Fazendo um gazebo com materiais improvisados ​​​​com as próprias mãos: ideias, dicas e truques, fotos

Ao adquirir uma casa de veraneio, os moradores da cidade querem fazer uma pausa na agitação da cidade e se fundir com a natureza.Algumas pessoas sonham em plantar uma horta e cultivar hortaliças, enquanto outras desejam um pomar e uma bela vista de rio ou mar.

Mas para relaxar completamente, além da casa principal, é necessário um edifício adicional com luz, onde possa passar a noite com os convidados, fazer uma refeição com a sua família ou simplesmente esconder-se de olhares indiscretos e ficar sozinho. É melhor que não seja uma barraca temporária, mas um gazebo feito de materiais improvisados, que não será inferior em funcionalidade aos objetos prontos para uso pronto para uso.

Gazebo feito de materiais improvisados

Tipos de gazebos para jardim dependendo do projeto

Como qualquer edifício numa casa de veraneio, o mirante deve corresponder ao conceito arquitetônico geral e enquadrar-se organicamente na paisagem criada ou existente.

Existem três tipos de edifícios.

Abrir As estruturas leves possuem apenas telhado, suportes de suporte e piso. Eles são dobráveis ​​para mudar facilmente de local dependendo da hora do dia ou da estação. Os gazebos abertos não bloqueiam a visão, mas são facilmente soprados pelo vento.
Meio abertoEsses edifícios possuem uma cerca de meia altura, o que permite limitar o espaço da sala. Para utilizar o edifício para uma estadia confortável na estação fria, são instaladas adicionalmente janelas removíveis com vidros duplos.
Totalmente fechadoEste tipo de pavilhão é totalmente protegido do sol, da chuva e do vento, para que você possa relaxar neles em qualquer época do ano. Se o mirante for amplo, pode ser transformado em casa de veraneio, abrigando hóspedes por vários dias.

Ao planejar a construção de um gazebo com materiais improvisados, você também deve escolher o formato da futura estrutura. As opções mais comuns são polígonos redondos, retangulares, seis ou octogonais, bem como designs combinados complexos. É igualmente importante determinar as dimensões do pavilhão: aqui é preciso levar em consideração o tamanho da área ajardinada e a quantidade de pessoas.

Do que você pode fazer um gazebo?

Ao visualizar fotos de casas de veraneio na Internet, você pode ver muitos edifícios diferentes. Mas se o orçamento for limitado, você terá que escolher uma opção para cuja construção você possa usar materiais improvisados.

O problema na maioria das vezes é resolvido com facilidade, pois após a construção do objeto principal sempre há excesso de tábuas, tijolos, cantos metálicos e restos de cobertura. E se você mostrar imaginação, pode usar garrafas plásticas, paletes de madeira, galhos de árvores que sobraram da poda do jardim, ou montar uma estrutura simples perto de cipós ou trepadeiras.

Artigo para você: Como fazer um gazebo a partir de um tubo perfilado com suas próprias mãos.

Gazebo de vime feito de galhos

Vale a pena considerar opções de estruturas de jardim a partir de um mirante com sombra que parece uma cesta. As estruturas de vime parecem fáceis e muitas pessoas as associam à natureza. A única dificuldade de tais construções é considerada a intensidade de mão de obra suficiente, pois na criação das paredes as hastes devem ser colocadas o mais uniformemente possível.

Gazebo de vime feito de galhos

Os materiais disponíveis são ramos cortados de árvores ou uvas e juncos.Você terá muita sorte se um salgueiro, aveleira ou cerejeira for cortado no local ou próximo a ele.

Você pode construir um gazebo de vime em um dia. As folhas e a casca são removidas de galhos inteiros e bastante flexíveis. Tubos de madeira, metal ou plástico são usados ​​​​como racks. Uma opção alternativa são troncos finos de árvores deixados após a limpeza da área do jardim.

É escolhido um local adequado para o mirante, é feito um esboço da estrutura e, em seguida, são feitas marcações no solo. Como uma estrutura leve não necessita de fundação, é cavado um buraco de 20 cm de profundidade em todo o perímetro e preenchido com uma mistura de areia e brita. O aterro é necessário, pois atua como uma drenagem que retira a umidade do mirante.

Em seguida, são cavados 4 buracos nos cantos, instalados suportes e despejado o concreto. Após a secagem do cimento, amarram os suportes ao longo da base e iniciam a construção das paredes de vime.

Se a estrutura for planejada para ser temporária, os postes são simplesmente cavados no solo, após o que o solo é firmemente compactado. A cobertura é feita com qualquer material disponível ou é instalada uma blindagem de vime, tecida da mesma forma que as paredes.

Gazebo feito de paletes

Os paletes de construção são baratos e, portanto, um material indispensável no país. Desde que seja de qualidade suficiente, é utilizado para a fabricação de móveis de jardim, mas pode ser utilizado para a construção de gazebos. Além disso, uma palete pode suportar até 1000 kg de peso.

Gazebo feito de paletes

A construção é assim:

  1. Na primeira fase da construção, é determinada a localização do futuro edifício, são desenvolvidos desenhos e croquis do mirante.
  2. O local é limpo, nivelado e, a seguir, levando em consideração o tipo de solo, é formada uma fundação em faixa ou estaca. O chão é revestido com ladrilhos ou tábuas de terraço.
  3. Os paletes são limpos de sujeira, lixados, tratados com compostos especiais contra podridão e insetos e selecionados de acordo com o tamanho.
  4. Para os postes de sustentação da moldura, escolha qualquer material disponível: madeira de grande secção, perfil metálico ou reforço metálico.
  5. A cobertura também é revestida com qualquer material disponível: ardósia, chapas onduladas, telhas flexíveis, policarbonato.
  6. O gazebo acabado pode ser pintado em qualquer cor ou impregnado com tinta e envernizado.

Isto é interessante: Gazebos DIY feitos de madeira. Como fazer um lindo gazebo com paletes.

Gazebo feito de tábuas

Entre as sobras que sobraram da construção de uma casa, as mais populares são as tábuas ou pequenos restos delas. Edifícios simples de madeira se encaixam organicamente na paisagem do jardim, parecem naturais e bonitos e em qualquer design. Além disso, construir tal pavilhão com as próprias mãos não é tão difícil.

Gazebo feito de tábuas

A madeira natural se beneficia em custo e respeito ao meio ambiente, tem aparência atraente, é durável e fácil de processar. E a possibilidade de reparo continua alta, já que placas podres são facilmente substituídas por novas. Quase todos os gazebos de madeira são confiáveis, mantêm um microclima confortável dentro do pavilhão, retêm o calor no inverno e proporcionam um frescor vital no verão.

Não se esqueça que as estruturas de madeira requerem manutenção regular e também representam risco de incêndio. Portanto, é necessário instalar uma churrasqueira ou fogão dentro do mirante com muito cuidado.

Gazebo feito de madeira

Uma estrutura com este tipo de materiais disponíveis é realizada com o mesmo tipo de tecnologia, incluindo determinadas etapas, cuja observância da sequência permitirá a construção de uma estrutura arquitetônica bonita e durável. Durante o processo de construção você precisará não apenas de madeira, mas também de outros materiais disponíveis.

Gazebo feito de madeira

A construção de um gazebo de madeira é um processo complexo e trabalhoso e envolve: assentamento de uma fundação, instalação de postes verticais, tubulação ao longo da base e topo, disposição de contrapiso e revestimento de piso, cobertura da estrutura, construção de paredes, telhado e fixação de material de cobertura.

Como o material disponível feito de madeira natural é suscetível ao apodrecimento e ao ataque de pragas, antes da instalação toda a madeira serrada deve ser tratada com anti-séptico. Isso ajudará a proteger o gazebo contra mofo, insetos, roedores e prolongará sua vida útil.

Gazebo de policarbonato

Uma alternativa moderna ao vidro é uma ideia popular para a utilização deste material disponível na construção de casas de campo. Suas principais vantagens: leveza, transparência, flexibilidade, graças às quais o policarbonato pode assumir qualquer formato. Se essas matérias-primas estiverem ausentes entre os materiais disponíveis ou estiverem disponíveis em pequenas quantidades, você pode comprá-las: a compra custará pouco dinheiro, mas o design será arejado, quase sem peso.

Gazebo de policarbonato

Outra vantagem do policarbonato é a sua capacidade de reter calor, de modo que um gazebo feito com este tipo de materiais disponíveis manterá uma temperatura de ar confortável mesmo no final do outono.

O processo de construção de um pavilhão de policarbonato é extremamente simples e compreensível mesmo para um construtor iniciante.Devido à falta de uma fundação, você precisará construir uma estrutura de madeira ou metal e fixar folhas cortadas no tamanho certo.

Útil: Construímos um gazebo de policarbonato com nossas próprias mãos.

Gazebo de tijolo

Se depois de construir uma casa de campo sobram muitos tijolos entre os materiais disponíveis, faz sentido construir um mirante no mesmo estilo e com acabamento semelhante. O resultado será um conjunto arquitetônico totalmente acabado que durará décadas.

Um pavilhão de tijolos é uma estrutura confiável, sólida, durável e à prova de fogo, dentro da qual você pode colocar com segurança qualquer móvel, churrasqueira, churrasqueira, fornos complexos equipados com fumeiro, tandoor e outros utensílios de cozinha.

Gazebo de tijolo

Como a alvenaria tem muitas opções, você pode decorar um pavilhão de lazer em qualquer estilo. E se você construir um pavilhão totalmente fechado, fornecer gás, água e esgoto, ele se transformará em uma casa de campo completa, adequada para residência temporária em qualquer época do ano.

Porém, a construção a partir deste tipo de sucata, apesar de toda a sua atratividade, apresenta um inconveniente significativo: o alto custo de construção devido ao alto custo do material (se tiver que ser adquirido adicionalmente) e ao trabalho dos artesãos. Outro item de despesa será o lançamento das bases, o que exigirá gastos de dinheiro.

Isto é interessante: Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos.

Gazebo metálico

Uma estrutura feita de perfil metálico é justamente chamada de forte e durável. Os proprietários de jardins que sabem usar uma máquina de solda gostam especialmente dessa ideia.Como material disponível, você pode pegar um tubo perfilado de qualquer seção transversal - a estrutura ainda parecerá organizada. E encomendando uma forja aberta a um mestre, adicionando elementos de madeira, você pode tornar o pavilhão elegante e esteticamente mais agradável.

Edifícios feitos de perfis metálicos não têm medo de fungos, insetos ou chuvas fortes. São confiáveis, duráveis ​​​​e, principalmente, à prova de fogo, o que permite colocar uma churrasqueira ou churrasqueira em sua área. E se o mirante for soldado com tubos de paredes finas, ele pode ser movimentado pelo território da casa de verão.

Útil: Como construir um gazebo de metal confortável com suas próprias mãos.

Gazebo feito de caixilhos de janelas

Uma ideia interessante para usar materiais de sucata para construir um mirante é usar esquadrias antigas. Depois de substituir as estruturas de madeira por modernas janelas com vidros duplos, é melhor não deitá-las fora, mas sim encontrar um uso novo e original para elas.

Gazebo feito de caixilhos de janelas

Os principais gastos financeiros são na criação da fundação, na compra de material para o revestimento e na arrumação do telhado. Também é importante cuidar da presença de suportes de concreto e madeira.

Primeiramente, eles selecionam o local onde ficará o pavilhão, limpam e nivelam a área da futura fundação e compactam bem o solo. Para delinear os contornos de uma estrutura potencial, estacas são cravadas em todo o perímetro e um barbante é puxado.

A fundação, que é construída a partir de sucata na forma de lajes ou blocos de concreto, é elevada a uma altura de 15 a 20 cm, em seguida é formada a base, os caixilhos das janelas são medidos e os pilares de sustentação são cravados nesta distância . A construção é finalizada com a instalação da cobertura, revestimento externo e interno do mirante.

Gazebo feito de plantas

Outro tipo favorito de casa de férias para residentes de verão em uma casa de verão é uma estrutura de treliça.Um mirante vivo feito de árvores e plantas atrai pela estética natural dos brotos verdes e protege as pessoas que estão em seu interior da luz solar, do vento e da chuva.

Gazebo feito de plantas

A forma mais simples de organizar tal estrutura na dacha é uma moldura com trepadeiras, que a qualquer momento pode ser convertida em um pavilhão clássico, cobrindo-o com folhas de papelão ondulado ou policarbonato. Não menos interessante é a opção de utilizar uma treliça feita de árvores. Esta estrutura em constante crescimento cria uma área sombreada no jardim onde pode relaxar, apreciar o farfalhar das folhas e o som do vento.

Se a área do terreno permitir, pode-se instalar uma pérgola, que servirá de moldura, e plantar densamente árvores trepadeiras. No entanto, tal gazebo só pode ser usado depois que as plantas estiverem completamente entrelaçadas na estrutura de madeira ou metal.

Gazebo de garrafa

Os fãs do “feito à mão” adoram colecionar itens fora do padrão, enchendo armários e mezaninos com eles. Se um grande número de garrafas plásticas se acumular entre os materiais disponíveis, elas podem ser usadas para criar móveis de jardim, construir uma estufa e até um mirante.

Gazebo de garrafa

A opção mais simples é soldar uma moldura em forma de treliça de reforço metálico e colocar recipientes vazios nas fendas. Para a construção de estruturas mais permanentes, utilizam-se garrafas com areia ou outro enchimento pesado, servindo-as como tijolos ou cubos. Para fazer com que o pavilhão pareça durável e monolítico, os recipientes de plástico são fixados com adesivo e argamassa de cimento, dispostos em fileiras iguais.

Para que uma solução específica não contraste com a paisagem existente, são dispostos canteiros ou caminhos junto ao mirante com o mesmo material disponível.

Para você: Como fazer um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos

Dicas e truques

Para construir um mirante forte, mesmo com materiais improvisados, você precisa abordar a construção com atenção, levando em consideração recomendações valiosas.

  1. Ao utilizar materiais disponíveis e de baixo peso, não há necessidade de construir uma fundação. Solo bem compactado é usado como base, após o qual são escavados os pilares de sustentação.
  2. Se o material em questão for madeira, tábuas ou paletes, após a conclusão da obra, todos os elementos do mirante são tratados com impregnação hidrorrepelente.
  3. Está excluída a construção de pavilhão em solo argiloso. Quando seco, esse tipo de solo é uma excelente base para iniciar a construção, mas no inverno a água que penetra na argila vira gelo, fazendo com que o solo inche.
  4. Se for necessário construir uma estrutura com galhos e galhos, rebentos jovens são usados ​​​​como material improvisado. Para criar um efeito de “fosque” ao tecer um gazebo com hastes, vários galhos são colocados em ação ao mesmo tempo.
  5. Se você quiser construir um gazebo com garrafas plásticas, precisará coletar pelo menos 500-600 peças. A estrutura para fixar o material leve é ​​construída com reforço metálico.
  6. Ao escolher os paletes como material disponível, lembre-se que o mirante pode não durar muito e precisará de tratamento regular com um anti-séptico. Além disso, cada palete deverá ser compactada e lixada separadamente.
  7. Ao construir um pavilhão de recreação sobre uma fundação completa, os postes de apoio para maior resistência são geralmente construídos em madeira, tijolo ou perfil de metal.

Um mirante em uma casa de veraneio, mesmo que feito de sucata, é uma estrutura necessária. Para construí-lo não é necessário convidar artesãos ou encomendar um pavilhão pronto.Ao dar asas à imaginação e se inspirar nos trabalhos apresentados na internet, você poderá construir um mirante a partir de sucatas de design original.

Interessante: Gazebo faça você mesmo com telhado inclinado.

Gazebo chinês faça você mesmo

10 erros ao escolher um gazebo

Você tem um gazebo na sua dacha? Escreva nos comentários se você mesmo construiu e que material disponível utilizou. Se a informação foi útil, salve-a nos favoritos e, para discutir, compartilhe o tema nas redes sociais ou em fóruns temáticos.

Comentários dos visitantes
  1. Anastácia Ch.

    Meu marido e eu construímos o gazebo nós mesmos. Inicialmente era aberto e, como a área interna foi planejada para ser ampla, foi transferida para lá uma cozinha de verão. Pendurei cortinas ali e costurei almofadas no banco. E realmente lamentamos não ter aplicado esmalte - às vezes o vento sopra, às vezes chove. No final do verão passado cobrimos com policarbonato, mas agora encomendamos janelas de correr em perfis de alumínio, vamos envernizá-las.

  2. Elena V.

    Temos um mirante de ferro forjado, assim que foi instalado plantei uvas bravas em três lados. Agora já cresceu bastante, por isso protege bem do vento e da chuva.Você pode relaxar dentro do gazebo mesmo no calor do meio-dia - há sombra parcial em todos os lugares, é fresco e sopra uma leve brisa. Adorável, seria verão em breve!

  3. Sveta M.

    Minha filha e eu montamos o gazebo sozinhas, sem ajuda masculina, usando dois pares de mãos. No local havia uma frágil estufa de vidro, construída em um momento de escassez geral “do que estava disponível”. Demolimos o telhado e as paredes, mas a fundação revelou-se extremamente forte. Procurei opções, fiz cálculos, comprei o material necessário. Construíram-no ao longo de três temporadas, porque o jardim precisava de manutenção e eu só queria dar um tempo da agitação da cidade. Como resultado, a base foi feita de tábuas de deck, as partes laterais foram feitas de madeira + treliça de madeira. A cobertura foi construída em chapa de policarbonato. No interior colocaram uma mesa, também feita à mão, e um par de cadeiras confortáveis. Ficou barato, alegre, mas aconchegante, bonito e, o mais importante, econômico, já que não precisávamos contratar artesãos

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica