Como funciona um fogão russo: características de design e uma visão geral dos tipos populares de fogões russos
Quando se trata do sistema de aquecimento de uma casa particular, muitos proprietários lembram-se, em primeiro lugar, de uma fonte de calor tradicional como um fogão russo. Trata-se de uma estrutura universal que dispensa ligação elétrica e desempenha a função de aquecimento da casa.
A placa, acoplada ao cadinho, substitui completamente o fogão e o forno, sendo também uma excelente alternativa aos equipamentos de cozinha para cozinhar. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas características e tipos de fogões russos.
O conteúdo do artigo:
Construção de fogão russo
Era uma vez uma estrutura de adobe ou tijolo em quase todas as casas da aldeia, pois sem ela era difícil manter o calor durante o período de frio, e ao longo do ano fazer tartes, preparar sopas, mingaus, pratos de vegetais e carne.
A variedade de designs de fogões é incrível: além das tradicionais “camas” que eram construídas em cabanas de cinco paredes, há estruturas com lareiras, secadores, fogões adicionais e até caldeiras de água quente. Mas todos têm em comum a presença de duas fornalhas e um forno para assar pão.
Finalidade e funções principais
Uma das vantagens dos fogões russos é a sua versatilidade.
Aqui está uma lista apenas das principais tarefas que podem ser resolvidas com a ajuda dessas estruturas úteis:
- aquecimento de toda a casa ou quartos individuais;
- cozinhar no fogão e no cadinho;
- secar ervas, cogumelos, bagas, frutas;
- usar um sofá como local de dormir;
- aquecimento de água para necessidades domésticas;
- secar roupas;
- aquecendo o samovar.
A construção do recuperador está pensada para aquecer a casa. Para isso, uma estrutura de tijolos é erguida no centro do edifício ou posicionada de forma que o calor flua para os ambientes adjacentes. Se o edifício for pequeno, haverá calor suficiente para garantir que a temperatura em todos os quartos seja confortável para viver.
Para casas espaçosas, são construídas estruturas de grandes dimensões ou com peças de aquecimento adicionais - escudos, caldeiras para aquecimento de água.
Para economizar combustível e deixar a casa mais confortável, os proprietários de prédios com aquecimento por fogão consideram cuidadosamente o isolamento térmico, pois muito calor se perde por frestas em aberturas de portas e janelas, paredes frias e pisos.
Graças a este método de preparação, sopas, mingaus, assados e ensopados retêm as propriedades benéficas dos produtos incluídos na sua composição.
Os proprietários de fogões russos geralmente gostam de “aquecer os ossos” na bancada do fogão - uma ampla superfície horizontal que aquece durante o processo de combustão e esfria lentamente.Assim, a cama permanece quente até de manhã. O calor seco é benéfico para pessoas com certas doenças, como problemas articulares ou respiratórios.
O forno também é utilizado para fins domésticos - por exemplo, para secar tudo na casa. Durante a construção, eles pensam em pequenos nichos onde colocavam chapéus, luvas e calças que ficavam molhadas depois de uma caminhada de inverno - pela manhã ficavam secos e quentes.
Muitas vezes, perto do fogão, eram construídos galpões - galpões de tábuas de madeira que continuavam a bancada e desempenhavam as mesmas funções. Como os pisos ficavam sob o teto, eles também estavam sempre quentes.
Características de design e alvenaria
Existem tantos fabricantes de fogões quanto fogões. Cada mestre tem seus próprios segredos na seleção de materiais, alvenaria e construção de um fogão russo. No entanto, existem também elementos estruturais comuns, sem os quais o funcionamento de uma estrutura de aquecimento é simplesmente impossível.
Dependendo do projeto, o local de instalação é selecionado. Normalmente trata-se de uma área bem iluminada e de área suficiente, localizada em frente às janelas no centro ou adjacente a uma das paredes. Construir num canto não foi considerado a melhor opção, uma vez que o aquecimento do edifício neste local é o menos eficiente.
A estrutura está construída sobre uma base sólida e protegida dos elementos de madeira da casa por amianto ou revestimento incombustível.Também é utilizado isolamento de feltro, pré-embebido em solução de argila, colocado em 3 camadas e revestido com aço galvanizado ou pintado.
Principais detalhes do fogão russo:
Para garantir que o forno funcione de forma eficiente, aqueça bem e retenha o calor por mais tempo, existem segredos especiais. Um deles é o formato do teto da câmara de cozimento (semicircular, em forma de barril, etc.). Os artesãos os tornam planos ou íngremes, muitas vezes em forma de arcos, reforçados com arame de aço ou tirantes de ripas de metal.
Além das peças listadas, o design do forno contém fogões - pequenas reentrâncias laterais para secar alimentos ou coisas. Dimensões - não mais que 20 cm de altura e largura, a profundidade depende do tamanho das paredes.
Nas aldeias, mas cada vez com menos frequência, ainda é possível encontrar fogões que eram aquecidos “pretos”, ou seja, não possuíam um elemento estrutural como o cano. A fumaça saía pela janela do poste e subia até o teto, de lá ia para a abertura de ventilação - o vestíbulo acima da porta da frente.
Posteriormente, para aumentar a eficiência energética do aquecimento, passaram a utilizar um furo especial na parede (janela de fibra), o que permitiu reduzir a perda de calor.
A fornalha “preta” causou muitos transtornos e, com o advento dos primeiros fogões com chaminé, os aparelhos “fumegantes”, como também eram chamados, praticamente desapareceram.
Variedade de revestimentos e outros designs
O exterior dos fogões russos é revestido de diferentes maneiras: são rebocados e caiados, revestidos com argila, forrados com azulejos, telhas ou elementos de madeira e revestidos com pintura à mão.
É preciso lembrar que o revestimento grosso retém o calor e evita que ele se espalhe pelo ambiente, portanto, se a cabana precisar ser bem aquecida, o tijolo é simplesmente coberto com uma mistura de argila e areia - gesso. Para dar à estrutura um aspecto tradicional, a superfície é pintada com cal ou tinta branca especial.
Várias opções de design interessantes:
O design pode ser qualquer coisa, tudo depende das capacidades materiais, da imaginação do proprietário e das habilidades do artesão. No entanto, devemos lembrar que nem todos os materiais suportam o calor, e alguns - por exemplo, lajes de granito e mármore - parecem muito pretensiosos e simplesmente não se enquadram no conceito de arte “popular”.
Tipos populares de fornos
Ao longo dos séculos, o design do fogão russo foi modificado e melhorado. Alguns engenheiros mestres adicionaram novos elementos para aumentar a transferência de calor ou acelerar/retardar o processo de queima da madeira. Sabendo como funciona e funciona um fogão russo, você pode fazer alterações sem perder sua funcionalidade.
Vejamos várias modificações do fogão russo, que são ativamente utilizadas na construção de edifícios residenciais modernos.
Opção nº 1 – simples
As partes principais do chamado forno simples são a câmara de cozedura, o forno e o tubo. Nada supérfluo, nenhum elemento adicional que complique o design.
Esta opção é ideal para uma casa de campo sazonal, pois ocupa pouco espaço e cumpre perfeitamente a sua finalidade - aquece o ambiente e ajuda a preparar os alimentos.
A comida é preparada colocando os pratos também perto da boca. Hoje em dia o pão é assado em assadeiras e em formas especiais, mas antes era simplesmente “plantado” com uma espátula sobre fundo pré-limpo e varrido.
Para aumentar a eficiência do aquecimento, as condutas das câmaras de inundação são separadas e colocadas junto às paredes. Você também pode criar uma fornalha em uma fogueira, equipando-a com um fogão de ferro fundido para cozimento rápido e aquecimento de pratos prontos.
Para construir um forno simples serão necessários aproximadamente 1.610 pedaços de tijolo maciço, cerca de 70 baldes de argamassa de alvenaria sobre barro, um par de válvulas de fumaça, um amortecedor e um samovar.
Opção nº 2 – adobe
A principal diferença entre um fogão de adobe é a utilização do adobe - uma solução de argila preparada de uma determinada forma. O tijolo é usado apenas para colocar canos e lareiras. Um forno de tamanho médio exigirá cerca de 3,5-3,6 m³ de solução bem misturada e com a consistência correta.
Um dos indicadores importantes da composição da argila é a densidade. É fácil verificar o nível exigido: é necessário formar um tijolo e colocar sua parte central em um palito. Se mantiver a forma e não dobrar, a solução está misturada corretamente.
Os elementos para alvenaria são preparados da seguinte forma: argila e areia são despejadas sobre uma superfície plana em uma camada de cerca de 15 cm e, em seguida, fragmentos do tamanho necessário (geralmente 20-25 cm de largura) de formato retangular são cortados da camada.Em essência, você obtém tijolos caseiros.
Um erro comum cometido por fabricantes de fogões iniciantes é usar água para molhar a linha inferior. Isso enfraquece a solução e causa o aparecimento de rachaduras. Durante os intervalos, a fileira de cima fica protegida do ressecamento: coberta com trapos umedecidos em água e torcidos.
O fogão montado é seco por cerca de uma semana e depois aquecido com lenha seca. Durante o processo de aquecimento, os tijolos de barro liberam vapor e os “tijolos” adquirem a estrutura necessária. Somente após 5-6 dias o forno estará pronto para uso.
Opção nº 3 – “Teplushka”
Existem várias modificações nos fogões Teplusshka, que diferem em tamanho e pequenas nuances de design.
Outra vantagem é a variedade de combustível utilizado. Além da lenha tradicional, pode-se usar carvão, esterco, briquetes de palha e paletes. Se você comparar qualquer um dos Teplusshkas com um fogão russo tradicional, a primeira opção requer muito menos combustível.
Cozinhar não requer muito esforço. Você pode começar a cozinhá-lo depois que a lenha queimar e guardá-lo aquecido por mais um dia. O processo de combustão leva um curto período de tempo - de meia hora a uma hora.
Os dois elementos estruturais principais são as câmaras: a inferior (aquecimento) situa-se por baixo da lareira, no forno, e a superior (cozedura) situa-se ao nível da lareira.Mas o fogo pode ser realizado de duas maneiras - tanto através do forno quanto através da câmara de aquecimento inferior.
Os modelos de forno diferem em tamanho. Por exemplo, “Teplusshka-2” sem fogão, mas com uma pequena caldeira de água quente tem 1,68 x 1,29 m, e “Teplusshka-4” com fogão embutido na lareira tem 1,29 x 1,29 m.
Opção nº 4 – “Governanta”
O nome do fogão “Ekonomka” fala por si - o dispositivo de aquecimento tem um design simples, compacto e econômico. Além disso, não só a lenha com baixo teor de resina é adequada para a fornalha, mas também quaisquer outros tipos de combustível sólido.
Dimensões principais:
- comprimento – 1,4 m
- largura – 0,89 m;
- altura até o nível do tubo – 2,24 m;
- distância do nível do chão ao poste – 0,77 m;
- a distância do chão à cama é de 1,4 m.
O projeto consiste em duas câmaras separadas: uma câmara de aquecimento, localizada abaixo, e uma câmara de cozimento, elevada acima para facilitar o uso.
O recuperador está equipado com duas fornalhas: uma normalmente situada na parte frontal e a segunda à direita. O fogão de ferro fundido é colocado de forma a cobrir as duas fornalhas ao mesmo tempo, mas o queimador grande deve ficar acima do principal e o pequeno - acima do adicional.
Não é recomendado usar as duas fornalhas ao mesmo tempo. Normalmente, o grande é usado no inverno, para aquecimento geral, e o pequeno - na estação quente, para cozinhar. Se uma das fornalhas estiver “ociosa”, todas as suas portas (fornalha, cinzas) devem ser fechadas para criar correntes de ar.
O bom da “dona de casa” é que você pode cozinhar os alimentos na lareira por muito tempo depois de aquecê-los. Mesmo após 10-12 horas, a temperatura necessária será mantida no forno.
Opção nº 5 – Projetos de Potapov
V. A. Potapov concentrou-se nas duas modificações mais eficazes, diferindo em design:
- Um fogão retangular de 0,51x0,64x1,82 m com potência térmica de 850 kcal/h por dia com uma fornalha.
- Um fogão retangular de 1,16x0,64x1,89 m com potência térmica de 2.400 kcal/h por dia com uma fornalha.
As características distintivas da primeira opção são a presença de uma câmara de cozedura com fogão em ferro fundido, forno e orifício de ventilação.
O número de vistas e portões pode ser diferente, a sua presença pode ser facilmente combinada. Para construir essa modificação são necessárias 260 peças de tijolo maciço e aproximadamente 12 baldes de argamassa de barro.
A segunda versão do fogão é atrativa porque funciona com diversos tipos de combustível sólido. Mas ao usar antracito ou carvão durante a construção, as seguintes nuances são levadas em consideração: a grelha é rebaixada abaixo da fileira usual e todas as partes aquecidas das câmaras são feitas de tijolos refratários. São necessários um total de 580 peças de tijolo vermelho e 20 baldes de argamassa de barro.
Existe uma forma simples de aumentar a transferência de calor de uma estrutura: é necessário repetir as últimas carreiras, aumentando assim a altura. Se houver um teto, o teto acima dele deverá ser rebocado.
Opção #6 – Projetos de Volkov
I. F. Volkov melhorou o aquecimento e o fogão, que funciona não só com lenha, mas também com outros tipos de combustível sólido. Dimensões: 0,89x1,02x2,24 M. Se a fornalha for acesa uma vez por dia, a transferência de calor diária será de 2.260 kcal/h.
São utilizados ambos os métodos tradicionais de aquecimento: inverno e verão. O movimento dos gases quentes e a distribuição do calor são controlados por válvulas. Se aquecer no verão, os gases aquecem tanto o fogão, como o forno e a caixa de água quente.
A construção requer aproximadamente 520 tijolos vermelhos e 20 baldes de argamassa. O cadinho exigirá aproximadamente 50 kg de argila refratária.
As prateleiras e portas de secagem podem ser feitas de forma independente ou adquiridas em loja especializada. Os produtos adquiridos em ferro fundido parecem mais apresentáveis e são um elemento de decoração de interiores.
Opção #7 – Buslaeva “sueco”
O fogão compacto de paredes finas de K. Ya Buslaev é apreciado pelos proprietários de casas particulares pela sua boa produção de calor, que com duas fornalhas por dia chega a 4.500 kcal/h.
Condições necessárias para a construção de um dispositivo de aquecimento:
- tijolo pré-embebido;
- base sólida;
- costuras finas e de alta qualidade.
Vários tipos de combustível sólido são adequados - carvão, lenha, briquetes, paletes.
A câmara de cozedura possui uma estrutura especial: para garantir a libertação do vapor durante a cozedura, está equipada com uma conduta de ventilação separada.
A fornalha e a câmara de cozimento são as mais expostas ao calor e, portanto, geralmente são revestidas com tijolos refratários.
Para a construção são necessários: 550 tijolos, cerca de 40 baldes de argamassa de barro, além de portas (forno, soprador, para câmara de cozimento), grelha, vista, caixa de forno, fogão de ferro fundido, válvulas.
Listas detalhadas de materiais com tamanhos e pedidos dos tipos de fogões russos apresentados podem ser encontradas na literatura especializada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tradições na construção de fornos:
Revisão de um fogão russo com forro:
Etapas de construção:
Acendimento do fogão - primeiro acendimento:
O design das partes internas de um fogão russo, elementos decorativos, extensões adicionais para aquecimento eficaz, cozinha e design de interiores - literalmente tudo é importante. Isso significa que antes de construir um aquecedor é necessário pensar em cada pequeno detalhe - desde a localização até os materiais utilizados.
Não recomendamos fazer alvenaria sozinho, principalmente para iniciantes. É melhor contar com a ajuda de um fabricante de fogões experiente.
Um análogo moderno do fogão russo é o aquecedor TeplEco e similares dispositivos micatérmicos. Embora mesmo sem eles agora seja fácil encontrar fogão de sauna e produtivo unidade de queima de madeira para aquecer toda a casa.
Teploeko é um convector comum de baixa massa, que não substitui um fogão. Para aquecimento é necessário ter 100 W/m2 de aquecimento contínuo, ou seja, 5 kW para uma casa de 50 m2. Por dia - 120 kW/hora ou aproximadamente 600 rublos, por mês - 18 mil rublos. Isso é tudo Teploeko! O recuperador é um verdadeiro acumulador de calor, mas a sua potência térmica deve ser igual ao de um convetor, a única diferença é o preço do portador de energia: eletricidade ou lenha. Todo o resto é marketing!