Onde colocar o pó na máquina de lavar e quanto pó colocar: equilíbrio entre eficiência e economia
A máquina de lavar há muito se tornou uma fiel assistente das donas de casa.Para que o processo de processamento da lavanderia lhe agrade com seus resultados, você deve seguir rigorosamente as regras de funcionamento. Em primeiro lugar, é necessário saber onde colocar o pó na máquina de lavar e quanto detergente é necessário para uma lavagem normal.
O artigo que apresentamos descreve detalhadamente onde e em que ordem o sabão em pó deve ser carregado. Diremos como escolher a composição ideal para remover contaminantes dos itens que estão sendo processados e como escolher as proporções. Seguir nossas recomendações irá ajudá-lo a operar seu equipamento de lavagem corretamente.
O conteúdo do artigo:
Regras para uso de detergentes
Na maioria das vezes, as unidades modernas utilizam produtos em pó com diferentes composições. Podem ser total ou parcialmente sintéticos, concentrados, feitos de sabão ou extratos de ervas, mas suas embalagens devem ter a etiqueta “para lavagem automática”.
Onde devo colocar meu sabão em pó?
Não é estritamente recomendado o uso de preparações para tratamento manual de roupas: causam forte formação de espuma, o que pode levar ao entupimento da mangueira e, consequentemente, a vazamentos.
O pó é colocado em diferentes tipos de dispositivos de lavagem de diferentes maneiras. você máquinas semiautomáticas Normalmente não existe uma cubeta separada para detergentes, o pó é colocado no tanque junto com a roupa.
Nas máquinas com carregamento vertical, as células para pó, condicionador e alvejante ficam localizadas na parte interna da escotilha localizada na parte superior.
Nas máquinas de lavar frontais, o compartimento do detergente geralmente está localizado no canto superior esquerdo. Dependendo da marca, seu design pode variar.
Vamos dar uma olhada mais de perto no design da bandeja de pó. A cubeta retrátil, projetada para colocar o detergente no tambor, possui um dispositivo bem pensado. Via de regra, é feito de plástico: o painel frontal é da cor do corpo e a superfície interna é branca ou cinza.
O dispositivo é dividido em três, menos frequentemente em quatro compartimentos, marcados com letras, símbolos, algarismos romanos ou arábicos:
- No maior módulo, designado por números II, 2 ou carta EM É adicionado o produto necessário para o ciclo de lavagem principal.
- Compartimento médio, os números estão escritos nele eu, 1 ou uma carta A, projetado para encher com sabão em pó, que é utilizado na pré-lavagem de roupas. Você também pode adicionar alvejante ou removedor de manchas aqui.
- O menor departamento, que geralmente fica à esquerda, destina-se a despejar sabores e condicionadores. Esta parte pode ser marcada com números III, 3, Em um mundo Amaciante, imagem de uma flor (estrela).
Para regular a quantidade de agente amaciante, uma faixa limite com a palavra "max" é frequentemente aplicada ao compartimento do condicionador, indicando o limite.
Em alguns casos, este compartimento é dividido em duas partes por uma divisória, podendo também ser utilizado um módulo removível. Um deles é destinado ao próprio condicionador, o segundo ao amido diluído, aromatizante ou outra substância adicional.
Regras para carregar detergente
O pó é colocado na cubeta de forma aleatória, não é necessário distribuí-lo uniformemente por todo o recipiente: o principal é que não escorra pelas bordas.Após a manipulação, é necessário fechar bem o compartimento e só então ligar a máquina.
Algumas máquinas de lavar possuem níveis nas células que permitem controlar a quantidade de detergente adicionado. Porém, as donas de casa costumam derramar o pó a olho nu, lembrando-se da quantidade das lavagens anteriores.
As características de design da máquina garantem que os detergentes (pó, condicionador) entrem no tambor junto com o fluxo de água fornecido pela bandeja. Cada compartimento possui orifícios que criam condições para dissolver esses produtos com um jato de água e transferi-los para o tanque.
O transporte completo das substâncias é facilitado tanto pela alta pressão sob a qual a água é fornecida quanto pelas paredes lisas do dispositivo receptor de pó, que facilitam a liberação do produto dissolvido.
Características de carregamento de detergente no tanque
Às vezes, as donas de casa se deparam com a questão de saber se vale a pena colocar o pó diretamente no tambor. Vejamos esta questão em detalhes.
Quando adicionamos pó ao tambor?
Esta medida é forçada: deve ser utilizada se a bandeja do detergente estiver danificada.
Neste caso, vale antes de tudo saber se o compartimento realmente não cumpre as funções adequadas.Isso pode ser feito de forma simples: inspecione cuidadosamente a peça após a lavagem. Se nele forem encontrados resíduos de detergente, significa que não foi totalmente lavado devido a mau funcionamento.
Prós e contras do método alternativo
Existem opiniões diferentes sobre a adição de detergente diretamente na roupa.
Os apoiadores observam os seguintes aspectos positivos:
- Nesse caso a quantidade de detergente pode ser reduzida, porque entra em contato com as coisas.
- Tal O método aumenta a vida útil da máquina, e também dispensa o usuário de cuidar da bandeja, que é um dos componentes mais problemáticos das unidades de lavagem.
- Se as partículas de pó passarem pela vala, elas podem grudar nas paredes internas e cair na roupa durante o enxágue. Isso não acontece ao despejar em um tambor, graças ao qual as coisas são enxaguadas mais rápido e melhor.
Ao mesmo tempo, há um número significativo de desvantagens:
- No compartimento, o pó é lavado com água, entrando no tambor já parcialmente dissolvido. Ao adicionar o produto diretamente na roupa, demorará muito mais para dissolver.
- Os grânulos de sabão em pó que caem sobre peças de cor escura podem deixar marcas claras.
- Se o produto for despejado na parede do tambor, no início parte dele será bombeado pela bomba junto com a água restante no tanque das lavagens anteriores.
- Alguns programas de lavagem que requerem a utilização de detergente em lotes não estarão disponíveis se for adicionado detergente ao tambor.
- Não faz sentido adicionar pó ao tambor ao planejar uma pré-lavagem ou imersão.Tais modos envolvem a drenagem da água após passar pela fase inicial; Junto com o líquido também sairá o detergente nele dissolvido, que não esperará até a etapa principal do ciclo.
- Também não é possível utilizar este método para adicionar condicionador ou outro abrilhantador, que só deve ser adicionado na fase final do processo.
O uso de um recipiente especial evitará parcialmente as consequências negativas: um pote de plástico com furos marcados na tampa. O detergente derramado nele fluirá gradualmente para a água e não será lavado imediatamente.
Ao mesmo tempo, este método não resolverá o problema do uso de condicionadores ou outros enxágues.
Que produtos podem ser adicionados à roupa?
Ao mesmo tempo, existem vários produtos modernos que, segundo orientação dos fabricantes, devem ser introduzidos no tambor.
Essas substâncias incluem:
- Pós feitos de sabão. Essas substâncias possuem estrutura granular grosseira, que pode entupir o orifício da cubeta, podendo causar vazamentos e inundação de vizinhos.
- Pós sem fosfato, bem como os meios para a produção dos quais são utilizados extratos de plantas.
- Pós para lavar roupas de bebê: deitar no tambor facilita o enxaguamento da roupa.
- Variedades modernas de detergentes, disponíveis na forma de géis, cápsulas, cubos comprimidos.
Não é recomendado adicionar preparações gelatinosas à cubeta: devido à sua consistência espessa, são lavadas lentamente com água. Por isso, seus resíduos podem entrar no tanque já na fase final do ciclo, durante o enxágue e a centrifugação.
Se por algum motivo for necessário adicionar géis à moldeira, recomenda-se primeiro diluí-los com água. As cápsulas foram especialmente projetadas para uso em tambor, não sendo fornecidas outras opções de uso.
Todos esses produtos podem ser adicionados ao tambor de diferentes maneiras:
- pré-diluir com água;
- despeje diretamente na roupa;
- coloque em um saco especial (esta opção é especialmente recomendada para pós à base de matérias-primas vegetais).
Às vezes, as donas de casa têm que lidar com situações em que não é possível determinar a finalidade do compartimento da bandeja (marcações desbotadas e impossibilidade de verificar as instruções). Neste caso, é perfeitamente possível recuperar a informação experimentalmente.
Para isso, ligue o aparelho no modo sem imersão, deixando a gaveta do detergente ligeiramente aberta. Se você olhar para a cubeta logo no início do ciclo, poderá ver como a água fluirá para o compartimento destinado ao sabão em pó.
Determinando a quantidade ideal de fundos
Dependendo do programa selecionado, os seguintes produtos devem ser adicionados na lavagem dos produtos:
- Para uma lavagem simples, basta colocar o pó na célula marcada com a letra B ou o número 2 (II).
- Para um ciclo completo de imersão e enxágue com adição de amaciante, o pó é colocado nos compartimentos A e B e o condicionador é colocado na bandeja marcada com 3 ou uma “flor”.
- Se a roupa não estiver muito suja, você pode dispensar a pré-embebição.Neste caso basta colocar o detergente no compartimento B (II); Se desejar, também pode adicionar abrilhantador ao compartimento pequeno.
O condicionador (fragrância, abrilhantador) pode ser colocado na bandeja em qualquer etapa do processo até o início da etapa final (enxágue e centrifugação).
O que afeta a quantidade de pó?
A quantidade de detergente necessária para a lavagem depende principalmente do volume de peças colocadas na máquina.
Além disso, fatores como:
- grau de sujidade da roupa;
- dureza da água;
- quantidade de água necessária para lavagem;
- programa selecionado;
- tecnologia de lavagem.
Quanto mais manchas nos produtos, maior será o consumo de detergente. Se as manchas forem complexas, é melhor usar um tira-manchas ou alvejante.
Lavar em água macia requer menos pó do que em água dura. Para saber que tipo de água existe na sua região, basta olhar pela janela transparente ao iniciar a lavagem. Se houver bolhas visíveis, significa que água macia está fluindo das torneiras.
O líquido pode ser amaciado artificialmente adicionando um produto especial contendo fosfatos ao sabão em pó. Um grande volume de água de lavagem implica um maior teor de detergentes.
Diferentes modos envolvem o uso de uma certa quantidade de sabão em pó.Em alguns casos, a diferença pode ser marcante: por exemplo, ao lavar 3 kg de roupa no modo “Algodão” a +60 °C, serão necessárias 6 colheres de sopa de detergente, enquanto que ao escolher o programa “Sintético” a +40 °C, apenas três são necessários.
Soluções inovadoras utilizadas em modelos modernos de máquinas de lavar da os melhores fabricantes, permitem reduzir o consumo de eletricidade, água e detergentes.
Essas tecnologias incluem:
- “bolhas inteligentes” EcoBubble;
- lavagem a vapor.
No primeiro caso, é utilizado um gerador de espuma especial, com o qual o pó é misturado à água antes de entrar no tambor. Sob a influência das bolhas, o produto penetra melhor na estrutura do tecido, removendo efetivamente a sujeira, o que ajuda a economizar pó.
A lavagem a vapor envolve a aplicação de um jato de água aquecido em itens colocados em um tambor. Esta tecnologia promove a rápida dissolução de detergentes e a remoção eficaz de contaminantes, inclusive antigos.
Neste caso, a temperatura da água é escolhida arbitrariamente, não necessitando necessariamente de ser aquecida a altas temperaturas. Vantagens importantes da lavagem a vapor incluem a destruição radical de germes e alérgenos.
Calculando as proporções de detergente
Não despeje na bandeja sem pensar máquina de lavar produtos químicos domésticos. Exceder a norma ameaça aumentar a formação de espuma, o que pode causar entupimento da mangueira e vazamentos. Se não calcular o consumo e adicionar pouco detergente, a roupa pode não lavar bem.
Tentaremos determinar exatamente quanto detergente em pó deve ser colocado na máquina de lavar.
Via de regra, o rótulo de qualquer produto contém informações sobre a dosagem e, às vezes, o fabricante fornece a embalagem com uma colher ou copo medidor. Segundo os fabricantes, podem ser necessários 115 gramas para lavar roupas e até 225 gramas para peças muito sujas.
A experiência mostra que é possível obter bons resultados de lavagem utilizando muito menos detergente. Para peças pouco sujas, basta adicionar uma colher de sopa cheia de pó (25 g) por 1 kg de roupa.
Se as coisas estiverem muito sujas ou a lavagem for feita em água muito dura, recomenda-se aumentar a dose para 1,5-2 colheres de sopa por quilograma.
Pós concentrados, que incluem produtos japoneses e produtos Amway, são benéficos para uso. As suas proporções são calculadas independentemente da quantidade de roupa carregada: apenas 2 colheres de sopa deste tipo de detergente são suficientes para qualquer ciclo.
Se você usa cápsulas, saiba que um elemento é suficiente para um ciclo, independente da carga.
Os detergentes líquidos e em gel costumam ser adicionados na proporção de 1 colher de sopa por ciclo (independentemente do volume dos itens); para água dura, recomenda-se aumentar a quantidade de detergente para 2 colheres de sopa.
Cuidando da cubeta da máquina de lavar
Para que o recipiente de pó funcione bem por muito tempo, é necessário seguir uma série de recomendações.
Periodicamente, o ar condicionado deve ser abastecido no compartimento. Após a imersão, a cubeta é retirada do nicho e depois bem lavada com pincel.
Ao mesmo tempo, também são limpas as paredes do buraco, onde muitas vezes se acumulam poeira e pó derramado acidentalmente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo abaixo explica quanto detergente você precisa adicionar ao lavar em máquina automática:
Para garantir uma lavagem de roupas de alta qualidade com consumo mínimo de pó, é necessário levar em consideração uma série de fatores.
Para determinar a quantidade necessária de detergente, é necessário levar em consideração o volume de roupa colocada na máquina automática, a dureza da água utilizada, o grau de contaminação dos produtos e as características do modo selecionado para a lavagem..
Além disso, você também deve seguir o algoritmo de ações recomendado, colocando corretamente o sabão em pó ou outro produto na cubeta destinada a ele.
Gostaria de falar sobre como você coloca o pó na cubeta da máquina de lavar? Quer compartilhar truques e segredos de preenchimento que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos sobre o tema do artigo no formulário de bloco abaixo.
Muitas donas de casa não se preocupam com a quantidade de pó que precisam colocar na máquina de lavar. Afinal, isso depende da quantidade de roupa e do grau de contaminação. Mudei para géis de lavagem, são muito mais econômicos. Além disso, são melhor lavados do tecido, mas também requerem certas dosagens dependendo da concentração do produto.
Com efeito, não se deve descurar as recomendações sobre a quantidade de pó ou outro detergente, pois disso depende não só a qualidade da lavagem da roupa, mas também posteriormente o estado de algumas peças da máquina de lavar. Ou seja, considero um ponto importante as medidas preventivas contra a formação de incrustações em um aquecedor elétrico tubular.
Uso exclusivamente sabão em pó na hora de lavar e estou satisfeito com tudo. Não entendo esses géis ou detergentes líquidos, experimentei uma vez, mas não gostei. Além disso, não é recomendado lavá-los em altas temperaturas. Costumo usar menos pó do que o indicado na embalagem. Acho que não adianta gastar tanto e você pode economizar dinheiro. Geralmente tudo sai bem.
Ajude-me a descobrir, tenho um Electrolux com carregamento vertical, quatro compartimentos. Onde e o que derramar. Modelo lavamat 45100 5,5 kg. Obrigado ))))