Alicate de pressão para tubos metal-plástico: como escolher + instruções de uso
Para assentamento, instalação e reparo de sistemas de comunicação em material metal-plástico, é utilizada uma ferramenta especial - um alicate de prensa para tubos metal-plástico.Este dispositivo permite processar cuidadosamente as peças e garantir uma conexão confiável, firme e forte de todos os fragmentos entre si.
O sistema montado com mandíbulas de prensagem caracteriza-se por um funcionamento duradouro, garante resistência mecânica nas zonas de junta e não necessita de manutenção posterior trabalhosa. Diremos como escolher uma ferramenta e como usá-la corretamente na prática. As dicas de cuidados que oferecemos ajudarão a prolongar sua vida útil.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de mandíbulas de prensa
- Recursos da ferramenta de crimpagem manual
- Como os tubos de metal-plástico são conectados?
- Preparação de tubos para processamento com mandíbulas de prensagem
- Como é feita a crimpagem com um dispositivo portátil?
- Recursos de uso de mandíbulas de prensagem
- Precauções de segurança ao trabalhar com a ferramenta
- Como cuidar das pinças de prensa?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos de mandíbulas de prensa
De acordo com uma classificação, alicates de crimpagem para tubos de metal-plástico e plástico Existem três tipos: manual (mini e padrão), hidráulico e elétrico.
Os mini alicates manuais são a ferramenta de crimpagem mais simples projetada para uso doméstico. O aparelho tem dimensões pequenas e compactas e pesa cerca de 2,5 quilos sem acessórios. Cabe confortavelmente na mão e garante a correta crimpagem do acoplamento em tubos com seção diametral de até 20 milímetros.
É equipado com um conjunto de vários bicos projetados para materiais de tubos de diferentes calibres. Graças à presença de excêntricos axiais, permite fazer ajustes adicionais caso ocorra folga excessiva durante a usinagem.
O modelo manual padrão possui uma cabeça de crimpagem feita de uma liga metálica de alta resistência.Alças telescópicas confortáveis e alongadas, fixadas à cabeça por meio de um mecanismo de engrenagem, ajudam a ajustar facilmente o nível de força de compressão.
A utilização de uma ferramenta projetada para fazer conexões manualmente não requer que uma pessoa tenha conhecimentos específicos ou ampla experiência em trabalhos de instalação.
Para realizar reparos domésticos únicos ou instalar as comunicações necessárias em metal-plástico no interior da casa, uma prensa manual é simplesmente ideal e pode lidar facilmente com todas as cargas que surgem no processo. O kit geralmente inclui espaçadores adicionais que permitem cravar tubos de diferentes diâmetros.
No entanto, existem várias limitações para uma ferramenta manual e as suas capacidades de crimpagem aplicam-se apenas a materiais de pequeno calibre (não mais de 26 mm). COM tubos de metal-plástico alicates manuais de tamanho grande não são eficazes, mas na vida cotidiana isso não é muito importante.Na verdade, em casas particulares, chalés e apartamentos urbanos, são instalados predominantemente tipos padrão de tubos com uma seção transversal pequena.
Existe um cilindro hidráulico em uma das alças das mandíbulas da prensa hidráulica. Ele é conectado mecanicamente à cabeça de crimpagem pela haste de saída. No processo de união das alças, o pistão entra no cilindro hidráulico e cria uma pressão operacional que é transmitida ao cabeçote.
A força muscular humana praticamente não é utilizada, mas o aparelho em si é muito mais caro que a versão manual e requer manutenção regular.
Os modelos com acionamento elétrico são pequenos em tamanho e leves, mas são altamente eficientes e podem suportar facilmente maiores cargas operacionais.
Ao realizar atividades de reparo e instalação, o funcionário não precisa fazer esforços significativos para concluir a tarefa. Isso acelera significativamente o processo, reduz seu custo e reduz significativamente os custos de mão de obra.
Os alicates de prensa com acionamento elétrico fazem uma crimpagem clara e uniforme, processam facilmente tubos com diâmetro de até 110 milímetros e funcionam com eficiência ao estabelecer comunicações em grande escala. Eles aceleram o processo de formação de fragmentos individuais em um sistema comum e são equipados com acessórios que ampliam a gama de tubos disponíveis para crimpagem.
Com base no tipo de fonte de alimentação, as prensas elétricas para metal-plástico e outros tubos são divididas em três subclasses:
- recarregável – recebe energia de uma bateria embutida, adequada para uso onde não é possível conectar à rede elétrica; com uma carga, execute de 50 a 100 crimpagens;
- rede - operar a partir de uma tomada elétrica normal de 220 W;
- universal - demonstram a mesma eficiência em ambos os modos (bateria/tomada).
A única desvantagem do modelo são suas dimensões bastante grandes, que não permitem o uso confortável da ferramenta em condições difíceis e apertadas.
Em dispositivos com acionamento eletro-hidráulico, apenas cabeças removíveis universais são usadas para crimpagem em uma seção de base separada de material de tubo metal-plástico. A carga durante o processamento é distribuída por toda a área da junta e a própria ferramenta funciona de forma mais suave e suave. A qualidade das conexões após essa crimpagem é impecável.
A escolha de um modelo adequado de mandíbulas de prensagem para metal-plástico depende diretamente da escala do trabalho proposto e do diâmetro dos tubos a serem crimpados.
Encanadores profissionais preferem usar alicates elétricos ou hidráulicos. Os proprietários de casas e apartamentos compram equipamentos manuais porque não planejam grandes obras relacionadas à instalação e colocação de sistemas de comunicação metal-plástico.
Isto é interessante! TOP 9 melhores prensas hidráulicas.
Recursos da ferramenta de crimpagem manual
Além de suas funções diretas, alguns modelos de alicates manuais possuem algumas funções adicionais que facilitam o processo de instalação e promovem o cumprimento das regras básicas de segurança durante a operação:
- O.P.S. - uma opção de expansão que visa aumentar a força muscular através de uma pinça progressiva de quatro estágios.
- APC – um sistema único que monitora a correta execução da conexão (não permite a retirada do alicate do tubo até que a fixação esteja totalmente concluída).
- APS – um dispositivo progressivo para a distribuição correta da força aplicada dependendo das dimensões da conexão de pressão.
Ao planejar a compra de uma mandíbula de prensa manual para metal-plástico, primeiro determine o diâmetro dos tubos utilizados e, a seguir, com base nesses dados, descubra se a loja possui uma ferramenta do mesmo diâmetro e pretendida acessórios para crimpagem, usado para fazer conexões.
Se você precisar prensar tubos de tamanhos diferentes, tome como base a seção transversal máxima da peça. Uma ferramenta de grande diâmetro também pode lidar com tubos menores, pois o kit sempre inclui insertos adicionais que permitem realizar esta operação.
Todo o processo de criação de uma conexão usando mandíbulas de prensagem inclui várias etapas padrão:
Como os tubos de metal-plástico são conectados?
No processo de colocação de tubos de metal-plástico, são utilizadas peças de conexão especiais - acessórios. São elementos de fixação ou ramos nodais - cruzes, tês, adaptadores, plugues, etc.
Existem dois tipos dessas peças - compressão e prensagem. Para instalar a primeira, é necessária uma chave inglesa normal e, para a segunda, um alicate de crimpagem. COM gama de acessóriosO artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com os materiais utilizados na montagem de tubulações metal-plásticas.
O encaixe de pressão é considerado o mais confiável e não enfraquece durante a operação, minimizando a possibilidade de vazamentos nos sistemas. Este método de ligação permite preencher as comunicações com betão e, se necessário, efectuar a colocação oculta de tubos metal-plásticos em paredes, pavimentos e tectos.
A área de conexão demonstra excelente desempenho, suporta facilmente pressões várias vezes superiores à pressão máxima permitida nos próprios tubos, apresenta alta resistência mecânica e serve de forma confiável por muitos anos, sem exigir atenção desnecessária e atividades de manutenção intensivas em mão de obra.
Para instalar conexões em tubos de metal-plástico, são utilizados alicates de crimpagem de qualquer tipo. Com a ajuda deles, a crimpagem ocorre de forma rápida e eficiente, e o resultado é uma conexão clara e permanente, eliminando quase completamente uma ruptura na linha de comunicação.
Ao usar acessórios de pressão, o sistema se transforma em um complexo sólido e indissociável. Erros cometidos durante o processo de instalação não podem ser corrigidos ou reparados. Para eliminá-los, será necessário recortar o fragmento e instalar um novo nó de comunicação.
Outra desvantagem é o preço bastante elevado das peças prensadas. É por isso que eles não são amplamente utilizados na vida cotidiana.
Preparação de tubos para processamento com mandíbulas de prensagem
Imediatamente antes montagem de sistemas metal-plástico, ou seja Antes de usar mandíbulas de prensar e realizar atividades de crimpagem, o material do tubo é preparado adequadamente.
A sequência de ações é relevante para qualquer tipo de ferramenta e exige cumprimento obrigatório:
- Usando uma fita métrica, meça a quantidade necessária de material do tubo da bobina e faça uma marca com um marcador onde será o corte pretendido.
- Usando uma tesoura para cortar metal-plástico, corte uma parte do comprimento necessário, certificando-se de que a borda resultante seja a mais lisa possível e faça um ângulo reto claro com o eixo central condicional do produto.
- Ao usar uma ferramenta de guilhotina para o trabalho, sua borda inferior é mantida estritamente paralela à superfície do tubo, pressionando apenas levemente a parte cortante no material flexível.
- Quando o corte é feito, as bordas finais resultantes são processadas com um calibrador. Ele corrige e alinha o formato do corte e remove com cuidado o chanfro interno.
- Remova a ponteira da conexão e coloque-a na borda do tubo. A conexão é inserida diretamente no corte.
- As partes finais dos elementos de conexão são pressionadas firmemente e a área da junta é isolada com uma junta de vedação. Protege o material da corrosão e garante a estanqueidade de todo o sistema como um todo.
- A colocação do tubo na manga é controlada através de um recorte redondo na zona da borda.
Terminada a preparação preliminar adequada, proceder à utilização de um alicate de prensa e realizar a operação de crimpagem.
Como é feita a crimpagem com um dispositivo portátil?
O processo de crimpagem de um tubo de metal-plástico com um alicate manual não é complicado, mas requer atenção e precisão. Para funcionar, você precisa de uma superfície plana e vazia que permita colocar um pedaço de tubo, conectando os acessórios e a própria ferramenta.
Quando tudo o que é necessário estiver preparado, as pinças de pressão são colocadas sobre a mesa e as alças são afastadas 180 graus.
O elemento superior do suporte é desconectado da unidade e nele é inserida a parte superior do inserto de prensa correspondente ao tamanho da seção transversal do tubo que está sendo processado. A metade inferior é colocada na parte inferior do suporte, que permanece vazio, e a ferramenta é encaixada no lugar.
Uma montagem de junta é feita a partir de um tubo e uma conexão e a estrutura é colocada em mandíbulas de prensagem, garantindo cuidadosamente que a luva da conexão esteja dentro do inserto de prensagem.
Depois que o conjunto de tubos e conexões estiver corretamente colocado no dispositivo, as alças são unidas até parar e cravadas.
Após a operação, duas curvas arqueadas idênticas e duas listras anulares claramente visíveis devem se formar no metal. E o resultado será um acessório instalado e seguro de forma clara e firme, que será quase impossível de remover com uma ferramenta de trabalho.
Você pode saber se o trabalho foi feito incorretamente por uma porca solta e mal fixada, pela presença de uma abertura com mais de 1 milímetro de largura visível entre o tubo metal-plástico e a porca e pela folga da porca. Se tais erros forem encontrados, a conexão deverá ser cortada do tubo e uma nova reinstalada em seu lugar.
Recursos de uso de mandíbulas de prensagem
Apesar da praticidade e funcionalidade do alicate de pressão, há locais onde o uso dessa ferramenta é muito inconveniente. Profissionais de reparos e instalações afirmam que ao trabalhar com ranhuras feitas em uma parede falsa ou sob um teto suspenso, é mais sensato usar uma pistola de pressão em vez de um alicate. Elimina completamente lesões e permite controlar o processo com uma mão.
Além disso, a ferramenta pode ser girada em torno do eixo de junção dos tubos, realizando assim uma crimpagem precisa, uniforme e confiável.
São fornecidas dicas práticas para crimpagem de tubos de metal-plástico, testadas na prática por encanadores no próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Precauções de segurança ao trabalhar com a ferramenta
Para usar pinças de prensar em casa, você não precisa de conhecimento específico ou ampla experiência profissional. Basta estudar atentamente as instruções de operação e seguir à risca tudo o que nelas está escrito.
Não use a ferramenta em ambientes com alta umidade. A umidade tem um efeito negativo no metal e leva ao emperramento e ao funcionamento incorreto das ferramentas.
É aconselhável realizar a prensagem com roupas confortáveis e práticas e proteger as mãos com luvas grossas de construção. Para evitar ferimentos e danos, não permita que partes de roupas ou membros entrem no mecanismo de trabalho. Seguir estas regras simples irá ajudá-lo a realizar a crimpagem com cuidado, sem danificar você ou a ferramenta.
Como cuidar das pinças de prensa?
Para que uma ferramenta funcione de forma confiável por muito tempo, ela precisa de cuidados. Após o uso, é necessário limpar a cabeça metálica com um produto especial e, em seguida, tratar o parafuso e as partes de fixação do bico com lubrificante.
Recomenda-se armazenar o aparelho em local seco, pré-embalando-o em um estojo ou caixa especial, geralmente vendida junto com o instrumento.
As unidades elétricas e hidráulicas são um pouco mais difíceis de manter e requerem manutenção profissional. A forma de mantê-los em ordem pode ser consultada na ficha técnica que acompanha o equipamento.
Além do alicate de pressão, na montagem de uma tubulação metal-plástica você certamente precisará de um corta-tubos, cujas especificidades de seleção e utilização são dados aqui. Recomendamos que você leia esta informação muito útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo descreve em detalhes como usar corretamente um alicate de pressão manual para crimpagem de tubos de metal-plástico.O autor dá dicas úteis sobre a operação do equipamento e compartilha alguns segredos do processamento de peças de alta qualidade para sua posterior instalação em sistemas de abastecimento de água e aquecimento.
O material de vídeo é dedicado a uma ferramenta de crimpagem que opera com sistema hidráulico. A principal vantagem do modelo apresentado é o design destacável da cabeça de trabalho.
Isso permite que você use um alicate de pressão mesmo em um local inconveniente e realize rapidamente a crimpagem de alta qualidade do tubo. O dispositivo possui uma válvula especial que limita a pressão de base.
Os alicates de prensa que funcionam com energia elétrica apresentam muitas vantagens e permitem realizar rapidamente um grande número de operações de crimpagem. A cabeça dá uma volta completa em torno de seu eixo e se adapta facilmente a condições operacionais difíceis.
As desvantagens do equipamento incluem o peso impressionante, a presença obrigatória de uma tomada elétrica à mão e um custo bastante elevado. Dizem que para trabalhos pontuais de reparo e instalação não adianta comprar equipamentos desse nível. É melhor alugá-lo ou até mesmo limitar-se a um modelo manual normal.
Depois de revisar as informações acima, escolher o alicate de pressão certo será muito fácil, mesmo para quem raramente faz trabalhos de reparo e instalação. Aconselhamento adicional será prestado ao cliente pelos vendedores já presentes na loja.
Não vale a pena comprar um instrumento muito barato e sem nome. Não será capaz de fornecer uma crimpagem de qualidade adequada e irá falhar rapidamente.
É melhor ficar atento aos modelos produzidos por marcas globais reconhecidas.Eles fabricam seus produtos com materiais modernos e de alta resistência e sempre oferecem garantia vitalícia, manutenção e serviços de reparo profissionais.
Você gostaria de compartilhar sua própria experiência na montagem de tubulações usando mandíbulas de prensar? Você conhece sutilezas técnicas que faz sentido compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos temáticas.
Alicates de pressão de marca são caros e, se você precisar crimpar vários diâmetros, comprá-los é um desperdício. Eu os aluguei, acabou sendo tolerável pelo dinheiro.
E o interessante é que não consegui fazer logo, coloquei o encaixe torto e prendi. Considere-o arruinado e os acessórios de compressão não são baratos. Você precisa entender completamente e experimentar antes de fixar. Porque um desalinhamento pode estragar tudo, então se você não pressurizar o sistema haverá vazamentos.