Como pintar drywall: escolha da tinta, ferramentas, instruções de aplicação

Parede de gesso - um material indispensável para reparos.É usado para implementar ideias de design ousadas - para fazer um arco, decorar um nicho ou outros elementos decorativos. Eles recortam, desenham como quiserem, só falta o acabamento. Existem muitas recomendações sobre como pintar corretamente o drywall. Antes de começar a trabalhar com este material, estude cuidadosamente suas características.

Como preparar drywall para pintura

Drywall é um material econômico que permite aos designers realizar ideias de renovação incríveis. Por ser fácil de usar, para torná-lo, por exemplo, um armário de armazenamento adicional, não é necessária uma grande quantidade de ferramentas e acessórios. Mesmo uma pessoa que encontra este material pela primeira vez pode construí-lo.

Entre as opções de estruturas de gesso cartonado, existem várias básicas que podem ser facilmente transformadas em algo novo:

  1. Armários. Não estamos falando apenas de armários comuns que se vendem em lojas de móveis, mas também de armários inteiros vestiários (devido à natureza dos quartos, não são particularmente grandes, mas certamente funcionais). Toda mulher sonha em ter um guarda-roupa, com a ajuda deste material podem realizar o seu sonho mesmo num apartamento pequeno, gastando uma quantia relativamente pequena.
  2. Nichos. Prateleiras adicionais com iluminação, nichos de gesso cartonado para TV - esses interiores ajudarão a organizar adequadamente o espaço do apartamento e a criar conforto adicional.
  3. Arcos. Uma excelente opção se não for prático utilizar uma porta interior. É complementado com nichos, criando novos espaços de arrumação.
  4. Partições. Eles são populares em apartamentos e estúdios de um quarto, pois são uma ótima maneira de dividir o espaço. Na construção de divisórias são acrescentados nichos, ou simplesmente espaços de arrumação adicionais, decorados com vidros e iluminação.
  5. Caixas de comunicação. Durante os reparos, muitos enfrentam o problema de tubulações salientes de ventilação, água e gás. Eles se destacam do interior e chamam a atenção. Neste caso, a caixa será a solução ideal, pois foi pensada para combinar com a decoração.
  6. Lareira. É impossível instalar uma lareira real num apartamento, mas é difícil numa casa privada. Uma acolhedora lareira artificial falsa é feita de gesso cartonado, junto à qual se sentirá tão confortável como se fosse uma verdadeira.
  7. Coluna. Serve como decoração e é funcional. A própria coluna é complementada com nichos ou comunicações internas ocultas.

Como preparar drywall para pintura

Como acontece com qualquer outro material, existem sutilezas e nuances que são estudadas antes de iniciar o trabalho. Dependendo da escolha do produto, onde será colocado, o material é escolhido. Drywall pode ser encontrado em quase todas as lojas de ferragens especializadas:

  1. GKL. Um material simples adequado para condições normais de umidade.
  2. GKLV. Resistente à umidade, utilizado em banheiros, chuveiros e demais ambientes com alto índice de umidade.
  3. GKLO. Resistente ao fogo é utilizado em ambientes onde existe um alto nível de incêndio.
  4. GKLVO. Placa de gesso resistente à umidade e ao fogo. O material é resistente à umidade e ao fogo ao mesmo tempo.

Depois de concluídas as etapas de escolha do drywall e projeto, eles começam a preparar o material antes da pintura. O objetivo principal é obter uma superfície perfeitamente plana e lisa na qual o revestimento se encaixe bem.Ao preparar o drywall para pintura, é necessário retirar o excesso, limpar a superfície do excesso de poeira e sujeira.

A preparação para pintura consiste em várias etapas:

  1. Acabamento de costuras de parede. Usando massa e espátulas, alise os cantos, nivelando as costuras para pintura. Vale a pena prestar atenção nesta etapa. É usada uma fita de reforço especial - ela não deve sobressair ou ficar visível após a pintura. É importante que antes de iniciar o trabalho seja necessário misturar a composição da massa, eliminando grumos.
  2. massa. Para massajar bem antes de pintar, pegue uma espátula grande de metal (30-50 cm). Se houver dúvidas quanto à uniformidade, aplique 2 camadas - isso não afetará a qualidade do revestimento nem sua durabilidade.
  3. Esmerilhamento. Mesmo que visualmente o revestimento pareça liso antes de pintar, passe uma lixa ou uma esmerilhadeira especial. Desta forma você pode eliminar até as menores imperfeições antes de pintar. O principal é usar apenas um pano de granulação fina para não danificar a camada de massa.
  4. Primário. A última etapa da preparação antes de pintar. Se o primer for concentrado, ele é diluído conforme as instruções, caso contrário, é aplicado sobre superfície seca em camada uniforme. Elimina manchas devido à absorção desigual da composição no drywall.

Antes de pintar preste atenção na limpeza para que o excesso de poeira, sujeira e detritos não entrem nas composições utilizadas. Nem todos os detritos que entram durante a pintura e ficam presos no revestimento são fáceis de remover. Para remover grandes inclusões no drywall, será necessário retirar uma camada, por exemplo, de massa e pintar novamente.

Que tinta escolher para revestir drywall

Antes de iniciar os trabalhos de pintura, certifique-se de que as camadas de compostos previamente aplicados estão secas.A base para a preparação do drywall é o nivelamento da superfície com massa.

3 grupos de compostos de massa:

  1. Iniciantes. Usado para a primeira camada áspera de nivelamento de drywall antes da pintura. Seca rapidamente. Adequado para reforço adicional de paredes, reforço de malhas e fitas de união.
  2. Finalizadores. Este tipo de massa é aplicado sobre uma camada inicial seca com espessura não superior a 3 mm.
  3. Universal. Essas massas são usadas em vez de massas iniciais e finais. Eles nivelam e completam a preparação das paredes de gesso cartonado para a pintura da superfície.

Tingir

Separação de compostos por finalidade:

  1. Massa de cimento. O ingrediente principal é o cimento. Por isso, essa massa é resistente a mudanças de temperatura e diversos níveis de umidade. Utilizado para exteriores ou acabamento de drywall em ambientes com alta umidade do ar - cozinha, banheiro, chuveiro. A principal desvantagem é a dificuldade de processamento após a secagem.
  2. Massa de gesso. Possui uma rica cor branca e uma das principais propriedades do gesso é a plasticidade, o que torna a massa com esse material mais fácil do que com o cimento. A massa de gesso absorve e libera perfeitamente a umidade, o que permite criar um microclima interno ideal. Uma das vantagens é que é utilizado como linha de largada e chegada. Porém, não é adequado para trabalhos externos devido ao fato do gesso ser sensível às condições climáticas e às mudanças de temperatura.
  3. Massa acrílica. Esse material é fácil de aplicar em drywall para pintura, pois é plástico e fácil de lixar. Usado como camada inicial e final.A massa é mais cara que o gesso e o cimento, mas é um produto ecologicamente correto que nivela e completa idealmente o acabamento do drywall, conferindo à superfície uma bela cor branca e leve brilho após a pintura.
  4. Massa de polímero. Adequado se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades. O material é simples de aplicar, fácil de nivelar mesmo na camada mais fina e não é difícil de lixar. Até um iniciante pode aplicar a massa corretamente. A massa de polímero é permeável ao vapor, as paredes respiram e tem efeito de isolamento térmico. A principal desvantagem é o preço alto. Porém, se você calcular corretamente o valor por área de aplicação, não será necessário comprar a mais.

É importante aplicar um primer na massa (no preparo do drywall para pintura). Esta camada melhora as propriedades de adesão. Benefícios de aplicar primer em drywall antes de pintar:

  1. Fortalecimento adicional das camadas anteriores.
  2. Absorção reduzida, o que é uma vantagem adicional em condições de alta umidade.
  3. Reduzindo o consumo da composição corante devido à aplicação uniforme.
  4. Proteção contra a formação de mofo e fungos.
  5. Melhorando as propriedades de adesão entre revestimentos.

Assim como os rebocos, os primers para drywall para pintura são vendidos em diversos tipos. Eles têm várias propriedades adicionais nas quais você pode confiar na escolha:

  1. Primer repelente à água. Para ambientes com altos níveis de umidade, como cozinhas, chuveiros e banheiros. As superfícies tratadas com esta composição são capazes de transmitir vapor sem reter água.
  2. Primário anticorrosivo. É usado principalmente em superfícies metálicas suscetíveis à corrosão e ferrugem.No entanto, muitos aconselham o uso desse primer no processamento, antes de pintar caixas de gesso cartonado para radiadores e outras comunicações.
  3. Primário anti-séptico. Freqüentemente, esse tipo também é à prova de fogo, por isso é usado em salas onde o nível de risco de incêndio é aumentado. Porém, a principal propriedade deste primer é prevenir a formação de fungos e bactérias. É utilizado em superfícies já afetadas como medida preventiva para evitar o aparecimento de mofo.
  4. Primer adesivo. Possui maior nível de adesão ao revestimento. Se o drywall que está sendo preparado apresentar muita rugosidade e outros danos, a pintura funcionará perfeitamente com este produto.
  5. Primer de penetração profunda. Este tipo é indicado para quem não quer entender a diferença entre as camadas inicial e final e planeja economizar materiais com sabedoria. Este produto penetra profundamente na estrutura das camadas anteriores do tratamento de drywall, impregnando-as, aumentando a resistência do revestimento para pintura.

Após concluir as etapas de preparação do drywall para pintura, prossiga para o revestimento final. Porém, aqui há nuances, pois a escolha da tinta não se limita à cor. Antes de pintar drywall, considere:

  1. Resistência à umidade. Ao trabalhar em ambientes com alta umidade, opte por produtos para preparação de drywall com propriedades repelentes de umidade, para que a tinta também tenha o mesmo efeito. Caso contrário, a camada inicial irá aderir, mas a tinta aparecerá em manchas ou simplesmente cairá.
  2. Respirabilidade. Este fator é levado em consideração para evitar o acúmulo de umidade sob o revestimento.
  3. Superfície lavável.É importante considerar isso em revestimentos de cozinhas e ambientes similares, onde gotas de graxa e outros contaminantes podem cair sobre o produto de gesso cartonado.
  4. Segurança. Um ponto importante, principalmente para decoração de interiores. A não toxicidade é necessária para a segurança de crianças e animais de estimação. A composição deve ter odor mínimo. Se você usar uma composição corante destinada ao uso externo que tenha um forte odor químico em ambientes internos, poderá sentir tonturas, náuseas, envenenamento e aumento dos sintomas de asma e alergias.
  5. Resistência à abrasão. Se o drywall a ser pintado estiver localizado em um local onde haverá contato frequente com quaisquer outros objetos, leve este ponto em consideração. Depois de algum tempo, a tinta irá desaparecer e uma mancha aparecerá, o que será especialmente perceptível em superfícies claras e escuras.
  6. Consistência. Se a tinta for muito espessa ou vice-versa, a composição do corante líquido ficará irregular durante a pintura. O problema é facilmente resolvido com a ajuda de um solvente no caso de espessura. No entanto, antes de comprar um grande volume de compostos corantes, estude as avaliações ou adquira um pequeno testador.
  7. Poder de cobertura. Este fator determina quantas camadas da composição corante serão aplicadas, pois dependendo da cor e da consistência, o revestimento ficará uniformemente, em uma camada densa na primeira vez, e em alguns casos serão necessárias 2 a 3 pinturas.

O drywall em si não é exigente quanto ao tipo e composição da tinta, por isso é considerado um material universal para pintura.

2 grandes grupos de tintas para acabamento:

  1. De base orgânica. Este tipo é criado à base de verniz alquídico e o aguarrás é usado como solvente.
  2. Transmitido pela água.Este tipo é utilizado para acabamento de paredes internas e externas, o solvente é a água comum.

Cada espécie possui suas próprias subespécies, que possuem nuances e características próprias.

Orgânico:

  1. Oleoso. A vantagem desse tipo de cobertura é o custo. Existem mais desvantagens. A primeira e óbvia é que tem um odor pungente. Portanto, não é recomendado utilizá-lo em trabalhos internos. A segunda desvantagem é que esse revestimento não permite a passagem de ar e demora muito para secar. Outra desvantagem é que a vida útil deste revestimento é relativamente curta - cerca de 3 anos. A exposição à luz solar direta acelera esse processo. Utilizando uma composição de óleo para trabalhos externos, a vida útil é reduzida ainda mais, para um ano e meio.
  2. Alquídico. Assim como no caso dos à base de óleo, esse tipo apresenta odor forte devido ao uso de gasolina ou terebintina como solvente. Portanto, não é recomendado realizar trabalhos internos com este produto. Muitas vezes escolhido devido ao baixo custo. Resistente à luz solar direta, mudanças de temperatura e umidade.

Transmitido pela água:

  1. A base de água. A base deste tipo de revestimento é uma solução aquosa com adição de partículas de óleo. As vantagens aqui são muitas, por isso é a “emulsão à base de água” a escolhida no acabamento de produtos de gesso cartonado. Uma das vantagens óbvias é o custo. É ligeiramente superior ao do óleo ou alquídico, mas não crítico. A ausência de odor desagradável e a secagem rápida são os argumentos na escolha do revestimento final. Devido à consistência da “emulsão aquosa” eles são dispostos em uma camada densa e uniforme. No entanto, há uma desvantagem - eles são lavados com água, por isso não são recomendados em cozinhas, onde as superfícies são frequentemente limpas para remover a sujeira, e em chuveiros e banheiros.
  2. Disperso em água.Este tipo é popular quando usado para pintar produtos de drywall. Eles são baseados em uma dispersão aquosa de polímeros. Das nuances, apenas uma se destaca - não pode ser armazenado em temperaturas abaixo de 0 ˚С. Mais na vida útil. Este tipo de revestimento é resistente à umidade.
  3. Acrílico. Este revestimento pode ser bem tingido em qualquer tonalidade e seca rapidamente. Não tem odor forte e desagradável e é barato. Tolera mudanças de temperatura e mudanças nos níveis de umidade. Existe outro tipo - composições de látex acrílico. Além disso, nivelam a superfície, escondendo até pequenas imperfeições.

São escolhidos com base na composição, mas à base de água distinguem-se não só pela ausência de odor, pela rapidez de secagem, mas também por outros fatores, incluindo uma longa vida útil. Ao fazer vários produtos de gesso cartonado com as próprias mãos, a “emulsão de água” é a preferida.

Quais ferramentas e materiais preparar

No início prepare os equipamentos que serão necessários para pintar e trabalhar com drywall:

  1. Pincéis. Pegue vários tamanhos, inclusive finos, para trabalhar com cantos.
  2. Rolo. Um normal serve, mas se houver muito trabalho, você precisará de várias peças.
  3. Massa. Selecione com base no tipo de drywall.
  4. Preparação. Pegue o acrílico.
  5. Espátulas. Assim como os pincéis, você precisará de tamanhos diferentes.
  6. Bandeja de pintura.
  7. Lixa. Vários tipos com diferentes granulometrias de 80 a 180.
  8. Escada. Caso o trabalho seja executado em altura.
  9. Iluminação adicional. Ao preparar o material e trabalhar com ele, luz suficiente o ajudará a ver até mesmo as pequenas falhas e a corrigi-las rapidamente.
  10. Respirador. Ao trabalhar com tintas e outras substâncias semelhantes.
  11. Fita adesiva. Para marcação, se necessário.

Ao realizar a etapa final do trabalho (pintura), determine com a ferramenta:

  1. Rolo. Não é recomendado o uso de espuma de borracha, pois deixam manchas fortes.
  2. Pistola profissional. Com este método de aplicação, o revestimento ficará uniforme e o processo de aplicação em si será simples e rápido.
  3. Escovar. Método simples, demorado e com grande probabilidade de deixar manchas de textura.

Pintura

Aplicar tinta com rolo é um método econômico. Nesse caso, o trabalho em si será mais fácil e rápido do que revestir com pincel. Porém, ao escolher um rolo, preste atenção a algumas nuances. O uso de espuma de borracha na pintura não é recomendado.

Qualquer mercado de massa de construção possui rolos:

  1. Poliamida. Esses rolos vêm com diferentes comprimentos de pêlo artificial, de 8 a 20 mm, para determinado tipo de tinta e textura de revestimento. Eles permitem aplicar uma camada fina e uniforme, sem manchas.
  2. Natural. Com pele de ovelha. Tanto as tintas solúveis em água quanto as à base de solvente são perfeitamente aplicadas, distribuindo-as em uma camada uniforme sobre a superfície.
  3. Veludo. Sua cobertura é uma base de tecido com pelo de pelúcia. Esses rolos podem até aplicar uma fina camada de revestimento sem deixar marcas ou riscos.

Os rolos variam no comprimento da pilha, o que vale a pena prestar atenção na hora de realizar a etapa de acabamento da obra:

  1. Curto – até 4 mm. Adequado para aplicar um acabamento brilhante.
  2. Comprimento médio - de 4 a 8 mm. Esse visual funciona bem com tinta fosca.
  3. Longo – mais de 8 mm. É mais conveniente criar texturas na fase final do trabalho com um rolo com essa pilha.

Os rolos variam em largura da superfície a ser processada:

  1. Mini rolos. Largura da superfície de trabalho 50 a 100 mm.Este tipo de rolo é utilizado para pintar locais de difícil acesso, superfícies gofradas com muitos pequenos detalhes.
  2. Rolos Midi. De 100 mm a 150 mm. Caso contrário, eles são chamados de padrão, porque vendido em qualquer mercado de massa de construção. Eles são utilizados devido à sua versatilidade.
  3. Maxi rolos. Por outro lado, são chamados de profissionais. Utilizado para pintura de grandes áreas, já que o tamanho da superfície de trabalho é de 180 a 270 mm.

Tecnologia de aplicação de tinta em drywall

Após a preparação das ferramentas, materiais e superfícies, inicia-se a etapa final – pintura. Para garantir que o resultado seja o esperado, siga atentamente as instruções de aplicação da tinta de acabamento.

A ferramenta para aplicação de tinta é um rolo. Seguindo as recomendações, selecione o material e o tamanho.

Instruções passo a passo para aplicar tinta em uma superfície de drywall preparada:

  1. Prepare a tinta misturando bem para que não haja manchas e a cor fique uniforme. Despeje em um banho especial.
  2. Aplique tinta no rolo sem excesso para evitar manchas e riscos. Para fazer isso, role a superfície de trabalho da ferramenta várias vezes ao longo de uma rampa especial no recipiente.
  3. Aplique a tinta com movimentos para cima e para baixo.
  4. Não tente aplicar mais tinta na parede de uma só vez. Isso levará a vazamentos. Eles também garantem que as gotas sejam lançadas, excluindo a criação de relevo.
  5. Ao pintar paredes, recomenda-se aplicar primeiro a tinta nos cantos e outros locais de difícil acesso e depois no restante da superfície.
  6. Garanta a uniformidade do revestimento e evite riscos. Troque o rolo se necessário.
  7. Ao aplicar a segunda camada, espere até que a primeira seque e só então proceda à repintura.

Tecnologia de aplicação de tinta em drywall

Após terminar de pintar a superfície, é necessário protegê-la de danos externos até que seque. Depende da tinta escolhida, mas em média demora cerca de um dia. Para o óleo você vai precisar de um pouco mais.

Tendo estudado cuidadosamente as nuances ao trabalhar com drywall, mesmo um iniciante que não está familiarizado com as complexidades do trabalho de acabamento pode fazer dele um nicho ou arco visualmente complexo. E a tecnologia de pintura é simples se você seguir as recomendações e preparar adequadamente a superfície.

Como você pinta drywall, o que você usa na preparação? Compartilhe o link nas redes sociais e marque o artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir Ivanovich

    Certifique-se de usar fita de malha nas costuras. Ainda haverá vibrações durante a operação, tudo irá rachar junto com a tinta.

  2. Renat

    Certifique-se de aplicar primer em drywall plano sem aplicar massa. A tinta durará para sempre.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica