Como fazer um gazebo a partir de um tubo perfilado com as próprias mãos: instruções passo a passo, recomendações, fotos
A qualidade da recreação ao ar livre depende diretamente das condições.Para um pouco de relaxamento dominical na dacha, um gramado sob uma cobertura de madeira em frente à casa também é adequado. Mas se você planeja passar tempo constantemente ao ar livre, então é melhor fazer um gazebo com um tubo perfilado. Construa uma vez e esqueça os problemas com chuva e grama molhada.
O conteúdo do artigo:
Fase preparatória
A preparação para a construção de um mirante não é menos importante que o próprio processo de montagem. Para construir você precisará de:
- escolha um local no terreno em frente à casa;
- faça uma fundação com antecedência, a estrutura feita a partir de um tubo perfilado ficará bastante pesada, sem base o mirante “inclinará” rapidamente;
- escolha um desenho, faça um desenho e calcule a quantidade de materiais necessários.
Normalmente, uma estrutura metálica é montada diretamente no local de instalação. O tubo perfilado é cortado em peças brutas, ajustado e soldado com um inversor de soldagem.
Basta entregar na dacha a quantidade necessária de perfis quadrados em peças de 6 m, mas para isso é necessário que a casa de campo tenha rede elétrica conectada. Além disso, suas capacidades (potência) devem ser suficientes para conectar uma máquina de solda.
Caso contrário, você terá que fazer um gazebo a partir de seções separadas soldadas a partir de um tubo perfilado. Ou compre uma construção pronta de uma casa de veraneio feita de perfil galvanizado de paredes finas, plástico e policarbonato celular.
Opções prontas
Você pode usar estruturas existentes como protótipo para um futuro gazebo. Não é necessário copiar o modelo até ao último detalhe, mas soluções particularmente bem sucedidas devem ser definitivamente utilizadas.
Como para a construção do mirante será utilizado um tubo perfilado de metal, é possível deixar a moldura leve, quase perfurada. Mas, por outro lado, requer alguma experiência no trabalho com metal e na construção de estruturas a partir de tubos perfilados.
Para sua primeira experiência, você pode escolher um modelo com postes verticais espessos e teto de quatro águas.
O gazebo é construído a partir de um tubo quadrado de 50x50 mm e 40x40 mm. Uma estrutura simples em perfil metálico com um design cómodo, duas entradas, sem vedações (que as crianças sempre gostam) e uma cobertura bem pensada.
Se desejar uma aparência mais dramática, elementos decorativos podem ser adicionados ao design. Por exemplo, faça uma cerca com elementos de forjamento, adicione acabamento superior em forma de arcos decorativos aos postes.
O mirante será mais alto e espaçoso, mas o custo de construção aumentará em 40-50% devido à decoração adicional e cobertura de telhas betuminosas.
O telhado não precisa ser de quatro águas. Por exemplo, gazebos para refeições ao ar livre com telhado de quatro águas são muito populares. As encostas são mais planas, então você não precisa se preocupar com o vento arrancando o telhado.
Para gazebos domésticos, o telhado geralmente é feito em forma de arco, soldado a partir de um tubo perfilado dobrado em arco.
O projeto do mirante feito com perfis metálicos teve tanto sucesso que o projeto é utilizado para a construção de diversos tipos de anexos e pavilhões.
Com um telhado arqueado, pequenos gazebos são frequentemente construídos a partir de um tubo de perfil leve de 25x25x2 mm.Tais estruturas são frequentemente instaladas para relaxamento durante a pausa para o almoço. O mirante revelou-se bastante rígido, bem protegido do vento, se o forro for feito corretamente o espaço interior não inundará durante chuvas fortes.
Freqüentemente, esses gazebos são colocados no quintal apenas durante o verão. Graças à utilização de um tubo perfilado leve, o peso é baixo (até 60 kg). Isso permite mover a estrutura e fixá-la em uma base de concreto ou enterrá-la diretamente no solo, por exemplo, próximo às camas de uma casa de verão.
Interessante: Gazebo faça você mesmo com telhado inclinado.
Desenhos e diagramas
Além do peso leve, um gazebo portátil tem outra vantagem importante. Pode ser facilmente fabricado em garagem ou oficina, montado, ajustado ao tamanho, desmontado e transportado para o país para posterior instalação. Abaixo está o desenho de um edifício feito de tubo perfilado de 25x25x2 mm.
O modelo mais difícil de construir é considerado um modelo de gazebo com telhado de quatro águas octogonal. Essas estruturas geralmente são feitas com telhado de policarbonato, janelas envidraçadas e um pódio adicional feito de tábuas de terraço.
A principal dificuldade está na instalação precisa de postes verticais em tubo perfilado 40x40 mm. Além disso, é necessário montar corretamente os triângulos a partir dos quais é montada a bainha do telhado. Para que o segmento tenha a forma de um triângulo isósceles, será necessário fazer um gabarito sob medida e, além disso, deverá manter corretamente o ângulo de corte da peça do tubo perfilado.
É muito mais fácil montar um gazebo quadrado regular com telhado de quatro águas. O principal é fazer corretamente a base para a instalação de postes verticais a partir de um tubo perfilado.
Os gazebos do tipo pavilhão são colocados principalmente sobre uma fundação de despejo ou uma laje é concretada.
Além das opções listadas, são populares os chamados gazebos de piquenique gratuitos com churrasqueira e churrasqueira.
Essas estruturas são geralmente mais altas do que os gazebos comuns, de modo que o teto é reforçado com travessas diagonais de um tubo perfilado. Além disso, o design do telhado em si é diferente. A parte superior é constituída por um conjunto de arcos com cobertura macia removível. A cobertura é retirada enquanto a churrasqueira está queimando para facilitar a retirada da fumaça.
Esses gazebos não possuem fundação ou cerca lateral. Os postes verticais da moldura são instalados na cava e fixados temporariamente com escoras até que a estrutura esteja finalmente nivelada ao horizonte. Após a conclusão da montagem, a fossa é preenchida com brita com uma pequena adição de areia, após o que a fossa é derramada com uma argamassa de cimento muito líquida.
Para você: Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos.
Qual tubo de perfil escolher?
Você pode construir a partir de qualquer tipo de perfil. A espessura da parede depende da área da base e da altura do mirante. Por exemplo, para um modelo com telhado de quatro águas octogonal, é melhor usar tubos de perfil simples de 50x50 mm com espessura de parede de 2,5-3 mm.
Mas é melhor não usar um perfil muito grande. Em primeiro lugar, é bastante caro e, em segundo lugar, os tubos perfilados 40x40 mm, 50x50 mm são adequados apenas para racks verticais. Todas as outras partes do gazebo deverão ser feitas de blanks de 20x20 mm, 40x20 mm, 30x30 mm. Portanto, é melhor comprar um perfil com seção menor, mas em quantidades maiores. E os postes verticais sob o teto do mirante podem ser feitos de tubo corrugado soldado em uma embalagem.
Portanto, para construir um pequeno mirante, bastará comprar um tubo perfilado de três tamanhos principais:
- 40x20mm;
- 30x30mm;
- 20x20mm.
Até mesmo restos de material serão usados. Mas é preciso levar em conta que, sem experiência, soldar um perfil de parede fina e seção transversal pequena (20-30 mm) é muito mais difícil do que um tubo corrugado de 40-50 mm.
Etapas de construção
Para a sua primeira experiência, é melhor escolher uma versão leve do gazebo com telhado arqueado e postes inclinados. As dimensões da base são 160x200 cm, a altura sob o telhado é 170-200 cm.
Após escolher um projeto, é necessário selecionar um local para instalação. Se você planeja relaxar no calor do dia, escolha a parte norte ou noroeste da casa. O local deve ser seco, com solo arenoso.
Se o solo for argiloso, rochoso ou preto, depois de lançar a fundação será necessário preencher o local com areia seca até uma camada de 20 cm. Para uma construção serão necessários 2-3 m3 areia peneirada seca. Isso é chamado de barreira sanitária.
Fundação
O local precisará ser limpo de grama, a camada superior (até 10 cm) do solo com raízes deve ser cortada e tudo isso removido. Compacte a área e preencha com cascalho fino. Para um pequeno gazebo, é melhor fazer uma fundação por estaca.
Por exemplo, insira oito suportes feitos de tubos de cimento-amianto, com 110 mm de diâmetro, no solo a uma profundidade de 40 cm, de modo que cabeças de 10 a 15 cm de altura permaneçam acima da superfície. Os espaços em branco precisarão ser pré-revestidos com resina quente.
Os furos para os tubos são feitos no solo com uma broca de jardim até uma profundidade de 45 cm, devendo ser colocados areia e cascalho fino no fundo. Após a instalação dos blanks do ACC cortado nos poços, eles precisarão ser alinhados (assentados) para que as cabeças de todos os suportes fiquem no mesmo plano.
Isso pode ser feito usando um nível de construção e um par de cordas de pintura esticadas diagonalmente entre os suportes. O espaço livre restante entre o suporte e o solo é preenchido com areia de brita (areia e cascalho fino).
A mesma mistura é utilizada para cobrir toda a área destinada à fundação, basta fazer uma camada de 3 a 4 cm, após a instalação do mirante é despejada uma camada sanitária adicional de areia. Deve haver um vão de ventilação de 5 a 7 cm entre o contorno inferior e a areia, assim a areia secará e o tubo perfilado onde é soldada a base não enferrujará.
A parte saliente dos suportes de cimento-amianto deverá ser pintada com tinta a óleo ou betume.
Na última etapa, a estrutura precisará ser fixada aos suportes dos tubos de estaca. Portanto, primeiro, ainda na fase de concretagem, é inserida em cada estaca de cimento-amianto uma peça de armadura com diâmetro de 12 mm e comprimento de 15-20 cm.Após o nivelamento, o mirante pode ser amarrado com aço macio fio ou “agarrado” pela soldagem.
Importante! Qualquer edifício pesado montado a partir de um tubo perfilado pode ser erguido em suportes embutidos de cimento-amianto. Para estruturas em perfis de alumínio ou vigas de madeira, a fundação é colunar, com penetração parcial no solo em 10-15 cm.
Se houver solo elevado no local da dacha, então, para qualquer tipo de construção feita de tubo perfilado, é melhor usar uma fundação de laje. Você pode determinar o grau de elevação observando a área cega da varanda ou da fundação.
Se no inverno (janeiro-fevereiro) o solo sobe fortemente por conta própria e levanta parcialmente as partes dos suportes do grupo do alpendre, então de acordo com as instruções é melhor fazer uma fundação em laje. Exigirá mais esforço físico, mas no geral o design é mais simples.
Processo passo a passo para fazer uma laje:
- Cave um buraco do tamanho do gazebo, com 30-35 cm de profundidade.
- Cubra o fundo com areia, brita, nivele e compacte.
- Coloque madeira ou laje caída ao longo das bordas do poço. Será uma cofragem, a sua altura deverá ser de até 10 cm acima do nível do solo.
- O fundo é coberto com filme plástico grosso.
- Além disso, você pode colocar barras de reforço de 6 mm e até amarrá-las, mas isso não é necessário.
- Encher 1/3 com concreto, colocar entulho e despejar o restante da mistura de concreto para preencher a fôrma até a borda.
Se um gazebo de um tubo perfilado estiver sendo construído em clima quente, a base deve ser coberta com filme plástico preto e deixada por 3-4 dias até que endureça. Durante esse tempo, é necessário levantar o filme várias vezes e borrifar água no fogão.
Após 4-5 dias, um gazebo de qualquer tamanho e peso pode ser erguido sobre essa base. Este esquema é usado para construir galpões a partir de tubos perfilados com churrasqueiras, fogões de tijolos e lareiras.
Para você: Como fazer um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos
Arnês inferior
A construção da moldura do gazebo começa com a montagem da moldura de contorno inferior. Neste caso, trata-se de um retângulo simples feito de um tubo perfilado de 20x40 mm. Usando um moedor, você precisa cortar dois pedaços de 160 cm e 200 cm cada.
Agora é importante soldá-los corretamente na forma de uma moldura plana de um tubo perfilado. Se o trabalho for realizado em uma oficina metálica, as peças podem ser dispostas sobre uma mesa de soldagem (ou sobre piso de concreto) e fixadas com grampos.
Mas para uma dacha é preciso usar material improvisado como mesa. Em vez de uma mesa de soldagem, utiliza-se um palete artesanal feito de tábuas e laje. O principal é colocar corretamente a madeira no solo de forma que as seções do tubo perfilado colocadas por cima fiquem no mesmo plano.Pedaços de tubo perfilado podem ser amarrados às placas com arame para evitar movimentos durante a soldagem.
Em seguida, você precisa soldar as peças nos cantos. Para o trabalho é utilizado um eletrodo de soldagem “Monolith” com diâmetro de 3 mm. A corrente de soldagem deve ser selecionada experimentalmente para não abrir furo no tubo perfilado.
Instalando postes verticais e pintando a moldura
O próximo passo é fazer postes verticais sobre os quais será apoiado o telhado. As peças não são muito comuns, pois serão instaladas em ângulo com a base horizontal do mirante.
As cremalheiras são cortadas de um tubo perfilado de 30x30 mm e 180 cm de comprimento, sendo que uma das pontas deve ser cortada em um ângulo de 15Ó ao plano de corte. O suporte é instalado no canto do contorno inferior, levemente inclinado para fora, de forma que se forme um ângulo de 105 entre o plano da base e a peça de trabalhoÓe soldado. Primeiro, com pontos nos cantos do tubo perfilado, depois, após o alinhamento final, são soldados com solda contínua.
Importante! Por enquanto, os racks são fixados na estrutura inferior apenas por uma costura de soldagem. Até a instalação do reforço, deve-se tentar não tocá-los, para não quebrar ou danificar a costura.
Em seguida, você precisa soldar o reforço de metal na forma de dois jumpers horizontais no corpo do gazebo. Cada peça é cortada de um tubo perfilado de 20x20 mm e 194 cm de comprimento.
Com uma fita métrica, reserve 80 cm em cada rack (do acabamento inferior) e solde duas travessas paralelas. Depois disso, mais uma travessa vertical (80 cm de altura) precisa ser soldada no centro de cada lado, a uma distância de 100 cm da parede lateral.
Agora você precisa fazer escoras e suportes para os bancos do mirante.Cada peça será soldada a partir de duas seções de tubo perfilado - 30x30 mm e sobras de 40x20 mm, todas com 40 cm de comprimento. O ângulo entre as seções é de aproximadamente 90Ó.
Os suportes são soldados na parte inferior dos postes verticais.
Outro suporte semelhante, mas com ângulo de 60Ó, são fixados em cada lado a uma travessa central adicional.
Todas as costuras de soldagem devem ser limpas de escória e o metal da estrutura deve ser tratado com um desinfetante (modificador de ferrugem). Após algumas horas, a área de tratamento é lavada com um pouco de água e bem seca. Depois de um dia, a moldura do gazebo precisará ser preparada para posterior pintura.
Antes de pintar, o tubo perfilado deve ser limpo de ferrugem até metal branco. A superfície deve ser desengordurada e preparada com primer. O melhor é pintar com esmaltes para uso externo. A cor da tinta é escolhida de acordo com o clima.
O metal pintado com esmalte branco não esquenta tanto sob os raios solares. Para um clima úmido, por exemplo, se um mirante de um tubo perfilado foi construído à beira-mar, é necessário procurar tipos especiais de tinta para navios. Caso contrário, o metal enferrujará muito.
Fabricação e instalação de telhados
A etapa mais difícil da obra é a construção da parte superior do mirante. A aparência geral do edifício e se o telhado irá vazar ou não depende do sucesso da fundação da cobertura.
A cobertura será do tipo arqueado a partir de dois tubos perfilados com seção transversal de 40x20 mm. O comprimento da peça é de 290 cm e cada peça deve ser enrolada em uma dobradeira de tubos.
Muitas vezes você pode encontrar recomendações para fazer telhados de duas águas ou planos para gazebos a partir de tubos perfilados. Acredita-se que fazer uma moldura para um telhado plano seja muito mais fácil do que dobrar um arco o tamanho certo.
Talvez fazer um telhado de duas águas seja realmente mais fácil, já que não é necessária uma dobradeira de tubos. Mas, na prática, os telhados de duas águas são facilmente quebrados por fortes rajadas de vento, além disso, a cumeeira requer um isolamento cuidadoso, caso contrário aparecerá um vazamento nas primeiras chuvas.
Se você não tem experiência, não precisa dobrar tubos de perfil sozinho, mas sim ir a uma oficina. O resultado do trabalho pode ser facilmente verificado utilizando os seguintes parâmetros:
- o tubo de perfil inicial deve ter 290 cm de comprimento;
- após a laminação obtém-se um arco (arco), a distância entre as pontas deve ser reduzida para 200 cm;
- a altura do arco instalado verticalmente deve ser de 55 cm.
A estrutura do telhado do gazebo é montada separadamente. Para isso, é necessário instalar um dos arcos verticalmente com as mãos e fixá-lo por meios improvisados. Por exemplo, amarre-o a um tubo cravado no solo. É importante que o arco seja estritamente vertical.
Em seguida, uma travessa horizontal é soldada em cada extremidade do arco. É feito de um tubo perfilado 40x20 com 192 cm de comprimento.
O segundo arco é soldado de forma semelhante. Para evitar que os arcos caiam, você precisará conectá-los com jumpers adicionais. Um é fixado por soldagem no ponto superior (crista). Mais um, mas de um tubo de 20x20 mm, é soldado da esquerda para a direita a uma distância de 60 cm da ponta da cumeeira.
Para a montagem final do mirante, a moldura inicial deverá ser colocada de lado. A base da cobertura, montada a partir de um tubo perfilado, é movimentada de forma que a base dos arcos entre em contato com os topos dos postes verticais do mirante.
Todos os quatro suportes principais do gazebo são soldados à estrutura do telhado.
Acabamento decorativo e proteção contra umidade
A base do mirante feita de tubo perfilado está quase pronta.Serão acrescentados dois bancos no interior, o que é suficiente para relaxar. Mas na maioria dos casos, além dos bancos, uma mesa de metal com tampo de madeira é adicionada ao “mobiliário” do mirante. Você mesmo pode fazer a base da mesa com restos de um tubo de perfil e um arco.
O tampo da mesa do gazebo geralmente é feito de tábuas macho e fêmea. Os blanks são cortados no tamanho certo, secos e tratados com várias camadas de óleo secante ou verniz poliuretano. Derrube o tampo da mesa imediatamente após o revestimento secar até ficar livre de pegajosidade.
Recomenda-se fazer ripas de madeira para bancos em tília. A madeira é cuidadosamente lixada e tratada com cera de óleo para banhos de vapor. Isso é uma garantia de que quem estiver de férias no mirante não terá lascas ou arranhões nas partes expostas do corpo.
Interessante: Como fazer um balanço com as próprias mãos de metal.
Revestimento de parede
Para a cobertura do mirante é utilizado policarbonato celular com espessura de 8 mm. É bastante durável, mas dobra facilmente. Colocá-lo no telhado não será difícil. A cobertura pode ser colocada em faixas transversais, mas pode ser colocada uma folha contínua de policarbonato com 6 mm de espessura. Não haverá costuras, menos risco de vazamento de água nas juntas.
As paredes também podem ser revestidas com policarbonato, mas neste caso a ventilação do espaço interior fica bastante prejudicada. Para decorar uma casa de verão, costumam ser usadas redes para o cultivo de pepinos. Você pode esticar uma rede de camuflagem normal ou fazer uma tela contra mosquitos e mosquitos.
Gazebos feitos de tubos perfilados geralmente são deixados abertos ou uma parede (geralmente a externa) é coberta com uma fina tira de madeira.
Artigo para você: Fazemos um gazebo com materiais improvisados com nossas próprias mãos.
Chão
A área sob o mirante pode ser revestida com ladrilhos de cimento e areia imitando pedra natural. Mas, como mostra a prática, o piso de cerâmica é bastante frio. Portanto, a base sob os ladrilhos deve ser previamente isolada.
É muito mais fácil costurar o acabamento inferior da moldura com uma madeira de 40 mm de espessura ou uma tábua lixada em polegadas. Os blanks precisam ser lixados e tratados com verniz poliuretano (iate).
As tábuas de piso acabadas são fixadas com uma folga de 3-5 mm. Os parafusos auto-roscantes são aparafusados diretamente no corpo do tubo perfilado do revestimento inferior. Isso não afetará a resistência da estrutura. Mas é necessário enrolar os parafusos no tubo de perfil para que a cabeça fique completamente escondida na madeira. Por segurança, você pode colocar algumas gotas de verniz nos buracos.
Resultados
Para construir um gazebo simples a partir de um tubo perfilado na dacha, como segue no vídeo, você precisará de 2 a 3 dias de tempo livre e aproximadamente 15 mil rublos. para compra de materiais. As ferramentas podem ser emprestadas. Como resultado, com apenas o investimento de um fim de semana, você pode ter um ótimo local para férias de verão.
Conte-nos sobre seus projetos. Qual projeto de gazebo você acha que pode ser considerado o de maior sucesso para a construção DIY e por quê? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Um lindo projeto em vídeo, isso não é uma propaganda. Mas tem uma coisa que meu tio não está me contando: tentei fazer algo assim, mas deu tudo torto. E um gazebo simples com telhado redondo - deu tudo certo. Além disso, não forre todos os lados dos gazebos com plástico; acaba sendo uma câmara de gás, não um lugar para relaxar.
O mirante precisa de duas entradas e saídas, é mais cômodo.