Cerca barata e bonita para a casa - métodos de esgrima originais e econômicos
Depois de comprar um terreno de campo e começar a planejar a construção de uma casa, muitos tentam economizar na construção de estruturas não essenciais. Por vários motivos, uma cerca está incluída nesta categoria. Mas, como mostra a prática, existem poucas opções de cercas mais baratas. E nem todos atendem às exigências dos proprietários de terras.
O conteúdo do artigo:
Do que fazer uma cerca barata
A opção mais econômica de cerca para uma casa particular é aquela construída com materiais de construção que sobraram após a construção dos edifícios principais:
- Casas;
- banhos;
- garagem e outros.
Felizmente, sempre resta muita coisa boa. Além disso - erguer a estrutura com as próprias mãos garantirá uma operação de baixo custo.
Porém, com mais frequência, os desenvolvedores procuram outras maneiras - não as mais fáceis. Portanto, eles decidem construir uma cerca para sua dacha com novos materiais de construção adquiridos no mercado. Portanto, a questão de qual cerca será mais barata surge em suas mentes assim que visitam esse mercado.
É tudo uma questão de grande variedade de materiais que fornecedores e fabricantes oferecem hoje. Qualidade, vida útil, preço e outras nuances são diferentes. Daí o problema da escolha.
Por que você precisa de uma cerca?
Primeiro você precisa entender por que precisa de uma cerca na dacha. Anteriormente, desempenhava apenas funções de proteção, além de indicar os limites do local. Hoje, esta estrutura é cada vez mais tratada como um elemento de design.Conseqüentemente, a aparência elegante não é o último lugar na escolha de um material de construção.
Mas, como mostra a prática, nem sempre é possível fazer uma cerca barata se a beleza externa da cerca for uma prioridade.
Do que fazer postes de cerca
Se falamos da categoria “cerca barata”, então para os postes, assim como para os elementos que desempenham as funções de estruturas portantes, é necessário selecionar os materiais utilizados. Poderia ser:
- perfil metálico. Mais frequentemente, são usados tubos de diferentes seções, tamanhos e formatos;
- madeira serrada - toras ou vigas;
- produtos concretos.
Mas os produtos usados de metal e concreto armado podem ter o mesmo preço que os produtos novos de madeira. Portanto, vale a pena pensar se, talvez, deva ser dada preferência a este último.
Recomendamos a leitura do artigo “Cerca faça você mesmo feita de papelão ondulado: instruções passo a passo para construir uma cerca».
Pilares de madeira
Alguns tipos de madeira, nomeadamente o pinho e o abeto, são fáceis de processar e baratos, razão pela qual são utilizados como postes de cerca. Eles são tratados com compostos protetores. E a parte inferior, que é enterrada, é coberta com betume quente e adicionalmente coberta com feltro ou outro material impermeabilizante laminado.
A vida útil dos postes de madeira é de 15 a 45 anos. Devem passar por manutenção periódica para não reduzir o tempo de operação. Isto geralmente envolve pintura ou envernizamento, revestimento com compostos protetores e outras operações.
Metal
Hoje, o material de construção mais comumente usado para postes é o tubo perfilado feito de aço preto ou galvanizado. A segunda opção é preferível porque a vida útil desses produtos é quase três vezes maior. Mas o preço também supera a primeira opção.Outra desvantagem da galvanização é que a soldagem manual de tais produtos é perigosa para a saúde.
Tal como acontece com a madeira, os produtos de aço preto são revestidos com compostos protetores, especialmente para peças enterradas no solo. As operações de proteção também são realizadas na concretagem dos pilares. Também é melhor impermeabilizar o fundo de um tubo galvanizado. O tampo pode ser deixado na sua forma original - tem um aspecto apresentável.
Os suportes para tubos são utilizados em diversas estruturas de cercas: revestidas com chapas onduladas, com malha de arame, entre outras. De todas as opções oferecidas, esta é a mais versátil.
Tijolo
Isso não quer dizer que os postes de tijolo sejam uma opção barata. Sua construção requer muitos materiais de construção:
- tijolo;
- cimento;
- areia;
- pedra britada;
- líquido.
Ao mesmo tempo, nem todos conseguem levantar suportes de tijolos com as próprias mãos. Ou seja, você terá que desembolsar os serviços de artesãos, o que aumenta os custos.
A este respeito, todas as outras opções são mais simples. Por exemplo, um cano ou madeira. Sob eles são simplesmente cavados poços, onde são instalados os pilares, preenchidos com solo escavado.
Concreto reforçado
Existem duas opções aqui:
- produtos acabados de concreto armado;
- derramado de forma independente na forma de uma estrutura monolítica.
Com a ajuda das primeiras, é mais rápido construir uma cerca, pois são entregues prontas no canteiro de obras. Você só precisa instalar os suportes manualmente.
A segunda opção é mais difícil na execução de todo o trabalho. Para fazer isso você terá que:
- preparar a cofragem;
- fabricar e instalar uma gaiola de reforço;
- preparar solução concreta;
- despeje este último na cofragem;
- espere que a mistura derramada ganhe força original, o que pode levar de 10 a 30 dias.
E depois disso, os suportes acabados podem ser instalados para a construção da cerca.
Independentemente disso, ambas as opções permitem criar uma estrutura que durará décadas. Mas em relação ao preço, esta também não é uma opção barata.
Materiais para cercas baratas
Para construir uma cerca para uma casa de verão que não prejudique muito o orçamento familiar, é necessário escolher o material de construção certo para preencher o espaço entre os postes de apoio. Uma vasta gama destes materiais permite fazer a escolha certa. Mas antes vale estudar as vantagens e desvantagens de cada opção.
Chapa ondulada metálica
Este é um dos materiais populares para a construção de cercas.
É fácil erguer uma cerca a partir de chapas onduladas, para a qual são utilizados pilares de um tubo perfilado, aos quais são fixadas fileiras horizontais de toras. O número destas últimas pode ser de 2 ou 3 linhas dependendo da altura da cerca. Acima de 1,7 m de defasagem deverá haver três fileiras.
Opções de fixação de folhas:
- parafusos para telhados com cabeça sextavada;
- parafusos antivandalismo;
- rebites de alumínio ou aço inoxidável;
- uma combinação de várias opções.
É impossível dizer que se trata de uma cerca simples. O design em si é simples. Podem surgir dificuldades ao instalá-lo você mesmo. Principalmente se a instalação for realizada por uma pessoa.
De uma cerca de madeira
Este material é utilizado há muito tempo na construção de cercas.
Não é difícil fazer uma cerca assim com as próprias mãos, para que seja barata e bonita. Existem muitas soluções de design para estruturas de vedação feitas de cercas de estacas. O design mais simples e barato são as pranchas instaladas verticalmente com um espaço entre elas. Você pode fazer isso sem lacunas, você pode fazer com elas, mas instale as pranchas em duas fileiras em lados opostos da tora.
Puramente estruturalmente, uma cerca de estacas é:
- postes de madeira cravados no solo;
- são amarrados com ripas que servem de tora (2-3 carreiras);
- tiras de cerca de estacas são colocadas nas toras ou fixadas com parafusos auto-roscantes - com fendas ou firmemente.
A cerca está sendo processada antisséptico e retardante de fogo, revestido com uma composição protetora: tintas, vernizes de diversas tonalidades.Existe uma tecnologia de queima de madeira que prolonga sua vida útil.
Tábua não cortada
Esta é outra cerca relativamente barata. Apesar do aparente absurdo desse material, uma cerca feita com ele acaba sendo linda, além de barata. Mais frequentemente, as placas são colocadas horizontalmente, fixadas em postes de suporte. E isso é novamente uma economia devido à ausência de atraso.
Todas as vantagens de uma cerca de estacas também podem ser atribuídas a uma cerca feita de tábuas não cortadas. Mas, como todas as estruturas de madeira, tal estrutura apresenta risco de incêndio.
De placas horizontais
Esta cerca barata é uma cópia exata da opção anterior. Só utiliza tábuas afiadas colocadas horizontalmente. A opção em termos de aplicação não é nova.
Existem várias variedades:
- uma cerca regular com vãos entre as tábuas;
- sólido;
- espinha de peixe - colocada em forma de forro, ou seja, com as bordas das tábuas sobrepostas umas em relação às outras;
- tabuleiro de xadrez - quando as placas são colocadas em duas camadas com lacunas de forma que os elementos de uma camada cubram as lacunas entre os elementos da segunda.
De placas verticalmente
E esta cerca orçamentária é uma cópia da anterior com apenas uma diferença - as tábuas são colocadas verticalmente. Ao mesmo tempo, existem um pouco mais de opções para a colocação de elementos de vedação. Por exemplo, uma cerca de vime, em cujo desenho as tábuas são dispostas em forma de videira tecida entre as vigas. A aparência original tornou o edifício bastante popular hoje.
Gorbil
Esta é uma placa com superfície plana de um lado e arredondada do outro. Este último pode ser descascado ou não da casca.Este material não tem valor para marcenaria, por isso muitos o consideram um desperdício. Normalmente, a corvina, também conhecida como obapole, é utilizada na construção de dependências secundárias: celeiro, galinheiro e outros. A cofragem é muitas vezes feita a partir dele.
Esta é uma boa opção para cerca.
É apresentado em dois tipos no mercado:
- Negócios. É adquirido para a construção de cercas. Ele tem uma aparência relativamente decente.
- Madeira queimando. Baixa qualidade, grande número de defeitos e falhas, portanto é utilizado apenas para iluminação de caldeiras e fogões.
Não existem requisitos especiais na escolha da laje em função do tipo de madeira. A única coisa é que você não deve comprar pisos de bétula e choupo. O primeiro começa a deformar rapidamente, o segundo a apodrecer.
Rabitz
Um material de construção bem conhecido, popular entre incorporadores privados. Normalmente, a malha é utilizada como cerca, que é instalada em todo o perímetro do local, exceto na parte frontal. Embora alguns proprietários até o instalem na fachada.
A malha pode ser fixada em qualquer tipo de pilares de sustentação: metal, madeira, concreto armado. Para cercas, é preferível escolher uma malha de arame galvanizado ou de arame revestido com uma camada protetora de polímero.
Treino
Esta é outra opção para uma cerca barata.Não se pode dizer que seja confiável em termos de proteção do local contra intrusos e animais, mas como alternativa a outras estruturas, uma opção temporária servirá.
Além da malha, uma das opções para este tipo de cerca inclui: reforço com diâmetro de 14-16 mm, que serve de poste, cabo com diâmetro de 4-6 mm, em substituição às toras.
Eles fazem uma cerca assim:
- colocar reforço no solo a cada 2 m;
- esticar um cabo em duas ou três fileiras entre eles, que é preso aos suportes com braçadeiras plásticas;
- jogue a malha sobre a viga superior para que ela se dobre em duas camadas;
- prenda as bordas deste último à trave inferior com as mesmas pinças ou fio de tricô.
Para esta opção de cerca é necessária a utilização de malha camuflada com densidade de 75-90 g/m².
Malha soldada
Este nome esconde uma estrutura de cerca na forma de seções prontas. Podem ser de diferentes alturas e comprimentos, feitos de arame ou acessórios lisos de diferentes diâmetros. Para a produção, utiliza-se arame de aço preto ou galvanizado, revestido com uma camada de PVC de diversas cores.
Em termos de design, a malha soldada apresenta uma gama bastante ampla, onde é necessário destacar a chamada opção 3D. Utiliza elementos que são montados em uma estrutura tridimensional.
Isso não quer dizer que tal cerca seja uma opção barata. O metal é caro, especialmente os produtos feitos com ele. Mas as vantagens do design superam em grande parte esta desvantagem:
- aparência apresentável;
- A vida útil é ilimitada se você cuidar bem da cerca.
As desvantagens incluem a complexidade da instalação, onde são necessários suportes metálicos, que são preenchidos com concreto durante a instalação. Normalmente, uma fundação em faixa é colocada sob essa cerca, porque a massa da cerca é muito grande. As seções são fixadas aos postes por meio de parafusos e arruelas largas.
Cerca de concreto
Esta opção não pode ser chamada de barata. Hoje, modelos seccionais são usados para lotes privados. São postes com ranhuras nos quais são inseridas seções de concreto. Este último pode ser diferente em altura e design.
Cerca de piquete euro
Este material está agora substituindo a cerca de estacas de madeira. A razão são seus méritos. Afinal, uma cerca Euro é uma faixa estreita feita de chapa de aço fina. Ele é passado por uma máquina formadora tipo rolo, onde são formadas nervuras de reforço na fita. Em seguida, o produto acabado é cortado em painéis (estacas) do comprimento necessário.
A tecnologia é semelhante ao método de produção de chapas onduladas, por isso muitas pessoas pensam que uma cerca Euro é uma chapa perfilada cortada em pedaços de determinada largura e comprimento, o que é fundamentalmente errado.
Uma cerca feita com este material é uma cópia exata da versão feita com uma cerca de madeira. Mas com características técnicas e operacionais superiores.
Cerca de vime feita de galhos
Esta opção é um eco do passado. Mas a vida mostrou que essas estruturas de cerca ainda são populares hoje. Muitas empresas de design as oferecem como uma cerca barata que se adapta perfeitamente ao projeto paisagístico de casas de campo.
Ramos ou galhos são geralmente colhidos na primavera e no início do verão. Eles são cortados de árvores jovens. A casca é retirada deles e depois são secos. Antes da tecelagem, os blanks são imersos em água por 5 a 6 horas para facilitar o trabalho (tornam-se flexíveis). Estacas feitas com as mesmas hastes, só que de diâmetro maior, são utilizadas como pilares de sustentação.
Esta opção de cerca tem uma aparência incomum. Pode ser chamado de barato. Em todos os outros aspectos, é inferior aos designs anteriores.
Hoje, as empresas envolvidas na produção de produtos plásticos oferecem varetas feitas de polímeros.Essa cerca durará décadas e não perderá sua aparência original.
De um tubo de perfil
São produtos soldados, geralmente seccionais. Daí a enorme variedade de tamanhos, formas e designs. A semelhança com a malha soldada é grande. Simplesmente, em vez de arame ou acessórios, é usado um tubo perfilado. Daí as mesmas vantagens e desvantagens. Esses modelos não podem ser classificados como “cercas baratas”.
Cerca de tijolo
Definitivamente, este não é um design barato. É difícil construir tal cerca com as próprias mãos, se o trabalhador não for especialista. Portanto, você terá que contratar artesãos que trabalharão muitos dias. Mas a cerca de tijolos tem muitas vantagens sobre outros modelos:
- se você cuidar da cerca em tempo hábil, sua vida útil será de séculos;
- aparência estética;
- compatibilidade com muitos materiais de construção;
- relevância;
- não apodrece;
- não queima;
- uma ampla variedade de soluções de design.
Muito peso pode ser adicionado às desvantagens, então uma base de tira deve ser colocada sob uma cerca de tijolos.
Cerca de pedra
Uma estrutura rara, mas recentemente tornou-se popular. Este é praticamente o mesmo design de um tijolo. Portanto, as vantagens e desvantagens de uma cerca de pedra são as mesmas da versão de tijolo.
A única diferença é a variedade de tipos de pedras. Popular hoje:
- entulho de arenito ou calcário;
- dolomita das mesmas rochas;
- calçada portuguesa;
- pedra britada;
- seixos grandes.
Gabiões
Uma solução de design original que recentemente se tornou popular.Essencialmente, é uma tela de arame ou treliça de reforço liso, que é montada em uma caixa. Uma pedra é colocada dentro.
Não é recomendado construir gabiões em solos instáveis. Mas esse problema é resolvido lançando-se uma base confiável sob eles, o que aumenta o custo da estrutura da barreira.
Cerca de fachada de ardósia
Outra opção de cerca barata para uma casa de verão. A ardósia é um material barato em comparação com outras opções de cercas. Como o material de cobertura removido do telhado é geralmente usado para a estrutura de fechamento. Seu preço acaba sendo zero. Além disso, não é difícil instalá-lo sozinho, embora o peso da ardósia seja considerável. Mas algumas mãos extras facilitam o processo de instalação.
Já na parte frontal do terreno, é preferível usar ardósia plana para a cerca. É mais forte e mais fácil de pintar. Vai durar décadas se você cuidar de toda a cerca para que ela não desmorone, ceda e assim por diante.
Policarbonato
Uma cerca de metal feita de malha ou treliça ou tubo perfilado é mais frequentemente usada como estrutura para a instalação de policarbonato. É o metal que aumenta o custo da cerca, tornando-a cara.Você também pode usar uma moldura de madeira, que será mais barata que a de metal. Mas também não torna a cerca barata.
Cobertura
Uma opção de cerca que sempre foi popular.
Quanto à vida útil, se você plantar plantas em vez de plantas secas, velhas e doentes, e cuidar adequadamente da cerca, a cerca agradará aos olhos por mais de uma geração.
De materiais de sucata
Sucata é tudo o que resta no local após a construção ou reconstrução de uma casa.Ou o que se acumulou durante o funcionamento do site. É claro que não haverá materiais do mesmo tipo suficientes para uma cerca inteira. Portanto, vale a pena escolher uma opção combinada. Mas em qualquer caso, será uma cerca barata feita por você. Por exemplo, veja a foto abaixo.
A imagem mostra claramente que a cerca é feita de materiais diferentes. E ele parece bem. Seus elementos eram:
- lenha;
- cerca velha;
- rede;
- janela antiga;
- madeira serrada longitudinalmente;
- flores e plantas.
Você pode adicionar qualquer coisa que encontrar: tijolo, pedra, ardósia velha, garrafas plásticas, etc. O principal é combinar corretamente os materiais de construção para que criem uma estrutura única: bonita, inusitada, valorizando o projeto paisagístico. Esta é uma das opções baratas.
Feito de tubos de PVC
Este projeto pode ser considerado barato se os tubos de plástico forem remanescentes da construção. Hoje, muitos proprietários de residências particulares, ao realizarem reparos, substituem tubos de polipropileno por produtos feitos de polietileno reticulado. Você não deve jogar fora os primeiros, você pode fazer uma cerca com eles.
Para fazer isso você precisa de um ferro de soldar e uma tesoura, bem como a capacidade de usar essas ferramentas e imaginação. Tamanhos, formas e padrões dependem da quantidade de tubo utilizado.
A vantagem de uma cerca de plástico é sua longa vida útil, de pelo menos 50 anos.
De paletes
Paletes (paletes) são produtos de madeira. Portanto, todas as vantagens e desvantagens correspondem às estruturas de madeira. Este é um produto acabado e, portanto, tem um determinado custo. Mas se você encontrar paletes usadas, que costumam ser usadas para gravetos, poderá construir uma cerca barata com suas próprias mãos.Além disso, o processo de construção não é muito complicado.
Em essência, a estrutura da cerca consiste em estantes às quais os paletes são fixados com pregos ou parafusos auto-roscantes. Neste caso, os pilares podem ser feitos de qualquer material.
Após a instalação, a cerca acabada pode ser pintada em qualquer cor ou revestida com verniz transparente.
De garrafas
Os recipientes de vidro, como material de construção, são utilizados há muito tempo pelos amantes de soluções originais. Não é difícil construir uma cerca com isso. E embora uma garrafa usada seja um produto barato, uma cerca feita com ela acaba sendo cara. É tudo uma questão de quantidade de recipientes de vidro.
Mas existe uma opção que lembra uma cerca de estacas. É várias vezes mais barato do que uma cerca sólida. Para isso, é soldada uma estrutura de um tubo perfilado em forma de retângulo, cujo elemento superior não está instalado. Pedaços de reforço liso são soldados na abertura na parte inferior. Acontece que é uma espécie de grade.
Garrafas de vidro de cores diferentes são colocadas nas hastes. Os furos são feitos primeiro no fundo usando um queimador de gás. Após a montagem, é instalado o elemento superior da moldura, que é soldado às paredes laterais. A foto abaixo mostra esta opção.
E, no entanto, tal cerca não pode ser chamada de barata. A estrutura metálica aumenta o custo. Ao mesmo tempo, os recipientes de vidro não são a opção mais confiável para a rua.
Opção de cerca em local com declive
Qualquer uma das opções acima pode ser construída em um terreno com declive. O principal é realizar corretamente os processos construtivos.
Por exemplo, uma cerca de arame. Aqui:
- os postes são cravados no solo perpendicularmente à superfície, ou seja, não verticalmente;
- a malha é fixada a eles da maneira padrão.
Essa cerca ficará inclinada.Ela desempenhará suas funções. Mas, em qualquer caso, esta é uma cerca barata comum.
Outra opção é quando as estantes são formadas levando em consideração a irregularidade do terreno. Ou seja, eles são instalados verticalmente. Mas o material que forma a cerca é fixado a eles levando em consideração a inclinação - geralmente na forma de uma transição escalonada. Uma abertura triangular é formada entre os elementos da cerca e o solo, conforme mostrado na fotografia.
Não há necessidade de deixar espaço, mas então você terá que cortar a borda inferior do material em ângulo. Esta opção é adequada para cercas de estacas, tábuas, ardósia, chapas onduladas e outros materiais que são utilizados na estrutura na forma de elementos separados.
Quanto a uma estrutura poderosa (tijolo, pedra, etc.), deve ser construída uma fundação para ela. Numa área irregular existem três maneiras de fazer isso.
Nivele a inclinação da área da fundação na horizontal. Existem três opções aqui:
- corte a seção superior ao nível da inferior;
- faça a roupa de cama até o nível superior;
- corte metade do comprimento da fundação, levante a segunda metade com terra retirada da primeira parte.
Outra opção é criar uma base escalonada para a fundação, que também deverá ser concretada em forma de estrutura escalonada.
Descobrir como escolha um portão com postigo para uma casa particular.
Opções baratas para pintar uma cerca
Pintura barata significa fazer tudo sozinho, usando uma versão barata de tinta, além de dispensar a preparação prévia da superfície a ser pintada. Será necessário levar em consideração a ferramenta de aplicação da tinta, pois disso depende o consumo de tintas e vernizes:
- A tinta é aplicada com pincel em camada espessa, daí o alto consumo.
- Um rolo de pintura reduz o consumo.
- Pistola - consumo mínimo de tinta.
As opções baratas incluem materiais de pintura simples:
- Cal. Tijolo, concreto, pedra, madeira - tudo isso pode ser pintado com cal.
- Você mesmo pode soldar a tinta, felizmente existem diferentes maneiras, por exemplo, a tecnologia finlandesa.
- Serebryanka também é uma opção barata.
- Mínimo misturado com óleo secante. Ambos os componentes são vendidos em lojas de ferragens.
Altura da cerca dependendo do tipo de material
Material de cerca | Altura da cerca, m |
Cerca de estacas e cerca de estacas Euro | Comprimentos de estacas padrão: 1,5, 1,8, 2,0. Para pedir: 0,1-5,0 |
Folha ondulada | Altura padrão – 1,7 O máximo recomendado é de 2,5 m. |
Elo de corrente | Largura do rolo, também conhecida como altura da cerca: 1,0, 1,2, 1,5, 2,0. |
Pranchas | 2 |
Tijolo, pedra, blocos | Recomendado - 0,5-3,0 |
A maneira mais fácil é com uma malha de arame barata. Existem poucos requisitos para tal cerca em termos de altura, que é determinada pela largura do rolo.
Uma cerca ondulada tem um requisito - quanto mais alta, maior será o vento da estrutura. Com fortes rajadas de vento, existe uma grande probabilidade de a cerca desabar. Portanto, elevá-lo acima de 2,5 metros não é recomendado, mas também não é proibido. Neste último caso, é necessário um cálculo de projeto realizado corretamente, além de um trabalho de instalação de alta qualidade. Uma cerca alta também não requer duas, mas três fileiras de vigas, o que aumenta o custo.
As estruturas de pedra também apresentam requisitos nesse sentido. Quanto mais alta a cerca:
- quanto mais espessa deve ser a base para garantir estabilidade;
- mais despesas;
- O processo de construção em si é mais complicado.
Conselhos de especialistas sobre como escolher uma cerca
Existem muitas nuances que você precisa prestar atenção ao escolher o tipo de cerca. Aqui estão alguns deles:
- Há um desejo de se fechar para tudo e todos - então folhas de papelão ondulado.
- Você precisa de uma cerca ventilada - depois de uma cerca de arame.
- Uma opção que não é visível em uma cerca de estacas são as tiras instaladas em ambos os lados da viga em um padrão xadrez.
- Se a tarefa é simplesmente marcar os limites do site - então um elo de corrente.
- Se você deseja instalar um design clássico, há um grande número de opções.
Ao planejar uma cerca para uma casa de verão ou uma casa particular, você deve primeiro focar nas suas preferências e só depois no custo dos materiais. Mas mesmo uma cerca barata, feita com bom gosto e imaginação, pode parecer muito mais interessante do que uma cerca cara.
Qual das opções descritas no artigo você escolheria? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Se o perímetro do local for grande, até mesmo um elo de corrente será uma opção cara.
E gostei de como eles usam a rede de camuflagem. É muito barato.
Concordo, a malha será a mais barata. Mas quanto tempo ela vai durar assim? Quantos anos são suficientes para ela? Essa é a questão.
O perímetro do meu terreno é de cerca de 170 metros. O elo da corrente não salva você de cães, vacas e não é um obstáculo para os gatos. Mas, honestamente, não esperava tal atrevimento das vacas. A rede foi completamente rasgada. O vizinho o deixou sair e eles andam para onde e como quiserem. Eles rasgaram minha rede e festejaram na cerca viva do meu segundo vizinho. As opções de cercas variam em termos de custos trabalhistas e orçamento. Mas uma chapa perfilada em moldura com base de concreto (fundação) é a melhor opção para mim, levando em consideração que o local é em declive.