Exaustor para cozinha: princípio de funcionamento, design, tipos de unidades

Um elemento necessário de qualquer cozinha séria é um exaustor.Tal dispositivo deve ser instalado em empresas industriais, mas também ocupa um lugar digno em cozinhas domésticas.

Esta opção de exaustor é excepcionalmente eficaz na remoção do ar de contaminantes relacionados ao cozimento. Vamos dar uma olhada juntos nas características de funcionamento deste exaustor e nos pontos que você precisa prestar atenção na hora de escolher um exaustor para sua cozinha.

Como funciona?

Um dispositivo deste tipo é um exaustor potente projetado para ventilar efetivamente o ar na área da cozinha. Na maioria das vezes, são instalados diretamente acima das superfícies de cozimento em restaurantes, cafés, cantinas e outros estabelecimentos de restauração.

Tal dispositivo pode ser instalado não apenas sobre fogões de cozinha convencionais, mas também sobre outros equipamentos semelhantes: churrasqueira, forno, etc.

A qualidade dos pratos só será beneficiada pela presença de um bom exaustor. Os guarda-chuvas retêm o vapor de água, partículas de óleo e gordura e removem os odores que emanam dos pratos preparados. Todos esses contaminantes sobem sob a influência do ar quente e entram na cavidade de trabalho da coifa. Aqui, o ar poluído passa por um sistema de filtragem, onde ocorre o processo de purificação.

Exaustor
Um exaustor é um dispositivo elegante e moderno que proporcionará uma purificação eficaz do ar em uma cozinha doméstica ou industrial.

Em seguida, as massas de ar, livres de inclusões desnecessárias, são devolvidas à área da cozinha ou retiradas pelo duto de ventilação, dependendo do tipo de aparelho.

Os contaminantes gordurosos passam por um canal separado e são coletados em recipientes de armazenamento, dos quais são removidos periodicamente.

Caixas de gordura do capô
As caixas de gordura são elementos especiais de alumínio instalados dentro dos exaustores. Eles retêm partículas de gordura e outros contaminantes relativamente grandes

Para facilitar o processo de limpeza dos depósitos de gordura das unidades de armazenamento, é recomendável colocar primeiro nos copos um detergente especial que possa dissolver a gordura com eficácia.

As vantagens das estruturas de exaustão do tipo guarda-chuva incluem o seguinte:

  • a capacidade de usar o controle remoto;
  • alto grau de automação;
  • a capacidade de instalar um modelo adequado em quase qualquer área da cozinha;
  • uma ampla seleção de diferentes modelos feitos de diversos materiais com designs atraentes;
  • alto nível de produtividade.

Entre as desvantagens de tais equipamentos, destaca-se, em primeiro lugar, o aumento da geração de ruído causado pelo funcionamento de um potente ventilador. Para garantir o funcionamento adequado da unidade, ela deve passar por manutenção regularmente, ou seja, compre e substitua imediatamente os filtros de carbono.

Esses itens não podem ser limpos ou reformados e podem custar mais para operar do que o esperado. Além disso, bons equipamentos desse tipo são bastante caros por si só.

Guarda-chuva da ilha
Um guarda-sol de ilha pode ser instalado bem no meio da cozinha, se o tamanho do ambiente permitir. Em uma sala pequena, esse dispositivo pode ser colocado acima de um fogão instalado próximo à janela.

Os exaustores são sempre necessários na cozinha. Partículas de graxa, vapor quente, fuligem, gotas e outros contaminantes podem não ser perceptíveis à primeira vista, mas com o tempo formam uma camada de sujeira em diversas superfícies que não é fácil de remover.

Além disso, os resíduos de gases que podem entrar no ar da cozinha e o cheiro de comida queimada acidentalmente também não fazem bem à saúde de outras pessoas.

O desenho do exaustor é uma caixa de aço em forma de cúpula, dentro da qual existe um ventilador e um conjunto de elementos filtrantes. Uma grade especial de alumínio foi projetada para coletar partículas relativamente grandes, o que protege a turbina de ventilação.

Exaustor industrial
Em estabelecimentos de restauração, são necessários exaustores potentes para utilização sobre superfícies de cozinha. Dispositivos semelhantes são usados ​​para remover vapores nocivos em outras plantas industriais.

Um filtro acrílico é geralmente usado para remover uma porção significativa de contaminantes de graxa. Nas instalações com recirculação é obrigatória a utilização de filtro de carbono, que proporciona uma purificação fina do ar. A malha extintora de faíscas protege os elementos contra superaquecimento e possível incêndio.

É especialmente necessário se o guarda-chuva for instalado acima de um dispositivo com chama aberta. Todos os elementos filtrantes devem ser limpos ou substituídos periodicamente. Os filtros de carbono são substituídos assim que ficam sujos; estes elementos não podem ser restaurados.

Alguns tipos de filtros acrílicos podem ser lavados e reinstalados, mas este tratamento faz com que percam rapidamente a forma, pelo que o número de ciclos de limpeza e reciclagem é limitado.

Dimensões do capô
O exaustor deve ser suficientemente grande para cobrir os parâmetros da placa a ser processada em pelo menos 100 mm

Um ventilador ou turbina de ventilação embutido no guarda-chuva garante a circulação do ar na direção certa e com a intensidade necessária. O desempenho deste elemento fornece a potência total do exaustor, que deve estar correlacionada com o volume total do ambiente onde será instalado.

A maioria dos capuzes de guarda-chuva está equipada com iluminação, o que é muito conveniente. Essas lâmpadas podem ser usadas como iluminação adicional na cozinha. Junto com as lâmpadas incandescentes convencionais, luminárias halógenas ou de diodo são embutidas nos exaustores.

Estes últimos proporcionam um nível de iluminação suficiente com consumo mínimo de energia elétrica e maior vida útil.

Capô da ilha
Nos estabelecimentos de restauração industrial, os exaustores são instalados sobre vários tipos de dispositivos: fogões, grelhadores, fornos, etc.

Se o guarda-chuva estiver conectado ao duto de ventilação da casa, deve ser equipado com válvulas especiais que evitem que as massas de ar que entram no aparelho retornem para a área da cozinha.

Tipos de estruturas e o problema da escolha

Com base no tipo de projeto, existem exaustores montados na parede e montados na ilha. O projeto pode ser de exaustão ou de alimentação e exaustão. No primeiro caso, o dispositivo apenas remove o ar de exaustão da sala, no segundo também fornece um fluxo adicional de massas de ar fresco.

Tipos de exaustores
Um exaustor pode remover massas de ar residuais de uma sala ou limpá-las e devolvê-las à sala.

Ao escolher um guarda-chuva adequado, deve-se levar em consideração o nível de troca de ar necessário, o tamanho do equipamento de cozinha, bem como o local pretendido para sua colocação. Para uma cozinha industrial, recomenda-se a instalação de um modelo cujas dimensões sejam 100 mm maiores que as dimensões da placa.

Para a fabricação de tais dispositivos, é utilizado aço inoxidável de qualidade alimentar. O dispositivo geralmente é equipado não apenas com um coletor de gordura, mas também com um filtro de carbono. A iluminação de fundo pode ser uma opção útil. Os dispositivos de alimentação e exaustão, como o nome indica, proporcionam não só a remoção e purificação do ar poluído da cozinha, mas também o influxo de massas de ar fresco da rua.

Esses guarda-chuvas raramente são usados ​​​​em casa, é uma técnica para uso profissional. Algumas operações requerem um fornecimento constante de ar fresco. Guarda-chuvas deste tipo permitem criar um microclima excepcionalmente favorável na sala de trabalho, ajustar a umidade e a temperatura do ar a um nível aceitável.

A potência do elemento de exaustão geralmente excede a capacidade de alimentação em modelos deste tipo em cerca de um terço.

A vantagem de usar um exaustor
A vantagem de usar exaustor é que ele pode ser instalado em praticamente qualquer local adequado, basta escolher o modelo certo

Os guarda-chuvas de parede não são montados no teto, mas na parede. Normalmente, esses modelos são usados ​​para conexão a um duto de exaustão. Para facilitar os trabalhos de instalação, a placa é instalada o mais próximo possível da conduta de ventilação.

Nesse caso ducto de ar não será muito longo, o que contribui para a movimentação eficiente do ar de exaustão para o duto de ventilação.

Capuzes de parede
Os exaustores de parede podem ser montados na parede. Eles são mais convenientes para conectar ao duto de ventilação do edifício do que os modelos de ilha

Um projeto curto geralmente não requer muitas voltas ao usar dutos de plástico rígidos. Não deve haver mais do que três cotovelos para um exaustor. O tipo de exaustor de ilha chanfrado é muito popular, o que permite aproximar o exaustor da distância máxima permitida da placa.

Um guarda-chuva tipo ilha, preso ao teto, é considerado universal. Como o nome indica, é utilizado para instalação acima de uma ilha de cozinha, especificamente acima de um fogão embutido nela. A peculiaridade do design é que na instalação não há necessidade de utilização de parede, a estrutura é fixada no teto.

Tais dispositivos são normalmente utilizados em grandes cozinhas, tanto industriais como domésticas. Em áreas pequenas, o uso de guarda-chuva de cozinha sobre a ilha geralmente não é utilizado por falta de espaço livre. Mas tal projeto pode ser aconselhável mesmo em uma cozinha pequena, se o fogão estiver instalado perto de uma janela.

A presença de dois filtros permite a purificação do ar a um nível suficientemente elevado para que possa ser devolvido à zona da cozinha. É claro que devem ser utilizados os meios necessários para garantir uma troca de ar suficiente, mas a recirculação permite reter parte da energia térmica da divisão que foi gasta na cozedura.

Guarda-chuva com exaustão e recirculação
Para retirar o ar contaminado por meio de exaustor, ele deve ser conectado a um duto de ventilação. Caso não seja possível, utilize modelos com circulação e filtro de carbono.

A recirculação é usada em exaustores de ilha, pois a instalação de tal unidade próxima a uma escotilha de ventilação costuma ser bastante difícil. Leia sobre como funcionam as coifas recirculantes em este material. Alguns modelos de guarda-sóis podem ser ajustados em altura, o que permite alterar a intensidade de absorção dos vapores poluídos dependendo da situação.

Se o local de instalação do exaustor for escolhido de forma que o ar filtrado não possa ser descarregado no duto de ventilação, será necessário dar preferência a um dispositivo com recirculação.

Ao escolher um exaustor para a cozinha, você deve escolher o certo desempenho da unidade. A opção mais potente é adequada para cozinhas de até 25 metros quadrados. m.

Porém, não se deve escolher um modelo com muita reserva de marcha, pois quanto maior o desempenho, mais ruído o exaustor faz durante o funcionamento. Para uma sala pequena, isso pode ser um verdadeiro desastre.

Tipos de exaustores
Existem exaustores e exaustores. Estes últimos não só garantem a remoção do ar poluído, mas também permitem o afluxo de massas da rua para melhorar o ambiente da divisão.

O nível de ruído do dispositivo é considerado aceitável em torno de 40 dB. Pode ser um pouco mais alto (até 70 dB), mas não se deve escolher um modelo muito barulhento, pois o som de seu funcionamento pode causar irritação. Ao escolher o tipo de controle, deve-se levar em consideração a altura de instalação do dispositivo. Se o exaustor estiver instalado suficientemente alto, a opção remota pode ser muito útil.

Este equipamento tem um preço elevado, por isso na hora de escolher uma marca deve estar atento não só ao nome conhecido, mas também ao período de garantia, bem como à disponibilidade de centros de serviço e condições de serviço de garantia. Claro, o design do dispositivo também desempenha um papel importante. Felizmente, os modelos de exaustores são muito diversos, você sempre encontra uma opção adequada.

Recursos de instalação e operação

A instalação deste tipo de equipamento de exaustão é relativamente fácil, mas é melhor que artesãos inexperientes confiem essas operações a profissionais. Se você decidir realizar a instalação sozinho, deverá começar com um estudo detalhado das instruções do fabricante.

Exaustor em aço
Os exaustores geralmente são feitos de aço de alumínio durável de qualidade alimentar. Para empresas industriais, esses projetos são frequentemente criados sob encomenda

Depois disso, é necessário examinar o local de instalação, fazer as medidas necessárias, preparar ferramentas, fixadores, materiais, etc. Um ponto importante é a distância correta do fogão. Deve ter no mínimo 60 cm para fogões elétricos e 70 cm para aparelhos a gás, mas não mais que 85 cm.

Se o guarda-chuva precisar ser pendurado mais alto, você deve escolher um dispositivo mais potente para compensar a diferença de altura. Para instalar um exaustor, você precisará de ferramentas que normalmente estão no arsenal de qualquer artesão experiente: uma fita métrica e um nível de construção para marcação, uma chave de fenda, uma furadeira, um martelo, etc.

Dependendo do tipo de aparelho, basta pendurá-lo acima do recuperador ou conectá-lo por meio de um duto de ar ao duto de ventilação.Uma mangueira de metal corrugado ou estruturas plásticas rígidas são usadas como duto de ar.

A ondulação pode ser dobrada de maneira adequada e, para fazer um cotovelo de plástico, devem ser usados ​​​​adaptadores especiais que garantem uma conexão firme de seções individuais do duto de ar.

Se o cabo de alimentação não for longo o suficiente, será necessário instalar uma tomada adicional próxima ao dispositivo. Você precisa ter certeza de que o aparelho elétrico possui o aterramento necessário.

A instalação adequada do exaustor é apenas metade da batalha. Para que o dispositivo funcione de forma eficaz, é necessário organizar o seu funcionamento. Informações detalhadas sobre tais questões estão contidas nas instruções de operação fornecidas com cada dispositivo.

A limpeza regular é essencial filtros internos. Por exemplo, as grelhas de alumínio devem ser lavadas com detergentes especiais. Um bom resultado é obtido com a utilização de produtos que podem ser encontrados em qualquer cozinha: ácido acético diluído em um terço com água, uma solução saturada de sabão em pó comum ou uma mistura pastosa de água e bicarbonato de sódio.

Caixas de gordura de grelha de alumínio
As caixas de gordura de alumínio para exaustores devem ser limpas regularmente da sujeira acumulada para que o dispositivo funcione de maneira correta e eficiente.

Essas receitas serão úteis para quem sofre de intolerância química. As grelhas devem ser limpas de gordura e sujeira acumuladas pelo menos uma vez a cada três meses.

A substituição dos filtros de carbono geralmente é feita na seguinte ordem:

  • desconectar o dispositivo da fonte de alimentação;
  • desmontagem de grades de alumínio;
  • removendo o filtro usado;
  • instalação de um novo elemento filtrante;
  • instalação de grades de alumínio;
  • conectar e verificar o funcionamento do dispositivo.

Ao instalar um novo filtro, você deverá ouvir um clique característico. Se após a substituição do filtro surgirem sons anormais no funcionamento do exaustor ou este ficar mais ruidoso, o filtro pode estar instalado incorretamente e o trabalho deve ser refeito.

Se a limpeza e substituição dos filtros do exaustor não forem realizadas em tempo hábil, o desempenho do dispositivo poderá deteriorar-se significativamente.

Filtros de carbono em exaustores
Filtros de carbono são necessários em exaustores com circulação; eles fornecem uma purificação fina do ar e precisam ser substituídos regularmente

Filtros removíveis e vidros para coleta de gordura em modelos de guarda-chuva utilizados em estabelecimentos de alimentação devem ser limpos diariamente de acordo com as instruções. Também é necessário limpar constantemente a superfície externa da carcaça do escapamento. Recomenda-se retirar alguns elementos e mergulhá-los em soluções de limpeza especiais.

Assim que a limpeza estiver concluída, enxágue-os bem. Outro elemento que necessita de limpeza periódica é o duto de ar. É necessário retirar os elementos de ligação e retirar depósitos da superfície interna da estrutura.

Os elementos corrugados requerem esta limpeza com mais frequência do que os canais de plástico lisos. Alguns modelos industriais de guarda-chuvas de cozinha são equipados com sistema de limpeza embutido, mas essas unidades caras geralmente não são usadas na vida cotidiana.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este vídeo mostra o princípio de funcionamento de tais estruturas:

As recomendações para aumentar a eficiência dos exaustores são explicadas neste vídeo:

Um exaustor pode garantir a troca de ar adequada em uma cozinha convencional e industrial.A instalação adequada e a manutenção regular garantirão a operação ininterrupta e de longo prazo de tal dispositivo.

Talvez você tenha adquirido recentemente um novo modelo de exaustor e possa compartilhar suas impressões sobre seu funcionamento? Deixe seus comentários, compartilhe suas experiências e dicas valiosas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandra

    Na minha triste experiência, é melhor não economizar nos exaustores! Eu tinha duas ilhas. O primeiro foi levado apenas por causa do preço baixo, não tinha utilidade nenhuma, zumbia tão alto que as paredes tremiam e, além disso, não protegia nem um por cento o teto e as paredes da placa amarela e das queimaduras. Após 2 anos de tormento, mudei para um caro de “marca” - é o céu e a terra. Absorve odores desagradáveis ​​durante o cozimento e evita que a gordura evaporada se assente e flutue no espaço. O principal é não poupar dinheiro, é uma coisa necessária.

    • A mesma história! Um guarda-chuva barato fará barulho. E estaria tudo bem se fosse assim, eu teria tolerado, mas não protege bem de ataques. Além disso, o baixo custo é um conceito relativo, pode custar 10 mil e ainda assim funcionar mal. Você deve comprar em uma loja da empresa e os produtos devem ser de uma empresa bem conhecida. É caro, mas faz seu trabalho perfeitamente e o nível de ruído não ultrapassa 40 decibéis.

    • Mamikon

      Alexandra, olá. Por exaustor queremos dizer um exaustor, certo? Quais modelos (marcas) são considerados de alta qualidade?

  2. Boa tarde. Com base em quais regras e regulamentos este artigo foi criado? Se você tiver links para o material, forneça-os.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá.Este artigo é posicionado como um material com conselhos práticos e não como instruções técnicas. Isso significa que não houve necessidade de consultar padrões e SNiPs.

      Em primeiro lugar, posso observar que, no momento, de acordo com as leis da Federação Russa, os exaustores não estão sujeitos a certificação obrigatória, por isso os fabricantes utilizam sua própria metodologia de cálculo. Isso significa que este equipamento de ventilação é selecionado para fogões ou fogões específicos, e as regras de cálculo são reduzidas à experiência prática e aos padrões.

      E, novamente, neste caso existem recomendações, não requisitos e padrões. Por exemplo, recomendações ABOK 7.3-2007 “Ventilação de hot shops de estabelecimentos de alimentação pública”. Este é um livro de 20 páginas, nele você poderá encontrar todas as informações necessárias que lhe interessam.

  3. Olá. Quero instalar um exaustor tipo restaurante no meu apartamento. Pergunta: qual motor/ventilador devo escolher? Você precisa de uma produtividade de 1.000 metros cúbicos por hora e um nível de ruído aceitável.

    Existem ventiladores desse tipo no mercado, mas não está totalmente claro como eles funcionarão com o ar quente do exaustor. Além disso, como saber se é necessário instalar o ventilador diretamente próximo ao exaustor ou próximo ao duto de ventilação?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá, Ilya. Você não deve instalar o ventilador próximo ao exaustor. Vou anexar para você uma foto da instalação do exaustor e da localização do ventilador, isso será relevante para você.

      Só não permita que a potência do ventilador seja reduzida devido a um duto de ventilação excessivamente estreito no ponto de conexão ao próprio guarda-chuva.Percebi que até mesmo muitos artesãos especializados na instalação de equipamentos de ventilação doméstica cometem um erro tão banal.

      Quanto às temperaturas de operação, os ventiladores industriais não têm medo do ar quente. Posso recomendar vários bons modelos:

      — DOSPEL WK 200 (centrífuga de canal industrial);
      — Ventilador de duto Soler & Palau TD-500/150.

      Este último custa mais, cerca de 200+ dólares, o preço do primeiro é cerca de 150 dólares. Soler & Palau tem um nível de ruído bastante baixo.

      Fotos anexadas:
  4. Anton Minsk

    Alexei, boa tarde. Diga-me, em condições de apartamento é possível instalar um guarda-chuva cobrindo duas áreas de trabalho, uma churrasqueira aberta e um fogão? Ou isso não é aconselhável? Pessoalmente, ainda não tenho certeza de que um exaustor doméstico possa lidar com a “exaustão” de uma churrasqueira aberta. Obrigado!

  5. Vyacheslav

    No meu prédio, construído de acordo com um projeto finlandês, a ventilação exaustora da cozinha está ativa, ou seja, com ventilador de teto.
    Puxa com muita força, dá até para ouvir. De acordo com a recomendação do desenvolvedor, não é aconselhável instalar exaustor motorizado na cozinha, mas não vejo à venda exaustores passivos com design aceitável para uma casa, não para um restaurante. Embora eu saiba que em “diferentes Europas” existe isso para casas com ventiladores de telhado. Não quero instalar recirculação.
    E no bom sentido é necessário que haja uma válvula mecânica no guarda-chuva para regular o fluxo.
    O que você aconselha?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica