto com um sensor de movimento

Vejamos esta opção com uma instalação passo a passo.

Instalando um sensor de movimento com um interruptor

O primeiro passo o usuário geralmente escolhe o método de delineador cabo de energia ao corpo do sensor de movimento. A caixa do sensor deve primeiro ser aberta. É fácil desmontar o case. Use uma chave de fenda para forçar levemente a borda da base no local da trava.

São permitidas duas opções de conexão de cabo:

  • entrada traseira - via de regra, é utilizado para fiação oculta, cuja extremidade sai por um orifício no teto;
  • lateral trazido do lado - é usado para roteamento de cabo externo.

Em qualquer caso, é necessário retirar o tampão temporário da entrada existente.

Preparando o sensor de movimento
Antes da instalação é necessário preparar os elementos de fixação, inspecionar o sensor e a seguir abrir cuidadosamente sua carcaça

Segundo passo – conectar os condutores do cabo ao seu destino. O destino são os pontos terminais marcados no corpo do dispositivo com os símbolos correspondentes (L, N, L1). Dependendo do fabricante e da configuração do dispositivo, os símbolos podem ser diferentes.

Passo três envolve a instalação de um sensor de movimento - fixando o dispositivo diretamente no teto. Existem furos para fixação no corpo base do dispositivo. A fixação é feita através destes furos.

Se o teto for de concreto, os pontos de fixação devem primeiro ser marcados, perfurados e providos de buchas. Terminada a fixação no teto, fixe a tampa na base do aparelho e limpe toda a estrutura com um pano macio.

Sensor de movimento integrado
Para estruturas de teto suspenso, são usados ​​​​sensores de movimento integrados. Placas de pressão são fornecidas para fixar a carcaça (+)

Etapa quatro – configurar o dispositivo, cuja essência é definir os valores necessários nos potenciômetros de serviço.

O design clássico dos dispositivos costuma ser acompanhado por três potenciômetros de serviço:

  • tempo de atraso (Tempo);
  • brilho (Lux);
  • sensibilidade (medidor).

O primeiro potenciômetro pode ser usado para definir os parâmetros de atraso de desligamento necessários (ou seja, depois que a lâmpada acender, ela apagará somente após o tempo especificado ter decorrido).

A segunda é definir o modo de luz (o valor mínimo para ligar na escuridão total). O potenciômetro três define o grau de sensibilidade ao movimento.Normalmente, a sensibilidade é inicialmente definida no mínimo.

Variantes com potenciômetros de ajuste
Opções de presença de elementos de ajuste dependendo da modificação dos dispositivos. Metade superior - usada em dispositivos simples com comutação de um grupo de dispositivos externos. A metade inferior é composta por designs complexos com comutação de dois grupos de dispositivos externos (+)

Quinto passo instalações - testando o sensor de movimento. Para realizar esta ação, deve-se utilizar a função correspondente (Teste), que é ativada colocando o potenciômetro (Tempo) na posição que está sendo testada (Teste). Ao ajustar o potenciômetro nesta marca, o sistema é conectado à tensão da rede elétrica.

Após aplicar corrente à linha, espere pelo menos 1 minuto. Este tempo é necessário para que o dispositivo inicialize e entre no modo de operação. O teste do dispositivo pode ser realizado sem conectar dispositivos de iluminação. O controle de ligar ou desligar é indicado por um LED localizado no painel frontal.

Configurando sensores de movimento
Girando alternadamente o botão de luz e sensibilidade, selecione o modo de operação desejado do sensor. Defina separadamente o tempo de atraso de iluminação (+)

No modo de teste do sensor, é necessário ativar o movimento dentro da zona de sensibilidade. Se o sensor detectar movimento, o LED de controle no painel frontal deverá acender por um curto período (2-3 segundos). Gire o potenciômetro de sensibilidade (medidor) para ajustar o nível desejado.

A instalação e configuração de quaisquer outros dispositivos de classe semelhante (infravermelho) são realizadas de forma semelhante ou com pequenas correções. Algumas diferenças geralmente podem ser observadas em dispositivos projetados para conectar vários canais de carga.

Como parte de tais estruturas, reguladores adicionais podem ser instalados e o número de terminais por conexão pode ser aumentado.

No nosso site existe uma seleção de artigos dedicados à seleção, instalação e utilização de sensores de movimento para iluminação. Aconselhamos você a ler:

  1. Lâmpadas com sensor de movimento: como funcionam, como conectar + TOP melhores fabricantes
  2. Como conectar um sensor de movimento a uma lâmpada: instruções passo a passo

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este pequeno guia em vídeo demonstra claramente como são realizadas as operações de conexão para algumas modificações de dispositivos. Faz sentido analisá-lo para melhorar sua prática.

Revise o vídeo sobre o uso de sensores de micro-ondas. Essas modificações modernas são caracterizadas por um alto nível de “talento” e operação confiável como parte de sistemas domésticos inteligentes.

Para completar a revisão, você deve adicionar informações sobre os requisitos técnicos para dispositivos como sensores de movimento.

Assim, a capacidade de carga dos dispositivos geralmente não excede 1 kW e a corrente máxima de comutação não é superior a 10A. Os dispositivos são projetados para operar em redes de corrente alternada com frequência de 50-60 Hz e tensão nominal de 230 V.

Estes parâmetros básicos devem ser considerados antes de conectar sensores para resolver problemas específicos.

Compartilhe com os leitores sua experiência de conexão e uso de sensores de movimento. Deixe comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Aline

    Encontrei sensores de movimento para iluminação pela primeira vez quando morava com minha mãe. Eles foram instalados em cada andar em uma escada comum.É verdade que a luz era fraca, mas o sensor era muito sensível ao alcance e a luz acendeu rapidamente. A sociedade gestora resolveu dois problemas ao mesmo tempo - desenroscar lâmpadas e economizar eletricidade geral da casa. Após essas inovações, instalamos um sensor semelhante no apartamento, na cozinha e no corredor.

  2. Nosso apartamento é pequeno, mas as luzes de todos os cômodos do apartamento praticamente nunca eram apagadas. Não foi possível chegar a um acordo com a minha família sobre a necessidade de economizar energia elétrica e desligar as luzes. Instalamos sensores de movimento para iluminação em alguns locais do apartamento (corredor e banheiro com cozinha). Agora não há brigas sobre esse assunto: um quilowatt “queima” menos por mês do que antes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica