Como instalar torneira na cozinha: passo a passo para a obra

A cozinha é um dos cômodos de uma casa ou apartamento que é utilizado de forma intensiva.A torneira da cozinha está sujeita a um grande estresse diário, por isso é aconselhável escolher um produto de qualidade.

Feita a escolha, é preciso saber como instalar a torneira na cozinha, cumprindo todos os requisitos de engenharia para instalação. Leia sobre como fazer isso corretamente em nosso material.

O que considerar antes de iniciar a instalação?

Primeiro você precisa decidir sobre o método de instalação: a batedeira pode ser montada em bancada, corpo de pia ou parede. É necessário traçar previamente os roteiros para localização das tubulações de água quente e fria.

Neste caso, os pontos de ligação devem estar acessíveis em caso de reparações ou manutenções posteriores. Se você planeja instalar um filtro, o local para sua instalação deve ser fornecido com antecedência.

Várias recomendações para escolher um mixer

A batedeira funciona invariavelmente em conjunto com a pia, portanto na hora de escolher um produto é preciso levar em consideração seu tamanho e profundidade, bem como:

  • distância entre a parede e o furo da batedeira;
  • diâmetro do furo para inserção do misturador;
  • pontos de localização de drenagem.

Neste caso, o misturador deve ter comprimento suficiente para que a extremidade bico; esquichar após a instalação, caiu no centro da pia ou pia.

Comprimento do bico
O comprimento da bica deve ser igual à metade da largura da pia. O caso mais ideal é quando um jato de água atinge o ralo diretamente

Alturas bico; esquichar deve haver o suficiente para colocar uma panela alta sob a torneira. Mas não vá ao extremo e compre uma torneira muito alta. Caso contrário, serão criados respingos que voarão para fora da pia.

Outro parâmetro importante em relação à geometria do misturador é o ângulo de rotação. Se a pia estiver próxima à parede, basta instalar uma batedeira com ângulo de rotação de até 90 graus. Se você usar uma pia com duas tigelas, preste atenção aos modelos com ângulo de rotação de 180-360 graus.

Variedade de estilos de acessórios de encanamento

Terminada a parte técnica, é preciso decidir a aparência. Hoje, a escolha de estilos de torneiras é tão grande que até o proprietário mais mimado poderá encontrar um modelo que se adapte ao seu gosto.

Clássico, de alta tecnologia, sótão, minimalismo, formas cortadas e aerodinâmicas, cromadas, cobre ou pretas - você pode escolher uma opção para qualquer cozinha.

Ao mesmo tempo, infelizmente, aplica-se a regra: quanto mais caro, melhor - especialmente verdadeiro para instalações sanitárias e torneiras em particular. Há um limite para tudo, mas os encanamentos de alta qualidade fabricados na Europa são uma ordem de grandeza mais caros do que os produtos fabricados no país.

Determinando o design ideal

Ao escolher, é necessário levar em consideração as características de design dos misturadores. Os modelos mais práticos são os monocomando, nos quais a intensidade do fluxo e a temperatura podem ser ajustadas por meio de uma única alça. Os modelos com duas válvulas são menos práticos, mas combinam bem com o interior clássico da cozinha.

Misturador monocomando
A batedeira monocomando é a opção mais prática na cozinha. Com um movimento da mão você pode ajustar a força do jato e a temperatura da água

Os fabricantes também produzem produtos sem contato equipados com sensor de movimento. Ao levantar as mãos, o sensor é acionado e a batedeira começa a distribuir água.

Para a cozinha, esta também não é a opção mais prática, já que muitas vezes é necessário alterar a temperatura e recolher a água em recipientes.

Os preços das torneiras dependem do tipo de liga utilizada e da marca do fabricante. Os modelos mais baratos são feitos de silumin, têm uma aparência bonita, mas se desgastam rapidamente e ficam inutilizáveis. Silumin e outras ligas baratas desmoronam e racham rapidamente.

Os produtos da mais alta qualidade são feitos de latão. Uma camada de níquel, alumínio ou cromo é aplicada na superfície para dar uma bela aparência à torneira. Os produtos cromados são os mais resistentes ao desgaste. Recomendamos que você leia nosso outro artigo, no qual descrevemos detalhadamente as características da escolha torneiras de cozinha.

Instruções de instalação do misturador

Breves instruções passo a passo ajudarão você a instalar o encanamento de maneira rápida e correta e evitarão erros comuns.

Realizando a fase preparatória

Antes de iniciar qualquer trabalho, é necessário desligar o abastecimento de água da casa/apartamento pelo riser central. Se isso não for feito, a água sob pressão criará muitos problemas ao desparafusar as conexões. Em seguida, é necessário abrir a batedeira para que o restante da água saia do sistema.

Você também precisa estocar todos os consumíveis e ferramentas.

Ferramentas para trabalho
Prepare tudo que você precisa antes de começar a trabalhar. Algumas das ferramentas podem ser encontradas em casa e o restante, como consumíveis, pode ser adquirido no supermercado

É aconselhável ler as instruções da batedeira antes de iniciar o trabalho. Para realizar a maior parte do trabalho, você não precisa procurar nenhum dispositivo especializado. O seguinte conjunto de materiais e ferramentas será suficiente:

  • Chave Phillips;
  • chave de fenda plana;
  • chave de boca ajustável;
  • lanterna;
  • lixa;
  • um conjunto de mangueiras flexíveis (se não acompanham o misturador);
  • recipiente de água;
  • Aerossol WD-40;
  • rebocar;
  • chaves de caixa.

É melhor substituir o liner do misturador antigo por um novo. É barato e, além disso, será a chave para conexões mais herméticas e duráveis. Leia sobre como escolher e instalar o delineador Avançar.

Desmontando o dispositivo antigo

Se você estiver fazendo reparos, primeiro precisará desmontar o misturador antigo. Assim, concluídos todos os procedimentos preparatórios, é necessário encontrar os pontos de conexão da misturadora com as tubulações de água.Em seguida, você precisa encontrar os locais onde a torneira está fixada na pia.

Usando uma chave ajustável, desconecte a conexão flexível do misturador e do tubo. É importante não se esquecer de substituir o recipiente a tempo, pois pode vazar água residual do abastecimento de água.

Se a pia estiver suspensa, ela deverá ser removida com cuidado. Antes de fazer isso, é necessário desconectar a parte inferior do sifão. Só depois disso a pia pode ser removida.

A pia deve ser virada para que seja conveniente desparafusar o suporte da torneira. A ferrugem pode ter se acumulado nesses locais e as juntas podem grudar umas nas outras, por isso devem ser tratadas com WD-40.

Depois de esperar 10-15 minutos, você pode tentar desparafusar as porcas de conexão usando uma chave ajustável. Primeiro você precisa afrouxar levemente as porcas que estão no pino roscado.

Agora, usando uma chave de fenda, você precisa desparafusar o pino roscado. Durante esta operação, é necessário segurar a batedeira com a mão para que ela não caia.

Afrouxando as porcas
Para afrouxar as porcas, use chaves, os pinos roscados são facilmente desparafusados ​​​​com uma chave de fenda e depois com a mão. Ao mesmo tempo, analise o estado dos fixadores e das mangueiras flexíveis

A seguir, o misturador é removido junto com a pinça. Se foi decidido substituir as mangueiras antigas por novas, elas podem ser retiradas livremente junto com o misturador através do orifício de montagem.

O próprio orifício de montagem deve ser limpo de sujeira acumulada. Você pode reciclar sua torneira velha e começar a trabalhar nela instalação de um novo guindaste.

Instalando um novo eletrodoméstico na pia

Antes da instalação misturador monocomando na cozinha, você precisa colocar um delineador nele. É necessário enrolar o reboque em todas as conexões - com ele você pode vedar o sistema tanto quanto possível.

O reboque é enrolado nas roscas das mangueiras flexíveis antes de conectá-las ao misturador. Você pode adicionar uma gota de óleo secante à estopa para que ao torcer não grude na base do fio.

A batedeira vem com um anel de vedação decorativo. É feito de metal e possui uma camada de borracha. É necessário garantir que o inserto de borracha seja instalado exatamente nas ranhuras designadas do anel. Passe o anel pela mangueira até a base da torneira.

Agora você pode instalar a batedeira na pia puxando as mangueiras flexíveis pelo orifício de montagem. Será útil ter alguém de fora para segurar a torneira enquanto você a parafusa na pia. Você precisa passar um espaçador pelo forro.

Fazendo um buraco para uma torneira em uma pia
Para fazer furos em uma pia de metal, são utilizados dispositivos especiais que facilitam e agilizam o processo. O diâmetro de corte é selecionado com base nas dimensões do dispositivo montado

Próximo aparafusar rosqueie os pinos através do espaçador (placa de pressão) na base do misturador, fixe as porcas nos pinos. Agora seu parceiro deve fixar a torneira na posição para que você possa apertar as porcas usando uma chave de caixa (na maioria dos casos, é uma chave 11).

O misturador assumiu agora a posição em que será utilizado no futuro. Antes dos esforços finais para apertar as porcas, é necessário certificar-se de que todas as juntas de vedação não se moveram e estão em seus lugares.

A pia pode ser instalada no lugar e, em seguida, as conexões podem ser conectadas aos acessórios apropriados no sistema de encanamento. As conexões dos tubos devem ser limpas com lixa e aplicada uma camada de enrolamento. Pode ser um fio de linho ou um rolo de fita selante à prova d'água.

Se você escolher uma fita, ela deverá ser enrolada sobreposta.Se decidir recorrer ao fio de linho, é necessário lubrificar os fios com pasta selante e só depois enrolar o fio.

Instalação e fixação de tubos de torneira na cozinha
Conectamos as mangueiras subaquáticas ao tubo e fixamos cada conexão com uma chave ajustável. Não use força excessiva ao apertar para evitar descascar as roscas

Nós nos juntamos sifão para piapara começar a testar seu encanamento. Depois disso, você pode abrir o abastecimento de água do riser e verificar todas as conexões sob pressão máxima.

Se a água pingar, você precisará apertar mais as conexões roscadas e testar tudo novamente.

Levando em conta as nuances tecnológicas

Agora você já sabe como instalar e conectar uma torneira na cozinha, mas existem algumas dificuldades que podem impedir você de realizar uma instalação de qualidade. Há situações em que é impossível desparafusar mangueiras flexíveis antigas, porque as juntas literalmente grudam umas nas outras.

Também há casos em que é necessário ajustar o diâmetro do furo de encaixe ou instalá-lo em uma superfície difícil, por exemplo, em uma mesa.

Nesses casos será necessário quebra-cabeça, com o qual você precisa fazer um furo no tampo da mesa. Se o estado das tubulações e sua distribuição for deplorável, é necessário trocar e modificar todo o sistema de abastecimento de água. Nesses casos, você pode procurar a ajuda de um especialista ou se aprofundar no estudo da questão da instalação de sistemas de encanamento.

Guias fotográficos para encanadores DIY

Vejamos duas opções de instalação de torneiras de cozinha com diferentes tipos de fixação. No primeiro caso fixaremos o dispositivo com uma porca, no segundo - com dois pinos.

Como em projetos com porca de fixação a instalação do misturador costuma ser dificultada por uma base um tanto longa, vamos começar com a instalação direta do misturador:

A segunda opção envolve a montagem do dispositivo com pinos. Tais projetos não permitem o aperto adequado das mangueiras flexíveis após a fixação da batedeira na bancada ou pia. Portanto, primeiro vamos parafusá-los e depois consertar o dispositivo:

Ao instalar misturadores de ambos os modelos, é importante monitorar a posição das vedações grandes e pequenas. Eles devem preencher completamente o espaço entre as peças. Mesmo as menores lacunas são inaceitáveis.

Instalando uma torneira em uma bancada

Para este método, além dos dispositivos descritos acima, você precisará do seguinte:

  • serra elétrica;
  • furar;
  • conjunto de brocas.

O método de instalação praticamente não difere do anterior. Somente neste caso não há necessidade de desmontar a pia.Instalar uma torneira em uma bancada requer fazer um furo na própria bancada.

Buraco no tampo da mesa
Para instalá-lo na bancada, é necessário fazer um furo de tamanho adequado. Externamente, deve parecer um buraco semelhante em pias

A escolha do local do furo deve ser baseada em recomendações práticas:

  • a água não deve cair na bancada durante o uso da batedeira;
  • as válvulas/alavanca devem ser confortáveis ​​de usar;
  • A bica deve ser posicionada em relação à pia conforme recomendações apresentadas no início do artigo.

Primeiro você precisa fazer marcações ao longo do contorno da base da batedeira com um lápis. Usando uma furadeira, faça quatro furos nos cantos do perímetro desenhado.

Em seguida, use um quebra-cabeças para fazer um furo através do qual você possa puxar o revestimento e inserir os pinos roscados. O corte precisa ser limpo de serragem e as bordas limpas com lixa.

É importante não deixar o buraco muito grande. Caso contrário, o tamanho do anel de fixação poderá não ser suficiente para cobrir todo o furo. Além disso, a sequência de ações permanece a mesma da instalação da batedeira na pia.

Montando o dispositivo em uma parede

Instalar uma torneira na parede é uma solução bastante original para o interior da cozinha. Neste caso, a grua ocupará um espaço mínimo de trabalho. Primeiro são feitos recortes apropriados no ladrilho ou na parede por onde será feita a ligação.

Este tipo de instalação parece bastante esteticamente agradável. Em alguns casos, os canos da parede são levados para fora, mas esta opção prejudica o interior da cozinha, é melhor esconder todos os canos atrás da parede.

Suporte de parede
A montagem na parede não requer o uso de mangueiras flexíveis.A principal dificuldade é retirar os tubos e cobri-los com uma camada de acabamento

A instalação da misturadora na parede requer um abastecimento de água adequado com os elementos de ligação ao exterior. O método de conexão é o mesmo para ferro, plástico, cobre ou metal-plástico tubos, exceto para o uso de adaptadores e acessórios.

O método de conexão também não é afetado pelo tipo de misturador (válvula, cartuchos, etc.). Um pré-requisito é a seleção de um misturador de parede, cujo projeto envolve a instalação na parede.

Para instalação em tubos de ferro, são utilizados tês e ângulos. Se os eixos dos conectores de ligação do misturador coincidirem com os eixos dos tubos, basta utilizar acoplamentos. Para conectar a outros tipos de tubos, especial apropriado, que também são chamados tomadas de água.

Características dos misturadores de parede

Esses modelos podem ser montados em qualquer altura. As torneiras estão disponíveis com bicas flexíveis e rígidas. Os flexíveis possuem muitas variações de posição que permitem realizar qualquer tarefa na cozinha. Produtos com bico rígido requerem deslocamento e rotação limitados do misturador.

Design de torneira de parede
O design das torneiras montadas na parede é variado, assim como as características externas do design. A foto mostra um dispositivo cromado com bico flexível e arejador

Para a maioria das cozinhas, os modelos montados na parede são uma solução bastante conveniente e prática.

Sequência de conexão

Primeiro você precisa aparafusar os excêntricos que conectam o misturador aos tubos. Para evitar o aumento da formação de condensação, a distância entre os eixos dos tubos deve ser de 150 mm.

Maioria parede os misturadores são produzidos exatamente com esta distância entre os excêntricos. Você precisa enrolar a estopa (linho ou sintético) em volta dos fios.

Conexões rosqueadas
Conexões roscadas envoltas em estopa ou fio de linho e depois tratadas com selante duram mais e não permitem a passagem de água

Em seguida, aparafuse as porcas da torneira nos excêntricos e instale a tela decorativa (sobreposição). É cuidadosamente aparafusado à mão, pois deve encaixar perfeitamente na superfície da parede.

Se a folga não for superior a 5 mm, você poderá desconectar o misturador e cortar os excêntricos no comprimento apropriado. O painel decorativo esconde todas as imperfeições da parede.

A seguir, deve-se instalar as gaxetas, que acompanham o misturador e podem ser feitas de silicone, paronita, borracha e outros materiais poliméricos.

As juntas são inseridas nas porcas da caixa para garantir um ajuste perfeito. ajustar para excêntricos. Para densidade máxima, não deve haver rachaduras no excêntrico. Uma superfície de corte irregular pode ser lixada com lixa.

A última etapa é apertar as porcas: primeiro com as mãos, e quando o seu próprio esforço não for mais suficiente, é necessário apertar as conexões com uma chave ajustável. Os esforços não devem ser excessivos para não danificar os fios.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Várias dicas úteis em vídeo ajudarão você a instalar o mixer rapidamente e sem erros.

Aconselhamento profissional de especialistas da GROHE:

Instalação e conexão de um dispositivo monocomando:

Agora você já sabe como instalar torneira sanitária na cozinha ou no banheiro. Independentemente do tipo de instalação, isso não é muito difícil de fazer.

Basta ter consigo o conjunto necessário de ferramentas, consumíveis e conhecimentos teóricos.Claro, a tarefa pode ser complicada por canos velhos e desgastados ou pela necessidade de modificar o encanamento.

Você já encontrou repetidamente a instalação de torneiras e pode dar conselhos valiosos para ajudar os artesãos domésticos? Ou você está planejando instalar uma torneira, mas não tem certeza se está fazendo tudo corretamente? Deixe seus comentários e tire dúvidas sobre o tema do artigo no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Taras

    Sou o único que sempre quebra as torneiras da minha casa? Assim que eu instalá-lo, alguns meses se passarão e novamente preciso me aprofundar e mudar alguma coisa - as juntas ou as conexões começam a voar. E não consigo entender por que isso acontece: ou minhas mãos estão no lugar errado ou sempre compro torneiras de baixa qualidade. Então ainda não entendi como verificar o deslocamento das juntas de vedação, talvez seja esse o meu problema?

    • A mesma coisa que você. Estava pingando tediosamente na pia, trocaram as juntas, apertaram tudo, não tinha passado nem um mês, ontem começou a pingar de novo...

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. Você não é o único. Este é um problema com torneiras baratas para todos. Não nos preocupamos com a estética e fizemos as torneiras de plástico. Eu diria que são praticamente “eternos”. Eles estão de pé há 7 anos e nem uma única “queda”.

      Fotos anexadas:
  2. Alexei

    Se a pia e a torneira em si não forem muito sofisticadas, a instalação não tem nada de especial. A única diferença da banheira é que o forro é flexível. Surgem dificuldades ao remover a torneira antiga. Às vezes fica tão preso que é preciso tirar junto com o delineador. E embora a torneira ainda possa ser comprada por um preço mais alto e melhor, o forro que eles vendem é absolutamente terrível, começa imediatamente a vazar.

  3. valeria

    A torneira da pia da cozinha Vidima começou a vazar após 5 anos de uso. A substituição do cartucho não resolveu o problema. A torneira terá que ser substituída, mas a pia está encaixada e instalada com firmeza. Existe uma maneira de substituir a torneira sem arrancar a pia?

    Fotos anexadas:
  4. Alexandra

    A torneira da pia da cozinha Vidima começou a vazar após 5 anos de uso. A substituição do cartucho não resolveu o problema. A torneira terá que ser substituída, mas a pia está encaixada e instalada com firmeza. Existe uma maneira de substituir a torneira sem arrancar a pia?

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica