Cozinha DIY em gesso cartonado: fabricação, montagem, acabamento

Uma cozinha em gesso cartonado tem um design único, paredes lisas e formas interessantes.Fazer você mesmo não é difícil, pois este material se distingue pela versatilidade, facilidade de montagem e capacidade de criar estruturas de qualquer formato.

Vantagens e desvantagens

Parede de gesso - Este é um material produzido em forma de folhas. Eles têm uma estrutura fibrosa. Para criar cozinhas, é utilizado um modelo resistente à umidade (VGKL). O material é capaz de suportar oscilações de temperatura e não se deforma com alta umidade. Combina-se com azulejos e é adequado para pintura.

Parede na cozinha

As vantagens de tal cozinha incluem:

  • a capacidade de criar qualquer tipo de letra, independentemente da complexidade e configuração do design;
  • sem dificuldades na criação de iluminação interna;
  • alta velocidade de instalação de mesas e armários;
  • uma grande seleção de decoração para qualquer estilo de interior;
  • individualidade da cozinha, já que o mestre pode criar um projeto a seu critério;
  • baixo custo;
  • facilidade de reparo, pois qualquer elemento em caso de dano pode ser substituído sem desmontar o móvel;
  • respeito ao meio ambiente, resistência às mudanças de temperatura e umidade;
  • Segurança contra incêndios.

Os proprietários de uma cozinha fora do padrão (com nicho, degraus, saliências, divisórias) têm dificuldade em escolher um conjunto. Portanto, eles podem criar uma cozinha em gesso cartonado com as próprias mãos.

Ao utilizar este acabamento, é necessário levar em consideração as desvantagens do material:

  • a complexidade de criar um conjunto de cozinha;
  • a necessidade de instalação de uma moldura de suporte para sustentação de toda a estrutura;
  • dificuldade de transporte devido à fragilidade das placas de gesso cartonado;
  • a necessidade de acabamento superficial para prolongar a vida útil.

Cozinha

Quais elementos de cozinha podem ser feitos de gesso cartonado?

A utilização deste material na cozinha não se limita ao nivelamento da superfície das paredes. Além disso, o drywall é usado para:

  • acabamento de teto;
  • formação de divisórias ou arcos;
  • criando móveis.

No interior é utilizado para disposição de módulos, sistemas de armazenamento e bancadas.

Racks, nichos, prateleiras

Para economizar na compra de estantes de madeira, elas podem ser construídas em gesso cartonado. Além disso, o dono da cozinha recebe uma grande seleção de todos os tipos de variações.

Por exemplo, estantes ou prateleiras embutidas podem ser feitas para cobrir toda a altura da sala. Esses sistemas podem ser utilizados não apenas para guardar pratos ou utensílios de cozinha, mas também para zonear o ambiente.

As prateleiras abertas são complementadas com holofotes. Isso não só iluminará as superfícies de trabalho, mas também tornará a cozinha incomum.

Quadros de módulo

Usando gesso cartonado, crie uma caixa para um conjunto de cozinha. Na próxima etapa, são instaladas fachadas padrão. Este material é combinado com pedra, madeira, vidro. Móveis de gesso cartonado ficam bem em qualquer interior de cozinha (étnica, provençal, mediterrânea, country). Suas outras vantagens incluem:

  • baixo custo;
  • aparência original;
  • expansão visual do espaço.

Ao utilizar um material para criar móveis de cozinha, é preciso levar em consideração algumas de suas características:

  • a espessura da folha deve estar dentro de 12 mm;
  • se algo pesado for guardado no gabinete, a estrutura deverá ser reforçada com perfis adicionais.

Racks, nichos, prateleiras

Tampos de mesa

Na formação de um tampo de mesa, são feitos furos na chapa para montagem de fogão e pia. Para proteger a superfície, pequenos ladrilhos são colocados sobre ela. O espaço abaixo (dependendo do interior) fica aberto ou instalado dentro da prateleira.

Coluna com prateleiras

Se sobrarem pedaços de material após a instalação de uma cozinha de gesso cartonado, eles podem ser usados ​​​​para formar uma coluna decorativa. Com sua ajuda, você pode zonear o espaço da sala e focar em uma de suas partes.

Para fazer com que essa coluna fique bem no interior, use um pedestal ou moldura de teto.

Automontagem da cozinha

Antes de começar a criar uma cozinha em gesso cartonado, é recomendável se familiarizar com as características deste material:

  1. Existem vários tipos de drywall. Para a cozinha, é adequada fibra de gesso ou resistente à umidade.
  2. Antes de criar um projeto de cozinha é necessário fazer medições dos eletrodomésticos embutidos.
  3. Se os armários de parede forem instalados em paredes com acabamento deste material, a moldura da parede deverá ser reforçada.
  4. Se for usado drywall para criar uma mesa de armário, é recomendável escolher um material diferente para o tampo da mesa. Isso poderia ser madeira compensada cozida.
  5. No acabamento de superfícies com ladrilhos é necessário selar as costuras.

O processo de montagem de uma cozinha com este material:

  1. As instalações são medidas e é elaborada uma planta com desenhos.
  2. Levando em consideração o tamanho da sala, são adquiridos os materiais necessários. Além do drywall, você precisará de um perfil de metal, madeira, fixadores (parafusos, buchas), um nível, uma tesoura de metal, uma fita métrica e uma chave de fenda.
  3. Na fase inicial, a moldura dos futuros móveis é montada a partir de um perfil metálico. As folhas são fixadas na moldura acabada. Em seguida, a superfície é revestida.
  4. Parafusos e buchas auto-roscantes são usados ​​para fixar o perfil de metal à parede. Para suavizar as vibrações do edifício, um material absorvente de choque é colocado sob o perfil metálico. Para criar curvas ou curvas, use uma tesoura especial para cortar o perfil de metal.
  5. Se a estrutura for sólida, também se utiliza gesso cartonado para confeccionar o tampo da mesa. Caso contrário, é encomendado de um material diferente e instalado sobre uma moldura acabada, que é adicionalmente revestida com azulejos ou pintada com tinta acrílica.

Cozinha estendida

Massa de construção

Antes de aplicar a massa, as superfícies precisam ser preparadas. Para isso, todas as irregularidades são cortadas, as juntas ou cantos são esfregados com lixa. Um ralador de malha também é adequado para esses fins.

A superfície está preparada. Recomenda-se escolher massa e primer da mesma empresa.

Cantos de metal perfurado ou plástico são aparafusados ​​​​nas juntas. Se as juntas não forem padronizadas (arqueadas, curvas), um canto flexível é usado para projetá-las. A fita de reforço de PVC é adequada para fortalecer juntas retas.

Quando o primer está completamente seco, a superfície é lixada, seguida da aplicação de massa de acabamento. Na última etapa, a massa seca é lixada, preparada e pintada.

Acabamento de móveis grandes

Existem muitas maneiras de fazer o acabamento de uma superfície de gesso cartonado. Pode ser pintado, revestido com papel de parede ou filme autoadesivo, revestido com madeira ou revestido com ladrilhos.

Tingir

Pintura - o método mais comum de acabamento de tais estruturas. Para isso, é adequada tinta acrílica ou à base de água, que é aplicada com pincel ou rolo.

Com o tempo, a tinta pode perder o brilho. Para evitar isso, é aplicado na superfície em várias camadas.

Papel de parede

O método de colagem da superfície dos móveis é o mesmo do acabamento das paredes com este material. Aqui você precisa usar papel de parede lavável, que pode ser facilmente limpo de sujeira, se necessário.

Os modelos laváveis ​​​​podem ser substituídos por modelos de vinil multicamadas, cujo padrão imita cerâmica, pedra ou madeira. O papel de parede de vinil praticamente não desbota com o tempo. E, diferentemente da pintura, eles não precisam ser atualizados periodicamente.

Papel de parede

Instalação de fachadas modulares

Apesar da popularidade dos designs abertos, os armários inferiores geralmente são fechados. Para tanto, são utilizadas portas de vidro, madeira ou MDF.

Para armários fechados, são adequadas fachadas padrão, que são instaladas após acabamento decorativo. Essas fachadas são:

  1. Balanço. O custo das estruturas é baixo. Mas para abrir as portas, deve haver espaço livre suficiente na frente do armário.
  2. Deslizando. Eles não requerem nenhum espaço livre na frente do gabinete. Eles são práticos e convenientes.

Ao instalar a fachada, vários pontos devem ser levados em consideração:

  • Para que a porta fique bem ajustada e não incline, o tamanho da abertura interna deve ser 2 mm maior que o tamanho da própria porta em todos os lados;
  • A fachada está sendo instalada e as dobradiças são fixadas a uma distância de 8 a 12 cm na parte superior e inferior;
  • as partes correspondentes das dobradiças são fixadas ao perfil da porta;
  • monte a porta no perfil, fixando a maçaneta nela.

Uma cozinha de gesso cartonado não pode ser considerada uma opção incomum de design de interiores. Mas será único e conveniente. Tendo certas habilidades, você mesmo pode fabricá-lo e instalá-lo.

Gostou da ideia de criar uma cozinha em gesso cartonado? Compartilhe sua opinião nos comentários. Salve o artigo em seus favoritos para poder voltar a lê-lo a qualquer momento.

Comentários dos visitantes
  1. Alevtina

    Olhei a foto e pensei em fazer uma cozinha de gesso cartonado também. Tenho uma cozinha pequena e fora do padrão e é muito difícil escolher um conjunto pronto para ela. Pode-se dizer que é quase impossível. E assim, posso criar a cozinha dos meus sonhos. E por pouco dinheiro.

  2. Margarita

    Idéia interessante. Economiza dinheiro que pode ser gasto, por exemplo, na compra de eletrodomésticos embutidos. O resultado é um design único que leva em consideração todas as suas necessidades.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica