O que é um ar condicionado inverter e como ele difere de um ar condicionado comum?
Para criar um microclima interno confortável, vários dispositivos são usados para regular os parâmetros do ar.Um moderno ar condicionado inverter ou sistema split é projetado para fornecer a temperatura e a umidade necessárias no ambiente.
Compreender os princípios de funcionamento, estrutura interna e nuances técnicas permitirá que você faça a escolha certa na compra de um sistema de ar condicionado. Vamos examinar essas sutilezas juntos.
O conteúdo do artigo:
Comparação de inversores e dispositivos convencionais
Ao escolher entre sistemas clássicos e do tipo inversor, é necessário contar com uma ideia clara do resultado desejado, uma compreensão dos princípios de funcionamento de tais condicionadores de ar e da viabilidade técnica de sua utilização.
O princípio de funcionamento de diferentes sistemas de ar condicionado
Consideremos o princípio de funcionamento de um ar condicionado comum no modo de manter uma determinada temperatura do ar em uma determinada faixa.
Assim, ao trabalhar para resfriamento, o aparelho funciona até atingir a faixa mínima de temperatura, após o que desliga. Assim que o sensor de temperatura detectar que a temperatura atingiu o limite superior da faixa, o ar condicionado liga.
A faixa de temperatura para todos os dispositivos do tipo clássico é de três a cinco graus, caso contrário, ligá-los e desligá-los com frequência irá danificá-los rapidamente. Sistemas mais simples e baratos são ligados manualmente ou por temporizador.
Quando a temperatura necessária é atingida, o sistema inversor começa a operar em modo de suporte.Isso se expressa na diminuição do número de velocidades do motor do compressor que bombeia freon para o evaporador, o que leva a uma diminuição na transferência de temperatura. Leia sobre como o líquido refrigerante é reabastecido no sistema de ar condicionado. este material.
Assim, o princípio de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado comuns é o funcionamento alternado com potência constante. E os dispositivos inversores operam em modo constante com potência variável.
Para o consumidor isto é expresso da seguinte forma:
- o fluxo de ar frio durante o resfriamento ou de ar quente durante o aquecimento é mais potente nos sistemas convencionais durante seu funcionamento, o que pode causar desconforto;
- os sistemas inversores mantêm a temperatura definida de maneira mais uniforme;
- Os sistemas convencionais fazem mais barulho, principalmente ao ligar e desligar.
Portanto, do ponto de vista da criação de um microclima interno adequado, o novo tipo de ar condicionado supera claramente os seus antecessores clássicos.
Prós e contras do plano técnico
Como qualquer inovação, os sistemas inversores apresentam aspectos técnicos positivos e negativos em comparação aos modelos fabricados com tecnologia anterior.
Um dos principais critérios pelos quais o usuário escolhe o equipamento é o custo do próprio aparelho e de sua manutenção e reparo. Via de regra, os produtos lançados recentemente têm um preço significativamente superior ao dos modelos desatualizados. Uma situação semelhante se desenvolveu no mercado de ar condicionado.
Além disso, o custo de manutenção, reparo ou substituição de peças de reposição para sistemas inversores é muito maior. O preço da placa eletrônica do conversor de frequência custa quase o mesmo dos demais componentes do aparelho.
Praticamente não existem peças de terceiros no mercado, enquanto para modelos mais antigos existe uma grande seleção de componentes compatíveis.
O segundo problema é que tanto os dispositivos monobloco quanto os sistemas split do novo tipo de inversor são dispositivos eletrônicos complexos. Portanto, apesar da presença de componentes de segurança integrados, é necessário garantir uma alimentação de alta qualidade para evitar danos.
O terceiro problema é o risco de falha de componentes eletrônicos caros. Mesmo com alimentação normal, ao longo do tempo podem ocorrer envelhecimento e perda de volume dos capacitores, ruptura térmica dos elementos de potência e outros problemas típicos das placas.
Em termos de poupança de energia, não existe uma resposta clara. Como dizem os fabricantes, durante a operação normal, os sistemas inversores são mais econômicos que os clássicos, que na inicialização consomem muitos recursos com baixa eficiência. É verdade, mas a poupança não é tão grande que possamos falar em compensar rapidamente a diferença de preço.
Se compararmos o funcionamento dos modelos com potência máxima constante, então com os mesmos indicadores técnicos, os novos modelos são inferiores aos clássicos pelo fato de a energia térmica ser liberada durante a dupla conversão de corrente. Portanto, este modo de utilização de sistemas inversores é impraticável.
Mas do ponto de vista do impacto do dispositivo na rede elétrica, os dispositivos inversores são definitivamente melhores. Eles consomem eletricidade uniformemente, portanto a carga máxima é menor do que com um ar condicionado clássico.
Além disso, sempre na partida ocorre um pico de carga e uma queda de tensão. Se a seção transversal dos cabos de alimentação for insuficiente, isso é especialmente perceptível e afeta negativamente a qualidade e segurança da operação de outros dispositivos no circuito.
Com o tempo, as deficiências da nova tecnologia serão eliminadas ou terão que ser aceitas devido à melhoria significativa no conforto em comparação com o uso de dispositivos da geração anterior.
Também recomendamos a leitura do artigo sobre os mais comuns mau funcionamento de sistemas divididos e formas de eliminá-los.
Dispositivo de sistema dividido
Externamente, os condicionadores de ar de ambos os tipos de ação não diferem entre si. A diferença técnica é que o relé de comutação na versão inversora é substituído por um conversor de frequência, que é uma unidade eletrônica de potência.
Inclui:
- retificador, convertendo corrente alternada padrão em corrente contínua;
- inversor, convertendo corrente contínua em corrente alternada com a frequência necessária.
A operação do inversor é regulada por um controlador especial integrado à unidade de controle do sistema eletrônico. Determina a frequência da corrente fornecida ao gerador, controlando assim a velocidade de rotação do motor do compressor.
Um sistema de resfriamento dividido consiste em dois blocos, um dos quais localizado em ambiente interno e outro externo.
A unidade externa de dispositivos do tipo inversor inclui os seguintes elementos principais:
- capacitor (geralmente na forma de um radiador com ventilador), no qual ocorre o resfriamento e a transição de fase do freon;
- compressor, que comprime freon ou outro refrigerante e garante movimento ao longo do circuito;
- filtro do sistema freon, protegendo o compressor da sujeira;
- válvula de quatro vias, que inverte o fluxo de freon ao mudar o modo de resfriamento para aquecimento e vice-versa;
- um conversor de frequência;
- painel de controle bloco externo.
Para condicionadores de ar convencionais, todos os componentes eletrônicos geralmente estão localizados na unidade interna e são menos suscetíveis a poeira e mudanças de temperatura. A razão para mover a placa eletrônica de potência para fora é a geração de calor do inversor.
A unidade interna inclui os seguintes dispositivos:
- evaporador (radiador com ventilador), no qual o refrigerante é aquecido pelo resfriamento do ar que entra;
- filtro grosso, projetado para capturar grandes matérias suspensas, como poeira, pelos de animais ou penugens;
- sistema de filtro fino (carbono, antibacteriano, eletrostático, etc.);
- painel de controle unidade interna;
- Painel frontalatravés do qual o ar entra na unidade;
- persianas horizontais e verticais, projetado para ajustar a direção do fluxo de saída;
- painel indicador.
Os tubos de cobre que conectam as unidades interna e externa são conectados por meio de uma conexão especial.
Escopo de aplicação de sistemas de refrigeração típicos
Para modelos novos, é melhor usar o modo de potência reduzida pelo maior tempo possível, pois isso permite garantir que o ar condicionado inverter funcione de forma que suas melhores qualidades sejam aproveitadas. E ao operar na potência máxima, os dispositivos inversores não são melhores que seus equivalentes desatualizados, mas são mais caros tanto em preço quanto em manutenção.
No modo de potência reduzida na sala, o ar condicionado compensa a mudança de temperatura que ocorre devido à troca de calor entre o ar e as paredes, piso, teto, bem como como resultado de um leve influxo de ar do exterior.
Se a substituição da massa de ar ocorrer com frequência e a diferença de temperatura entre o interior e o exterior for significativa, o modo econômico é ineficaz.
Assim, os sistemas inversores são utilizados principalmente para salas e escritórios, onde é necessário criar um microclima favorável e não há fluxo de ar significativo.
Não há necessidade de utilizar sistemas inversores para os seguintes objetos:
- instalações residenciais onde o ar condicionado raramente é usado, como uma casa de veraneio;
- cozinhas e outros objetos técnicos nos quais ocorrem frequentemente mudanças de temperatura devido ao funcionamento de dispositivos ali localizados.
É preferível equipar com uma versão clássica do sistema de refrigeração aquelas salas onde ocorrem trocas frequentes de ar: escritórios, lojas, corredores e outros locais públicos onde se possa observar um grande fluxo de pessoas pelas portas de entrada, armazéns, hangares e outros objetos com uma grande área de portão de entrada.
As salas técnicas onde há uma liberação uniforme de calor devido aos equipamentos ali localizados (por exemplo, uma sala de servidores) são melhor equipadas com vários sistemas de refrigeração inverter. É impossível usar aparelhos de ar condicionado comuns nessas instalações, uma vez que eles não podem funcionar 24 horas por dia.
Compre nuances e fabricantes populares
Ao escolher um sistema de resfriamento inverter, você precisa ter certeza de que ele é capaz de fornecer o microclima ambiente necessário enquanto opera em modo de energia reduzida.
Para isso, é necessário conhecer os parâmetros do ambiente, como área útil e altura do teto. Existem cálculos mais complexos para condicionadores de ar de diferentes fabricantes, mas via de regra o resultado não difere muito de um modelo simples.
A falta de componentes compatíveis para as placas eletrônicas dos sistemas split inversores gera problemas quando eles quebram. Os centros de serviço não reparam componentes eletrônicos. No caso de troca de placas, além do preço alto, o problema é o tempo de espera pelas peças de reposição.
Às vezes, a razão pela qual o conselho falhou é elementar do ponto de vista da sua eliminação. A substituição de 3 a 5 capacitores inchados custará de 700 a 1.000 rublos, enquanto o custo de toda a unidade será de cerca de 10.000, e o tempo gasto em reparos levará de 1 a 2 horas.
Este serviço pode ser fornecido por praticamente qualquer empresa de conserto de computadores e celulares. Porém, isso requer documentação da placa eletrônica, e todas as peças devem estar marcadas no próprio dispositivo. Isso deve ser verificado antes de comprar um ar condicionado.
Devido ao alto custo e às inovações tecnológicas, na hora de adquirir um sistema de refrigeração tipo inversor, é melhor optar por modelos de fabricantes renomados.
Dispositivos das seguintes empresas são populares:
- japonês Mitsubishi Elétrica E Daikin eles produzem produtos de altíssima qualidade, um pouco mais caros que os análogos de outros fabricantes;
- japonês Mitsubishi Pesado, Panasonic, Fuji, Fujitsu, Hitachi E Toshiba, bem como sul-coreano LG, Samsung E Hyundai também em situação regular com os consumidores;
- A Turkish Koc Holding produz aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos sob a marca "Beko", que é montado na China;
- Corporação sueca Eletrolux é o carro-chefe entre as empresas europeias produtoras de eletrodomésticos, embora os seus aparelhos de ar condicionado também sejam montados na China;
- chinês Ballu, Haier E Midea produz produtos de bastante alta qualidade e a um preço muito acessível.
Os modelos de ar condicionado montados na Rússia podem ser classificados como opções econômicas. Eles não apresentam diferenças significativas em relação aos análogos estrangeiros em termos de relação preço/qualidade.
A galeria de fotos a seguir apresentará os 8 melhores aparelhos de ar condicionado invertidos, que segundo os usuários são os mais eficazes e, segundo os vendedores, estão esgotados com força:
Nosso site também possui um artigo no qual os modelos são analisados detalhadamente e é apresentada uma classificação dos melhores sistemas split de acordo com os usuários, recomendamos que você leia. Mais detalhes - acesse link.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Comparação de sistemas convencionais e inversores, conselhos sobre a necessidade das opções propostas:
A compra de sistemas inversores ajudará a criar um microclima adequado e a garantir uma estadia confortável em casa ou no escritório.
Para que o ar condicionado funcione bem e por muito tempo, é necessário ter uma abordagem responsável na escolha do fabricante, da potência necessária e fornecer as condições técnicas para o funcionamento do sistema.
Você tem alguma dúvida sobre sistemas de ar condicionado inverter? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo. Aqui você pode relatar um fato interessante sobre o tema do artigo ou complementar o material com suas próprias observações.
Com o início do verão, muitas famílias pensam em adquirir sistemas de ar condicionado. Não fomos exceção e escolhemos um sistema split do tipo inversor. Em primeiro lugar, o equipamento funciona de forma econômica: quando é necessário resfriar o ar em apenas 1 grau, o ar condicionado inverter não funcionará em plena capacidade. Na verdade, permite reduzir os custos de energia, é mais silencioso e não há picos de rede durante a inicialização. A fiação da casa é antiga e os consumidores atuais poderosos são um problema.
Quando escolhemos um ar condicionado para nosso apartamento, decidimos levar apenas o tipo inversor. Em primeiro lugar, ainda economiza energia: o motor funciona em baixas rotações e mantém a temperatura constante. Se começar a subir, começará a funcionar novamente. Em segundo lugar, não há aumento no consumo de eletricidade. Em terceiro lugar, é mais silencioso porque o compressor faz menos barulho. Claro que vai sair mais caro, mas a questão do preço não me incomodou.