Aquecedor a gás faça você mesmo: instruções para ajudar os artesãos domésticos
Com o início do frio, há necessidade de aquecer as instalações. Nem sempre é possível fornecer aquecimento central ou autónomo em locais como garagem, celeiro, piquete ou estufa.Os motivos podem ser diferentes: falta de recursos devido ao alto custo de conexão desses sistemas ou falta de capacidade técnica.
Se você fizer um aquecedor a gás com suas próprias mãos, ele aquecerá efetivamente as salas de serviço. Já no mercado você pode escolher e comprar diversos modelos de aquecedores a gás com preços e características diversas. No entanto, o preço inclui uma grande margem de lucro do vendedor.
Diremos como montar um produto caseiro quase de graça com os materiais disponíveis. Aqui você encontrará uma descrição detalhada dos dispositivos caseiros e instruções sobre como fazê-los. Para ajudar os que fazem você mesmo, oferecemos guias de montagem e conselhos valiosos.
O conteúdo do artigo:
Características de um design caseiro
A principal tarefa que o futuro aparelho caseiro irá realizar é aquecer uma sala, tenda, garagem e outros locais. Ao montá-lo você mesmo, a aparência do dispositivo e suas qualidades decorativas ficam em segundo plano.
Um papel importante será desempenhado pela suficiência da quantidade de calor gerada, pela segurança de operação e pela facilidade de transporte do dispositivo.
Para fins de aquecimento, são utilizadas várias estruturas de gás caseiras. Fazer aquecedores a partir de queimadores a gás ou fogões a gás com as próprias mãos não é difícil. Para uma montagem rápida, você precisará de um diagrama pré-preparado, do material com o qual o aquecedor será feito e de uma variedade de ferramentas.
Muitas vezes, um aquecedor a gás caseiro é levado para um acampamento fora da cidade ou para uma pescaria, em viagens, para diversas reuniões como fonte de calor adicional. Nestes casos, bastará montar o aparelho, verificar seu funcionamento, inspecionar quanto a vazamentos e proceder diretamente ao aquecimento.
Às vezes aquecedor caseiro planejado para ser usado como fonte alternativa de aquecimento. Por exemplo, numa casa de campo, num celeiro, num piquete, numa garagem e noutros locais para poupar dinheiro nas contas de serviços públicos e na compra de equipamento de gás.
Nesses casos, deve-se tomar cuidado para minimizar a perda de calor dentro da sala aquecida. Isso é feito isolando as paredes externas e internas, piso e teto da estrutura. É mais eficaz realizar procedimentos simultâneos de isolamento interno e externo. Então o calor durará o máximo possível e o consumo de gás será significativamente reduzido.
Se não for possível realizar dois tipos de isolamento ao mesmo tempo, é necessário isolar o edifício pelo menos por dentro. É mais eficiente. Na realização do procedimento é necessário utilizar material adequado para isolamento térmico, além de materiais e revestimentos resistentes ao fogo.
Ao utilizar equipamentos a gás, deve-se sempre observar as precauções de segurança e seguir as normas de instalação de equipamentos e isolamento de instalações. Se um edifício aquecido tiver acabamento com materiais à prova de fogo, ele será resistente ao fogo. Isto reduz significativamente o risco de incêndio e incêndios inesperados.
É melhor colocar um aquecedor a gás caseiro no centro da sala aquecida. Neste caso, o calor gerado não é perdido nem absorvido pelas paredes, pois não há contato com elas. O ar quente subirá até o teto da sala. Se você também instalar refletores especiais nos tetos, será criado o efeito de uma capa térmica no ambiente.
Este fenômeno positivo permite que você economize significativamente dinheiro em aquecimento ambiente usando estruturas de gás caseiras. O ar quente circula por todo o espaço e não sai dele. É importante saber que o efeito de capa térmica é criado quando o aquecedor emite um fluxo de ar suficientemente intenso.
Com base nos resultados da montagem, um aquecedor caseiro deve ter os seguintes parâmetros:
- operação fácil e segura;
- consumo económico de recursos energéticos, neste caso gás;
- aquecimento eficiente e rápido de ambientes;
- início rápido do dispositivo, possibilidade de operação a longo prazo;
- facilidade de montagem e facilidade de substituição de peças defeituosas;
- possibilidade de transportar o aparelho;
- tamanhos convenientes para transporte, transporte e operação.
Todas as características acima são bastante difíceis de encaixar em um design.Porém, alguns artesãos conseguem fazer de forma independente um aquecedor a gás com potência suficiente, prático, fácil de usar, que atende ao usuário por muito tempo.
As vantagens dos aquecedores a gás caseiros incluem:
- Trabalho econômico. Às vezes, um cilindro cheio pode ser suficiente para 12 horas de operação contínua do dispositivo. Claro, tudo depende do tamanho do cilindro.
- Capacidade de ligar e desligar rapidamente.
- Compacto e leve. Alguns designs caseiros são convenientes para caminhadas. Não ocupam muito espaço e pesam vários quilos. E o efeito benéfico de seu uso dificilmente pode ser subestimado.
Entre as desvantagens das estruturas caseiras está a necessidade de selecionar cilindro adequado ou a presença de um adaptador. Portanto, você precisa ter o cuidado de comprar latas adicionais com antecedência. Ou ser capaz de transferir gás de um cilindro grande para um tanque pequeno.
Alguns aquecedores a gás caseiros não suportam temperaturas abaixo de zero e não ligam se a temperatura do ar estiver abaixo de um determinado nível. Enfrentar tal problema pode ofuscar uma viagem turística. No entanto, as temperaturas interiores geralmente não caem para níveis muito baixos.
Se o aquecedor funcionar em ambientes internos, é necessário garantir o fornecimento de ar fresco. Também é importante considerar que o nível de dióxido de carbono em ambientes fechados aumenta. A umidade do ar diminui significativamente.
Não deixe o dispositivo ligado sem supervisão nem aproxime objetos inflamáveis. Isso pode causar incêndio e ignição.
A eficiência operacional de um dispositivo autoconstruído é determinada por suas características principais.
Eficiência. Este indicador é determinado pela relação entre a energia utilizada para aquecimento e a energia gasta para gerá-lo. Os aquecedores a gás têm diferentes valores de eficiência.
Segurança do dispositivo. Muitas vezes, em estruturas caseiras, é negligenciada a instalação de dispositivos que garantem um funcionamento seguro: válvulas, sensores que desligam automaticamente o queimador.
Consumo de combustível e área aquecida pelo aparelho. Dependendo do tamanho do aparelho, o consumo de combustível também muda. Quanto maior for a sala, maior será o queimador necessário.
Dispositivo aquecedor a gás
Todas as estruturas estão unidas por um único sistema de abastecimento de gás. A fonte de combustível são cilindros de gás com propano-butano ou outro tipos de misturas de gases. Cartuchos de gás para queimadores também são usados para pequenos aquecedores. Você pode enchê-los e despejá-los cuidadosamente com suas próprias mãos. O principal é seguir as precauções de segurança.
Muitos aquecedores a gás caseiros operam com base no princípio radiação infra-vermelha. Consiste no fato de o combustível queimar gradativamente no queimador e, assim, aquecer o elemento de aquecimento, que, por sua vez, libera calor na faixa do infravermelho.Desta forma, todos os objetos da sala ou tenda são aquecidos. Depois disso, o calor é liberado no ar.
Os aquecedores a gás "faça você mesmo" são bastante diversos e podem ter pesos diferentes, de meio quilo a dez quilos. Tudo depende da complexidade do projeto e do nível necessário de calor gerado na saída.
Normalmente, os produtos caseiros são construídos a partir dos seguintes elementos básicos:
- ventiladores que distribuem uniformemente o ar aquecido por toda a sala;
- regulador de potência que permite ajustar o nível de calor gerado e a temperatura ambiente;
- queimador de gás, que queima diretamente o gás e aquece o sistema;
- emissor térmico - elemento que acumula energia térmica e a libera no ar ou em objetos da sala;
- grades que protegem o emissor de calor do contato direto com objetos.
Além dos elementos principais, serão necessários outros adicionais, que podem incluir alças, grades, refletores, tampas, fechos, mangueiras de gás e outras preparações.
Um dispositivo fabricado desta forma é adequado para aquecer divisões pequenas e médias e espaços pequenos. Não há necessidade de aparelhos elétricos ou eletricidade. Quando o próximo cilindro acabar, ele pode ser recarregado ou um novo pode ser adquirido.
Alguns aquecedores infravermelhos a gás caseiros também desempenham funções adicionais, que incluem aquecimento de água, secagem de roupas e itens diversos.Alguns dispositivos também podem ser usados para cozinhar alimentos. À noite, esse aquecedor brilha e é uma fonte de iluminação adicional.
Dispositivo caseiro de queimador de gás
Usando o método que propomos, você pode montar um aquecedor a gás portátil não muito potente, mas conveniente, compacto. Este dispositivo é adequado para aquecer pequenas divisões, uma garagem, uma pequena estufa, uma cave ou uma tenda.
Para a montagem da estrutura é utilizado um queimador de fogão a gás-primus. É usado para cozinhar. Este esquema também é aplicável ao usar cilindros com válvula de pinça.
Além do queimador, você precisará dos seguintes materiais disponíveis:
- pequena folha de estanho;
- peneira metálica redonda;
- rebites.
Você também precisará de algumas ferramentas: uma furadeira elétrica com uma pequena broca, um rebitador e uma tesoura para metal.
O dispositivo é montado da seguinte forma. Primeiro você precisa pegar uma folha de estanho pré-preparada e colocar uma peneira nela. A peneira deve ser contornada em toda a circunferência com um marcador ou lápis de construção.
Depois disso, uma peneira é colocada de lado e orelhas retangulares ou o chamado desenvolvimento são cuidadosamente desenhadas no topo do círculo com um lápis e uma régua. Uma orelha deve ser ligeiramente mais longa que as outras três.
Então você precisa pegar uma tesoura e cortar cuidadosamente o espaço em branco forrado. É importante cortar as peças para que não haja irregularidades na sua superfície.
Após o círculo ser cortado da folha, ele deve ser fixado ao queimador por meio de parafusos. Para fazer isso, você precisará de uma broca, com a qual fará furos uniformes com cuidado. Em seguida, você precisa endireitar os furos perfurados e apagar o metal restante com uma lima ou cortar (afiar) com uma esmerilhadeira.
No topo da estrutura resultante você precisa dobrar as orelhas retangulares e prender uma peneira de metal. A principal tarefa da peneira durante o funcionamento do aquecedor será dissipar o calor. Este design pode ser melhorado com o uso adicional de malha.
Em primeiro lugar, outro círculo com orelhas é cortado adicionalmente da folha de flandres. Suas dimensões devem corresponder às dimensões da primeira peça. Em seguida, com uma broca, é necessário fazer furos no círculo recortado, que deve ficar localizado a uma curta distância da borda da peça de trabalho. Depois disso, você precisa cortar uma pequena tira da malha.
Uma tira estreita recortada é fixada acima da peneira ao primeiro e segundo círculos de estanho pelas orelhas com a ajuda de rebites. As orelhas devem estar dobradas em um ângulo de 90 graus. Como resultado, a estrutura se assemelhará a um cilindro metálico.
Depois de fazer esse aquecedor a gás com suas próprias mãos usando um queimador a gás, o projeto deve ser verificado. Você precisa ter certeza de que ele pode ser usado com segurança. O cartucho de gás é conectado ao queimador, o fornecimento de gás é ligado, o queimador é aceso e o aparelho começa a aquecer o ambiente.
Usando uma mangueira adaptadora, você pode conectar esse queimador a um grande cilindro de gás.Então você não terá que perder mais tempo substituindo e reabastecendo o recipiente de gás. O cilindro deve ter redutor de gás, que protege a estrutura do movimento reverso do gás e permite regular a pressão.
Vale lembrar que os fabricantes de cartuchos de gás não recomendam a reutilização de seus produtos e reabastecer as latas.
Usando uma abordagem semelhante, você pode projetar um aquecedor a gás caseiro maior. Esses dispositivos já se assemelham a fogões a gás e podem ser alimentados diretamente por um cano de gás ou por um cilindro grande. Naturalmente, a potência desse fogão será suficiente para aquecer uma sala maior.
No entanto, tais estruturas não são tão fáceis de mover de um local para outro, ocupam muito espaço e muitas vezes requerem a construção adicional de uma chaminé e de um sistema de ventilação.
Aquecedor portátil de azulejos
Quartos pequenos, uma garagem, uma estufa, uma tenda podem ser convenientemente aquecidos com um aquecedor portátil a gás de mesa. Tal dispositivo é construído a partir de uma telha plana quadrangular equipada com uma grade metálica.
A montagem deste dispositivo envolve fixar parte do fogão a gás a uma caixa de metal. Devido à câmara de combustão instalada, o ar é aquecido até a temperatura desejada, e vários ou um ventilador garantem o fornecimento de ar quente e sua circulação por todo o ambiente. A montagem de tal dispositivo consiste em várias etapas e não requer conhecimentos técnicos especiais.
A primeira etapa é trabalhar com ferramentas de medição. Você precisa usar uma régua ou fita métrica para fazer medições precisas do ladrilho quadrangular. Isso será necessário para determinar os parâmetros da carcaça do aquecedor. Depois de fazer as medições, você precisa cortar os espaços em branco da folha de estanho com uma tesoura. Em seguida, os espaços em branco são fixados com rebites na caixa.
Em seguida, o invólucro é fixado com tiras de gancho no ladrilho. Para que seja rapidamente removido e montado de volta, é necessário fazer uma barra móvel. Essa barra pode ser facilmente feita usando uma pequena mola conectada a uma alavanca de elevação.
Graças a esta solução, no futuro será possível retirar facilmente a caixa para limpeza ou transporte. O esquema caseiro em questão pressupõe a presença de um sistema de ventilação especial. Para instalá-lo, você precisará de um ventilador simples, sem quaisquer dispositivos ou materiais complexos adicionais.
Um pequeno ventilador de qualquer dispositivo doméstico é adequado para instalar ventilação. Você pode usar uma tesoura para ajustar o tamanho. Cortar e dar o formato e tamanho desejados às pás do ventilador leva cerca de meia hora. Após realizar essas etapas, é necessário instalar um ventilador pronto atrás da carcaça do aquecedor para que haja corrente de ar dentro da carcaça.
Você também precisa instalar uma câmara de combustão metálica. O corpo da câmara de combustão deve ser cravejado de muitos pequenos orifícios. Eles podem ser feitos com furadeira elétrica e furadeira de metal ou com martelo e prego. Os furos devem estar a uma curta distância um do outro.
Você também precisa comprar uma mangueira de borracha com adaptador para conectar ladrilhos planos a tubo de gás ou cilindro de gás. Um ventilador instalado na parte traseira da caixa garante o fornecimento e distribuição de ar quente em uma faixa bastante ampla no espaço aquecido.
Esse aquecedor a gás caseiro lida bem com a tarefa de aquecer um ambiente não apenas no período outono-primavera, mas também no inverno. Além disso, tal dispositivo consome gás de forma econômica e tem alta eficiência.
Construção de um aquecedor a partir de um cano
Este design caseiro também é chamado pistola de gás térmico. Produz significativamente mais calor do que os aquecedores anteriores e absorve mais recursos energéticos. Além disso, essas estruturas são frequentemente equipadas com chaminés, o que as torna volumosas e difíceis de transportar.
Para montar você mesmo o aquecedor, você precisa coletar o seguinte material:
- tubos de três metros de diâmetros diversos (dois de 8 cm e um de 18 cm);
- placas de aço com as quais será realizada a fixação;
- Folha de metal;
- queimador a gás com ignição piezoelétrica;
- Ventilador axial.
Você também precisará de uma variedade de ferramentas: furadeira, máquina de solda, fita métrica, nível, moedor, tesoura de metal. Os tubos podem ser substituídos por cilindros ou extintores de diâmetros adequados. Será necessária uma esmerilhadeira para cortar a parte inferior e superior, bem como encurtar as peças de trabalho.
Num tubo com 18 cm de diâmetro são feitos dois furos de diâmetros diferentes: 1 cm e 8 cm, que devem ser perfurados um em frente ao outro.
De um tubo com diâmetro de 8 cm é cortado um trecho de 30 cm, que representará a câmara de combustão. Neste tubo são soldados fixadores e nele é feito um furo com 1 cm de diâmetro, em seguida este tubo é inserido no primeiro tubo.
Você precisa cortar um plugue de uma folha de metal. Isso fechará a lacuna entre o corpo do aquecedor e a câmara de combustão. Uma câmara de combustão é soldada ao corpo e um tubo para exaustão do ar quente é soldado a um orifício de 8 cm de diâmetro. Depois disso, o plugue é soldado. Depois de certificar-se de que o queimador de gás está bem preso à câmara de combustão, você pode inserir a mangueira pelos orifícios centimétricos.
Um ventilador é instalado na parte traseira do dispositivo e uma exaustão de fumaça na parte superior. Para que o aquecedor fique estável na superfície, as pernas devem ser soldadas. Uma pistola de calor a gás aquece ambientes com eficiência e usa o gás de maneira econômica. No entanto, ao usá-lo, você deve seguir as precauções de segurança.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Aquecedor a gás de lata:
Aquecedor infravermelho caseiro a gás:
Qualquer pessoa pode montar um aquecedor a gás de acordo com os esquemas discutidos em casa. Basta seguir as precauções de segurança e não descurar as instruções de colocação em funcionamento dos aparelhos. Se você mesmo montar o aquecedor, poderá economizar dinheiro. Além disso, a eficiência e o desempenho de tais dispositivos não são inferiores aos comprados em lojas.
Se você planeja aquecer um pequeno cômodo ou barraca, e também levar o aparelho em viagens e caminhadas, então é melhor fazer um aquecedor com queimador a gás ou com fogão a gás. São mais compactos, ocupam menos espaço e são fáceis de transportar. Os aquecedores a gás são adequados para aquecer espaços maiores, produzem mais calor e requerem uma ligação elétrica para operar o ventilador.