Tubos de ventilação de plástico para coifas: tipos, suas características, aplicação

Organizar uma ventilação eficaz em uma casa não é um capricho do proprietário, mas uma necessidade ditada pelas normas sanitárias. Para instalar tal sistema, tubos de ventilação de plástico para exaustores são cada vez mais escolhidos como a opção mais simples, produtiva e relativamente barata.

O artigo que apresentamos é dedicado à construção de canais de ar a partir de peças plásticas de ventilação. Diremos como selecionar os componentes para montar o sistema e como montá-lo perfeitamente. Aqui você aprenderá quais dispositivos devem ser equipados com ventilação para uma operação estável.

Vantagens e tipos de tubos de plástico

Esses produtos leves, além da facilidade de instalação, se diferenciam por uma série de outras vantagens: respeito ao meio ambiente, resistência aos efeitos negativos da radiação ultravioleta, durabilidade, baixa gravidade específica, alta resistência a ambientes agressivos, ampla gama de tamanhos e um custo relativamente baixo.

A desvantagem é o baixo limiar de estabilidade térmica, o que não permite sua utilização em condições industriais. Eles são ideais para uma casa particular.

Existem produtos de diversos comprimentos e diâmetros no mercado da construção. Existe um limite de comprimento para tubulações de PVC - mínimo de 3 m e máximo de 12 m. Seu diâmetro varia de 1,6 a 160 cm.Para uma casa de campo, a seção transversal ideal do tubo de escape é de 15 x 15 cm.

Um fato importante é que a superfície interna dos tubos de PVC é tratada com um agente antiestático, por isso quase nenhuma poeira se deposita neles, ampliando assim a frequência de manutenção dos dutos de ar.

Com base no tipo de seção, existem 2 tipos de tubos plásticos:

  • redondo;
  • retangular.

Os tubos redondos também incluem variedades corrugadas, com as quais o duto de ar é girado de maneira conveniente, rápida e eficiente.

Instalação de tubulação
O tubo de plástico cabe perfeitamente em qualquer interior. Pode ser adaptado às características do edifício, conferindo-lhe a forma necessária

Do ponto de vista estético, é preferível uma secção rectangular, mas quando a divisão tem uma área pequena, um tubo com secção circular é mais adequado, porque neste caso não há partes salientes.

As marcações no tubo quadrado permitem determinar se a seção retangular corresponde a um canal de ar redondo semelhante.

Numa casa de campo com aquecimento a gás, os produtos da combustão da caldeira são retirados através de um tubo de escape que sai pela cobertura. O principal inimigo da estrutura é a condensação, que surge quando a temperatura cai no período outono-inverno.

Não destrói o próprio tubo de plástico. No entanto, a umidade que flui ao longo de suas paredes pode causar danos significativos ao edifício, por isso o duto de ar plástico na saída deve ser isolado.

Os tubos de plástico são contra-indicados para coifas instaladas em banhos e saunas, para chaminés e lareiras e para caldeiras de combustível sólido. Se você ainda os usa nesses locais, será necessário colocar tubos desse material somente do lado de fora. Neste caso, deverão estar bem isolados do frio.

Detalhes sobre escolhendo tubos de escape, feito de materiais poliméricos, está descrito no artigo que recomendamos.

Produtos de polímero rígido

Ao escolher um tubo plástico para instalar a coifa, você não precisa se preocupar com os efeitos nocivos da corrosão e da limpeza interna do sistema de ventilação. Ao passar por uma superfície lisa, o fluxo de ar não encontra obstáculos em seu caminho e não cria muito ruído. Para evitar que a conduta de ar se destaque do fundo da parede, o tubo de PVC para o exaustor da cozinha é colocado por cima dos armários.

Em um tubo com superfície interna lisa, não há protuberâncias escalonadas ou diferenças de relevo que acumulem depósitos de gordura e sujeira. Isso facilita muito a manutenção da estrutura de exaustão. Durante a instalação, são utilizados adaptadores em forma de L e selante.

Opções flexíveis de papelão ondulado

Pavimentar tubo de plástico corrugado para exaustão pode ser usado em locais onde outros tubos não podem ser usados. Graças à sua excepcional plasticidade, pode ser dobrado conforme as condições exigirem.Se o acesso ao poço de ventilação for a uma certa distância da laje, a utilização de duto de ar corrugado é a solução mais racional.

Tubo corrugado
Tubos de plástico corrugado para exaustores não são usados ​​​​com tanta frequência quanto os lisos. É dada preferência à sua contraparte metálica

A sua instalação não requer nenhum equipamento de soldadura, um grande número de elementos de ligação ou estruturas de suporte especiais. As desvantagens são as mesmas dos tubos planos de plástico - total inadequação em condições de alta temperatura. Você pode adicionar à lista de desvantagens o aumento do ruído durante a operação do sistema de exaustão.

Existem vários tipos de tubos corrugados, mas os mais utilizados para dispositivos de coifa são:

  1. Camada única, com maior flexibilidade e baixo peso.
  2. Duas camadas com características de alta resistência. Eles também são mecanicamente e quimicamente estáveis.

Eles são feitos das mesmas matérias-primas que outros tipos de tubos de plástico. Os produtos possuem reentrâncias em sua superfície localizadas em intervalos iguais umas das outras. Os tubos corrugados de polipropileno de 2 camadas têm superfície interna lisa e diâmetro de 16 a 63 cm.

Para produzi-los, os fabricantes utilizam o método de extrusão por parafuso com formação de uma ondulação em toda a superfície externa. Em locais de depressões, uma camada localizada dentro do tubo é soldada.

A resistência dos tubos corrugados é várias vezes superior à dos tubos lisos. Produzem elementos corrugados para a construção de coifas com diversos graus de rigidez. Este parâmetro depende da presença de espessamento nos anéis individuais.

Breve visão geral dos materiais

A gama de tubos, tanto flexíveis como rígidos, é muito grande, não é difícil trabalhar com eles, por isso são muito apreciados pelos consumidores. Eles estão substituindo com segurança os análogos de aço da esfera da construção privada.

Para sua produção são utilizados polímeros como polipropileno (PN), cloreto de polivinila (PVC), poliuretano (PPU), fluoroplástico (PVDF). Os tubos de PVC são os mais procurados.

Desmontagem de tubos de PVC

Este polímero inerte possui rigidez suficiente. Sua elasticidade é aumentada com a introdução de plastificantes na composição. Sua temperatura de transição vítrea é bastante alta - 75⁰С.

Em condições normais, a decomposição do material leva décadas, mas em temperaturas de 160 a 180⁰ C ele começa a deteriorar-se muito rapidamente. Por isso, não pode ser utilizado para ventilação em ambientes como saunas, onde a temperatura do vapor às vezes chega a 200⁰.

tubos de PVC
Um tubo retangular de PVC é conectado por meio de adaptadores. Quando o ar passa por ele, ele permanece imóvel, então o capô quase não faz barulho

Quando o material se decompõe, é liberado monóxido de carbono (CO), cuja inalação é acompanhada de asfixia, cloreto de hidrogênio (HCl), que em ambiente com alta umidade forma ácido clorídrico - líquido invisível que se dá a conhecer com odor pungente .

O composto tem um efeito muito negativo na saúde, em particular no estado do trato respiratório. Em casos graves, a visão pode deteriorar-se acentuadamente.

Disto podemos concluir: o tubo de PVC é excelente para exaustor, mas apenas nos locais se o limite de temperatura não exceder +120⁰С. As temperaturas negativas também são contraindicadas para estes tubos.

Tubos de ventilação em polipropileno

O polipropileno é um polímero durável, o mais duro dos plásticos e facilmente transformável. Seu amolecimento ocorre a 140⁰С. O polipropileno não resiste bem a temperaturas negativas - torna-se imediatamente quebradiço e quebradiço, por isso só é adequado para uso interno.

Para o dispositivo de capô, leve tubos de polipropileno com designação PN10. Este tipo é caracterizado por dimensões como diâmetro externo - 2-11 cm, espessura da parede - 0,19-1 cm.

Polipropileno
O polipropileno é seguro, confiável e simplesmente um material ideal para moldagem. A foto mostra tubos de ventilação e elementos de ventilação de plástico

Os tubos feitos de polipropileno são de camada única e multicamadas.

O primeiro inclui produtos marcados:

  • RPH - fabricado em homopropileno;
  • PPV - o material de produção é um copolímero em bloco de polipropileno;
  • PPR - feito de copolímero estatístico de polipropileno;
  • PPs - material pouco inflamável foi utilizado na fabricação.

Os tubos multicamadas são reforçados com folha e fibra de vidro. Eles aumentaram a rigidez e um baixo coeficiente de expansão térmica. Os produtos feitos de polipropileno são menos resistentes que o PVC, por isso têm paredes mais espessas e são mais caros.

Tubos de ventilação de poliuretano

As características dos tubos de poliuretano são em muitos aspectos semelhantes às dos tubos de PVC. São de plástico e resistentes ao desgaste, podendo ter qualquer formato.

A principal diferença é a capacidade de permanecer inalterado até a temperatura atingir 280⁰C. Quando este valor limite é excedido, o poliuretano torna-se muito perigoso para a saúde porque liberta compostos de azoto.

Poliuretano
Não aparecerão rachaduras em um tubo de poliuretano, mesmo sob a influência de altas tensões. Pode ser dobrado como quiser, mas assim que a carga desaparece, o formato original do produto retorna

Eles são usados ​​em áreas com trajetórias complexas, muitas voltas e mudanças. As características aerodinâmicas destes tubos são um pouco reduzidas pela presença de rugosidade na sua superfície interna. O custo desses tubos é bastante alto.

Características dos tubos fluoroplásticos

Os tubos feitos deste material possuem características de alta resistência. Eles provaram-se bem na faixa de temperatura de -40 dl +140⁰С. O fluoroplástico é reconhecido como o polímero mais escorregadio, fato inclusive registrado no Guinness Book.

Fluoroplástico
Os tubos de PTFE são excepcionalmente resistentes, mesmo em comparação com metais nobres. Este material não perde suas características em condições extremas

São resistentes a vapores alcalinos e ácidos agressivos, portanto são indispensáveis ​​para sistemas de exaustão em plantas industriais químicas.O diâmetro dos produtos varia de 15 a 60 cm.

Devido ao seu alto custo, é irracional utilizá-los no setor privado. Outra limitação para seu uso é o aumento da permeabilidade aos gases.

Ventilação plástica de canos de esgoto

Os especialistas costumam discutir se é possível fazer uma capa de plástico com canos de esgoto. Os oponentes dessa ideia citam um argumento como a falta de revestimento antiestático nesses produtos, fazendo com que sua superfície interna não fique protegida da deposição de poeira e sujeira. Os proponentes dizem que o problema será resolvido fazendo você mesmo o procedimento.

Canos de esgoto
O material para fabricação de canos plásticos de esgoto é o mesmo tipo de plástico, só que sua qualidade é um pouco inferior. Eles são mais baratos, por isso muitas pessoas os usam como capuzes.

A vantagem inegável dos tubos para instalações de esgoto é que seu preço em relação aos dutos de ar de plástico é 3 vezes menor.As desvantagens desses tubos e dos produtos especiais de ventilação são comuns - perda de rigidez em altas temperaturas.

Ao usar tubos destinados à construção de esgoto como duto de ar de alimentação, às vezes é sentido um cheiro característico de plástico, mas depois de um tempo ele desaparece. Os tubos também diferem no peso, que é ligeiramente maior que o dos dutos de ar. Para eles é necessário fornecer fixação.

Dispositivo de duto de ar de polímero

Ao instalar um duto de ar, é importante seguir algumas regras:

  1. O comprimento do tubo não deve ultrapassar 3 m, caso contrário a eficiência do dispositivo diminuirá.
  2. O diâmetro do orifício através do qual o tubo é conectado ao poço de ventilação não pode ser maior que o diâmetro do tubo.
  3. O tubo não deve ser dobrado mais de 90⁰. Isso interromperá o fluxo normal de saída de ar.
    4. Válvulas especiais devem ser usadas para evitar o refluxo.
  4. Um adaptador deve ser instalado no ponto de transição do exaustor para o duto de ventilação.

Esta opção não é recomendada para implementação quando o recuperador e o exaustor por cima dele se encontram no lado oposto à saída do poço de ventilação. Ao mesmo tempo, o comprimento dos tubos e o número de voltas aumentarão significativamente, o que reduzirá ao mínimo a eficiência do exaustor.

Um parâmetro importante na instalação de um exaustor é o diâmetro do tubo. Se for menor que o tamanho da saída, a carga no próprio motor do exaustor aumentará e o nível de ruído aumentará para um nível desconfortável. Isto será seguido por avarias e custos adicionais de reparação.

Diagrama de montagem de duto de ar de plástico
Ao instalar um exaustor, às vezes é usada uma combinação de tubos de plástico e metal. Adaptadores especiais são usados ​​para conectá-los

Os dutos de ar estão sempre escondidos.Para isso são instaladas caixas decorativas e a estrutura embutida no móvel. Uma opção aceitável é instalar a tubulação acima de um teto falso. O principal é não violar nenhuma regra de segurança.

Conexão do capô
Para conectar ao equipamento, utilize um pedaço de tubo metálico com diâmetro de 160 mm. A partir deste elemento são feitas curvas de tubos de plástico. Aumente a eficiência do sistema instalando sucção ou sopradores

Se for necessário conectar tubos com seções diferentes, são utilizadas curvas, conectores especiais e adaptadores. A superfície interna destes elementos deve corresponder aos parâmetros externos do duto de ar. O segmento de tubo é inserido no conector e a vedação é garantida com o uso de um selante apropriado.

Existe uma conexão de instalação do tipo soquete. É utilizado na união de tubos de diferentes seções. Um tubo de diâmetro menor é inserido na extremidade mais larga do tubo. A fixação ocorre por meio de rosca ou vedação de borracha especial.

Vejamos a sequência padrão de montagem de um duto de exaustão a partir de tubos de plástico:

O papel da válvula de retenção no sistema

Presença no sistema válvulas de retenção impedirá que o ar entre na sala pelo duto de ventilação. Para evitar ruídos de estalo, é necessário instalar o eixo da válvula perpendicularmente ao piso. O amortecedor só pode abrir quando o capô está funcionando.

Entre a variedade de produtos similares, 3 tipos de válvulas são mais frequentemente escolhidos:

  1. Pétala reversa. Esta é uma série de persianas orientadas verticalmente ou horizontalmente quando não estão em uso. Eles abrem quando a exaustão forçada é ligada. Normalmente, para sua instalação, são escolhidas paredes com aberturas de entrada.
  2. Girando. Este é um mecanismo simples que regula a intensidade do fluxo ou o bloqueia completamente. É feito em forma de bloco com válvula localizada em um eixo e controlada por sistema de contrapesos e hastes manualmente ou por automação.
  3. Bivalve "borboleta". O corpo deste produto contém um eixo no qual existem dois amortecedores. Quando o ventilador é ligado, os dampers se abrem; quando o ventilador é desligado, eles retornam à posição original.

Freqüentemente, ao conectar uma estrutura de exaustão a um duto de ventilação, eles bloqueiam completamente a entrada de ar externo limpo no edifício. Então, quando o exaustor não está funcionando, o ambiente não fica ventilado.

Para evitar que isso aconteça, deve ser instalada uma grade especial na abertura do poço de ventilação. Na parte superior há um tubo para conexão do escapamento e na parte inferior há orifícios por onde o ar flui naturalmente.

Válvula
A foto mostra uma válvula de retenção. Funciona bem com ou sem exaustor. Bloqueia o fluxo de ar externo

Tubos de ventilação de plástico para exaustores de gêiseres e fogões às vezes são vendidos completos com o próprio exaustor. Os componentes desse sistema são selecionados de acordo com a cor e a textura, para que você não precise pensar em como disfarçar ou refinar os tubos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Uma opção de exaustor bem pensada:

Vídeo nº 2. Aqui está tudo sobre a instalação de dutos de ar de plástico com seção transversal retangular:

Vídeo nº 3. Sobre as vantagens dos dutos de ar plásticos e sua instalação:

O melhor tipo de tubo para inalação são os longos produtos redondos de plástico.Embora o perfil retangular pareça esteticamente mais agradável, provoca aumento de resistência no sistema de ventilação, levando à sobrecarga do equipamento.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Expresse sua opinião, compartilhe suas impressões sobre as informações que oferecemos. Talvez você tenha montado um duto de ar de plástico com suas próprias mãos? Conte-nos sobre isso, poste uma foto do processo. Relatar novas opções de instalação de dutos de ventilação.

Comentários dos visitantes
  1. Dremov A.K.

    Esse sistema de dutos e exaustor foram encomendados a uma empresa especializada. Eles também encomendaram trabalhos de instalação lá, os trabalhadores instalaram com bastante sucesso, ficou muito bonito e estiloso. E o mais importante, amigo do ambiente! Acredito que tais opções de ventilação podem ser recomendadas a todos, sem dúvidas quanto à sua confiabilidade. Aliás, no começo queriam comprar em aço inoxidável, mas o preço acabou sendo muito, muito alto.

  2. Ivan Sass

    A nossa cozinha não fica dentro de casa, mas sim numa extensão de verão. Ao instalar o duto de ventilação do exaustor, instalei tubos corrugados. Claro, era arriscado, pois todos aconselhavam a instalação de tubos redondos de plástico comuns. Mas não me arrependi. A ventilação funciona bem. Não há sobrecarga no funcionamento do exaustor e do sistema. Mas se eu passasse em casa, não sei, o ar seria aspirado tão bem quanto na cozinha de verão?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica