Como e como cortar drywall: ferramentas de corte + instruções de como realizar o trabalho
Drywall hoje é um material de construção popular, com o qual você pode criar não apenas estruturas de suporte duráveis, mas também elementos decorativos complexos. Dependendo da complexidade do produto que está sendo projetado, você precisa descobrir o que e como cortar o drywall corretamente para obter o resultado desejado.
Concordo, comprar uma nova chapa após cada erro cometido é um prazer caro, especialmente considerando os preços atuais dos materiais de construção. Por isso é importante decidir antecipadamente sobre a ferramenta, bem como analisar as características de corte em cada caso individual.
Depois de se familiarizar com as ferramentas e métodos de corte, o artigo apresentará instruções passo a passo para a implementação das etapas. As instruções irão guiá-lo no trabalho com drywall, permitindo que você faça um corte do material sem erros na primeira vez.
O conteúdo do artigo:
Ferramentas para cortar drywall
Muitas publicações de construção recomendam que seus leitores usem ferramentas especializadas para drywall, cujo custo costuma ser muito alto. E apenas um mestre qualificado pode lidar com isso.
Se a ferramenta for necessária para uma única utilização, por exemplo, para revestimento de paredes ou estruturas de teto suspenso, então é melhor escolher uma opção barata.
Para quem não está envolvido na instalação profissional de drywall, existe uma pequena lista de ferramentas:
- Lápis, fita métrica e régua. Neste caso, você precisará se munir de um simples lápis, que o ajudará a registrar todas as marcas necessárias. Uma fita métrica ou régua permitirá que você faça medições mais precisas.
- Faca de construção. Externamente, a ferramenta é muito semelhante a uma simples faca de papelaria, porém mais durável. Essa faca cortará facilmente uma folha de drywall e basta passar a lâmina uma vez ao longo da folha.
- Serra. O bom dessa ferramenta é que ela possui uma lâmina mais fina, o que significa que pode ajudá-lo a obter o corte mais preciso possível. É melhor escolher uma lâmina de serra para metal.
- Serra de vaivém. Para usar essa ferramenta, você precisa adquirir limas de alta qualidade, preferencialmente projetadas para cortar metal. Possuem dentes menores, o que significa que deixam um mínimo de cortes nas bordas da folha.
- Avião. Pode ser necessário durante as fases finais de corte de uma estrutura de gesso cartonado. Usando esta ferramenta você pode dar uma aparência mais organizada às bordas cortadas.
Se você deseja criar elementos de corte com formatos mais “sofisticados”, por exemplo, circulares ou semicirculares, você pode usar uma furadeira ou cortador elétrico.
Você pode cortar um círculo perfeitamente uniforme usando uma furadeira elétrica especial com coroa.
Será muito difícil para quem está trabalhando pela primeira vez no corte de placas de gesso cartonado fazer um corte reto e uniforme, sem falar nas formas circulares.
É por isso que foram escolhidas as ferramentas mais simples, que permitem fazer, lenta mas seguramente, um corte uniforme ao longo das linhas marcadas.
Métodos de corte com instruções detalhadas
Antes de começar a cortar placas de gesso cartonado, você precisa se familiarizar um pouco mais com as características desse material. Este material é feito de gesso com enchimentos, que é equipado em ambas as faces com folhas de papelão de construção para maior resistência.
Devido às folhas de papelão, o material adquire o formato correto e uma superfície perfeitamente plana, o que o torna mais conveniente para uso posterior.
O material destina-se à construção de pequenas formas arquitetônicas: divisórias, tetos falsos e elementos decorativos. Na prática, muitas vezes você encontra móveis feitos de gesso cartonado, que não são menos duráveis do que qualquer outro substituto da madeira.
A seguir veremos vários tipos de corte, cada um com suas características próprias.
O grau de resistência de um material é determinado pelo seu tipo, que deve ser levado em consideração na execução dos trabalhos. Assim, surge uma folha de fibra de gesso de maior resistência, que pode exigir uma ferramenta mais eficaz no corte.
Opção nº 1 - corte em linha reta
Neste caso, o corte do material é feito em linha reta, previamente desenhada com lápis ou giz. Recomenda-se começar a cortar a folha pelo verso - esta é a parte mais resistente do papelão.Quanto à parte frontal, sua estrutura é um pouco diferente, pois está adaptada para primer e outros tipos de acabamento.
A placa de gesso cartonado é colocada sobre uma superfície dura para que não haja a menor deflexão. A seguir, uma régua é aplicada na linha de marcação, que é firmemente fixada à mão. Se tentar fazer um corte sem régua, existe um grande risco de estragar a folha.
O corte é feito claramente ao longo da borda da régua e é importante garantir que não saia. Depois de concluído o corte, a folha deve ser virada e dobrada ao longo da linha da fenda na direção do lado não cortado.
Assim, uma folha que não está totalmente cortada é quebrada em linha reta e o papelão do lado de fora é cortado na dobra.
Neste caso, o verso para corte não foi escolhido por acaso. Graças à sua estrutura mais densa, cortar papelão será muito mais fácil, o que significa que a linha ficará perfeitamente reta. Aliás, é recomendável usar uma régua de metal especial para fazer medições durante a construção.
Opção nº 2 - corte encaracolado
Este método é utilizado quando é necessário criar uma forma não padronizada de um determinado elemento estrutural. Neste caso, o procedimento torna-se um pouco mais complicado, por isso é aconselhável ter pelo menos um pouco de experiência em drywall e uma ferramenta de corte de alta qualidade.
Na fase inicial também são realizadas marcações, neste caso figuradas. Para obter o círculo mais uniforme, você precisará de um modelo ou compasso especial. Você pode criar uma forma incomum com elementos circulares usando um padrão.Você pode cortar um círculo perfeito de quatro maneiras.
No primeiro caso, o corte modelado do drywall é feito por meio de furadeira elétrica com coroa. Este método é adequado para cortar um círculo de pequeno diâmetro, por exemplo, para tomada, e nenhuma marcação é necessária aqui. Basta fazer uma marca quase imperceptível, que servirá de guia para o mestre.
O segundo método envolve o uso de um quebra-cabeças. Antes de iniciar o trabalho, é feita uma marcação precisa da forma ao longo da qual será feito o corte. A principal vantagem de um quebra-cabeças é que o diâmetro do círculo cortado, neste caso, não depende de forma alguma do diâmetro da coroa, como é o caso de uma furadeira elétrica.
No terceiro método, uma serra especial é usada como ferramenta de corte. Pelo princípio de funcionamento, assemelha-se a uma faca com dentes, mas com cabo reforçado. Esta serra é especialmente conveniente para trabalhar com drywall, pois pode ser usada não apenas em cortes clássicos, mas também em cortes figurados. Esta ferramenta é ideal para cortar qualquer formato fora do padrão, por exemplo, flores ou asas de borboleta.
O último método não envolve o uso de uma ferramenta especial. Nesse caso, você pode sobreviver com uma faca e um martelo comuns. O material é cortado ao longo do contorno da marcação, sendo melhor tentar inserir a faca o mais profundamente possível. Ao finalizar o corte, é necessário colocar a chapa sobre uma superfície plana com reentrância para que a área com o elemento cortado fique exatamente nesta reentrância.
Se um corte muito profundo for feito, o drywall deverá quebrar na direção desejada. A camada inferior é cortada e as bordas lixadas se necessário com lixa.
Este método é perfeito para quem já trabalhou com corte de placas de gesso cartonado e sabe como o material se comportará nesse caso.
Opção nº 3 - cortar a folha instalada
Claro, é tão conveniente quanto possível cortar uma folha que ainda não foi fixada. Porém, na prática, muitas vezes há situações em que é necessário cortar o material após sua instalação na moldura.
Isso se deve ao fato de que as superfícies revestidas devem ser “ajustadas” às inclinações ou cantos das janelas. A chapa é fixada na parede com uma pequena margem, e os centímetros excedentes são retirados após a instalação.
Aqui é importante certificar-se de que a folha de drywall está bem fixada à moldura. Após o primeiro corte, são realizados vários outros movimentos de corte para que a área cortada possa simplesmente ser “espremida”. Se necessário, você pode cortar a folha do outro lado.
Os métodos apresentados para cortar drywall são eficazes apenas se você precisar fazer uma pequena quantidade de trabalho.
Se necessitar de cortar placas de gesso cartonado em grandes quantidades, a melhor solução seria recorrer a artesãos profissionais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como cortar drywall de forma rápida e suave neste vídeo:
Uma visão geral da melhor ferramenta para cortar placas de gesso é apresentada neste vídeo:
O artigo apresentou as melhores formas de cortar gesso cartonado com ferramentas improvisadas que todos podem encontrar em casa.
Seguindo as instruções sequenciais, você mesmo pode cortar o drywall, mantendo todas as proporções. Assim, você não precisará mais gastar dinheiro com os serviços de um especialista, o que obviamente custará mais do que substituir uma placa de gesso danificada.
Se você tem experiência no corte de materiais de construção duráveis como drywall, poderá compartilhá-la com nossos leitores. Você pode conhecer métodos mais simples de corte de material que já usou anteriormente. Se desejar, você pode deixar seu comentário no campo especial do artigo.