Ventilação em teto falso: para que serve + detalhes de disposição

Os tecidos tensores são um tipo popular de disposição de revestimentos de tetos falsos.São amplamente utilizados em órgãos governamentais, instituições públicas, edifícios residenciais e apartamentos, nas áreas onde as normas de segurança contra incêndio permitem. Como em qualquer estrutura suspensa, a ventilação em teto falso é uma das estruturas de engenharia mais importantes.

Infelizmente, existem muitas empresas que conseguem instalar lindamente um revestimento impressionante, mas só depois de muitos instaladores começarem os problemas com o microclima da sala, devido à instalação analfabeta do sistema de ventilação

Como controlar a criação de uma troca de ar adequada, que cálculos devem ser feitos, que esquema escolher e quais as normas existentes em apartamentos onde é impossível instalar novos canais em estruturas portantes? São tantas perguntas, mas temos respostas para tudo. Falaremos sobre opções de arranjo e características de design de um sistema de ventilação de teto suspenso.

Tipos de ventilação com tetos falsos

Tal como acontece com qualquer outra estrutura, existem 2 tipos principais de troca de ar para tectos falsos.

Esse:

  1. Natural - envolve a instalação dos elementos mais simples de ventilação (dutos de ar e poços de ventilação) ou a sua ausência para criar um movimento natural do fluxo de ar.
  2. Forçado - quando o projeto prevê um ventilador para criar tiragem forçada

Em geral, ao organizar a ventilação em salas com tal revestimento de teto, não deve haver dúvidas sobre como garantir a ventilação do teto falso.

Em vez disso, é relevante como construir um sistema de ventilação em um teto falso para que a tela não interfira na troca de ar e alivie a pressão entre o espaço do teto e a sala.

Teto falso com ventilação
A escolha de um sistema de projeto de duto de ar é determinada com base nas características individuais da sala, seu nível de umidade, condições de temperatura e a finalidade da sala com teto falso

Ou seja, inicialmente é necessário equipar um sistema de alta qualidade, que deve estar em todas as residências, e só depois ajustar a ele sua estrutura suspensa, e não vice-versa. Você cria um microclima não para o teto, mas para a sua saúde, porque as próprias telas não precisam particularmente de ar fresco.

Troca de ar natural e grades de ventilação

Como você sabe, existem diferentes tipos de telas de teto e um deles é perfurado. Este é um tipo especial de liberação do próprio material. PVC, tecido - não importa. A questão é que existem buracos na tela. Eles podem ser organizados aleatoriamente ou dobrados em um único padrão.

Seu objetivo é inicialmente projetar. No entanto, na maioria dos casos, eles não interferem na circulação saudável do ar. Claro que não em todos os tipos, depende da localização e tamanho da perfuração, mas muitas vezes, graças a ela, não é necessária a instalação de dispositivos adicionais de troca de ar sob a tela.

Mas essa tela é cara e muito difícil de dominar com maestria no sentido do design. Na maioria das vezes você precisa pensar em um sistema para telas comuns.

Se a sala já tiver ventilação funcionando, não haverá problemas em garantir a circulação de ar no teto. Basta instalar grades de ventilação ou difusores no tecido tensor.

Não há nada complicado. E o processo em si não levará muito tempo.

Instalação de grelha de ventilação
1. Instalação do anel de piso. 2,3,4,5. Fazemos um furo no anel térmico para instalação de difusor ou grelha de ventilação. 6. Instale o próprio dispositivo

Basta colocar anéis de piso especiais na cola, fazer furos para os dispositivos e instalá-los.

Local para grades de ventilação
Grelhas de ventilação ou difusores são instaladas nos cantos do teto, diagonalmente opostos entre si. Este princípio se aplica a qualquer sistema de dutos de ar interno.

Deve-se notar imediatamente que eles não prejudicam a aparência do teto, pois são bastante compactos e, além disso, têm uma aparência bastante decente, lembrando o comum lâmpadas de teto. Além disso, você pode escolher quase qualquer cor que melhor corresponda ao tom da tela.

Arranjo de ventilação artificial

Se um exaustor ou poço de ventilação estiver localizado no teto de um banheiro, lavabo ou cozinha e uma estrutura suspensa os fechar naturalmente, é necessário instalar o exaustor através do teto falso usando estruturas especiais que envolvem o uso de um método de ventilação forçada .

Através dos poços de ventilação existentes, também é possível realizar a troca de ar em ambientes que não estão equipados com sistema de circulação, mas necessitam dele.

Duto de ar de plástico
Para instalar um sistema de duto de ar, é melhor adquirir um design modular pronto.É barato e ao mesmo tempo possui todas as qualidades necessárias - compacidade, elementos prontos, estanqueidade

Especialistas afirmam que em ambientes com pé direito baixo – menos de 2,65 m de altura – não é aconselhável a instalação de ventiladores de teto. Se se trata de uma casa de banho com esta altura, o melhor é pensar em instalar um exaustor.

Inicialmente, é necessário realizar todos os cálculos e considerar a viabilidade de criação de trocas de ar forçadas. E a seguir selecione o material com o qual será feita a estrutura.

Caixa de duto de ar pode ser feito de:

  • gesso cartonado;
  • tubo corrugado;
  • elementos plásticos.

A última opção é a mais conveniente e rápida. Consideremos a troca de ar forçada usual com a instalação de um ventilador em etapas.

Etapa nº 1 - fixação dos dutos de ar

O duto de ar é cuidadosamente fixado diretamente na superfície do teto ou em cabides pré-instalados. É muito importante que a estrutura esteja absolutamente vedada, caso contrário aparecerá uma área de pressão negativa e a tela “sugará” para a base.

Duto de ar para ventilação
Uma caixa de drywall pode se tornar um duto de ar. Os designers costumam usar essa estrutura como uma estrutura maximizadora e decorativa para ventilação. Mas principalmente é melhor usar plástico

Depois dutos de ar são protegidos, você precisa retirar todos os fios elétricos necessários.

Etapa nº 2 - equiparemos local para o ventilador

Após a instalação do duto de ar, é necessário providenciar uma montagem para o ventilador. Geralmente é feito de madeira compensada. A hipoteca é fixada ao teto da base por meio de cabides.

Diagrama de ventilação
O design do seu sistema de teto usando ventilação forçada será mais ou menos assim.Como você pode ver, a plataforma é fixada diretamente na cabeça do tubo de ventilação

Etapa nº 3 - instalação de tecido tensor

A seguir é instalado o próprio tecido tensor, mas com muito cuidado para não danificar a superfície. Quando o teto falso for instalado, será necessário instalar um anel de piso no local de fixação da hipoteca.

Anel de piso
A largura das paredes protetoras é selecionada de acordo com o diâmetro do tubo, quanto maior, mais espessas são as paredes do anel térmico. Observe que essas luminárias podem ser coloridas ou transparentes.

Etapa número 4 - faça furos para o duto de ar

Depois que o anel estiver bem preso, você precisará fazer um furo com cuidado para o duto de ar.

Isso é feito usando uma faca comum de papelaria.

Etapa número 5 - conecte o ventilador

Em seguida, você pode conectar o ventilador. Para fazer isso, ele deve ser firmemente inserido no duto de ventilação e fixado. Os fios são encaminhados através de orifícios na caixa e conectados por meio de terminais.

Etapa nº 6 - instalação da grelha de ventilação

Instalamos em cima da nossa estrutura grelha de ventilação.

Fã
Antes de instalar o sistema e conectar o ventilador ao duto de ar do teto falso, certifique-se de verificar o funcionamento do aparelho, mesmo que o vendedor tenha testado para você antes de comprar

No canto da sala oposto ao sistema instalado, é necessário instalar um difusor ou grelha de ventilação.

Você pode ver instruções mais detalhadas para instalar um exaustor Aqui.

Capô em teto suspenso

As cozinhas geralmente possuem exaustor. E a partir deste dispositivo surgem estruturas de engenharia que muitas vezes irritam os proprietários com sua qualidade inestética.No entanto, o tubo do exaustor também pode ficar escondido num tecto falso, e agora vamos explicar-lhe como.

Em vez de tubos corrugados, que geralmente são equipados com sistemas de ventilação, é melhor usar tubos especiais dutos de ar de plástico não redondo, mas seção transversal retangular 55×110 mm. Podem ajustar-se o mais próximo possível da base, o que garantirá a possibilidade de baixar minimamente o nível da moldura do tecto falso.

Duto de ar para exaustor
Por conveniência, se você estiver planejando uma grande reforma cosmética, você pode primeiro traçar a localização do exaustor para que coincida exatamente com a caixa instalada

Tenha cuidado, novamente, todas as juntas devem ser seladas com cuidado, e a fiação deve ser colocada com antecedência, antes mesmo de instalar a própria tela.

Outro detalhe importante é que se a tubulação do exaustor passa por outros ambientes e você deseja combinar o sistema de ventilação desses ambientes através dela, certifique-se de instalar difusores com válvulas de retenção para que o ar de exaustão da cozinha não seja aspirado para todos os ambientes .

Então, você instalou dutos de ar dos poços de ventilação. Agora você precisa instalar um tubo do exaustor na superfície do teto falso. Para combinar o duto de ar instalado com o exaustor, deve-se usar um adaptador retangular para uma corrugação redonda do próprio aparelho.

Mascarando o capuz
É assim que ficará a estrutura acabada após todas as conexões ao sistema de ventilação. Como você pode ver, o tubo sobressai minimamente e é praticamente invisível

Na tela é feito um furo de diâmetro adequado para sua conexão, são feitas as comunicações e, na última etapa, é verificado o funcionamento do equipamento de exaustão.

Nuances de organizar ventilação para um teto suspenso

Antes de instalar todos os sistemas é necessário preparar a superfície. Em geral, de acordo com a tecnologia, são obrigatórios durante trabalhos de acabamento deste tipo de acordo com a tecnologia. Porém, na maioria das vezes são ignorados, acreditando-se que a estrutura suspensa tem como objetivo esconder todas as falhas.

Portanto, antes de mais nada, é preciso cuidar de vedar eventuais fissuras e juntas. Naturalmente, são pontes frias que provocam condensação. É por esta razão que o isolamento térmico também é recomendado. Isto é relevante para residentes de casas particulares e andares superiores de prédios de apartamentos com sótão não isolado.

Isolamento acústico e térmico
Em geral, o isolamento térmico do teto deve ser feito a partir do sótão. Este arranjo pode causar acúmulo de umidade entre o teto e o isolamento.

A seguir, você deve cuidar do fortalecimento da estrutura. Se você possui um sistema de ventilação mecânica, uma base sólida para a fiação elétrica é muito importante.

E, finalmente, a última coisa: os roedores adoram correr em tetos falsos. Eles podem facilmente mastigar a fiação elétrica da ventilação forçada ou entrar nos dutos de ar e morrer ali, criando ar fedorento para seus proprietários em vez de ar fresco. Portanto, é importante excluir todas as opções de entrada de roedores no espaço do teto.

Desvantagens do sistema de ventilação de tetos falsos

Os fabricantes de tecidos tensores gostam muito de se gabar do grau de estiramento de seus tecidos em caso de inundação por vizinhos acima ou vazamento no telhado. É claro que para as próprias telas essa situação acabará sendo um impasse, mas pelo menos você economizará reparos e móveis se a água não escorrer, mas ficar retida pelo teto falso.

Assim, a instalação de orifícios de ventilação adicionais reduz a estanqueidade da estrutura e, consequentemente, aumenta o risco de vazamentos nesses locais.

Água no teto suspenso
É claro que, por um lado, as grades de ventilação reduzem as propriedades de impermeabilização dos tecidos tensos, mas por outro lado, é mais fácil drenar o líquido acumulado pelos seus orifícios.

Ao organizar a ventilação, ainda são necessários cálculos individuais precisos, que são realizados diretamente no local. Portanto, quaisquer instruções podem ser consideradas apenas orientações condicionais.

Outro ponto importante é o problema da manutenção dos dutos. Caso ocorra algum problema com o sistema, será necessário retirar toda a tela para consertar a avaria.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação de grelhas de ventilação em tecto falso:

Falamos sobre instalar ventilação em teto falso com as próprias mãos, como vocês podem ver, não há praticamente nada de complicado nisso. Porém, deve-se levar em consideração que, por exemplo, a ventilação forçada deve ser feita na primeira etapa de instalação do tecido tensor. E mesmo a habitual inserção de grelhas de ventilação, embora pareça simples, pode danificar o tecto decorativo. Portanto, você ainda deve confiar isso a profissionais.

Você tem tetos falsos em casa? Você planeja instalar ventilação neles e que opção está considerando para isso? Ou talvez você tenha encontrado alguma dificuldade durante a instalação da ventilação em um teto falso? Compartilhe sua experiência nos comentários e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Boa tarde. Explique a ele. Eu tenho um exaustor acima do fogão. tubo 150mm. É possível fazer teto falso sem desmontar a fiação?sistema. se *sim* me diga como.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica