Fogões de tijolos para uma casa de campo a lenha: os melhores arranjos e um guia de construção passo a passo
A maioria dos aldeamentos turísticos nacionais ainda não tem a oportunidade de se ligar a comunicações centralizadas.Em termos de infraestrutura, é bom que haja estradas asfaltadas e linhas de energia. Nessas condições, construir um fogão de tijolos para uma cabana a lenha ajudará a resolver um problema importante: fornecerá energia térmica para aquecimento de ambientes e para cozinhar.
Selecionamos para você diagramas e pedidos das estruturas de fogões mais simples, cujo assentamento pode ser feito por um mestre novato. Com a nossa ajuda, os artesãos domésticos dominarão facilmente o básico da difícil, mas extremamente interessante atividade de fabricante de fogões. Uma estrutura impecavelmente construída fará as delícias do proprietário e da família.
Além de uma descrição detalhada da tecnologia de assentamento de fogões de alvenaria, oferecemos valiosas recomendações sobre a seleção de materiais para a construção das unidades. O artigo descreve meticulosamente as sutilezas significativas e as menores nuances. Para ajudar os fabricantes independentes de fogões, estão incluídos diagramas de estruturas de fogões, instruções de procedimento, fotos e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Materiais para construir um fogão de tijolos
A seleção adequada do material para uma estrutura exposta a altas temperaturas é uma parte importante do trabalho de um fabricante de fogões treinado. Afinal, a unidade será operada em condições nada difíceis e não deverá funcionar mal, rachar ou desabar.
Há um monte estruturas de forno. Apesar das diferenças em seu design, os mesmos tipos de materiais são utilizados para o assentamento de olarias.As diferenças na sua seleção dependem apenas do funcionamento do componente estrutural a que se destinam.
Para determinar a finalidade e a localização desses mesmos componentes, iremos descrevê-los brevemente.
Como construção independente, um forno de tijolos inclui:
- Fundação. Estrutura de suporte enterrada no solo ou construída em subsolo seco, feita de entulho ou tijolo. Para pequenos fogões rurais, a fundação geralmente é monolítica de concreto armado.
- Variedade. Esta parte do fogão de tijolos inclui o corpo do móvel junto com a fornalha, os aparelhos do fogão e os circuitos de fumaça - canais de tijolos revestidos no corpo do fogão para aumentar a transferência de calor. Além disso, é feito um forro no interior da fornalha - forro feito de tijolos refratários.
- Chaminé. O forno de tijolos está equipado com um canal do mesmo material, pois só ele pode transportar gases de combustão com temperaturas de até 500-700º sem destruição. Em vez de tijolos, você pode usar blocos cerâmicos.
Tubos de aço e cimento-amianto não são adequados para a instalação de chaminés em olarias. Eles “queimam” em alguns anos, por isso exigem substituição regular.
As partes listadas do forno desempenham funções diferentes e sofrem cargas e graus de exposição à temperatura variados.Portanto, para sua construção são utilizadas diferentes marcas de tijolos e diferentes composições de ligação.
Para instalar um fogão de tijolos você precisará dos seguintes materiais:
- Tijolo maciço vermelho. É necessário para a construção de um conjunto de fornos com circulação de fumaça, cascalhos e parte externa da fornalha. Você precisará de tijolos cozidos de primeira classe, cujas qualidades técnicas são regulamentadas pelo GOST 530-2012.
- Tijolo refratário à prova de fogo. Este tijolo é usado para forrar a fornalha dos fogões e assentar a “lareira” - a base dos fogões russos. As qualidades técnicas do material refratário são regulamentadas pelo GOST 8691-73.
- Chapas de aço para telhados, compensados de amianto, telhas (ladrilhos de clínquer, ladrilhos). Estes materiais são necessários para o revestimento externo do portal do recuperador.
- Materiais isolantes térmicos não inflamáveis. São placas de cimento-amianto, esteiras de lã mineral de base sintética, papelão de amianto, feltro de construção impregnado com argila diluída em água. Os materiais listados são necessários para isolamento e revestimento retardante de fogo.
Para realizar isolamento e revestimento, é inaceitável o uso de materiais de isolamento térmico que contenham betume ou ingredientes que contenham betume.
Os tijolos para assentamento do fogão devem ser cuidadosamente selecionados, cada unidade deve ser verificada escrupulosamente quanto a rachaduras, lascas, cascas e inclusões estranhas. Todos os elementos devem ser pintados e queimados uniformemente.
Tijolos usados, limpos de argamassa após a desmontagem de edifícios destruídos, podem ser utilizados na alvenaria de partes da unidade distantes da fornalha. Por exemplo, é bastante adequado para a construção das fileiras inferiores da fundação de um forno.
Não é permitida a utilização de tijolos contaminados com condensado de forno obtido durante a desmontagem de fogões antigos em alvenaria.
A composição dos materiais de ligação utilizados na alvenaria de uma estrutura de tijolo para aquecimento ou aquecimento por cozimento também é ambígua.
As seguintes soluções serão necessárias:
- Argamassa argilosa e arenosa. É necessário para a construção da principal parte funcional da estrutura - o conjunto do forno.
- Uma mistura de argila refratária e areia. Necessário na colocação de tijolos refratários, por exemplo, na construção de uma secção de cozedura, de um compartimento para uma caldeira embutida ou de uma reentrância para um forno.
- Mistura de alvenaria refratária. Composição de argila refratária com areia peneirada de montanha. É utilizado na colocação de tijolos refratários, ou seja, ao forrar a fornalha ou ao construir a base da fornalha de um fogão russo.
- Argamassa de cal-cimento ou cal-areia. Será necessária a instalação de uma parte da chaminé localizada no sótão.
- Argamassa de cimento ou cal-cimento. Necessário para a construção de uma parte da chaminé que se eleva acima do telhado.
A composição da solução ligante utilizada na construção de fundações de fornos depende da umidade do solo circundante. Se a base estiver enterrada em rochas com baixo teor de umidade, será necessária uma argamassa de cal e areia. Para construir uma fundação em solos úmidos, você precisa de argamassa de cimento.
A mistura argila-areia é preparada de forma independente, embora já existam à venda muitas composições de alvenaria prontas, incluindo uma mistura de caulim ou argila vermelha com areia. Ao se preparar, deve-se levar em consideração o teor de gordura da argila, ou seja, a presença ou ausência de grãos de areia tangíveis.
A argila oleosa é dominada por partículas finamente dispersas, enquanto a argila magra contém areia, o que reduz a plasticidade da rocha. A areia não pode ser adicionada à argila magra. A proporção geralmente é selecionada experimentalmente, misturando rochas e alcançando a plasticidade ideal da solução.
Ao usar argila gordurosa, as proporções entre ela e areia na mistura podem chegar a 1:4, mas não mais. Pode muito bem ser menos. A proporção de areia costuma variar, as proporções são selecionadas no local para que a solução não rache nem mude de volume ao secar.
Uma solução de argila e areia, destinada à autocolocação do fogão, é preparada com antecedência. Não mais de 24 horas de antecedência, mas não menos de três horas de antecedência. Os componentes naturais devem ser preparados para mistura. A areia deve ser peneirada em peneira com malha de até 1,5 mm, a argila deve ser esfregada em peneira com malha de até 4 mm. A massa preparada não deve conter inclusões orgânicas.
Ao usar misturas de construção produzidas em fábrica na produção, siga rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante com seu produto.
As argamassas para assentamento de fogões de tijolo são preparadas nas quantidades necessárias para a obra. Não adianta selar mais, pois depois de secos não podem ser “rejuvenescidos”, ou seja, diluir com água até a consistência original.
Deve-se lembrar a porcentagem de argamassa argilosa-areia caseira utilizada na construção da massa do forno. Após a construção, o recuperador é acabado com a mesma composição, caso se decida não deixar a estrutura sem acabamento.
Procedimentos para ajudar fabricantes independentes de fogões
Existem muitas nuances na escolha do design de um fogão campestre que não podem ser ignoradas. A grande maioria das unidades a lenha nas dachas não são constantemente aquecidas, o que não tem o melhor efeito na sua funcionalidade e desempenho.
Devido ao espaço livre limitado na dacha, tentam construir um fogão. Eles preferem principalmente designs universais que tenham uma superfície condutora de calor e ferro fundido fogão com queimadores para cozinhar alimentos. Embora existam adeptos de unidades puramente de aquecimento.
Vejamos três opções para a construção de olarias para dachas, cuja construção é perfeitamente possível de fazer com as próprias mãos. Consideremos os designs universais e de aquecimento de um dispositivo extremamente simples, que pode ser limpo de forma rápida e fácil, mesmo em caso de incêndios irregulares.
Você pode ler sobre os tipos mais populares de olarias em este material.
Opção #1 - fogão com painel de queimador único
Este é um design extremamente simples e compacto, aparentemente alongado na direção vertical. No exemplo, está equipado com uma porta com vidro resistente ao calor, que permite acompanhar o processo. Se não for possível comprar essa porta, a variedade de ferro fundido é bastante adequada.
A largura da pequena estrutura de tijolo é de 510 mm, o que permite a sua colocação sem problemas em casas de campo tradicionalmente pequenas. A profundidade do recuperador é de 640 mm, enquanto a profundidade da fornalha não ultrapassa 500 mm. A altura da estrutura é de 2150 mm, a altura da chaminé é determinada pela posição do tubo em relação à cumeeira.
Existe um forno que pode ser substituído por uma câmara de secagem ou por um tanque para preparação de água quente.A presença de compartimentos funcionais não só permite preparar deliciosos pratos quentes na dacha, mas também aumenta a transferência de calor de uma estrutura de tijolo.
Durante o funcionamento da estufa, o ar e os gases de combustão aquecidos pela estufa sobem, passam ao longo da parede posterior do compartimento de cozedura, após o que escoam para a circulação de fumos e posteriormente para a chaminé. A energia térmica neste edifício é aproveitada ao máximo.
A estrutura de tijolos descrita inclui 31 fileiras de tijolos planos. Para que a estrutura funcione perfeitamente, os seguintes procedimentos devem ser rigorosamente seguidos.
Durante a alvenaria, é necessário verificar constantemente a horizontalidade da estrutura que está sendo construída e verificar o tamanho das diagonais das laterais assentadas. Existem requisitos rigorosos para a espessura das costuras que devem ser rigorosamente levados em consideração. A espessura máxima das costuras no assentamento da carroceria e exaustão de fumos não pode ultrapassar 5 mm, na confecção do forro - 3 mm.
A encomenda apresentada não indica a fundação do recuperador, cujas especificidades de construção são apresentadas em outro artigo em nosso site. É vazado ou construído em tijolo de acordo com as regras padrão. Assumiremos que a fundação já está erguida e procederemos ao próprio assentamento do recuperador.
Não são necessários comentários para colocar as três primeiras linhas, tudo é extremamente simples. Na 3ª fila colocamos uma porta para o soprador, na 5ª fila colocamos uma grelha.Antes de instalar a 6ª fila, colocamos a porta da fornalha: fixamos temporariamente a moldura à porta com braçadeiras de arame e apoiamos imediatamente com dois tijolos laterais.
A seguir, siga as instruções de pedido até a 11ª linha. Após o assentamento, colocamos um canto de metal ou uma tira de aço, recuando da borda posterior da parte já construída da estrutura exatamente na largura de um tijolo. Isto é necessário para instalar a placa.
Após a instalação da placa, continuamos o assentamento seguindo rigorosamente as instruções. A partir da 12ª e continuando até à 15ª fila, construímos simultaneamente as paredes do canal de fumos traseiro e do compartimento de cozedura.
Após a conclusão do assentamento da 15ª linha, colocamos cantos metálicos ou instalamos uma placa de ardósia. Eles servirão de base para a próxima alvenaria contínua.
Na 17ª fila instalamos e fixamos a porta da câmara de limpeza. Colocamos até a 22ª linha. O resultado deve ser uma seção oca conectada ao canal de fumaça.
Na 24ª linha, colocamos restos de amianto ao longo das bordas internas de nossa estrutura. A seguir, enrolamos o corpo do forno com corda de amianto e depois colocamos no fogão, apoiando-o sobre as sobras. A corda de amianto servirá como isolamento térmico e ao mesmo tempo protegerá o aparelho contra desgaste.
Da 24ª à 27ª carreira revestimos o forno com tijolos, observando a espessura das costuras regulamentadas pelas normas.
Na 28ª fila instalamos uma porta através da qual limparemos a chaminé. Fixamos como deveria ser com dois tijolos nas laterais e continuamos a construção.
Nas 29ª e 31ª filas organizamos canais para válvulas de chaminé. Simplesmente os colocamos e realizamos mais alvenarias sem conectar os dispositivos aos tijolos com argamassa. Então, a partir da 32ª linha construímos uma chaminé.
Opção nº 2 - fogão para aquecimento de ambientes adjacentes
Podemos classificar incondicionalmente este projeto como uma unidade de aquecimento. Não está equipada com placa com queimadores e forno. Mas aquece perfeitamente vários quartos adjacentes, nos quais faz parte da divisória interior.
O design, assim como o tipo anterior, é compacto devido ao seu alongamento em altura. Tem apenas 510 mm de largura e 890 mm de profundidade.
A altura do recuperador de calor sem chaminé é de 2380 mm, o que equivale a 35 fiadas de tijolos assentados.
Dividiremos o manual para instalar um tipo de aquecimento de fogão de tijolos rústicos em três partes condicionais. Assumiremos que a base para isso já foi construída de acordo com as regras gerais.
O primeiro terço mostra os padrões de ordenação da 1ª à 12ª linha. Construímos as linhas iniciais com especial cuidado, porque...Vamos nos concentrar neles no futuro. Em cada linha verificamos a igualdade das diagonais, através de um nível de construção controlamos a verticalidade das linhas.
Para garantir que as paredes estejam estritamente horizontais, iremos verificá-las periodicamente durante o assentamento com fio de prumo. Em caso de desvio, os erros devem ser corrigidos imediatamente, antes que a solução tenha tempo de endurecer e começar a endurecer.
A 1ª fila é colocada sobre feltro, feltro ou material impermeabilizante semelhante colocado em duas filas. Para maior comodidade, fixamos a impermeabilização com uma solução aglutinante e marcamos na sua superfície o contorno do recuperador em construção.
Na 2ª fila instalamos uma moldura com porta sopradora e iniciamos a construção de uma chaminé. Na 5ª fila colocamos uma grelha, que é a sobreposição do soprador. Na 6ª fila colocamos uma moldura com porta corta-fogo e fixamos com dois tijolos nas laterais ao mesmo tempo.
Da 5ª à 15ª fiadas efectuamos a alvenaria com tijolos refractários refratários, pelo que não há necessidade de efectuar forros, o que reduziria essencialmente significativamente o volume da já pequena fornalha.
Depois de assentar a 16ª fiada na reentrância formada na 15ª fiada, reforçamos o seu fundo com argamassa de cimento-areia.
Isto é necessário para fortalecer o fundo da câmara destinada à limpeza dos canais de fumaça. Depois, na 16ª linha, instalamos uma porta de limpeza.
Depois tapamos a porta de limpeza e formamos esta câmara, ao mesmo tempo continuamos a construir canais verticais para a exaustão dos fumos até à 24ª fila.
A seguir, passamos para a terceira etapa da alvenaria. Na 25ª linha iniciamos a construção da segunda câmara de limpeza. Reforçamos novamente o fundo da fiada anterior com uma composição de argila-cimento, instalamos outra porta e continuamos a construir a chaminé.
Nas 28ª e 32ª filas instalamos válvulas, que são utilizadas como reguladores de tiragem. Adicionamos a massa do forno até a 35ª linha, para depois começarmos a construir a chaminé.
Opção nº 3 - fogão com escudo e cavalete baixo
Um design muito prático com um sofá baixo de tijolos que serve de dormitório aquecido nas cabanas russas. A construção é mais complicada que as opções anteriores, mas mais prática, pois inclui uma unidade de aquecimento, alguns móveis e um fogão.
Para que a blindagem da parte de aquecimento da estufa tenha 1020 mm de largura, formam-se saliências em ambos os lados. Se você planeja aumentar a transferência de calor, o número de rotações da fumaça pode ser aumentado para 5. Para o funcionamento normal deste projeto é necessário girar as chaminés acima do recuperador.
Este recuperador possui duas soluções, cujas diferenças são determinadas nas linhas 5 e 6, bem como nas linhas 5a e 6a. A segunda solução envolve a instalação de uma cantoneira de aço no canto.
As dimensões da cama são selecionadas individualmente.Pode não ser uma estrutura sólida de tijolos com câmaras para queima e limpeza, mas uma espécie de cavalete sobre pilares em vez de pernas.
Entre os postes é necessário deixar furos de 120 mm de largura. Porém, uma estrutura com câmaras retém melhor o calor.
Recomenda-se construir este recuperador sobre uma base monolítica, sobre a qual são colocadas placas de amianto antes da construção do recuperador. Os tijolos refratários refratários são usados apenas na construção de uma fornalha como forro. Normalmente, a fornalha é construída um tijolo abaixo do nível de instalação de sua porta.
O forro é feito com tijolos instalados na borda. Não descreveremos detalhadamente os procedimentos dados para a construção deste recuperador, porque... o leitor já teve uma ideia dos símbolos e especificidades da construção de fogões.
É importante seguir os diagramas de sequência indicados, bem como respeitar rigorosamente as proporções e composições das soluções de ligação utilizadas na construção dos fogões de alvenaria.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Vídeo para ajudar os fabricantes de fogões independentes, o material apresenta uma disposição visual de um fogão de aquecimento:
Vídeo nº 2. Um guia detalhado para a construção de uma unidade de aquecimento e cozinha de acordo com procedimentos prontos, mas com algumas alterações por parte do empreiteiro:
Ao escolher um projeto para sua própria construção de fogão para residência de verão, você precisa levar em consideração suas próprias capacidades e habilidades.É possível que alguém considere as opções que propomos demasiado complexas ou simples. Em qualquer caso, as informações apresentadas irão ajudá-lo a ter uma ideia das estruturas dos fogões para poder utilizá-los você mesmo ou monitorar as ações dos fogareiros contratados.
Se você mesmo teve que construir um fogão de tijolos para sua dacha, compartilhe fotos de seus próprios projetos. Talvez você conheça algumas sutilezas que não levamos em consideração em nosso artigo? Conte aos nossos leitores sobre eles - deixe comentários no bloco abaixo.
O forno de tijolos é, claro, um clássico. Mas, na minha opinião, é um desperdício de tempo e dinheiro absolutamente inútil. Não só requer um design cuidadoso, mas também não é muito útil. Na dacha ainda resolvi o problema do aquecimento de outra forma - instalei aquecedores, são muito mais baratos e o fornecimento de calor pode ser controlado com precisão, não há necessidade de limpar a chaminé e comprar lenha constantemente.
Um fogão de tijolos é de pouca utilidade? O que você está falando? Um forno de tijolos bem feito demora muito para esquentar, mas depois de aquecido mantém o calor muito bem - até 24 horas. Em termos de conforto é definitivamente superior, por exemplo, a um fogão em ferro fundido. E que tipo de aquecedores são muitas vezes mais baratos? Elétrico? Você paga pelo fogão uma vez e a lenha fica muito mais barata que a eletricidade. O único problema é encontrar um bom fabricante de fogões, não são muitos.
Olá. Deixe-me discordar de você. Vamos fazer as contas. Contaremos levando em consideração a residência permanente, pois não sabemos quanto tempo você passa lá.
Um Kamaz de lenha pronta para fogão custa 10 mil rublos.Isto é suficiente para aquecer durante 5 a 6 meses, desde que a estrutura seja de boa qualidade, sem fissuras ou furos especiais. Sem contar a quantidade de madeira que as pessoas doam de graça (aliás, eles também retiram carvão dos celeiros, e muita gente dá) e o fato de que a partir deste ano é permitido coletar madeira morta e madeira morta na floresta .
Levamos um esquentador, mas não dá para a casa, mas deixamos que haja (seria mais aconselhável instalar aquecimento de água com caldeira elétrica). Consumo em média 2 kW/h. Existem 24 horas em um dia. 24x2 = 48kW. Os preços da eletricidade variam de 2 a 8 rublos em diferentes regiões do país. Que sejam 3 rublos por kW. 48x3= 144 rublos por dia ou 4.320 rublos por mês. Contamos lenha durante seis meses, até 5 meses, ok. 4320x5=21600. Sem a possibilidade de retirá-lo em algum lugar gratuitamente.
Tenhamos também em conta que o fogão queimou, foi fechado e continua a aquecer. Desliguei o aquecedor e estava muito frio.
Outra vantagem é que existem fogões de aquecimento e de cozinha. Você pode aquecer e aquecer água simultaneamente ou cozinhar alimentos. Com um aquecedor, é necessária a instalação de um dispositivo adicional, mais uma vez, isso custa gás engarrafado ou eletricidade.