Decorar paredes com gesso decorativo - ideias modernas

O gesso decorativo para decoração de paredes interiores é um material moderno e prático.Com sua ajuda, uma textura variada é criada nas superfícies. Se desejar, o tampo é revestido com tintas e vernizes.

Amostras de gesso decorativo

A popularidade do material decorativo para acabamento das paredes interiores de um apartamento é explicada pelo seu preço acessível, bem como pela singularidade e variedade de texturas obtidas.

Exemplos clássicos mostram que com gesso você pode arrumar uma parede irregular. E os exemplares com exemplos de acabamentos decorativos chamam a atenção pela singularidade do resultado do acabamento, que pode decorar um ambiente decorado em qualquer estilo, do clássico ao moderno.

Amostras podem ser encontradas na foto abaixo.

Tipos de gesso decorativo

Existem quatro tipos de materiais para decoração de paredes interiores, diferindo na composição:

  1. Mineral. A base é misturada com gesso, cal ou cimento.
  2. Acrílico. O elemento para conectar todos os componentes são resinas acrílicas.
  3. Silicato. Nessas misturas para decoração de paredes internas, o vidro líquido é responsável pela combinação dos componentes.
  4. Silicone. A resina sintética torna a mistura viscosa e sólida.

A divisão do gesso decorativo de acordo com o tamanho das migalhas utilizadas na composição fornece outra classificação.

Este momento afetará a espessura da camada obtida na parede e o tipo de textura.

Tipos:

  1. A textura grande contém migalhas medindo 3-5 mm.
  2. Textura média – 1,5-3 mm.
  3. Textura fina – 0,5-1,5 mm.
  4. De textura fina - as migalhas finas em sua composição são chamadas de farinha de pedra. Seu diâmetro é de até 0,5 mm.

Você pode assistir a um vídeo sobre os tipos de gesso decorativo.

Composição do gesso decorativo

A composição do gesso decorativo para decoração de paredes interiores inclui:

  • enchimento;
  • componentes para comunicação, modelagem;
  • pigmentos coloridos.

Enchimentos

Como enchimento para decoração de interiores utilizam-se lascas de mármore ou granito (pedra) ou farinha, dependendo do tamanho pretendido.

A próxima opção mais popular são as fibras de origem sintética ou natural e os mesmos grânulos. Eles criam um padrão único nas paredes interiores.

Cores

Os pigmentos são utilizados na produção de gesso decorativo colorido. Podem ser corantes naturais e artificiais. A intensidade da cor depende do pigmento e da sua quantidade misturada na solução.

A coloração para decoração de interiores pode ser qualquer, a paleta é rica, por isso não há problemas na escolha da cor.

Modelagem e colagem de componentes

Várias resinas podem ser selecionadas como componentes de modelagem e ligação:

  • mineral;
  • acrílico;
  • silicato;
  • silicone.

Composição do gesso decorativo

Teste de aplicação de gesso decorativo

Este é um tipo relativamente novo de revestimento. Nem todo mundo gosta de gesso decorativo. Portanto, vale a pena experimentar a mistura em uma pequena área da parede.

Primeiro, prepare a superfície. É usado um primer de penetração profunda. Após a secagem completa, o gesso é aplicado uniformemente.

A primeira camada é fina. Ele suavizará superfícies irregulares e preparará a base para acabamento posterior.A segunda camada permite dar textura à superfície.

Vidros

Isto envolve a aplicação de uma composição de envidraçamento na parede tratada. Ele permite criar uma transição de cores profunda na superfície.

A intensidade do efeito dependerá do número de camadas aplicadas na superfície rebocada. Para trabalhar é melhor usar uma esponja. Irá adicionar um brilho especial e repetir a textura pretendida da parede.

Composição do esmalte

Ferramentas de aplicação

O efeito do acabamento acabado depende não só da qualidade da mistura de gesso utilizada e da habilidade do operário, mas também das ferramentas escolhidas.

Para trabalhar você precisa se preparar:

  1. Furar com acessórios misturadores ou misturador para gesso e cimento.
  2. Espátulas de diversos tamanhos e formatos para alisar a primeira camada e aplicar a segunda.
  3. Rolos, pincéis, raladores são ferramentas para criar a textura de uma camada decorativa.

A singularidade da decoração dependerá das necessidades e habilidades de quem faz o acabamento. Se você fizer tudo sozinho, ninguém mais terá tal parede.

Preparando paredes para reboco

Qualquer superfície de paredes internas é adequada para aplicação da composição, desde concreto clássico até metal exclusivo.

Especialistas alertam que o resultado vai depender da qualidade do preparo da parede. Em primeiro lugar, recomenda-se:

  • nivelar a superfície;
  • limpe;
  • seco.

Recomenda-se começar com a preparação. Antes de aplicar a composição decorativa, o solo deve secar completamente.

Fazendo forro para gesso veneziano

O gesso veneziano para decoração de paredes interiores é um material caprichoso e exigente. Para o acabamento é necessária uma parede perfeitamente plana, caso contrário a obra ficará estragada sem possibilidade de correção.

Procedimento passo a passo:

  1. Removendo papel de parede, tinta, cal e outros revestimentos antigos das paredes interiores da sala.
  2. Nivelamento da superfície usando balizas.
  3. Reboco. Isso permitirá nivelar os buracos restantes e fortalecer a superfície.
  4. Nivelamento com massa.
  5. Esmerilhamento. O trabalho é realizado apenas manualmente, o que permite controlar a força de prensagem, velocidade e uniformidade dos movimentos.
  6. Aplicando primer.

A não execução correta de qualquer uma das etapas de preparação afetará a posterior aplicação do gesso veneziano.

Técnicas para aplicação na parede

O gesso decorativo mineral pode ser aplicado de diversas maneiras, que se combinam em dois grandes grupos:

  1. Acabamento manual. Distingue-se pela utilização de diferentes ferramentas (pincéis, espátulas, raladores e raladores). A solução é aplicada sobre a superfície preparada, depois distribuída na parede e nivelada. Uma pessoa pode fazer esse tipo de trabalho.
  2. Aplicação mecânica tecnológica. Você precisará de pelo menos duas pessoas para fazer o trabalho. O método mais comumente usado é pulverizar a solução na parede a partir de um dispositivo especial. Nesse caso, a primeira pessoa aplica a solução, a segunda imediatamente começa a distribuí-la pela superfície.

Ao comparar, podemos dizer que a aplicação mecânica é mais lucrativa em termos de economia de esforço. Mas, ao mesmo tempo, não proporcionará o mesmo grau de meticulosidade que o acabamento manual. Trabalhar com espátula e ralador permite “sentir” a espessura da camada com os dedos.

Secagem de paredes tratadas

Na hora de secar a parede, vale considerar qual composição foi aplicada nela:

  • gesso decorativo colorido;
  • clássico.

Quanto mais simples for a composição, mais fácil será a secagem do revestimento.Recomenda-se monitorar o processo, caso contrário aparecerão rachaduras na superfície das paredes internas, ocorrerão descolamentos e formação de vazios no interior da camada decorativa, onde podem crescer mofo e fungos.

A ventilação é usada para secar as paredes internas após o revestimento. A sala possui alto nível de circulação natural de ar, janelas e portas abertas.

Vale lembrar a necessidade de manter baixa a umidade do ar. O material de acabamento é feito à base de uma solução aquosa, e o excesso de umidade no ar ambiente não só impedirá o ressecamento das camadas, mas também poderá deteriorar significativamente a qualidade do acabamento das paredes.

Outro método é chamado de pistola de ar quente. Apesar de sua popularidade, pode causar danos ao material decorativo.

Você também pode usar um desumidificador especial. Seu trabalho não visa a secagem térmica, mas sim a redução da umidade do ar circulante. Quanto mais seco o ar da sala, mais facilmente a camada não seca liberará água e secará mais rapidamente.

Uso de decorativo estrutural o gesso permite criar um design inusitado e único, cuja repetição é improvável, especialmente se a reparação foi realizada por conta própria. Neste caso, deve-se atentar para a composição da solução, a necessidade de fazer um forro especial para ela, como no trabalho com gesso veneziano.

O que é gesso decorativo para concreto - vantagens e desvantagens, como aplicá-lo. Você pode ler sobre isso Aqui.

Preparar as paredes e secá-las são etapas importantes da reparação. O acabamento decorativo interior só pode revelar totalmente a sua beleza em superfícies bem preparadas.Antes de começar o acabamento, são estudadas as respostas dos especialistas às questões básicas.

Que tipo de decoração de interiores você tem? Salve o artigo nos favoritos para não perder informações úteis.

Tutorial em vídeo sobre como aplicar gesso decorativo em uma parede.

Fontes:

  • https://otdelka-expert.ru/shtukaturka/vidy/dekorativnaya-shtukaturka-dlya-sten-1105
  • https://www.ivd.ru/stroitelstvo-i-remont/steny/vidy-dekorativnoj-shtukaturki-dlya-vnutrennej-otdelki-sten-sovety-po-vyboru-i-40-foto-primerov-39541
  • https://viratools.ru/blog/1481
  • https://www.dom.by/gds/dekorativnaya-shtukaturka/dlja-vnutrennih-rabot/minsk
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica