Tampa de vaso sanitário: variedades, dicas de seleção, instruções de instalação
Embora a tampa do vaso sanitário seja apenas um acessório de acompanhamento, ela proporciona comodidade na hora de usar o banheiro, e isso é apreciado por muitos.Além disso, a componente estética é importante. Portanto, um potencial comprador não deve adquirir o primeiro modelo que chamar sua atenção. Você concorda?
Falaremos sobre como abordar com competência a escolha do material, formato e tamanho do assento para um atributo de encanamento muito importante. O artigo que apresentamos descreve o design do dispositivo e suas variedades populares. Tendo em conta os nossos conselhos, encontrar a capa certa será extremamente rápido, correto e fácil.
O conteúdo do artigo:
Recursos do dispositivo de tampa
Hoje, os fabricantes estão produzindo em massa tanto tampas universais que se adaptam à maioria dos vasos sanitários clássicos (ovais), quanto modelos de tampas projetados para um tipo específico de vaso sanitário.
Cada um desses produtos serve para proporcionar conforto ao usuário, evitando a entrada de umidade, bactérias e odores no vaso sanitário. Por que este tipo de equipamento é composto por duas partes independentes que desempenham funções diferentes?
Esses incluem:
- assento — a sua missão consiste em proporcionar comodidade suficiente;
- tampa, eliminando a propagação de odores, bactérias e umidade.
Além disso, toda a estrutura deve ter propriedades estéticas e higiênicas.
Para fazer a melhor escolha, você deve saber que todos os equipamentos do tipo apresentado são divididos não só pelo formato, tamanho, mas também por uma série de outras características. Isto é feito porque as necessidades e ideias sobre conforto entre os usuários são radicalmente diferentes.
Existem os seguintes tipos de tampas:
- Padrão — destinado a adultos sem necessidades especiais.
- Especial — são produzidos para utilizadores com deficiência ou para outras categorias. Por exemplo, existem modelos dobráveis para viajantes.
- Infantil — isto inclui opções de pequeno porte feitas levando em consideração a estrutura anatômica dos pequenos usuários. Para maior comodidade na estrada, eles podem até ser dobrados.
Todas as variedades listadas acima estão divididas em uma série de recursos para atender às necessidades das pessoas. Isso permite que você leve em consideração muitas nuances, e o potencial comprador só precisa fazer a escolha certa.
Tipos de acessórios de encanamento
Atualmente apenas os sanitários são fornecidos com tampa pré-instalada modelos eletrônicos E opções de suspensão. Para produtos de encanamento comuns, o assento deve ser selecionado separadamente.
Porém, para quem deseja adquirir tal produto, essa escolha não será complicada, pois apenas alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da compra: tamanho, formato, material, funcionalidade.
Ou seja, tudo o que se exige de um potencial comprador é combinar os parâmetros necessários pertencentes a quatro grupos diferentes, e assim será possível adquirir a melhor opção de um produto que servirá por muito tempo.
Por que o tamanho do limite é importante?
O usuário deve sempre lembrar que as capas são apenas, à primeira vista, semelhantes em tamanho. Na verdade, tudo é mais complicado - existem centenas de variações de vasos sanitários e acessórios para eles.
Mas tudo é simplificado por uma regra universal para determinar o tamanho do produto desejado. Indica que o tamanho de tal produto deve corresponder às dimensões do vaso sanitário ou ultrapassá-las ligeiramente. Além disso, a última opção é considerada ideal. Isso é necessário para garantir que o corpo não entre em contato com o frio e nem sempre limpe a superfície do vaso sanitário.
Decida os tamanhos assentos sanitários bastante simples - para fazer isso você precisa medir a largura e o comprimento máximos. E procure uma opção idêntica, levando em consideração o formato do vaso sanitário utilizado.
Com as dimensões dos pontos de fixação tudo fica ainda mais simples, pois a distância entre eles é sempre padrão. Portanto é igual a 150 mm, o que evitará qualquer erro.
A forma é sempre importante
É importante lembrar que o conforto do uso do vaso sanitário depende do formato da tampa, por isso deve-se tratá-la com cuidado. Na hora de escolher é preciso garantir que o produto corresponda às dimensões do vaso sanitário e seja confortável.
À venda estão tampas de vários formatos, por exemplo, feitas em forma de instrumentos musicais, sapos, patos.Mas essas soluções de design nem sempre melhoram o conforto, especialmente quando se trata de peças salientes.
Além disso, as seções salientes da estrutura podem estar sujeitas a uma carga que não suportam por muito tempo, o que levará à falha prematura da tampa.
Criar um modelo o ajudará a evitar erros na hora de comprar. Para isso, aplique um pedaço de polietileno, papel ou papelão no vaso sanitário instalado e trace seus contornos junto com os pontos de fixação com a maior precisão possível. O desenho resultante precisa ser recortado - será mais conveniente.
Na hora de escolher a tampa, você deve ter sempre o blank com você e, aplicando-o na amostra que desejar, selecionar a melhor opção. Você também pode tirar uma foto do vaso sanitário ou da tampa velha, que, junto com as medidas, também ajudará no sucesso da compra.
Tudo isso indica que não vale a pena escolher o formato e o tamanho que você gosta entre toda a variedade de opções. Seria correto selecionar os parâmetros especificados para corresponder às características correspondentes do banheiro existente.
O material de fabricação é a chave para a durabilidade
Resistência, resistência ao desgaste e funcionalidade dependem do material, o que afeta diretamente a vida útil da cobertura adquirida. Além disso, as propriedades antibacterianas e o conforto dependem disso.
Por exemplo, é precisamente por isso que os metais não são utilizados na fabricação. São sempre frescos, o que não proporciona uma sensação agradável quando o corpo entra em contato com aço, alumínio e outros materiais semelhantes.
Tendo em conta as características listadas, as tampas são feitas das seguintes substâncias:
- plástico;
- duroplasto;
- PVC;
- madeira e outras madeiras.
Como qualquer tipo de matéria-prima tem seus lados positivos e negativos, o potencial comprador precisa se familiarizar com cada um deles. Ou, após a aquisição, todos os tipos de surpresas são possíveis, na maioria das vezes decepcionantes.
Opção econômica feita de plástico
O plástico tem apenas uma vantagem importante: seu baixo custo. Ao mesmo tempo, todas as características técnicas são medíocres. Além disso, é suscetível até mesmo a influências mecânicas leves, de modo que sua parte mais carregada, o ponto de fixação ao vaso sanitário, quebra frequentemente.
As qualidades decorativas deste material também são relativamente baixas. O nível de conforto também é uma das desvantagens de qualquer cobertura plástica – são as mais frias dos demais tipos.
Tudo o que foi dito acima indica que um acessório de plástico deve ser tratado com o máximo cuidado e somente neste caso durará o suficiente e terá uma aparência decente.
Material ideal para a tampa
Podemos afirmar com alto grau de segurança que hoje o Duroplast é o melhor material com o qual são feitas tampas para todos os tipos de vasos sanitários. Embora também seja plástico, pertence a produtos modernos de alta tecnologia. Isto é confirmado por excelentes características.
Assim, o duroplast é durável, portanto pode suportar facilmente cargas mecânicas significativas, incluindo impactos. Além disso, não reage à exposição a muitos produtos químicos.
As qualidades estéticas também são altas. Duroplast parece cerâmica e brilha durante todo o período de uso, criando a impressão de pureza e novidade.
As características operacionais permitem que as tampas sejam equipadas com equipamentos adicionais que agregam conforto durante o uso:
- microelevador;
- drenagem automática;
- aquecimento de água;
- Outras funções.
E o plástico polimérico com o qual o Duroplast é feito costuma ser misturado com aditivos antibacterianos. Esta solução confere às tampas elevadas qualidades higiénicas durante todo o seu funcionamento, o que representa uma vantagem significativa em relação a outros tipos de materiais.
Base em PVC e capota flexível
Todas as tampas com capota flexível receberam o nome de PVC por causa do material de base, pois na verdade a moldura da estrutura é de plástico rígido, duroplast, e a maciez é proporcionada por espuma de borracha. O produto é multicamadas, o que garante um uso com alto nível de conforto. Esta opção possui excelente estética.
Além disso, o material de revestimento de PVC repele perfeitamente a umidade, é fácil de limpar e sempre parece novo. Mas esse idílio não durará muito - o cloreto de polivinila se desgasta rapidamente, então as costuras se desfazem e aparecem abrasões. Como resultado, esse produto terá que ser trocado com frequência.
Além disso, é preciso saber que não vale a pena consertar a tampa de PVC, pois o processo de decomposição não pode ser interrompido.As tentativas de reviver o revestimento não levarão a nada - tempo e dinheiro serão desperdiçados. Normalmente, a vida útil de qualquer tampa revestida de PVC não excederá moderados 3 anos.
Madeira cara e nem sempre prática
Podemos afirmar com certeza que madeira, aglomerado, MDF são materiais ecologicamente corretos e quentes, ou seja, proporcionam conforto suficiente em contato com o corpo. Caso contrário, essas capas dão aos usuários impressões contraditórias.
Quanto à vida útil, depende diretamente do nível do fabricante e da qualidade dos materiais utilizados. Ou seja, uma tampa de madeira pode ser bastante durável, atraente e confortável.
Mas em muitos casos tudo é exatamente o contrário, de modo que a vida útil desses produtos não ultrapassa 5 anos. Isso ocorre devido ao tratamento de baixa qualidade com agentes repelentes de umidade, fazendo com que a madeira comece a apodrecer após o contato com a umidade.
Além disso, as qualidades estéticas e o conforto são muitas vezes medíocres. E os próprios produtos feitos de madeira são, além disso, bastante pesados e podem até causar ferimentos em uma criança ou danificar o vaso sanitário.
Você também precisa saber que uma tampa de madeira será uma solução de design adequada se outros elementos feitos com este material forem utilizados na decoração do banheiro. Em outros casos, esse produto parecerá deslocado.
Os equipamentos de madeira também são muito mais caros do que os de plástico e, para muitos compradores em potencial, esse também é um argumento convincente para recusar a escolha de uma tampa de madeira.
Um produto de compensado adquirido só proporcionará durabilidade, pois possui uma margem de segurança impressionante. Todas as outras características estão abaixo de qualquer crítica, além disso, os conjuntos em forma de assento e capa não são feitos deste material, pois é adequado apenas para a confecção de assentos.
Algumas palavras sobre a funcionalidade dos produtos
As tampas modernas são capazes de fornecer não apenas operações tradicionais, o que amplia significativamente suas capacidades.
Por exemplo, os microelevadores estão longe de ser incomuns. Sua função é abaixar a tampa sem emitir nenhum dos sons ásperos e desagradáveis que são uma característica deprimente de muitos acessórios de banheiro. Além disso, este mecanismo protege os elementos estruturais contra danos.
Produtos multifuncionais estão se tornando cada vez mais populares equipado com bidé, painel de controle e outras soluções tecnológicas.
Com a ajuda deles, o usuário consegue regular a temperatura de aquecimento da água e ativar diversas funções, incluindo ablução e secagem. Você também pode simplesmente controlar a altura da tampa, programar seu fechamento e abertura automáticos e definir outros comandos.
Como escolher a capa certa?
O primeiro ponto na hora de escolher um aparelho deve ser verificar se ele corresponde ao tamanho do vaso sanitário. Este ponto é especialmente relevante devido ao fato de a padronização desses equipamentos ser bastante condicional. Esse recurso pode levar a erros irritantes. Conforme mencionado acima, a melhor opção é se o produto for um pouco maior que o próprio vaso sanitário.
Em seguida, é preciso abordar a questão da resistência, pois só isso garantirá durabilidade. Para isso, preste atenção na qualidade dos materiais, leia as avaliações sobre o modelo escolhido e também certifique-se de que não há danos, que podem ser rachaduras ou lascas.
Além disso, os seguintes pontos devem ser monitorados:
- Conforto de usar. Isso se aplica não apenas ao formato apropriado, mas também à verificação da nitidez do som de fechamento - isso incomoda muitos usuários. Além disso, vale atentar para a verificação da presença/ausência de rugosidades e cortes, pois tais defeitos são uma desvantagem significativa.
- Funcionalidade, que deve atender plenamente às necessidades dos próprios potenciais compradores.
- Estética. A tampa, além de agradar aos futuros proprietários, deve caber no interior do banheiro.
Se o comprador puder destinar uma quantia redonda para a compra de uma tampa, então é necessário olhar mais de perto os produtos multifuncionais, pois eles podem proporcionar um nível de conforto significativamente maior do que os equipamentos tradicionais.
Recursos de instalação DIY
O procedimento de instalação da tampa é bastante simples, então você mesmo pode fazer isso facilmente. E sem usar nenhuma ferramenta especial e rara.
Primeiro você precisa remover a tampa antiga. Uma chave inglesa ou um alicate de tamanho adequado ajudarão nisso se for preso ao vaso sanitário com parafusos de plástico ou latão. Os fixadores listados não estão sujeitos à corrosão, por isso são fáceis de desparafusar.
Em seguida, você precisa limpar a prateleira do vaso sanitário de vestígios de sujeira. Para instalar a tampa adquirida, você deve usar acessórios de plástico ou latão. Eles fazem isso porque os produtos de aço corroem rapidamente no ambiente úmido de um banheiro.
O próximo passo é colocar a tampa adquirida no vaso sanitário e fixar os parafusos preparados. A seguir, a conexão é simplesmente apertada, após o que o trabalho é considerado concluído.
Se for adquirido um dispositivo multifuncional, o proprietário certamente terá que recorrer aos serviços de instaladores profissionais.
Irá familiarizá-lo com as regras de seleção e instruções de instalação de um acessório de bidê para vaso sanitário. próximo artigo, que recomendamos a leitura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo lhe dará uma melhor compreensão dos tipos de tampas de vaso sanitário:
O material a seguir explica como escolher o tamanho correto da tampa:
Você pode conhecer as vantagens de uma capa com microlift e como instalá-la no vídeo:
Escolher o tipo ideal de capa é bastante fácil. Para tal procedimento basta um pouco de conhecimento e atenção, pois esse tipo de produto não está sujeito a padronizações rígidas.
E isso leva ao fato de que existe um grande número de tamanhos e formatos padrão de tampas de vasos sanitários no mercado. Instalar um novo acessório no seu local de trabalho será fácil.
Conte-nos como você escolheu e instalou um assento para seu banheiro. Compartilhe qual foi o argumento decisivo na sua escolha.Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.
No banheiro, um microelevador feito de plástico barato foi instalado em nosso banheiro há muito tempo. Se eu tivesse pedido antecipadamente, antes de comprar a cobertura, teria conseguido evitar uma avaria precoce deste microelevador, no novo apartamento já instalaremos uma cobertura de Duroplast. Quanto ao bloco infantil, depois de ler a obra do autor, ainda não entendi com que idade deve ser usado? Trazemos nosso próprio penico na visita, é mais cômodo e familiar.
Olá. A almofada para bebê pode ser usada a partir da idade em que a criança já aprendeu a usar o penico. Conheço alguns casos em que uma criança não queria ir ao penico, mas ia ao banheiro com prazer (claro, com o apoio da mãe/pai), principalmente porque estava interessada em saber como funciona a descarga.
Portanto, praticamente não há restrições de idade. A única coisa é que com menos de 4 a 5 anos não se deve deixar uma criança sozinha no banheiro, mesmo com uma coberta.
Eu concordo com Duroplast. Hoje esta é a melhor opção em peças de encanamento. Mas os produtos de madeira suscitam dúvidas... Qualquer madeira, independentemente da forma como é processada, não é adequada para utilização em ambientes com elevada humidade padrão. Muitas vezes o banheiro é combinado e isso pode causar problemas. Não é assim?! Se eu estiver errado, você pode me corrigir. Quero enfeitar a parte superior da tampa com couro (para que quando fechada fique, por assim dizer, um banquinho), o couro é fácil de limpar e esse acabamento não vai sobrecarregar ainda mais a tampa.
Para responder à sua pergunta, sim, de fato, para que a madeira sirva por muito tempo em ambiente úmido, em primeiro lugar, é necessário usar certas variedades duras e, em segundo lugar, processá-la bem. E mesmo assim, as coisas podem não correr conforme o planejado.
Quanto ao estofamento de couro, aqui novamente eu aplicaria sobre uma tampa de madeira e também preencheria com enchimento macio. Mas a questão é: isso faz algum sentido prático? Este não é um trono, então seria confortável sentar nele. E os custos financeiros serão mais significativos. Eu pessoalmente uso a opção mais prática - uma tampa de duroplast.
Parece-me que o WC, tal como a casa de banho, são locais para expressar a sua criatividade. Adorei as ideias acima, principalmente a tampa em formato de guitarra. Por que não?! Acontece que comprar este produto não é tão fácil. A maioria das lojas de encanamento em nossa cidade oferece combinações padrão que estão esgotadas há muito tempo.