Como escolher um ar condicionado para sua casa e apartamento: variedades, fabricantes + dicas de seleção
Às vezes o calor do verão se torna insuportável.Nesses momentos, um equipamento de climatização refrigerada, que mantém as condições mais confortáveis para os moradores do ambiente, é de grande ajuda, não é mesmo?
Você decidiu comprar um equipamento de climatização, mas não sabe como escolher um ar condicionado para que atenda a todos os requisitos?
Mostraremos como lidar com essa tarefa - o artigo discute diferentes tipos de condicionadores de ar, seus recursos e capacidades. Um algoritmo para calcular a potência necessária é mostrado e as sutilezas e nuances da escolha são destacadas. Afinal, não se pode agir ao acaso nesse assunto: a qualidade do resfriamento depende diretamente dos parâmetros técnicos corretamente selecionados.
Também analisamos os melhores fabricantes desta categoria de equipamentos. Antes de ir à loja, sugerimos que você estude as informações úteis sobre fotos e vídeos coletadas neste artigo.
O conteúdo do artigo:
Tipos de equipamentos de controle climático para casa
A primeira coisa que você precisa decidir antes de comprar é o tipo de projeto do ar condicionado.. Este parâmetro deve atender a todos os requisitos e características da sala na qual o dispositivo será instalado.
Existem dois grupos principais de equipamentos domésticos de controle climático – sistemas split e condicionadores de ar monobloco.
Principais tipos de projetos de sistemas divididos
O tipo mais popular e comum de ar condicionado são os sistemas split. Na maioria das vezes são instalados em apartamentos e casas.
O princípio de funcionamento do equipamento é simples. O refrigerante, freon, se move através do circuito fechado formado. Com o auxílio de mecanismos embutidos nos blocos, absorve o calor, transfere-o para o ambiente, resfria e libera ar frio para o ambiente.
Neste caso, o refrigerante muda alternadamente seu estado físico, passando de gás para líquido. No caso do funcionamento em aquecimento, o ciclo muda exatamente ao contrário.
O componente de potência do equipamento está localizado em uma unidade externa de rua. Contém compressor, ventilador e condensador que atuam diretamente no resfriamento das massas de ar.
O módulo interno é responsável pela distribuição do ar frio pela sala e contém um sistema de controle e monitoramento. Como a parte mais barulhenta do equipamento é levada para fora, os sistemas split funcionam de forma bastante silenciosa, sem causar desconforto aos moradores.
A tecnologia tem inúmeras vantagens:
- aparência estética;
- compacidade do módulo interno;
- alta eficiência, resfriamento mais rápido devido à alta potência;
- uso racional de energia elétrica;
- funcionalidade estendida.
Também existem desvantagens. Estes incluem o custo bastante elevado dos sistemas split, a difícil manutenção da parte externa do equipamento quando montado em andares altos e a complexidade da instalação permanente, o que exclui a possibilidade de movimentos sazonais.A instalação profissional também não é um prazer barato.
Os sistemas divididos são divididos em vários subgrupos que diferem no design e no método de instalação dos módulos internos. Vamos examiná-los com mais detalhes.
Quadro sistemas de divisão de parede Disponível em uma variedade de opções de design. Entre eles, você pode escolher aquele que se adapta perfeitamente ao interior da sua casa.
Esses blocos são relativamente fáceis de instalar no topo da parede, fáceis de operar e manter e são adequados para qualquer ambiente residencial.
Processo de instalação condicionadores de ar cassete muito mais difícil. A parte principal do equipamento é colocada entre a base e o forro suspenso, apenas a grade decorativa permanece no exterior.
A principal vantagem do projeto é a distribuição uniforme dos fluxos de ar condicionado em quatro direções.
Tipo piso-teto O aparelho possui duas opções de instalação possíveis: na parede ou no teto. Se for instalado na parte inferior da parede como um convector, o ar será distribuído verticalmente para cima; se for montado no teto, será distribuído horizontalmente ao longo da superfície do teto.
Impopularidade condicionadores de ar de coluna na vida cotidiana está associada às suas dimensões volumosas, canal – com instalação trabalhosa e meticulosa, exigindo trabalhos de projeto preliminar para colocação de dutos de ar isolados.
A complexidade de instalação deste tipo de dispositivo justifica-se apenas em grandes residências particulares com tetos altos.
Existe outro tipo separado de sistemas divididos - sistemas multi-splitprojetado para atender grandes casas e apartamentos com vários cômodos. Geralmente são instalados em edifícios cujas fachadas não possuem espaço para diversas unidades externas.
O equipamento é composto por uma unidade central externa e dois ou mais módulos internos a ela conectados. Cada um deles pode ter energia e configurações pessoais diferentes, mas todos dependem da facilidade de manutenção do módulo externo - se ele falhar, o sistema não funciona.
Características dos condicionadores de ar monobloco
O equipamento monobloco é extremamente fácil de instalar: pode ser facilmente instalado de forma independente e, se necessário, movido entre salas, ao contrário dos sistemas split. Também atrai pelo seu preço baixo.
Existem dois tipos de monoblocos:
- Janela.
- Móvel.
Janela dispositivos montado em orifícios preparados em uma parede fina ou abertura de janela, seguido de vedação das lacunas resultantes. A parte traseira da estrutura está voltada para a rua.
Ao fixar monoblocos de janela, o isolamento térmico do edifício é frequentemente danificado, o que leva à livre penetração de ar frio nos quartos no inverno. Devido ao fato da unidade compressora estar localizada diretamente na sala, os aparelhos geram muito ruído.
Mesmo assim, equipamentos semelhantes às vezes são usados em chalés de verão. No final do verão, ele é retirado e levado para o inverno, cobrindo a abertura de instalação com uma blindagem especial.
PCs multifuncionais móveis posicionado como equipamento portátil de controle climático. Apesar disso, ocupam muito espaço e não podem ser chamados de compactos.
Os dispositivos são tão barulhentos quanto os monoblocos de janela. Há uma nuance desagradável na manutenção - durante o funcionamento do ar condicionado, o proprietário deve monitorar constantemente o tanque coletor, evitando o acúmulo excessivo de condensado.
De novo, dispositivos móveis será a melhor opção para pequenas casas de campo onde não faz sentido instalar sistemas estacionários.
TOP 5 principais fabricantes de equipamentos
A segunda questão importante na escolha dos aparelhos de ar condicionado para um apartamento ou casa é o fabricante do equipamento. Os especialistas recomendam confiar em marcas confiáveis que oferecem garantias aos consumidores e prestam um serviço de qualidade.
Abaixo está a classificação atual dos fabricantes de equipamentos de controle climático em diferentes categorias de preços.
1º lugar – Daikin
A líder indiscutível da classificação é a empresa japonesa Daikin, que deixou seus concorrentes um passo atrás. Os especialistas da empresa dão especial atenção ao conteúdo tecnológico dos equipamentos. A possibilidade de defeito de fabricação está totalmente excluída.
Qual ar condicionado Daikin escolher para um apartamento depende dos seus desejos em termos de funcionalidade, potência e design do módulo interno. A marca tem uma gama enorme.
A maioria dos modelos pertence ao segmento de alto preço. Os preços começam em 30 mil rublos e chegam a mais de 200-300 mil para sistemas de cassete e piso-teto. Às vezes, as marcas excedem o custo de modelos concorrentes semelhantes em quase 4 vezes.
2º lugar – Mitsubishi
Outra marca premium japonesa, a Mitsubishi, segue os passos de seu compatriota. A principal vantagem de seus dispositivos é a multifuncionalidade.
Muitas opções incluem um sistema de purificação de ar por ionização, a capacidade de autodiagnosticar falhas, vários modos automáticos e um mecanismo anticongelante especial para a unidade externa.Os usuários observam operação silenciosa e falta de vibração nos aparelhos de ar condicionado.
A gama de produtos da empresa abrange todos os tipos de equipamentos de controle climático. A maioria das modificações é apresentada em uma categoria de preço alto, mas também existem ofertas mais modestas na faixa de 25 a 30 mil rublos.
3º lugar – Toshiba
Um lugar entre os cinco primeiros é merecidamente ocupado por outra empresa japonesa, a Toshiba, uma das primeiras desenvolvedoras de sistemas split.
O seu equipamento de climatização é um claro representante da relação ideal entre qualidade e preço. Um modelo adequado de sistema split da Toshiba pode ser adquirido a um preço de 17 mil rublos.
Os modelos de inversores Toshiba recebem classificações de usuários especialmente altas. Possuem baixos níveis de ruído, economizam até 40% de energia elétrica e atingem rapidamente a temperatura definida.
4º lugar – Eletrolux
Tal como o anterior participante da classificação, a marca sueca Electrolux produz equipamentos de climatização no segmento de preço médio. É popular devido ao seu preço acessível, boa qualidade, equipamento funcional e desempenho bastante decentes e facilidade de manutenção.
O sortimento inclui equipamentos domésticos de qualquer complexidade, existem modelos monobloco e sistemas split de diversos tipos de instalação. A maioria das ofertas está concentrada na faixa de preço de 13 a 20 mil rublos.
5º lugar – Ballu
A marca chinesa Ballu é especializada na produção de todos os tipos de equipamentos de climatização e é considerada uma das melhores na categoria econômica.
O sistema split de parede mais simples da marca pode ser adquirido ao preço de 11 mil rublos, um monobloco móvel para uma casa de verão - a partir de 13 mil. O custo dos condicionadores de ar inverter econômicos da empresa começa em 17 mil.
Seleção de equipamentos de acordo com parâmetros técnicos
O terceiro parâmetro determinante para a escolha dos dispositivos são as suas especificações técnicas. Nesta seção do artigo, discutiremos como escolher as características corretas de um ar condicionado, considerar modos e funções úteis com os quais ele pode ser equipado.
Regras de cálculo de energia
Ao decidir sobre o tipo e fabricante apropriado de equipamento de controle climático, você precisará calcular o principal parâmetro técnico - a potência do dispositivo necessária para um resfriamento de alta qualidade. O seu valor depende da área da sala onde será instalado o ar condicionado.
Erros no cálculo dos parâmetros de desempenho geralmente levam os usuários a comprar um dispositivo fraco que leva muito tempo para resfriar o ar ou não cumpre totalmente as tarefas atribuídas.
Comprar um ar condicionado mais potente do que você realmente precisa também é inútil: é um gasto financeiro extra.
A capacidade de refrigeração é calculada individualmente. Para instalações residenciais médias com tetos cuja altura não exceda 3 metros, este parâmetro é determinado dividindo a área total por 10.
Para cada 10 quadrados deve haver pelo menos 1 kW. No entanto, este valor calculado é ideal para salas vazias. Para obter o resultado final correto, os especialistas recomendam adicionar a potência da radiação térmica das pessoas presentes na sala e dos eletrodomésticos.
Uma pessoa, dependendo da atividade, aloca em média 0,1-0,3 kW, um computador - 0,3 kW, uma TV - 0,2 kW. A quantidade aproximada de calor gerada por outros tipos de equipamentos é calculada como 30% da potência nominal.
Além desses indicadores, também vale levar em consideração a localização das janelas e o nível de insolação.
O algoritmo acima se resume à seguinte fórmula:
Q = q1 + q2 + q3,
Onde:
- q1 – desempenho para uma sala vazia, tendo em conta as entradas de calor externas;
- q2 – a quantidade de calor emitida por cada pessoa;
- terceiro trimestre – a soma do calor proveniente de cada unidade de eletrodomésticos.
Contar q1, é necessário multiplicar a área da sala pela altura da superfície do teto e depois pelo coeficiente de iluminação (para salas sombreadas - 30, médias - 35, bem iluminadas - 40). O número de saída é dividido por 1000.
Se você não deseja se aprofundar nas complexidades dos cálculos e deseja obter um valor mais preciso, use uma calculadora online especial. Baseado poder de design, o equipamento é selecionado na faixa de -5% para o limite inferior, +15% para o superior.
Indicadores de desempenho importantes
A relação custo-benefício, o nível de pressão sonora, a capacidade de manter a temperatura suavemente e os parâmetros de instalação também são critérios de seleção importantes.
A lista dos indicadores operacionais mais importantes de um ar condicionado inclui:
- eficiência energética;
- nível de ruído;
- tipo de compressor;
- peso e dimensões.
Quanto mais altoclasse de eficiência energética, mais econômico será o funcionamento do dispositivo. A classe mais alta é considerada A+++. A++ praticamente não é diferente dele, e esses dispositivos geralmente custam a metade.
É melhor não considerar dispositivos das classes B, C e D para apartamentos.
Um sistema operacional não deve causar desconforto devido ao ruído excessivo. Na hora de escolher o equipamento, deve-se esclarecer o nível de ruído que ele produz, medido em decibéis. O principal é que não deve ultrapassar os padrões estabelecidos de 34 dB. O valor ideal para casa é inferior a 30 dB.
Os condicionadores de ar são equipados com compressor convencional ou inversor. Os modelos convencionais funcionam com base no princípio da alternância de picos de temperatura. Após atingir os níveis especificados, eles desligam e, quando a temperatura retorna a um determinado limite, eles ligam.
Os dispositivos inversores resfriam o ar mais rápido: quando ligados, eles atingem o modo desejado com força total e, em seguida, alteram suavemente a potência, monitorando as flutuações de temperatura.
Sistemas tipo de inversor visam a operação contínua, mas ao mesmo tempo economizam muita energia e minimizam as flutuações prejudiciais na temperatura do ar.
O local pretendido de instalação do equipamento deve estar correlacionado com os parâmetros gerais dos módulos. Recomenda-se pensar com antecedência nas nuances: a distância permitida entre os blocos, requisitos de localização, acesso às comunicações de conexão.
Modos básicos e funções adicionais
A maioria dos modelos de sistemas split e equipamentos monobloco são equipados com modos básicos semelhantes e opções adicionais.
Existem diferentes funcionalidades básicas e adicionais dos aparelhos de ar condicionado:
- controle remoto – permite ajustar os parâmetros de funcionamento através do controle remoto;
- aquecimento – aquece o ar da sala fora de temporada, mas para funcionar no inverno com temperatura externa inferior a -5 °C, o aparelho deve estar equipado com um kit especial que proteja a unidade externa do congelamento;
- desumidificação/umidificação – manter o equilíbrio ideal de umidade;
- limpeza de ar – faz o ar passar por um sistema de filtros que captura partículas de alérgenos e bloqueia odores;
- ventilação – distribui o ar uniformemente por toda a área;
- ionizacao – satura o ar com íons de ar benéficos que melhoram o bem-estar e a imunidade;
- controle de fluxo de ar – permite selecionar a direção preferida do ar frio/quente;
- modo automático – seleciona de forma independente um programa para manter uma temperatura confortável;
- modo noturno – minimiza o ruído do dispositivo, reduz/aumenta suavemente a temperatura em 1-3 °C;
- cronômetro – define o intervalo de tempo necessário para o dispositivo funcionar.
Cada recurso adicional se reflete no preço do equipamento. É aconselhável escolher apenas as funções que são realmente úteis na prática.Não faz sentido pagar a mais por coisas desnecessárias.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações gerais para a escolha de equipamentos domésticos de controle climático:
Vale a pena comprar um ar condicionado?Opiniões de especialistas sobre os principais mitos e equívocos associados a esta categoria de equipamentos:
A análise mostrou que a melhor opção em equipamentos de climatização para apartamentos seriam os sistemas split montados na parede. Se você precisa de uma opção conveniente e portátil para o seu jardim, considere comprar aparelhos de ar condicionado móveis. Os proprietários de grandes instalações com área igual ou superior a 50 m² com tectos falsos são aconselhados a olhar mais de perto os modelos de cassetes.
Ao escolher um modelo adequado, leve em consideração todos os detalhes e nuances descritos no artigo. Informações úteis irão ajudá-lo a fazer a escolha certa e adquirir equipamentos confiáveis e de alta qualidade que atenderão às suas expectativas e irão encantá-lo com um serviço de longo prazo.
Em que você se orientou ao escolher um ar condicionado para sua casa? Que fatores foram decisivos para você na hora de escolher? Qual modelo de equipamento de controle climático você escolheu? Conte-nos sobre isso na seção de comentários abaixo do artigo.
Em que o autor se baseou ao formar a classificação dos aparelhos de ar condicionado domésticos? Puxado do teto? De quais fontes? Se apenas esta for uma classificação de custo? Eu mesmo comprei recentemente um sistema split Galatec barato. De todos os mencionados, periodicamente vejo apenas Daikin em escritórios e apartamentos, tudo está repleto de marcas coreanas e chinesas pouco conhecidas.
Boa tarde, Artur. Se você percorrer seu prédio alto e reescrever as marcas de aparelhos de ar condicionado, poderá fazer uma classificação das preferências dos cidadãos do seu prédio :) A classificação totalmente russa, observo, será muito diferente da sua - o a localização dos sistemas divididos por cargo caracteriza as características logísticas da sua região (a proximidade da China será expressa pela predominância de suas marcas, a proximidade do Japão significará o domínio de seus modelos), fator climático, salário médio mensal.
As classificações também são compiladas pelos vendedores - anexei uma captura de tela mostrando a classificação dos sistemas divididos vendidos pela Amazon e adicionei uma classificação para o mercado australiano. Naturalmente, não há coincidências com a classificação apresentada pelo nosso autor - mas não vejo nada de errado nisso.
Ao compilar as classificações, nossos autores levam em consideração não apenas o “custo”, mas também conduzem uma pesquisa profunda das avaliações dos usuários em vários grandes sites de avaliação, comparam funções e características e muito mais. Nossas classificações são independentes – não recebemos nenhuma remuneração dos fabricantes. Aqui está o nosso mais recente classificação dos melhores sistemas split no mercado atual, se você tiver interesse em se familiarizar com os modelos específicos recomendados por nossos editores.
Além de escolher o modelo certo, não se esqueça do uso correto do ar condicionado. Sei por experiência própria que eu mesmo poderia facilmente pegar um resfriado. Evite mudanças bruscas de temperatura. É ideal definir 24-26 graus. Certifique-se de verificar se o fluxo de ar não está direcionado para você. Muitas pessoas acreditam erroneamente que esse modo de uso é o correto. Ninguém quer ficar doente no verão. Cuide da sua saúde.