Cerca faça você mesmo feita de papelão ondulado: instruções passo a passo para construir uma cerca

Se você deseja proteger sua área de olhares indiscretos, uma cerca feita de papelão ondulado é uma maneira eficaz e barata de fazer isso.Essa cerca parece moderna e atraente e, com instalação adequada, pode durar décadas sem substituição ou reparo. Construa uma cerca de folha perfilada Qualquer pessoa pode fazer isso com as próprias mãos, basta ouvir as recomendações dos especialistas e realizar com precisão a sequência de operações.

Em nosso artigo, diremos por onde começar a construir uma cerca, daremos conselhos sobre como escolher e calcular materiais e daremos instruções passo a passo construção de uma cerca.

Criando um esboço e desenho de uma cerca

Primeiramente é feito um esboço, ou seja, um desenho da futura cerca à mão, sem dimensões e detalhes exatos. Nesta fase, você precisa escolher uma das opções de cerca possíveis: contínua ou seccional. Dependendo do modelo escolhido, o consumo de materiais e a forma de instalação da estrutura como um todo podem variar.

Para uma visão geral das opções de cercas mais baratas, consulte o artigo “Cerca barata e bonita para a casa - métodos de esgrima originais e econômicos».

No esboço preliminar, são anotadas as principais características da estrutura. Escolha um lugar portões de entrada e portões, a localização da cerca em relação aos edifícios e características paisagísticas do local.

Marque os pontos de diferença de altura em território irregular para levar em consideração a altura necessária das telhas. Os custos são calculados com base no número de seções retas fichas profissionais, pilares e toras principais e intermediários.Ao construir uma cerca seccional, indique as dimensões das seções.

Desenho de uma cerca feita de papelão ondulado
Em seguida é criado um desenho exato, que é o projeto de construção. As dimensões e distâncias exatas, todos os dados significativos estão indicados no desenho, indicando as explicações, explicações e referências necessárias

De acordo com a tecnologia aceita, a distância do solo é considerada entre 0-150 mm. Se houver uma ligeira inclinação do terreno - 3-5%, então as telhas são montadas com uma diferença de altura de 150 mm. Nos demais casos, a diferença é calculada individualmente.

Dicas para escolher uma ficha profissional

Em primeiro lugar, deve-se escolher a melhor opção de insumos, já que a indústria produz uma grande quantidade de itens folha perfilada. As folhas são marcadas com símbolos especiais que indicam o possível uso e as qualidades de suporte de carga (rigidez).

A relação qualidade-preço ideal para cercas será uma folha marcada com “C”. Por exemplo, C8, C10, C20, C21, C44, onde os números indicam a altura da onda.

Se desejar, você pode escolher uma folha mais durável marcada como HC35, que é um pouco mais cara, mas tem menos vento. Isto é importante em condições climáticas difíceis e ventos fortes. A espessura do material também varia, recomenda-se focar nas opções de 0,45-0,6 mm.

Cerca sólida feita de chapas onduladas
Uma cerca sólida feita de papelão ondulado tem vantagens inegáveis: é barata, confiável e esconde a área de olhares indiscretos

Você pode escolher chapa galvanizada - garantia de 20-30 anos ou revestida poliéster tinta - garantia de 40-50 anos, dependendo da espessura do revestimento. No segundo caso, os fabricantes oferecem uma ampla gama de cores - a cerca não será apenas durável, mas também terá uma estrutura atraente.

Além da cerca, você pode fazer portões de correr também de chapas onduladas.

O que mais você precisará?

Exceto folhas onduladas, você precisará selecionar componentes para a cerca:

  • pilares ou postes de sustentação podem ser de madeira, tijolo, concreto armado ou metal. A última opção é a mais comum. Podem ser tubos perfilados ou redondos de vários diâmetros. Você pode adquirir postes de cerca prontos, que são vendidos com tampa superior, salto de instalação e suportes soldados;
  • toras (conexões transversais), basta levar tubos 40x40x2 mm/40x20x2 mm;
  • suportes para fixação de vigas em postes para trabalhos sem soldagem;
  • acessórios: cavilhas ou parafusos M6 (20/30 mm), parafusos auto-roscantes ou rebites.

Acessórios e chapa ondulada deve ser selecionado levando em consideração o peso total da cerca. Chapas mais pesadas e volumosas requerem a instalação de uma moldura feita de tubos perfilados de parâmetros significativos.

Cerca seccional feita de chapas onduladas
Uma cerca seccional sobre uma fundação decora o local e é uma estrutura permanente. A construção de tal cerca pode ser realizada de acordo com solicitações individuais; a chapa perfilada se adapta perfeitamente aos mais modernos projetos de design

Além disso, você pode comprar itens consumíveis: tinta, tampões para tubos e tiras de vedação superiores. O cálculo preciso de materiais e componentes permitirá que você conclua a construção rapidamente e não gaste dinheiro extra.

Cálculo da quantidade necessária de material

Para uma cerca contínua, é necessário dividir o perímetro da estrutura pela largura de uma folha, levando em consideração a sobreposição. Para os seccionais, divida o perímetro pelo número de seções, se uma folha estiver instalada, e pela largura útil, levando em consideração a sobreposição ao fixar 1,5-2 folhas. Se o portão e o postigo forem costurados ficha profissional, então você precisará adicionar a quantidade de material levando em consideração sua largura.

Para calcular o número de postes de uma cerca contínua, é necessário dividir o comprimento total pelo número de vãos. Via de regra, a distância entre os apoios não ultrapassa 2-3 M. Para os seccionais: a distância entre os pilares é igual à largura da chapa ou à largura útil se o vão for preenchido com 1,5-2 chapas.

A altura dos suportes é calculada com base na altura da chapa e 30% para profundidade. É necessário levar em consideração que serão necessários apoios principais nos cantos do perímetro para a instalação de portões e cancelas.

Componentes de cerca
Antes de iniciar a construção, é necessário fazer uma estimativa precisa das peças necessárias e levar em consideração a conformidade dos parâmetros técnicos de todos os componentes.

As ligações transversais entre pilares são adquiridas com base no seguinte cálculo: o perímetro é multiplicado por 2 ou 3, dependendo da altura da cerca. Por exemplo, se for instalada uma cerca de 50 m de comprimento, serão necessárias 100 toras (altura da estrutura até 1,5 m) e 150 peças (para uma versão superior).

Acessórios e componentes:

  • placa de suporte ou suportes, caso se opte por trabalhar sem soldagem: calculado pelo número de pilares e vigotas;
  • tampas para o topo de cada postagem. Você pode adquirir bonés simples ou decorativos;
  • hardware: as fixações são feitas ao longo das duas ondas externas e através de duas ondas no lag. Você precisará de 6/9 peças com 2/3 conexões cruzadas. A quantidade total será obtida multiplicando o consumo por 1 chapa por todas as chapas utilizadas na construção. Comprar hardware É mais rentável em caixas de 250 peças, arredondando o custo;
  • faixa final para decoração do topo da cerca: o perímetro da estrutura é dividido pelo comprimento de uma faixa (2 m), levando em consideração a sobreposição de ligação durante a instalação;
  • tinta: você precisará de uma lata de spray para pintar possíveis danos mecânicos e lascas.As marcas de pintura devem ser idênticas às ficha profissional.

Para a obra será necessário adquirir cimento e areia para preparar a solução, cuidar das ferramentas necessárias e dos recipientes de construção.

Instalação de uma cerca de folha perfilada

A instalação de uma cerca em chapa ondulada começa com a preparação do local e a marcação do perímetro, tendo em conta os dados do desenho. Em seguida, a fundação é lançada e os pilares de suporte são instalados. Na próxima etapa, as toras são fixadas nos pilares de sustentação e as chapas perfiladas são montadas na moldura resultante.

Profundidade de escavação de pilares
Ao escavar em pilares sem fundação, a instalação de uma grelha (ligação ao solo) tornar-se-á relevante. Esta opção aumentará significativamente a rigidez da estrutura

Após a conclusão de todo o trabalho de instalação, você precisa inspecionar cuidadosamente a estrutura em busca de chips. Se algum for encontrado, ele será pintado para combinar com a cerca.

Cada etapa possui características próprias e exige estrita adesão à tecnologia.

Etapa #1 – marcação da linha da cerca

Na fase preparatória, a linha da cerca está limpa de plantas e objetos estranhos. Recomenda-se cortar ou preencher áreas com terrenos particularmente irregulares para evitar possíveis problemas de instalação.

Marcando a área para a cerca
Esta etapa requer uma medição cuidadosa das distâncias e contornos da futura cerca, para que no futuro não seja necessário cortar ou estender telhas e toras

Ao marcar o local, são marcados os pontos extremos - os cantos da cerca. Onde a instalação de pilares é necessária, são cravadas estacas. Os pontos extremos são conectados por uma corda, que mostrará a localização direta da cerca.

Em seguida, as balizas marcam a localização dos apoios intermediários (2-3 m) conforme desenho, nos locais selecionados um fio de prumo ou nível determina o local exato onde os pilares serão escavados.

Etapa #2 - instalação de pilares de sustentação

O método de instalação da cerca é selecionado: usando uma fundação em faixa ou em postes. Esgrima usando folha perfilada refere-se a estruturas leves e não requer fundação enterrada. Se você decidir construir uma base permanente, então será bastante adequado raso fundação 300-400 mm.

Para evitar o levantamento do solo e garantir a confiabilidade da fundação, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

  • fundação para pilares de sustentação (nos cantos de trechos retos): a profundidade da cava deve ser 30% da altura do pilar;
  • para pilares intermediários é suficiente uma profundidade de 25% da altura do pilar;
  • em ambos os casos, será necessário levar em consideração adicionalmente o espaço para a construção de uma almofada de brita e areia;
  • A largura da fundação pode ser insignificante, devendo ser selecionada levando em consideração os parâmetros das estantes.

Ao instalar uma fundação em tira, é cavado um poço de fundação e instalada uma fôrma (removível ou permanente).

Cerca em uma área irregular
Ao construir uma fundação em áreas com diferenças significativas de altura, é necessário levar em consideração a diferença de níveis de seções individuais da cerca

Os pilares são instalados nos pontos designados: o solo é retirado com uma broca, é feita uma almofada e os suportes alinhados a prumo são concretados. Por fim, toda a área é reforçada e preenchida.

Com solos estáveis ​​​​e paisagens simples, basta concretar os pilares sem lançar a fundação. Depois que o concreto atingir sua resistência operacional, você poderá começar a fixar as vigas.

Etapa #3 - instalação de logs

A ligação dos pilares de sustentação pode ser feita por soldagem e fixação. No primeiro caso, a soldagem é realizada em toda a área de contato entre a tora e o tubo, após limpeza prévia da superfície.Ao usar suportes, não é necessária a ajuda de um soldador e esta é uma forma igualmente durável de criar uma moldura.

As travessas podem ser fixadas de diversas maneiras: na frente, ponta a ponta (idealmente para estruturas sólidas), na parte traseira através de um suporte (para modelos seccionais) e na lateral do suporte (para fixação não apenas na viga , mas também para o pólo).

A escolha do método de conexão depende do tipo e comprimento da cerca, bem como dos requisitos de confiabilidade e estabilidade da estrutura.

Etapa #4 - fixação folha perfilada no quadro

Para manter a geometria da folha ao montá-la na moldura, é necessário fixar a primeira folha no ponto superior, alinhar a segunda borda com um nível e fixá-la. Então eles colocaram o resto parafusos auto-roscantes. As folhas subsequentes são montadas sobrepostas à última onda da folha anterior. A fixação é feita somente pela onda inferior, no local de máxima ajustar para o registro.

Deve-se notar que parafusos auto-roscantes Não aperte demais, isso ajudará a preservar a borracha da junta. É necessário manter distância da folha ao solo e evitar o contato direto com o solo. A fixação é realizada a partir de portão e portões, caso contrário pode haver um pedaço de lençol próximo a eles.

Fixação de placa
Se você não possui uma máquina de solda e as habilidades necessárias para trabalhar com ela, suportes ou placas soldadas em postes também servirão para o trabalho.

A última etapa será fechar as pontas dos tubos com tampas decorativas ou tampões simples. Ao decidir instalar as faixas superiores, é necessário levar em consideração a largura da onda para garantir uma conexão estanque. As tiras são fixadas nas extremidades, levando em consideração rolando ou sem ele.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas para instalar uma cerca usando folhas onduladas. Qual fichas profissionais e qual opção de revestimento é mais adequada. Quando é necessária uma base e por quê? Como instalar postes e quais características devem ser levadas em consideração:

São os defeitos de instalação que causam problemas no funcionamento subsequente da cerca. Uma cerca bem instalada folhas onduladas serve por muito tempo, decora o ambiente e protege de sem ser convidado convidados. Se você decidir construir uma cerca sozinho, leve em consideração os conselhos de especialistas e tudo dará certo para você.

Você já se deparou com a instalação de uma cerca feita de papelão ondulado? Que dificuldades você encontrou durante o processo de instalação e como as superou? Conte aos nossos leitores sobre isso. O formulário de contato está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica