Colocação de fogão com as próprias mãos: guia detalhado + procedimentos com diagramas e desenhos
O fogão é uma estrutura multifuncional e tecnicamente complexa.Dentro de seus limites, o combustível é processado, o calor é produzido e os produtos da combustão são removidos para o exterior. Se pretende instalar um fogão com as próprias mãos, deve seguir rigorosamente as regras comprovadas na prática há séculos para garantir o funcionamento normal do aparelho.
Quem quiser saber como construir de maneira ideal um fogão de tijolos encontrará informações detalhadas sobre todos os assuntos importantes que interessam a um artesão independente. No artigo apresentado, as especificidades tecnológicas da estrutura são apresentadas detalhadamente, os principais postulados dos fabricantes de fogões e nuances significativas são escrupulosamente listados.
As informações que fornecemos proporcionarão um auxílio eficaz na construção de uma olaria. Todos os seus componentes cumprirão perfeitamente as suas funções e a própria estrutura durará muitos anos sem reclamações. Para ajudar os artesãos domésticos, selecionamos diagramas de sequência, fotografias e recomendações de vídeos.
O conteúdo do artigo:
Componentes estruturais de fornos de tijolos
Antes de começar a construir um fogão, você deve decidir sua finalidade. As unidades de aquecimento, cozimento e secagem apresentam diferenças significativas de projeto que devem inicialmente ser levadas em consideração. Há também uma diferença razoável nos procedimentos desenvolvidos pelos fabricantes de fogões para o assentamento preciso de tijolos.
Existem muitos designs de fogões que podem ser divididos em grupos de acordo com sua finalidade:
As casas de campo, em regra, que não têm ligação a redes de aquecimento centralizadas, estão maioritariamente equipadas com unidades universais de cozinha e aquecimento. A parte de trás deles é transformada em aposentos, a parte da frente em cozinha.Na parte frontal encontra-se normalmente a placa e os principais aparelhos do fogão.
Suponhamos que estamos interessados na opção universal, cuja construção examinaremos cuidadosamente. Como todos tipos de fogões, é constituído por uma fundação, um conjunto que inclui uma fornalha com os seus aparelhos e condutas de ar associados, e uma chaminé.
Fundação: recursos do dispositivo
A base sobre a qual será instalado o recuperador é sempre construída separadamente da fundação da casa.
Este facto é justificado por uma série de razões imperiosas:
- Uma estrutura de tijolos tem um peso impressionante: a subsidência do solo sob ela será muito maior do que sob as paredes de uma casa.
- As dimensões lineares de uma unidade operando em altas temperaturas são instáveis. Os fogões caracterizam-se por algum movimento, o que é, em princípio, contra-indicado para as paredes do edifício.
- A localização separada da fundação proporciona uma distância tecnológica suficiente entre o forno e as estruturas do edifício, o que evita e reduz a probabilidade de incêndio.
Além disso, um forno construído sobre uma fundação separada é mais fácil de reparar, modernizar e reconstruir, se necessário.
A fundação do fogão é feita de entulho ou tijolo, utilizando argamassa de cal ou cimento como composição de ligação. Na construção da fundação é proibido o uso de mistura de argila, pois ele desmorona rapidamente em solos que apresentam constantemente alguma umidade.
Além disso, a composição da solução aglutinante é selecionada dependendo do grau de umidade das rochas subjacentes. Para construir uma fundação em solos com baixa umidade, utiliza-se argamassa de cal ou cal-cimento; em solos úmidos, utiliza-se apenas argamassa de cimento.
Na planta, a fundação deve ser pelo menos 5–7 cm maior que o fogão de cada lado. A profundidade de sua instalação depende das dimensões do móvel, em média é de 0,75 m. Para dachas térreas é permitido ir apenas 0,5 m de profundidade. O fogão para uma casa de dois andares deve ficar sobre uma fundação com espessura de 1,0 m.
Há um artigo em nosso site onde examinamos detalhadamente o processo de montagem de um fogão de tijolos para uma casa de verão. Mais detalhes - acesse link.
Na construção de uma fundação de entulho, ela não é levada ao nível do chão, deixando 14 cm livres, espaço livre preenchido com duas fileiras de tijolos. A fundação, levada ao nível do chão, é coberta com duas camadas de feltro ou feltro para impermeabilização. Em vez destes materiais isolantes, utiliza-se frequentemente uma camada de argila de 2 cm ou uma betonilha de cimento da mesma espessura.
Massa do forno: especificidades da estrutura
Os principais componentes do conjunto de estufas são o corpo, a fornalha e os circuitos de fumos. O tijolo vermelho maciço é utilizado na alvenaria do corpo e nos canais que retêm a fumaça no interior do fogão para aumentar a transferência de calor. Forro, ou seja O revestimento interno da fornalha é feito com tijolos refratários refratários.
A caixa com circulação de fumos é assentada sobre argamassa argilosa e arenosa. O forro utiliza uma mistura de pó de argila refratária e argila refratária.Eles se esforçam para minimizar a espessura das costuras durante o assentamento. A espessura máxima na alvenaria do corpo e canais é considerada de 5 mm, no forro da fornalha as costuras não devem ultrapassar 2-3 cm.
Notemos desde já que o corpo e o forro do forno não podem ser enfaixados. Estas devem ser duas estruturas separadas, porque eles aquecem a diferentes níveis de temperatura e se expandem de acordo com diferentes maneiras.
Para assentar o forno, você pode comprar misturas prontas de argila refratária e argila e areia. É verdade que você mesmo pode preparar uma solução de argila e lixar sem problemas. As proporções de argila e areia nessa composição caseira são selecionadas em função do teor de gordura da argila, as proporções variam de 1:0 a 1:3.
Uma condição importante para garantir a resistência da estrutura é o cumprimento do curativo das costuras. Esta regra evitará o desabamento das paredes. Antes de realizar os trabalhos de alvenaria, os tijolos vermelhos são embebidos durante 10-15 minutos num recipiente com água para não “tirarem” água da solução “ligante”, os resistentes ao fogo são simplesmente enxugados.
Durante o assentamento, um fabricante independente de fogões deve:
- Verifique constantemente a horizontalidade da linha e verifique as diagonais. Se houver um ligeiro desvio nas diagonais, já é um sinal para desmontar as filas superiores e corrigir o erro.
- Preencher completamente as juntas com argamassa. Limpe regularmente a lateral da estrutura com um pano e remova o excesso de ligante.
- Limpe a superfície interna das chaminés com uma escova umedecida. Isto é necessário para evitar a formação de rugosidade.
Para construir um fogão de tijolos de maneira ideal, como fazem os fabricantes de fogões experientes, você deve primeiro secar cada fileira. Ao experimentar a posição dos tijolos sem argamassa, você percebe imediatamente os erros. Além disso, é mais fácil marcar e cortar.
Sem assentamento a seco, é permitido o assentamento apenas em fileiras retas que não afetem peças estruturais, dispositivos e circulação de fumaça.
Tubo: opções e regras de construção
Os canais de fumaça são feitos de tijolo vermelho maciço. Para unir os elementos do sótão, utiliza-se argamassa de cal ou cimento-cal. A parte externa do tubo é construída exclusivamente em argamassa de cimento, pois... a argila é fácil e rapidamente lavada pela água da chuva e dissolvida pelas precipitações do inverno.
Com base no tipo de localização, os tubos dos fogões de tijolo são divididos em três tipos:
- Montado. O canal de fumaça é uma continuação direta da unidade, elevando-se diretamente acima de seu corpo com circulação de fumaça.
- Indígena. Esse tubo é colocado sobre uma base separada e conectado ao fogão por meio de uma manga disposta nos cantos.
- Parede. Estes canais de exaustão de fumos são instalados diretamente nas paredes principais localizadas no meio da casa.
Os pequenos fogões para casas de campo são construídos principalmente com tubos montados e ocupam menos espaço útil. O canal de fumaça deve ser exatamente vertical e claramente consistente em tamanho e altura da seção transversal.
No nível onde o tubo atravessa o piso de madeira, é feita uma ranhura, um alargamento que fecha a abertura, mas não fica adjacente a materiais inflamáveis. No espaço entre o tubo e o teto é colocado estopa ou amianto macio embebido em solução de argila.
Ao colocar tubos sobre um telhado de tijolos, forma-se uma lontra - um alargamento que protege contra o fluxo de condensação para o canal. No sótão, a chaminé é rebocada e caiada para que as fugas possam ser imediatamente determinadas pelas fissuras que aparecem na cal.
Uma tira de metal é colocada no tubo construído. defletor – uma tampa de metal nas pernas que protege contra o fluxo de água atmosférica para o canal. Ao mesmo tempo, este dispositivo extingue faíscas, o que é extremamente necessário se a cobertura for de telha flexível ou ondulina.
As nuances do acabamento do fogão
As paredes do fogão, de bom tijolo, e até decoradas por fora, não precisam de acabamento: caiadas e rebocadas. Se não houver lascas ou rachaduras nos elementos de alvenaria e as verticais e horizontais forem observadas durante a construção, a estrutura de aquecimento ainda terá uma ótima aparência.
Na alvenaria de fogão em tijolo de boa qualidade, basta rejuntar e descosturar com cuidado as costuras. Sem acabamentos desnecessários, a estrutura de aquecimento e cozimento fica melhor.
Se ainda há reclamações sobre as paredes do fogão, há defeitos e a alvenaria não é a ideal, então o acabamento é muito necessário. Antes de terminar o trabalho, a superfície externa é bem esfregada, esfregada com um pedaço de tijolo para melhorar a aderência e depois esperar secar.
A unidade seca pode ser rebocada com a argamassa argilosa e arenosa utilizada na alvenaria. Para aumentar a resistência, é possível adicionar 1% de lascas de amianto à composição. As opções de aquecimento dos fogões são revestidas com azulejos - este é o tipo de acabamento mais confiável e estanque aos gases, mas também o mais trabalhoso.
Possíveis complicações para o fabricante do fogão
Numa casa de campo construída de acordo com um projeto padrão, a localização do fogão, a saída da chaminé e os locais convenientes para manutenção e operação são geralmente fornecidos com antecedência.É muito mais difícil instalar um aparelho de aquecimento e cozinha numa casa construída de acordo com uma ideia individual. É ainda mais difícil se a casa já estiver construída.
Acontece que depois de escolher o que o proprietário considera um bom local para o fogão, e mesmo depois de construir a fundação, de repente descobre que a chaminé vai atravessar a viga ou caibro do piso. O que fazer em tal situação?
A saída neste caso envolve duas opções difíceis e bastante caras. Na primeira delas você terá que arrumar o teto e mudar a posição das vigas e caibros, na segunda você terá que demolir e reconstruir a fundação do fogão.
Para eliminar tais problemas, antes de marcar e construir a fundação de uma casa construída, é necessário determinar se a chaminé não violará a integridade das estruturas existentes. Se for possível e tiver acesso a vigas que ainda não foram revestidas, é necessário utilizar um fio de prumo para verificar a posição exata dos componentes do forno marcado.
Se numa casa que você está construindo com as próprias mãos, é mais conveniente colocar um forno de tijolos em um local cuja projeção cruze os elementos do sistema de cobertura, é melhor movê-los. Em geral, de todas as opções, é aconselhável escolher aquela que será mais fácil e barata de implementar.
Ao projetar um fogão e selecionar um modelo adequado, devem ser levadas em consideração as seguintes regras:
Alvenaria de versão simplificada do fogão russo
Vejamos um exemplo específico das especificidades da construção de uma versão simplificada do fogão russo. Como todas as unidades desta categoria, pertence a equipamentos de cozinha e aquecimento, o que significa que está equipado com placa em ferro fundido. Possui ainda duas fornalhas, que permitem aquecer o ambiente, cozinhar deliciosos pratos e assar pão.
Uma característica especial deste projeto específico é a presença de um coletor de cinzas específico localizado sob a exaustão de dióxido de carbono.As cinzas são coletadas através de um canal de tijolos localizado sob a grelha. O recipiente de cinzas pode ser esvaziado na rua, para que não haja contaminação do forno tradicional na casa.
Para deslocar a caixa metálica de recolha das cinzas para o exterior, é instalado um canal na fundação da casa, que está ligado à fundação do recuperador. Esta estrutura deve estar localizada sob o piso. Do lado de fora, tudo isso é coberto por uma aba isolada.
Design exclusivo de fundação de forno
A base desta versão do fogão também é especial. Ele é construído da seguinte forma. São selecionados 85 cm de solo para a fundação.A largura da cava deve ser conveniente para a construção da fundação. O fundo da escavação é coberto com areia e compactado de forma que a camada de areia resultante tenha 10 cm.
Sobre a base nivelada é instalada uma caixa metálica, na qual são assentadas 4 fiadas de alvenaria em argamassa de cimento. A uma profundidade de 12 cm do nível do chão, é feita a impermeabilização, a partir da qual é construída uma saída de fumos: uma fundação oca. Esse trecho da estrutura é rebocado para que fissuras – locais de vazamento de gás – possam ser imediatamente identificadas.
Esta solução permite fechar a vista da chaminé imediatamente após a fornalha, pois o monóxido de carbono será descarregado na fundação oca sem entrar nas instalações. Como resultado, o desempenho térmico da unidade é significativamente melhorado. A cinza é retirada periodicamente de uma caixa de metal colocada na rua para coleta.
O canal de extensão do coletor de cinzas é construído em tijolo simultaneamente à construção da fundação do fogão.Para formá-lo, são instalados cantos de metal. O canal é levado até um furo feito no mesmo nível na fundação da casa.
Alvenaria ordinal em detalhe
O tamanho do forno de tijolos simplificado mostrado nos desenhos em planta é de 77x116 cm, o que equivale a 3 tijolos de largura e 4,5 tijolos de comprimento. Ao nível do chão, este recuperador é disposto numa estrutura metálica soldada a partir de um canto, ou numa sólida caixa de estanho.
O diagrama abaixo mostra 10 fileiras de alvenaria de fogão. Após o assentamento da 4ª fileira, é instalado nas paredes um canto metálico, necessário para formar o canal. Na 5ª linha, o canal é sobreposto nos cantos.
Antes de colocar a 7ª linha, é colocada uma folha de amianto. Após o assentamento da 7ª linha, o canal formado é revestido com chapa.
A construção do recuperador das filas 5 a 13 envolve a construção de um respiradouro de carbono. Na 8ª linha, as tiras de metal são instaladas novamente. Na 9ª, 11ª e 13ª filas o tijolo é colocado na sua borda.
Após o assentamento da 14ª fiada, o recuperador em construção costuma ficar nivelado com o chão, embora aconteça que para o colocar ao nível do chão seja necessário colocar mais uma fiada. O chão à volta do recuperador é revestido a chapa de aço.
A partir da 15ª linha, ou seja,aproximadamente ao nível do campo, a estrutura de tijolo é novamente colocada em uma caixa de metal ou em uma estrutura feita de cantoneira de ferro. No dia 16 é instalado um amortecedor, necessário para drenar e coletar as cinzas. O frontão do recuperador acima deste amortecedor deverá ser revestido com metal.
Para fixar a porta do soprador, são colocadas tiras de aço nas 17ª e 18ª fileiras. No dia 18 é realizada a colocação da tampa de exaustão de fumos.
Na 19ª linha são instalados cantos na alvenaria sobre os quais repousará a grelha retrátil. Por meio dele, as cinzas serão descarregadas por um canal em uma caixa metálica para coleta.
A “base”, a base da fornalha principal de um fogão russo, é feita de tijolo resistente ao calor. Na 20ª fila de alvenaria é instalada uma moldura metálica com uma porta destinada à limpeza do recuperador. As tiras de metal são novamente colocadas acima da 22ª linha.
A 23ª linha é assentada com tijolos refratários. Na parte traseira do móvel, a alvenaria é composta por 3 tijolos colocados na borda e 1/8 de tijolo instalado plano.
Acima da 23ª fila é fixada uma placa em ferro fundido, cujas dimensões são 71x41 cm, nesta fila recomenda-se reforçá-la com uma tira de aço. A 24ª linha é plana.
A alvenaria da 25ª linha é novamente feita de tijolos refratários, que são colocados na borda. Agora estão instalando uma porta cega com dimensões de 25x21 cm, que serve de amortecedor em um fogão russo padrão.
No canto traseiro esquerdo da 26ª linha, os tijolos são colocados na borda para formar uma chaminé. Todos os outros nesta linha são colocados planos e a alvenaria é reforçada com tiras de aço. Para tijolos instalados planos, a borda interna da nervura inferior é aparada.
Ao nível da 26ª fila existem chapas metálicas destinadas à cozedura do pão. Devem ser 3 que caibam no forno, levando em consideração os vãos entre as paredes do móvel e essas assadeiras.
O comprimento das chapas do meio e da direita é igual ao tamanho do fogão. O esquerdo é mais curto exatamente no segmento que se formou na 26ª linha. Para evitar que a assadeira curta esquerda caia, ela é fixada no canto mais distante com um grampo na assadeira do meio.
Na 27ª linha, todos os tijolos são assentados. Antes da construção da 28ª fila, é disposto um suporte de tijolos no compartimento destinado à cozedura do pão. O teto ficará sobre ele.
Na 28ª fila, o frontão do recuperador e o canto traseiro esquerdo, onde se forma a chaminé, são constituídos por tijolos colocados na borda. A parte frontal da unidade é reforçada com chapa de aço. O resto do espaço é preenchido com tijolos planos.
Em seguida, duas fileiras completas, 29 e 30, são construídas com tijolos instalados na borda. Um orifício de limpeza é formado na 31ª linha. Como esperado, este furo também é reforçado com uma tira de aço.
Ao nível da 33ª fila, são feitos lintéis entre as chaminés com tijolos assentados. Eles são abaixados até a metade em relação aos tijolos instalados na borda. Na 34ª fila há um amortecedor de exaustão de vapor e uma vista. Nesta linha, o reforço é novamente realizado com uma tira metálica.
Na 35ª linha, novamente todos os tijolos são colocados lateralmente no assentamento da parte do frontão. Todos os outros tijolos são colocados na horizontal. Nas 36ª e 37ª linhas, todos os elementos são planos.Para aumentar a seção transversal da chaminé e otimizar a movimentação dos gases, a borda interna inferior dos tijolos da 37ª fileira é recortada em torno dela.
Depois colocam o tubo e montam-no a partir de 5 tijolos planos. Está conectado por ligadura com 31 linhas. Deve acontecer que a 38ª linha seja a penúltima. A 39ª fileira pressiona uma folha de amianto contra o teto. Esta é uma almofada isolante.
A partir da 39ª linha, é colocado um canal de fumaça com tijolos dispostos. Para agilizar o processo construtivo, é permitido o uso de blocos de concreto ou cerâmica.
No arranjo fogões de aquecimento e cozinha São utilizados utensílios de metal tradicionais:
Os aparelhos do forno são necessários para o bom funcionamento da unidade. Com a ajuda deles, o fogão acende rapidamente, a transferência de calor é ajustada, os buracos tecnológicos são bloqueados e os canais são limpos dos produtos da combustão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma demonstração visual de como colocar um fogão de tijolos ajudará você a se familiarizar com a essência do processo:
Construir um fogão de tijolos dificilmente pode ser considerado uma tarefa fácil, mas é bastante acessível para DIY. Guiado pelo manual e procedimentos que apresentamos, você poderá construir com suas próprias mãos um fogão em perfeito funcionamento. As informações sobre as regras gerais para a construção de unidades de aquecimento e cozinha ajudarão a controlar o trabalho dos construtores de fogões contratados.
Se você tem experiência em assentamento de fornos de tijolos, compartilhe com nossos leitores. Talvez você conheça algumas sutilezas que não mencionamos neste material? Deixe seus comentários no bloco de contato abaixo.
Antigamente, um bom fabricante de fogões valia o seu peso em ouro; era chamado para instalar fogões em todas as aldeias vizinhas. O que estou dizendo: colocar fogão é uma tarefa muito difícil.Com muitas nuances e detalhes importantes. Claro, você mesmo pode montar algum tipo de fogão, mas será que vai ficar bom? Na minha opinião, nesse caso é melhor confiar em um profissional que fará tudo bem. E é melhor procurar uma pessoa com recomendações, de preferência de amigos ou parentes.
Shagol, concordo com você, mas apenas parcialmente. Se você entende os princípios de circulação dos gases de combustão, as propriedades dos materiais e assim por diante, você mesmo pode facilmente projetar o fogão usando um desenho da Internet. Basta lembrar que a menor saliência de um tijolo ou a escolha errada da consistência da argamassa podem ser fatais durante a operação subsequente do dispositivo ou reduzir seu funcionamento temporário. Mas, em geral, uma pessoa com “cérebro” que estudou engenharia de aquecimento de fogões pode facilmente instalar o dispositivo. “Fabricantes de fogões russos” de geração em geração, agora você não encontrará fogo durante o dia. A maioria dos mestres é autodidata.
Resolvi consertar o fogão em uma casa de campo - 3 fabricantes de fogões vieram de acordo com o anúncio, o preço mínimo só para trabalhar era de 60-70 rublos.
É melhor tentar você mesmo, talvez não fique tão bonito, mas não tenho uma casa de campo nem uma reforma de qualidade europeia...
Se você quiser fazer bem, faça você mesmo. Isto é verdade para todas as construções e reparos.
É incrível que os mesmos artigos da Internet sejam reescritos impensadamente. Fiquei especialmente divertido com a fundação separada. Pelo menos esclareça que estamos falando de edifícios leves e casas de campo. Porque as fundações principais (laje e estacas) para casas normais suportarão 3-4 desses fogões, colocados um em cima do outro.
Isto está previsto nas regras para a produção de obras de tubos e fornos.
Capítulo 3, seção 5, parágrafo 7.
É necessária uma base separada para o fogão. Já o forno tende a “brincar” devido às grandes diferenças de temperatura.
Mais uma coisa. As regras acima, Capítulo 3, Seção 5, Parágrafo 23, estabelecem que “as aberturas e câmaras devem ser cobertas com revestimentos de tijolos, vergas ou abóbadas. Não é permitida a utilização de vergas de aço para cobertura de aberturas.”
Quando o metal se expande com o calor, ele destrói a alvenaria.