O que é um banheiro seco: princípio de funcionamento e especificidades do uso de encanamento autônomo
A falta de esgoto central não é motivo para abrir mão do conforto em lugar nenhum.Quer se trate de uma casa de veraneio, de um canteiro de obras ou de um piquenique em um local afastado das comodidades da civilização, um armário seco móvel, compacto e higiênico se tornará um atributo indispensável.
O que é um banheiro seco, em que princípio funciona, como usá-lo, você encontrará todos esses detalhes no artigo.
O conteúdo do artigo:
- Tipos existentes de banheiros secos
- Especificações do banheiro de turfa
- Os melhores modelos de banheiros secos de turfa
- O que é um banheiro químico?
- Modelos populares de banheiros químicos
- Características de um armário elétrico seco
- Recomendações para futuros compradores de banheiros secos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos existentes de banheiros secos
Um banheiro seco clássico é um projeto sanitário baseado na decomposição natural de resíduos. O processo é acelerado através do uso de componentes biológicos e naturais. Há também secagem e ventilação artificiais, que são realizadas por meio de aparelhos elétricos.
É compacto e não contraria todas as normas sanitárias. A principal vantagem é que você pode usar este encanamento em qualquer lugar porque... não há necessidade de conectá-lo ao esgoto.
Para o processamento de resíduos em armários secos, são utilizadas soluções químicas e misturas naturais, à base dos seguintes produtos:
- Turfa. Este componente absorve todos os líquidos e processa resíduos por meio de mineralização.
- Composto. Funciona em um tanque seco e também em uma fossa de compostagem.
- Serragem. Praticamente nunca são utilizados em sua forma pura. Se forem usados, será apenas em combinação com turfa.
- Misturas em pó. São preparações soltas e de grão fino que absorvem bem os líquidos e provocam o processo de reciclagem completa dos resíduos. Eles são produzidos especificamente para armários secos.
- Microflora. É um líquido que contém bactérias que utilizam resíduos.
- Bioenzimas. Líquidos cuja base é uma mistura de proteínas enzimáticas e bactérias que decompõem resíduos orgânicos.
Os banheiros secos variam em design, mas têm uma coisa em comum: dois recipientes. Um deles é um banheiro e o segundo coleta os resíduos e os processa aqui. Sabendo usar um banheiro seco doméstico, você pode melhorar significativamente a qualidade da sua estadia tanto em uma casa fora da cidade quanto em um apartamento na cidade.
Existem dois grandes grupos desses dispositivos: móvel E estacionário. O primeiro é um design com pequenas dimensões. Não há dificuldades durante o transporte ou instalação. Com esse dispositivo você pode ir à dacha, fazer um piquenique ou fazer uma longa viagem de carro.
O segundo grupo são cabines de bio-banheiros. Eles estão equipados com um recipiente substituível. Quando estiver cheio, é substituído por outro.
Visualmente, todos os modelos são vasos sanitários comuns, mas seus princípios de funcionamento são diferentes.
Com base nisso, eles são divididos em dois tipos:
- Compostagem. Isso inclui modelos sem turfa e sem líquido. No primeiro caso, o líquido não é retirado, mas participa do processo de processamento. O segundo tipo inclui todos os vasos sanitários elétricos autônomos, nos quais os resíduos são transformados em compostagem a partir da retirada do líquido da massa, secagem e prensagem.
- Líquido. Eles são químicos e biológicos. Os primeiros recipientes de armazenamento são preenchidos com um produto à base de formaldeído, portanto o resultado do processamento não pode ser utilizado como composto. Uma substância contendo bactérias e bioenzimas é despejada nos tanques dos modelos biológicos. O que se forma no tanque após seu trabalho vai para a compostagem.
No escolhendo um armário seco focar no método de processamento adequado, na possibilidade de reciclagem ou acumulação de resíduos, no tipo de líquido ou mistura, modelo e custo.
Especificações do banheiro de turfa
Um banheiro seco desse tipo também é chamado de turfa ou finlandês. Se você escolher um encanamento com base em seu princípio de funcionamento, este vaso sanitário seco é o mais simples. Corresponde totalmente ao nome “banheiro seco”, porque... Apenas ingredientes naturais estão envolvidos no processamento de resíduos.
Com este método de descarte, não é necessário líquido. Os resíduos são adsorvidos pela turfa.
Recursos do dispositivo e instalação
Em alguns casos, o armário seco finlandês é complementado com um tubo de exaustão, que é conduzido para um orifício especial ou através de uma janela. Deve estar na posição vertical, com altura mínima de 2 m.Se houver uma fossa ou poço de compostagem próximo, você pode construir uma mangueira na parte inferior para remover os resíduos líquidos.
Coloque a mangueira em uma vala com pelo menos 1,5 m de profundidade, que protegerá contra o congelamento do líquido no inverno. Esta melhoria reduzirá o consumo de filler e aumentará os intervalos entre a remoção do conteúdo.
Como operar um armário seco de turfa?
O funcionamento de uma sanita de compostagem baseia-se na divisão dos resíduos acumulados no tanque em componentes distintos: sólidos, líquidos e sua posterior decomposição. Externamente, lembra um banheiro clássico, mas em vez de água no tanque há turfa ou outro adsorvente. Após cada utilização, o enchimento deve ser adicionado.
Para permitir que a turfa flua para o recipiente do armário seco, uma alça dispensadora está incluída no design. Depois de virar duas ou três vezes, todo o conteúdo é coberto com turfa. Isso cria um ambiente favorável para a vida de microrganismos que convertem resíduos em composto útil.
Existem designs com dispensador elétrico. Então um pré-requisito é a sua conexão à rede elétrica. A quantidade necessária de turfa por 10 litros de resíduos é de apenas 1 kg. Para aumentar a sua capacidade de absorção de humidade, a turfa é por vezes combinada com serradura.
O conteúdo do armário seco vai virar composto, que pode ser usado para fertilizar o jardim, em dois anos, e até então fica guardado em uma fossa de compostagem.
Você pode ler mais sobre como limpar banheiros secos em este material.
Os melhores modelos de banheiros secos de turfa
Alta qualidade, estética, versatilidade e mobilidade, conforto e estética - é assim que a maioria dos modelos de armários secos de turfa podem ser caracterizados.
Entre eles:
- Tandem Compact-M;
- Tandem Compacto-Eco;
- Lux compacto M;
- Pitaco 506;
- Pitaco 905;
- Residente de Verão em Bioecologia Ecolight;
- Kekkila Ecomático Verde.
Estas são principalmente estruturas estacionárias. Eles são compactos, feitos de materiais diferentes e possuem um conjunto diferente de componentes.
#1: Modelo “Tandem Compact-M”
Este modelo é um projeto estacionário com tanque de armazenamento de 60 litros. As dimensões do dispositivo são 420 x 580 x 720 mm. O assento tem uma altura de 380 mm. O peso deste armário seco é de 5 kg.
Para operação normal é necessário sistema de drenagem e ventilação. Para este último, utiliza-se um tubo de ventilação com seção transversal de 10 cm.
O tanque é grande o suficiente para que os resíduos possam ser limpos uma vez por mês. Pode ser instalado em casa ou em extensão não residencial. Existem alças especiais no corpo para movimentação.
#2: Características do “Tandem Compact-Eco”
Este modelo é o mesmo vaso sanitário estacionário com descarga a seco, mas com um tanque de armazenamento um pouco maior - 70 litros. O design do corpo em polietileno pode suportar uma carga máxima de 180 kg. A altura do assento é de 450 mm, as dimensões são 520 x 710 x 720 mm.
Um recipiente de armazenamento com separador é colocado dentro da base. Ambas as peças são feitas de plástico flexível. Um separador separa os resíduos líquidos dos resíduos sólidos. Para isso, possui furos especiais na parte inferior e inferior por onde o líquido sai e entra na parte de armazenamento da estrutura. A parte sólida dos resíduos permanece no separador.
#3: Sanita seca Piteco 506
O design é caracterizado por pequenas dimensões - 390 x 590 x 710 mm, pesa 20 kg. O assento tem uma altura de 420 mm. O tanque superior tem volume de 11 litros, o tanque de armazenamento é quatro vezes maior - 44 litros. A carga máxima permitida é de 150 kg.
O tubo incluído no kit tem 3 m de comprimento, além disso, o kit contém 3 engates, uma mangueira de drenagem de dois metros com braçadeira e um assento com tampa.
#4: Sanita seca Piteco 905
Este armário seco é o mais espaçoso da sua linha. Com dimensões bastante modestas - 59,5 x 82 x 80 cm, o tanque de armazenamento tem capacidade para 120 litros, o tanque superior - 30 litros. Altura do vaso sanitário 48 cm, peso - 12 kg.
O tanque é conectado ao dreno através de uma plataforma de base fixa. A saída após a desconexão é fechada hermeticamente por uma válvula automática. Durante a remoção dos resíduos, o tubo de ventilação é desconectado da carcaça.
# 5: Residente de verão Ecolight em bioecologia sanitária
Os sanitários Ecolight são produzidos pela empresa Bioecology. Trata-se de uma cabine estacionária equipada com tanque de armazenamento de 225 litros. Dimensões do projeto: 1,15 x 2,3 x 1,15 m, peso 60 kg.
A cabine do vaso sanitário é feita de polietileno - resistente a impactos e à prova de fogo. O conjunto é complementado por um escapamento e um assento confortável com tampa. Existe um suporte especial para malas dentro da cabine.
Odores desagradáveis e vapores nocivos são neutralizados pelo sistema de ventilação. A instalação e desmontagem da estrutura são fáceis e para seu funcionamento não há necessidade de rede de esgoto, abastecimento de água ou energia elétrica.
O que é um banheiro químico?
Esta formulação corresponde a uma cabine exterior portátil, a uma sanita móvel interior e a um bloco constituído por diversas cabines onde os resíduos são acumulados em tanques de receção. O papel de “ordenanças” aqui é desempenhado por concentrados químicos à base de formaldeído.
Neutralizam odores, evitam a proliferação de diversos fungos e micróbios e diluem resíduos. Por esta razão, o prefixo “bio” não parece totalmente correto aqui.
Considerando as características desse armário seco e seu funcionamento, podemos chegar à conclusão de que os resíduos nele processados não podem ser chamados de ecologicamente corretos. Portanto, a compostagem e seu uso não são recomendados.
A relação custo-benefício é sua principal vantagem - são necessários apenas 5 ml de “química” para 1 litro de resíduo.
Estruturalmente, são dois contêineres em contato um com o outro. O tanque superior contém água. É necessário enxaguar. O tanque inferior é projetado para reciclagem de resíduos.
Odores e líquidos não escapam devido à presença de válvula de vedação. Modelos mais avançados possuem um indicador. Emite um sinal assim que o tanque estiver cheio.
Assim, um recipiente com volume pouco superior a 20 litros deve ser esvaziado uma vez a cada sete dias, desde que o banheiro seja utilizado por uma família de três pessoas. Esta opção é muito conveniente quando há um paciente acamado na família.
Neste caso, um vaso sanitário com este design pode ser colocado embaixo da cama. Ao mesmo tempo, como garantem os fabricantes, não haverá odores desagradáveis no apartamento.
Modelos populares de banheiros químicos
Entre os banheiros químicos secos mais populares estão os seguintes modelos:
- Thetford Porta Potti Qube 365;
- Ambiente 20;
- Senhor. Pequeno Ideal 24;
- Ecostyle Ecogr;
- Sanita compacta Bioforce 12-20VD.
Não há diferenças globais de design entre os diferentes modelos. A diferença está no volume do tanque de armazenamento e na disponibilidade de opções adicionais.
#1: Sanita de compostagem Thetford Porta Potti Qube 365
Este modelo portátil é o mais popular entre os banheiros químicos. Os consumidores são atraídos pelo peso leve (4 kg) e pelo tamanho compacto (41,4 x 38,3 x 42,7 mm). Neste caso, o tanque inferior é projetado para 21 litros e o superior para 15 litros. A distância do fundo ao assento é de 40,8 cm, pelos seus parâmetros é a melhor opção no cuidado de uma pessoa com deficiência.
Um indicador indicará a necessidade de manutenção. O tanque inferior é removível e possui alças para transporte.
O ponto negativo é o custo considerável do medicamento que decompõe os resíduos.
#2: Banheiro químico Enviro 20
O modelo é uma opção econômica. É produzido no Canadá e pode ser uma boa solução para viajar e cuidar de pessoas com deficiência.O volume do recipiente superior é de 10 litros, o inferior é de 20 litros. Por meio de travas, os tanques ficam imóveis uns em relação aos outros.
Estruturalmente, o sistema sanitário é projetado para que o tanque de armazenamento seja facilmente esvaziado. Encher o tanque de descarga também não é problema. Há também um indicador de enchimento.
#3: Banheiro Sr. Pequeno Ideal 24
"Mr. Little" foi projetado para uma família numerosa - 4 a 7 pessoas. Suas dimensões são 42 x 41 x37 cm e o reservatório comporta 15 litros de água para descarga. O recipiente de resíduos pode ser enchido até um volume de 24 litros. Existem indicadores no tanque receptor e no tanque de água.
Uma bomba de pistão está embutida no sistema de lavagem. O dispositivo sanitário opera em uma faixa de temperatura de +1 a + 40 graus.
Um líquido especial é despejado no reservatório, localizado abaixo. A decomposição de resíduos continua por 10 dias. Uma alça especial no tanque de armazenamento, bem como um tubo removível embutido, simplificam o processo de descarte. Além disso, há uma válvula de purga de ar na carcaça.
Guias ocultas e fixadores adicionais proporcionam estabilidade adicional a este modelo. O plástico com que é feita a estrutura não absorve odores.
#4: Modelo Ecostyle Ecogr
Sanita química Ecostyle Ecogr é uma cabine sanitária de polietileno resistente aos raios UV. O kit inclui um painel frontal - uma porta e um arco em estrutura de aço.A estrutura é fixada com dobradiças de alta resistência em rebites de aço. No interior existe uma trava equipada com um indicador de ocupado e um gancho para coisas.
Este armário seco pesa 80 kg. O tanque receptor é espaçoso - 250 litros. Na cabine há um palete de madeira impregnado com uma substância repelente à umidade. Dimensões da cabine - 1,1 x 2,2 x 1,1 m.
#5: Modelo portátil Bioforce Compact WC 12-20VD
O design é montado a partir de dois compartimentos: superior - 12 litros e inferior - 20 litros. O primeiro é preenchido com a entrada de lavagem. É complementado por uma bomba e um assento com tampa. O compartimento inferior coleta resíduos.
Possui uma válvula deslizante que não permite a passagem de odores e líquidos. O excesso de pressão é liberado através de uma válvula de liberação. O nível de desperdício é monitorado por um indicador.
Esses banheiros químicos são produzidos na Tailândia. A sua instalação não requer ventilação ou comunicações adicionais.
Características de um armário elétrico seco
Este design é significativamente diferente dos dois primeiros. O líquido do vaso sanitário elétrico é descarregado em uma fossa ou esgoto. Os resíduos sólidos são borrifados com pó desinfetante e secos ou queimados.
De qualquer forma, os resíduos ocupam um volume muito pequeno. Eles podem então ser usados como fertilizantes. Entre os banheiros autônomos, esse projeto é o mais caro e requer alimentação constante e ventilação forçada.
Sem isso não será possível evitar os odores que surgem na queima ou secagem de resíduos sólidos. Portanto, a ventilação é obrigatória.
#1: Armário seco elétrico Cinderela
O encanamento é produzido na Noruega. É considerado livre de resíduos. Não há necessidade de conectar água a ele. O processo de lavagem é realizado por meio de um compressor conectado à rede elétrica.
A incineração de resíduos é realizada em recipiente especial. Depois disso, restam apenas cinzas 100% seguras, das quais o vaso sanitário é esvaziado duas vezes por mês. Este armário seco funciona a partir de uma rede de 220 V. A ventilação é instalada através do telhado ou da parede.
#2: Sanita seca elétrica Separett Villa 9011
Este armário elétrico seco foi produzido na Suécia. Seu diferencial é que pode até ser conectado à bateria de um carro. O modelo funciona sem ligação de água. O componente líquido dos resíduos sai por uma mangueira flexível, e o componente sólido em um tanque de 23 litros é seco e tem volume reduzido em até 70%.
Para que o ventilador funcione, ele é conectado a uma tensão de 220 V. O kit também inclui cadeira para crianças. O único aspecto negativo é o dispositivo de ventilação obrigatório.
Para alguns, o inconveniente é o fato de o aparelho só poder ser usado na posição sentada. Isso se explica pelo fato de a parte traseira do contêiner onde são coletados os resíduos abrir apenas com o peso de uma pessoa.
#3: Banheiro seco BioLet 25
Este vaso sanitário elétrico fixo com corpo em plástico ABS é fabricado na Suécia e foi projetado para 3 pessoas.Equipado com ventilador e função automática de mistura de composto. Dimensões do encanamento - 550 x 650 x 710 mm. Altura da base ao assento - 508 mm.
O consumo de energia do sistema de encanamento é de 20 a 5 W. O kit inclui o próprio banheiro, canos e um catalisador. Um sistema de exaustão é necessário para a operação adequada.
Durante a mistura, parte do produto processado a seco é derramado na bandeja através da grelha. A massa de compostagem é soprada por um ventilador. Vapores e odores escapam pelo sistema de ventilação. Se o líquido se acumular acima do normal, o interruptor flutuante ativa automaticamente o soprador de ar.
O termostato também pode ser usado para ajustar manualmente o nível do líquido adicionando ou diminuindo graus no interior.
Recomendações para futuros compradores de banheiros secos
Ao escolher um armário seco adequado, você deve se guiar por vários critérios:
- Simplicidade de design e operação conveniente.
- Higiene, capacidade de reter odores desagradáveis.
- Estabilidade, resistência e montagem de alta qualidade.
- Facilidade de manutenção.
- Volume do tanque. Deve corresponder ao número de residentes.
- Altura do assento. O tamanho ideal é 400–460 mm, mas a presença de crianças também deve ser levada em consideração.
- Presença de função de aquecimento dos bancos e indicador de tanque cheio.
Para uso em uma casa de campo, é aconselhável adquirir um sistema de encanamento portátil. No verão ela pode ficar ao ar livre, no inverno - em casa.
É melhor que o banheiro seco selecionado não utilize produtos químicos.Então os resíduos processados podem ser usados como fertilizante.
Se o modelo for elétrico, então onde for utilizado não deverá haver problemas de fornecimento de energia.
Para um apartamento, uma opção estacionária com um bom design é melhor. Se as finanças permitirem, você pode instalar um modelo elétrico com muitas funções. Também é necessário calcular o volume do recipiente, disso depende a frequência de seu esvaziamento.
Se você não tem dinheiro suficiente para comprar um armário seco, você mesmo pode construí-lo. Você pode ler como fazer isso em este material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uso correto de armário seco:
Escolhendo a opção ideal de armário seco:
Em lugares onde os benefícios da civilização ainda não chegaram, talvez não exista projeto mais conveniente para o descarte de resíduos do que um armário seco. É também uma saída digna para uma situação em que há um paciente acamado em casa.
O principal é escolher um dispositivo que seja adequado às circunstâncias específicas e que cumpra todos os requisitos tanto em termos de qualidade como de funcionalidade.
Você tem um armário seco na sua dacha? Informe-nos qual modelo você escolheu, o que orientou sua decisão e se você está satisfeito com sua compra. Escreva seus comentários no bloco abaixo do artigo.
Instalamos há muito tempo um banheiro de compostagem em nossa casa de campo porque é mais fácil de cuidar do que um simples banheiro de verão e tem uma aparência muito melhor. Este tipo de encanamento autônomo é mais conveniente e confortável de usar. Porém, também pode ser usado no inverno, ao contrário dos outdoors de verão, que são muito frios no inverno.Acredito que um banheiro seco seja a melhor opção para uma casa de veraneio até que um permanente seja instalado na casa.
No verão, nosso banheiro seco fica em uma caixa que foi construída para um banheiro externo, e no outono-inverno o levamos para dentro de casa, em um banheiro combinado, no qual os canos ainda não foram conectados a um banheiro fixo. Quase não há cheiro do armário seco, mas usamos turfa. Na cidade, não posso ir aos banheiros secos de plástico por causa do cheiro e da aparência horríveis. O armário seco da nossa dacha é um fenômeno temporário.
Você tem um armário seco com drenagem? Qual marca? Só que também usamos turfa na nossa dacha, mas o cheiro dela é bastante perceptível. E muitas vezes, não só o cheiro de grama podre.
Se você não está satisfeito com os cheiros do seu banheiro de turfa, posso recomendar uma solução alternativa barata. Este é um Thetford Porta Potti 165, que custa cerca de US$ 80. O armário seco consiste em duas partes, superior e inferior.
Para cada uma das partes você precisa preencher um líquido separado: azul na parte inferior, rosa na parte superior. Para 100 ml de produtos químicos serão necessários 3 litros de água, reabasteça através de um furo técnico especial. Este banheiro pode ser usado até em casa, não exala cheiro.
Se você comprar produtos químicos originais do fabricante Thetford, será bastante caro: cerca de US$ 40 por dois frascos. Como alternativa, posso oferecer um conjunto de líquido Master WC Rinse 1 l + Blue 1 l por apenas 6 dólares. Praticamente não há diferença no princípio e na qualidade da ação.