Como fazer um teto falso: instruções para execução da obra + cálculo dos materiais necessários

A renovação de apartamentos começa frequentemente com a reconstrução do tecto, que desempenha um papel importante na criação de um interior harmonioso. Antes de escolher o tipo de acabamento do forro, vale avaliar seu estado, por exemplo, presença de fissuras ou diferenças de altura.

Concordo que o nivelamento do teto com gesso é um processo trabalhoso, demorado e que não garante a eliminação de todos os defeitos. Uma das formas mais populares de decorar um teto é o teto falso, que não só esconde falhas, mas também simula o espaço do ambiente. Além disso, esse teto é indispensável para organizar a iluminação pontual.

Nós lhe diremos como instalar tetos falsos e também o ajudaremos a escolher os materiais adequados.

Vantagens dos tetos falsos

Os sistemas de teto falso tornam fácil, rápido e a um preço razoável obter um teto acabado que irá esconder rachaduras e defeitos na base, além de ocultar fiação elétrica, ventilação e cabos de comunicação.

Os tectos falsos são universais e podem ser utilizados para decorar quase todas as instalações residenciais, de escritórios, comerciais e industriais.

Teto suspenso curvo
A grande vantagem da instalação de tetos falsos é a possibilidade de erguer estruturas geométricas complexas com todas as combinações possíveis de texturas, cores e padrões.

Estes tectos diminuem a altura da divisão e, por isso, apresentam um bom isolamento térmico, o que é especialmente importante para os proprietários de apartamentos nos pisos superiores.

Alguns tipos de materiais para tetos falsos podem fornecer isolamento acústico em uma sala, o que será muito útil se vizinhos barulhentos morarem no andar de cima.

Principais tipos de tetos falsos

O tipo mais simples e comum de teto falso é sólido teto de gesso cartonado. Todos os outros tipos de tetos são chamados de modulares, pois são compostos por lajes e ripas especiais.

Os tectos modulares suspensos apresentam uma grande variedade de designs e podem ter um ou vários níveis. Sua superfície pode ser brilhante, fosca ou espelhada, e o padrão e a cor podem ser qualquer.

Vejamos com mais detalhes os principais tipos de tetos falsos.

Opção nº 1 – estruturas de painel

Esses tetos consistem em painéis quadrados ou retangulares. Os tectos de painéis são lacónicos e simples, razão pela qual são mais frequentemente utilizados para decorar várias instalações não residenciais.

O próprio sistema pressupõe acesso a comunicações ocultas. Também é fácil entrar instalar equipamentos de iluminação.

Teto suspenso Armstrong
A opção mais barata e popular para teto de azulejos é o sistema de suspensão Armstrong. Possui uma estrutura aberta na qual são fixadas placas padrão

O teto de azulejos Armstrong tem uma série de vantagens, incluindo:

  1. Possibilidade de instalação em grandes áreas superiores a 1000 metros quadrados.
  2. Criando uma superfície perfeitamente plana.
  3. Acesso gratuito à ventilação.
  4. Instalação rápida e fácil.

Você pode encontrar forros feitos de MDF e fibra de vidro, metal, mineral e fibra de vidro.

Além disso, as próprias placas podem ser dotadas de propriedades adicionais:

  • acústico;
  • ventilação;
  • isolamento térmico;
  • resistente a humidade.

Se desejar, você pode aplicar qualquer imagem ou elemento decorativo aos painéis.
A opção mais cara são os painéis de madeira natural, cuja beleza não se compara a nenhuma, mesmo à imitação da mais alta qualidade.

Opção nº 2 - tetos de cassete

Esses tetos são fáceis de manter e têm uma aparência bastante atraente. O acabamento pode ser bem diferente: espelhado, fosco, com revestimentos poliméricos e metalizado.

Teto cassete no banheiro
Os tetos, assim como os conjuntos de construção, são montados a partir de elementos individuais chamados cassetes. Eles são feitos de alumínio ou aço revestido de zinco

O design do tipo oculto permite que a moldura seja completamente coberta com cassetes. É fácil montar esse teto e, se necessário, também é fácil desmontá-lo parcialmente. Por exemplo, para chegar às comunicações internas. Esses sistemas não têm medo de água e fogo.

Talvez sua única desvantagem seja o custo bastante elevado.

Opção nº 3 - tetos de ripas

O sistema de teto de ripas utiliza ripas longas. A estrutura é fixada ao teto por meio de pinças especiais (agulhas de tricô). Esses tetos são geralmente feitos de alumínio, aço ou PVC.

As ripas de teto de alumínio, por sua vez, possuem dois estilos comuns:

  • estilo italiano. As ripas são altas com bordas arredondadas. Para eles, você pode usar tipos de fixação abertos e ocultos.
  • Estilo alemão. Lâminas retangulares, podendo ser com ou sem perfuração.

As ripas de PVC são estreitas - de 10 a 12,5 cm e largas de 15 a 50 cm, sendo as primeiras geralmente chamadas de forro e as últimas - painéis.

Teto tipo rack
Os tetos tipo rack não estão sujeitos à corrosão, duram muito tempo e permitem a passagem do ar.As ripas podem ter qualquer cor e padrão, por exemplo, imitação de madeira

O teto de ripas de PVC não prejudica o seu bolso e é mais adequado para banheiro ou cozinha.

Opção #4 – estruturas de gesso cartonado

Ao contrário dos tipos de tectos anteriores, uma estrutura de gesso cartonado após a instalação necessita de acabamento decorativo com massa e posterior pintura.

Teto de gesso cartonado multinível
Os tectos em gesso cartonado podem ser simples ou multiníveis, com vários detalhes curvos, ondulados e modelados. Os holofotes geralmente são incorporados a eles

Além das vantagens estéticas de um teto de gesso cartonado, as características da placa de gesso selecionada também desempenham um papel importante: regular, resistente à umidade ou resistente ao fogo. Sua escolha, por sua vez, depende da finalidade do ambiente.

Os tectos falsos em gesso cartonado apresentam-se em vários formatos, por exemplo:

  • Estrutura. São constituídos por uma caixa com um ou vários degraus. É possível colocar iluminação oculta em todo o perímetro da caixa.
  • Diagonal. Eles têm uma base plana com níveis inferiores salientes acima de um lado da sala.
  • Abstrato. Eles consistem em vários elementos de formato irregular dispostos em espiral.
  • Zonal. Eles permitem destacar uma parte da sala definindo os limites de uma zona, por exemplo, uma zona de trabalho.
  • Encaracolado. Têm uma base plana, sobre a qual, via de regra, no centro do teto se destaca uma estrutura geométrica figurada.

A vantagem deste material é também o seu baixo custo.

Cálculo dos materiais necessários

Depois de escolher o tipo de teto falso, você deve decidir a quantidade necessária de materiais. Para isso, é necessário medir a área do teto e de preferência desenvolver um croqui, o que facilitará muito os próximos trabalhos.

Os materiais da moldura para quase todos os tipos de teto serão semelhantes, por isso daremos um exemplo de cálculo dos materiais necessários para um teto de painel tipo Armstrong.

Moldura para teto falso
A estrutura da moldura de um tecto falso é constituída por perfis longitudinais e transversais e suspensões. O material do teto suspenso selecionado será anexado a ele.

Para entender os padrões de consumo de material para uma moldura de teto falso tipo Armstrong, imagine que temos uma sala quadrada com área de 25 m2.

Para instalar um teto de painel você precisará dos seguintes materiais:

  • perfil principal com 3,6 m de comprimento;
  • perfil transversal com 1,2 m de comprimento;
  • perfil transversal com 0,6 m de comprimento;
  • pingentes;
  • canto da parede com 3,0 m de comprimento;
  • parafusos de cavilha;
  • cavilhas de ancoragem;
  • lajes de painel 600*600 mm.

A instalação do perfil principal é feita em incrementos de 1200 mm. Para saber o número de linhas da guia principal, divida a largura da sala de 5 m por 1,2 (degrau) e obtenha 4,17 linhas. O próximo passo é saber quantos metros lineares deste perfil são necessários. Para fazer isso, multiplique o comprimento da sala 5 m pelo número de linhas 4,17 e obtenha 20,9 m.p.

A instalação de um perfil transversal de 1,2 m de comprimento é feita em incrementos de 600 mm. Para saber o número de linhas do perfil transversal, divida o comprimento da sala de 5 m por 0,6 (degrau) e obtenha 8,33 linhas. A seguir descobriremos a quantidade necessária de perfil em metros lineares. Para fazer isso, multiplique a largura da sala de 5 m por 8,33 (linhas) e obtenha 41,7 m.p.

A etapa de instalação de um perfil transversal de 0,6 m de comprimento é de 1200 mm. O número de filas do perfil transversal é calculado dividindo o comprimento de uma sala de 5 m por 1,2 (degrau). Obtemos 4,17 linhas. Multiplicamos o valor resultante por 5 m - a largura da sala e obtemos 20,9 m.p. – esta quantidade é necessária para uma área de 25 m2.

Os cabides são instalados nas guias principais com passo de 1200 mm. Para saber o número de cabides para 1 fileira de guias principais, divida o comprimento da sala de 5 m pelo passo do cabide de 1,2 e obtenha 4,17 cabides para 1 fileira.

Anteriormente descobrimos que temos 4,17 linhas de guias principais. Assim, para uma sala de 5 x 5 m serão necessárias 4,17 linhas multiplicadas por 4,17 e obteremos 17,39 peças de cabides.

Instalação de um canto de parede
Em seguida, é necessário instalar um canto de parede com 3,0 m de comprimento em todo o perímetro de toda a sala. Neste caso, o perímetro é 2 x (5+5) = 20 m

Portanto, serão necessários 20 m de canto de parede.

Para calcular o número de lajes de painel, basta conhecer a área de uma laje (0,6 x 0,6 = 0,36) e depois dividir a área do teto de 25 pela área de uma laje de 0,36. No total, obtemos 70 peças.

Usando fita de acabamento para alisar juntas
Vale ressaltar que após a instalação de painéis ou lajes de teto, formam-se juntas que podem ser eliminadas com fita especial de acabamento

Os elementos de fixação devem ser adquiridos considerando que é necessário um pino por 0,5 m de perfil.

Para instalar um teto de gesso cartonado serão necessários os seguintes materiais:

  • perfil guia 27 x 28 cm;
  • perfil de teto 60 x 27 cm;
  • cabides retos em forma de U;
  • pregos;
  • parafusos auto-roscantes;
  • Placas de gesso cartonado com 9,5 mm de espessura.

Para o acabamento de tetos de gesso cartonado serão necessários materiais adicionais, como primer, massa e tinta à base de água.

Trabalho de instalação passo a passo

Independentemente da escolha do tipo de tecto falso, o principal na sua instalação é que todos sejam fixados à moldura e a moldura ao contra-tecto. Apenas o design da moldura em si será diferente.

Antes de instalar qualquer tipo de teto falso, uma série de medidas preparatórias devem ser realizadas:

  1. Limpando os móveis da sala.
  2. Preparando o teto. Por exemplo, eliminando rachaduras e rachaduras para evitar perda de calor no futuro, isolamento de teto e ele isolamento acústico.
  3. Estabelecendo comunicações. Por exemplo, instalação de sistemas de ventilação e fiação para luminárias.

Depois de calcular a quantidade de materiais necessários e realizar os trabalhos preparatórios, pode-se iniciar a instalação do teto falso.

Método de instalação de tetos de painéis

Consideremos passo a passo o trabalho de instalação usando o exemplo de instalação de tetos suspensos do tipo Armstrong.

Marcação de nível de quadro
Primeiro você precisa marcar cuidadosamente as paredes e o teto usando uma fita métrica, nível hidráulico ou nível laser

Depois disso, um canto de parede é fixado às paredes ao longo do perímetro da sala por meio de buchas em incrementos de no máximo 0,5 m.

A seguir, os perfis principais de suporte, com 3,7 m de comprimento, são instalados em incrementos de 1,2 m paralelos à parede. Depois disso, os cabides são fixados no teto e no trilho de suporte em incrementos de 1,2 m.

Os perfis transversais de 1,2 m de comprimento são instalados perpendicularmente às venezianas principais em incrementos de 0,6 m. Os perfis transversais de 0,6 m de comprimento são instalados paralelamente às venezianas principais a uma distância de 1,2 m entre si.

Após a montagem da moldura, comece a instalar as placas do forro.

A instalação de tetos suspensos em cassetes e ripas é semelhante à instalação de tetos tipo Armstrong, a única diferença é a utilização de cassetes ou ripas em vez de lajes.

Instalação de tetos em gesso cartonado

O primeiro passo é aplicar marcações e, o mais importante, uma linha reta ao longo da qual será fixado o perfil guia. Um nível de laser é mais adequado para isso. Também é necessário marcar os pontos de montagem das suspensões.

O perfil guia 27 x 28 cm deve ser fixado com buchas em todo o perímetro da sala usando uma chave de fenda ou furadeira.

A seguir, as suspensões diretas são fixadas ao teto por meio de âncoras metálicas de acordo com as marcações aplicadas em incrementos de 60 cm, após o que o perfil do teto 60 x 27 cm deve ser cortado no comprimento e inserido nas guias em incrementos de 40 cm.

Os cabides devem ser abaixados e aparafusados ​​​​ao perfil com parafusos auto-roscantes. O excesso da suspensão deve ser dobrado para dentro.

Instalação de drywall na moldura
Em seguida, você pode começar a instalar as placas de drywall. Para isso, fixe a chapa ao perfil e aparafuse-a com parafusos auto-roscantes a cada 20 cm

Depois de instalar as placas de drywall, você pode iniciar o trabalho de acabamento. Para fazer isso, você precisa limpar a poeira do teto.

Trabalho de acabamento em drywall
As juntas e reentrâncias dos parafusos auto-roscantes são revestidas com primer e seladas com massa. Após a secagem, uma malha de reforço é colada nas juntas e uma camada de massa é aplicada novamente

É necessário esperar até que seque completamente e cobrir toda a superfície com primer. Depois disso, você pode proceder ao acabamento de toda a superfície com massa.

Antes de pintar com tinta à base de água é necessário aplicar outra demão de primer.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação do teto de painel suspenso Armstrong:

Instalação de teto de gesso cartonado com nicho para iluminação:

A escolha de tectos falsos é muito ampla e depende apenas das suas preferências e capacidades financeiras. Um teto corretamente selecionado e instalado pode não apenas ocultar possíveis deficiências, mas também alterar a percepção do espaço no ambiente.

Você mesmo pode instalar tetos falsos. O principal é não ter pressa, mas sim fazer o trabalho preparatório corretamente e aderir à tecnologia.

Você já teve que instalar tetos falsos sozinho? Por favor, diga aos nossos leitores quais espécies você preferiu e em que se baseou sua escolha. Houve alguma dificuldade na instalação? Deixe seus comentários, adicione fotos, tire dúvidas e compartilhe sua experiência no bloco de contato abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica