Armário seco faça você mesmo para sua dacha: um guia passo a passo para construir um armário seco de turfa

Banheiro seco é o nome dado a uma estrutura projetada para satisfazer as necessidades fisiológicas naturais de uma pessoa. O banheiro seco é um pouco diferente do banheiro doméstico habitual. Estruturas deste tipo são procuradas para utilização em condições residenciais temporárias. Por exemplo, em um terreno pessoal.

Qualquer artesão que saiba segurar ferramentas simples de carpintaria pode montar com as próprias mãos um confortável armário seco para sua dacha. Portanto, a tecnologia de sua fabricação interessa a muitos proprietários de fazendas.

Antes de agir é preciso estudar o aspecto teórico da tecnologia construtiva, não concorda? Todas as informações necessárias estão descritas detalhadamente no artigo.

Descrevemos como o bioarmário é projetado e funciona, quais materiais são necessários para a montagem e também fornecemos instruções passo a passo para fazer e organizar um banheiro rural.

Projeto e princípio de funcionamento de um armário seco típico

Este tipo de sanita caracteriza-se por uma tecnologia simples mas interessante de processamento do conteúdo. O processo de reciclagem de resíduos fecais é realizado exclusivamente por meios naturais. Ao mesmo tempo, para potencializar o processo de processamento natural (reciclagem), são utilizadas substâncias orgânicas como serragem ou turfa.

Freqüentemente, a microflora criada artificialmente é usada adicionalmente com essas substâncias.As bioenzimas também são ativamente utilizadas - substâncias obtidas a partir da atividade vital de certos tipos de bactérias.

Banheiro seco faça você mesmo para sua dacha e casa
Esta é a aparência do design de banheiro DIY mais simples. A instalação está localizada diretamente no território do terreno pessoal, na área de menor presença humana

É aconselhável escolher um local onde haja o mínimo de correntes de ar e proteção dos raios solares diretos. Então o conforto para o usuário será comparável ao conforto de um banheiro doméstico.

Antes de se familiarizar com a tecnologia de fabricação e descobrir a melhor forma de fazer um armário seco com as próprias mãos, é recomendável compreender totalmente a essência do funcionamento do aparelho.

A a essência do trabalho de um banheiro seco próximo:

  1. O usuário se alivia.
  2. O produto da sua atividade vital é coberto de turfa.
  3. Bactérias aeróbicas ativam o processo de compostagem.
  4. O composto resultante amadurece por algum tempo.

O composto finalmente amadurecido (decomposto) é um componente rico em substâncias orgânicas que são facilmente absorvidas pelas plantas. A conclusão para o veranista é óbvia: este produto é um fertilizante eficaz para qualquer tipo de vegetação de quintal.

Enquanto isso, os banheiros secos aparecem não apenas em chalés de verão e em casas de campo particulares. Existem exemplos de utilização bem sucedida de estruturas móveis deste tipo, que estão a ser implementadas no transporte de longa distância.

Os trens e aviões há muito são equipados com banheiros secos. E o mesmo tipo de estruturas, ligeiramente modernizadas, apareceu nos iates marítimos.

Químico
Um projeto relacionado para a eliminação de resíduos gerados como resultado das necessidades humanas naturais.Difere de um banheiro seco natural por utilizá-lo como ativador para o processamento de produtos químicos. Tal dispositivo é adequado para uso no país, mas não haverá benefício econômico com ele.

Ao considerar armários secos de turfa feitos por você mesmo e opções industriais alternativas, notamos uma nuance importante. Junto com esses projetos, existem outros tipos de “banheiros secos” que funcionam exclusivamente com base no princípio do processamento químico do conteúdo.

Ambos os designs de dispositivos são semelhantes em aparência, mas o composto obtido através de um “caso externo” químico não pode, em princípio, ser equiparado a fertilizantes naturais.

Uma revisão comparativa de armários secos com diferentes princípios operacionais é fornecida em Este artigo.

As vantagens do banheiro rural do tipo turfa incluem:

Como fazer você mesmo um banheiro seco?

A construção deste dispositivo simples, tendo em conta o seu funcionamento temporário, pode ser dividida em duas opções construtivas possíveis:

  1. A estrutura é uma rua sem casa.
  2. Projeto de rua com casa.

Existem muitas recomendações na Internet sobre o uso deste dispositivo de eliminação de turfa diretamente dentro de um edifício residencial. Mas é improvável que esta abordagem seja adequada para pessoas muito sensíveis aos odores.

É verdade que se você pegar modelos de armários secos feitos profissionalmente por artesãos, e não com as próprias mãos, é possível escolher uma versão caseira de sucesso. No verão, em uma casa de veraneio, o local ideal para colocar um reciclador natural de turfa é ao ar livre.

A opção sem casa envolve fazer apenas um assento sanitário combinado com uma caixa de armazenamento enchimentos de turfa. Esta é a solução de design mais simples de todas possíveis.

Tal sistema é operado com sucesso, por exemplo, em uma casa de verão, cujo território está fechado de forma confiável a olhares indiscretos.O armário seco é instalado em algum local isolado entre a vegetação e utilizado quando necessário.

Banheiro seco dentro de um prédio residencial
Um exemplo claro de como você pode fazer um banheiro de verão com as próprias mãos, se aplicar todos os seus conhecimentos e habilidades neste assunto. Porém, o conhecimento é fácil de obter no espaço da informação, mas com a experiência não é tão simples

Montar um banheiro biologicamente limpo não apresenta dificuldades especiais. O processo é bastante viável mesmo para quem nunca segurou uma ferramenta de carpintaria nas mãos.

Materiais, ferramentas, dimensões

Para fazer um banheiro seco de turfa com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes materiais:

  • folhas de compensado - espessura 10-12 mm;
  • placa afiada - largura 85-110 mm, espessura 12-15 mm;
  • bloco de madeira - seção 40*40 mm;
  • dobradiças de porta de tamanho médio - 6 a 10 peças;
  • recipiente em material anticorrosivo - volume 10-12 litros.

Necessidade de ferramentas de trabalho:

  • serra de dentes finos;
  • faca afiada de carpinteiro;
  • martelo de bancada;
  • chaves de fenda, fita métrica, lápis;
  • serra elétrica;
  • fixadores (pregos, parafusos, parafusos auto-roscantes).

A etapa mais difícil do trabalho independente é fazer um furo redondo de grande diâmetro em uma folha de compensado pré-preparada.

Com uma serra, a folha de compensado é cortada de forma a obter um painel de 500*500 mm (as dimensões específicas dependem diretamente das dimensões do futuro usuário). Em seguida, um furo com diâmetro de 250-300 mm é feito no painel quadrado resultante usando uma serra elétrica.

Um residente de verão que decide fazer um armário compacto de turfa seca com as próprias mãos deve ter algo assim:

Assento sanitário de turfa biológica
O desenho da seção do armário seco, dentro do qual (sob a tampa) é colocado um recipiente para coleta de lixo.Este é o mesmo assento sanitário em que o usuário se sentará. Só que ainda não há furo na tampa

Após finalizar o trabalho de corte, o compensado é cuidadosamente limpo com lixa. Na primeira etapa do lixamento utilize uma lixa grossa e depois continue lixando com uma lixa mais fina. A tarefa é obter uma superfície plana e lisa da chapa de compensado.

Basta lixar apenas um lado, que funcionará como painel externo do assento sanitário. Porém, se possível, é recomendado lixar todas as partes do aparelho.

Assento sanitário pronto
Uma seção de um armário seco com uma tampa e um buraco nela. A superfície da tampa costuma ser cuidadosamente lixada, às vezes coberta com uma camada de verniz. Dentro da caixa é colocado um recipiente para coleta de resíduos, exatamente embaixo do furo.

O produto totalmente acabado está equipado com uma tampa adicional que cobre o orifício.

Em seguida, você precisa preparar um segundo painel de compensado de dimensões semelhantes, mas sólido (sem furo). Ele desempenhará o papel de uma tampa vazia. Em seguida, é necessário cortar as tábuas no tamanho certo para montar a caixa principal do armário seco. O comprimento da caixa deve ser considerado igual a aproximadamente duas dimensões do comprimento do assento do vaso sanitário (500 * 2 = 1000 mm).

O tamanho da altura é selecionado com base na posição confortável do usuário ao sentar-se no assento do vaso sanitário. Para pessoas com dimensões diferentes, este parâmetro pode ser diferente, mas em média é 350-400 mm. O número estimado de placas também é cortado ao longo do lado menor (largura) do retângulo.

Montagem do corpo de recuperação

A continuação do trabalho de criação de um armário seco de turfa com suas próprias mãos é a montagem de um corpo retangular de madeira a partir de restos de tábuas preparadas.As dimensões gerais de tal caixa são, respectivamente, 1000*500*350 mm (comprimento, largura, altura).

As placas são fixadas em barras, instalando estas nos cantos internos da estrutura. Pregos, parafusos ou parafusos auto-roscantes são usados ​​​​para fixação.

O corpo de madeira assim feito é dividido internamente por uma divisória. O resultado são duas seções de trabalho.

Uma seção é coberta com uma folha de compensado previamente preparada com um furo e, em seguida, uma cobertura sólida de compensado. A outra seção (para armazenamento de turfa) é coberta por uma tampa feita de tábuas.

Todas as tampas são instaladas nas dobradiças das portas, garantindo assim a sua fácil abertura/fechamento. Acontece algo semelhante a este produto caseiro.

Armário seco montado faça você mesmo
Aproximadamente esse tipo de montagem deve ser realizada pelos veranistas que se atrevem a montar um armário seco seguindo as instruções descritas acima. Um corpo composto por dois compartimentos separados: um compartimento destina-se diretamente ao mecanismo do vaso sanitário, o segundo atua como área de armazenamento de turfa (ou serragem)

Na fase final, toda a estrutura de madeira é tratada com anti-séptico. Esta ação evitará o aparecimento de formações fúngicas na superfície da madeira.

Além disso, o tratamento anti-séptico protegerá a estrutura de vários insetos. Resta colocar um recipiente dentro de uma seção para coletar os resíduos dos proprietários da dacha e preencher a outra seção com turfa. Um conveniente armário seco caseiro está pronto para uso.

Acessórios e suprimentos para banheiro

Para facilitar a remoção da turfa da seção adjacente, recomenda-se fazer uma pequena espátula. Uma espátula caseira é feita de madeira, mas se você negligenciar os pequenos gastos, é mais fácil comprar uma ferramenta pronta na loja.As espátulas de plástico vendidas nas redes de varejo são leves, convenientes, mas de curta duração.

Colher para coletar turfa em um armário seco
Em vez da descarga tradicional com água, a tecnologia de usar um banheiro seco oferece ao cidadão comum um método mais simples - pó seco. O botão do tanque aqui é substituído com sucesso por uma concha comum, e a turfa desempenha o papel da água - prática e econômica

Um balde comum pode servir como recipiente para coleta de resíduos. Mas é aconselhável escolher um recipiente mais conveniente e espaçoso para esses fins. É prático utilizar dois recipientes do mesmo tipo, um dos quais fica guardado próximo para caso de reposição rápida.

Também é recomendável ter em mãos produtos de limpeza de banheiros e agentes antibacterianos como acessórios.

Equipamento adicional no local

Os resíduos que se acumulam ao longo do tempo dentro da caixa coletora do vaso sanitário devem ser descartados e limpe o armário seco. Para isso, é feita uma fossa de compostagem próximo ao local de instalação da estrutura.

O volume da fossa é geralmente igual a dez vezes o volume do tanque de coleta, que é usado em um armário seco de turfa. Esta proporção garante uma coleta tranquila de composto e seu amadurecimento ideal. Esse volume é suficiente para fornecer fertilizantes para uma área de chalé de verão de 2 a 4 acres.

Armários secos abertos raramente são usados ​​na prática. Via de regra, os proprietários de fazendas que decidem fazer um armário seco preferem construir adicionalmente cabanas fechadas. Dentro das cabines fechadas existe uma unidade de reciclagem natural.

Não é difícil fazer um cubículo fechado para um armário seco de turfa com as próprias mãos. A tecnologia de montagem é padrão, além do material - placas com bordas, barras, fixadores. Se desejar, essa casa pode ser complementada com iluminação interna, sistema de ventilação e outros atributos.

Casa para armário seco caseiro
Projeto de cubículo para banheiro seco em casa de campo ou residência particular. É construído rapidamente e requer uma quantidade relativamente pequena de madeira. Se desejar, você pode pendurar uma porta, implementar um sistema de ventilação, conectar uma linha elétrica para instalação de dispositivos de iluminação (+)

Usando opções de equipamentos adicionais, um sistema de reciclagem de turfa automontado pode ser facilmente atualizado. Freqüentemente, a modernização se resume à substituição de um painel de assento sanitário caseiro por um conjunto de fábrica - capa de banheiro.

Eles também estão tentando automatizar a adição manual de turfa, usando vários esquemas de dispensadores. É verdade que aqui já surgem dificuldades para pessoas que têm pouco conhecimento dos mecanismos técnicos e não têm experiência relevante. Mas se você quiser, você pode fazer qualquer coisa.

Armário seco privado modernizado
Gradualmente, um reciclador de resíduos natural montado com suas próprias mãos pode ser melhorado até ficar em perfeitas condições. Por exemplo, substitua um assento de vaso sanitário de madeira compensada por um assento de plástico mais avançado com tampa

Os painéis de madeira podem ser “pintados” para combinar com a cor do mogno, e a própria instalação pode ser coberta com paredes e um telhado pode ser construído sobre ela. Esta já não será uma latrina temporária, mas sim uma sanita seca para uso permanente.

Se você não tem tempo e vontade de construir um bioarmário sozinho, pode escolher uma opção pronta.

Dicas para escolher o melhor modelo para casa de veraneio ou casa particular, bem como avaliações de armários secos, são fornecidas nos artigos:

  1. Qual banheiro seco escolher para sua dacha: uma análise comparativa dos melhores modelos
  2. Classificação de armários secos para chalés de verão e casas particulares: dez populares + recomendações para compradores

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo interessante e útil para quem quer substituir o habitual “canto do pensamento” por um armário seco:

Existem muitas opções para a construção de banheiros biolimpos. Existem designs industriais feitos para se assemelharem aos banheiros modernos. No entanto, na maior parte, a essência da criação e operação de um armário seco não reside no conforto do usuário.

Esta ferramenta de reciclagem natural é mais projetada especificamente para uso em condições onde não há conforto, mas onde há necessidade de gerar fertilizantes de alta qualidade.

Você tem algo a acrescentar ou alguma dúvida sobre como organizar um armário seco em sua dacha? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões, compartilhar habilidades construtivas e anexar fotos de seus produtos caseiros. O bloco de comunicação está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Yegor

    Estávamos pensando em algo semelhante para uma casa de campo até que decidimos instalar uma fossa séptica.Havia contra-indicações para a construção de uma estação de tratamento: solo argiloso, nível freático elevado. Mas um amigo me ajudou a selecionar uma estação de tratamento biológico e a resolver a situação. E enquanto ela estava fora, eles montaram uma espécie de banheiro com tábuas, só que não era biológico. Eu não sabia que era possível usar os resíduos de forma tão útil. Se você fizer isso com uma casa, ficará ótimo. Mas não recomendo a ninguém substitutos de plástico; é melhor fazer uns caseiros e aproveitá-los na fazenda!

  2. Svetlana

    Posso perguntar por que você não recomenda a instalação de substitutos de plástico? Já escolhemos e encomendamos na loja online. Segundo as avaliações, parece muito bom (e o preço é bastante alto) e é muito mais fácil de usar, como nos disseram. Simplesmente não temos um homem que possa fazer algo sozinho ou dizer-lhe como fazer certo. E estou tão cansado de mexer nessas fossas.

    • Alexandre

      Não preste atenção, um armário seco de plástico é normal. Não apodrece, fácil de limpar, lacrado. A única desvantagem é o preço, mas você pode pagar facilmente por uma solução pronta. Você faz o pedido, eles entregam e instalam. Sem problemas.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Na verdade, tudo isso são preconceitos em relação aos armários e recipientes secos de plástico. Talvez o autor do comentário queira dizer que é necessário usar reagentes químicos em recipientes de plástico, embora você possa conviver com turfa natural, por exemplo. O artigo também descreve isso em detalhes. Em geral, no que diz respeito às embalagens plásticas, trata-se de uma crítica subjetiva de uma pessoa, e mesmo sem argumentos.

      Para aquecer o assento em climas frios, você pode usar um cabo especial ou cortar o assento de espuma.Ambas as opções estão disponíveis comercialmente como soluções prontas ou você pode fazer as suas próprias.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica