Gesso estrutural para decoração de paredes interiores - dicas úteis

O gesso estrutural decorativo é um material de acabamento popular.Com ele, você pode dar às paredes internas uma aparência original. A tecnologia de acabamento escolhida, as ferramentas e a correta execução das instruções afetarão o resultado final da obra.

Vantagens do gesso estrutural

Antes de adquirir gesso estrutural, você deve se familiarizar com os aspectos positivos e negativos deste material. As vantagens incluem:

  1. Alto coeficiente de plasticidade da mistura. Com sua ajuda, você pode formar um revestimento em superfícies curvas e de formatos complexos.
  2. Longa vida útil. É aumentado pelo revestimento adicional com verniz e outras soluções de proteção fabricadas em condições industriais.
  3. Força, capacidade de suportar fortes tensões mecânicas.
  4. Escopo de aplicação praticamente ilimitado. O gesso estrutural divide-se em composições universais e aquelas destinadas apenas à decoração de paredes interiores ou apenas a fachadas de ruas.
  5. Capacidade de mascarar defeitos nas paredes.
  6. Baixo custo. Permite utilizar a mistura de gesso como alternativa aos revestimentos padrão.
  7. Não há restrições quanto à tonalidade da mistura. Adicione a cor desejada e misture até obter o tom desejado. Você pode terminar as paredes internas com gesso branco e depois pintar.

O gesso estrutural também tem seus lados negativos. Durante os trabalhos de reparação, o piso e outras superfícies devem ser cuidadosamente protegidos. Se respingos atingirem e secarem, será difícil remover as marcas.

Características do gesso estrutural

O processo de acabamento em si é complexo e requer paciência e precisão. Cada camada subsequente é aplicada após a secagem da anterior.

Tecnologia de aplicação de gesso estrutural

Para decorar paredes interiores com gesso estrutural, são utilizadas diferentes técnicas. As tecnologias diferem devido às diferenças nas ferramentas utilizadas, bem como na composição, densidade e qualidade da mistura.

Prepare a ferramenta para o trabalho:

  • martelo especial;
  • espátulas;
  • concha;
  • encanamento;
  • nível;
  • regra;
  • espátula;
  • rolos;
  • ralador

Ao escolher uma mistura para decoração de paredes internas, considere:

  • propriedades de desempenho da solução;
  • índice de adesividade;
  • temperatura do quarto;
  • nível de umidade;
  • tipo de terreno que precisará ser concluído.

Preparando as paredes 

Muitas vezes, depois de remover o acabamento antigo de uma parede interna, você precisa lidar com buracos, depressões profundas e rachaduras. Se os defeitos puderem ser removidos com a aplicação de massas especiais, eles serão adquiridos.

Caso não seja possível corrigir as deficiências detectadas, é instalado um sistema de perfis internos e colocadas placas de gesso cartonado. Em uma sala com alta umidade, eles devem ser resistentes à umidade e tão grossos quanto possível. Isso permitirá que resistam a misturas de gesso.

Se as paredes interiores não forem devidamente preparadas, o reboco estrutural demorará mais a secar e não ganhará a resistência necessária. Portanto é necessário:

  • remova todos os restos do revestimento antigo;
  • eliminar objetos que se projetam da parede e atrapalham o acabamento normal;
  • nivelar a superfície com massa, lixando a camada endurecida com lixa;
  • realizar o tratamento com primer em duas etapas com diferença de 4 horas.

A composição de acabamento não se aplica a paredes interiores nuas. Simplesmente drenará, será impossível manter uma certa espessura em todo o perímetro.

Decoração de parede interior

Fazendo a mistura 

Para misturar, estude as recomendações na embalagem da mistura.Todas as proporções são mantidas da forma mais clara possível. A violação de até 100 g levará à deterioração das propriedades adesivas e à redução da vida útil.

Para misturar a mistura use:

  • misturador manual ou automático;
  • furar com acessórios especiais.

A composição é deixada por 10 minutos para atingir o estado de maturidade. Antes de terminar, é bem misturado novamente.

Aplicativo 

Comece o acabamento das paredes internas com gesso estrutural a partir do canto superior e desça.

O acabamento envolve a formação de três camadas. Cada um tem seu próprio propósito:

  1. Aplicar uma camada fina com uma espátula. A superfície deve ser visualmente dividida em várias seções. Eles são processados ​​um por um. Aguarde 5 horas para secar.
  2. Para a segunda camada, utilize uma espátula. Eles fazem movimentos arqueados e caóticos em várias direções. A solução de trabalho é esticada ao longo da parede interna, excluindo lacunas. Então saia por um dia.
  3. A terceira camada é realizada com pequenos golpes em uma área de 1 m². O nivelamento é feito com espátula. Deve ser pressionado firmemente contra a superfície. Isso cria um brilho metálico e elegante.

Cada material de acabamento pode ter recomendações adicionais de trabalho.

Recomendamos a leitura! Como colocar corretamente o drywall com suas próprias mãos - técnicas e recomendações para a execução do trabalho em nosso artigo link.

Dicas úteis

Há uma série de dicas úteis que irão ajudá-lo em seu trabalho:

  1. Para preparar o espaço de trabalho, utilize papel e filme plástico. Após o reparo, eles são enrolados e encaminhados para a lixeira.
  2. Se o finalizador não tem experiência, dá preferência às misturas clássicas de ingredientes simples.
  3. Soluções aquosas não podem ser aplicadas em superfícies de madeira.Isso levará à sua deformação.
  4. Se houver muitos defeitos nas paredes, o consumo da mistura de construção aumenta.
  5. Não aplique gesso estrutural sobre água em elementos metálicos. Isto provocará formações corrosivas.
  6. Para a secagem parcial do revestimento bastam 4 a 5 horas, para a secagem completa são necessários 1 a 2 dias. O ganho de força ocorre em 9 dias.
  7. É melhor comprar gesso estrutural, que requer diluição com água. É ecologicamente correto e seguro em comparação com análogos sintéticos.

Mas a mistura, diluída em água, não resiste a mudanças bruscas de temperatura. O revestimento irá deteriorar-se gradualmente da mesma forma que sob estresse mecânico.

Gesso estrutural

Para conseguir a reforma dos seus sonhos sem o envolvimento de artesãos experientes, cujos serviços custam muito caro, você precisa:

  • escolha o gesso estrutural correto;
  • estudar tecnologia de aplicação;
  • preparar espaço para reforma;
  • trabalhar com uma ferramenta especial;
  • Remova tudo quando o processo for concluído.

Essas recomendações ajudam a evitar erros graves durante o acabamento.

Você usou estrutura decorativo gesso para decoração de paredes interiores? Adicione a página aos favoritos para não perder informações úteis. Compartilhe nas redes sociais.

Recomendamos também assistir a uma seleção de vídeos que irão reforçar o seu conhecimento e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Tipos de gesso decorativo - tipos de acabamentos.

Como aplicar gesso decorativo?

Fontes:

  • https://stroyday.ru/stroitelstvo-doma/interernoe-oformlenie-doma/dekorativnaya-shtukaturka-sten-svoimi-rukami.html
  • http://recn.ru/tehnologiya-naneseniya-strukturnoj-shtukaturki
  • https://mr—build-ru.turbopages.org/mr-build.ru/s/dekorativnie-pokritiya/strukturnaya-shtukaturka.html
  • https://materialyinfo-ru.turbopages.org/materialyinfo.ru/s/kak-dekorativnuyu-shtukaturku-nanosit-pravilno
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica