Dimmer para lâmpadas incandescentes: tipos, como escolher, melhores modelos e fabricantes
Dispositivos elétricos modernos oferecem vários recursos adicionais.Muitos usuários já apreciaram dimmers que permitem regular suavemente a iluminação, criando uma atmosfera de aconchego e conforto no ambiente.
Ao escolher tais dispositivos, é importante atentar para sua compatibilidade com a categoria da fonte de luz. Por exemplo, um dimmer para lâmpadas incandescentes é projetado especificamente para este tipo de luminária.
Para não se confundir na loja e não se confundir na variedade de ofertas, primeiro você deve saber mais informações sobre dimmers, não concorda? Todas as informações necessárias são coletadas em nosso artigo.
Descrevemos o princípio de funcionamento, os prós e os contras do uso de dimmers, fornecemos uma classificação detalhada dos dispositivos e delineamos as regras para conectá-los. Uma análise dos melhores fabricantes e modelos irá ajudá-lo a escolher um modelo de dimmer prático e de alta qualidade.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento dos dimmers
Os dimmers são dispositivos convenientes que permitem alterar o nível de iluminação de uma sala, reduzindo a potência das lâmpadas. Tais dispositivos podem ser baseados em várias soluções.
O dispositivo mais simples é um reostato convencional, cuja desvantagem é o aquecimento significativo durante o uso.
Para evitar isso, transformadores domésticos de lastro são incluídos no circuito de alimentação para compensar picos de tensão temporários.
Dispositivos mais modernos e convenientes são considerados controladores de luz, cujo design é baseado em semicondutores - triacs, tiristores, dinistores.
Tais dispositivos garantem um fácil controle dos momentos de desbloqueio/fechamento associados a uma mudança na direção da corrente no circuito.
Dispositivos que geram auto-oscilações também são feitos com base em transistores: neste caso, os componentes principais são elementos de campo de alta potência.
Leia mais sobre o design e princípio de operação do dimmer em Este artigo.
Dimmers: vantagens e desvantagens
As vantagens dos dimmers incluem:
- Controle confortável do brilho da iluminação. Em alguns casos, isso pode ser feito remotamente ou por meio de um sinal acústico.
- Possibilidade de utilização de reguladores como interruptores para acendimento e extinção de lâmpadas.
- A redução da carga ajuda a prolongar a vida útil das luminárias.
- Os modelos modernos costumam ter uma função de programação que permite simular a presença do proprietário em caso de saída.
O sortimento de lojas especializadas oferece uma ampla gama de dispositivos que se diferenciam em design, design, custo e conjunto de diversas opções.
Ao mesmo tempo, esses dispositivos apresentam uma série de desvantagens. Em primeiro lugar, são sensíveis ao sobreaquecimento, pelo que se recomenda a sua instalação em ambientes com temperatura não superior a +25°C.
Ao utilizar dimmers, deve ser observado um nível de carga mínimo de 40 W. Se este indicador for violado com frequência, o mecanismo regulador falhará prematuramente.
Os pulsos fornecidos podem causar interferência de rádio. Para compensar esse efeito não muito agradável, às vezes são introduzidas no circuito bobinas com capacitores (filtros LG).
Se o circuito incluir lâmpadas potentes com filamentos longos, deve-se ter cuidado ao aplicar a tensão mínima a elas, pois os dispositivos podem começar a “cantar”.
É estritamente proibido conectar televisores, computadores, tablets ou rádios ao circuito de alimentação. Não é permitida a conexão de reatores eletrônicos (reatores eletrônicos) e lâmpadas fluorescentes.
Uma questão discutível é a economia de energia na regulação do trabalho Lâmpadas incandescentes.
Estudos realizados por cientistas mostraram que o uso de tipos modernos de dimmers contribui para alguma redução no consumo de energia, mas esse número dificilmente pode ser chamado de impressionante.
Tipos de reguladores para lâmpadas incandescentes
Existem diversas opções de classificação de dispositivos para controle de brilho de lâmpadas.
De acordo com o princípio de funcionamento dos reguladores
Todos os modelos podem ser divididos em duas grandes categorias:
- mecânico;
- eletrônico.
Mecânico. Estes incluem dispositivos simples e de baixo custo que operam segundo o princípio de um reostato. Estão equipados com um botão, ao rodar o qual se pode aumentar ou diminuir a tensão, o que provoca uma alteração na intensidade do fluxo luminoso.
Dispositivos mecânicos produzidos por diferentes fabricantes possuem o mesmo design. Porém, podem variar em qualidade devido às especificações das peças utilizadas e aos cuidados tomados na montagem.
Componentes especiais também podem ser adicionados aos mecanismos de modelos individuais para facilitar o controle suave do processo e/ou garantir a operação estável do dimmer com um fornecimento mínimo de corrente elétrica.
Eletrônico. Os reguladores são dispositivos bastante complexos, controlados por meio de botões convencionais ou sensíveis ao toque.
Uma parte integrante de tais dispositivos é um microcontrolador, que expande significativamente suas capacidades em comparação com seus equivalentes mecânicos.
Aqui estão apenas algumas funções adicionais com as quais esses dispositivos podem ser equipados:
- instalação de vários painéis de controle localizados em diferentes áreas da sala;
- a capacidade de regular o funcionamento dos reguladores à distância;
- uso de modos padrão e personalizados de fontes de luz;
- conectar um dimmer a um sensor de luz, conseguindo assim o ajuste automático da intensidade da iluminação artificial em função do grau de luz natural.
Os dispositivos eletrônicos são extremamente fáceis de usar; sua única desvantagem é o alto custo.
Por tipo de design de dispositivo
Dependendo das características do projeto, três tipos principais de dimmers podem ser distinguidos:
- Modular, cuja aparência lembra disjuntores. Tais dispositivos, compatíveis com lâmpadas incandescentes, são normalmente instalados em armários de distribuição. Eles são ajustados por meio de um botão ou tecla.
- Construídas em, com instalação em caixas especiais, cuja instalação está prevista na fase dos trabalhos de instalação elétrica. Eles são compatíveis com vários tipos de luminárias.
- Monobloco, operando de forma semelhante aos interruptores convencionais. Os dispositivos requerem uma conexão de dois fios, o que possibilita a interrupção do circuito do fio de fase, causando carga.
Para controlar a iluminação em instalações residenciais, a última opção é a mais usada.
De acordo com o método de instalação de aparelhos elétricos
Dependendo da opção de instalação, existem dois tipos de dimmers: internos e externos.
Instalação interna. Esta opção é usada ao instalar fiação oculta. Neste caso, os dispositivos são montados em caixas especiais, que são colocadas especialmente em nichos de parede.
Colocação ao ar livre. Nos circuitos elétricos, os dimmers montados na superfície são instalados na superfície das paredes.
Graças ao seu aspecto atraente, não só têm um significado prático, mas também desempenham uma função decorativa, realçando o interior.
Por meio de controle de iluminação
Ao escolher um modelo, você precisa considerar como a chave é ligada/desligada/ajustada.
Com base neste critério, podem ser distinguidas as seguintes opções:
- Virar-empurrar — reguladores com botão, premindo-o permite ligar/desligar a luz e rodando-o permite controlar a sua intensidade.
- Rotativo — quando ligada, a lâmpada acende com um grau mínimo de brilho, que aumenta girando o botão.
- Teclados — o ajuste da iluminação ocorre mantendo pressionada a tecla.
- Sensorial - uma opção moderna que permite controlar a iluminação tocando na placa sensível da tela.
- Controlo remoto — a operação é controlada remotamente por meio de controles remotos, mas muitas vezes é duplicada da maneira tradicional.
Existem também modelos que utilizam o princípio acústico. Neste caso, você pode ligar ou desligar a luminária com comando de voz ou palmas.
Opção de conexão padrão
Conectar o dimmer ao sistema de iluminação é bastante fácil, basta levar em consideração que, dependendo da modificação, o dispositivo pode ter dois ou quatro terminais.
O design dos modelos monobloco prevê dois terminais através dos quais deve ser conectada a fase interrompida do circuito de iluminação. Como regra, esses dispositivos são instalados em vez de interruptores em uma tomada existente.
Instruções para conectar o dimmer
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Em primeiro lugar, é necessário desparafusar os parafusos e retirar a chave, desconectando-a da fiação elétrica.
- Em seguida, examine cuidadosamente as marcações dos terminais, onde as setas indicam as fases de entrada e saída. Para esclarecer, você pode verificar com um testador.
- Observando a polaridade, os fios restantes na tomada são conectados aos terminais do dimmer.
- Depois disso, o dimmer é inserido na caixa e fixado com parafusos ou outro método.
- Ao final do processo, a corrente elétrica é novamente fornecida ao circuito para verificar o correto funcionamento do equipamento conectado.
No conectando um dimmer com quatro terminais, dois deles são acoplados à fase interrompida do circuito de iluminação e o botão de controle é acoplado aos outros dois.
Dicas para escolher dimmers
Ao selecionar um regulador para lâmpadas incandescentes, é importante levar em consideração todos os recursos listados acima. Além disso, os especialistas recomendam prestar atenção a uma série de nuances adicionais.
Se você planeja colocar o dispositivo em uma sala cuja temperatura exceda +25 °C, é melhor usar um modelo equipado com ventilação embutida ou fusível.
Os dimmers são projetados para uma determinada potência das luminárias, que não pode ser excedida. Se o dispositivo de controle for planejado para ser conectado a um lustre ou grupo de lâmpadas, o indicador total deve ser levado em consideração.
O custo dos produtos varia muito. As opções mais econômicas são os modelos com teclado e rotativo, mas os eletrônicos oferecem mais opções. Se desejar, você pode montar um modelo simples Dimmer faça você mesmo.
Como o funcionamento dos equipamentos elétricos está diretamente relacionado à segurança doméstica, é preferível dar preferência a produtos de marcas conceituadas, cujos produtos sejam bem avaliados nas avaliações dos usuários.
Os melhores fabricantes de dimmer
Citemos várias marcas conhecidas de produtos elétricos, em cujos catálogos um lugar significativo é dedicado aos pequenos produtos, incluindo vários tipos de dimmers.
Legrand. Uma grande empresa francesa, considerada líder no mercado especializado global.
Inúmeras empresas localizadas em 80 países produzem mais de 215 mil tipos de produtos, incluindo diversas modificações de dimmers.
Os dimmers Legrand se distinguem pela operação confiável e segura e por uma longa vida útil. A gama de modelos é bastante ampla: nos catálogos você encontra opções tradicionais e originais.
As vantagens incluem uma política de preços flexível. A empresa oferece dispositivos caros e exclusivos a um preço acessível.
Simão. Holding espanhola com sede em Barcelona. A empresa é especializada na produção de equipamentos para instalações elétricas de diversas categorias de preços. A variedade inclui linhas de produtos de luxo e modelos de classe econômica.
Os produtos Simon são práticos, funcionais e têm uma aparência original. Nos catálogos você encontra diversas modificações de dimmers, incluindo touch e rotativos, além de soluções espetaculares de retroiluminação.
GRUPO Dernek. Grande fabricante que produz todos os tipos de produtos elétricos sob a marca Lezard, seu objetivo é produzir produtos acessíveis e de alta qualidade.
A Dernek concentra-se principalmente na demanda de massa, oferecendo produtos com designs simples a preços acessíveis.
Ao mesmo tempo, os aparelhos elétricos Lezard demonstram bom desempenho. Na sua fabricação são utilizados plástico e aço inoxidável de alta qualidade, e o mecanismo bem pensado do aparelho é equipado com trava de segurança.
Berker. Empresa familiar alemã fundada em 1919. Todos os produtos fabricados sob esta marca são fabricados em uma grande empresa localizada na Alemanha, em Schalksmühle.
A marca produz principalmente produtos com designs tradicionais a preços acessíveis. Os dimmers Berker são caracterizados por mecanismos de qualidade impecável, facilidade de uso e aparência elegante.
Schneider Elétrica. Fundada no século XIX, a empresa francesa oferece uma vasta gama de acessórios eléctricos muito valorizados pelos profissionais.
Os produtos da marca incluem botões e controles rotativos, bem como modelos universais adequados para diferentes tipos de lâmpadas.
Produtos de alta qualidade se diferenciam pela confiabilidade e durabilidade, utilizando módulos e molduras substituíveis. As únicas desvantagens incluem o custo relativamente alto.
ABB. Empresa sueco-suíça que ocupa posição de liderança na produção de equipamentos elétricos de alta tecnologia.
Na produção dos produtos são utilizados materiais resistentes a impactos e aos raios UV, o que confere aos produtos maior resistência e prolonga sua vida útil.
O design dos dimmers é caracterizado pela elegância e cores expressivas; Mesmo as coleções básicas usam marcas fluorescentes espetaculares.
As vantagens também incluem facilidade de instalação, conforto de uso e possibilidade de soluções modulares.
Makel. Um fabricante turco que produz produtos elétricos há quase quatro décadas.
As linhas de produtos são fabricadas em equipamentos alemães com controle cuidadoso de todos os processos. O catálogo apresenta diversos tipos de produtos, que são exportados para 40 países.
Os produtos Makel disponíveis caracterizam-se pelo bom desempenho, praticidade e funcionalidade.
Para facilitar a instalação são utilizados condutores pintados em diversas cores, além de clipes de montagem duráveis que garantem contatos estáveis.
Os melhores modelos de lâmpadas incandescentes
Aqui estão alguns exemplos de dispositivos populares em diferentes categorias de preços, formando uma espécie de quatro primeiros.
Dimmer universal DELTA da Siemens
A série inclui dimmers de botão e de chave. Fácil de instalar e operar, o dispositivo pode ser utilizado mesmo com cargas significativas aplicadas às lâmpadas.
Os dispositivos são adequados para vários tipos de fontes de luz, incluindo lâmpadas incandescentes. Algumas modificações incluídas na linha possuem funções adicionais.
Isso inclui, por exemplo, a capacidade de lembrar o nível de luz definido na última vez em que foi ligado ou a capacidade de ajustar o fluxo de luz de diferentes locais da sala.
Celiane dimmer da Legrand
A série Celiane do famoso fabricante francês combina modelos de dimmer compatíveis com diversas lâmpadas, inclusive incandescentes. A linha inclui produtos projetados para potência total de 300 a 600 watts.
Os modelos são confeccionados em quatro tonalidades requintadas: branco, marfim, titânio e grafite. Além das usuais, também existem modificações à prova d'água com alta grau de proteção.
De interesse é a versão inteligente do dispositivo, graças à qual está disponível uma diminuição suave na potência da lâmpada ao longo de uma hora ou um ajuste gradual da intensidade da luz.
Dimmer rotativo da ABB
Os dimmers 651500842 com mecanismo rotativo são adequados para uso com lâmpadas incandescentes com potência de 60-400 W.
Os dispositivos desta série, feitos em cores originais, são feitos de plástico e ligas metálicas especialmente duráveis, resistentes à corrosão e deformação.
O diagrama de conexão do dispositivo permite conectar um switch a ele. Isso permite ligar e desligar as luzes de dois locais diferentes, mas o acesso ao controle só é fornecido a partir do dispositivo principal.
Para acender a lâmpada é necessário pressionar o botão, girando o qual você pode aumentar ou diminuir o brilho da iluminação.
Ao desligar o aparelho, ele lembrará a última posição do botão, então na próxima vez que você ligá-lo, o brilho da luz será definido automaticamente.
Lezard Mira dimmer
O dispositivo mecânico foi projetado para uma carga não superior a 800 watts. O ajuste é feito girando o botão redondo: permite alterar a resistência, o que leva a um aumento ou diminuição do brilho da lâmpada.
O dispositivo está alojado em uma caixa padrão para este tipo de instalação elétrica. Seu design permite conectar facilmente o dimmer a circuitos de iluminação já instalados.
As vantagens do modelo incluem facilidade de uso, longa vida útil e preço acessível.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo apresentado descreve detalhadamente três modificações de dimmers da famosa empresa francesa Schneider Electric e também descreve como conectá-los:
Os dimmers projetados para funcionar com lâmpadas incandescentes são dispositivos convenientes que aumentam o conforto e a qualidade de vida. Existe uma vasta gama de produtos à venda, que podem diferir nas soluções técnicas, na presença de diversas funções e na variedade de designs.
Dimmers de diferentes tipos são extremamente fáceis de instalar, permitindo que você mesmo os instale. É importante apenas seguir rigorosamente as regras de segurança e realizar todas as manipulações com cuidado.
Você tem experiência na escolha ou uso de dimmer para lâmpadas incandescentes? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Tenho um lustre em todos os cômodos da casa. Não parece nada incomum, mas todos eles têm pelo menos três tonalidades. Assim, o mesmo número de lâmpadas. Cinco lâmpadas incandescentes de 60 watts já são o inferno na terra. Depois de uma hora, os olhos começam a doer com a luz forte. Bem, por que não sentar no escuro? Então removi os interruptores antigos e instalei dimmers reostatos da Makel. O que é especialmente interessante é que eles vêm com um fusível embutido. Quando há um curto-circuito no lustre, ele o desenergiza imediatamente. Mas então o dimmer terá que ser trocado. Eles se conectam facilmente. Acho que qualquer um pode lidar com isso.
Bem, não deve haver problemas com um dimmer para uma lâmpada incandescente. Pelo menos para uma pessoa que é pelo menos um pouco capaz de trabalhar com as mãos e não faltou às aulas de trabalho na escola. E é uma coisa útil que permitirá que você escolha a intensidade da iluminação e até economize energia. A única coisa é que eu não recomendo usar dimmers excessivamente complexos com funções desnecessárias se você não estiver confiante em suas habilidades como eletricista. Temporizador, controle acústico, etc. - tudo isso é bom e conveniente, mas lembre-se de que coisas complexas têm maior probabilidade de falhar.