Como organizar dutos de ventilação em uma casa particular: regras de projeto e diretrizes de construção
O microclima da casa depende do correto dispositivo de ventilação, o que tem impacto direto no bem-estar e conforto de todos os seus moradores. Dutos de ventilação adequadamente construídos em uma casa particular garantirão uma troca de ar estável. Eles criarão condições para o fornecimento regular de porções frescas e a remoção desimpedida do ar poluído.
Sugerimos que você se familiarize com as especificidades da construção de dutos de ventilação em uma propriedade rural baixa. Descrevemos detalhadamente a tecnologia de instalação de sistema de ventilação, colocação de equipamentos, colocação e fixação de dutos de ventilação. Opções de melhoria testadas na prática são discutidas.
As informações apresentadas para consideração baseiam-se nos regulamentos de construção. Levando em consideração nossas recomendações, você mesmo pode construir uma ventilação eficaz. Para compreensão visual, diagramas, guias fotográficos e instruções em vídeo estão anexados ao texto.
O conteúdo do artigo:
- Opções de ventilação em uma casa particular
- Características da construção de ventilação em uma casa particular
- Escolhendo o sistema de ventilação ideal
- Quando você deve convidar especialistas?
- Elaboração de um diagrama de ventilação para uma casa
- Tecnologia para colocação de dutos de ventilação
- Consequências de erros no dispositivo
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opções de ventilação em uma casa particular
A ventilação da divisão é necessária para criar condições óptimas à vida das pessoas e à existência de mobiliário e equipamentos localizados na casa.
Se nos edifícios de apartamentos tudo já foi feito pelos especialistas que construíram o edifício, então durante a construção de imóveis privados esta questão é muitas vezes esquecida.
Esta é uma opinião fundamentalmente errada. O ar mofado, as janelas suadas, os odores desagradáveis dos banheiros e os aromas de frituras, junto com a fumaça, entrarão em todos os cômodos e até no quarto. Sem um sistema de ventilação devidamente projetado e montado, a vida confortável dos moradores da casa estará em risco.
A ventilação em uma casa particular pode ser:
- natural;
- mecânico;
- misturado.
O primeiro tipo baseia-se no processo natural de circulação das massas de ar. Nenhum mecanismo é usado para bombear ar para dentro da casa. Vem da rua, penetrando através de janelas microventiladas ou válvulas de alimentação dispostas nos locais mais adequados.
Nos cômodos da casa que não possuem válvulas instaladas, o ar circula pelas portas e pelas frestas entre a porta e o chão.
No tipo mecânico dispositivos de ventilação utilizam ventiladores e equipamentos de alimentação especiais. O volume necessário de ar limpo é fornecido a cada cômodo do edifício e o ar de exaustão é descarregado para fora. Este é um sistema mais complexo usado para grandes casas de campo e chalés.
A opção de ventilação mista envolve o uso do primeiro e do segundo tipos. Esta poderia ser a instalação de válvulas mecânicas de alimentação em combinação com um sistema de exaustão natural para remoção de ar através de poços de ventilação no banheiro e na cozinha.Ou vice-versa - o influxo é natural e são utilizados equipamentos mecânicos para remoção.
As principais vantagens do tipo natural:
- independência energética;
- o custo mais barato;
- não requer reparo;
- manutenção mínima;
- você mesmo pode organizar.
Além dos aspectos positivos, esse tipo de ventilação apresenta desvantagens significativas. Se tudo fosse perfeito, outras opções de arranjo simplesmente não seriam utilizadas. As principais desvantagens são a dependência da temperatura do ar e das condições climáticas, área de serviço limitada.
O sistema mecânico é fácil de usar, pois pode atender qualquer área da casa/chalé e é totalmente independente das condições climáticas. Além disso, pode ser controlado a seu critério, mantendo uma temperatura confortável nos ambientes.
Oportunidades adicionais para aquecer o ar que entra, ionizar e umidificar as massas de ar da sala, etc. podem ser organizadas instalando equipamentos apropriados no sistema de ventilação.
As principais desvantagens do método de ventilação mecânica:
- maior custo dos equipamentos;
- a necessidade de reparo e substituição periódica de elementos individuais do sistema;
- dependência do fornecimento de eletricidade;
- Pode ser necessária instalação e configuração profissional de equipamentos.
Dadas as qualidades positivas e negativas dos tipos de ventilação, o tipo misto é mais frequentemente usado para casas de campo e chalés. Isso se justifica do ponto de vista econômico e é perfeitamente viável com as próprias mãos.
Características da construção de ventilação em uma casa particular
A ventilação da casa deve ser feita corretamente. Isso salvará o proprietário de constantes pequenos problemas, que no total podem envenenar gravemente a vida de toda a família.
A questão da disposição de dutos de ventilação em novas casas construídas com materiais de construção estanques ao vapor e com isolamento térmico semelhante é especialmente relevante. Será impossível viver aqui sem uma boa ventilação forçada.
Você pode aprender sobre as regras para projetar um sistema de ventilação para uma casa de campo baixa leia aqui.
Regras para instalação de tubos de ventilação
Um sistema de ventilação devidamente equipado desempenhará suas funções com eficiência e não criará problemas para o proprietário. Para isso, é importante instalar dutos de ventilação na casa, atendendo às normas e recomendações.
Em primeiro lugar, o tamanho do duto de exaustão da sala deve ter um diâmetro de pelo menos 10x10 cm ou 15x15 cm, é melhor usar tubos prontos do que fazer dutos de gesso cartonado - isso economizará tempo de instalação e fluxos de ar melhor através do cano.
Em segundo lugar, os tubos de ventilação devem sobressair acima do telhado até uma certa altura, dependendo da sua localização. Assim, o comprimento da seção vertical do duto de ventilação deve ser em média de 1,5 a 3 metros. Se os tubos não se encaixarem no projeto geral da casa, você poderá usar saídas de ventilação no telhado.
Em terceiro lugar, de acordo com os regulamentos, é necessário fornecer ventilação à sala das caldeiras e à sala localizada acima da sala das caldeiras. Além disso, a finalidade desta sala não importa. Pode ser um escritório, biblioteca, quarto ou sala de estar.
Em quarto lugar, é importante distinguir entre os conceitos de chaminé e ventilação. No primeiro caso, os produtos da combustão entram no canal e, no segundo, extraem o ar da própria sala. Sob nenhuma circunstância estes 2 canais devem ser combinados em um só. Esta é uma violação grosseira.
Em quinto lugar, na cozinha você precisa fornecer 2 dutos de ventilação separados - para capuz e para fornecimento de ar. A segunda opção é usar uma grade especial onde o duto de ar é conectado e há um orifício separado para a entrada de ar no ambiente. Ou uma janela com microventilação seria uma boa solução.
Sexto, se a casa possui cômodos destinados às necessidades domésticas - vestiário, lavanderia, despensa, lavabo e outras finalidades, então é necessário projetar ali um duto de ventilação. Nessas salas não há janelas pelas quais o ar possa fluir.
Em sétimo lugar, quando uma conduta de ventilação é colocada numa parede, é importante que não suporte carga. Não é recomendável instalá-los em paredes externas - devido às mudanças de temperatura, sempre haverá formação de condensação.
A oitava regra é que as estruturas de teto e telhado de madeira não devem ser adjacentes ou tocar um duto de ventilação de pedra ou tijolo. Para uma árvore, tal vizinhança pode ser desastrosa.
A nona regra é que é indesejável usar apenas uma janela como válvula de alimentação. Ela não é a melhor opção. Uma dor na nasofaringe pela manhã, se houver uma mudança repentina no clima durante a noite, será um problema para o dono da casa que dormiu com a janela aberta. Isto é especialmente verdadeiro no outono e na primavera.
Décima regra - quando não for possível fazer dutos de ventilação no ambiente, pode-se instalar uma válvula de alimentação fazendo um furo passante na parede. E no topo, logo abaixo do teto, faça um furo para instalar uma válvula de escape. Esta opção de ventilação do ambiente pode fornecer ar fresco ao ambiente e aos seus ocupantes.
Processo de instalação válvula de alimentação de parede fácil de implementar:
Além disso, é importante ter em consideração a localização de uma casa privada e da zona envolvente. Faça os furos corretamente a uma altura de 1 a 2 metros para que o ar empoeirado não penetre na casa. Se estiver localizado próximo à estrada, não há necessidade de instalar válvulas de abastecimento nesta parte da casa.
Fortalecendo a ventilação instalando uma entrada
Se, ao projetar uma casa, o sistema de ventilação não recebeu a devida atenção, se a casa foi reformada com materiais de construção e acabamentos plásticos, basta modernizar o sistema. Existem várias maneiras de resolver este problema, por exemplo, instalando uma válvula de parede ou ventiladores nos dutos de ar.
No exemplo fotográfico que propomos, está instalado um sistema compacto de ventilação com respiro, que limpa e aquece o fluxo de ar e é controlado a partir de um smartphone:
Escolhendo o sistema de ventilação ideal
Cada casa é única. E o sistema de ventilação adequado em um caso particular será diferente. Na hora de escolher um sistema, a área da casa, o número de pisos e os materiais das paredes e do telhado são de grande importância. Você também deve levar em consideração o valor alocado para isso.
Quanto maior a área da casa e mais herméticos os materiais utilizados na sua construção, mais complexo será o sistema. Outro ponto são as opções adicionais de controle climático. O custo da ventilação depende diretamente deste parâmetro.
Quanto mais funções um sistema de ventilação puder executar, mais caro ele custará. Mas com um orçamento modesto, você pode prescindir de opções adicionais - o fluxo de ar fresco para a casa não depende disso.
Você pode ler mais sobre como escolher o tipo de sistema de ventilação em outro artigo popular nosso site.
Para organizar o uso do fluxo de ar:
- janelas com microventilação;
- janelas de madeira. Possuem microventilação natural, proporcionando entrada de ar fresco do exterior;
- válvula de alimentação.
As válvulas de entrada podem ter vários formatos e tamanhos. Os materiais de que são feitos são metal e plástico. Quanto à microventilação nas janelas, esta opção é a mais conveniente - não é necessário fazer furos adicionais nas paredes e comprar válvulas.
Para retirar o ar das dependências de uma casa particular, são utilizados poços de ventilação na parede ou colocados dutos de ar separados na cozinha, despensa, sala da caldeira e casa de banho. É conveniente instalar um ventilador nesses dutos, o que livrará com força o ar poluído da sala.
Se a área da casa for pequena basta instalar janelas com microventilação, exaustor na cozinha e condutas de ventilação da sala da caldeira e da banheira. Este sistema aparentemente modesto é perfeitamente capaz de ventilar todos os cômodos de uma casa de campo.
Quando você deve convidar especialistas?
Ao organizar dutos de ventilação em uma casa particular, você pode seguir dois caminhos:
- convide especialistas que farão tudo pronto para uso;
- lide com todos os problemas sozinho, concluindo o trabalho por conta própria.
Cada opção é apropriada para condições específicas. Todas as opções de design do sistema de dutos de ventilação podem ser divididas em sistemas tradicionais e os mais recentes já prontos. No primeiro caso, é necessário selecionar o equipamento com base em cálculos.Aqui não devemos esquecer os mínimos detalhes que serão úteis na montagem do sistema.
Em segundo lugar, estamos a falar de uma solução abrangente de um fabricante específico. Por exemplo, o sistema de ventilação alemão Selfwind, que é adquirido em kit pronto para uma determinada área da casa. Todos os componentes necessários para a montagem foram selecionados. O sistema em si se assemelha a um sistema de aquecimento coletor, apenas muitos tubos circundam toda a casa por dentro.
Esses dutos de plástico flexíveis com diâmetro de 75 mm ou 50 mm são reunidos em um coletor. Eles são despejados com uma betonilha de concreto no chão, e as áreas que funcionam como um sistema circulatório por toda a casa são habilmente mascaradas pelos designers.
Se você escolher um sistema de ventilação tão complexo, que custa mais de mil dólares para uma casa de campo com área de 800 m2 e mais, não adianta economizar na instalação. E levará muito tempo para organizar essa ventilação.
Ao construir uma casa com as próprias mãos “do zero”, não é difícil fazer poços de ventilação de tijolos e fazer furos para a instalação de válvulas de abastecimento. Futuramente, todas as áreas do sistema de ventilação natural serão equipadas com válvulas especiais e, se necessário, coifas. Esta opção é relevante para casas com área de até 250-300 m2.
Elaboração de um diagrama de ventilação para uma casa
O esquema de ventilação é elaborado antes do início da construção de uma casa ou antes do início de uma grande reforma.Se esta for a primeira opção, optam-se pelas paredes internas da casa, que separam a sala da caldeira, a cozinha, a casa de banho e o WC, para a instalação dos poços de ventilação. Estas são as divisões que mais necessitam de ventilação.
No diagrama é necessário marcar os dutos de ventilação para entrada e exaustão do ar que passará pelos ambientes. É imprescindível indicar onde estarão localizadas as válvulas de alimentação, ventiladores, recuperadores e demais equipamentos previstos no sistema de ventilação selecionado.
Com base no diagrama traçado, é necessário calcular a potência das unidades de cada ambiente e selecionar os diâmetros dos tubos de ventilação.
Outro ponto importante é que você deve levar em consideração a necessidade de ar fresco em cada cômodo em m3.
De acordo com os regulamentos, diferentes salas precisam fornecer diferentes quantidades de ar fresco por hora:
- para a cozinha – 60 m3 com fogão elétrico e 90 m3 com gás;
- para banheiros – 25 m3 à uma hora;
- com banheiros combinados – 50 m3;
- para escritórios, quartos de crianças, salas de estar - 3 m3 a 1m2 área.
Para salas de caldeiras é necessário instalar um duto de ventilação separado. Levando em consideração as normas, é necessário calcular a necessidade de ar fresco e selecionar a potência adequada do equipamento que possa fornecer a necessária velocidade do fluxo de ar. Além disso, é importante fazer uma reserva de 30% para que o sistema não funcione no limite das suas capacidades.
Tecnologia para colocação de dutos de ventilação
Quando existe um plano para organizar um sistema de ventilação em uma casa, ele ainda precisa ser implementado.Para isso, são adquiridos todos os componentes do futuro sistema especificados no diagrama previamente traçado. Cada casa terá características próprias.
Ao instalar sistemas de tipo natural, os poços de ventilação são primeiro dispostos na parede - separadamente para a cozinha, sala do forno/caldeira, casa de banho ou salas de banho e WC. Em seguida, são instaladas grades decorativas. Para que estes canais cumpram a sua função, não se deve esquecer a altura permitida acima do nível do telhado.
Se você precisar providenciar ventilação mecânica ou mista na casa, será necessário fazer a fiação tubos de ventilação. O espaço do sótão é utilizado para isso. Quando isso não for possível, são instalados dutos de ventilação sob o teto da casa. Então eles têm que ser disfarçados de qualquer maneira conveniente.
As aberturas de alimentação e exaustão nos tubos de ventilação são decoradas com distribuidores de ar. Se necessário, os equipamentos de recepção e ejeção podem ser equipados com sistema de aquecimento elétrico. Se necessário, devem ser instaladas válvulas de retenção, tratando cuidadosamente as juntas com selante.
Os tubos de ventilação são fixados com braçadeiras ou outros fixadores fornecidos para esse fim. Todas as juntas são vedadas de forma confiável. No futuro, esta será a chave para o excelente funcionamento de todo o sistema.
Os ventiladores são instalados de acordo com as instruções fornecidas com eles.Se forem instalados sistemas complexos, o equipamento será instalado conforme recomendado pelo fabricante. Caso contrário, você poderá perder o serviço de garantia.
Consequências de erros no dispositivo
Se o sistema de ventilação estiver instalado corretamente, o microclima em cada cômodo da casa será confortável, independente da área total e do número de moradores. Mas muitas vezes os proprietários de chalés e casas de campo para residência permanente enfrentam vários problemas. Isto é devido à circulação inadequada de ar.
Problemas enfrentados pelo dono de uma casa sem ventilação:
- as janelas estão chorando;
- a fumaça e a fumaça da cozinha entram nas salas;
- mofo no banheiro;
- odor desagradável em todas as áreas da casa;
- se a sala da caldeira for a gás, os trabalhadores do gás não a aceitarão sem a disposição adequada dos dutos de ventilação.
A combinação de tudo isso faz com que os moradores se sintam desconfortáveis. A falta de ar fresco pode causar dores de cabeça, aumento dos níveis de irritabilidade e mau humor. Os odores desagradáveis dos banheiros e cozinhas também interferem na vida confortável de todos os moradores da casa.
Outro fenômeno desagradável que ocorre quando os dutos de ventilação estão mal organizados é ventilação basculante. Isso acontece se o ar frio externo começar a passar pelo duto de ar em vez do ar quente da sala que deveria estar saindo.
Devemos combater este problema. Afinal, nenhum sistema de aquecimento pode lidar com tais perdas de calor. Aqui, literalmente, o dinheiro do proprietário voará ativamente para o tubo de ventilação.
Para evitar que isso aconteça, a regulamentação estipula que a conduta de ventilação que retira o ar de exaustão das instalações deve sair pela cobertura a uma altura de pelo menos 2 a 3 metros.
Muitas vezes acontece que o proprietário não sabe por qual tubo de saída ocorre a entrada. Para detectar um vazamento de ar quente, você pode usar um método simples. Para isso, pegando uma vela acesa, é necessário percorrer todos os cômodos, prestando atenção em como a chama se comporta nos locais por onde o ar sai do cômodo.
Se a chama da vela se prolongar, está tudo bem. Se for soprado para dentro da sala, a fonte do influxo não autorizado de ar externo foi detectada e deve ser tratada tomando as medidas adequadas para eliminar o problema.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Sobre a instalação de ventilação natural em residência particular:
Vídeo nº 2. Um auxílio visual sobre a finalidade e uso de um duto de ventilação de tijolo em uma casa de campo:
Vídeo nº 3. Como instalar corretamente dutos de ventilação em tijolo maciço:
Vídeo nº 4. Recomendações detalhadas sobre as regras para organizar a ventilação em uma residência particular:
Vídeo nº 5. Sobre o sistema de dutos de ventilação feitos de tubos plásticos flexíveis em uma casa de campo:
Depois de estudar as características de escolha de um sistema de ventilação, você poderá escolher a opção mais adequada para sua casa particular. Se vale a pena equipar você mesmo as condutas de ventilação ou se é melhor convidar uma equipa de especialistas depende inteiramente da complexidade do sistema escolhido, da área da casa e das competências pessoais.
Se você tiver sugestões ou informações interessantes sobre a instalação de dutos de ventilação, souber como modernizar efetivamente a ventilação, escreva comentários. Existe um bloco para sua colocação após o texto do artigo. Aqui você pode tirar dúvidas e apontar deficiências.
Eu li e surgiu uma pergunta interessante: por exemplo, fazemos ventilação em uma casa particular. Uma casa particular é, via de regra, uma área suburbana, com um grande número de todos os tipos de criaturas vivas, desde insetos (formigas, carrapatos, abelhas, etc.) até roedores e pássaros. Qual é a probabilidade de, por exemplo, uma colônia de formigas ou vespas se instalar na ventilação? Ou a probabilidade de um rato ou pássaro entrar lá? E também é interessante a frequência com que os sistemas de ventilação precisam ser limpos, porque poeira e outros detritos supostamente se acumulam ali.
Questões naturais para ventilação de uma casa particular. Em relação às vespas, posso dizer desde já que esses insetos se instalam em todos os lugares, principalmente no sótão, e de lá podem migrar facilmente para os dutos de ventilação.
Os pássaros são uma história um pouco diferente, portanto, é necessário um design especial, e esta solução também evitará que grandes detritos entrem no tubo de ventilação. Monte a cobertura com proteção adicional em forma de grade com pequenos furos.
Neste caso, será necessário limpar a ventilação no máximo uma vez por ano. Dependendo da complexidade do projeto dos dutos de ventilação, são selecionadas opções para limpá-los. As áreas internas da casa podem ser limpas com aspirador de pó e as áreas externas com escovas especiais.
Se o cano for de tijolo e vai até a base da casa, deve ter portas na parte inferior para retirada do lixo. E limpe todo o tubo todos os anos. De cima, abaixe a corda com a carga e balance-a em círculo. Mas se o cano for de metal e só subir, acho que é um projeto estúpido para uma cozinha limpa.
Há 10 anos, apenas a sala da caldeira de uma casa particular precisava de ventilação natural na forma de um tubo de tijolo. E ela fez isso com sabedoria. Não só subiu, mas também desceu até a base da casa. No fundo do tubo existem 2 portas, de onde é possível retirar todos os entulhos do quintal. E ele não brinca em casa. Para uma cozinha com fogão a gás, uma janela de determinado tamanho era suficiente para ventilação. Isto é o que temos na nossa aldeia agora. E basta e ninguém morreu ou sufocou, já que todos os anos o cano da cozinha é verificado quanto a vazamentos, um exaustor é instalado acima do fogão e a janela fica entreaberta o ano todo. E sem poeira no fogão, está tudo limpo, sem problemas. Hoje em dia, para os iniciantes, para conectar o gás, inventaram esse tubo de metal estúpido e complexo para o fogão da cozinha. Embora as novas tecnologias na forma de uma válvula ou