Avaliação dos mini queimadores a gás: sete melhores ofertas + o que procurar na hora de escolher
Os mini queimadores a gás compactos são muito procurados devido à sua versatilidade, leveza e facilidade de operação.São úteis no dia a dia, no conserto de um carro, no canteiro de obras e no acampamento. O mesmo dispositivo pode desempenhar várias funções - desde caramelizar o açúcar ao preparar a próxima obra-prima gastronômica até soldar peças complexas.
Mas existem muitos aparelhos semelhantes no mercado, e escolher o modelo certo não é tão fácil, não concorda? Vamos descobrir quais queimadores atenderão melhor a quais tarefas.
Preparamos uma classificação dos dispositivos mais populares com uma descrição de suas características e especificidades de aplicação, e também fornecemos recomendações práticas para a escolha do dispositivo ideal.
O conteúdo do artigo:
Os 7 melhores modelos
A seleção inclui queimadores de diferentes tipos e fabricantes. Foram selecionados os melhores modelos em suas categorias em termos de características e popularidade.
Localização nº 1 - Pathfinder GTP-R02
O aparelho é de produção nacional e pertence ao grupo universal. O queimador será útil em muitas situações: caça, pesca ou acampamento.
O design inclui uma trava de botão de fornecimento de gás - você pode ligar o dispositivo e instalá-lo. Existem dois reguladores de chama - comprimento e volume.
Características:
- fabricante - Rússia;
- peso (g) - 177;
- dimensões (mm) - 157*97*57;
- material - plástico, aço inoxidável;
- Ignição piezoelétrica - sim.
O queimador foi testado por usuários no dia a dia e em campo, e tem sido utilizado para trabalhar solda de cobre, aquecer linhas congeladas, eliminar insetos em locais de difícil acesso, tratar superfícies de madeira, remover vernizes e tintas.
Na culinária, o aparelho é conveniente para caramelizar alimentos, processar carcaças de carne, alterar a textura e a cor de pratos prontos, acender uma churrasqueira ou lareira.
O dispositivo pode ser recarregado com qualquer gás de isqueiro. Em geral, é o dispositivo mais simples e popular para as necessidades domésticas. Não foram identificadas deficiências significativas no modelo.
Lugar #2 – Fire-Maple FMS-103
Este queimador faz tanto sucesso que é produzido desde 2003 e ainda continua relevante.
Na linha da fabricante chinesa, é um daqueles designs leves e potentes ao mesmo tempo. Pode ser utilizado para aquecer água e cozinhar alimentos em quaisquer condições.
O dispositivo produz uma tocha alta e estreita, que proporciona máxima eficiência com esta configuração. A potência do dispositivo é de 3000 W. O design é minimalista, fácil de usar e possui pára-brisa embutido. Os pés de apoio dobram-se de forma compacta.
O modelo é adequado para viagens individuais ou em pequenos grupos. É popular entre os fãs de viagens leves, atletas e é bom como dispositivo auxiliar ou de emergência.
Características:
- fabricante - China;
- peso - 103g;
- dimensões (mm) - 123*80 (70*95,5 quando dobrado);
- material - alumínio, aço inoxidável;
- ignição piezoelétrica - não.
O design inclui um bico e um sistema especial que evita a perda de combustível ao conectar ou desconectar um cartucho substituível. Esta técnica proporciona economia adicional de combustível.
O queimador pode ser usado com qualquer tipo de cartucho roscado. Se você adquirir um adaptador adicional FMS-701, ele poderá ser conectado a um cilindro de pinça.
O aparelho é fornecido em uma caixa rígida, o que evita danos durante o transporte e é conveniente para armazenamento. Porta-dentes especiais permitem fixar bem a louça.
Os usuários notam uma chama estável que não se apaga mesmo com ventos fortes. E um design simples, sem peças frágeis.
As desvantagens incluem o aperto da vedação e a qualidade do anel de vedação de borracha. Sua vida útil média é de 1 ano. Outra desvantagem é que o fornecimento de gás é regulado por um fio muito fino.
Lugar #3 – Jato 503 honesto
A principal vantagem do modelo é a sua compactação. O dispositivo é adequado para ignição de narguilé, pode ser usado para soldar fios e peças elétricas, recozimento de verniz e tinta, soldagem por aquecimento de metal e plástico, crimpagem de tubos termorretráteis e como isqueiro doméstico.
O queimador está equipado com ignição piezo e botão de segurança. Um recipiente de 10 ml garante operação contínua por 5 a 8 minutos. Temperatura da chama - 1300°C. Recargas com metano comum, propano-butano.
Características:
- fabricante - China;
- peso (g) - 61;
- dimensões (mm) - 160*25*20;
- material: plástico resistente ao calor, aço inoxidável;
- Ignição piezoelétrica - sim.
Os usuários notam boa qualidade de construção, apesar do preço. As vantagens incluem facilidade de uso - você pode manobrar com uma mão, há um suporte dobrável. Uma desvantagem é que durante a operação de longo prazo, é necessário reabastecimento frequente.
Lugar #4 – KEMPER micro 12500
Maçarico universal e multifuncional. O dispositivo pode regular o fornecimento de ar e fixar a chama.
O dispositivo gera um jato de gás direcionado, que aquece até 1200°C. Esta temperatura é suficiente para soldagem de cobre, bronze, latão, metais preciosos, remoção de tinta velha.
Características:
- fabricante - Itália;
- peso (g) - 166;
- dimensões (mm) - 160*97*57;
- material - plástico e aço inoxidável;
- Ignição piezoelétrica - sim.
O suporte é removível, você pode usar o queimador sem ele. O dispositivo é conveniente como caneta de enchimento na culinária, para aquecer líquidos e cachimbos congelados.
Entre as vantagens, os compradores destacam a ergonomia da carcaça e a presença de regulador de chama. As desvantagens do modelo são que não possui proteção contra vento, sendo mais adequado para uso estacionário em garagem ou oficina.
Lugar #5 – Kovea Auto KT 2301
A tocha é popular entre joalheiros e modeladores de aeronaves; é ideal para trabalhos de precisão com peças metálicas. Uma chama fina em forma de agulha de 5*70 mm aquece até 1300°C.
O cortador é o representante mais compacto da linha do fabricante, cabe perfeitamente na mão. O queimador é econômico no consumo de combustível: consome apenas 15 g de gás por hora.
Características:
- fabricante - Coreia do Sul;
- peso (g) - 125;
- dimensões (mm) - 130*46*144;
- material - plástico, aço inoxidável;
- Ignição piezoelétrica - sim.
O dispositivo possui um regulador de potência de chama. Do outro lado do corpo é duplicado e fixado com parafuso, se necessário. O queimador pode ser girado livremente durante a operação.
Lugar #6 – Turista Mini-1000 TM-100
Este queimador de camping é compacto e funcional. O corpo é composto por elementos dobráveis, o tamanho da placa pertence à menor categoria entre seus concorrentes.
O aparelho será uma solução universal se você precisar de um assistente de caminhada para uma equipe de 5 a 8 pessoas. O dispositivo pode ser usado durante todo o ano.
Um diferencial do modelo é a mangueira remota (30 cm), que aumenta a segurança e facilita o uso. O design permite colocar o cilindro em uma barraca ou saco de dormir se o tempo estiver frio.
À medida que o gás é utilizado, quando a pressão dentro do cilindro começa a cair e o queimador fica instável, o cilindro pode ser virado. Outros designs não permitem isso. Graças às pernas dobráveis e ao suporte para panelas, o fogão cabe facilmente numa pequena caixa para transporte.
Características:
- fabricante - Coreia;
- peso - 450 g (640 g com estojo);
- dimensões (mm) - 100*60*160;
- material - aço inoxidável, plástico;
- Ignição piezoelétrica - sim.
O consumo máximo de gás por hora é de 150 g, o que é bastante econômico para essa potência. A chama não se apaga com o vento.
Os compradores gostam da confiabilidade da montagem, simplicidade do design e estabilidade.Outra vantagem é a mangueira flexível com boa trança protetora, que não esquenta mesmo após uma hora de funcionamento do aparelho.
Entre as desvantagens, os usuários observam que a chama não é ajustada suavemente, sua fraqueza na configuração de fluxo mínimo e impetuosidade no máximo. A segunda nuance é a má localização do botão de ignição.
O aparelho apresenta bom desempenho em termos de relação preço e qualidade. Se você precisar de um modelo mais leve e mais estável em operação, custará 3 a 4 vezes mais.
Durante o funcionamento do aparelho, é necessário garantir que nenhum líquido vaze para o queimador. Caso isso aconteça, é recomendável lavar a mancha com sabão e secar.
Lugar #7 – ENERGIA GT-03
O queimador possui design ergonômico. Apesar da simplicidade do design, o dispositivo é fácil de usar.
A chama aquece até 1100 ° C. Para operar, o dispositivo é conectado a cartuchos de cilindros de pinça padrão com uma mistura de butano-propano ou isobutano.
Características:
- fabricante - China;
- peso (g) - 200;
- dimensões (mm) - 200*40*69;
- material - latão, aço inoxidável, plástico;
- ignição piezoelétrica - não.
O modelo é adequado para acender fogo no campo, aquecer tubos congelados, pequenos reparos e soldar joias. O bocal desenrola-se e consiste em duas partes.
O aparelho está equipado com um regulador manual de fornecimento de gás, bastante sensível. Durante a operação, é necessário garantir que o cilindro não tombe. Não é recomendado inclinar o dispositivo mais de 45° - o vazamento de gás liquefeito pode pegar fogo.
Os usuários gostam do bico longo, do baixo preço do dispositivo e do ajuste suave de potência.Mas a falta de confiabilidade visual do design me confunde, embora todas as conexões se encaixem bem, o gás não sangra.
Recursos de escolha de um dispositivo compacto
Antes de comprar um queimador de gás, você precisa decidir sua finalidade - para reparos, soldagem de peças, turismo, culinária. A escolha do modelo depende das tarefas que o dispositivo terá que realizar. E aqui é importante entender as diferenças entre os tipos de queimadores.
Variedades de dispositivos populares
Existem 4 designs principais: “isqueiros” aparafusados em um cilindro, com mangueira de combustível, maçaricos. Existem também sistemas de cozinha integrados, mas são difíceis de classificar como mini. Esses dispositivos são grandes em tamanho e peso, caros e só podem ser usados com utensílios de cozinha originais.
Tipo #1 – isqueiro portátil
Os menores “isqueiros” são convenientes para uso doméstico e pequenos reparos. Alguns modelos produzem mais potência e podem ser usados para soldagem.
Tipo #2 - miniqueimador tipo balão
Os queimadores cilíndricos compactos são convenientes e leves - a maioria dos dispositivos cabe na sua mão e pesam entre 70 e 90 g. Eles são fáceis de usar, baratos e relativamente confiáveis.
O cilindro em si não pode ser aquecido à força, portanto, esses queimadores não são totalmente adequados para uso em condições climáticas difíceis.
Outra nuance é que a leveza do design não permite colocar pratos de grande capacidade (a partir de 3 litros). Mas para alguns modelos são vendidos adaptadores de marca: mangueiras, pernas adicionais.
A classificação dos melhores queimadores de gás para lata é apresentada em esta revisão.
Tipo #3 – dispositivo com mangueira remota
Mas os dispositivos com mangueira funcionam bem em condições climáticas adversas. Você pode colocar pratos volumosos ou pesados sobre eles. O consumo de combustível nesses queimadores é mínimo.
Uma proteção contra vento contínua pode ser instalada ao redor do queimador com uma mangueira, o que aumentará a eficiência do trabalho. O design em si se distingue pela ampla configuração das pernas e pelo agachamento. O volume permitido de pratos é de até 8 litros.
Freqüentemente, em tais dispositivos, o bico em si é maior que o das lâmpadas. Devido a isso, os pratos são aquecidos uniformemente e a potência da chama é convenientemente regulada. O queimador permite não só aquecer água, mas também fritar e refogar alimentos.
Dispositivos com mangueira também têm suas desvantagens. Eles são mais pesados e maiores em tamanho. A mangueira requer uma operação cuidadosa; a peça pode quebrar e causar vazamento de gás.
Tipo #4 – maçarico
Os maçaricos portáteis são projetados para a aplicação de conexões de usinagem em metais ferrosos e não ferrosos. Eles são encontrados em sistemas de tubulação, aparelhos elétricos, cabos e peças de automóveis. Esses incluem tochas para soldar tubos de cobre.
As características indicam a temperatura e potência da chama. Um dispositivo cuja chama aquece até 1200-1500°C pode lidar com peças de até 3 mm de espessura. Uma potência de 2-3 kW é suficiente para aquecer e dobrar armaduras de até 14 mm.
O escopo de tais dispositivos não se limita à soldagem.Eles fazem um excelente trabalho acendendo uma fogueira, trabalhando em uma casa de verão (removendo folhas, livrando-se de colônias de insetos), queimando lenha e fazendo experiências culinárias.
Método de conexão ao cilindro utilizado
A maioria dos modelos existentes no mercado são adaptados para cilindros roscados. Mas comprá-los em assentamentos remotos é problemático.
Se a caminhada ocorrer nessas áreas, você precisará calcular com muita precisão a quantidade necessária de gás ou comprar adicionalmente um adaptador para uma pinça.
Os cilindros de pinça também são chamados de “diclorfos”. Eles são vendidos em quase todas as lojas de ferragens. Mas o desenho da costura é menos confiável e a mistura de gases é sensível a baixas temperaturas.
Existe também um terceiro tipo de cilindro no mercado russo - sem rosca com montagem em baioneta. Mas eles são representados apenas pela marca Campingaz e não tão difundido como no exterior.
Existem modelos adaptados para uso em conjunto com padrão de rosca e baioneta.
Opções adicionais de dispositivos
A presença de ignição piezoelétrica é uma adição útil, mas ainda vale a pena ter uma fonte de fogo reserva com você. Para alguns modelos, este elemento rapidamente se torna inutilizável.
Se estiver faltando uma grade no queimador de acampamento, uma capa protetora no ventilador do computador pode substituí-la facilmente. É leve e faz o trabalho perfeitamente.
Ao escolher um dispositivo para trabalhos delicados, soldagem, soldagem, deve-se atentar para a ergonomia e balanceamento do modelo. A forma do corpo e a disposição dos elementos são importantes, pois o queimador deverá ser ligado e desligado com frequência. É conveniente que isso possa ser feito com uma mão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo discute os tipos de queimadores turísticos com as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Experiência de uso, experimentos comparativos com três queimadores em diferentes categorias de preços.
Revisão dos cortadores + nuances de uso, verifique a inclusão.
Ao escolher um queimador de gás móvel, considere sua finalidade e capacidades. Como opção de caminhada, é melhor usar um balão ou uma estrutura com mangueira. Basta lembrar que tais dispositivos não podem ser transportados de avião. Para trabalhos finos em metal, você precisa de uma tocha de ferro de soldar, mas os “isqueiros” mais simples são bons para o uso diário.
Você tem experiência na escolha e uso de um mini queimador a gás? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Da lista usei um queimador de gás portátil da empresa Pathfinder. Depois do modelo chinês barato anterior, a diferença torna-se perceptível assim que você o pega. Tocha estável, sem cuspir, o próprio queimador gira em qualquer plano. A temperatura de combustão é suficiente para derreter o cobre. Em geral, uma coisa conveniente e multifuncional.
Vou comprar um queimador para meu carro de uso universal.Costumo sair para a natureza para passar a noite, e lá vou usá-lo para atear fogo e aquecê-lo. Mas também na garagem há sempre necessidade de soldar alguma coisa. O queimador precisa ser de tamanho compacto para que caiba no porta-luvas sem problemas, e de preferência bem construído para que funcione o maior tempo possível.
Depois de analisar sua avaliação, fiquei interessado no Pathfinder GTP-R02 e no Honest 503 Jet. É assim que vejo as coisas e estão quase no mesmo preço. Embora os chineses possam ser encomendados no Aliexpress, economizar 100 rublos não vale um mês de espera, na minha opinião. Qual deles você deve escolher?
Olá. Ambos os queimadores possuem características úteis significativas, você deve comparar as técnicas e depois escolher a opção mais adequada para você. Em meu nome, gostaria de observar que, na prática, muitas pessoas elogiam o Pathfinder por sua confiabilidade e longa vida útil.