Ponte decorativa DIY para jardim: ideias, fotos, instruções de fabricação passo a passo
Você pode colocar uma ponte decorativa em diferentes locais da sua propriedade.Este objeto original, que decora a paisagem, é feito de madeira, metal e pedra. Projetos simples estão disponíveis para criar com suas próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Projeto de pontes para o jardim
Qualquer tipo de ponte decorativa instalada no local deve se enquadrar organicamente na paisagem.
Tipos de estruturas
Existem vários tipos de objetos decorativos originais:
- Deck reto. Estas são as estruturas decorativas mais fáceis de fazer, principalmente de madeira, embora você possa moldar até lajes e instalá-las no local. Uma transição feita de guias de metal ou madeira assentadas nas quais as matrizes são fixadas é adequada.
- Freqüentemente, as pontes retas são equipadas com grades para garantir a segurança. Se você fizer corrimãos com blocos de madeira, poderá montar rapidamente uma estrutura tão conveniente com suas próprias mãos. As vigas devem ser lixadas primeiro para não causar ferimentos nas mãos durante o movimento.
- Para dar expressividade a uma composição decorativa criada a partir de um modelo simples de travessia, por exemplo, sobre um riacho de seixos secos, e para realçar o charme à noite, são instaladas lanternas.
- Pontes escalonadas. Mais frequentemente, são transições decorativas diretas, que possuem degraus por conveniência. Essa técnica facilita a movimentação, pois não cria quedas altas.
- Pontes arqueadas.Mesmo uma ligeira curvatura das vigas de suporte confere-lhes leveza e aparência elegante. Essas variedades ficam bem, por exemplo, sobre um riacho artificial de pedra seca.
- Se você colocar vasos na grade onde são plantadas plantas com flores suspensas, obterá um sotaque brilhante. Essa ponte passa a ser a principal decoração decorativa do local.
- Formato em ziguezague. Esta ponte para uma casa de veraneio permite equipar uma vasta área, conferindo-lhe um aspecto invulgar. Módulos individuais são colocados, fixados em suportes, criando uma linha em zigue-zague que facilita o acesso a vários objetos do local ao mesmo tempo.
- Pontes suspensas. Um original jardim decorativo que atravessa terrenos acidentados deste tipo é construído a partir de cordas esticadas entre suportes. O piso é fixado neles. Os corrimãos geralmente são feitos de corda.
- Cruzamento passo a passo. Este tipo é apresentado em fragmentos separados. Podem ser pedras grandes que marcam a travessia de um riacho. O movimento requer cautela, pois é preciso passar de um módulo para outro. Por segurança, grades fortes são instaladas nas laterais.
Interessante: Como fazer um lindo riacho seco em sua casa de campo com as próprias mãos.
Projeto de pontes de jardim dependendo do material
As características decorativas das travessias e passagens dispostas no jardim dependem do material.
Árvore
As pontes de madeira atraem pela sua bela textura e facilidade de processamento. Isso resulta em uma variedade de formas. É necessário fornecer uma camada protetora para evitar a rápida destruição do material que não é resistente à umidade.
Alguns exemplos:
- Mesmo tipos simples de pontes com grades decorativas perfuradas tornam-se uma decoração da paisagem.
- Uma pequena ponte de formato simples, feita de madeira, permitirá enobrecer um recanto sombreado se instalada perto de canteiros de flores que simbolizam as margens.
- Uma ponte atravessando um riacho raso, com meias toras usadas como piso, caberá bem.
- Um encantador viaduto decorativo é obtido se forem usados troncos de bétula de espessura média para fazê-lo. É importante preservar a casca da bétula, que cria a impressão de um recanto natural aconchegante. Essa ponte se encaixará bem no espaço sombreado criado pela vegetação alta e também servirá como uma travessia sobre a ravina resultante. Ao trabalhar, você não precisará realizar operações trabalhosas e o resultado irá deliciá-lo com um formato interessante.
- Materiais acessíveis como ramos flexíveis de salgueiro serão úteis na construção de uma travessia decorativa. Nenhuma habilidade especial é necessária para trabalhar com eles. O piso básico pode ser feito de ripas montadas em barras guia. Fixe-os, observando os intervalos exigidos, suportes verticais que são trançados com galhos. O resultado é um design aberto que enfatiza bem a cor natural circundante.
- Se houver árvores crescendo na propriedade próxima a um lago, uma opção interessante seria uma ponte durável feita de troncos. Esse objeto decorativo passa a fazer parte de um espaço repleto de frescor, valorizando o encanto das entonações naturais.
Metal
Pontes de metal mais duráveis têm uma aparência decorativa atraente. Eles duram muito tempo se for fornecida proteção anticorrosiva.
Algumas opções:
- Uma ponte feita inteiramente de metal se adapta de forma original a qualquer paisagem. O charme é realçado por grades abertas.
- Você pode instalar travessias com piso de perfil metálico. Durará muito tempo sem perder as características decorativas.
- Como os decks de metal ficam muito quentes ao sol, geralmente são feitos de madeira. As grades forjadas combinam bem com este material.
Pedra
A ponte de pedra distingue-se pela sua resistência e durabilidade. Ao criá-lo no jardim, são utilizadas diferentes ideias. Em qualquer caso, tal objeto torna-se uma decoração do local.
Algumas variedades:
- A laje de pedra se encaixará bem no projeto, para o qual um riacho decorativo seco é feito de seixos grandes. As margens são pedras de vários formatos.
- Você pode construir uma ponte sobre um lago em uma base de concreto, revestindo-a com ladrilhos de pedra.
- Um design interessante é demonstrado por uma passagem decorativa feita de várias camadas de pedras em um riacho de jardim. O suporte é fornecido por vários blocos rochosos colocados perto da costa.
- Pedras planas e alongadas, colocadas verticalmente sobre uma base arqueada, tornam-se uma parte decorativa da paisagem. Ao mesmo tempo, uma ponte conveniente é criada através de uma ravina rasa.
Concreto
A construção de um viaduto de concreto durável exige muito esforço, mas o resultado irá deliciar-se com durabilidade e decoração interessante. As vantagens do concreto incluem a plasticidade deste material. Após a instalação da fôrma, você pode moldar a configuração desejada da ponte. Isso leva em consideração o grande peso da estrutura.
Algumas ideias:
- Uma travessia em arco sobre um riacho, feita de concreto, não requer decoração adicional. O resultado é um objeto de arte original.
- O tipo de travessia mais acessível é a laje de concreto. É colocado em local designado, por exemplo, sobre um riacho decorativo rochoso, proporcionando um piso durável.
- Uma laje de concreto equipada com grades baixas realça o charme de um gramado bem aparado localizado próximo a um lago decorativo.
- A ponte escalonada de formato lindo se encaixa perfeitamente no recanto verde, proporcionando uma sensação de conforto e tranquilidade.
- Você pode projetar a ponte a partir de blocos de concreto individuais pré-moldados.
Outras ideias
A combinação de materiais torna inusitadas as travessias decorativas criadas no local através de irregularidades de relevo.
Diversas variantes:
- Se você planeja melhorar um riacho seco feito de lindas pedras alisadas, faça a base de uma ponte corcunda com o mesmo material. As matrizes de madeira lixadas são fixadas sobre o cimento e revestidas com verniz protetor.
- Uma nuance decorativa original é acrescentada pelas correntes utilizadas nos corrimãos. Eles são fixados em tiras verticais fixadas na base do piso.
- Variedades comuns incluem a disposição de grades de metal duráveis ao longo das bordas de uma rampa de madeira. A sua elegante abertura realça o encanto da paisagem circundante.
- A ponte em arco, que possui iluminação LED nas grades de renda de ferro forjado localizadas em um dos lados, adquire entonações decorativas originais. Ele fornece uma aparência incomum e fantasiosa deste objeto no escuro. O charme do piso é realçado por tábuas de pinho de cor clara. As grades são revestidas com uma tinta especial que protege o metal da corrosão. O piso exigirá impregnação à prova de umidade.
- Para uma travessia escalonada sobre um lago pavimentado com pedra, uma técnica original é instalar grades forjadas, que lembram o caule curvo de uma flor fantástica. De um lado, o botão substitui o abajur redondo, proporcionando iluminação noturna.
Estilos básicos
Se a paisagem de um local está sendo desenvolvida com base nas regras de criação de um determinado estilo, então na escolha dos passeios suas características são levadas em consideração.
Alguns exemplos:
- Os jardins, decorados com elementos de estilo japonês, são admiráveis. Nesse espaço, todas as partes que compõem a composição se combinam harmoniosamente. Eles criam uma atmosfera requintada, agradável de contemplar e instigante. Os elementos básicos de tal paisagem incluem um lago, pedras grandes e muitas plantas bonitas. Uma elegante ponte em arco adapta-se bem, destacando-se não só pela sua forma, mas também pela sua tonalidade brilhante.
- Os conhecedores de moderação e elegância devem decorar um jardim com elementos do estilo inglês recatado. É caracterizada por um grande número de plantas com flores. Deve haver um gramado esmeralda bem cuidado, caminhos confortáveis, um lago e várias sebes. Uma elegante ponte atravessa o lago com as margens cobertas de plantas.
- Lacônico, próximo da natureza, não aceitando decoração sintética, o estilo escandinavo permite deixar o quintal muito aconchegante. As características incluem plantações de coníferas e caducifólias e a presença de pedras. As pontes que atravessam o lago têm uma forma simples. Muitas vezes não há grades neles.
- O estilo ecológico é caracterizado pela imersão total no ambiente natural, preservando as plantas, tocos, pedras, riachos e morros presentes no local.Pontes de madeira simples e ligeiramente curvas sobre um riacho, sem grades abertas e com revestimento simples, se encaixarão organicamente em tal ambiente. Podem servir de continuação do caminho pavimentado com ladrilhos de pedra.
Trabalho preparatório
Para instalação no local da ponte, é adequado um local onde seja proporcionada uma bela aparência decorativa. Depois pensam na forma, traçam um diagrama, preparam o material e as ferramentas necessárias.
Qual lugar escolher
Para uma ponte com finalidade decorativa e prática, marque no local um local onde haja desníveis e alterações de relevo. Muitas vezes eles são especialmente equipados.
Várias opções de locais onde tal objeto ficará harmonioso:
- Organização da travessia de um riacho que flui no local. Aqui tal objeto se torna uma necessidade.
- Criando uma composição decorativa em que a ponte passa a fazer parte do caminho.
- Disposição de passarelas sobre uma pequena depressão semelhante a uma ravina.
- Construção de pontes sobre um lago decorativo natural ou autocriado.
- Instalação junto a canteiros de flores, que parecerão bancos cobertos de plantas com flores.
- Arranjo de composição representando um riacho rochoso seco com uma ponte lançada sobre ele.
Preparamos ferramentas e materiais
Para fazer uma ponte decorativa incomum com suas próprias mãos, você precisa pensar no seu design. Em seguida, é elaborado um desenho, onde são indicadas as dimensões exigidas de todos os componentes.
Ao avaliar as instruções e tipos de materiais, leve em consideração que é mais fácil fazer a próxima ponte de madeira.
Você precisa se preparar:
- Vigas para base (seção transversal 23 x 10 cm) - 4 unid. O comprimento depende da área onde se pretende instalar a transição decorativa.
- Placas para travessas. Sua largura é de 15 cm, espessura - 2 cm, comprimento - 100 cm.
- Pranchas - espaçadores (2 unid.) 15 mm de espessura, 80 cm de comprimento
- Parafusos auto-roscantes (galvanizados).
- Grampos.
- Cola de carpinteiro.
- Chave de fenda.
- Serra (quebra-cabeça).
- Muletas metálicas. Escolha um comprimento de pelo menos 50 cm.
Se você planeja criar uma pequena ponte de concreto, prepare:
- caixas plásticas - 2 peças;
- haste de aço Ø 6 mm - 2 unid.;
- braçadeiras de plástico - 8–10 peças;
- fio de alumínio flexível;
- cimento M500;
- areia peneirada;
- tinta acrílica (marrom e bege);
- cordas.
Instruções de montagem passo a passo
Para fazer uma ponte decorativa para o jardim com as próprias mãos, siga uma suave sequência de ações. Escolha um tipo de projeto simples que não exija muito tempo para ser construído.
Passarelas de madeira
Dado o fácil processamento da madeira, tal objeto pode ser feito em poucos dias.
Instruções passo a passo:
- Para dar à futura base da ponte decorativa a curvatura desejada, são cravadas estacas no solo, orientando-as para que a madeira possa ser colocada entre elas.
- Para garantir flexibilidade, as barras são primeiro embebidas em água. Em seguida, são inseridos entre as estacas fixas, conectando-se aos pares. Cola de madeira é usada para fixação. Eles são presos com grampos e parafusos auto-roscantes são aparafusados para garantir uma conexão mais forte.
- Segure até que a dobra resultante adquira uma forma estática.
- Após a secagem completa, inspecione as bases curvas preparadas. Lascas, buracos, rachaduras e juntas entre vigas identificadas precisam ser massajadas.
- Corte as barras transversais no tamanho necessário. Esta ponte exigirá pedaços de tábua com um metro de comprimento.
- Todas as arestas (longitudinais e transversais) são processadas com um chanfro de 45°.
- Para uma ponte decorativa de 0,8 m de largura, são cortadas duas tiras - espaçadores de comprimento adequado. Eles são fixados com parafusos auto-roscantes nas bordas das vigas, criando uma moldura. Faça dois furos nas tábuas.
- Instale a moldura da ponte decorativa no local selecionado. O solo é pré-nivelado. Para fixação, muletas de metal são inseridas nos orifícios preparados nas tiras transversais.
- Um deck de tábuas transversais é fixado à moldura, deixando um pequeno espaço entre elas. Para evitar ferrugem, são utilizados parafusos galvanizados.
- Isto continua ao longo de todo o comprimento da ponte decorativa que está sendo fabricada.
- Para garantir a proteção da madeira contra destruição e apodrecimento, as estruturas das pontes são impregnadas com compostos especiais. Pode ser verniz, óleo secante, tinta à prova d'água.
Ponte de concreto em miniatura simples
A fabricação de tal objeto não apresenta problemas.
Algoritmo:
- Eles constituem a base para uma futura travessia. Para isso, as paredes laterais de duas caixas plásticas são removidas com uma tesoura. O que resta são os postes inferiores e quatro cantos. As peças de trabalho são conectadas entre si por meio de grampos de plástico.
- As hastes de aço são dobradas para formar arcos com o formato desejado.
- Aparafuse as hastes curvas usando fio flexível nas laterais das peças conectadas. Para manter os postes nivelados, passe um fio entre eles.
- Misture a massa de concreto de cimento M500 e areia na proporção de 1: 2. Adicione água gradualmente até obter uma consistência viscosa uniforme. Distribua o concreto sobre a moldura. Após esta operação, resta por um dia.
- Após 24 horas, o cimento é aplicado de dentro para fora e, em seguida, a superfície frontal é nivelada.
- Quando a solução endurece um pouco (após 2 a 3 horas), são aplicadas pinceladas, criando uma textura de madeira no piso. Nas vigas é feita uma imitação de alvenaria. Deixe a peça secar por 5-8 dias.
- Remova o excesso de depósitos de cimento com uma escova dura. Aplicar uma camada de tinta acrílica marrom misturada com primer.
- Em seguida, aplica-se com uma esponja uma tinta leve voltada para trabalhos externos.
- Após a secagem da camada de tinta, os corrimãos de corda são apertados.
Uma ponte acabada em miniatura está pronta para instalação no local.
Artigos para você:
- Como fazer um lago com as próprias mãos
- Cerca barata e bonita para casa
- Como projetar lindamente caminhos de jardim a partir de lajes de pavimentação “Trevo de Cracóvia”
- Como fazer uma adega na dacha com as próprias mãos no chão e na superfície
Existem muitas ideias para ajudá-lo a entender como fazer uma ponte decorativa. Eles criam objetos atraentes que decoram a paisagem a partir de diversos materiais. Se você achou as informações deste artigo úteis, compartilhe-as nas redes sociais. Se possível, conte-nos sobre sua experiência na fabricação de pontes para jardins nos comentários.
Tenho um canto em minha propriedade onde se formou uma grande fossa, cercada por arbustos de frutas silvestres. Quero colocar um deck de madeira nesta ravina. Como preparar o solo para que a árvore dure mais?
Após escolher o local onde o piso de madeira entrará em contato com o solo, primeiro nivele a superfície. Em seguida, adicione uma camada de pedras. Você pode usar pedras que vão um pouco mais fundo. Uma pequena plataforma de concreto protege bem a madeira do apodrecimento.
Eu tenho um terreno plano para uma dacha. Gostaria de instalar uma linda passarela de ferro forjado. O que fazer para que não seja um objeto estranho?
A melhor solução seria colocar um riacho seco. Primeiro, seus contornos são marcados na superfície. Em seguida, eles cavam uma vala rasa, cujo fundo é coberto com geotêxtil para impedir a entrada de ervas daninhas. Coloque pedras e seixos. Grandes paralelepípedos estão orientados perto das margens. Você pode colocar um jardim de flores próximo ao riacho. Só falta instalar a ponte.