Qual a melhor forma de organizar o aquecimento da garagem: uma revisão comparativa dos melhores métodos
A garagem é uma sala polivalente. É aqui que um carro ou motocicleta é armazenado.Aqui, via de regra, existe uma adega com preparativos para o inverno, além de uma oficina de reparos improvisada.
Não é de estranhar que, com o início das geadas, o imprudente proprietário deste edifício tenha problemas. Portanto, aquecer uma garagem é uma tarefa que se resolve com antecedência.
Neste artigo analisaremos detalhadamente os principais métodos de aquecimento de uma garagem e materiais para isolamento de paredes. Também fornecemos recomendações úteis sobre a observância de medidas de segurança ao usar aquecimento individual.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa de uma garagem aquecida?
Vivemos num país enorme, com um clima bastante rigoroso na maior parte do seu território. Por esta razão, a garagem continua a ser um refúgio confiável para o veículo familiar não durante todo o ano, mas apenas de outubro a abril.
E esta circunstância não depende do material com que a estrutura é construída. Estruturas feitas de tijolo, concreto e blocos de concreto congelam igualmente durante o tempo frio real.
O microclima que se forma em ambientes fechados durante as geadas pode causar sérios danos não só ao carro, mas também ao próprio edifício. As temperaturas frias promovem a formação de condensação na superfície metálica. É isso que causa a corrosão da carroceria do carro, portas de garagem e outras estruturas suscetíveis à ferrugem.
Além disso, em climas frios, o carro pode não dar partida. Sem falar nas batatas do porão, que podem congelar. E é impossível trabalhar em uma sala tão úmida sem medo de pegar um resfriado.
Métodos básicos de isolamento
Naturalmente, às vésperas do frio, surge o desejo de isolar o edifício de todas as formas possíveis. Quanto antes esse desejo aparecer, melhor.
Além do esquema e opção de aquecimento, é aconselhável pensar com antecedência e prever formas de reduzir a perda de calor, que incluem:
- Espuma de poliestireno (poliestireno expandido). Este material é excelente para painéis de portões. Se você compará-lo com materiais isolantes fibrosos como lã mineral, lã de vidro e placas criadas com base neles, a espuma de poliestireno custará menos. Além disso, é mais durável e não absorve umidade. Não se esqueça da proteção anticorrosiva do metal do portão.
- Placas de lã de vidro (lã mineral). Este material, junto com a espuma plástica, é utilizado para revestimento interno de paredes e telhados. As placas são coladas à superfície com adesivos especiais recém-preparados. As próprias lajes são protegidas de danos mecânicos e umidade por gesso, que é reforçado com malha de fibra de vidro para aumentar sua resistência.
- Tapume. Ou outros sistemas de revestimento totalmente preparados para instalação. Todo este acabamento serve para proteger externamente o edifício do gelo.Se a garagem for um edifício separado da propriedade, pode ser revestida com tijolos decorativos.
- Cortina grossa. As portas metálicas da garagem não protegem bem contra o gelo. Uma cortina que não permite a passagem de fluxos de ar frio pode ser construída usando um pedaço de polietileno denso de tamanho adequado com 0,8 mm de espessura ou lona. Este desenho é fixado da mesma forma que uma cortina normal.
Seria melhor se uma espécie de cortina pudesse ser aberta quando o carro sai ou entra.
O telhado da garagem é isolado por dentro e por fora. Como proteção adicional para o portão, as placas de espuma fixadas nos portões podem ser revestidas com compensado ou ripa. Ventilação adicional é instalada como medidas de isolamento obrigatórias. Isso ajudará a remover não apenas os gases de exaustão do ambiente, mas também o excesso de umidade.
Os materiais adequados para isolar uma garagem também são utilizados como isolamento de paredes, pisos e tetos de um edifício residencial. E a tecnologia para sua instalação será semelhante. Nesse sentido, recomendamos que você se familiarize com as instruções de isolamento e dicas detalhadas para escolher o material certo:
- Isolamento do teto de uma casa com telhado frio: tipos de isolamento eficaz + instruções de instalação
- Tipos de isolamento das paredes de uma casa pelo interior: materiais para isolamento e suas características
- Isolamento de piso com vigas: materiais para isolamento térmico + esquemas de isolamento
Tipo de aquecimento adequado para garagem
Tendo tomado todas as medidas necessárias para evitar a perda de calor da divisão, podemos pensar em organizar o seu aquecimento.Se o edifício não estiver suficientemente isolado, aqueceremos a rua, mas o efeito que necessitamos não será alcançado. É claro que não precisamos do mesmo calor que num apartamento, mas uma temperatura de +5 °C é o nosso objetivo.
A seguir, consideraremos os sistemas de aquecimento mais adequados que podem ser utilizados numa garagem. E vejamos suas principais vantagens.
Sistema de aquecimento de água
Usando sistema de aquecimento de água O refrigerante é água. Circula em circuito fechado, que inclui caldeira, bomba, tubulações e radiadores de aquecimento.
De forma simplificada, o processo de aquecimento é assim: o calor é gerado por meio de uma caldeira, a água é aquecida e depois, com o auxílio de uma bomba, passa pelas tubulações até os radiadores de aquecimento. Aqui a água libera o calor recebido, aquecendo o ambiente, após o que retorna novamente à caldeira, fechando o círculo de sua circulação.
As vantagens do aquecimento de água para garagem são:
- Longa vida útil. Na verdade, se o sistema for instalado de acordo com todas as regras e operado com cuidado, pode funcionar adequadamente por muito tempo.
- Capacidade de manutenção. Cada elemento incluído no circuito, em caso de falha repentina, pode ser desmontado e substituído.
- Segurança. O aquecimento de água é altamente seguro e amigo do ambiente.
Como podemos constatar, as vantagens deste método são significativas, mas muito raramente o aquecimento de água em garagens é utilizado. Na maioria das vezes, isso acontece se a garagem fizer parte de um único sistema de aquecimento de uma casa residencial.Esse aquecimento também é utilizado em cooperativas de garagem se os objetos aquecidos incluírem vários edifícios permanentes unidos em uma única rede.
Quando a garagem está localizada longe do aquecimento centralizado, os custos de equipamento e isolamento do sistema de aquecimento tornam-na pouco rentável. Além disso, a água do sistema deverá ser substituída por anticongelante.
O maior efeito do uso de água para aquecimento de garagem pode ser alcançado em edifícios feitos de tijolo ou blocos de concreto maciço. Este tipo de aquecimento não é utilizado em estruturas feitas de perfis metálicos ou outros materiais leves.
Sistema de aquecimento de ar
Vários dispositivos são usados para aquecimento de ar: armas de calor, cortinas e ventiladores especiais que forçam a entrada de ar aquecido no ambiente.
O princípio de funcionamento de todos esses aparelhos é o mesmo: o ar é aquecido por um aquecedor embutido no aparelho e distribuído por um ventilador, que também fica localizado no interior do produto.
Aplicativo aquecimento de ar para a garagem permitirá aquecer rapidamente divisões de diferentes tamanhos. Se você direcionar o fluxo de ar para o carro, poderá remover rapidamente toda a umidade, mesmo embaixo dele. Alguns dos dispositivos aéreos consomem eletricidade quando conectados a uma rede doméstica normal. Outros usam outros tipos de combustível para aquecer o ar.
Um exemplo de dispositivo de aquecimento de ar é a mesma pistola de ar quente. Deve ser ligado ao visitar a garagem. Aquece a sala em questão de minutos. A caixa durável deste dispositivo contém um ventilador potente, com a ajuda do qual o calor do elemento de aquecimento é distribuído por toda a sala. Mas é preciso ter em atenção que na ausência do proprietário a garagem irá congelar.
As vantagens do aquecimento do ar são:
- A sala pode ser aquecida muito rapidamente.
- A temperatura ambiente será mantida no nível desejado.
- Dispositivos de aquecimento de ar são fáceis de usar.
Desvantagens significativas incluem o fato de que os fluxos de ar criados podem levantar poeira no ambiente. Neste caso, a limpeza regular não pode ser evitada. Além disso, já consideramos as desvantagens dos dispositivos alimentados por eletricidade.
Melhores opções de aquecimento de garagem
Um espaço de garagem pode ser aquecido de várias maneiras. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Tentaremos fornecer-lhe todas as informações necessárias sobre cada um dos métodos populares de aquecimento de garagem para que possa escolher o que mais lhe convém.
Opção nº 1 - aquecimento a gás
O gás em si é um combustível relativamente barato. Portanto, também é utilizado para criar um sistema de aquecimento de garagem. Mas para criar um sistema de aquecimento com esse combustível, serão necessários investimentos financeiros.
A maior parte do dinheiro será necessária para adquirir todos os equipamentos necessários à instalação do sistema de aquecimento, bem como para pagar os serviços dos especialistas que farão esta instalação.
A opção mais barata para aquecimento a gás em garagem é montar um canhão de gás com suas próprias mãos.
Podem surgir dificuldades na fase de obtenção da autorização de aquecimento a gás junto dos serviços autorizados a emitir estes documentos. Sem permissão, a instalação, o comissionamento e o próprio uso de equipamentos a gás não são apenas ilegais, mas também perigosos. Afinal, o gás é um dos materiais explosivos.
Assim, as vantagens de aquecer uma garagem a gás incluem:
- acessibilidade do combustível;
- alta eficiência do sistema.
Com tal transferência de calor, a eficiência económica deste sistema é óbvia.
Deixe-nos lembrá-lo também sobre as desvantagens:
- Perigo potencial deste tipo de combustível. Deixe-nos lembrá-lo mais uma vez sobre a explosividade do gás.
- Custos significativos associados à instalação de equipamentos.
Tal sistema de aquecimento só se torna rentável se a fonte de gás for um gasoduto centralizado ao qual seja permitida a ligação. Se você tiver que se preocupar em reabastecer regularmente os cilindros vazios, todas as vantagens do uso de gás simplesmente desaparecerão.
Opção nº 2 - usar eletricidade para aquecimento
Aparelhos elétricos modernos também podem ser usados como fonte de calor. Além disso, a gama de tais aquecedores oferecida pelo mercado expandiu-se significativamente nos últimos anos. Você pode encontrar tudo, desde barato aquecedores de ventilador e terminando com convectores sólidos e modelos infravermelhos.
No entanto, a eletricidade já foi usada pelos proprietários de garagens para aquecer ambientes. Na maioria das vezes, um dispositivo para esse fim era construído de maneira improvisada: uma espiral de nicromo era enrolada em um tubo de cimento-amianto. Foi assim que a “cabra” acabou. Este é um aquecedor bastante potente que consome até 10 kW por hora de operação.
Para evitar gastos desnecessários, é necessário calcular cuidadosamente qual potência o aparelho deve ter para aquecer totalmente o ambiente, mas sem exagerar. O calor excessivo afeta negativamente a pintura do seu “cavalo de ferro”.
Este é justamente o perigo que pode aguardar quem instala um aquecedor infravermelho não acima da entrada, onde ele pertence, mas perto do carro. Em geral, o princípio de funcionamento deste dispositivo é justamente que a radiação infravermelha emitida por um elemento feito de vidro de quartzo ou vitrocerâmica aquece os objetos ao redor, o que já aquece o ar do ambiente.
Portanto, um aquecedor infravermelho é colocado acima da entrada da garagem, no teto. A partir daí, aquece o chão com sucesso. Observe que este aparelho não deve ser deixado ligado sem supervisão. Seu aquecimento pode atingir temperaturas significativas.
As vantagens deste método são:
- Uma vasta gama de resistências eléctricas onde poderá escolher aquele que melhor se adapta aos parâmetros da sua estrutura.
- Não há dificuldades no processo de colocação do aquecedor em condições de funcionamento.
- Operar tal dispositivo é tão fácil quanto descascar peras.
No entanto, aquecer uma garagem com eletricidade também tem uma desvantagem significativa: requer eletricidade. Se não houver eletricidade na garagem ou se ela for desligada inesperadamente, o aquecimento simplesmente não funcionará. E, sim, o preço deste tipo de combustível aumenta a cada ano.
Opção nº 3 - usar resíduos de óleo
Existem fogões que utilizam óleo residual para funcionar. Não são frequentemente utilizados para aquecer uma garagem, mas como este método também existe, considere-o.
A grande vantagem deste método é que forno de trabalho Você pode fazer isso sozinho para aquecer sua garagem. Este trabalho requer certas habilidades, mas o projeto do fogão não é muito difícil para um artesão doméstico. Para o seu funcionamento são necessários resíduos - resíduos, que podem ser obtidos no posto de abastecimento mais próximo. Portanto não deverá haver problemas com combustível.
O processo de ignição do forno durante a mineração é bastante simples. Dentro do aparelho é colocado um pouco de papel, após o qual deve ser despejado um litro de óleo usado. O papel está pegando fogo. Leva apenas alguns minutos para o óleo ferver e então o vapor do óleo pegará fogo. Você precisa adicionar 5 litros de resíduos. Isso é feito durante o processo de combustão. Você pode usar qualquer combustível à base de óleo.
Este método tem vantagens suficientes:
- Os resíduos gratuitos são utilizados como combustível e destinados à eliminação.
- A temperatura ambiente não afeta a qualidade do forno.
- O projeto do forno é considerado à prova de fogo, pois os vapores residuais queimam sem formar chama aberta.
Mas dentro da vantagem está a desvantagem deste sistema: para armazenar combustível na garagem, é necessário encontrar um local separado, que deverá ser equipado respeitando todas as medidas de segurança contra incêndio.
Além disso, o funcionamento do forno durante a mineração exige a presença de uma chaminé especial, cujo comprimento não deve ser inferior a 4 metros. Não podem existir secções horizontais no canal desta chaminé. Terá que ser limpa pelo menos uma vez por semana, por isso é melhor providenciar com antecedência uma estrutura removível.
Opção nº 4 - aquecimento com combustível sólido
O aquecimento a combustível sólido nunca ocupou uma posição de liderança na lista de sistemas de aquecimento utilizados em garagens. Tudo mudou com o advento de novas caldeiras capazes de proporcionar combustão de longo prazo. Agora este método merece sua atenção. Principalmente quando você considera o fato de que alguns tipos de caldeiras podem ser fabricados de forma independente e tal unidade custará muito pouco.
Entre os modelos de produção industrial, tem se mostrado bem caldeira de pirólise. É capaz de manter a temperatura ambiente ideal por 6 a 12 horas. A pirólise é um processo que ocorre em uma caldeira, que consiste na queima de combustível sólido separadamente das substâncias liberadas durante a combustão. Este recurso permite manter uma temperatura constante no ambiente.
Para o funcionamento de uma caldeira de pirólise é necessária tiragem forçada. Via de regra, esse problema é resolvido com a ajuda de um ventilador. A caldeira de pirólise deve ser limpa periodicamente.
Existe também uma caldeira a pellets, que utiliza combustível sólido na forma de grânulos comprimidos de serragem e aparas - pellets. A alimentação dos pellets na fornalha é realizada automaticamente por meio de uma tremonha ou recipiente de rosca. Se não se esquecer da ventilação, a caldeira funcionará bem, aquecendo tanto mais quanto mais pellets forem despejados nela.
Vantagens do aquecimento com combustível sólido:
- Este sistema de aquecimento também pode ser utilizado onde não há eletricidade.
- Você pode construir uma caldeira simples com suas próprias mãos.
Mas não devemos esquecer que durante a operação o sistema de aquecimento a combustível sólido é potencialmente perigoso.Se for utilizado numa garagem, as substâncias explosivas e inflamáveis não podem ser armazenadas na mesma divisão que a caldeira. É perigoso.
Além disso, a garagem deverá estar equipada com um bom capuz, capaz de remover produtos de combustão. O duto de ar precisará de limpeza regular e a caldeira será monitorada.
Regras gerais para aquecimento seguro de garagem
Não sabemos qual dos sistemas propostos irá escolher, mas temos a certeza que, independentemente do método de aquecimento, deverá seguir as regras de segurança, sobre as quais queremos falar:
- Considere um sistema de aquecimento de garagem não quando o tempo frio se aproxima, mas durante a fase de construção desta divisão. Isso facilitará muito a implementação de muitas ideias.
- A operação de fogões é impossível se não houver ventilação de alta qualidade.
- O aquecimento a gás é incompatível com a presença na mesma sala de substâncias explosivas e voláteis, bem como de agentes que podem causar corrosão metálica.
- A potência dos dispositivos instalados no edifício não deve exceder a potência da sua rede. Mesmo que você pense que esse excesso é insignificante.
- O aquecimento elétrico envolve a instalação de um disjuntor que desenergizará os aparelhos elétricos em caso de sobrecarga na rede.
- Se for usado um cabo de extensão para conectar o dispositivo a uma tomada, seu comprimento não deve ser superior a 6 metros com seção transversal de 2-3,5 mm2.
- Os itens não devem ser colocados em aparelhos de aquecimento para secar.
- Os cilindros de gás só podem ser armazenados em salas acima do nível do solo. Ou seja, não podem ser utilizados em garagem com cave.
- Se houver vazamento de gás, ele se acumula na sala inferior.Para obter uma explosão completa nesta situação, basta não apenas um fósforo, mas também uma simples faísca que pode saltar quando a luz é acesa. Se você estiver usando um circuito de aquecimento de garagem a gás, cheire antes de ligar o interruptor.
- Todos os aparelhos elétricos devem ser desligados à noite. Se forem necessários especificamente à noite, deverão ser monitorados.
- O microclima normal da garagem é garantido por ventilação e isolamento térmico de alta qualidade.
Você também deve lembrar que os equipamentos de aquecimento requerem inspeções preventivas, que devem ser realizadas regularmente.
Nenhuma das regras listadas é impossível de implementar. E todos eles juntos garantem a sua segurança.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este videoclipe apresenta detalhadamente o processo de fabricação de um fogão a combustível sólido (lenha) para aquecimento de uma casa de veraneio, garagem ou outras edificações. A parte principal deste recuperador é um tubo com 330 mm de diâmetro e 500 mm de comprimento.
Com carga total de lenha e queima em modo latente, o calor gerado é suficiente para 4-6 horas ao aquecer uma sala de 15 m2 no inverno2.
O segundo vídeo é dedicado à disposição e isolamento de uma garagem onde estão instalados aquecedores infravermelhos. É valioso porque demonstra algumas formas de isolar uma garagem, o que permitirá não desperdiçar o calor resultante.
Apresentamos-lhe as formas mais populares de organizar o aquecimento numa garagem.Talvez uma pistola de ar quente rápida seja do seu interesse, ou talvez um fogão a lenha econômico chame sua atenção. Se a garagem for directamente contígua à casa, a escolha é óbvia: é necessário incluir esta divisão no circuito de aquecimento de água comum à casa.
Em qualquer caso, a escolha é sua. Para isso, tentamos coletar argumentos a favor e contra você.
Está escolhendo a melhor opção de aquecimento para sua garagem e quer tirar uma série de dúvidas que não abordamos neste material? Ou quer partilhar a sua própria experiência de aquecimento eficiente com outros utilizadores? Deixe seus comentários, compartilhe fotos e dicas úteis com outros usuários.
A nossa garagem também serve como adega ao mesmo tempo. Nele armazenamos não só alimentos enlatados, mas também vegetais, e para isso a temperatura deve ser fria. Portanto, não necessitamos de aquecimento centralizado, mas apenas é adequado isolar as paredes por dentro com espuma de poliestireno. E se precisar trabalhar na garagem, o aquecedor fica ligado durante todo o tempo que as pessoas estiverem nele. Durante tantos anos de uso da garagem, nada aconteceu com o carro. E a espuma mantém bem a temperatura.
Aqueço minha garagem com um fogão a lenha comum. Se eu encontrar carvão, eu também uso. Eu tinha um aquecedor elétrico tipo cabra caseiro, mas certa vez a eletricidade foi cortada na cooperativa da garagem, então dei para um amigo. Depois a eletricidade foi devolvida, mas eles não se preocuparam em fazer uma nova cabra. O único isolamento é a cobertura de espuma dos portões e a cortina na frente deles. Periodicamente, no inverno, vou aquecer a garagem.