Acessório para bidê para vaso sanitário: visão geral dos tipos de acessórios para bidê e métodos de instalação
Qualquer pessoa gosta de conforto, por isso muitos desenvolvedores estão trabalhando nos problemas de criação de comodidades domésticas.O bidê tradicional já não surpreende muita gente. Um dispositivo independente é usado há muito tempo na maioria dos banheiros. É muito prático e higiênico.
Mas se o banheiro for pequeno, é impossível instalá-lo. Um acessório para bidê para vaso sanitário foi desenvolvido especialmente para esses casos. Diremos como escolher esta miniversão do dispositivo higiênico e como instalá-lo corretamente.
O conteúdo do artigo:
- Por que é necessário usar bidê?
- Acessório para bidê: o que é?
- O que é melhor: acessório, tampa ou chuveiro?
- Características de instalação de diferentes tipos de acessórios para bidê
- Guia rápido para instalar a guarnição
- Características de escolha de equipamentos de encanamento
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Por que é necessário usar bidê?
Deve-se admitir que para os nossos compatriotas o bidé muitas vezes não é percebido como uma necessidade básica. É geralmente aceito que depois de ir ao banheiro basta usar papel higiênico, esteja seco ou molhado.
Na verdade, isso não é suficiente. Os médicos realizaram estudos que confirmam que é impossível remover todos os contaminantes desta forma.
Em um ambiente úmido e quente, serão uma excelente base nutricional para o desenvolvimento de um grande número de microrganismos. O que, na melhor das hipóteses, levará ao aparecimento de um odor extremamente desagradável e, na pior das hipóteses, ao desenvolvimento de processos inflamatórios.
Portanto, em muitos países ao redor do mundo, lavar áreas íntimas depois de ir ao banheiro é uma norma absoluta. Um bidé ajuda a realizar este procedimento com o maior conforto.
Existem muitas variedades de acessórios de encanamento populares. Os primeiros modelos, surgidos no século XVII, eram simples banheiras de água. Os aparelhos modernos são abastecidos com água fria/quente, além de canos de esgoto para escoamento do líquido utilizado.
Tudo isso requer uma quantidade bastante grande de espaço livre. Para banheiros pequenos, os acessórios para bidê, que surgiram há relativamente pouco tempo, são ideais.
Acessório para bidê: o que é?
O equipamento foi projetado para instalação no vaso sanitário ou próximo a ele, o que permite que o encanamento desempenhe plenamente duas funções ao mesmo tempo. A principal vantagem do dispositivo é a economia máxima de espaço livre. Os acessórios diferem em design. Existem três tipos principais de tais dispositivos.
Tampa de vaso sanitário com função de bidê
O encanamento se parece muito com uma tampa de vaso sanitário tradicional, embora seja mais maciço. Além disso, está equipado com dispositivos adicionais: uma torneira retrátil de abastecimento de água e um controle remoto especial com o qual é possível regular a temperatura e a pressão do líquido.
Os modelos mais simples fornecem apenas água. Estão equipados com torneira fixa, o que é muito inconveniente, pois neste caso a utilização da sanita é complicada.
Mais complexo dispositivos controlados eletronicamente estão equipados com um bico retrátil, que assume a posição de trabalho após pressionar um botão especial. Após o uso, a torneira desliza para dentro da tampa.
Além disso, as tampas dos bidês podem ser equipadas com as seguintes funcionalidades adicionais:
- Seleção de diferentes modos de operação. Pode ser um monojato, um jato pulsante, um enema ou um jato de água saturado de ar.
- Regulação da temperatura da água de abastecimento. Incluindo aquecê-lo até a temperatura desejada.
- Modo especial infantil. Fornece opções de comprimento de extensão do bico e regulação da pressão da água.
- Modo de secagem após utilização do bidé. Neste caso, o papel higiênico não é necessário.
- Aquecer o assento do vaso sanitário a uma temperatura confortável.
- Hidromassagem. Espera-se um conjunto de variações de massagem.
- Selecionando a pressão mais confortável da água fornecida.
- Purificação e ozonização do ar do banheiro após o uso do banheiro.
- Função anti-palmas ou prevenção de forte impacto da tampa na borda do vaso sanitário.
Esta é a principal funcionalidade que pode ser equipada capa de bidê. Em alguns casos, a pedido do futuro proprietário, pode ser ampliado ainda mais.
Design e finalidade dos acessórios para bidê
Este é um bocal, que é um sistema de misturador, chuveiro e mangueiras de conexão. Toda a estrutura é fixada à base, que tem a forma de uma tira metálica.
Para fixar o dispositivo ao vaso sanitário, são feitos furos na barra. Sua localização corresponde exatamente aos orifícios de montagem da tampa do vaso sanitário. O acessório está equipado com um pulverizador retrátil.
Para fornecer água, pressione um botão no painel de controle ou gire a válvula esférica. O bico se move para a posição de trabalho sob a pressão da água fornecida. Depois que o fornecimento de líquido é interrompido, o pulverizador volta automaticamente ao lugar. Assim como as tampas, os acessórios para bidê com misturadores diferem em funcionalidade.
Os aparelhos mais simples fornecem apenas água.
Modelos mais complexos podem ter as seguintes funcionalidades:
- Regulação da pressão da água do mínimo ao máximo.
- Limpeza automática do pulverizador.
- Misturar água morna e ajustar sua temperatura.
- Hidromassagem, são oferecidas uma ou mais opções de tratamento.
- Secar a área íntima.
- Ozonização do ar no banheiro.
O acessório pode ser equipado com um ou vários acessórios. Neste último caso, estão disponíveis diferentes nebulizadores para mulheres, homens e crianças. São produzidos equipamentos projetados especificamente para determinados modelos de banheiros. Geralmente possui marcações especiais.
Bocal “chuveiro higiênico”
Este equipamento é frequentemente usado como bidê. Este bico também é fixado sob o assento do vaso sanitário, mas, diferentemente dos dispositivos descritos acima, não possui pulverizador. Ele é substituído por um chuveiro tradicional, que pode ser fixado diretamente na lateral do vaso sanitário ou na parede. O dispositivo está disponível nas versões integrada e externa.
Usar esse equipamento é extremamente simples. Depois que uma pessoa usa o banheiro, ela abre a torneira. Isso pode ser feito girando a válvula esférica ou acionando o botão que liga o abastecimento de água.
Em seguida, direciona o pulverizador para as áreas do corpo que precisam ser lavadas. Chuveiro higiênico menos funcional do que um acessório ou tampa de bidê. Além de fornecer água, permite ao usuário regular sua pressão e temperatura.
Os modelos mais recentes desses dispositivos são equipados com misturadores com termostatos. Isso permite que você receba sempre água com temperatura confortável e pressão necessária.
Além disso, não há risco de queimaduras acidentais se a água for fornecida muito quente. A funcionalidade do dispositivo é mínima, mas é extremamente fácil de usar e, se usado corretamente, raramente falha. O mesmo não pode ser dito sobre modelos complexos equipados com eletrônica.
O que é melhor: acessório, tampa ou chuveiro?
É importante para o comprador interessado em adquirir um bidê saber qual opção de equipamento é reconhecida como a melhor. Vamos tentar descobrir. Consideremos as vantagens de tais dispositivos.
Para todos os três tipos de dispositivos eles são iguais:
- O processo de realização de procedimentos de higiene torna-se extremamente cómodo. Além disso, depois de ir ao banheiro, a pessoa não precisa ir a lugar nenhum.
- Consumo econômico de água. Em média, gasta-se cerca de um litro de líquido por procedimento.
- A lavagem higiênica das áreas íntimas é a melhor prevenção de todos os tipos de inflamações e infecções geniturinárias.
- O equipamento pode ser utilizado por crianças, homens e mulheres.
- Economia significativa de espaço livre no banheiro, o que é especialmente importante em um cômodo pequeno.
O uso de tampas e acessórios oferece algumas outras vantagens. A hidromassagem é considerada a melhor prevenção de prostatites e hemorróidas.
A secagem suave das áreas íntimas permite a não utilização de papel higiênico, o que pode ser muito importante em períodos de agravamento de certas doenças, por exemplo, as hemorróidas. O desempenho do equipamento varia amplamente.
Se falamos de versatilidade, o duche e os acessórios cabem em qualquer sanita. A tampa requer seleção dependendo do modelo e tamanho do dispositivo.
O chuveiro e o acessório são de instalação mais fácil porque não necessitam de ligação elétrica, ao contrário da tampa. Além disso, este último é mais caro que seus análogos e pode não ser suficientemente conveniente de usar.
Isto se aplica aos casos em que há crianças entre os usuários do bidê. O chuveiro e o acessório são totalmente universais.Para a tampa, será necessário adquirir adicionalmente uma cadeira infantil especial e, se necessário, instalá-la e retirá-la do vaso sanitário, o que pode não ser totalmente conveniente.
A prática mostra que a vida útil mais longa é alcançada por chuveiro higiênico, em segundo lugar estão os decodificadores e os de menor duração são as tampas eletrônicas. Modelos especialmente baratos feitos de plástico de baixa qualidade.
O complexo universal de bocal para bidê e ducha higiênica é praticamente isento de inconvenientes, porque... um dispositivo complementa harmoniosamente o outro:
Características de instalação de diferentes tipos de acessórios para bidê
A maneira mais fácil é instalar uma ducha higiênica. Possui torneira própria, que é conectada às tubulações de água por meio de mangueiras flexíveis.
A instalação é realizada com a obrigatoriedade de vedação de todas as conexões, para as quais se utiliza fita Fum ou materiais semelhantes. A batedeira é colocada no local escolhido, fixada com fechos, após o que é conectada a rede de abastecimento de água.
A instalação do acessório para bidé é efectuada estritamente de acordo com as instruções do fabricante, que podem diferir ligeiramente consoante o modelo do aparelho.
Em termos gerais, o procedimento de instalação é o seguinte:
- Fechamos a água do banheiro ou de todo o apartamento, caso contrário seja impossível.
- Remova com cuidado a tampa do vaso sanitário.
- Pegamos a placa de base e a colocamos na borda do vaso sanitário para que os orifícios de montagem de ambos os dispositivos correspondam exatamente.
- Inserimos os parafusos nos orifícios de montagem e primeiro colocamos juntas cônicas neles e depois arruelas.
- Pegamos o acessório e inserimos na placa fixada no vaso sanitário.Um leve clique indicará que a estrutura está instalada corretamente.
- Recoloque a tampa do vaso sanitário e aperte os parafusos.
- Conectamos o acessório ao abastecimento de água por meio de uma conexão flexível.
O dispositivo está pronto para uso. Você pode realizar um teste, durante o qual deverá verificar possíveis vazamentos nas áreas de conexão das mangueiras flexíveis.
A tampa do bidê é montada de forma diferente. Antes de iniciar o trabalho, os especialistas recomendam a leitura atenta das instruções. Isto é especialmente importante dada a variedade de modelos de tampas de bidé e o facto de o seu design conter componentes eletrónicos.
A instalação do equipamento é um tanto complicada pela necessidade de ligação não só à rede de abastecimento de água, mas também à rede elétrica.
Um encanador DIY precisará fazer o seguinte:
- Desligue o abastecimento de água do banheiro.
- Desconecte a mangueira que fornece água ao tanque.
- Desaparafuse com cuidado as porcas que prendem o assento do vaso sanitário e remova-o.
- Instalamos a tampa do bidê no vaso sanitário e fixamos com fechos especiais.
- A conexão flexível para o tanque é conectada em uma extremidade à válvula em forma de T e na outra extremidade ao tanque.
- Montamos um filtro na válvula em forma de T, ao qual o conectamos por meio de uma porca plástica à mangueira que sai da tampa do bidê.
- Conectamos o equipamento à rede por meio de um cabo com plugue.
O dispositivo está pronto para uso. Você pode abrir a torneira e verificar possíveis vazamentos, além de testar o funcionamento da tampa do bidê.
Sobre como é produzido instalação de um bidê completo, é descrito detalhadamente no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.Então você pode comparar como é mais fácil instalar miniopções e como elas são mais simples de operar e manter.
Guia rápido para instalar a guarnição
Vejamos o processo de instalação e conexão de uma almofada de bidê simples como exemplo. Um artesão doméstico completamente inexperiente pode facilmente lidar com esse tipo de trabalho. Todo o procedimento inclui várias etapas padrão:
Assumiremos que concluímos com sucesso a instalação e fixação do forro. Resta conectar o aparelho às linhas de água quente e fria:
Características de escolha de equipamentos de encanamento
Na aquisição de diversos acessórios e tampas de bidê, além da funcionalidade, atenção especial deve ser dada às dimensões do aparelho. É necessário saber exatamente a distância entre os fixadores.
Alguns modelos de fabricantes conhecidos permitem o ajuste dos orifícios de montagem em 0,8-1 cm, mas a maioria dos dispositivos não possui essa função. Além disso, o bico deve corresponder ao comprimento interno do vaso sanitário.
Para tampas de bidê, a distância da cisterna até a borda do vaso sanitário é importante. Se for menor que o tamanho da unidade de controle da tampa, não será possível instalá-la.
Ao escolher um acessório para bidê, deve-se levar em consideração não apenas suas dimensões gerais, mas também o formato da cisterna instalada no vaso sanitário. Se não corresponder à configuração do decodificador, será impossível instalá-lo corretamente.
E mais um ponto importante. Ao adquirir equipamentos, atenção especial deve ser dada à sua qualidade. Surgiu no mercado um grande número de falsificações de marcas conhecidas, por isso toda a documentação que a acompanha deve ser cuidadosamente estudada.
O dispositivo deve vir acompanhado de certificados de conformidade e qualidade e documentos para serviço de garantia. Este último deverá ser preenchido pelo vendedor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. O que é uma tampa de bidê para vaso sanitário e quais funções adicionais ela pode desempenhar:
Vídeo nº 2. Como instalar corretamente o acessório para bidê no vaso sanitário:
Vídeo nº 3. Procedimento para instalação da tampa do bidê no vaso sanitário:
É claro que um bidê é necessário em todos os banheiros, mas nem todos os quartos podem acomodar um. Neste caso, uma variedade de acessórios para bidê pode ser considerada a melhor opção. Não ocupam espaço livre, mas ao mesmo tempo funcionam de forma muito eficiente.
O usuário recebe um equipamento multifuncional e muito fácil de usar. Na hora de escolher o tipo desse decodificador, é importante levar em consideração a vontade de quem irá utilizá-lo e as condições futuras de seu funcionamento. Então a compra será bem-sucedida.
Conte-nos como você selecionou e instalou o acessório para bidê, por quais critérios você se orientou. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.Aqui, tire dúvidas, compartilhe informações úteis e fotografias sobre o tema do artigo.
Sim, no nosso país a instalação de bidês não é tão comum, é raro vê-los. Talvez em vão. Das opções listadas no material, gostei mais do acessório para bidê: muito bacana e funcional. Um bidê em forma de tampa de vaso sanitário, na minha opinião, não parece muito esteticamente agradável e é um tanto volumoso. Embora tenha muitas funções adicionais.
Quanto a mim, não compraria bidé para a minha casa de banho, mesmo que fosse comum no nosso país! Bem, isso é incomum para mim; não conheço ninguém no meu círculo que tenha um bidê. Higiene - sim, talvez haja algo nisso. Mas se você nadar todos os dias, acho que tudo ficará bem. O acessório para bidé pareceu-me o mais cómodo e prático de usar, caso alguém esteja a pensar instalá-lo.
Não consigo entender como você pode ajustar o acessório, principalmente o mecânico, sem se queimar ou derramar água gelada em si mesmo? Afinal, a água quente muitas vezes requer drenagem e nem sempre está em uma temperatura fixa.
Nestes casos, é necessário optar por tampas de bidê que possuam aquecimento de água embutido. Você terá que pagar um pouco mais pelo conforto, mas vale a pena. Muitos apartamentos ou casas utilizam caldeiras elétricas ou esquentadores a gás para aquecer a água; nesses casos, é necessário escoar a água para obter água quente. Para um bidé, esta opção é a melhor solução, razão pela qual existem modelos à venda com aquecimento de água incorporado.
Ao escolher uma tampa, observe as especificações técnicas; geralmente os fabricantes escrevem: “aquecimento de água por fluxo” ou “aquecedor por fluxo”. Isso é exatamente o que você precisa para garantir que a água esteja sempre na temperatura certa.
Sergey, instale-o com um mixer. Você precisará conectar água fria e quente e regular a temperatura sozinho, nada complicado - assim como no chuveiro.
Se houver sobreposição, então como instalá-la na instalação, ou melhor, o que mais lhe interessa é a ligação à água, porque está tudo fechado.