Instalação de bidê faça você mesmo: especificações de instalação e conexão às comunicações

Um bidê é um encanamento extremamente útil e conveniente.E se um dos integrantes tiver necessidades especiais por problemas de saúde, tal aparelho é simplesmente insubstituível. Mas o custo desse tipo de encanamento não está ao alcance de todos os orçamentos familiares.

Felizmente, instalar um bidê é um procedimento relativamente simples que até um encanador novato pode realizar. Diremos em que sequência este trabalho é executado, quais normas e requisitos o empreiteiro deve cumprir. Como alternativa, o artigo descreve a instalação de uma tampa para bidê.

Que tipos de bidês existem?

Um bidé é uma loiça sanitária concebida para a higiene pessoal. Externamente, o dispositivo é muito semelhante a um vaso sanitário comum, mas tecnicamente é um lavatório baixo.

Também está ligado ao esgoto, mas em vez de tanque há uma torneira ou fonte. Existem modelos de bidê de chão e uma versão suspensa. Os primeiros são montados no chão e os segundos pendurados na parede.

Ao escolher um bidê, deve-se levar em consideração não apenas o método de instalação, mas também outras características de design. Por exemplo, o misturador pode ser de duas válvulas normal ou de alavanca única com mecanismo de esfera. Este último é considerado mais conveniente.

Modelo de bidê de chão
O bidê é um pequeno dispositivo de higiene pessoal que pode ser extremamente conveniente para familiares doentes e idosos.

A bica é projetada de forma que o jato de água possa ser direcionado para cima em um ângulo adequado. Em alguns modelos não há bica: a água flui do fundo da tigela como uma pequena fonte, cuja direção também pode ser ajustada.O design do produto deve ser escolhido de acordo com o estilo do encanamento que já existe no banheiro.

Existem modelos retrô de bidês modernos e produtos feitos no estilo moderno de alta tecnologia. É igualmente importante levar em consideração o tamanho do encanamento, principalmente se se trata de um banheiro pequeno. Deve haver algum espaço ao redor do bidê para que seja conveniente para o visitante do banheiro utilizá-lo.

Modelo de bidê montado
Os modelos de bidê de parede são compactos e facilitam a limpeza do banheiro. O vaso sanitário e o bidê, feitos no mesmo estilo, parecem muito impressionantes

Os modelos de parede parecem muito compactos, mas para instalá-los deve-se utilizar uma instalação especial, que deve ser colocada em um nicho atrás da tigela, ou atrás de um painel falso especial. Para levar em consideração com precisão todos esses pontos, deve-se medir cuidadosamente com uma fita métrica tanto o espaço destinado à instalação do bidê quanto o próprio aparelho.

Uma excelente alternativa aos bidês autônomos é um vaso sanitário inteligente, que combina praticamente as funções dos dois tipos de encanamentos em um único gabinete:

Instalação do modelo de piso

Assim, o local foi escolhido e o encanamento adquirido. Antes da instalação, é necessário verificar novamente o equipamento do aparelho e também certificar-se de que o produto está intacto. Lascas e rachaduras na tigela são inaceitáveis, mesmo que fiquem escondidas após a instalação.

Para instalação você pode precisar do seguinte conjunto de ferramentas:

  • furadeira e/ou furadeira;
  • brocas para trabalhar bases de concreto e cerâmica;
  • conjunto de chaves;
  • chave de boca ajustável;
  • material para vedação de conexões roscadas;
  • um composto de vedação à base de silicone destinado ao uso em condições de alta umidade, etc.

Ao descobrir como instalar um modelo de bidê de piso, você precisa escolher o local de instalação correto. Neste caso, é necessário medir com precisão a distância do aparelho ao ponto de conexão da rede de abastecimento de água e esgoto.

A tigela é colocada na base e nela são marcados os locais onde serão montados os fechos. Em seguida, são feitos furos nesses locais, cujo diâmetro corresponde ao tamanho das buchas plásticas.

Marcações para instalação de bidê
Antes de instalar o bidê montado no chão, marque o chão, marcando os locais dos fixadores e, em seguida, faça os furos

Para perfurar revestimentos cerâmicos, recomenda-se a utilização de uma broca especial. As buchas são colocadas nos furos, a tigela é colocada em cima e fixada com parafusos de fixação.Neste caso, são utilizadas gaxetas de borracha para não danificar a superfície cerâmica do produto.

Instalando um bidê de chão
Os modelos de bidê de chão são instalados aproximadamente da mesma maneira que um vaso sanitário: primeiro conecte a tigela e, em seguida, conecte o dispositivo ao sistema de abastecimento de água e esgoto

A força de aperto dos parafusos deve ser moderada, caso contrário a cerâmica pode simplesmente rachar. Mas não aperte os fechos com muita força para que a posição da tigela fique segura. Para fixação adicional do produto ao piso, utiliza-se selante de silicone, que é utilizado para revestir o vão entre a borda inferior do bidê e o piso.

Agora você pode ir instalar um misturador. Dependendo do modelo, é montado na lateral da tigela ou na parede. Normalmente, o fabricante fornece instruções detalhadas com o misturador, bem como todos os fixadores necessários. Você deve verificar a presença desses elementos ao adquirir um bidê.

Para instalar uma torneira de parede, pode ser necessário cinzelar a parede próxima à qual o bidê está instalado. É preferível realizar estes trabalhos antes de instalar a tigela, para não danificá-la durante a formação da reentrância. Simultaneamente às marcações para fixadores, também são feitas marcações na parede para o misturador.

Em seguida, a tigela é retirada e é feito um furo na parede. Depois disso, a superfície do piso deve ser limpa de quaisquer detritos que se formaram e, em seguida, devem ser feitos furos para fixação da tigela. Com uma batedeira instalada na lateral do bidê tudo fica mais simples, geralmente já vem previsto um furo especial para isso.

O misturador é instalado no local desejado por meio de uma gaxeta de borracha e fixado com uma porca de fixação, que deve ser apertada cuidadosamente com uma chave ajustável.Em seguida, é fornecida água fria e quente ao aparelho, sendo importante não confundir as válvulas ou entradas, dependendo do modelo do misturador.

Misturador para bidé
Um misturador de bola moderno é considerado mais conveniente para um bidê, mas os modelos de estilo retrô geralmente usam aparelhos de duas válvulas

Para conectar um bidê ao abastecimento de água, geralmente é usada uma mangueira flexível trançada de metal. É importante que estas mangueiras não sejam muito longas, criando voltas desnecessárias. Mas é ainda pior se a linha flexível for muito curta e esticada. Este é um erro inaceitável ao instalar um bidê.

Torneira para bidê
Ao conectar o bidê à rede de abastecimento de água, recomenda-se a instalação de uma válvula de corte para que você possa, se necessário, desligar o abastecimento de água do aparelho

Para conectar mangueiras a canos de água fria e quente, você precisará cortar ou instalar camisetas. Recomenda-se a instalação de válvulas de corte na frente desses tees para poder fechar o fluxo de água para o bidê. Se precisar consertar o produto, não será necessário desligar todo o abastecimento de água do apartamento.

A conexão ao sistema de encanamento geralmente é feita por meio de conexões roscadas. Cada uma dessas conexões deve ser cuidadosamente selada com fio de linho, fita FUM ou outro material adequado.

É aqui que os novos encanadores cometem dois erros: usar muita ou pouca calafetagem. Se o material sobressair ligeiramente para fora após o aparafusamento da rosca, sua quantidade pode ser considerada ideal.

Resta conectar o bidê à rede de esgoto. Certifique-se de instalar um sifão. Você também precisará de um manguito adaptador de borracha e corrugado. Primeiramente, deve ser instalado um sifão na saída do bidê.

Neste caso, é utilizada uma junta de borracha especial. Quase todos os modelos de bidê estão equipados com um dispositivo de proteção contra transbordamento. Durante a instalação, é necessário garantir a integridade e o bom funcionamento desta unidade.

Em seguida, uma corrugação é fixada no sifão. Sua segunda extremidade é montada na tubulação de esgoto, e um manguito de borracha serve para vedar essa conexão. Neste ponto, a instalação do bidê de piso pode ser considerada concluída. Você deve abrir a água e verificar se há vazamentos em todas as conexões.

Recursos de instalação de um dispositivo suspenso

A instalação de um modelo compacto suspenso começa com a instalação da instalação, à qual o próprio dispositivo é então acoplado. Neste caso, o peso do dispositivo é distribuído tanto na moldura quanto na parede onde será fixado. Muitas vezes a divisória entre o banheiro e o vaso sanitário é feita de materiais leves, por exemplo, gesso cartonado e perfis.

Local para instalação de bidê
Ao escolher um local para instalar um bidê, você deve cuidar de espaço suficiente ao redor para deixar o visitante do banheiro confortável

Não é recomendado fixar a instalação em tal parede, pois ela pode simplesmente desabar com o peso do encanamento. Na maioria das vezes, um pequeno nicho é feito na parede para a moldura. Tal reentrância deve ser ligeiramente mais alta e profunda do que as dimensões da estrutura a que se destina. Se o banheiro já possui um nicho pronto e de dimensões adequadas, você pode utilizá-lo.

Acontece também que por algum motivo é impossível criar um nicho. Neste caso, a instalação é simplesmente montada contra a parede e depois escondida atrás de um painel falso, por exemplo, em gesso cartonado, para dar à estrutura um aspecto completo e estético.

Antes de instalar a instalação, as tubulações de água fria e quente, bem como a tubulação de esgoto, devem ser levadas ao local de instalação. As saídas destes elementos também devem permanecer acessíveis para posterior ligação do bidé.

A moldura é fornecida desmontada e deve primeiro ser montada de acordo com as instruções do fabricante. Nesta fase, normalmente é possível ajustar a altura da tigela para que o dispositivo seja confortável de usar.

Depois disso, a instalação é fixada no chão e na parede por meio de fixadores. Primeiro são feitas as marcações, depois são feitos os furos, após os quais a moldura é fixada na posição correta.

Após a montagem da estrutura, os pontos de fixação são marcados e a altura ideal da estrutura de suporte e das peças de suporte são selecionadas:

Durante o processo de montagem e instalação da estrutura, você deve usar regularmente um nível de construção. O desalinhamento na posição dos elementos de instalação levará ao posicionamento incorreto do bidê e poderá em breve levar ao funcionamento incorreto do dispositivo e à sua quebra.

Se a instalação precisar ser desmontada para reparos, o custo para consertar o problema pode ser muito alto.

Se a moldura estiver instalada corretamente em relação à horizontal e à vertical, pode-se recortar e decorar o nicho em que está inserida. Obviamente, devem permanecer elementos do lado de fora nos quais a bacia do bidê será suspensa. São pinos longos especiais que são inseridos nos orifícios correspondentes da moldura e fixados na parede.

Ao pendurar uma tigela em pinos de metal, geralmente é usada uma junta de borracha para proteger a cerâmica contra danos. Uma alternativa à borracha pode ser uma camada de selante.

Deve ser aplicado na superfície dos fixadores e aguardar a secagem da composição. Depois disso, você pode pendurar e prender a tigela. No entanto, o uso de uma junta de borracha é considerado mais confiável e conveniente.

Depois instalação para bidé de parede instalada, a parede é decorada, mas as ligações de esgoto e abastecimento de água devem ficar do lado de fora.

A cuba, suspensa em pinos, é fixada com porcas de fixação, que devem ser apertadas com cuidado para não danificar a superfície cerâmica da louça sanitária.

A instalação adicional do bidê é realizada aproximadamente da mesma maneira que na instalação de um modelo de piso. Primeiro instale a torneira e depois conecte a água quente e fria usando mangueiras flexíveis.

Os requisitos para vedar todas as conexões roscadas permanecem os mesmos que para a instalação de qualquer outro equipamento hidráulico: a vedação é obrigatória. Recomenda-se fazer isso mesmo nos casos em que são utilizadas juntas.

A conexão de um bidê montado à rede de esgoto também é feita apenas por meio de um sifão. Um manguito adaptador de borracha é colocado entre o sifão e o orifício do esgoto. Agora você precisa abrir a água e verificar o funcionamento de todos os componentes, certifique-se de que não há vazamentos. Se tudo estiver em ordem, você poderá realizar os acabamentos necessários.

Algo sobre a tampa do bidê

Se não há absolutamente nenhum espaço para instalar um bidê, mas você realmente precisa aproveitar esse benefício da civilização, faz sentido considerar a opção de adquirir uma tampa de bidê ou acessórios para bidé. Este é um dispositivo eletrônico que se parece muito com uma tampa de vaso sanitário, mas está equipado com uma série de funções adicionais.

Tampa eletrônica para bidê
A tampa eletrônica do vaso sanitário é uma excelente alternativa aos modelos tradicionais de bidê, principalmente se não houver espaço suficiente para novos encanamentos

A tampa do bidê é instalada diretamente no vaso sanitário. Este dispositivo deve ser abastecido com água e energia. Claro, não há necessidade de conexão a um esgoto. Dispositivos eletrônicos equipado com microprocessador e painel de controle, com o qual você pode definir a temperatura e a pressão da água adequadas.

Esses produtos também estão equipados com a função de soprar ar quente, cuja temperatura pode ser ajustada em um nível aceitável. O controle é realizado remotamente por meio de um controle remoto. Alguns modelos têm filtro de água e purificação do ar que entra.

Entre outras opções úteis, faz sentido observar:

  • fornecimento automatizado de sabonete líquido;
  • revestimento antibacteriano do assento;
  • vários modos de fornecimento de jato (massagem, pulsação, etc.);
  • presença de ambientador;
  • assento aquecido;
  • presença de um temporizador;
  • sistema automático de limpeza de bicos, etc.

As tampas para bidé de alta qualidade são muito cómodas de utilizar, não sendo de forma alguma inferiores às versões tradicionais deste dispositivo sanitário, ao mesmo tempo que permitem resolver o problema de falta de espaço para um dispositivo adicional.

Tal dispositivo eletrônico requer aterramento obrigatório. Recomenda-se conectar um cabo separado do painel para alimentar a tampa do bidê e também instalar um dispositivo de corrente residual.

Em vez de um completo tampas de bidê você pode usar sua versão simplificada - uma almofada de bidê, cuja instalação é muito mais fácil do que a versão estacionária desse tipo de encanamento.

Conjunto completo de forro de bidê para vaso sanitário
O aparelho, que substitui um bidê completo, está equipado com duas mangueiras flexíveis. O comprimento da mangueira de fole para água quente é de 2 m, para água fria - 65 cm. Dois tees para 9/16″-1/2″ estão incluídos no dispositivo

O procedimento para instalação e fixação da tampa é o seguinte:

Uma alternativa muito simples ao bidê é um chuveiro higiênico com um pequeno regador. Ele é conectado às tubulações de água quente e fria por meio de um misturador, e um regador com mangueira de comprimento adequado é pendurado ao lado do vaso sanitário.Claro, isso não é tão conveniente quanto um bidê tradicional ou um equivalente eletrônico em forma de tampa, mas esta opção será relativamente barata.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas para instalar um modelo de bidê de piso podem ser encontradas aqui:

Este vídeo demonstra claramente como instalar um bidê montado na parede:

Uma visão geral da operação e instalação da tampa do bidê eletrônico é mostrada neste vídeo:

Parafraseando os clássicos, podemos dizer que o bidê não é um luxo, mas sim um produto de higiene necessário. A instalação do aparelho não é tão difícil, basta seguir exatamente as instruções e seguir as regras básicas para instalação de encanamentos.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como foi instalado o bidê em sua casa de campo ou apartamento na cidade. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis, deixe posts com sua opinião e fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Gosto muito de bidês suspensos, ficam mais bonitos e ocupam um espaço mínimo. Os modelos suspensos são tão fáceis de usar quanto os de chão, mas a instalação de tal estrutura requer experiência e muito tempo, mão de obra e consumíveis. Mas o esforço despendido vale o resultado, pois assim o banheiro fica visualmente maior e não parece sobrecarregado de encanamentos.

  2. Yegor

    Instalar um bidê não é mais difícil do que instalar um vaso sanitário; pequenas dificuldades podem surgir apenas com a torneira; acho que a maioria dos homens conseguiria fazer isso sozinhos. Mas você ainda precisa conectá-lo ao pipeline. Mesmo que seja só uma mangueira, para isso é preciso fazer um encaixe no cano, e é melhor confiar isso a um encanador.Isto é especialmente verdadeiro para apartamentos onde o espelho é comum a todos os 9 andares.

  3. Svetlana

    Na nossa casa foi instalado um bidé num apartamento para que nos apartamentos vizinhos só houvesse água quente em ambos os degraus. Isso é um erro de encanador?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica