Como instalar e conectar um ar condicionado: instruções detalhadas + análise de erros
A qualidade da instalação determina 90% da eficiência, operação ininterrupta e vida útil do sistema split.No esforço de economizar dinheiro, muitos recusam os serviços de uma equipe de instalação qualificada, confiando em suas próprias habilidades.
Para não estragar equipamentos caros e aproveitar todo o potencial do aparelho, antes de instalar um ar condicionado, você deve entender seu design, estudar a tecnologia de instalação e traçar as principais etapas da obra.
Tentaremos ajudá-lo a resolver esses problemas. O artigo apresenta um diagrama do dispositivo de um split doméstico, descreve o princípio de seu funcionamento e também fornece instruções detalhadas que descrevem cada etapa tecnológica da instalação de um ar condicionado.
A experiência dos profissionais permitiu identificar erros típicos de instaladores iniciantes - esses pontos devem ser levados em consideração na fixação e conexão dos blocos.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo típico e princípio de operação
Um ar condicionado é um equipamento tecnicamente complexo. Os modelos individuais diferem no método de fornecimento de ar, características de design, potência e outros parâmetros técnicos. Para obter informações detalhadas sobre os tipos e seleção de aparelhos de ar condicionado, leia Este artigo.
Um sistema típico de controle climático para uma casa é representado por um “pacote” de dois elementos – um módulo externo e um módulo interno.
Para entender o princípio pelo qual o ar é resfriado, você precisa entender os principais componentes sistemas divididos.
Componentes do bloco remoto:
- Fã – fornece fluxo de ar aos elementos internos, em particular ao condensador.
- Capacitor. No radiador, o refrigerante é resfriado, transferindo calor para o fluxo de ar externo.
- Compressor - o coração da unidade de refrigeração. O dispositivo foi projetado para comprimir e transmitir freon ao longo do circuito.
- Sistema de controle. Nos modelos inverter, a placa fica localizada na caixa externa; nos demais aparelhos de ar condicionado, a eletrônica faz parte da unidade interna.
Os sistemas split reversíveis possuem uma válvula de quatro vias (posição 5 na figura abaixo), que altera o vetor de alimentação do freon dependendo do modo de operação: “aquecimento” ou “resfriamento”.
O design da unidade interna é um pouco mais simples.
Principais unidades e peças de trabalho:
- Tampa frontal com venezianas. Painel plástico perfurado para fornecimento de ar ao interior da sala. As grades regulam a direção das massas de ar.
- Filtro de ar. A malha de polímero e os elementos filtrantes retêm partículas de sujeira. O grau de limpeza depende do tipo de filtro: carbono – remoção de odores estranhos, eletrostático – retenção de poeira.
- Trocador de calor. Atua como um evaporador - o freon é aquecido e evaporado aqui.
- Fã. Ele bombeia jatos de ar, redirecionando-os através do evaporador para a sala. Várias velocidades de rotação são possíveis.
Na parte frontal do dispositivo há um painel indicador para exibir o modo de operação e os parâmetros atuais do microclima.
O princípio de funcionamento do ar condicionado baseia-se na transferência de calor da sala para a rua. O sistema usa uma propriedade única do refrigerante - fervura em baixas temperaturas.
Procedimento operacional no modo de resfriamento:
- Após ligar o sistema split, uma substância gasosa é fornecida ao compressor - aqui o freon é comprimido e sua temperatura aumenta.
- O gás aquecido entra no trocador de calor da unidade externa, onde ocorre a condensação - transformação para o estado líquido. O processo é acompanhado pelo resfriamento do freon e pela transferência de calor para o exterior.
- O refrigerante é direcionado para o trocador de calor interno. Seguindo o tubo capilar, o líquido é estrangulado - a pressão do material diminui.
No evaporador, observa-se o processo inverso - o freon que entra é soprado com o calor da sala e, ao passar do estado líquido para o gasoso, libera frio. Fluxos de ar resfriado são fornecidos para a sala.
Requisitos para colocar um sistema dividido
A escolha da localização dos elementos de ar condicionado merece atenção especial. Um conjunto separado de requisitos e padrões é dedicado à instalação da unidade externa, ao revestimento interno e ao comprimento da tubulação do sistema.
Unidade externa. Ao escolher uma unidade externa, deve-se levar em consideração a resistência das paredes da casa.Modelos de ar condicionado de alta potência pesam até 50-60 kg, modelos domésticos padrão - 10-15 kg. Neste caso, a parede e os elementos de fixação utilizados deverão ter pelo menos uma margem de segurança dupla.
Nuances de instalação:
- É extremamente indesejável instalar dispositivos pesados em paredes de concreto aerado;
- a instalação do bloco em fachada ventilada é feita por meio de vedação amortecedora - o material reduz as vibrações sonoras do dispositivo;
- os suportes de suporte devem ser fixados diretamente na parede e não em revestimentos decorativos ou isolamentos.
A localização da caixa externa é selecionada levando em consideração as seguintes recomendações:
- A unidade deve estar localizada em uma área de livre circulação de ar.
- Uma condição importante é o acesso a equipamentos para manutenção e reparo.
- No modo de operação do sistema split, o ar quente sai da unidade compressora, portanto a unidade é posicionada de forma que os vapores quentes não entrem nas janelas dos vizinhos dos andares inferiores.
O elemento externo não pode ser colocado em espaço fechado, dentro de uma loggia ou varanda envidraçada. A distância mínima de cada parede do aparelho a outra superfície densa é de 30 cm.
Na instalação de sistema de ar condicionado em apartamento de térreo, a altura da unidade externa é de pelo menos 2 m do solo.
Unidade interna. O local de instalação deve obedecer aos padrões tecnológicos, garantir uma utilização confortável do ar condicionado e não se destacar particularmente do fundo do interior.
Requerimentos gerais:
- O fluxo de ar resfriado não deve ir diretamente para uma pessoa.É melhor evitar direcioná-lo para uma área onde você fica com frequência - no sofá, na cama ou no local de trabalho. Modelos com distribuição versátil de ar direcionam jatos ao longo das paredes.
- Não deve haver obstáculos ou objetos no caminho do fluxo de saída. É inaceitável instalar a unidade evaporadora em um nicho - a eficiência de resfriamento é reduzida.
- O secador de cabelo em bloco não deve ser colocado acima de tomadas e aparelhos elétricos - se o sistema de drenagem estiver com defeito, a umidade pode causar curto-circuito e danificar os aparelhos.
Ao instalar, certifique-se de que as aberturas de entrada de ar não se sobreponham - a instalação perto de uma parede ou teto é inaceitável.
Comprimento da rota. Um aspecto importante do desempenho do sistema é a filmagem da linha freon – a distância entre dois blocos. A extensão do percurso está indicada nas instruções do equipamento. O parâmetro ideal é 6 m, distâncias permitidas: verticalmente – 7 m, horizontalmente – 15 m.
A remoção de blocos até a distância máxima não é recomendada por vários motivos:
- alto custo do gasoduto de cobre;
- quando a linha de freon é alongada, a carga no compressor aumenta - sua potência “enfraquece” e o desgaste aumenta;
- Quanto maior a extensão do percurso, maiores serão os custos de mão de obra para sua construção.
Muitas vezes, os instaladores, em um esforço para reduzir o tempo necessário para concluir o trabalho, sugerem persistentemente “cortar” a linha de freon. Porém, o encurtamento excessivo do caminho afeta o funcionamento do dispositivo.
Tecnologia de instalação passo a passo
Antes de instalar um ar condicionado de duas unidades, você deve preparar as ferramentas necessárias e traçar um plano de trabalho. O esquema geral de ações é o seguinte: fazer ranhuras e furos, instalar o painel do secador de cabelo e fixar o módulo de rua, fornecer comunicações, aspirar e iniciar o sistema split.
Seleção de componentes e ferramentas
Vários fabricantes fornecem aparelhos de ar condicionado completos com um kit de instalação. O fornecimento dos fixadores faltantes é de responsabilidade da empresa instaladora.
Para auto-instalação você precisará de:
- tubos de cobre com diâmetro de ¼ polegada (fase líquida do freon), 3/8 polegada (refrigerante gasoso) - a metragem é selecionada de acordo com o comprimento da rota do freon mais 1 m de reserva;
- porcas para unir tubos;
- mangas de isolamento térmico em espuma de polímero;
- fita reforçada;
- parafusos de ancoragem (diâmetro 10-12 mm, comprimento - 150-300 mm) e suportes.
É necessária uma tomada elétrica para alimentar as unidades. É ideal se estiver conectado a um cabo VVGng 3*2,5 mm separado de um painel elétrico separado. É aconselhável que o cabo esteja protegido disjuntor.
Além das ferramentas listadas acima, você precisará de: furadeira de impacto e brocas de diversos tamanhos, chaves de fenda, chaves de boca, alicate de corte, crimpador e descascadores de fios.
Preparação de canais de comunicação
O primeiro passo é anotar o local de instalação do secador de cabelo, o caminho do circuito de freon e a localização do orifício de passagem.
Para a saída de tubos e cabos, é feito um furo com diâmetro de 50 mm com ligeira inclinação para a rua - isso garantirá o livre escoamento da condensação. Sob os fios que você precisa abandonar a parede ou use almofadas de camuflagem.
Uma manga (tubo plástico) deve ser inserida na “janela” de passagem, o que reduz o risco de danos às comunicações.
Anexando o painel de montagem
A base para instalação do secador de cabelo é fixada estritamente na horizontal para que o líquido do recipiente de drenagem não escorra para o ambiente, mas seja descarregado pelo canal de drenagem para a rua.
Além disso, um ar condicionado torto parece feio.
Fixação da placa de montagem:
- Na parte traseira da caixa interna, remova o painel de aço dobrando as travas.
- Coloque-o na parede e alinhe-o horizontalmente.
- Marque locais para fixadores, faça furos, instale buchas.
- Proteja o painel.
A placa de montagem possui muitos furos pré-perfurados. Para fixar a base do bloco, basta utilizar seis deles - mais conveniente em um caso particular.
Instalação de uma unidade split externa
A instalação de um bloco de rua em uma parede de fachada envolve trabalhos arriscados em arranha-céus. A instalação manual é permitida apenas nos andares inferiores de edifícios altos ou em casas particulares térreas.
Mesmo nessas situações, é necessário contar com o apoio de um auxiliar e seguir os cuidados de segurança - trabalhar com seguros. Para instalar o módulo externo em altura, é necessário convidar um alpinista industrial.
Requisitos para colchetes:
- Integridade da camada de tinta. Material de revestimento – tinta em pó sem riscos ou lascas. O esmalte não suporta esforços mecânicos e as áreas danificadas são suscetíveis à corrosão - com o tempo, os fixadores perdem resistência.
- Furos para âncoras ovais. A perfuração de aberturas adicionais é inaceitável, pois o fator de segurança do projeto é reduzido e a tinta é removida.
A capacidade de carga do suporte está indicada no corpo do suporte. A distância entre as duas “vigas” é calculada de forma que as aberturas nos suportes coincidam com os furos de fixação no módulo externo.
Progresso de trabalho:
- Fixe os suportes com buchas longas e parafusos com diâmetro de 10-12 mm. Existem pelo menos três fixadores para cada suporte.
- Coloque almofadas de borracha - isoladores de vibração - sob as pernas do bloco dividido.
- Abaixe o módulo nos suportes.
Passe as âncoras pela vedação, pelos orifícios dos suportes e pelas pernas do bloco e aperte-as bem. O diâmetro dos parafusos de montagem é de 8 a 10 mm.
Fornecimento de tubos e cabos de cobre
Em seguida, você deve medir o comprimento das comunicações do módulo interno até os terminais e válvulas da unidade externa. Corte o comprimento necessário de fio e descasque-o.
Preparação e instalação da linha freon:
- Corte e descasque duas seções idênticas de tubo. Remova as lascas e limpe as pontas.
- Coloque uma porca de capa no tubo e alargue-a.
- Dobre os tubos que saem do módulo interno e aparafuse-os com porcas nos bicos. Aperte as porcas.
- Coloque a capa isolante.
- Se necessário, amplie a saída de drenagem.
- Monte os cabos e tubos e envolva-os com fita adesiva. Coloque tampões nos tubos de cobre e coloque o canal de drenagem na parte inferior do feixe.
- Puxe o “nó” de comunicação pelo buraco na parede.
- Pendure a unidade do secador de cabelo na placa de montagem.
- Use um dobrador de tubos para dar ao percurso o formato desejado, evitando cantos vivos.
- Conecte os tubos às válvulas - com diâmetro maior para a válvula de gás e diâmetro menor para a de líquido. Se necessário, corte o excesso.
- Coloque isolamento térmico e alargue os tubos.
Antes de conectar e testar o ar condicionado, é necessário verificar o aperto da linha. Realize testes de pressão nas tubulações e verifique a estabilidade da pressão no sistema com um manômetro.
Evacuação do circuito de refrigeração
Uma etapa obrigatória é criar vácuo no sistema. O procedimento permite eliminar o ar e a umidade da linha. Uma bomba e um coletor de pressão são usados para operação.
O procedimento para aspirar o sistema:
- Feche as válvulas do manômetro.
- Ligue a bomba de vácuo, abra a válvula do manômetro - depois de um minuto, o aparelho mostrará valor zero.
- Continue aspirando para remover a umidade do sistema. Tempo de trabalho – 15-30 minutos.
- Feche a válvula e desligue a bomba.
Um aumento na pressão após desligar a bomba indica a presença de vazamentos e vazamentos no circuito.
Preenchendo a linha com freon
Estágio final - início do refrigerante e verificar o desempenho do ar condicionado. Um certo volume de freon deve circular no circuito para manter a pressão especificada pelo fabricante.
Ao estender a linha, é necessário reabastecer com esta substância.
Após o reabastecimento, é necessário desconectar a mangueira da válvula de “gás”. Você deve tomar precauções - use óculos, luvas e não incline o rosto em direção ao encaixe desaparafusado. Para minimizar as perdas de freon, você precisa agir rapidamente.
Você deve estar preparado para o fato de que o desparafusamento da conexão será acompanhado de assobios e liberação de óleo e freon. Uma pessoa desinformada pode retirar repentinamente a mão e liberar o refrigerante. Além disso, existe o risco de queimaduras térmicas.
Antes de iniciar o sistema split pela primeira vez, é necessário verificar se há vazamentos nas conexões da rota (lavá-las), apertar os bujões da porta de serviço e das válvulas. Agora você pode conectar o ar condicionado e testar seu desempenho.
Erros típicos na instalação de um ar condicionado
O não cumprimento dos requisitos de instalação é uma causa comum de falhas na operação de sistemas split e de aumento injustificado nas contas de eletricidade. Aqui está uma lista de deficiências populares.
№1. Instalação em local inadequado. Os requisitos para a colocação de unidades divididas foram discutidos acima. Artesãos inexperientes cometem erros padrão: instalação acima de um dispositivo de aquecimento ou em uma área de exposição direta à luz solar.
№2. Laminação de má qualidade.
№3. Discrepância entre o volume de refrigerante e a extensão do percurso. A quantidade de freon é diretamente proporcional à metragem do circuito. Se a linha for aumentada/diminuída, mas seu volume não for ajustado, o ar condicionado não funciona corretamente e eventualmente falha.
№4. Falta de isolamento térmico. O buraco na parede para colocação da linha deve ser preenchido com espuma. Caso contrário, as mudanças de temperatura provocarão o aparecimento de condensação - o acúmulo de umidade no concreto levará à formação de fungos.
№5. Tubos de cobre quebrados.
№6. Conexão de cabo não confiável. Erros na fiação elétrica podem resultar não apenas em danos ao equipamento de controle climático, mas também em incêndio ou choque elétrico.
№7. Uso de materiais de baixa qualidade. Suportes frágeis podem não ser capazes de suportar a carga imposta, especialmente no inverno, quando a neve se acumula no bloco dividido. Medidas preventivas: escolha de um suporte confiável e instalação de uma cobertura protetora sobre o quarteirão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo detalhado ajudará você a entender as nuances tecnológicas da instalação de ar condicionado em um apartamento.
A instrução contém uma lista de ferramentas necessárias, mostra o processo de instalação de unidades split, organização de canais a cabo, conexão de comunicações e colocação em funcionamento do ar condicionado:
A principal dificuldade na instalação de um ar condicionado é instalar uma unidade pesada na fachada de um prédio alto. É melhor recorrer aos serviços de um alpinista industrial.As demais ações não requerem habilidades especiais, o principal é seguir a tecnologia de instalação e as recomendações do fabricante do split.
Você tem experiência pessoal na instalação de um ar condicionado? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou alertar os leitores sobre possíveis erros de instalação e conexão? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Sim, depende muito da firmeza com que o ar condicionado está fixado à parede externa. Mandei instalar um “mestre” e duas semanas depois o suporte do lado esquerdo saiu - surpreendentemente, o direito aguentou a carga colocada nele. Que bom que tudo terminou assim. E se ele caísse e, por exemplo, caísse sobre o carro de alguém? Então fique de olho nisso.
Com base nas informações fornecidas, você pode abrir seu próprio serviço de instalação! É bom que você tenha fornecido uma imagem do design e do princípio de funcionamento do ar condicionado. Eu me pergunto se os condicionadores de ar industriais são instalados usando esse método? Seria bom adicionar alguns parágrafos aqui sobre solução de problemas. Talvez eu siga o conselho do comentarista anterior e acompanhe a instalação da unidade de climatização para que o trabalho seja realizado de acordo com as normas.
Os condicionadores de ar industriais, Sergey, são instalados com base no projeto desenvolvido.
Uma secção é dedicada ao número de unidades exteriores que fornecem a capacidade de refrigeração necessária, outra à colocação das unidades interiores, a terceira às comunicações e a quarta à automação que liga o funcionamento dos componentes. Para se ter uma ideia do sistema, anexei uma imagem das unidades externas colocadas na cobertura do edifício.
Em caso de mau funcionamento, Sergey, um moderno ar condicionado alerta o proprietário. O display eletrônico exibe “códigos de erro”. Por exemplo, anexei uma captura de tela do Daikin. Depois de olhar, você entenderá que é inútil escrever um artigo separado para amadores, mas os mestres recebem manuais.