Construímos um gazebo de policarbonato com nossas próprias mãos: instruções passo a passo, desenhos, fotos
Uma boa opção para jardim, chalé ou casa particular é um mirante de policarbonato.Ela parece atraente e respeitável. A estrutura do material confere à estrutura resistência, confiabilidade e durabilidade. O material relativamente leve é fácil de montar com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Vantagens e desvantagens dos gazebos de policarbonato
As estruturas arquitetônicas leves são geralmente instaladas em jardins e parques, no território de um edifício residencial privado ou em uma casa de campo. Um gazebo permite que você se sinta confortável ao ar livre. Até certo ponto, protege das intempéries: vento, chuva, raios solares quentes. Nesse sentido, um mirante de policarbonato é considerado uma excelente opção para relaxamento, reuniões, encontros e conversas.
O material principal é o policarbonato, plástico polimérico. Até o processamento, a substância é armazenada em grânulos. O polímero sintético é durável e resistente ao gelo, leve e plástico, e é um dielétrico. Uma variedade de policarbonato para construção são folhas monolíticas e painéis em favo de mel.
Uma chapa monolítica é caracterizada pela mesma estrutura em toda a sua área. Sua espessura é de 2 a 12 mm. O material particularmente durável tem uma espessura de até 20 mm. Quando cortado, parece um vidro comum. O policarbonato celular consiste em duas folhas finas conectadas entre si por divisórias longitudinais remotas, com 10 mm de espessura. Eles criam uma espécie de estrutura em favo de mel e atuam como reforços. O ar nos vazios atua como isolante térmico.
Ambos os tipos permitem a formação de superfícies arredondadas, o que é impossível de fazer com o vidro. No entanto, para criar designs interessantes e incomuns, o raio de curvatura deve ser levado em consideração. Uma característica semelhante está indicada na documentação técnica. Propriedades positivas do policarbonato:
- material leve;
- pode ser cortado livremente, furado e adquirido o formato desejado;
- não perde suas propriedades, não deforma;
- transmitância de luz como vidro;
- possui altas qualidades de isolamento térmico;
- protege contra a radiação UV;
- 250 vezes mais resistente que o vidro;
- pode ser fosco ou transparente;
- tem uma ampla gama de cores.
O material é resistente à umidade. Ele não tem medo de insetos e mofo. Para otimizar a qualidade, são introduzidos aditivos no policarbonato para melhor dispersão da luz, são aplicadas substâncias inibidoras de combustão e proteção ultravioleta. Durante a fabricação, a magnitude da expansão térmica é levada em consideração e a possibilidade de “chuva interna” é excluída.
Claro, o policarbonato tem algumas desvantagens. No verão fará calor em um mirante fechado. Portanto, é necessário prever a possibilidade de ventilação ou fazer um gazebo combinado com madeira e metal. A chapa de policarbonato não absorve o ruído da chuva, ao contrário da estrutura em favo de mel, que proporciona um bom isolamento acústico. Mas para fazer um telhado (para resistir a fortes chuvas, granizo e nevascas) você precisará de telhas grossas e, portanto, caras.
Folhas de policarbonato são utilizadas na construção de diversas estruturas. Adequado para cobrir grandes vãos e grandes edifícios de vidro. Em caso de danos em estruturas ou desabamento de tetos, não há risco de causar ferimentos graves.É usado com sucesso na agricultura e na medicina, na engenharia elétrica e na produção de produtos publicitários. Eles cobrem especialmente estufas.
Saudável: Gazebos DIY feitos de madeira.
Ideias para casas e jardins
Você pode comprar um gazebo pronto, montá-lo e instalá-lo em seu local ou construí-lo você mesmo. Um mirante fechado é muito procurado, pois pode ser utilizado em qualquer época do ano. Pode ter caixilharia articulada ou deslizante e ser combinada com uma cozinha de verão. Tal estrutura requer o lançamento de uma fundação.
As estruturas de tipo aberto incluem uma rotunda entrelaçada com rosas ou uvas, um pavilhão, um mirante e um mirante. Simplicidade de montagem, excelente qualidade do material dão asas à imaginação. Eles permitem construir um mirante de qualquer tamanho e formato: quadrado, redondo, poligonal, arqueado, bem como estruturas assimétricas complexas de vários níveis.
De acordo com o tipo de instalação, os gazebos podem ser fixos ou portáteis. Os primeiros geralmente são construídos sobre uma fundação. A segunda, com cobertura de policarbonato, pode ser instalada em qualquer tipo de solo, em qualquer canto do local. Basta que seja uma área plana e seca sobre um pequeno morro para que a água da chuva não se acumule sobre ela.
De acordo com o nível de equipamento, o mirante prevê a presença de pelo menos um dossel, uma mesa e dois bancos, podendo ter uma configuração original, servir não só para comer, ser uma decoração criativa, decorar o ambiente, ou um local para jogos infantis.
Dependendo do tipo de construção, existem estruturas simples - suportes com cobertura. Os complexos têm uma base original de formato irregular e um telhado de vários níveis.
Os gazebos são pequenos, até 10 m2. Eles são projetados para 4 a 6 pessoas. Sua construção e manutenção são baratas.Médio (10–20 m2) acomodará de 10 a 15 pessoas. Grande, mais de 20 m2 – essencialmente é um dossel, uma estrutura aberta. Formato retangular ou hexagonal. São utilizados em cantinas, pensões, casas de férias e praias.
Para construir um gazebo você precisará de uma moldura. Geralmente é feito de madeira, tijolo, metal ou tubo perfilado. Folhas de policarbonato são usadas para cobrir as paredes e fazer o telhado. Um telhado feito de plástico colorido cria a sensação de um dia ensolarado mesmo com tempo mais nublado.
Quadrado
O tipo mais popular de gazebo é quadrado ou retangular. É mais fácil construí-lo sozinho. As linhas retas exigirão um mínimo de materiais. Um telhado ou cobertura de policarbonato é instalado em postes ou molduras. Elementos de pedra ou metal são usados como decoração: esculturas, forjamento perfurado.
Os móveis padrão mais comuns podem ser colocados com sucesso no interior. As veraneantes quadradas ou retangulares têm dimensões: 2x2; 3x3m ou 2x3; 3x4 M. Quanto ao design, esse gazebo pode ser decorado em estilo high-tech ou loft.
Saudável: Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos.
Redondo
Gazebos desse formato também são populares, especialmente opções incomuns. A vantagem do arqueado é a sua racionalização. A cúpula pode suportar ventos fortes. Estruturas abertas originais em forma de barril ou hemisfério desempenham não apenas uma função prática, mas também decoram o local.
Um gazebo poligonal requer cálculos, desenhos e marcações sérios. Eles podem ser feitos sem paredes laterais e têm uma ótima aparência, mas o tempo de construção dessas estruturas aumenta significativamente. Para este tipo de construção optam-se por acabamentos em estilo chinês ou japonês.
Instruções passo a passo
Um mirante de verão é indispensável num jardim ou numa casa de veraneio, pois permite-lhe relaxar com conforto, descontrair depois de muito trabalho, reunir-se com toda a família e celebrar um feriado. Para construir o gazebo clássico mais simples de policarbonato, é necessário fazer um desenho ou encontrá-lo na internet.
O desenho dá uma ideia das dimensões, de como a estrutura vai caber no local e permite calcular a quantidade de materiais necessários. Depois que os componentes e acessórios forem adquiridos e as ferramentas preparadas, você poderá instalar o edifício de acordo com as instruções passo a passo.
- Preparação do site.
- Montagem e instalação da fundação, suportes ou moldura.
- Corte de policarbonato em tamanhos específicos.
- Dobrando o tecido perpendicularmente às divisórias.
- Instalação de telhado, localização e fixação de peças.
- Revestimento de parapeito.
- Enquadramento em policarbonato com perfil inicial.
Em seguida, são realizados os acabamentos e decoração. Ao utilizar estrutura metálica e chapas de policarbonato, o gazebo pode ser fabricado por quem não possui experiência significativa em projeto e construção.
Interessante: Como construir um gazebo de metal confortável com suas próprias mãos.
Corte e fixação de chapas de policarbonato
O policarbonato é fácil de instalar. É fácil de instalar e, se necessário, remover. Você deve se lembrar de seus recursos tecnológicos. Para evitar deformações, é necessário cuidado ao fixar as telhas na moldura. Para cortar, use um quebra-cabeças, uma serra ou uma serra manual. Você pode usar uma serra circular com disco para alumínio. Praticamente não há desperdícios ou peças estragadas.
Se o material foi armazenado em local úmido, deve-se soprar ar antes do uso.Após o corte, cubra as pontas com fita adesiva de alumínio, selante ou perfil de acabamento. Não pise na chapa de policarbonato, a instalação é feita somente a partir de uma escada.
Escolhendo uma forma de design
O jardim e o gazebo campestre podem ser abertos ou fechados. Instale em local permanente ou torne-o dobrável. Tudo depende da sua funcionalidade, do tempo de utilização (durante todo o ano ou apenas durante o período de jardinagem) e do número de utilizadores. Um aspecto importante é a acessibilidade para aquisição dos materiais necessários, capacidade financeira e habilidades básicas em construção.
A opção de design mais aceitável para uma casa de verão é um gazebo feito de tubo de plástico perfilado e policarbonato. Para utilizar o prédio durante todo o ano, ele deve estar fechado. Graças à plasticidade do material, é possível dar-lhe qualquer formato, com diferentes opções de cobertura. Deve ser lembrado que um telhado abobadado é mais resistente a cargas na forma de neve e chuva.
Se adicionarmos elementos forjados e fizermos barreiras metálicas, esta estrutura assume o aspecto de uma rotunda. No interior você pode colocar uma pequena mesa de madeira e bancos.
Ferramentas e materiais
O policarbonato celular é mais leve e barato. Monolítico é muito mais caro e pesado. A espessura do material é importante. Para a confiabilidade do revestimento, é necessária uma chapa com espessura de 8 mm. Para determinar sua qualidade, é necessário verificar a gravidade específica. O peso dessa folha monolítica é de pelo menos 9,6 kg.
Os parâmetros das folhas de favo de mel são os seguintes:
- 2100x60mm; 2100x120mm;
- espessura - 4; 6; 8; 10; 16; 20mm;
- transparente ou bronze (colorido mediante solicitação);
- garantia - a partir de 10 anos.
Policarbonato monolítico:
- 2050x3050mm; 2050x6100mm;
- espessura - 2; 4; 6; 8; 10mm;
- transparente, colorido - mediante solicitação;
- garantia - 15 anos.
O policarbonato se expande quando aquecido, por isso são utilizadas arruelas térmicas para fixação. As extremidades do policarbonato celular devem ser isoladas da penetração de água e vapores com tampões especiais. A película protetora que cobre ambos os lados da folha não deve ser removida antecipadamente.
Os parafusos devem ter cabeça sextavada com arruela de pressão adicional e junta de borracha. Os fixadores não devem ser apertados demais para evitar rachaduras no material. Você também precisará de parafusos para telhados ou de um perfil dividido. Para uma estrutura de metal, é usada uma conexão soldada ou aparafusada.
Durante a construção você também precisará de pregos, parafusos, porcas e pernos. Para processar superfícies de madeira você precisa de lixa, cola, tinta e verniz. As ferramentas de que você precisa são uma furadeira com brocas, uma chave de fenda, chaves de fenda e um martelo. Pá para instalação de suportes, areia, cimento, argila expandida ou pedras.
Artigo para você: Como fazer um gazebo a partir de um tubo perfilado com suas próprias mãos.
Fundação, suportes e piso
Um gazebo de policarbonato não requer uma base séria. É necessária uma fundação monolítica se se tratar de uma estrutura permanente - alvenaria com elementos de madeira, instalação de lareira ou churrasqueira. Essa estrutura pesa bastante. Isso exigirá uma base rasa.
A construção começa com a preparação do local. Se não houver piso no mirante, a área é nivelada, são cavados buracos e instalados postes de apoio de acordo com o formato do mirante e o desenho. Pedaços de metal são soldados em suportes de metal, colocados em um buraco e preenchidos com concreto. Os jumpers horizontais são soldados a uma certa altura para criar grades.O revestimento será posteriormente anexado a eles. Para fazer o piso, a área é concretada ou são colocadas lajes de pavimentação.
Estrutura e revestimento
O metal é usado com mais frequência do que outros materiais para a moldura. Um tubo perfilado de seção média tornará a construção estável e de alta qualidade. Um gazebo pode ser construído com dois materiais diferentes. Por exemplo, uma moldura de madeira é coberta não apenas com ripa e revestimento, mas também com policarbonato. A estrutura metálica é mais durável. Os espaços em branco são cortados antes da instalação, limpos de ferrugem e preparados. Os de madeira são confeccionados imediatamente no local, tratados com antissépticos e retardantes de fogo.
Teto
A cobertura pode ser simples, em empena ou abobadada. Se deve seguir os contornos do edifício (hemisfério), o policarbonato resolve este problema de forma simples e eficaz. É feito um revestimento de metal com o formato desejado. A instalação começa no centro. Jumpers são instalados entre os reforços. Em seguida, é executado o revestimento do telhado. Aparafuse o policarbonato com parafusos auto-roscantes, em incrementos de 400–500 mm.
Nós lemos: Gazebo faça você mesmo com telhado inclinado.
Regras operacionais
Para o inverno, um mirante aberto ou semiaberto deve ser coberto com toldo, molduras antigas ou embrulhado em filme ou outro material denso. Existem algumas recomendações, se seguidas, de que um gazebo de policarbonato durará muito tempo.
- Deve ser assegurada uma fixação rígida ao solo para evitar a deriva durante ventos fortes e tempestades.
- Se for uma estrutura pré-fabricada aberta, deve ser desmontada para o inverno e guardada em ambiente fechado.
- Proteja a estrutura contra danos mecânicos.
- Para garantir a transmissão da luz, a superfície de policarbonato deve ser lavada com pano de algodão e detergente (sem amônia ou solventes).
- Não exponha as peças abrasivas a produtos químicos.
Para ter certeza de que o material durará o período indicado pelo fabricante, é necessário comprá-lo de fornecedores confiáveis. Isso é uma garantia de que o policarbonato não perderá suas propriedades e o mirante protegerá do calor e do frio por muito tempo.
Artigo para você: Fazemos um gazebo com materiais improvisados com nossas próprias mãos.
Se houver um mirante no local que você mesmo construiu, conte-nos sobre os meandros de sua fabricação. Deixe um comentário, compartilhe o artigo nas redes sociais, marque-o como favorito.
Diga-me como fazer um semicírculo a partir de um tubo 20x20 para uma cobertura de policarbonato?
A maneira mais fácil é encomendar um semicírculo em uma oficina. Lá, o tubo é cuidadosamente dobrado em um dobrador de tubos nas dimensões especificadas. Alternativamente, compre um dobrador de tubos e dobre tudo sozinho. Não é difícil de usar. Alternativamente, os cortes são feitos em um lado do tubo (muitos cortes). O tubo é cortado de forma que apenas um lado permaneça intacto. Depois disso, ele se dobra facilmente em um semicírculo. O tubo deve ser dobrado em direção aos cortes.Se sua largura não for suficiente para obter o raio desejado, será necessário expandi-los ou cortar completamente os segmentos. Naturalmente, todos os cortes após a dobra deverão ser soldados, as costuras deverão ser limpas e invisíveis. Há muito trabalho, se não se trata de fazer uma única cópia do arco, o melhor é entrar em contato com uma oficina.
Como é pesado o policarbonato! A diferença entre celular (com entreferros) e monolítico em massa é mais de 8 vezes! A resistência de um material monolítico é, obviamente, maior em todos os sentidos. Embora o material celular também tenha suas vantagens. Por exemplo, esta é a sua leveza e flexibilidade. Pode ser dobrado no ângulo desejado ao revestir telhados ou paredes. Essa qualidade é muito valiosa; você a sente diretamente durante a instalação.
Sempre acreditei que um mirante é um lugar onde você deve estar o mais confortável possível. O ar livre é maravilhoso. Mas quando venta lá fora é muito inconveniente, por exemplo, almoçar ou tomar chá no mirante. E assim, em um mirante fechado - bom, isso é ótimo! Agora eu quero um gazebo assim na minha dacha!