Ventilador de teto suspenso: características de seleção e sutilezas da autoinstalação
Você está planejando reformar um banheiro com teto falso? Talvez o teto suspenso da sala esteja mofado e cheire mal? Neste caso, é necessária a instalação de ventilador no teto falso para ventilação forçada.
A instalação no teto em vez da habitual instalação na parede apresenta uma série de vantagens: a ventilação não é tão perceptível, é possível construir um sistema de diferentes configurações com entrada de ar em um ou mais pontos, inclusive nas salas.
Neste artigo falaremos sobre como escolher o ventilador certo e instalá-lo você mesmo, considerar os diagramas de conexão à eletricidade e as características de instalação de dutos de ventilação sob tetos falsos e suspensos.
O conteúdo do artigo:
Quando é necessário um ventilador de teto?
Antes de costurar um teto áspero com gesso cartonado, ripas, plástico ou tecido tensor, é necessário prever se o ar úmido ficará estagnado na cavidade resultante.
Se houver essa possibilidade, com o tempo, um cheiro de mofo aparecerá sob o teto e mofo e bolor aparecerão nas juntas. Tal situação pode ser evitada fã exausto.
A ventilação é necessária nos seguintes casos:
- No banheiro e no lavabo, tanto o espaço entre os tetos quanto o próprio ambiente precisam de ventilação eficaz.
- O tecto falso da cozinha também deve ser ventilado, mesmo que seja instalado um exaustor por cima do fogão. Caso contrário, a deformação e a condensação devido às mudanças de temperatura não poderão ser evitadas.
- Em uma casa particular, se houver um sótão sem aquecimento acima do teto principal com vigas de madeira, e o teto for montado em filme de PVC, plástico ou gesso cartonado.
- Se o teto falso for instalado abaixo da abertura de ventilação existente, bloqueando-a.
- Na despensa, lavanderia, vestiário e similares, a porta raramente é aberta e por pouco tempo, portanto o menor excesso de umidade dá cheiro de mofo e pode causar o aparecimento de fungos.
Dependendo das condições de uma determinada divisão, em alguns dos casos listados basta instalar um par de grelhas de ventilação em cantos opostos do tecto. Eles combinarão o espaço entre tetos com o principal e, portanto, compensarão as mudanças de temperatura no ambiente e não permitirão a estagnação do ar.
Porém, se o ar estiver poluído ou superumidificado em toda a sala, é necessário instalar ventilador de teto suspenso para ventilação forçada.
Existem também situações em que a instalação de exaustor no teto é desnecessária e até inviável.Por exemplo, se a altura da sala após o preenchimento do teto for inferior a 265 cm, um ventilador na parede será mais eficaz do que um ventilador de teto.
[adinserter name=”mobile: inserir no texto -3″]Além disso, tetos falsos e estruturas de ripas e tecido em ambientes com baixa umidade, sem variações de temperatura e com subtetos de concreto requerem menos ventilação. Se pelo menos 2 a 3 dos fatores listados estiverem juntos no seu caso, você poderá sobreviver com ventilação natural ou até mesmo sem ela.
Características de escolha de um ventilador de teto
Depois de analisar a situação, você já saberá em que condições o ventilador deverá funcionar e quais funções lhe serão atribuídas. Ao instalar a ventilação em um teto suspenso, você precisará construir um canal - um duto de ar.
Por um lado, isto é cómodo: um canal oculto pode ser instalado em qualquer ponto do tecto de uma casa ou apartamento, pode ser organizado todo um sistema de tais canais, servido por vários aéreos independentes ou um ventilador de duto. A fiação adicional fornece independência da localização dos poços de ventilação no apartamento.
No entanto, cada medidor adicional e curva de canal aumenta a resistência e reduz a tiragem, o que significa que requer um aumento na potência do ventilador.
Falaremos mais sobre como selecionar, montar e conectar tudo o que é necessário para o sistema de ventilação.
Overhead ou canal: como decidir?
Ao instalar um ventilador na parede, diretamente na abertura de um duto de ventilação, essa dúvida não se coloca: apenas modelos suspensos são adequados ali.Você também pode esconder um ventilador de duto sob o teto, proporcionando tiragem através de diversas entradas de ar em diferentes pontos.
Sua vantagem é a capacidade de garantir ventilação uniforme de todo o banheiro, mesmo com grande área, e também de conectar todos os dutos de ar de outros ambientes em um único aparelho. No entanto, isto significa que só será possível ventilar todas as divisões ao mesmo tempo, o que nem sempre é conveniente. Além disso, é necessário prever uma escotilha no teto para manutenção do ventilador.
Na prática, os modelos suspensos são geralmente preferidos em apartamentos, enquanto os dutados são preferidos em residências particulares com banheiro grande ou sistema de ventilação complexo.
Calcule a potência necessária do dispositivo
Este parâmetro é um dos mais importantes e está diretamente relacionado ao desempenho. Diferentes modelos são capazes de passar de 50 a 250 m3 por hora e às vezes mais. Mas isso não significa de forma alguma que um ventilador com capacidade de 50m3/h é capaz de servir eficazmente uma divisão do mesmo volume: isto só pode ser verdade para uma despensa ou vestiário.
Para outras divisões, o desempenho do ventilador deve ser várias vezes superior ao volume da divisão: para uma divisão - 3 vezes, para uma casa de banho - 7 - 10 vezes, para uma cozinha - 6 - 8 vezes. O coeficiente depende do número de moradores e da atividade de utilização das instalações. Além disso, é necessária uma reserva de desempenho para forçar a passagem do ar. duto de ventilação: dependendo da complexidade do seu desenho, de 5 a 20%.
Como resultado, para calcular o desempenho necessário do ventilador, é necessário multiplicar a área da sala pela altura do teto e pela taxa de troca de ar e, em seguida, adicionar 5 a 20%. Observe que ao instalar um ventilador de duto para atender vários ambientes, o desempenho necessário para cada ambiente é calculado e depois somado.
Parâmetros de ruído do ventilador
O nível de ruído produzido por um ventilador pode ter um impacto significativo no conforto dos ocupantes. Isto é especialmente verdadeiro para a ventilação de salas de estar.
Os melhores modelos suspensos não produzem mais que 25 - 30 dB, os mais altos - até 50 dB. Os ventiladores de duto têm alguma vantagem nesse aspecto: podem ser instalados fora da área de convivência.
As seguintes características reduzem o ruído do ventilador:
- rolamento deslizante em vez de rolos e esferas;
- bucha de bronze em vez de aço;
- duto de ventilação de plástico em vez de metal;
- pás do ventilador sem cantos vivos, inclusive nas pontas;
- painel decorativo maciço, com furos no centro e nas laterais;
- pequeno ângulo de ataque das lâminas;
- instalação em selante de silicone ou outra junta que absorva vibrações.
Você não deve economizar nesse recurso, porque um ventilador muito barulhento irá irritá-lo e você simplesmente não o usará.
Dependência da finalidade da sala
Os diferentes cômodos da casa diferem no microclima: no banheiro há muito vapor e mudanças de temperatura, no banheiro há um cheiro desagradável e mofo.Na cozinha o ar é superaquecido, gorduroso, às vezes fumegante, com cheiros que nem sempre são bem-vindos em outros cômodos - e exaustor operando acima do fogão, não resolve todos os problemas.
Além disso, na despensa ou no camarim o ar fica estagnado e dá um cheiro desagradável e de mofo, e no quarto ou na sala às vezes há muita falta de oxigênio, principalmente com janelas de plástico ou com um grande grupo de convidados.
Um ventilador devidamente selecionado pode eliminar ou minimizar essas diferenças. O principal é manter a taxa de troca de ar necessária ao selecionar a potência.
Observe também que o ventilador da cozinha deve ter filtros removíveis, no banheiro - proteção contra umidade, e apenas os modelos mais silenciosos são adequados para salas de estar.
Métodos de controle de ventilador
Tanto a eficiência do seu funcionamento como o conforto dos ocupantes dependem da comodidade de ligar e da correta configuração do ventilador.
[nome do adinserter =”desktop: inserir no texto -3″]Dependendo do local de instalação e da vontade do proprietário, o ventilador pode funcionar:
- junto com a luz - conexão a uma lâmpada ou interruptor geral;
- pode ser ligado e desligado manualmente usando um interruptor separado. Por motivos óbvios, um modelo com cordão ou botão no corpo não é instalado no teto;
- após um período de tempo especificado após acender a luz - iniciar o temporizador;
- acenda com a luz e desligue com temporizador - trabalhe no modo banheiro;
- acenda quando as luzes estiverem apagadas, desligue por temporizador - modo banheiro.
- manter um determinado nível de umidade - conforme comando do higrômetro, ou temperatura - conforme termômetro;
- acionado por abertura de porta, sensor de luz ou movimento - opções não para banheiro;
- por comando do controle remoto.
Dependendo da escolha do método de comutação, preste atenção à presença de um temporizador e higrômetro integrados, um interruptor no corpo e um interruptor de modo.
Claro, qualquer ventilador pode ser conectado usando sensores externos, mas eles geralmente são menos confiáveis e duráveis. Também tornará a instalação mais complicada e muitas vezes custará mais do que comprar um ventilador completo.
Ao mesmo tempo, não se deve pagar a mais por funções desnecessárias: por exemplo, um higrômetro na sala ou na cozinha é inútil.
O que mais considerar ao escolher?
Além das características listadas, os ventiladores se diferenciam pela presença de algumas funções e equipamentos adicionais. Então, válvula de retenção evitará que ar sujo entre na sala pelo duto de ventilação quando o ventilador estiver desligado.
A presença de proteção contra umidade, pelo menos IP45, é útil no banheiro, principalmente quando instalada diretamente acima de uma banheira ou chuveiro.
Além disso, a segurança será adicionada pela fonte de alimentação de 12 V em vez de 220. É conveniente conectar esses ventiladores à iluminação LED.
A funcionalidade pode incluir a possibilidade de ventilação - funcionamento constante em velocidade mínima, com seu aumento se necessário. Além disso, o controle da velocidade de rotação pode ser suave, de 2 a 3 estágios ou completamente ausente.
O design de alguns modelos pode disfarçar um ventilador no teto ou, ao contrário, torná-lo um detalhe elegante do interior. Além da variedade de cores, formatos e materiais do painel frontal, ele pode ser equipado com retroiluminação ou display.
Instalação de ventilador de teto faça você mesmo
Claro, inserir o ventilador diretamente no orifício da parede é a solução mais simples, quase todos podem dar conta dessa tarefa. Porém, mesmo em um teto falso de gesso cartonado, plástico ou ripas, você mesmo pode fazer a ventilação, principalmente se não contratou especialistas para acabamento.
Sob um teto falso, você mesmo pode prepará-lo e instalá-lo com antecedência duto de ventilação, ao esticar o teto, peça aos artesãos que façam um furo para o ventilador e depois conecte você mesmo.
De qualquer forma, primeiro você precisa pensar e projetar tudo, selecionar e adquirir equipamentos, depois montar o sistema como um kit e conectá-lo à rede.
Variantes de esquemas de dutos de ventilação
A opção mais simples é um canal de tubo reto que vai do respiradouro até o local de instalação do ventilador, com um cotovelo adaptador para o ventilador. É aplicável apenas se não houver necessidade de organizar ventilação em outros ambientes, como um banheiro.
Em essência, trata-se simplesmente de substituir uma instalação montada na parede por uma instalada no teto, sem melhorar o sistema.
Acontece que o duto de ventilação de um apartamento está mal localizado: só no banheiro, ou perto da porta, e não no canto oposto. Neste caso, pode ser necessário um canal mais complexo, no qual serão instalados dois ventiladores independentes - para o banheiro e para o lavabo.
Ao planejar o duto de ventilação, lembre-se que o banheiro deve ser o último de uma série de ambientes ventilados e o banheiro deve ser o penúltimo. Caso contrário, odores desagradáveis e umidade do banheiro poderão entrar em outros cômodos. Caso isso não seja possível, certifique-se de utilizar válvulas de retenção, sendo melhor duplicá-las: tanto na carcaça do ventilador quanto no duto de ar.
Ao desenvolver este esquema, você pode instalar um duto de ventilação separado em qualquer ambiente com teto falso - apenas evite colocar o duto nas salas de estar, a menos que seja absolutamente necessário.
Tubos de ventilação, colocado no sótão, é necessário isolar. Além disso, é neste caso que os ventiladores de duto são mais utilizados, pois seu ruído no sótão não incomoda ninguém.
Procedimento universal
O primeiro passo é pensar e projetar tudo, de preferência no papel. Desenhe uma planta da casa e marque onde está prevista a instalação dos ventiladores e onde há saída para o poço de ventilação. Lembre-se que o ventilador deve ficar localizado no canto oposto da porta ou outra fonte de ar fresco, e não tocar na estrutura de suporte do teto falso.
Em seguida, conecte o ventilador ao canal de ventilação ao longo do caminho mais conveniente e curto.Marque todos os ângulos, tês, conectores, cotovelos giratórios, adaptadores de duto planos e redondos e pontos de montagem.
Calcule quanto você precisa, meça o comprimento dos tubos e compre tudo o que precisa. Não se esqueça dos fios e interruptores do ventilador.
No acabamento das paredes, faça aberturas nos locais onde o duto de ventilação cruzará as paredes. Remova também a fiação necessária da caixa de junção, colocando-a em um tubo corrugado. Se necessário, instale um switch.
Monte um duto de ventilação para cada cômodo no chão. Fixe-o no teto, marque os pontos de montagem e fixe os grampos no teto principal.
Coloque o canal montado no lugar e fixe-o com fechos. Conecte peças de salas diferentes em um único sistema - o mais firmemente possível, sem lacunas ou rachaduras. Certifique-se de que a saída sob o ventilador esteja nivelada com a futura cobertura. Se o teto for suspenso, instale previamente uma plataforma especial para montagem do ventilador.
Somente após a instalação do duto de ventilação é que você pode começar a instalar um teto falso. Em um teto de ripas, gesso cartonado ou plástico, você pode fazer um furo com uma broca com acessório de coroa. A tela do teto falso é primeiro reforçada com um anel especial e depois cortada com uma faca de papelaria.
A carcaça do ventilador é inserida no orifício resultante até parar e, ao mesmo tempo, o cabo de conexão é retirado em um orifício especial.Em teto falso, a carcaça do ventilador é fixada com buchas molly, em teto tenso - com adesivo-selante de silicone na tomada fixa do duto.
Depois de conectar os fios, instale o painel decorativo - e a instalação do ventilador estará concluída.
Conectando o ventilador à eletricidade
Dependendo do modelo, o ventilador pode ter de 2 a 4 terminais de conexão.
Se houver apenas dois deles, zero será fornecido a um e a fase do interruptor ou da lâmpada mais próxima será fornecida ao outro.
O terceiro contato está disponível em modelos com temporizador integrado.
Eles precisam de alimentação constante para a placa, portanto o fio da fase principal é puxado diretamente da caixa de distribuição, conectando-se ao fio do painel. A chave é instalada no segundo fio da fase, conectado ao terminal do temporizador.
Quatro contatos são raros, geralmente na presença de um temporizador e de uma caixa de metal. Neste caso, além de zero e duas fases, deve-se conectar o aterramento ao ventilador.
Ao conectar o ventilador mais simples sem temporizador a uma lâmpada ou interruptor, lembre-se de que ele funcionará exatamente enquanto a iluminação estiver acesa. Talvez tal esquema seja adequado para um banheiro, mas para um banheiro esse tempo provavelmente não será suficiente e você terá que deixar a luz acesa por mais tempo do que o necessário. Além disso, lavar-se com corrente de ar usando um ventilador pode ser desconfortável.
Para uma cozinha ou sala, ligar um ventilador à luz não é absolutamente adequado, porque você pode cozinhar com luz natural e é mais conveniente ventilar o ambiente durante o dia.Na despensa e no vestiário, via de regra, a luz acende muito pouco, por isso é melhor usar modelos com timer.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Resumindo, notamos que é perfeitamente possível organizar com as próprias mãos até mesmo um sistema de ventilação complexo e extenso em um teto falso. E para que você definitivamente não tenha dúvidas, oferecemos vários vídeos.
O duto de ventilação mais simples no teto do banheiro com as próprias mãos:
Acabamento do teto do banheiro com ventilação e isolamento:
Disposição de um exaustor silencioso na cozinha com ventilador de duto - o duto neste esquema pode ser escondido não pelas fachadas dos móveis, mas no teto:
Para garantir que a ventilação que você mesmo projeta e instala funciona corretamente, tente não economizar tempo nem dinheiro. Adote uma abordagem responsável na escolha não apenas do ventilador, mas também da seção transversal, do material e do diâmetro do duto. Não existem tarefas impossíveis e, com o máximo cuidado, você mesmo pode instalar um ventilador de teto, não pior do que os especialistas.
Você tem ventilação em casa escondida por tetos falsos? Quais ventiladores estão conectados a ele e de acordo com qual circuito? Compartilhe suas impressões, dicas, correções e acréscimos ao artigo nos comentários.