Ar condicionado com fornecimento de ar fresco: projeto e seleção de sistema dividido de fornecimento
Em casas quentes e confortáveis, muitas vezes surgem problemas com a ventilação natural e, portanto, o teor de oxigênio cai drasticamente.Isto afecta a saúde e a actividade dos proprietários e dos trabalhadores das empresas.
Para resolver o problema, utiliza-se ventilação forçada. Um ar condicionado moderno com ar fresco é um exemplo de equipamento de controle climático eficaz e acessível. Diremos como funciona o equipamento e como escolhê-lo com sabedoria.
O conteúdo do artigo:
- Comparação de condicionadores de ar convencionais e de fornecimento
- O que há de especial nos sistemas multi-split?
- Modelos de dutos de abastecimento
- Tipos de equipamentos com mistura
- Benefícios do ar condicionado multizona
- Dicas para escolher aparelhos de ar condicionado
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Comparação de condicionadores de ar convencionais e de fornecimento
Um erro comum entre os usuários é considerar qualquer sistema de ar condicionado um sistema de ventilação. Na verdade, apenas alguns tipos de equipamentos podem operar em modo de troca de ar ativa com massas de ar externas. Para deixar isso mais claro, vamos primeiro considerar o projeto de um sistema split convencional.
Os condicionadores de ar para uso doméstico, comumente chamados de sistemas split, são um conjunto de dois módulos separados que possuem estrutura diferente um do outro e estão localizados em locais distintos.
O primeiro módulo é uma unidade de evaporação instalada no chão, pendurada na parede ou parcialmente mascarada com forro de teto. O segundo módulo é um dispositivo compressor-condensador remoto, geralmente montado na fachada de um edifício.
O princípio de funcionamento do ar condicionado é simples. Pelas grades de entrada, o ar ambiente entra na unidade, onde é resfriado e depois retirado pelos dutos de ar para o exterior. A mudança na temperatura do ar não se baseia na produção de frio, mas na transferência de energia térmica.
O transportador é o freon, que entra no módulo remoto no estado gasoso e retorna no estado líquido. Para entrar na fase gasosa, o freon retira parte do calor do ar de exaustão do evaporador.
Na verdade, não ocorre nenhuma substituição das massas de ar e o resfriamento (assim como o aquecimento e a filtração) é realizado por recirculação. O equipamento de abastecimento é projetado de forma diferente. Um exemplo de sistema split com organização do fluxo de ar fresco é um dispositivo tipo duto.
É claro que os sistemas split comuns são fáceis de instalar, têm muitas funções adicionais e um belo design moderno, mas, ao contrário dos sistemas de fornecimento de ar, eles não refrescam o ar do ambiente - e esta é sua principal desvantagem.
O que há de especial nos sistemas multi-split?
Falando em condicionadores de ar de forma geral, é necessário mencionar sistemas multi-split, que também são utilizados para equipar apartamentos com vários cômodos, residências particulares, escritórios e edifícios industriais.
Eles diferem dos comuns por possuírem apenas um bloco remoto, podendo haver vários internos. A quantidade mínima é de dois módulos, a máxima é limitada a quatro. Se utilizar mais unidades interiores, o sistema perderá o seu desempenho e não funcionará na capacidade total.
O sistema multi-split nem sempre é utilizado, mas apenas em certos casos em que a instalação de um grande número de unidades externas é impossível por vários motivos:
- o edifício é um monumento histórico ou arquitetônico;
- há proibição de instalação de blocos remotos na fachada;
- Para equipamentos suspensos, a arquitetura do edifício prevê determinados locais limitados em área.
Às vezes, a instalação de um grande número de módulos remotos é recusada por razões estéticas: a bela fachada do edifício, repleta de edifícios de grandes dimensões, parece pouco apresentável.
A vantagem de um multissistema é a instalação de um módulo remoto, as desvantagens são trabalhos complexos de instalação de dutos, redução de produtividade e confiabilidade. Além disso, todos os módulos internos devem operar em modos idênticos: aquecimento ou resfriamento.
Modelos de dutos de abastecimento
A função de substituição das massas de ar de exaustão pelo ar da rua é totalmente implementada apenas em condicionadores de ar canalizados, por isso analisaremos suas características e características de desempenho com mais detalhes.
Um sistema dividido de dutos adequadamente projetado e instalado lida com as tarefas de ventilação e controle do microclima interno.
Características distintivas de um ar condicionado com entrada
Os modelos de recirculação de condicionadores de ar de duto (CC) são semelhantes em princípio de operação aos sistemas split convencionais, mas diferem em design e local de instalação. Módulos internos são embutidos em estruturas de teto suspenso e o ar circula pelos canais que os conectam à unidade externa.
É assim que se parece um modelo simples de recirculação, incapaz de fornecer ar fresco. Para que o sistema execute a função de alimentação, é necessário um aquecedor embutido.Isto é regulado pelas regras do SNiP, segundo as quais o limite inferior de temperatura das massas de ar provenientes da rua deve ser de +14 °C.
Se a temperatura do ar exterior for superior a -15 °C, a função de aquecimento é compatível Bomba de calor. Porém, em temperaturas mais baixas, são utilizados modelos de ar condicionado com aquecedores de água ou elétricos. O equipamento de aquecimento pode ser instalado adicionalmente ou embutido.
Os sistemas de fornecimento de ar programáveis são mais caros do que as modificações convencionais de ambientes com instalação na parede, mas são muito mais eficientes e funcionais precisamente devido à combinação de ventilação e ar condicionado. A quantidade de oxigênio no ar atende às exigências sanitárias, a temperatura é facilmente regulada e a aparência não gera desconforto, pois todas as partes funcionais do sistema estão localizadas em uma área invisível, acima do teto.
Princípio de funcionamento do sistema de abastecimento
Para transportar o ar da rua para as instalações, são fornecidos dutos de ar, que os sistemas split convencionais não possuem. Primeiro, o ar da rua passa pela unidade externa para um canal isolado e depois para a câmara de mistura. Lá, o ar que entra se combina com o ar de exaustão, refrescando-o.
Em seguida, a mistura de ar passa pelos filtros e, conforme o modo selecionado, é processada. As massas de ar são desumidificadas, aquecidas ou resfriadas. Depois disso, o ar purificado, filtrado e parcialmente refrescado a uma determinada temperatura entra nas instalações.
Normalmente, a temperatura mantida depende inteiramente da estação. No verão, os dutos de ar condicionado funcionam para resfriamento, no inverno - para aquecimento. Na estação fria, o funcionamento da bomba de calor é suficiente, não sendo necessário utilizar o aquecedor durante este período.
Tipos de equipamentos com mistura
Como você já entendeu, apenas equipamentos de dutos com dutos de ar e aquecimento podem lidar totalmente com a substituição do ar por ar fresco. No entanto, alguns outros tipos de modelos também podem ventilar, mas dentro de 10% da sua capacidade.
A parcela de ar fresco é frequentemente chamada de “mistura”, a maior parte das massas de ar é ocupada pela “exaustão” processada na unidade interna.
Modelos de parede tradicionais
Os modelos cuja unidade interna é montada na parede são os mais populares para a melhoria de instalações residenciais.
Existem modelos que proporcionam um microclima confortável em uma área de 10 m², mas também existem equipamentos mais potentes projetados para salas de até 100 m². Não faz muito tempo, surgiram modelos de inversores equipados com ventilador de alimentação e exaustão.
Independentemente de o ar condicionado estar operando no modo de aquecimento ou resfriamento, o sistema de alimentação e exaustão pode operar em paralelo. Um exemplo de dispositivo de parede com função de fornecer ar da rua é a série Air Exchanger da famosa marca HITACHI.
A unidade evaporativa montada na parede pode ser instalada em qualquer lugar da sala, mas a área próxima à janela é preferível. Quanto mais curta for a linha entre as unidades interior e exterior, maior será a produtividade do equipamento. Os modelos de parede distinguem-se por um design agradável e uma vasta gama de opções adicionais.
Sistemas de ar condicionado cassete
Muitas vezes, em edifícios públicos, você pode encontrar aparelhos de ar condicionado com módulos internos do tipo cassete. Esses sistemas são adequados para atender grandes áreas - de 40 m² a 150 m². Eles têm alto desempenho e são caracterizados por níveis mínimos de ruído.
O desempenho dos aparelhos de ar condicionado tipo cassete é de 3 kW a 15 kW, as principais funções são baixar a temperatura ambiente ou operar em modo bomba de calor.
Um projeto comum é aquele em que o ar é retirado do corredor através de um orifício central e fornecido através de quatro guias em diferentes direções. Se for usado um cassete, ele será montado em uma estrutura suspensa no centro da sala.
No mercado você encontra modificações tradicionais e sistemas de cassetes com mistura. Por exemplo, os condicionadores de ar Airwell CK são projetados para instalação de sistemas multi-split e, graças ao aquecedor e aos dutos de ar integrados, fornecem um fornecimento dosado de ar fresco.
Vantagens: belo design e alto desempenho; desvantagem: instalação somente em estrutura suspensa.
Dispositivos de piso-teto
Em algumas divisões não existem condições para a instalação de modelos cassete e o desempenho dos aparelhos de ar condicionado de parede não é suficiente. Neste caso, são utilizados dispositivos universais de piso-teto, que possuem fixações tanto para instalação no piso quanto para suspensão no teto.
A climatização é realizada graças a um fluxo de ar purificado, que é direcionado ao longo do teto ou da parede - dependendo do local de instalação. A potência mais alta dos dispositivos é de 15 kW, mas para salas relativamente pequenas (40 m²) equipamentos com parâmetros de 5 a 6 kW são suficientes.
Modelos de coluna de sistemas divididos
Como o nome sugere, os aparelhos de ar condicionado têm o formato de colunas voltadas para o teto. Superam outros tipos em potência (em média 17 kW) e podem atender salas de até 180 m².
O princípio de funcionamento dos modelos tipo coluna é o mesmo dos aparelhos de ar condicionado anteriores, mas diferem no fornecimento de ar purificado. O jato não é direcionado ao longo das paredes ou ao centro da sala, mas em direção ao teto. Lá, o ar resfriado diverge em diferentes direções e desce, deslocando o ar já aquecido.
Os modelos de recirculação com mistura parcial de ar limpo apresentam alto desempenho, mas seu nível de ruído é superior ao dos tipos de aço - até 50 dB.
Benefícios do ar condicionado multizona
A manutenção multizona de instalações é uma versão mais avançada dos sistemas multi-split, que cria um certo microclima em uma grande área. Diferença fundamental de sistemas divididos padrão – aumento da extensão das rodovias conectando módulos localizados em locais diferentes.
Vantagens de um sistema multizona:
- até 20 unidades internas podem ser conectadas a 1 unidade remota;
- a distância do módulo interno ao externo é de até 150 m (em alguns casos mais);
- a diferença de altura entre os módulos é de 50 m.
Graças aos parâmetros listados, o módulo remoto externo é instalado nos locais remotos mais convenientes - no sótão, no telhado, no quintal atrás de uma cerca, etc.
O sistema multizona é mais econômico, pois o controle equipamento de controle climático inversor permite alterar a potência do sistema dependendo do número de unidades internas em funcionamento.
Nesse caso, você pode usar módulos completamente diferentes em tipo e desempenho. O ajuste e o controle do funcionamento de todos os equipamentos podem ser feitos em modo sistema, a partir de um controle remoto.
Você pode comparar sistemas de controle climático convencionais e invertidos e ter uma ideia de seus prós e contras lendo nosso artigo proposto. Antes de fazer uma escolha decisiva, vale a pena se familiarizar com informações úteis.
Dicas para escolher aparelhos de ar condicionado
Antes de comprar um sistema dividido para uso doméstico ou de escritório, você deve primeiro decidir se é necessária ventilação. Talvez a sala esteja equipada com um sistema de ventilação eficaz e não necessite de dispositivos adicionais deste tipo.
Se a troca de ar for fraca, preste atenção aos modelos de condicionadores de ar insuflados.
Se os tetos forem baixos (por exemplo, 2,5 m), a ideia de modelos de teto não combina com você. Talvez, com base nas características técnicas, seja possível selecionar um dispositivo com módulo de parede, que introduz simultaneamente o ar da rua.
Para salas maiores, será necessário um modelo mais eficiente, por exemplo, com instalação piso-teto. Os lobbies, foyers e lobbies dos hotéis são caracterizados por grandes volumes. Além dos sistemas de dutos, neles são instalados modelos de colunas, caracterizados pela produtividade e altas taxas de troca de ar.
Independentemente do tipo de dispositivo, é necessário analisar suas características técnicas e características de desempenho: esclarecer para que área o modelo se destina, qual a sua potência, se é possível conectar módulos adicionais.
Os mais recentes aparelhos de ar condicionado programáveis com uma grande lista de opções adicionais são muito mais caros, mas algumas características são verdadeiramente importantes.
Ele apresentará as diretrizes para a escolha de um sistema split para organizar uma casa de campo e um apartamento na cidade. próximo artigo, contendo informações com respostas a dúvidas de potenciais compradores.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para entender melhor o design e o princípio de funcionamento dos sistemas split de ar condicionado, sugerimos assistir a vídeos de visão geral.
Vídeo nº 1. Revisão dos condicionadores de ar duto Haier:
Vídeo nº 2. Sobre as vantagens dos modelos de tipo de canal:
Vídeo nº 3. Mais informações sobre sistemas multizonas:
Para enriquecer o ar de uma sala com oxigênio, não é necessário manter uma janela aberta ou instalar ventilação adicional. Às vezes basta escolher com sabedoria um modelo de ar condicionado que, se necessário, não só irá resfriar/aquecer o ambiente, mas também realizar a troca de ar.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Você deve estar ciente das nuances de escolha e instalação de aparelhos de ar condicionado que fornecem ar fresco e que não são abordadas no artigo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis e sua opinião, publique fotos temáticas.
Existe algum tipo de problema com os sistemas divididos: o mercado está inundado com falsificações chinesas baratas. Durante o verão, os nossos técnicos não tiveram tempo de se deslocar aos diferentes escritórios e aceitar pedidos de reparações. Assim que estiver um pouco mais de 25 graus lá fora, eles imediatamente começam a quebrar. E nos escritórios eles não entendem de split, compraram tudo o mais barato que tem no mercado, e querem que seja legal e que tudo funcione, mas isso não acontece, tem que pagar tudo.
O mercado, Vasily, não é formado por fornecedores, mas por compradores. Em outras palavras, o que as pessoas comuns compram, os vendedores compram. Os russos não têm dinheiro suficiente para sistemas split confiáveis, e os escritórios compram aparelhos de ar condicionado por meio de licitações. O critério é um só: ganha o fornecedor que oferecer o menor custo.
Neste momento estamos escolhendo um ar condicionado para nossa casa, porque... As janelas dos quartos ficam do lado ensolarado, no verão é simplesmente impossível ficar no quarto, faz muito calor. Não fazia ideia que existiam modelos de coluna de ar condicionado! O seu princípio de funcionamento e arrefecimento da divisão agrada-me muito mais do que o dos de tecto. Além disso, os tetos da nossa casa são baixos, por isso não há opções - consideraremos modelos de colunas.
Não confio nesses aparelhos de ar condicionado. A afluência é feita através de um tubo fino e produz no máximo 60 m3/hora, sendo esta a norma para apenas uma pessoa. Apesar de os preços desses aparelhos serem altos.
Você me surpreendeu, Alex, com a implementação do fenômeno “entrou por um ouvido e saiu pelo outro”. Afinal, uma seção inteira descreve a operação dos sistemas de canais - não existem tubos minúsculos ali. E alguns sistemas split convencionais, lembra constantemente o autor, não podem fornecer mais do que 10% do fluxo de ar fresco - um aviso justo que não envolve publicidade.
Por favor, avise, na sala de raios X da odontologia para 1 cadeira, é necessário instalar ventilação de insuflação e exaustão, os projetistas disseram que é possível instalar esse ar condicionado no exterior, os tetos são de 3 m, faremos isso suspenso, a área é de 18 m2.