Qual banheiro seco é melhor: líquido ou compostagem? O que comprar: turfa ou opção química
Um banheiro seco é um excelente substituto para fossas. A sua compra justifica-se caso não exista rede de esgotos, estação de tratamento local ou fossa séptica.A unidade autônoma é útil para longas viagens ao país ou para cuidar de pessoas doentes.
Entre a grande variedade de dispositivos, existem modelos com diferentes princípios de funcionamento, diferenciando-se no método de instalação, facilidade de uso e preço. Para ajudá-lo a decidir qual banheiro seco é melhor - turfa, líquido ou químico, compararemos suas características e falaremos sobre as nuances de operação.
O conteúdo do artigo:
Classificação geral de banheiros secos
Em primeiro lugar, devem ser identificadas opções para os sistemas sanitários autónomos existentes.
Todos os tipos de banheiros independentes de esgoto podem ser classificados de acordo com determinados critérios:
- método de processamento de resíduos;
- método de instalação de encanamento autônomo;
- tipo de fonte de alimentação para o encanamento.
A maioria dos banheiros secos consiste em duas câmaras. O bloco superior com assento funciona como vaso sanitário, a parte inferior é reservatório para coleta e processamento de excrementos.
Com base na tecnologia de eliminação de resíduos, os armários secos modernos podem ser divididos em duas categorias:
- Líquido. O processamento é realizado com reagentes especiais que decompõem as frações sólidas.Dependendo do líquido utilizado, esses banheiros são divididos em biológicos e químicos.
- Compostagem. Os resíduos chegam a um tanque de armazenamento, onde são secos com compactação ou misturados com turfa. O composto obtido com esse processamento é enterrado no solo ou armazenado em uma pilha de compostagem, onde permanecerá por mais 2 a 3 anos até que esteja completamente “amadurecido”, após o que é permitido fertilizar os canteiros.
Os banheiros secos de compostagem são divididos em dois tipos: elétricos ou de turfa. Eles diferem radicalmente entre si na forma como são processados.
Com base no método de instalação, os sanitários secos são divididos em modelos fixos e móveis. A primeira envolve a atribuição de um local permanente à unidade. Via de regra, isso é exigido pelo princípio de funcionamento do próprio biotoalete. Por exemplo, disposição de um duto de ventilação de exaustão, conexão de um tubo de drenagem.
Os modelos estacionários incluem sistemas sanitários de turfa e elétricos.
Os módulos móveis funcionam sem conectar nenhuma comunicação. Têm pequenas dimensões, permitindo movê-los de um lugar para outro, levá-los numa longa viagem, num piquenique, etc. Quase todos os banheiros líquidos secos são portáteis.
Com base no tipo de fonte de alimentação, os sistemas sanitários autônomos são divididos em módulos dependentes de energia e módulos independentes.
Os armários secos para líquidos e turfa funcionam sem eletricidade. Eles são perfeitos para uso em campo.
Características de operação de dispositivos líquidos
Esses modelos são muito procurados devido à sua mobilidade e custo acessível. Eles são convenientes para cuidar de pessoas idosas e doentes e para organizar rapidamente um banheiro em trânsito. Porém, para uso constante em casa ou no campo, é melhor escolher outro modelo - que não exija manutenção tão frequente.
Princípio de design e operação
Os armários secos líquidos são totalmente autônomos. Não é necessário tubo de ventilação, mangueira de drenagem ou conexão elétrica.
O bioarmário autônomo é projetado de forma muito simples; o design contém dois blocos:
- Nó superior. Projetado como um vaso sanitário com assento, tampa e tanque para composição química ou líquido com princípios ativos naturais. A bomba de descarga está localizada aqui.
- Dispositivo de armazenamento. O compartimento inferior é um grande tanque de coleta de resíduos. Seu deslocamento varia de 12 a 25 litros.
O corpo do tanque de armazenamento pode abrigar um nicho para armazenamento de reagentes, uma haste separadora e uma válvula limitadora de pressão.
Ambos os compartimentos estão firmemente presos juntos. O tanque inferior está equipado adicionalmente com uma vedação que retém os aromas.
O design da maioria dos modelos inclui um indicador - um farol luminoso notifica o usuário quando é hora de esvaziar o tanque de armazenamento. A luz indicadora muda de cor de verde para vermelho.
Não é aconselhável jogar papel higiênico comum em um vaso sanitário líquido e seco - ele não se decompõe sob a influência de compostos degradantes e faz com que o tanque encha rapidamente.
Líquidos para reabastecer vasos sanitários secos
Para estimular a decomposição dos resíduos, reagentes químicos ou compostos biológicos são despejados na unidade.
Características de vários enchimentos:
- Líquidos químicos. Eles reagem rapidamente e são capazes de transformar resíduos em uma massa líquida em um dia e neutralizar completamente o odor. Os produtos químicos são agressivos; o tanque de armazenamento deve ser esvaziado em um esgoto ou fossa separada longe do local para que os reagentes não agridam o meio ambiente.
- Biocomposições. Preparações ecológicas com um complexo de microrganismos: bactérias e enzimas. Eles decompõem as impurezas em água e componentes neutros. A drenagem pode ser feita diretamente no solo - a massa processada não causará danos a plantas e animais.
Os compostos biológicos convertem o esgoto em fertilizantes para o jardim.
A única desvantagem dos fluidos biológicos é o seu alto custo.
Entre os reagentes químicos mais utilizados:
- substâncias contendo formalina;
- compostos contendo nitrogênio e amônio.
O primeiro grupo de produtos químicos é considerado muito cáustico e tóxico. Eles eliminam rapidamente os resíduos e neutralizam os odores.Porém, seu uso só é permitido em condições urbanas - é necessária a retirada do líquido contendo formalina somente pela rede de esgoto.
O consumo aproximado do medicamento é de 1 litro durante 4 meses, cerca de 8 recargas.
Os líquidos de amônia são mais seguros. Porém, os princípios ativos, quando em contato com o oxigênio, podem se decompor rapidamente - em 5 a 7 dias. Uma vantagem significativa é a possibilidade de utilizar esgoto reciclado para compostagem. Para descartá-los não é necessário esgoto, portanto esse banheiro seco pode ser utilizado fora da cidade.
Prós e contras dos modelos líquidos
Os pontos fortes de todos os tipos de vasos sanitários líquidos secos incluem mobilidade, versatilidade de uso, independência de comunicações e fidelidade à política de preços. Além disso, as instalações são totalmente vedadas e higiênicas - não emitem odores desagradáveis.
Desvantagens de tais banheiros secos:
- a necessidade de aquisição de insumos;
- frequência limpando o tanque de armazenamento – uma capacidade de 20-25 litros está projetada para 50 utilizações; se for utilizado por três pessoas, o tanque deverá ser esvaziado todas as semanas.
Uma desvantagem adicional dos biobanheiros químicos é a toxicidade dos resíduos processados.
Compostagem de banheiros secos: nuances de operação
Os modelos de compostagem - turfa e elétrica - são considerados ecologicamente corretos.Cada tipo tem suas próprias características de operação e operação, pontos fortes e fracos. Características comuns: necessidade de instalação de tubo de ventilação e mangueira de drenagem, utilização de resíduos reciclados como fertilizante.
Modelos de turfa - esquema de operação
Todo o ciclo de tratamento de resíduos ocorre com base em processos naturais. A turfa com microorganismos desempenha um papel ativo na decomposição de resíduos. O mineral natural funciona como uma espécie de esponja, deixando a massa solta e homogênea. As biobactérias decompõem os resíduos sólidos e ativam o processo de compostagem.
Também recomendamos a leitura do artigo sobre qual enchimento escolher para um banheiro de turfa. Mais detalhes - acesse link.
O design da unidade de turfa é muito simples. Alguns artesãos fazem um protótipo de banheiro seco comercial usando meios improvisados.
Os modelos de turfa são considerados estacionários. É aconselhável instalá-los em ambiente compacto e ventilado. Para eliminar odores desagradáveis, é necessário conectar um duto de ventilação vertical.
Deve-se ter cuidado ao drenar o líquido - uma mangueira de drenagem é instalada do tanque de armazenamento com saída para o solo, esgoto ou fossa de resíduos. Parte do esgoto líquido evapora através da ventilação.
Princípio de funcionamento:
- Depois de usar o vaso sanitário, gire a alça do dispensador e a turfa será automaticamente despejada no compartimento de resíduos.
- O líquido é descarregado através do tubo para o solo.
- Depois de encher o tanque, o conteúdo é despejado na fossa de compostagem. É aconselhável que o fertilizante repouse por mais um ano.
A frequência de limpeza do contentor depende do seu volume e do número de utilizadores. Em média, um tanque de 100 litros, se for utilizado por uma família de 4 pessoas, deverá ser esvaziado mensalmente.
Princípio de funcionamento de um bio-banheiro elétrico
O projeto e a tecnologia de processamento de resíduos em um armário elétrico seco são um pouco mais complicados. Prevê a separação dos resíduos em frações líquidas e sólidas. Os primeiros são descarregados em um tanque separado ou orifício de drenagem através de uma mangueira de drenagem, os segundos vão para o tanque inferior.
As frações sólidas são secas. Isto ocorre devido à ventilação ativa no compartimento de armazenamento.
Gases e odores desagradáveis são removidos pelo tubo de ventilação. Os armários secos elétricos são frequentemente equipados com exaustão forçada.
Os resíduos, secos até o estado pulverulento, entram em um receptor separado. Depois de enchê-lo, limpe-o. A frequência de manutenção é de 2 a 3 vezes por ano.
Vantagens e desvantagens das unidades de compostagem
Apesar das diferentes tecnologias de processamento, os modelos de turfa e elétricos têm várias vantagens comuns.
Vantagens principais:
- respeito ao meio ambiente e segurança;
- a possibilidade de utilização de composto na produção agrícola;
- redução do número de limpezas do tanque de armazenamento;
- uso o ano todo no campo, em casa particular.
Os modelos também apresentam desvantagens comuns. Ambos os tipos de armários secos são considerados estacionários, pois requerem a conexão de duto de ventilação e drenagem.
Além dos prós e contras gerais, cada dispositivo tem suas especificidades.
Características distintivas dos armários secos de turfa:
- má limpeza do banheiro - sem escoamento de água;
- a necessidade de adquirir uma composição de turfa - um enchimento seco com bactérias do solo, aeróbios e serragem triturada é adequado;
- É necessária uma ventilação eficaz da sala, caso contrário, serão notados odores desagradáveis;
- a dificuldade de esvaziar o tanque - os tanques de armazenamento costumam ser grandes, é bastante difícil levá-los até a fossa de compostagem e limpá-los;
- mau funcionamento no mecanismo de distribuição de turfa - às vezes é necessário adicionar a mistura seca manualmente.
Uma vantagem importante das “turfeiras” é o seu custo acessível. Estes são os modelos mais populares entre os residentes de verão.
Características dos sistemas sanitários elétricos:
- dependência energética - não é possível usar o banheiro sem eletricidade;
- operação exclusivamente na posição sentada - ao aplicar pressão no assento, a cortina se move, arrancando o tanque de armazenamento;
- preço muito alto.
Um banheiro elétrico não requer descarga. Depois de usar o banheiro, o recipiente de resíduos é fechado automaticamente.
É aconselhável instalar tal unidade em casas particulares ou chalés de verão para residências durante todas as estações, desde que não haja interrupções no fornecimento de energia.
Há um artigo em nosso site que apresenta classificação de banheiros secos para uma casa de verão.
Comparação dos principais parâmetros de diferentes armários secos
Para decidir qual banheiro é melhor comprar - turfa, líquido, químico ou elétrico, é necessário realizar uma análise comparativa dos principais parâmetros de escolha.
Critérios para avaliação:
- Higiene. Nesse sentido, prevalecem os modelos elétricos e líquidos com descarga de água. Os vasos sanitários de turfa geralmente exigem o preenchimento manual dos resíduos com uma mistura seca.
- Serviço. O líder é uma unidade elétrica. A quantidade de limpeza é mínima e não há dificuldades para esvaziar o tanque. Um banheiro líquido requer esvaziamento com mais frequência do que outros; esta opção não é adequada para uso por uma família numerosa.
- Mobilidade. Não há igual aos modelos líquidos aqui. Eles são escolhidos para viagens e uso temporário nas férias.
- Comissionamento. O armário de líquidos está pronto para uso imediatamente após encher os tanques com água limpa e reagentes. Os dispositivos de compostagem requerem uma preparação mais trabalhosa.
- Amizade ambiental. Todos os modelos, com exceção dos sanitários químicos, são ecologicamente corretos.
Em termos de nível de conforto, todas as sanitas secas são mais ou menos equivalentes - a altura do assento corresponde às dimensões de uma sanita standard. Há uma ressalva ao usar uma mariposa elétrica - apenas a posição sentada é permitida.
O custo da versão elétrica é várias vezes superior aos preços dos concorrentes. Mas este banheiro seco não exige nenhum custo de manutenção, com exceção do pagamento de energia elétrica. Noutros assuntos, o consumo de eletricidade é mínimo e não afetará particularmente o orçamento familiar.
Para uma casa de verão, não é necessário comprar um modelo caro de armário seco - você mesmo pode construí-lo. E discutimos em detalhes como fazer isso em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Descrição dos princípios de funcionamento dos armários secos de turfa e líquidos. Comparação de modelos e dicas de seleção:
Visão geral dos diferentes tipos de sistemas sanitários autônomos, regras de operação e manutenção:
É impossível dizer com certeza qual banheiro seco é melhor e qual é pior. Várias modificações serão a solução ideal em uma determinada situação. Se você precisar de um banheiro portátil para uso ocasional, uma unidade portátil para líquidos é adequada.
Para uma casa ou chalé sem rede de esgoto autônoma, é melhor comprar um armário de compostagem a seco. Não precisa ser limpo com frequência e os resíduos reciclados podem ser aproveitados e utilizados para fertilizar os canteiros.
Qual armário seco você escolheu? Pelo que você foi guiado? Você está satisfeito com o encanamento adquirido? Por favor, conte aos nossos leitores sobre isso. Deixe seus comentários no bloco de contato abaixo do artigo.
Quanto a mim, um banheiro seco não é muito diferente de um banheiro de rua. Nossos vizinhos, por exemplo, instalaram um tanque em seu banheiro de verão, cobriram-no com uma caixa de tábuas e instalaram uma tampa e um assento de vaso sanitário. O conteúdo do tanque é removido semanalmente, assim como um vaso sanitário de compostagem. Para quem não quer se preocupar em arrumar um banheiro de verão, é mais fácil comprar um já pronto, pois não tem odores, mas exige cuidados.
Como isso não é diferente? Em primeiro lugar, este é um nível de conforto completamente diferente.Em segundo lugar, a tecnologia de eliminação de resíduos aqui não é páreo para o despejo pré-histórico numa fossa fétida e insalubre. Colocar um vaso sanitário em vez de um buraco no chão não significa chegar ao nível de um armário seco.
Escolhemos um armário líquido seco para nossa dacha. É menos incômodo, a água é escoada como em um banheiro normal, basta adicionar reagentes químicos para quebrar as fezes. Mesmo assim, um banheiro seco não pode ser comparado a um banheiro fixo, com o qual você não precisa se preocupar. É verdade que ainda é melhor do que um banheiro fedorento de rua, onde é completamente impossível ir no inverno.
É difícil escolher sem experiência de uso, é necessário fazer um teste, etc. Como
Você acha que.