Reabastecendo um sistema split: como reabastecer você mesmo o equipamento de controle climático com freon

Um vazamento de refrigerante é uma das causas mais comuns de mau desempenho do ar condicionado.Para resolver o problema, é necessário reabastecer o sistema split e verificar o aperto da caixa do equipamento.

É preferível confiar este procedimento a especialistas da empresa com a qual foi celebrado o contrato de manutenção do ar condicionado. Fazer o reabastecimento sozinho é bastante difícil - é preciso levar em consideração uma série de nuances do processo tecnológico e também ter equipamentos especiais em mãos.

Convidamos todos os interessados ​​​​no assunto a descobrir como preparar o aparelho, controlar a quantidade de freon no sistema e reabastecer o ar condicionado. Compreender o processo será útil para controlar as ações do mestre ou fazer o trabalho sozinho.

O que você precisa saber sobre refrigerante?

Como refrigerante na moderna sistemas divididos Freon é geralmente usado. É uma substância gasosa que, quando comprimida, passa ao estado líquido. Passando pelo circuito interno do aparelho, o freon absorve energia térmica. Na unidade externa, emite calor para o ar ambiente.

Uma parte importante do sistema é o compressor, que interage constantemente com o refrigerante, comprimindo-o ao estado líquido. Se houver pouco freon no circuito, o equipamento funcionará sob sobrecarga, o que quase certamente levará ao seu colapso precoce.

Reabastecendo a unidade externa com freon
Os suportes da unidade externa são perfeitamente capazes de suportar cargas adicionais, por isso é mais conveniente colocar balanças eletrônicas e um cilindro de refrigerante diretamente na caixa

Deve-se notar que o custo de um compressor pode ser mais da metade do preço de um novo sistema split. Portanto, se você descobrir falta de freon no sistema, você precisa verifique o compressor e realize o reabastecimento o mais rápido possível.

Se o desempenho do ar condicionado caiu, o resfriamento da sala ficou mais lento, provavelmente é hora de verificar a quantidade de refrigerante no circuito.

Um vazamento de Freon também pode ser indicado pelo congelamento do tubo externo do circuito. Muitas vezes, o refrigerante vaza devido à despressurização do sistema. Mas mesmo que não haja avarias, e instalação de ar condicionado feito corretamente, dentro de um ano a quantidade de gás pode diminuir de 8 a 10%.

Se o ar condicionado funcionou perfeitamente durante vários anos, serviço dividido foi realizado de acordo com as recomendações do fabricante e, em seguida, a unidade começou a resfriar a sala com rapidez insuficiente, provavelmente precisará ser reabastecida.

Mas nem sempre é possível simplesmente adicionar uma pequena quantidade de refrigerante ao sistema. Alguns tipos deste material devem ser completamente removidos do circuito e depois preenchidos com novo freon.

Congelamento do tubo do sistema dividido
Congelamento nas extremidades do tubo de cobre e condensação nele é um sinal claro de que não há refrigerante suficiente no sistema

Na maioria das vezes, os condicionadores de ar modernos são carregados com freon R-410A e R-407C. Este último é uma mistura de três refrigerantes diferentes. É esta marca que não pode ser adicionada às demais substâncias do sistema. Os componentes da composição evaporam em taxas diferentes, portanto, quando há vazamento, as proporções mudam.

Isso não se aplica ao freon R-410A, uma versão mais moderna que é usada nos modelos mais recentes de sistemas split. As composições R-407C e R-410A não agridem o meio ambiente, ao contrário do R-22 freon.É uma composição legada, cujo uso não é recomendado devido aos danos à camada de ozônio.

Quanto mais seguro for o freon, mais caro ele será. Mas você não pode usar a marca errada de freon para economizar dinheiro. As informações sobre qual refrigerante é necessário para um determinado dispositivo estão indicadas em seu passaporte técnico, bem como na placa de identificação fixada no corpo da unidade externa.

Como preparar o aparelho?

Você não pode simplesmente pegar uma garrafa de refrigerante, conectá-la a um cano e deixar um pouco da substância entrar no sistema. O fato é que primeiro você precisa preparar o dispositivo para esta operação. Se o freon fluir de forma anormalmente rápida, a caixa provavelmente está despressurizada.

Tubo de cobre com sistema dividido
Pode ocorrer vazamento na junção do tubo de cobre com a unidade externa devido à instalação inadequada e danos à borda alargada

Você precisa descobrir a causa, eliminá-la e só então deixar uma nova porção de gás entrar no sistema. A estanqueidade do circuito também é verificada quando é necessário repor o refrigerante perdido durante a operação. Muitas vezes, ocorre um vazamento após uma instalação inadequada.

Por exemplo, alguns artesãos inexperientes cortam descuidadamente a borda alargada de um tubo de cobre e esquecem a necessidade de restaurar o alargamento. Como resultado, ocorre um vazamento na junção do tubo e da unidade externa. O cobre é um material bastante macio.

Limpando a unidade externa
Antes de iniciar o trabalho, é necessário limpar o pó acumulado do aparelho de ar condicionado para que o ventilador possa funcionar sem cargas adicionais e os dados mais corretos possam ser obtidos.

Você pode danificar o rolamento sem nem mesmo cortar o tubo, apenas aparafuse os fixadores de maneira desigual.Portanto, antes de reabastecer o sistema split, é necessário desparafusar esta conexão e verificar o estado da borda do tubo. Se estiver danificado, deve ser cortado, alargado e parafusado no lugar. Nesse caso, deve-se agir com cautela, a noz deve sair com facilidade, sem esforço.

Informações adicionais sobre possíveis falhas no ar condicionado e como corrigi-las são apresentadas em Este artigo.

Imediatamente antes do reabastecimento, o sistema é drenado. Nitrogênio ou freon é introduzido no circuito para deslocar substâncias estranhas dele. Em alta pressão, o dispositivo é inspecionado cuidadosamente em busca de uma lacuna por onde flui o gás. Às vezes é aconselhável usar uma lâmpada ultravioleta.

Métodos para controlar a quantidade de freon

Ao descobrir como carregar você mesmo um sistema split com freon, lembre-se de que a quantidade de refrigerante deve ser suficiente, mas não excessiva. Se houver muito gás no circuito, o funcionamento do aparelho ficará seriamente prejudicado, pois o refrigerante simplesmente não terá tempo de evaporar. Isto pode danificar seriamente o compressor.

Esta situação é pior para o dispositivo do que se faltarem alguns gramas de refrigerante no sistema. Portanto, durante o reabastecimento, é necessário organizar o controle da quantidade de freon que entra no sistema.

Eles fazem isso das seguintes maneiras:

  • medindo a mudança na massa do cilindro refrigerante;
  • levando em consideração a pressão no sistema, que deve atingir um determinado nível;
  • avaliar o estado do circuito através do visor;
  • tendo em conta a mudança de temperatura no ventilador da unidade interior.

A maneira mais fácil de controlar a quantidade de freon é registrar as alterações no peso do cilindro.Para isso, antes de reabastecer, coloque o recipiente com o refrigerante na balança, zere o resultado e observe a variação dos indicadores quando a torneira do cilindro estiver aberta.

Assim que o peso diminuir na quantidade necessária, o reabastecimento é interrompido imediatamente. Claro, este método só é usado para carregar completamente o circuito. Se precisar apenas reabastecer o sistema, primeiro é preciso saber o peso do refrigerante que já está dentro, mas isso é difícil de fazer em casa.

Existem balanças profissionais projetadas para esses fins, mas muitos artesãos se contentam com modelos domésticos baratos.

O dispositivo deve atender aos seguintes requisitos:

  • capacidade de carga - pelo menos 20 kg;
  • gradação da escala - a partir de 100 g;
  • Disponibilidade de opção de pesagem de contêineres.

É mais conveniente usar balanças eletrônicas, que facilitam o rastreamento das alterações no peso do recipiente de refrigerante.

Outra opção disponível é levar a pressão dentro do circuito ao nível desejado. Para realizar este tipo de enchimento, será necessário um coletor de pressão. Usando este dispositivo, a pressão dentro do sistema é avaliada.

O refrigerante é fornecido ao circuito em pequenas porções, verificando constantemente as informações de pressão com o indicador padrão até que uma correspondência seja alcançada.

Verificando o funcionamento do sistema split
Antes de carregar o sistema com refrigerante, é necessário descobrir o motivo do vazamento e então corrigir os problemas encontrados. A reinspeção é realizada após a conclusão do trabalho

Um colecionador é um equipamento bastante caro que não faz sentido comprar apenas para usar uma vez a cada poucos anos. Será útil não apenas na fase de bombeamento de freon, mas também na drenagem e aspiração do sistema.Você pode pegar emprestado esse dispositivo de um mestre conhecido ou alugá-lo em um ponto especializado.

O método do visor está disponível para profissionais. Consiste em observar o estado do fluxo do refrigerante, monitorando o momento em que dele desaparecem as bolhas de ar. Em casa, os dois primeiros métodos são frequentemente usados.

Medir a temperatura é um método simples, mas não muito confiável. Quando o circuito do ventilador está cheio, a temperatura geralmente deve ser de cerca de oito graus, embora existam modelos para os quais esse valor seja cinco; é permitido um desvio de alguns graus. O refrigerante é introduzido em pequenas porções, fazendo medições periodicamente.

Como carregar o ar condicionado com refrigerante?

Primeiro você precisa preparar os dispositivos e ferramentas necessários, como cilindro de freon, balança, coletor, termômetro, bomba de vácuo, etc.

Em geral, o procedimento para reabastecer um sistema split em escala é o seguinte:

  1. Primeiro, os blocos do radiador devem ser limpos de poeira para garantir o funcionamento adequado dos ventiladores.
  2. Remova a tampa do tubo grande da unidade externa.
  3. Conecte esta saída à mangueira do coletor.
  4. Coloque um recipiente com freon na balança.
  5. Defina a balança para zero e ative o modo de medição de tara.
  6. Conecte uma bomba de vácuo ao circuito para bombear o freon antigo restante, umidade, sujeira, ar, etc.
  7. Conecte um recipiente com freon ao circuito.
  8. Abra a válvula e observe as leituras da escala.
  9. Feche a válvula e desconecte o recipiente do ar condicionado.
  10. Desconecte a mangueira e feche o orifício com a tampa.
  11. Verifique o funcionamento do sistema.

Ao reabastecer com medição de temperatura, você precisa definir o modo médio para o ventilador da unidade interna e operar o dispositivo no modo de resfriamento até uma temperatura de 18°C. Registre as leituras de temperatura e os dados do manômetro.

Coletor para reabastecer o sistema split
Pode-se utilizar um coletor com duas ou quatro posições, este último é preferível, pois após a evacuação não será necessário reconectar a mangueira destinada a equipamentos adicionais

Se a temperatura externa for 25°C, o nível normal de pressão no circuito deverá ser de 4,2-5 bar.

Quando a pressão atinge o máximo, a temperatura do ar é medida novamente.

Cilindro Freon em balanças
Depois que o cilindro for instalado na balança e sua válvula estiver aberta, você deve abrir imediatamente e apenas por um segundo a válvula de líquido do coletor para sangrar a câmara de ar

Deve cair visivelmente. Neste ponto, abra o manômetro por cerca de 10 segundos e depois continue a bombear refrigerante para o sistema até o nível de pressão máximo.

Após a temperatura inicial do ar cair de 12 a 14°C, o reabastecimento pode ser considerado concluído e o teste do sistema pode começar.

Bomba de vácuo
Uma bomba de vácuo destinada a este tipo de trabalho deve possuir manômetro e também válvula de retenção para evitar a entrada de partículas de óleo no circuito

Para verificar o funcionamento do aparelho após o reabastecimento, é recomendável ligá-lo e colocá-lo no modo de resfriamento mínimo. Se depois de cerca de um quarto de hora os tubos começarem a congelar, significa que há muito pouco refrigerante no sistema, adicione um pouco de freon. Se as tubulações estiverem em ordem, o procedimento pode ser considerado concluído com sucesso.

Algumas nuances importantes

Antes de iniciar o trabalho, é necessário estudar a ficha técnica do ar condicionado e as instruções que o acompanham. Se esses documentos forem perdidos, você definitivamente deve prestar atenção à placa de identificação metálica fixada na unidade externa.

Características técnicas do sistema split
As principais características técnicas de qualquer sistema split estão duplicadas em uma placa metálica fixada na parede lateral da unidade externa do dispositivo

Esta placa de metal geralmente contém todas as informações básicas sobre aquele modelo específico. Aqui você pode descobrir qual marca de freon é usada para preencher o circuito, qual deve ser a pressão nele, quantos gramas de refrigerante precisam ser bombeados para o sistema, etc.

Deve-se lembrar que a pressão nominal no circuito depende da marca do refrigerante, bem como da temperatura ambiente. Se estiver muito frio ou quente lá fora e as medições forem feitas com um manômetro, um ajuste deverá ser feito. Dados sobre mudanças de pressão podem ser encontrados em livros de referência.

Ao testar o ar condicionado após o reabastecimento, você precisa ativar apenas o modo de resfriamento. Se você iniciar acidentalmente o aquecimento, poderá inundar o compressor e quebrar completamente o sistema split.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Reabastecendo o sistema split com freon:

Como recarregar o circuito:

Abastecer você mesmo um sistema dividido é difícil, mas perfeitamente possível. Para isso, é necessário escolher o método adequado, encontrar os equipamentos necessários e seguir rigorosamente o procedimento de reabastecimento. Mas se você não entende totalmente o processo, é melhor pedir ajuda e conselho a um mestre profissional.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre o reabastecimento do sistema split? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na restauração da funcionalidade de equipamentos de climatização. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Gennady

    Tive um problema com uma rachadura em um tubo de cobre: ​​um freon recém-carregado saiu em 2 a 3 dias. Continuei pecando nas operadoras de posto porque só pegam dinheiro e não abastecem direito. Até que um mestre inteligente disse que primeiro devemos consertar a rachadura.
    E percebi que é muito mais barato recarregar sozinho, percebi quando estava comprando geladeiras, onde o freon de qualquer marca custa várias vezes mais barato. Só que os volumes são grandes, tem que comprar muito de uma vez, isso te impede.

    • Daniel

      Gennady, bem, posso imaginar quanta negatividade os trabalhadores vivenciam constantemente, embora nem sempre de forma direta. Obviamente, existem problemas com o próprio dispositivo se a substância escapar dele. Bem, é mais barato ou não é mais barato comprar freon. Mas por algum motivo existem pessoas que fazem isso profissionalmente, o que significa que não é tão simples. Não recomendo que todos façam atividades amadoras, caso contrário, mais tarde haverá rachaduras nos tubos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica