Tomada de teto sob um lustre: instruções para instalar a tomada no teto
Uma das maneiras mais impressionantes de decorar um lustre no ponto de conexão é uma roseta de teto, que permite projetar de forma impressionante uma luminária de teto. Esconde perfeitamente fios elétricos, clipes de montagem e ganchos. Mas você não sabe qual modelo escolher, como instalar e proteger?
Nós o ajudaremos a entender essas questões. Levando em consideração nossas recomendações, você terá a melhor roseta de teto para lustre. O artigo discute modelos populares vendidos no mercado moderno.
Convidamos você a se familiarizar com o passo a passo de instalação e fixação de tomadas em diversos materiais com fotos visuais de cada etapa. Também lhe diremos quais recursos de instalação devem ser levados em consideração ao conectar. O artigo vem com dicas em vídeo sobre seleção, sutilezas de decoração e instalação por conta própria.
O conteúdo do artigo:
- Opções para rosas de teto
- Principais tipos de pontos de conexão
- Critérios para escolher um modelo corretamente
- Tecnologia de instalação de ponto de conexão
- Características de instalação de tomadas de encaixe
- Fixação de produtos de poliuretano
- Testando a resistência da estrutura
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opções de roseta de teto
A roseta de teto é uma estrutura monolítica ou pré-fabricada montada sobre um substrato, que cobre o local feio onde o lustre é fixado à superfície e o ponto de conexão dos fios elétricos que a ele conduzem.
O conceito de “soquete” foi emprestado dos franceses.No início de seu surgimento, os modelos de teto pareciam flores estilizadas simétricas ou guirlandas de folhagens com folhas divergindo diametralmente do centro.
Hoje, a escolha de texturas e opções de cores é muito mais ampla. Podem ser ornamentos heráldicos, padrões geométricos, composições abstratas com designs despretensiosos que se encaixam perfeitamente em soluções de estilo moderno. Para quem prefere um estilo mais lacônico e moderno, as rosáceas de teto feitas sob encomenda por empresas de confiança são ideais.
O formulário pode ser muito diversificado:
- redondo;
- oval;
- quadrado;
- poligonal;
- com bordas curvas.
Se antigamente esses elementos decorativos funcionais eram usados exclusivamente para decorar tetos, hoje são frequentemente usados para decorar iluminação lateral.
Usando várias rosetas pequenas de tamanhos diferentes, mas com um padrão de repetição semelhante, é conveniente criar instalações originais.
Principais tipos de pontos de conexão
Rosetas estilizadas podem ser perfeitamente combinadas com cornijas, bordas e filetes, atuando como um complemento valioso ao interior, ou assumir o papel de um destaque decorativo brilhante.
Nº 1 - classificação dos produtos por tipo de material
Os primeiros modelos de rosetas de teto eram feitos principalmente de gesso e menos frequentemente de madeira. A produção de produtos modernos de gesso baseia-se em tradições centenárias. A única diferença é que são utilizados aditivos modificadores especiais para melhorar a plasticidade do material.
Os soquetes de gesso são famosos por suas excelentes características técnicas. São “indiferentes” aos efeitos do meio ambiente e não requerem cuidados sérios. Os produtos sintéticos não são menos populares: rosetas de poliuretano e espuma para teto.
O polímero sintético é resistente à deformação sob a influência das mudanças de temperatura, portanto, as tomadas feitas com ele podem ser instaladas em ambientes úmidos e sem aquecimento.
A principal vantagem dos materiais poliméricos é a leveza, o que simplifica muito o processo de instalação. Mas eles não têm detalhes de desenho tão claros quanto os modelos de gesso.
A única desvantagem dos produtos poliméricos é sua curta vida útil. Depois de apenas cinco anos, eles começam a amarelar.O defeito só pode ser eliminado com a aplicação de uma nova camada de tinta ou com a substituição completa do elemento que perdeu a apresentabilidade.
Um nicho distinto de mercado é ocupado por produtos que possuem textura de pedra nobre, por exemplo, mármore.
Modelos feitos de materiais naturais são usados para incorporar formas arquitetônicas tradicionais características de castelos e palácios reais em um interior moderno.
Nº 2 - divisão em tipos de acordo com o método de instalação
Dependendo do método de instalação, existem:
- Soquetes suspensos para mascarar pontos elétricos, são produtos com base lisa sobre a qual são colocados elementos decorativos.
- Modelos de encaixe são padrões dispostos sobre um substrato que, após a conclusão da instalação, são percebidos junto com a superfície do teto como um todo.
Os modelos do tipo encaixe têm a vantagem sobre os seus homólogos suspensos porque, devido à imperceptibilidade das juntas, parecem uma extensão natural do teto.
Nº 3 - para decoração
Dependendo do desenho decorativo, as rosetas de teto vêm em dois tipos:
- Modelos de perfil com superfície lisa. São feitos a partir de um perfil esticado e têm uma forma que inclui diversas formas geométricas planas de diferentes tamanhos, inscritas umas nas outras.
- Rosetas com superfície moldada e formas em relevo. Nos modelos deste tipo, a base lisa do produto é decorada com detalhes individuais e elementos decorativos.
Ao instalar uma tomada elétrica decorada com vários elementos, você pode construir uma imagem tridimensional ou um teto rendado sob um lustre. Molduras de estuque lindamente projetadas disfarçarão facilmente todos os erros e imperfeições no design e layout da sala.
Soquetes do tipo cúpula também são frequentemente encontrados à venda. Eles têm uma forma côncava. Mas tais modelos são montados apenas em estruturas suspensas, criando assim a ilusão de um vasto espaço e ao mesmo tempo melhorando a acústica da sala.
Rosetas de teto côncavas em forma de quadrado, diamante ou retângulo parecem interessantes. Tais estruturas são chamadas de caixões. Eles são instalados como um teto de cassete.
Critérios para escolher um modelo corretamente
Selecione tomadas para o teto de acordo com as dimensões da luminária. Idealmente, os limites do estuque artificial não devem ultrapassar a projeção do lustre. A escolha de um elemento decorativo funcional depende da área da sala e da altura dos seus tectos.Assim, para salas com área igual ou superior a 15 metros quadrados, vale a pena escolher modelos com diâmetro de 40 cm.
Mas mesmo na hora de escolher molduras de estuque pequenas e volumosas, deve-se dar preferência a produtos com desenho claro e detalhado. O detalhamento do enfeite criará o efeito desejado e chamará a atenção para um elemento decorativo pequeno, mas expressivo em uma sala pequena.
Além disso, a tomada deve estar harmoniosamente combinada com outros elementos decorativos utilizados no desenho das paredes e do teto.
A escolha é determinada pelo objetivo final do estilo de ambiente criado:
- Soquetes de madeira Perfeito para decorar salas e corredores de casas de madeira ou toras. Combinarão harmoniosamente com uma escada de madeira e outros elementos de decoração de interiores feitos do mesmo material natural.
- Tomadas de espuma e poliestireno adequado para decorar quartos em estilos modernos, por exemplo, alta tecnologia, moderno ou art déco. Eles se prestam bem à pintura, assumindo facilmente o brilho de todas as camadas de revestimento aplicadas.
- Rosetas feitas de gesso e lascas de mármore ficará impressionante em quartos com tetos altos. Muitas vezes atuam como uma espécie de símbolo de luxo e riqueza, enfatizando a exclusividade do design.
Os produtos utilizados para decorar o teto são selecionados do mesmo tipo de material, lembrando que, por exemplo, a moldagem em estuque de gesso fica sem gosto no fundo das mesmas baguetes de espuma.
Tecnologia de instalação de ponto de conexão
As rosetas de teto de gesso não requerem a instalação de sistema de fixação adicional. O principal é garantir uma fixação confiável.
Para instalar uma roseta de teto sob um lustre, você precisa preparar:
- costeletas de plástico;
- acoplamentos;
- Exercício de vitória;
- parafusos auto-roscantes;
- Chave de fenda;
- alicate;
- argamassa de gesso;
- espátula pequena;
- fita isolante;
- recipiente para misturar a solução.
Para pendurar a luminária no teto, você precisará de um gancho de metal ou de uma faixa de montagem padrão.
Ao realizar o trabalho, você também precisará de uma escada ou mesa estável que possa suportar o peso de um adulto. Não use bancos empilhados uns sobre os outros como suporte. Isto pode ser perigoso para a sua saúde.
Etapa #1 - realização de trabalhos preparatórios
Antes de iniciar a instalação é necessário desenergizar a sala desligando disjuntor o ramal de iluminação e potência correspondente no quadro de distribuição. Para garantir que não haja tensão na rede, é necessário tocar nas pontas expostas dos fios com uma chave de fenda indicadora. Não deveria brilhar.
Depois disso, aplicando o próprio soquete na superfície, o teto é marcado.
Para instalar o gancho no local pretendido, primeiro use uma broca pobedit para fazer um furo de 7 a 8 cm de profundidade, um picador de plástico é enterrado nele para que se encaixe o mais firmemente possível nas paredes e, em seguida, um gancho de metal é aparafusado em.
Para fixar a faixa de montagem, ela é primeiro aplicada no local de instalação para não interferir nas conexões da fiação, e são marcados os pontos dos furos para as buchas.
Ao planejar pendurar um lustre enorme, recomendamos o uso de uma faixa de montagem em forma de cruz. Possui maior área de cobertura e maior número de furos para fixação no teto.
Uma placa de montagem corretamente fixada garantirá a confiabilidade da fixação do dispositivo de iluminação instalado.
Etapa #2 - colocação do cabo elétrico
Para instalação de fiação interna uma ranhura é feita na superfície do teto usando um cortador de parede ou um cinzel comum. O fio elétrico é colocado em uma caixa especial, que posteriormente será fechada durante os trabalhos de acabamento.
Caso seja necessário estender o fio, utilize fitas termorretráteis ou acoplamentos especiais.
Os fios são conectados de uma das seguintes maneiras:
- Usando acoplamentos. Os fios que saem do teto são inseridos em acoplamentos e fixados com parafusos.
- Torcendo fios entre eles mesmos. Mas vale a pena considerar que essa torção irá oxidar com o tempo e, como resultado, mais cedo ou mais tarde começará a esquentar.
Ao conectar as extremidades de um cabo elétrico, é importante garantir sua correspondência - conecte fios do mesmo tipo em pares.
Ajuda a determinar a qual cabo pertence cor do isolamento de polímero. O fio de fase geralmente está escondido em um isolamento vermelho ou marrom, o fio neutro está em azul ou ciano e o fio terra está em uma bainha verde-amarelada.
Alguns iniciantes conectar fios elétricos uns aos outros dobrando suas extremidades em ganchos. Mas para obter uma conexão forte e criar contato normal, as extremidades expostas do cabo elétrico devem ser torcidas ou soldadas.
Após a conclusão da instalação, as seções expostas dos fios devem ser isoladas com fita isolante de alta qualidade.
Como conectar uma luminária de teto a um interruptor de duas teclas é descrito em detalhes em um dos Artigos populares nosso site.
Etapa #3 - fixação da base de gesso
Para fixar a base, uma solução de gesso é aplicada no verso. A maneira mais fácil de distribuir uniformemente a solução sobre a superfície é usar uma espátula.
A base com a solução aplicada é pressionada contra a superfície e fixada nesta posição por vários minutos até adquirir a resistência desejada. Você pode usar um suporte para fixação. Para minimizar os danos aos elementos decorativos em relevo, são colocados panos macios sob o suporte.
Caso seja necessário pendurar um produto maciço, utilizam-se parafusos auto-roscantes de 10 cm de comprimento para fixação adicional, que são aparafusados em 6 a 10 pontos a uma distância equidistante. Ao aparafusar os parafusos, procuram aprofundar a tampa para que posteriormente possa ser facilmente mascarada com argamassa de gesso.
Características de instalação de tomadas de encaixe
Para fixar o encaixe, a base do produto é aplicada na superfície e são feitas marcas ao longo do contorno com um lápis.
Todos os buracos e fissuras formados durante o processo de corte podem ser facilmente reparados com argamassa de gesso. Para fixar os elementos de gesso a uma base de concreto armado, são utilizados parafusos complementados com arame.
Para proteger estruturas pesadas, são utilizados sistemas de fixação chamados nags. O local de instalação dos nags deve ser nivelado, desprovido de ornamentos em relevo.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- Para a instalação dos fixadores, são feitos furos passantes no soquete e ranhuras de 15 mm de profundidade na parte frontal do produto.
- Parafusos auto-roscantes são aparafusados nos orifícios.
- Parafusos de arame galvanizado são aparafusados nas cabeças dos parafusos para que os “bigodes” diverjam em direções diferentes.
- A estrutura instalada é revestida com uma camada de argamassa de gesso.
- Os “bigodes” divergentes em duas direções são inseridos nos orifícios e fixados. O excesso de fio é cortado. As ranhuras são revestidas com argamassa de gesso.
O número de tais problemas é determinado com base no peso do soquete e nas características de design do próprio teto.
Para evitar a corrosão, é aconselhável revestir as pontas cortadas do fio com uma camada de verniz. Os vãos entre a roseta instalada ou a base do teto são preenchidos com argamassa de gesso.As ranhuras formadas após o endurecimento do gesso podem ser facilmente eliminadas lixando-as com lixa.
Fixação de produtos de poliuretano
Rosetas de teto feitas de espuma de poliuretano são fixadas na base com cola. Para o trabalho, use “pregos líquidos” ou uma cola especial criada para moldagem em estuque de espuma de poliuretano.
O próprio teto no local onde a tomada está instalada é coberto com uma camada de primer de penetração profunda. Trabalhar com produtos de espuma de poliuretano é bastante fácil. O material macio é fácil de cortar e fácil de fixar na superfície.
O diâmetro do furo é pequeno para que o sistema de fixação fique totalmente coberto pela tampa. A colagem da moldura em estuque é realizada após a secagem completa da composição do primer. Para fazer isso, a cola polimérica é aplicada na parte traseira da base em uma camada uniforme.
A moldura em estuque, com um gancho e um fio elétrico passado pelo furo, é aplicada no teto. Para garantir a resistência da adesão quando a cola endurece, a moldura de estuque deve ser pressionada o mais firmemente possível contra a superfície. O excesso de cola saliente nas bordas deve ser removido imediatamente com pincel umedecido em água ou guardanapo de algodão.
Depois que a cola endurecer, o lustre é pendurado em uma tira de montagem ou gancho. Os fios são conectados usando um dos métodos descritos acima.
Testando a resistência da estrutura
Antes de pendurar o lustre, é necessário verificar a qualidade da fixação quanto à resistência do gancho e da própria roseta do teto. Para isso, pendure uma carga na moldura de gesso, cujo peso vai aumentando gradativamente.
A estrutura deve ser capaz de suportar uma carga cuja massa seja aproximadamente igual ao peso da luminária a ser instalada.
Se durante o teste de 10 minutos, à medida que o peso da carga aumenta, a estrutura não se desloca nem se afasta do teto, então a fixação é forte.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Etapas de instalação do estuque de gesso:
Vídeo nº 2. Roseta de gesso moldada em molde:
Vídeo nº 3. Opções de design para rosas de teto:
A tecnologia de instalação de tomadas de teto pré-fabricadas, incluindo diversos pontos de conexão, não difere da instalação de tomadas convencionais. A dificuldade só pode surgir na limpeza das costuras para manter um único plano dos elementos decorativos montados na composição.
Estamos aguardando suas histórias sobre como você mesmo instalou uma roseta de teto. Talvez você tenha alguma dúvida ao ler o artigo ou queira comentar as informações que apresentamos? Por favor, deixe comentários no bloco de comentários abaixo.
Os rapazes e eu passamos toda a primavera e junho reformando apartamentos. Direi que esses tipos de rosetas, com formatos diversos, principalmente com estuque artificial e decorações adicionais, só foram encontradas uma vez. E depois no apartamento de uma pessoa com um gosto muito ambíguo. Tentei fazer um Hermitage de um apartamento de 3 quartos com salário, ou seja, É claro como é a qualidade do acabamento e da “decoração” lá. Porém, notei ao mesmo tempo que muitas, muitas pessoas começaram a usar lâmpadas LED simples e, curiosamente, faixas de LED, principalmente os jovens, para iluminar seus apartamentos. Há um ano eu ainda não havia notado tal tendência.
Como remover esse mesmo gancho? Está em um buraco no meu teto. Não desce como mostrado na imagem. O lustre é leve, fica pendurado estupidamente, sem tapar o buraco. Uma visão terrível. Cada vez que você esfrega ou toca o lustre, ele balança e a luz pisca. Tento não respirar nela. Eu não gostaria de furar nada, o teto está em reforma. A opção pelas unhas líquidas é adequada? Que outro método de fixação existe?
Boa tarde, Nikolai. Esses ganchos geralmente possuem elementos divergentes dobráveis lateralmente. Quando o furo é feito, os elementos dobram-se e não interferem na passagem do dispositivo de suspensão. Em seguida, eles se desdobram com uma chave de fenda.
Alguns ganchos são suspensos em um eixo transversal, que é pré-colocado no furo na parte interna do furo. A primeira opção é mais prática.
Alguns lustres são equipados com tiras suspensas com fechos. Não há necessidade de perfurar/escavar o teto para eles, mas ainda haverá um buraco para a passagem dos fios. Anexei capturas de tela das opções de suspensão.
É claro que tudo isso é muito bonito e parece incrivelmente caro. Mas lutei com isso por algum tempo. Como a obra é muito trabalhosa, exige pelo menos um pouco de treinamento e experiência nessa parte do acabamento. Quando instalamos tudo isso na sala, tivemos que pedir a ajuda de um mestre. Mas tudo ficou tão luxuoso que eu queria um lustre assim no quarto. Eu já fiz tudo sozinho, ficou ótimo)
Existem tomadas compostas por dois segmentos?No meu lustre a saia é rigidamente fixada, ou seja, É impossível levantá-lo até o teto e há um vão de dois centímetros entre a saia do lustre e o teto.