Ar condicionado ou sistema split - o que é melhor? Revisão comparativa

Se uma pessoa pensa em como melhorar as condições climáticas em sua casa ou escritório, surgirá um dilema sobre o que é melhor - um ar condicionado ou um sistema split. Isso acontece porque cada um desses tipos de equipamentos tem suas vantagens e desvantagens – ou seja, não existe uma opção ideal.

O artigo que propomos descreve detalhadamente as características de design e o princípio de operação dos equipamentos de controle climático. Para facilitar o processo de avaliação dos aspectos positivos e negativos, comparamos as características. Nossas recomendações ajudarão você a fazer a escolha certa.

Diretrizes para seleção de equipamentos

Em sua essência, os condicionadores de ar e os sistemas split são duas variedades do mesmo tipo de equipamento popular de controle climático. Ou seja, eles são projetados para resolver os mesmos problemas e o princípio de seu funcionamento é semelhante.

A única diferença é que o ar condicionado é monobloco, ou seja, seu corpo é um bloco, e cada sistema split oferecido aos clientes é composto por duas partes. Além disso, são sempre colocados em locais diferentes - um deles é instalado fora da sala aquecida e o segundo dentro.

Como a funcionalidade dos modelos monobloco e dos sistemas split é semelhante, todos eles são capazes de resfriar efetivamente o ar em ambientes residenciais, de trabalho e em qualquer outro ambiente relativamente pequeno. Ao mesmo tempo, o ar é desumidificado. É necessário garantir conforto suficiente no ambiente e prevenir o desenvolvimento de bactérias.

Unidade de parede com sistema dividido
A unidade interna montada na parede do sistema split garante distribuição uniforme de ar quente

Além disso, hoje uma característica importante dos condicionadores de ar e sistemas split é a versatilidade. Como resultado, o aquecimento acompanhado de desumidificação pode não ser a única função disponível para o utilizador. Portanto, qualquer pessoa pode adquirir uma unidade que forneça adicionalmente ventilação e filtragem.

No entanto, você deve saber que as funções listadas para ambas as variedades podem ser consideradas nada mais do que adicionais. Uma vez que existem uma série de restrições operacionais. Por exemplo, é ideal usar o modo de ventilação apenas no inverno, se o ar quente se acumular na parte superior e estiver frio perto do chão.

A filtragem geralmente permite lidar apenas com poeira, mas cada vez mais os fabricantes estão equipando seus produtos com:

  • ionizadores — concebido para destruir bactérias, purificar o ar de odores e outros contaminantes;
  • filtros finos - servem para limpar o ar de vários alérgenos, mofo, etc.

Mas apenas os condicionadores de ar pertencentes à categoria mais cara, que não são acessíveis a todos, ainda poderão ser comparados em eficiência aos purificadores de ar.

Unidade interna com sistema split
Existem muitos modelos no mercado relacionados a sistemas split. Você pode instalar esse equipamento em um apartamento em um prédio de vários andares, casa de campo ou propriedade rural

E todos os modelos relacionados aos tipos de equipamentos especificados são domésticos. Ou seja, são utilizados para refrigeração de apartamentos, pequenos comércios, restaurantes, residências particulares, escritórios. Para o tratamento do ar em salas grandes, são utilizadas unidades de uma classe completamente diferente, consideradas profissionais.

Tipos de condicionadores de ar modernos

Se um potencial comprador precisa entender o que é melhor - um ar condicionado monobloco ou um sistema split composto por várias partes, então ele deve começar familiarizando-se com os tipos deste equipamento. E muitos deles foram criados por conveniência.

Os sistemas divididos são ainda divididos em:

  • cassete — montado no espaço entretetos, pertence ao grupo equipamento com fornecimento de ar fresco;
  • canal – são instalados entre os tectos principais e falsos e permitem arrefecer o ar em várias divisões necessárias ao mesmo tempo;
  • montado na parede - o nome indica a característica principal;
  • chão - ao contrário de todos os tipos de modelos de parede, permitem evitar a exposição a fluxos de ar diretos sobre as pessoas na sala. Além disso, esse tipo de equipamento distribui as massas resfriadas de maneira mais uniforme, o que é uma vantagem significativa.

As unidades canalizadas devem a peculiaridade de seu funcionamento aos canais distribuídos em salas adjacentes. São tubos corrugados comuns, com a ajuda dos quais são selecionadas as massas quentes e fornecidas as frias. O equipamento permite climatizar um apartamento com vários cômodos, amplo escritório, etc.

Se houver necessidade de processar o ar em várias salas, é lógico usar sistemas multi-split eficientes.Sua peculiaridade é que qualquer número de internos está conectado a uma unidade externa. Além disso, podem ser de diferentes potências, marcas e localizados a diferentes distâncias da parte externa do sistema.

Sistema de divisão de duto
O duto de ar do sistema de divisão de duto está circulado em vermelho e a própria unidade interna pode estar localizada na sala ao lado

Ao mesmo tempo, há uma desvantagem importante, na forma do mesmo bloco externo único. Portanto, se quebrar, todo o sistema de ar condicionado criado pelos proprietários das instalações falhará.

Os condicionadores de ar monobloco são divididos em:

  1. Móvel - o equipamento mais popular deste tipo.
  2. Janela - já cumpriram o seu propósito, por isso esta variedade está representada nas linhas de apenas alguns fabricantes que não estão entre os principais. As razões para a sua impopularidade são a baixa eficiência e o baixo isolamento térmico da sala, onde o ar exterior entra através do design do produto.

Com isso, o tipo monobloco hoje é representado principalmente por condicionadores de ar móveis, compactos e montados sobre rodas. Portanto, eles são convenientes para serem movidos ou transportados para qualquer lugar. Esta é a sua principal característica.

Apresentará uma visão geral das melhores posições no mercado de ar condicionado próximo artigo, que examina detalhadamente esta interessante questão.

Comparação das características mais importantes

Embora muitas características gerais tenham sido listadas acima, as nuances do design têm impacto. Portanto, ambas as variedades apresentam uma série de características únicas de sua espécie, tanto positivas quanto negativas.

Desempenho para resfriamento eficiente

Os produtos monobloco são projetados para salas de ar condicionado com área de 15 a 35 metros quadrados. m.E os modelos relacionados aos sistemas split são mais potentes, o que lhes dá a capacidade de realizar o mesmo trabalho em salas que atingem de 50 a 80 metros quadrados. M. Embora a maioria deles também seja projetada para trabalhar em pequenas áreas.

Ar condicionado móvel
O ar condicionado monobloco cabe perfeitamente no interior e não ocupa muito espaço. Mas a sua característica mais procurada é a mobilidade.

Isso leva à conclusão: os condicionadores de ar monobloco devem ser adquiridos apenas para resfriar o ar em pequenas salas de estar, cozinhas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Enquanto sistemas divididos pode trabalhar de forma eficaz em uma ampla gama de áreas. Esse fator é importante considerar na hora de escolher.

O barulho é a principal desvantagem

O desempenho superior dos sistemas split ocorre porque a parte mais barulhenta do seu projeto, chamada de compressor, está localizada ao ar livre. Portanto, os fabricantes podem fornecer modelos pertencentes a este tipo com qualquer potência necessária, sem o risco de reduzir o conforto da vida das pessoas.

Já nos produtos monobloco, o compressor que emite ruído, devido às suas características de design, está localizado no interior da carcaça e, portanto, em ambiente residencial ou de escritório. Como resultado, os projetistas ficam limitados em sua capacidade de aumentar sua produtividade, o que leva a um aumento no ruído e na pressão sonora.

Esse desconforto vai atrapalhar uma vida tranquila, ler um livro, trabalhar e certamente prejudicará sua saúde. Este é um problema premente e reflecte-se nos actos legislativos de todos os países pós-soviéticos.

Como resultado, as unidades monobloco são inferiores às suas contrapartes de dois blocos, não apenas em potência, o que não é crítica, mas também em ruído.O último ponto é fundamental para muitos potenciais compradores que optam por modelos de um ou outro tipo de ar condicionado.

Ar condicionado de janela
Os condicionadores de ar de janela também são monobloco, mas hoje não são muito procurados, por isso são raros

Mas você não deve tomar uma decisão prematura, uma vez que o nível de ruído dos aparelhos de ar condicionado monobloco é simplesmente ligeiramente superior ao dos sistemas split, mas está dentro da estrutura do bom senso e de vários regulamentos.

Portanto, tudo depende da percepção pessoal de cada pessoa e o recomendado é simplesmente fazer uma comparação. Embora a clara vantagem neste assunto pertença às unidades de dois blocos.

Funcionalidade: nenhum líder claro

Os sistemas split são frequentemente equipados com vários equipamentos adicionais, por exemplo, ionizadores, filtros eficazes, vários sensores de controle, etc.

No entanto, na maioria das vezes, os oponentes dos condicionadores de ar monobloco reclamaram de inconvenientes como a necessidade de drenar o condensado manualmente. Em alguns casos esta operação teve que ser realizada a cada 3 horas.

Além disso, não havia precisão suficiente na monitorização das condições climáticas interiores, o que levou a uma qualidade medíocre de implementação do programa estabelecido.

Mas hoje não é mais incomum encontrar modelos de aparelhos de ar condicionado monobloco que não apresentam as desvantagens listadas. Eles podem remover a umidade de forma independente para o trocador de calor, de modo que você não precisa mais dedicar tempo ao ar condicionado a cada poucas horas.

Instalação de ar condicionado móvel
Em um ar condicionado monobloco, apenas o duto de ar fica em contato com o ar externo, o que agrega confiabilidade ao produto

E também nos últimos anos, a qualidade do controle da temperatura ambiente melhorou significativamente e, como resultado, os erros dos modelos dos principais fabricantes tornaram-se insignificantes. Por exemplo, os aparelhos de ar condicionado monobloco da Electrolux apresentam há muito tempo desvios de 1 °C, o que é bastante decente.

Se um potencial comprador pretende utilizar o equipamento durante todo o ano, inclusive para aquecimento, deve-se atentar para a disponibilidade dessa oportunidade. Já o aquecimento com sistemas split é recomendado apenas no período primavera-outono, ou mais precisamente, até -5 °C.

Portanto, na maioria dos casos, um ar condicionado não substituirá os principais tipos de aquecimento (sistema centralizado ou autônomo).

Você pode ignorar a regra declarada de que, na pior das hipóteses, tudo terminará em fracasso ao iniciar sob forte geada. Se o resultado for favorável, a unidade poderá sobreviver apenas 2 a 3 invernos, o que não é suficiente, dado o custo dos modernos aparelhos de ar condicionado. A razão para a curta vida útil será o aumento do desgaste das peças carregadas do compressor.

Equipamentos adicionais ajudarão a evitar tais problemas, mas mesmo isso não impedirá uma diminuição de 3 vezes na potência em geadas de vinte graus. Isso tornará o sistema ineficaz.

Os condicionadores de ar monobloco não possuem esse recurso - eles estão sempre em ambientes fechados. E para aquecimento, são usados ​​​​aquecedores de cerâmica embutidos que não queimam oxigênio.

Sistema dividido não funciona
Esta é uma unidade externa congelada do sistema split, isso nunca acontecerá com um ar condicionado móvel.

Concluindo, podemos ressaltar que o comprador deve levar em consideração a seguinte característica: a clara vantagem dos sistemas split aparece apenas no segmento dos produtos mais avançados tecnologicamente e, portanto, caros. Portanto, se você tem dinheiro para comprar um aparelho com função de autolimpeza, controle de temperatura e outras opções, então é melhor comprar um sistema split.

Se você não quiser gastar dinheiro com todos os recursos mais recentes, a funcionalidade será de nível semelhante. Portanto, será necessário fazer uma escolha baseada em outras vantagens e desvantagens.

Confiabilidade e mobilidade de dispositivos

Parece que produtos estruturalmente semelhantes e igualmente funcionais deveriam ter confiabilidade semelhante. Isso é verdade, mas as unidades externas de absolutamente todos os sistemas split operam em um ambiente mais agressivo, o que reduz significativamente a durabilidade desses produtos. Ainda assim, este é um processo natural e não há do que reclamar.

O bloco externo de qualquer modelo é rigidamente fixado à parede externa e o bloco interno à parede ou piso. Acontece que todo produto pertencente a este tipo é puramente estacionário.

Esta é uma diferença significativa em relação à maioria dos condicionadores de ar monobloco, que os projetistas instalam em rolos. Com isso, o proprietário pode sempre movê-lo para o canto desejado ou mesmo para outro cômodo, caso haja possibilidade de exaustão de ar quente. Isso ajudará não apenas a obter um resfriamento de alta qualidade, mas também a economizar dinheiro.

Por exemplo, os sistemas split podem tornar o clima confortável em apenas um cômodo. Se precisar resfriar o ar em partes adjacentes do edifício, você precisará comprar aparelhos de ar condicionado adicionais. Mas os produtos monobloco podem ser transportados da cozinha para o quarto e outros cômodos.É verdade que isso não é totalmente conveniente - só é adequado como uma opção econômica.

Instalação de ar condicionado monobloco
É assim que o calor é removido da sala quando um ar condicionado monobloco está funcionando. Estes inconvenientes temporários devem ser levados em conta ao alocar espaço

Os condicionadores de ar monobloco também têm uma limitação significativa na forma de uma mangueira flexível que leva a uma janela ligeiramente aberta ou a um buraco na parede. É impossível prescindir deste elemento, pois foi concebido para retirar o ar quente do exterior da divisão.

Como resultado, os produtos monobloco, segundo muitos usuários, são considerados apenas condicionalmente móveis. No entanto, isso não impede o seu transporte para a dacha, no momento do transporte para outro apartamento alugado.

Também à venda sistemas divididos móveis, mas seus volumes de vendas insignificantes, bem como a relutância da maioria dos fabricantes em desenvolver tais equipamentos, indicam sua impopularidade.

Sobre o custo do trabalho de instalação

Para hoje instalação de um sistema dividido - o prazer não é barato. Mesmo quando não haja dificuldades particulares para realizar esta operação, você terá que desembolsar uma quantia impressionante, igual a 20-30% do custo do produto adquirido.

Você pode economizar dinheiro confiando o trabalho a não profissionais, mas isso é preocupante, pois a durabilidade depende da instalação correta, e de forma significativa.

Instalação de ar condicionado
A instalação da unidade externa de um sistema split é um procedimento complicado e, portanto, caro. Mas você não deve economizar nisso - pode levar a grandes problemas

Os proprietários de aparelhos de ar condicionado monobloco não têm problemas de instalação. Uma vez que funcionará em qualquer lugar onde estiver instalado.Mas com uma limitação - é necessário garantir que o tubo flexível através do qual o ar quente é transportado seja removido para fora de casa ou escritório.

Para isso fazem um furo na parede ou janela, o que também representa um gasto adicional, embora neste caso tudo seja mais simples e barato. Esses trabalhos podem ser substituídos por uma capa feita de tecidos densos de poliéster, como o poliéster.

É colocado de forma rápida e fácil entre o caixilho da janela e qualquer caixilho instalado para ventilação. Em seguida, uma mangueira é conectada ao orifício para remover o ar.

Instalação de ar condicionado
Esta é a aparência da sala onde a unidade interna de qualquer sistema split está instalada. Portanto, é aconselhável planejar a instalação ao mesmo tempo que o reparo

Muitas vezes, os proprietários de aparelhos de ar condicionado monobloco saem da situação conduzindo o tubo diretamente para uma janela ligeiramente aberta. Tal solução só pode ser considerada temporária, porque irá resfriar significativamente o ar, mas a um custo de eletricidade significativamente maior, o que não é lucrativo.

Remoção de calor da sala
Para efeito de comparação: muitas vezes é assim que um ar condicionado móvel monobloco é “montado”, embora esta não seja a maneira mais econômica

Nesta categoria, apesar de todas as limitações e dificuldades, os aparelhos de ar condicionado monobloco têm claramente uma vantagem. Isso significa que os proprietários de tais produtos economizam significativamente na fase de compra e instalação da unidade selecionada.

A importância do design na escolha de um dispositivo

Um ar condicionado monobloco é geralmente uma estrutura com altura de até 70 cm, a largura da maioria dos modelos não excede 40 cm.

O design das unidades internas de um sistema split é muito diversificado, pois apresentam diferentes espessuras e comprimentos. Se necessário, você pode até ocultar esse dispositivo.Os fabricantes oferecem uma ampla gama de cores de carroceria.

Projeto da unidade interna
O design das unidades internas dos sistemas split é muito mais diversificado, este elemento de design pode até ficar oculto

Na prática, os compradores não têm requisitos especiais - na maioria das vezes eles compram produtos brancos clássicos que cabem facilmente em qualquer ambiente de casa, escritório ou loja. Ainda assim, uma pessoa com gosto especial está em melhor situação escolha um sistema dividido devido à maior variedade de soluções de design.

As pessoas que vivem ou trabalham nos andares inferiores dos edifícios devem ter em conta que as unidades externas localizadas ao alcance dos vândalos muitas vezes sofrem com as suas ações.

Para evitar danos ao equipamento, ele deve ser colocado o mais alto possível, caso os vizinhos não se importem. É possível prever estruturas de proteção. O que significa custos adicionais.

Como decidir sobre o equipamento?

Quando for difícil para o futuro proprietário de um ar condicionado fazer seleção de equipamentos de controle climático, então você precisa pegar uma folha de papel e indicar nela todos os parâmetros necessários. E então escolha o tipo de equipamento mais adequado para eles. Em seguida selecione o modelo que pertence ao tipo desejado.

O procedimento pode levar várias etapas. Primeiro você precisa determinar a área exata da sala onde o ar condicionado irá resfriar o ar. Se for até 35-40 m². m, então o tipo desejado deverá ser selecionado posteriormente.

Se a área for maior, apenas um sistema split será a solução ideal, pois é improvável que uma pessoa encontre um ar condicionado monobloco com a potência necessária.

Proteção da unidade interna
Os moradores dos andares inferiores precisarão proteger suas propriedades de vândalos e ladrões. Danos ao equipamento não são incomuns

Em segundo lugar, a questão do ruído deve ser resolvida - é relevante para a maioria dos compradores, por isso não é aconselhável adiá-la. Por que você tem que ir às lojas de varejo, aos amigos e comparar os indicadores de pressão sonora de diferentes modelos para entender se produtos monobloco mais barulhentos são adequados ou optar por sistemas split silenciosos.

Caso a escolha final não tenha sido feita neste momento, então é preciso ficar atento à funcionalidade desejada ar condicionado. Quando se trata de características premium, você precisará de um sistema dividido.

Se você não quer gastar dinheiro com instalação, antivandalismo, viseiras de proteçãoque protegem o ar condicionado da umidade, você deve escolher um modelo monobloco.

Se a escolha ainda não for feita, será necessário usar argumentos adicionais. Por exemplo, pode ser um design adequado. É preciso entender que no caso em que o modelo deve ser móvel, a questão da escolha só deve terminar com a aquisição de um modelo monobloco adequado. Isso se aplica a compradores que alugam moradias, instalações comerciais e residentes de verão.

Não há alternativa para as pessoas que vivem em edifícios classificados como património histórico pelas autoridades e que terão de recusar a aquisição de um sistema split. Já que estragar suas fachadas e demais paredes não é a melhor ideia.

A possível complexidade da escolha indica que nenhum tipo de equipamento apresenta vantagens claras sobre outro. Isto é confirmado pelas estatísticas: mais frequentemente as pessoas compram sistemas divididos, mas esta vantagem está longe de ser esmagadora.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo anexado abaixo ajudará os potenciais compradores a entender rapidamente que tipo de ar condicionado será preferível para eles:

O vídeo fornece uma visão geral dos recursos de um sistema split compacto:

Hoje, os condicionadores de ar monobloco móveis, como os sistemas split, são equipamentos eficazes que podem resfriar o volume de ar necessário e executar uma série de funções adicionais. E se necessário, fará tudo isso automaticamente.

Mas cada um desses tipos tem uma série de vantagens e desvantagens, levando em consideração quais potenciais compradores devem escolher o modelo ideal.

Que tipo de equipamento de climatização você prefere para instalação em casa ou no campo? Conte-nos qual foi o fator decisivo na sua escolha. Deixe comentários no bloco abaixo, compartilhe informações úteis e fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Claro, um sistema dividido é muito melhor. Moramos em um chalé, compramos na M-video há cerca de 2 anos por uma promoção com instalação gratuita. Refresca perfeitamente o ar, mas consome muita energia, por isso tentamos usá-lo com pouca frequência.

    Gostaria de ressaltar que o autor não mencionou um fator tão importante como a densidade da parede, se for frágil nada funcionará. O aparelho chacoalha muito, o que afetará até certo ponto a vida útil da estrutura.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Eu entendo, Dmitry, que a unidade externa está fazendo barulho. Precisamos procurar o motivo, que pode ser:

      - mau funcionamento do impulsor - inspecione as pás do ventilador. Você pode encontrar deformações, rachaduras e outros danos. O impulsor precisará ser substituído;
      — mau funcionamento dos rolamentos do ventilador - gire as pás manualmente, avalie a liberdade de rotação, a ausência de sons estranhos. Verifique a folga através das oscilações transversais e longitudinais do eixo.Um rolamento defeituoso deve ser substituído;
      — instalação do ar condicionado em suportes sem amortecedores de vibração de borracha.

      Uma inspeção visual da unidade externa pode revelar outras causas de ruído.

  2. O Split é mais avançado que o ar condicionado. Agora, na minha opinião, ninguém instala ar condicionado, eles se tornaram uma relíquia do passado. Pelo menos entre meus amigos, todo mundo compra imediatamente um split, sem sequer considerar o ar condicionado como opção. Eu também tenho um sistema semelhante há vários anos. Funciona silenciosamente, não resseca o ar e precisa ser limpo uma vez por ano.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Vika. O ar condicionado de janela saindo do mercado é um equívoco. Veja notícias estrangeiras em inglês, naturalmente, sobre esse assunto. Na Carolina do Norte, por exemplo, foram testados recentemente 11 modelos destes “gadgets”. Escolhemos os mais populares – você consegue imaginar quantos deles são oferecidos aos americanos?

      O GE PHC08LY acabou sendo o melhor (não pense que é publicidade - eles não os vendem na Rússia) - entre suas muitas vantagens está o controle de voz: Google Assistant, Amazon Alexa, Apple HomeKit, IFTTT. Há também uma configuração de smartphone. A geladeira é mais barulhenta. Eficiência energética com classificação Energy Star. Também envia um relatório sobre o consumo de energia para o seu smartphone. Acho que seu sistema dividido parecerá uma relíquia do passado.

  3. Anteriormente, tínhamos um ar condicionado monobloco em nossa dacha, que resfriava muito bem o ar. Agora, claro, ninguém vai instalar essas coisas, todos os modernos preferem um sistema split, ele não só resfria perfeitamente o ar, mas também não consome tanto oxigênio. Você pode ficar no seu quarto o dia todo e se sentir normal à noite.Instalamos um sistema split em uma casa particular e estamos satisfeitos até agora.

  4. Dmitry

    Não entendi o tópico do comentário anterior sobre consumir oxigênio. Como isso é possível? Nenhum ar condicionado consome oxigênio. Por que a afirmação de que um sistema split separado precisa ser instalado em cada sala é considerada um axioma? No meu apartamento (apartamento de dois quartos), o ar em toda a área é suficientemente refrescado por um sistema split instalado na sala.

    • Alexandre

      Em relação ao oxigênio, existem conclusões duvidosas, mas os condicionadores de ar são instalados em cada cômodo por uma razão simples - a distribuição uniforme do frio em cada cômodo individual. Ou seja, você pode instalar um split potente no hall, e ao mesmo tempo deixar a porta do quarto aberta, mas no hall vai funcionar na potência máxima e vai ter madeira de carvalho lá, e no quarto vai seja um pouco legal. Então não sei como você consegue lidar com isso, mas o fato permanece.

      • Especialista
        Alexei Dedyulin
        Especialista

        O princípio “Cada sala tem seu próprio sistema split”, Alexander, é implementado por pessoas que não sabem da existência de sistemas multi-split. A propósito, seu raciocínio no comentário também indica que você não está familiarizado com “multi”. Aconselho você a ler o artigo “Tipos de aparelhos de ar condicionado para apartamentos“- existe uma seção “Equipamentos de controle climático multi-unidades”.

        A mais recente inovação no mercado russo é o inversor FREE Match - ideia da Hisense. Uma unidade externa pode “carregar” 16 (!) internas. Eles são configurados separadamente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica