Encontrar fiação escondida na parede - todos os métodos disponíveis
Quem já começou a reformar sua casa enfrentará um grande problema associado à fiação elétrica escondida sob uma camada de gesso. Você pode encontrar fiação oculta usando ferramentas diferentes. Às vezes, eletrodomésticos completamente inadequados podem ajudar. É claro que muitos deles mostrarão a localização dos fios elétricos de forma imprecisa, mas ainda assim esse método é simples e não exige grandes gastos.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de pesquisa
Ferramentas e dispositivos com os quais você pode realizar uma pesquisa:
- ferramentas especiais: detectores e localizadores (testadores de cabos);
- multímetro;
- rádio;
- aparelho auditivo;
- chave de fenda indicadora;
- detector de metal.
Usando um detector de fiação oculta
O princípio operacional do detector de fiação oculta é baseado na tecnologia de detecção de metais. O dispositivo funciona quase exatamente como um detector de metais.
Os fios elétricos são fios metálicos feitos de alumínio ou cobre. Quando uma corrente elétrica passa por eles, um campo magnético é formado ao seu redor. Isto é o que o detector detecta. Ele lê o sinal de campo e o transmite para o display. E quanto maior a tensão na fiação, mais brilhante será o sinal.
Variedades deste dispositivo:
- Aqueles que detectam apenas fiação energizada.
- Detecte a fiação sem tensão.
- Modelos combinados.
Os dispositivos dos dois últimos grupos possuem gerador de campo magnético instalado. Isso cria perturbações no metal.Portanto, esses modelos determinam com maior precisão a localização de fios e cabos, daí sua maior praticidade e funcionalidade.
Há um grande número de detectores de fiação oculta no mercado, que diferem entre si em funcionalidade. Alguns são fáceis de trabalhar, outros precisarão primeiro ser descobertos lendo as instruções do fabricante e depois experimentados na prática.
Nas instruções você precisa prestar atenção à profundidade da pesquisa. Este valor varia na faixa de 50-100 mm. Ao mesmo tempo, alguns modelos podem detectar reforços de aço, madeira e plástico. Cada material tem sua própria função.
O trabalho de um detector de busca é que este dispositivo seja utilizado para inspecionar a parede, movendo-a ao longo do local da suposta fiação oculta. O sinal sonoro máximo ou indicador na tela indica a presença de fios.
Os localizadores diferem dos detectores porque pesquisam com mais precisão. Este dispositivo profissional consiste em dois blocos:
- Um detector também é um receptor.
- Um gerador que emite um sinal eletromagnético de alta frequência. Os mestres costumam chamá-lo de transmissor.
O receptor, como um elemento separado, funciona como um detector normal de fiação oculta, capaz de detectar cabos energizados. Ao conectar um transmissor a ele, você obtém um dispositivo com ampla funcionalidade. Com sua ajuda você pode detectar um fio quebrado, pelo qual é valorizado. A profundidade de detecção é de até 2 m, o que possibilita a utilização do localizador para busca de fiação em instalações subterrâneas.
Ao escolher um ou outro dispositivo, você precisa aprender a usá-lo corretamente. Para fazer isso, é recomendável experimentá-lo em fios ou tubos abertos.Isso o ajudará a entender a quais objetos ele reage e como.
Na loja, o dispositivo deve ser verificado quanto a fios abertos. Por exemplo, coloque seu telefone para carregar e conecte-o. O detector ou localizador deve responder de forma diferente dependendo da distância de busca. Você pode fortalecer o teste cobrindo o fio do telefone com um objeto de plástico ou papel dobrado em várias camadas. Papelão também funcionará.
O detector mais simples para encontrar fiação oculta é a marca Dyatel E121. Dispositivo multifuncional, leve e compacto. Monitora não apenas fios energizados, mas também suas rupturas. Também pode encontrar o fio neutro ou de fase. Este dispositivo pertence à categoria de dispositivos eletrostáticos.
Existem no mercado modelos eletromagnéticos que são mais eficazes que os eletrostáticos. Eles também procuram por fiação elétrica oculta. Neste caso, a carga não deve ser inferior a 1 kW. Esta pode ser uma chaleira elétrica normal.
Como escolher o caminho certo
Tudo depende dos objetivos definidos para o dispositivo. Se você só precisa encontrar fiação oculta, não deve comprar modelos caros. Se você precisar procurar uma estrutura metálica ou tubos além de fios e cabos elétricos, é melhor adquirir dispositivos mais sensíveis.
O segundo critério de seleção é a profundidade da pesquisa. Muitos modelos podem detectar a fiação a uma profundidade não superior a 20 mm. Em muitos edifícios a espessura da camada de gesso é de 40 mm. Ou seja, tais dispositivos não vão ajudar aqui.
O terceiro critério é a sinalização. Geralmente é som e luz. A melhor opção é um dispositivo com display que exiba informações completas.
Pesquisa de rádio
Este eletrodoméstico pode mostrar onde os fios estão localizados na parede se estiver sintonizado em uma frequência de 100 kHz. Neste caso, a fiação deve estar energizada. Se você estiver verificando o cabo que vai até a tomada, será necessário conectar a carga à tomada - qualquer eletrodoméstico, mesmo que seja de baixa potência.
O receptor de rádio deve ser movido ao longo da parede no local onde deveria estar a fiação oculta. Ruídos do alto-falante, estalos e outros sinais atípicos de trabalho indicam que foram encontrados fios escondidos na espessura da parede. E quanto mais alto for o ruído, mais preciso será o local de instalação. Para potencializar o efeito de busca, é recomendado o uso de fones de ouvido.
Você precisa mover o rádio ao longo da parede, diretamente ao longo da superfície. Quanto mais apertado, melhor.
Pesquisando com um aparelho auditivo
Alguns modelos de aparelhos auditivos possuem um recurso chamado “telefone”. Sua função é permitir que deficientes auditivos falem ao telefone sem interferência sonora.
O aparelho auditivo percebe ondas eletromagnéticas, com base nas quais todos os telefones funcionam.
Para procurar fiação oculta, você precisa fazer tudo exatamente igual a um receptor de rádio:
- conecte a fiação à tensão;
- mova o aparelho ao longo da parede em busca de fios escondidos;
- Um som crepitante no fone de ouvido confirma a detecção deste último.
Usando uma chave de fenda indicadora
Você pode encontrar fiação oculta na parede com uma chave de fenda indicadora, mas nem sempre. Com sua ajuda, você pode encontrar fios enterrados sob o gesso, localizados a uma profundidade não superior a 20 mm. Isso já cria problemas de busca se o cabo, por exemplo, for colocado em uma parede de concreto, forrado adicionalmente com gesso cartonado ou uma espessa camada de massa.
Além disso, toda a superfície da parede pode emitir radiação. Isso às vezes acontece por razões desconhecidas. Por exemplo, inclusões metálicas em concreto ou outro material de parede.Até o acabamento pode ser falso: papel de parede metálico, cerâmica.
A qualidade da pesquisa é afetada pela sensibilidade da chave de fenda. Alguns modelos não respondem a nada. Portanto, é recomendado primeiro testar o indicador na fiação energizada.
O processo de busca por fiação oculta é realizado da seguinte forma:
- Use os dedos para apertar a ponta (ponta de metal) da chave de fenda.
- O lado oposto do indicador deve ser aplicado na parede e movido pela superfície até que a lâmpada, que fica no cabo transparente da ferramenta, acenda. Esta é a localização do cabo energizado.
O método é impreciso, mas às vezes ajuda se não houver outras opções.
A questão é diferente se você usar chaves de fenda sem contato para busca, que possuem uma bateria em seu design. É isso que cria ondas eletromagnéticas que atuam na fiação metálica. Neste último, forma-se um campo eletromagnético que fixa o instrumento. A luz LED acende ou o display acende. Em ambos os casos, um sinal sonoro soa.
O alcance de ação da chave de fenda é pequeno. Mas com sua ajuda você pode encontrar fios sob o gesso ou sob uma camada não muito grande de cimento. O único aspecto negativo é que a bateria enfraquece rapidamente, por isso precisa ser trocada com frequência.
Os fabricantes hoje oferecem chaves de fenda com indicador eletrônico sem contato. Eles encontram cabos e fios escondidos na parede e com tensões que variam de 12 a 250 volts. Ao mesmo tempo, a ferramenta não apenas os encontra, mas também mostra em que tensão eles estão operando no momento.
Usando um multímetro
O próprio multímetro não detectará fiação oculta. Ele precisa de uma adição na forma de um transistor de efeito de campo VT. Você pode usar uma das duas marcas: KP103 ou KP303.O que é necessário é um de campo, porque é controlado por um campo eletromagnético. Existem transistores bipolares controlados por corrente. Eles não ajudarão a encontrar fiação oculta.
Existem três fios saindo do transistor, cada um com seu próprio nome: dreno, fonte e porta. O multímetro deve ser conectado com seus dois contatos jacaré aos dois primeiros fios (dreno e fonte), conforme foto abaixo. Eles estão localizados à esquerda quando se olha diretamente para o transistor de cima. Não importa qual crocodilo está conectado a qual fio. Ou seja, a polaridade não desempenha um papel aqui.
O terceiro fio, também conhecido como obturador, permanece livre. Para facilitar o uso, é necessário soldar nele um pequeno pedaço de fio de cobre - dentro de 5 cm, uma espécie de antena que irá captar a radiação do campo eletromagnético da fiação oculta.
Sobre multímetro você precisa definir o modo de operação. Esta resistência está dentro de 200 kOhm. O dispositivo, pronto para uso, deve ser conduzido ao redor da área onde será instalada a fiação elétrica. Quando o obturador entra em um campo eletromagnético, o multímetro responderá imediatamente e mostrará o valor máximo definido. Quanto mais longe da fiação, menor será a resistência na tela.
Você pode usar um transistor de efeito de campo sem multímetro. Mas isso exigirá um ohmímetro conectado ao dreno e uma fonte de energia, por exemplo, uma bateria conectada à fonte. Para uma pesquisa precisa, você pode incluir um alto-falante no circuito para notificá-lo de que uma fiação oculta foi detectada. Sua conexão é em série com o transistor.
Para aumentar o efeito de busca, você pode alterar o circuito inserindo nele não um transistor de efeito de campo, mas três em série (marca C945). Nesse caso, você pode abandonar o ohmímetro, deixando apenas a bateria.Para que o circuito funcione, você precisa inserir nele um resistor limitador de corrente paralelo aos transistores. Sua resistência é de 1 kOhm.
A antena conectada ao portão não deve ser um fio reto, mas sim torcida em espiral. Isso aumenta a eficiência da captura do campo eletromagnético. Se você conectar uma lâmpada LED às fontes conectadas entre si, que é inserida no circuito do resistor, a detecção de fiação oculta poderá ser vista pelo seu brilho. Quanto mais próximo da fonte do campo eletromagnético, mais brilhante será a lâmpada.
Ao criar um circuito, não há necessidade de conectar todas as peças entre si através de um platô. Isso pode ser visto claramente na foto abaixo.
Usamos um detector de metais
Este dispositivo, como um detector de busca fiação oculta, o mais preciso. É tudo uma questão de princípio de seu funcionamento:
- O desenho do detector de metais contém uma bobina que, sob a influência de uma corrente elétrica, produz ou, de outra forma, gera ondas eletromagnéticas. Eles atuam diretamente na fiação escondida na parede.
- Sob sua influência, correntes parasitas aparecem nos fios.
- Estes últimos geram ondas eletromagnéticas, que o detector de metais capta.
Existem modelos que só conseguem encontrar metais ferrosos. Mas até eles detectam fiação oculta, sem falar nos dispositivos projetados para procurar metais não ferrosos.
Deve-se levar em conta que a precisão de um detector de metais moderno depende da potência da bobina. Portanto, diferentes modelos apresentam erros diferentes, que não ultrapassam 5 cm.
Com este dispositivo, os fios podem ser encontrados mesmo que não estejam energizados. Em essência, um detector de metais é o mesmo detector, apenas indutivo.
Métodos de verificação fora do padrão
Há muitas informações disponíveis gratuitamente sobre como procurar fiação oculta usando meios improvisados que muitas pessoas têm em casa. Uma delas é usar uma bússola comum.
Bússola
A agulha da bússola magnética desviará sob a influência do campo eletromagnético. Mas um cabo embutido em uma parede de concreto e sob tensão não pode criar força suficiente neste campo. Ou seja, suas ondas eletromagnéticas não são tão fortes a ponto de alterar a posição da flecha.
O mesmo vale para um ímã suspenso por um fio. Não oscilará ao se aproximar de fios ocultos.
Smartphones
Outra opção supostamente fora do padrão. Use smartphones que tenham um aplicativo especial baixado. Além disso, o telefone deve ter um sensor magnético. Esta opção não funciona mesmo se a fiação estiver sob carga.
Mesmo assim, você não deve usar eletrodomésticos para procurar metal nas paredes. É melhor comprar um detector que tenha um preço baixo. Modelos simples não requerem conhecimentos especiais. As instruções indicam claramente como e qual botão pressionar para que a ferramenta funcione corretamente.
Como encontrar fiação escondida na parede usando um smartphone: vídeo.
Se alguém souber outras maneiras de encontrar fiação oculta, compartilhe nos comentários. Salve o material em seus favoritos para não perder métodos de pesquisa eficazes.
Eu li o artigo. Deixe-me pensar, tentarei verificar como a bússola reagirá a um fio energizado. Que bom que eu tinha um desses da minha última viagem. Simplesmente liguei a chaleira elétrica na tomada, coloquei uma bússola no fio e liguei o eletrodoméstico, pois ele tem potência de 1,2 kW. Conforme afirmado no artigo, a agulha da bússola nem sequer se moveu.
Você pode encontrar qualquer objeto de metal com um detector de metais. Não é à toa que este dispositivo é chamado assim. Mas como ele pode distinguir um fio de acessórios ou de um tubo de aço, que muitas vezes também estão embutidos nas paredes?