Switch com temporizador de desligamento: como funciona e qual tipo é melhor escolher

Desligar a energia à vontade e sem esforço físico é uma realidade, assim como uma xícara fumegante de café da manhã na mesa.Existem muitas opções para utilizar um dispositivo inteligente deste tipo: desde o uso doméstico até a otimização dos mais complexos processos de produção.

Um interruptor com temporizador de desligamento ajudará a concretizar a ideia, permitindo interromper o fluxo de energia elétrica para o equipamento no momento certo. O artigo que propomos descreve o princípio de funcionamento e descreve os tipos de dispositivos. Para ajudar futuros compradores, são fornecidas recomendações de seleção.

Tipos de dispositivos comutados

Todos os modelos de interruptores oferecidos por vários fabricantes diferem em aparência, material de fabricação, capacidades e, consequentemente, preço.

Além disso, o custo de uma unidade de produto também é influenciado pelo reconhecimento da marca - os dispositivos chineses se destacam favoravelmente em relação aos concorrentes. Se desejar, você pode escolher um dispositivo multifuncional a um preço mais do que razoável.

O método de controle à disposição do usuário é uma das características pelas quais todos os produtos podem ser classificados.

O uso deste último não se limita à iluminação – os dispositivos podem ser configurados para regular qualquer objeto que utilize corrente elétrica para seu funcionamento. São ventiladores, chaleiras, caldeiras e outros eletrodomésticos. E sistemas de ar condicionado, abastecimento de água e aquecimento.

Além disso, os dispositivos são divididos de acordo com o tipo de instalação (oculta e externa), conexão dos contatos no mecanismo (parafuso ou placa), tensão suportável, grau de proteção contra poeira e umidade.

Recursos de dispositivos com temporizador

Os interruptores com mecanismo de relógio/temporizador permitem controlar a luz, ligando-a/desligando-a num determinado momento. Eles diferem na forma como são controlados, na aparência e na funcionalidade.

Principais tipos de dispositivos

Dispositivos comutados com retardo de tempo são muito procurados para uso doméstico e industrial. Podem ser instalados em patamares de edifícios altos, na entrada de uma habitação privada, garagem, cave e em escritórios.

Também são utilizados para otimizar processos produtivos, quando é necessário definir um intervalo de tempo claro para o funcionamento de mecanismos ou equipamentos individuais.

Switch com sensor de movimento e temporizador
Esses switches geralmente possuem uma gama ampliada de recursos fornecidos pelo fabricante ou pelo próprio proprietário. Graças a dispositivos adicionais, eles serão acionados por som, luz, movimento

Sensores que respondem a um estímulo externo na forma de palmas, a aparência de um objeto no campo de visão, etc., são montados diretamente no corpo da chave.

O temporizador do dispositivo comutado, dependendo do princípio de configuração, pode ser mecânico ou eletrônico/digital.

O usuário pode controlá-lo definindo as configurações desejadas das seguintes maneiras:

  • girando a roda de ajuste ou colocando os microinterruptores na posição desejada;
  • utilizando os botões contidos no painel frontal, que podem ser físicos ou táteis;
  • defina comandos para ligar/desligar remotamente - a partir de um controle remoto ou gadget.

O tamanho do intervalo de tempo que faz com que o disjuntor desarme pode ser de vários segundos, minutos, horas, dias ou semanas. Existem modelos cuja operação está prevista para 365 dias consecutivos.

Para controlar o funcionamento de eletrodomésticos específicos, como lâmpada, cafeteira ou esquentador, são frequentemente utilizados temporizador tipo soquete - um dispositivo inteligente com uma ampla gama de produtos.

O custo dos dispositivos depende inteiramente dos recursos - quanto mais houver, mais você terá que pagar pela compra.

Como funciona o interruptor horário?

O princípio de funcionamento dos dispositivos de comutação com temporizador baseia-se no fato de eles fecharem ou desconectarem o circuito elétrico no período de tempo desejado e especificado pelo usuário, privando de energia o dispositivo controlado. Como resultado desta ação, as luzes do cômodo desejado são apagadas sem a participação física do proprietário neste processo.

Para garantir o funcionamento do dispositivo, seu mecanismo de funcionamento é equipado com microcircuito, relé temporizado, microcontroladores, diodo retificador, resistores e outras peças que participam da organização do controle inteligente e econômico de iluminação, ventiladores ou outros equipamentos.

Dispositivo de ajuste mecânico
Nos dispositivos com ajuste mecânico, os ciclos de operação são definidos girando o dial, e nos análogos eletrônicos - pressionando os botões necessários no painel frontal ou no controle remoto

Os temporizadores acionados mecanicamente funcionam graças a microinterruptores que ativam os relés. São esses elementos de design que permitem ligar/desligar a linha de alimentação quando ocorre um momento especificado pelo usuário.

Os interruptores de soquete são amplamente utilizados entre os modelos baratos. Eles podem ser configurados por qualquer usuário, mesmo sem gadget e conexão com a World Wide Web. Para isso, deve-se escolher a opção com controle mecânico.

Cada segmento de modelos mecânicos pode corresponder de 15 a 30 minutos. Isso é típico de adaptações diárias.

Uma característica distintiva dos aparelhos inteligentes com temporizador é a dependência da rede. Eles podem ser:

  • completamente dependente;
  • Autônomo.

No primeiro caso, o dispositivo precisa de energia e qualquer interrupção no fornecimento de energia leva à falha do programa.

A segunda opção é a independência de uma fonte externa. Mais precisamente, pode ser parcial, quando, se houver eletricidade disponível, o dispositivo a utiliza e, quando desligado, passa para energia reserva.

Para tanto, o projeto contém uma bateria projetada para um determinado tempo de operação. Para alguns modelos pode chegar a um dia ou mais. Um dispositivo comutado com controle eletrônico é configurado por meio de botões ou de um aplicativo móvel.

O número de comandos especificados e o método de programação dependem da complexidade do dispositivo e podem variar. Todos os detalhes estão indicados no manual de instruções fornecido junto com o interruptor e as ferramentas de montagem.

Que tipo de dispositivo é melhor escolher?

Antes de comprar, você deve descrever claramente suas necessidades. É disso que depende o modelo de um dispositivo comutado com temporizador, que pode idealmente satisfazer todas as solicitações do usuário.

É necessário definir claramente o local de instalação e as funções necessárias que serão responsáveis ​​​​pela execução dos comandos - é possível que para isso seja necessário adquirir acessórios adicionais em forma de sensores. Ou escolha uma modificação em que todos esses elementos já estejam integrados ao design do dispositivo inteligente.

Switch com proteção contra umidade
Para instalação no banheiro, subsolo, no patamar, antes de entrar em casa, é melhor olhar mais de perto os modelos com proteção contra vândalos, poeira e umidade

Ao escolher, você precisa considerar os seguintes fatores:

  • capacidades técnicas - para qual voltagem o produto foi projetado;
  • tipo de controle desejado - mecânico ou digital;
  • tipo de instalação - em tomada, caixa de tomadas, caixa de distribuição, em trilho DIN;
  • condições de operação - é necessária proteção contra umidade?

Para não se confundir com a variedade de modelos, você precisa decidir a qual estímulo o interruptor horário deve responder. Ou o início da hora especificada do dia é suficiente.

Ao escolher entre modelos mais simples, você precisa decidir qual frequência é necessária ao controlar o desligamento dos dispositivos. Se estamos falando de processos que se repetem diariamente, então você pode escolher a opção diária.

Quando se trata de acionamento em determinados dias da semana ou mês, você precisará de um aparelho com cronômetro semanal ou mensal. Esta escolha custará mais.

Mas para automatizar o controle de diversas linhas de alimentação e dispositivos nelas instalados, é adequada uma modificação mais complexa na forma de um interruptor multifuncional.

Quanto aos fabricantes, usuários com muitos anos de experiência no uso de dispositivos inteligentes de comutação com retardo falam bem de empresas como Legrand, Feron, Livolo, Orbis.

Irá familiarizá-lo com os tipos e marcações de switches inteligentes próximo artigo, onde, além das questões elencadas, são fornecidas orientações para seleção e listadas regras de conexão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Visão geral dos interruptores que reagem ao movimento de um objeto dentro do seu campo de visão:

Como programar corretamente um temporizador eletrônico para uma chave tipo soquete. Sobre isso no vídeo:

As regras para instalação de dispositivo com temporizador de desligamento eletrônico em placa de apartamento estão descritas no vídeo:

Depois de se familiarizar com a variedade de modelos de switches, suas características e as diferenças entre os diferentes tipos, você poderá escolher a solução mais adequada para sua casa.

Antes de comprar, é importante estudar cuidadosamente as características técnicas e regras de programação do aparelho e atentar para sua capacidade de funcionamento com a alimentação desligada.

Conte-nos como você selecionou um switch com temporizador integrado e usou um dispositivo útil na vida cotidiana. Talvez você tenha em seu arsenal informações que serão úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos sobre o tema, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Aline

    Esta é simplesmente uma invenção maravilhosa! Na nossa casa, os trabalhadores aconselharam-nos a instalar interruptores com temporizadores para as luzes e para alguns aparelhos eléctricos. Isto acabou sendo especialmente conveniente para a caldeira. À noite a água não é aquecida, mas de manhã há sempre água quente à espera, mesmo a tempo da nossa família acordar. Claro que esse não é o prazer mais barato, mas a comodidade vale a pena!

  2. Sergei

    Não concordo muito com a sua opinião, Alina. Se a casa for grande, esses dispositivos economizarão muito tempo e esforço. Mas usar apenas um timer com luminárias, na minha opinião, é um grande luxo. Para iluminar ambientes internos de casa, é ainda melhor instalar dispositivos com sensores que respondam à presença humana. Eu instalei estes e eles me economizaram muito dinheiro. A conta de luz caiu sensivelmente. E no tribunal ele passou completamente sem eles. Instalei minilâmpadas movidas a energia solar.

    • Ter esperança

      E qual é o luxo de usar temporizadores? São utilizados não só e nem tanto com luminárias, mas também com convectores, caldeiras, etc.

  3. Ajuda! Procurei em todos os sites com lojas por aí, não encontrei um switch como o da sua foto, que com timer sem display o tempo de atraso é selecionado por um botão…. Onde posso encomendá-lo... Bem, eu realmente preciso disso...

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. Tente procure aqui.

  4. Alexei

    Olá.
    Talvez eu possa obter alguns conselhos de você.
    Você precisa de um switch com temporizador e capacidade de comutação remota.
    Pode ser rádio, wifi ou GSM, mas deve ter um temporizador.
    É necessária a iluminação do terceiro andar com possibilidade de acender a partir do apartamento e do primeiro andar e desligar automaticamente pelo tempo necessário para subir/descer.
    Ficarei feliz em ouvir bons conselhos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica