Inversor ou sistema split convencional - o que é melhor? Revisão comparativa e dicas de seleção

Muitos compradores de equipamentos de climatização se perguntam: sistema inverter split ou convencional, o que é melhor escolher para uma casa ou apartamento? É muito difícil responder de forma inequívoca, pois cada tipo de tecnologia tem seus pontos fortes e fracos.

Para fazer uma escolha informada, você precisa compreender as semelhanças e diferenças entre as unidades, comparar seu desempenho e características de desempenho e determinar os parâmetros ideais. Somente com essa abordagem a compra trará o resultado esperado. Nosso artigo é dedicado à análise dessas questões.

Quais são as semelhanças entre as variedades?

Os sistemas divididos desses dois tipos são projetados para resolver os mesmos problemas.

Isso significa que com a ajuda deles você pode realizar as seguintes operações com massas de ar:

  • legal;
  • aquecimento;
  • ionizar;
  • limpar

Todos os processos acima podem ser eficazes em qualquer volume. Afinal, os fabricantes fornecem sistemas divididos para pequenos apartamentos e grandes escritórios e instalações comerciais, compostos por muitas salas separadas.

Aparência de sistemas divididos
Ambos os tipos de sistemas divididos são projetados para resolver os mesmos problemas. Sua aparência também é semelhante, por isso serão adequados em qualquer ambiente

O design desses subtipos de equipamentos de controle climático é visualmente semelhante; eles consistem em blocos:

O controle é realizado por meio de controles remotos funcionais e convenientes. Em ambos os casos, eles são semelhantes serviço de manutenção. Portanto, você terá que limpar regularmente os filtros, substituí-los e atualizar o freon. Se esses pontos forem ignorados, a vida útil será reduzida e significativamente.

Procedimento instalação de ar condicionado os sistemas são igualmente complexos e podem custar uma quantia elevada, chegando a metade do seu custo. Em qualquer caso, você não deve instalá-los sozinho - é melhor entrar em contato com especialistas experientes.

Principais diferenças entre os sistemas

Apesar de um grande número de características semelhantes e da mesma aparência, os subtipos de equipamentos de controle climático apresentados apresentam muitas diferenças, algumas delas fundamentais.

Isso torna os sistemas inversores e convencionais diferentes tipos de equipamentos de controle climático.

Princípios operacionais de sistemas divididos
A principal diferença entre estes sistemas climáticos é o princípio de funcionamento. Como resultado, os condicionadores de ar inverter são mais estáveis ​​na manutenção da temperatura definida e também são mais econômicos

As diferenças incluem: princípio de funcionamento, funcionalidade, estabilidade, durabilidade, consumo de energia, ruído, custo.

Um grande número de diferenças indica que antes de adquirir um inversor ou sistema climático convencional, você deve conhecê-los melhor. Conheça mais especificamente as características do seu trabalho, pois disso depende a escolha correta.

#1 – princípio de funcionamento

Os sistemas convencionais operam de forma cíclica, ou seja, o usuário define a temperatura que necessita, que é controlada por um sensor de temperatura.

Ao atingir o valor desejado, o compressor desliga automaticamente.E liga quando você se desvia alguns graus do parâmetro definido.

Consumo elétrico
Sempre será dito aos compradores que os sistemas inversores são mais econômicos em termos de consumo de energia, e isso é verdade. Mas o alto custo dos produtos pertencentes a esta categoria impede muitos potenciais compradores.

Ao contrário de seus equivalentes convencionais, sistemas inversores trabalhar constantemente. Assim, quando a temperatura desejada é atingida, seus compressores não desligam, mas reduzem a produtividade.

Por exemplo, eles são capazes de manter efetivamente uma temperatura confortável operando com 5 a 10% de sua potência.

#2 – funcionalidade do dispositivo

Ambos os subtipos de equipamentos de controle climático lidam igualmente bem com o resfriamento do ar. No entanto, os sistemas split com inversor são mais funcionais.

A razão é que eles são adequados para uso mesmo no inverno, pois tais equipamentos podem aquecer efetivamente o ambiente. Além disso, mesmo em temperaturas que chegam a -25°C.

Seleção de sistemas divididos
Ao escolher a melhor opção para sistemas split, suas vantagens e desvantagens devem ser levadas em consideração. Portanto, é melhor utilizar equipamentos inversores para resfriar o ar em apartamentos e casas, onde será mais eficiente

Os aparelhos de ar condicionado tradicionais também estão equipados com uma função de aquecimento, mas deve saber que esta só pode ser utilizada se a temperatura não descer abaixo de -5°C. A razão para esta característica é o funcionamento cíclico descrito, o que leva ao fato de os condicionadores de ar convencionais não funcionarem na maior parte do tempo.

Neste momento, o lubrificante de suas partes móveis flui e engrossa. A ativação subsequente resulta em desgaste pelo menos significativo.

Como resultado, um ar condicionado tradicional que é usado regularmente a uma temperatura específica geralmente não sobrevive até a próxima primavera. E, em alguns casos, o primeiro lançamento leva ao travamento, com tristes consequências na forma de reparos caros.

O equipamento inversor não apresenta esse inconveniente pelo fato de estar sempre em funcionamento, o que evita o espessamento do lubrificante.

Seleção de sistema dividido
Para áreas de passagem, como escritórios e lojas, a escolha ideal seria um sistema convencional que pudesse responder rapidamente às mudanças de temperatura

Um ponto importante é a taxa de resfriamento da sala desejada. E neste aspecto, os sistemas tradicionais são um pouco inferiores aos seus análogos. Para ser mais preciso, em igualdade de condições eles darão conta da tarefa, gastando, em média, 2 vezes mais tempo.

Mas isso não é crítico, porque na maioria das situações os usuários não se importam com quanto tempo os condicionadores de ar gastam resfriando o ar - 5 ou 10 minutos.

#3 – estabilidade

As diferenças no princípio de operação descritas acima levam ao fato de que os condicionadores de ar inverter suportam os parâmetros especificados pelo usuário com mais precisão. Por exemplo, o seu desvio não excede 1-1,5°C e muitas vezes não ultrapassa meio grau.

estabilidade do equipamento
Valores semelhantes para sistemas tradicionais podem atingir de 1 a 5 °C. Além disso, na maioria dos casos, o desvio delta está dentro de 3 °C

#4 – durabilidade do equipamento

Como resultado das inclusões cíclicas, a carga sobre os elementos estruturais dos sistemas convencionais é maior, o que leva a um desgaste mais rápido de vários componentes mecânicos. Os condicionadores de ar inverter não apresentam essa desvantagem.

Por operarem continuamente e permitirem desvios menos significativos das condições de temperatura especificadas, suas peças estão sujeitas a menos esforços, o que prolonga sua vida útil.

Variedade de sistemas divididos
Existe um grande número de unidades deste tipo disponíveis no mercado, para que possa fazer a melhor escolha para qualquer divisão. E as suas qualidades estéticas podem satisfazer os desejos de todos os clientes.

Assim, os modelos inversores, em média, são capazes de proporcionar conforto interno por impressionantes 8 a 16 anos. Então, como seus equivalentes convencionais, em muitos casos eles não conseguirão agradar os proprietários por mais de 5 a 10 anos.

#5 – nível de consumo de energia

O princípio de funcionamento de ambos os subtipos afeta significativamente consumo elétrico. A natureza cíclica dos equipamentos tradicionais faz com que durante os picos de carga ocorra sempre um consumo significativo de energia. Os produtos inversores, que raramente operam com potência máxima, não possuem esse recurso.

Isto indica que em vários modos eles serão 30-50% mais econômicos. Ao mesmo tempo, os produtos inversores funcionam constantemente, o que também não deve ser esquecido.

Sistema de divisão do inversor
Na maioria dos casos, os modelos de inversores são mais econômicos, mas o resultado só pode ser obtido após longos 7 a 8 anos

#6 – nível de ruído

Os elementos estruturais mais ruidosos de ambos os tipos de equipamentos estão localizados em unidades externas localizadas na rua. No entanto, as partes internas da estrutura também produzem zumbidos e são mais barulhentas em operação do que os sistemas convencionais.

Por exemplo, o nível médio de ruído do equipamento inversor está na faixa de 19 a 23 dB, e o mesmo indicador para o subtipo usual atinge 30 a 32 dB.Mas deve ser entendido que os sons produzidos não irritarão a maioria dos usuários em ambos os casos.

Manutenção do sistema dividido
Em termos de manutenção, os dois tipos de sistemas são semelhantes. Ou seja, eles deverão ser limpos regularmente e reabastecidos com freon. Se as regras acima forem ignoradas, a vida útil será significativamente reduzida e não será possível obter o efeito máximo no resfriamento do ar.

#7 – categoria de preço

Mesmo quem está distante da tecnologia, após ler as informações apresentadas acima, poderá concluir que os equipamentos de climatização inverter são mais de alta tecnologia e modernos.

No entanto, você terá que pagar por isso, e bastante. Por exemplo, os produtos comuns custam 30-40% menos e, em muitos casos, a diferença atinge valores mais impressionantes.

O que procurar na hora de escolher?

Apesar de o equipamento de climatização inverter ser tecnicamente mais avançado, não apresenta vantagens óbvias de funcionamento e, em alguns casos, as características de desempenho disponíveis são inferiores às dos análogos. Como resultado, os compradores terão que avaliar muitas nuances.

Uma característica importante é que, devido à termorregulação suave condicionadores de ar inverter pode não apresentar os resultados esperados. Isso geralmente acontece em áreas de passagem - lojas e escritórios. Mas sistemas convencionais em tais situações será mais eficaz.

Pelo mesmo motivo, você não deve colocar equipamentos inversores em cozinhas ou quaisquer outros ambientes onde ocorram mudanças bruscas de temperatura. Afinal, até mesmo água fervente em uma chaleira se tornará um grande problema para eles.

Por razões económicas, os aparelhos de ar condicionado convencionais serão a melhor escolha onde a necessidade de refrigeração do ar ocorre raramente, por exemplo, numa casa de campo.Eles também serão mais eficazes em situações em que o uso seja único. Assim, é melhor instalar equipamentos tradicionais em salas de conferências.

Mas seus análogos inversores poderão proporcionar conforto em apartamentos e hotéis com maior eficiência.

Instalação de sistemas divididos
Ambos os tipos de sistemas divididos são igualmente difíceis de instalar. Por exemplo, o custo de instalação pode chegar a 20-50% do preço do equipamento, e economizar aqui é prejudicial para você

Uma característica importante é a facilidade de manutenção, mas mesmo aqui nem tudo é a favor dos sistemas inversores. A razão é que os componentes são tão caros quanto os próprios produtos. Além disso, ainda não são muito comuns em nosso país, por isso os artesãos podem não ter a peça necessária em mãos e terão que esperar até que ela seja entregue.

Isto cria inconvenientes significativos, especialmente considerando que estes modelos são mais sensíveis às mudanças de tensão do que os seus homólogos convencionais. E essa falta de fornecimento de eletricidade é frequentemente encontrada mesmo nas grandes cidades.

De qualquer forma, é necessário corretamente determinar a potência da unidade ou o resfriamento do ar será ineficaz. Ou seja, quando é insuficiente, dificilmente será alcançado o nível de conforto exigido. E se isso acontecer, será apenas à custa de sobrecarregar o equipamento. Você terá que pagar a mais pelo excesso de energia.

Funcionalidade de sistemas divididos
Uma vantagem importante dos sistemas inversores é a capacidade de operar o aquecimento a temperaturas que atingem significativos -25°C, enquanto os análogos convencionais podem competir com eles em eficiência apenas até -5°C.

No caso de sistemas inversores, deve-se atentar para um parâmetro como a faixa de ajuste da frequência de operação do motor elétrico.

Este é um indicador importante, uma vez que o princípio de funcionamento deste tipo de equipamento de climatização permite atingir a máxima combinação de eficiência, economia e durabilidade apenas num determinado valor.

Portanto, a profundidade do ajuste não deve ser inferior a 25-80%. Se as características do modelo que você gosta não atingem esses indicadores, então é um produto desatualizado ou simplesmente barato e, portanto, não funcional o suficiente.

Por exemplo, a faixa de ajuste dos sistemas inversores modernos chega a 5-90%. Isso permite que você responda rapidamente às mudanças de temperatura e permaneça econômico.

Recomendações adicionais para a escolha de um split para uma casa ou apartamento, bem como uma visão geral dos melhores fabricantes, são apresentadas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo a seguir permitirá que você entenda melhor as características dos tipos de equipamentos de controle climático:

O material de vídeo proporcionará uma oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as diferenças nos princípios de funcionamento dos equipamentos de climatização, o que lhe permitirá fazer uma escolha mais informada:

Os sistemas Split, independentemente do seu tipo, são equipamentos eficazes que podem proporcionar o nível de conforto esperado pelos clientes. Mas é preciso lembrar que isso só é possível com a escolha certa.

E isso só pode ser feito se você tiver certos conhecimentos que lhe permitam compreender as características, características e vantagens dos sistemas convencionais e inversores.

Compartilhe com os leitores sua experiência de compra e uso de um sistema dividido. Diga-nos qual unidade você preferiu, em que se baseou a escolha e se está satisfeito com a compra.Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Se você está comprando um ar condicionado para sua casa, compre um inversor. No Japão, por exemplo, há muito tempo não são instalados sistemas split sem inversor. E os japoneses sabem muito sobre tecnologia. É claro que um sistema inversor custa mais quando adquirido, mas ao longo de seu funcionamento você compensará essa diferença em energia elétrica. Algumas vantagens são equipamentos duráveis ​​e de baixo ruído. A única coisa é evitar picos de energia, mas eles são prejudiciais para qualquer dispositivo.

  2. Definitivamente, um inversor, mesmo que seja usado 2 a 3 meses por ano. Você não consegue ouvir a unidade externa. Sempre sopra uniformemente. Equaliza suavemente a temperatura no modo noturno, o que protege sua saúde. Tenho experiência negativa com instalação por artesãos habilidosos. Após 3 anos, o freon começou a desaparecer e o tubo de entrada da unidade externa apresentou uma microfissura. Simplificando, as conexões não foram bem feitas. Ao instalar, certifique-se de verificar as conexões das unidades externas e internas com nitrogênio, ou você acabará perdendo dinheiro. Desejo a todos um pouco de ar de cânfora em suas casas e no trabalho.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica