Como colar borda em banheira: análise das regras de instalação + instruções de instalação

Sempre existe uma lacuna característica ao longo da interface entre a lateral da banheira e a parede.Seu tamanho depende da qualidade de instalação do recipiente, da regularidade das paredes e das características da bacia sanitária. Independentemente de essa lacuna atingir um centímetro inteiro ou um décimo de milímetro, ela permite a passagem livre da água.

Concordo, não é muito agradável entrar em conflito periódico ou constante com os vizinhos do apartamento localizado abaixo por causa de tetos constantemente inundados. Mas para evitar situações negativas, basta fechar a lacuna com uma fronteira flexível ou rígida. Ele selará hermeticamente a junta e projetará com eficácia o perímetro da tigela.

Contaremos detalhadamente como colar uma borda em uma banheira. Todas as opções para vedar e decorar o vão entre a tigela e a parede são coletadas e sistematizadas para você. Além de recomendações valiosas, estão incluídos guias visuais de fotos e instruções em vídeo.

Escolhendo um meio-fio para instalação

Eles simplesmente não conseguem fechar a junta entre a banheira e a parede - usam massa de cimento comum ou colam cantos de plástico para o conjunto de cozinha.

Mas os seguintes são especialmente projetados para esses fins:

  • Fita autoadesiva flexível. Usado para proteção temporária (um a dois anos) contra umidade;
  • Canto de plástico. Projetado para uma vida útil muito mais longa, podendo ser facilmente substituído quando necessário - durante a reforma de um ambiente, na troca de uma banheira ou devido ao amarelecimento do próprio produto.
  • Borda em cerâmica ou pedra natural. A opção mais cara é utilizada para bons reparos e serve como impermeabilização confiável.

Além dos produtos acima, são frequentemente utilizadas bordas de espuma de poliestireno ou poliestireno expandido. Mas como não são resistentes à umidade e não se destinam à instalação nas laterais da banheira, não faz sentido considerá-los mais detalhadamente.

Borda de banho
A borda combina com a cor dos azulejos ou da banheira. Sua largura pode variar e depender do tamanho da junta

Opção 1. Canto de plástico para proteção contra umidade

Borda de plástico é a mais prática uma forma de fechar a junta entre a parede e a banheira. A vida útil deste produto não é muito longa, mas é facilmente compensada pelo fato de ser barato e fácil de instalar e desmontar.

Pode ser instalado sobre ou sob ladrilhos. Existem muitas opções à venda com diferentes tamanhos, tipos de fechos, cores e tonalidades.

Canto de plástico
Uma borda de plástico branca pode ficar amarela com o tempo, então você precisa escolher produtos de alta qualidade e não os mais baratos que sejam resistentes ao amarelecimento

Opção 2. Fronteira feita de elementos cerâmicos

Um canto de cerâmica para um banheiro geralmente é adquirido completo com azulejos ou separadamente - sua variedade é grande. Esse meio-fio fornece isolamento confiável das juntas contra vazamentos e tem uma longa vida útil.

Canto cerâmico
Você pode instalar o canto antes e depois do revestimento da parede. Se os elementos de borda tiverem as mesmas dimensões dos ladrilhos, é aconselhável colocá-los de forma que as costuras coincidam

Dentre as vantagens das bordas cerâmicas, destacam-se separadamente:

  • aversão ao amarelecimento;
  • alta resistência mecânica;
  • resistência aos efeitos químicos dos detergentes.

Bordas de pedra – mármore, granito – não devem ser esquecidas. São utilizados caso este material já tenha sido utilizado no interior, por exemplo, para a produção de banheira, lavatório ou como elemento decorativo para revestimento de paredes.

Canto feito de pedra
Em termos de propriedades, as bordas de pedra lembram as de cerâmica, mas são ainda mais duráveis ​​e conferem ao ambiente um visual sofisticado.

A escolha do material para a construção de uma borda cerâmica geralmente determina tela de azulejos para banheira.

Opção nº 3. Fita de borda flexível para isolamento de juntas

Um elemento de fita autoadesiva é a maneira mais fácil de proteger contra vazamentos o espaço atrás da banheira. É uma fita de polietileno com uma composição adesiva na parte interna, que é recoberta por uma camada protetora.

O canto da fita não permite a passagem de água e é capaz de suportar cargas dinâmicas durante a expansão e contração.

Tal elemento pode ser considerado uma medida temporária, que mais cedo ou mais tarde necessitará de substituição, uma vez que a composição adesiva neles aplicada não é de muito boa qualidade. Além disso, ao assentá-los é difícil conseguir juntas perfeitas nos cantos.

Fita autoadesiva flexível
Com um canto de fita não será possível conseguir a vedação completa das juntas, mas você pode pelo menos de alguma forma evitar a propagação da umidade e atrasar o tempo antes dos reparos, comprar uma banheira nova ou uma borda melhor

A seleção da opção e método de disposição da junta entre as instalações hidráulicas e a parede deve ser focada no tipo de material com que a tigela é feita, visualização da tela e decoração de parede em sala higiênica.

Regras gerais para assentamento de cantos

Qualquer que seja o material escolhido para vedar as costuras entre a banheira e a parede, existem várias nuances básicas de instalação. Sem eles, dificilmente é possível concluir a instalação com sucesso e garantir uma vedação de alta qualidade.

Preparando a superfície para instalação

Independentemente de quando e de que material seja instalado o canto do banheiro, é necessário preparar cuidadosamente a superfície: limpar e desengordurar. Sem essas preparações, será difícil conseguir uma adesão confiável do meio-fio às superfícies da parede e da banheira.

Primeiramente limpe a lateral da banheira, retirando poeira, espuma de sabão, mofo. Você pode usar detergentes líquidos e refrigerante para isso. Vinagre de mesa ou produtos químicos especiais ajudarão a superar as colônias de fungos.

Secagem de superfície
Após a lavagem do detergente, o canto está bem seco. Isso pode ser feito usando um secador de cabelo feminino ou de cabelo.

Desengordure a superfície com refrigerante ou produtos à base de ácido (dependendo do material). Para uma borda de plástico, é melhor usar aguarrás ou gasolina - eles não dissolvem o plástico. Em seguida, a superfície é lavada com água e seca.

De agora em diante você não poderá tocá-lo com as mãos. Todo o trabalho é realizado com luvas de borracha e somente com esponja ou pano limpo - não permitir que a graxa entre em contato com as superfícies a serem tratadas.

Aplicação de composição adesiva

Se a lacuna entre a banheira e a parede for grande, ela precisará ser selada antes de começar a colocar a borda. Para isso, umedeça as superfícies com água e preencha-as generosamente com espuma de poliuretano impermeável.

Para evitar que manche a área onde será colocada a borda, ela é protegida com fita adesiva.Após a aplicação da espuma, ela é levemente borrifada com água e deixada por um dia até endurecer. A seguir, o excesso de material é cortado com uma faca afiada e a fita adesiva é retirada.

Colando com fita adesiva
Para colar a fita adesiva de maneira uniforme, trace uma linha na superfície, ao longo da qual é colada a proteção contra expansão da espuma de poliuretano

Para colocar a borda na banheira, caso não seja fita autoadesiva (embora possa ser reforçada ainda mais), use pregos líquidos, silicone ou espuma de poliuretano. O principal é que o adesivo seja resistente à umidade, pois muitas vezes estará em contato com a água.

O selante de silicone é usado para impermeabilizar fissuras e juntas. É melhor usar um produto com aditivos anti-sépticos e fungicidas que resistam a fungos.

Você pode usar selante para aquários - é o mais impermeável, não deixa mofo, é relativamente barato e cola bem as superfícies, pois se destina até à produção de recipientes de várias centenas de litros.

Arma de montagem
É melhor iniciar a instalação com selante recém-aberto. Ao fazer uma pausa no trabalho, é necessário fechá-lo com uma tampa e, antes da próxima aplicação, espremer uma certa quantidade do tubo para chegar à composição fresca

Antes de aplicar a cola é necessário medir a área, cortar os elementos de borda do tamanho desejado e fixá-los no local de instalação. Somente se as juntas e as dimensões corresponderem perfeitamente você poderá colar o fragmento de canto.

Aplique o adesivo de forma que preencha todo o espaço entre o meio-fio e as superfícies em camada fina. A cola também deve preencher todas as irregularidades - depressões nas juntas dos ladrilhos ou forro plástico.

É dada especial atenção aos cantos. Retire o excesso do produto e nivele a superfície da cola com uma espátula de borracha.Em média, cerca de um frasco de selante de silicone é usado por banho. Mas se houver grandes rachaduras e depressões, dois podem ser usados.

Instalando um canto de plástico

Colocar uma borda, que é usada principalmente para organizar o perímetro banheira de acrílico, comece na esquina. Um elemento de um determinado tamanho é cortado, o ângulo é cortado em 45° usando uma caixa de esquadria e uma serra. Você pode preparar imediatamente a próxima seção e verificar a exatidão das juntas e o ajuste perfeito à superfície.

Se o espaço entre a banheira e a parede foi previamente preenchido com espuma, em alguns pontos pode interferir no encaixe livre do meio-fio. Neste caso, ele precisa ser aparado.

Modelo de canto de plástico
Existem modelos de cantos em que a parede posterior é enrolada atrás da banheira para uma fixação mais segura. Para instalá-los é necessário fazer um corte na espuma de poliuretano endurecida.

Segurando a borda perto da banheira, cole fita adesiva (2 mm acima) na parede. O mesmo é feito na parte inferior do meio-fio, nas laterais da banheira, abaixo de 2 mm. Esta restrição impedirá que o silicone manche as superfícies.

Em seguida, são aplicados “pregos líquidos” ou espuma de poliuretano no local de instalação e o canto é pressionado em vários locais.

Em seções longas é melhor modelar com quatro mãos. Para esconder a ponta do canto, que termina com um corte descoberto, pode-se dobrá-lo, pré-aquecê-lo em água quente e fixá-lo com adesivo.

Antes de instalar uma borda de plástico ao longo da linha entre a banheira antiga e a parede, você deve preencher a lacuna, se houver.

Depois de eliminar a lacuna entre o encanamento e a parede, você pode prosseguir com a instalação da borda de plástico com segurança.

Uma camada adicional de silicone é aplicada cuidadosamente nas juntas das bordas e aguarda a polimerização. O trabalho com selante de silicone é realizado em temperaturas de +5 °C a +40 °C. O endurecimento ocorre dentro de 24 a 48 horas.

Instalação de canto
O canto precisa ser pressionado com alguma coisa ou pressionado manualmente de vez em quando até o final do período de endurecimento da cola.

Instalação de borda cerâmica

Apesar de muitos se intimidarem com a complexidade do trabalho de ladrilho, se desejar, ainda pode prescindir da ajuda de profissionais e realizar você mesmo a instalação. Depois de estudar as informações de como fazer uma borda de cerâmica no banheiro, e começar a instalá-la nas laterais recipiente de ferro fundido ou acrílico, você entenderá que não há nada complicado neste assunto.

O que você precisará para instalação?

A preparação da superfície para a colocação de rebordo cerâmico sobre ladrilhos assentados não difere das ações de instalação de rebordos de outros materiais. O canto superior do revestimento é instalado sobre “pregos líquidos”, o processo em si é muito semelhante à instalação de um produto plástico.

Elementos de fronteira
Para esconder a extremidade feia do canto, são usados ​​​​plugues especiais. Eles criam a impressão de uma transição suave da lateral da banheira para o meio-fio

Antes de iniciar o trabalho, calcule e adquira o material. Como ao cortar ladrilhos ele pode rachar, é preciso levar um pouco mais do que o necessário. Além de seções retas, você também precisará de cantos e plugues.

Selecionando um canto
Os elementos de canto da borda cerâmica podem ter a forma de um triângulo ou um elemento regular com um canto cortado a 45°

Para realizar a instalação, é necessário preparar adesivo impermeável para azulejos, selante e argamassa. As ferramentas necessárias são uma pistola especial para aplicar espuma, um bloco de esmeril, uma espátula e um moedor.

Descrição passo a passo do trabalho

O rebordo cerâmico pode ser colocado durante o revestimento das paredes - ou seja, “por baixo dos ladrilhos”. Neste caso, a próxima fileira de ladrilhos pode ser colocada após o assentamento do canto, ou a fileira superior pode ser colocada primeiro e, em seguida, uma borda pode ser instalada sob ela.

O trabalho de vedação é realizado na seguinte ordem:

  1. Prepare adesivo para azulejos. As proporções e a tecnologia de cozimento podem ser diferentes para cada marca, portanto você deve seguir as instruções.
  2. A instalação começa no canto e para isso são utilizados elementos de canto especiais. Aplique cola suficiente na parte de trás da placa de cerâmica com uma espátula para que ela preencha o espaço sob a borda e se projete ligeiramente para cima. O excesso de cola é retirado um pouco mais tarde com uma espátula.
  3. Os elementos retangulares são pressionados uniformemente nas superfícies, se for necessário “afogar” um pouco mais um lado, bata com um martelo de borracha.
  4. A próxima peça é colocada da mesma maneira. Se for necessário inserir um elemento menor, ele é cortado com as ferramentas disponíveis. Poderia ser cortador de azulejos, búlgaro com um disco diamantado ou um cortador de vidro comum (com ele cortam o esmalte e o ladrilho quebra uniformemente no local do corte). O local do corte é polido com pedra de amolar.
  5. Segundo a tecnologia, no dia seguinte recomenda-se umedecer a borda ainda não totalmente endurecida para que a cola endureça corretamente.
  6. Após terminar o revestimento, antes que a cola seque, limpe os ladrilhos com um pano úmido.
  7. Quando a cola sob o meio-fio endurecer, uma argamassa à prova d'água ou selante de silicone é aplicada nas costuras. Depois disso, a borda é apagada novamente.

Para proteger a banheira de quedas acidentais de elementos pesados, ela é coberta com caixas de papelão (de preferência em toda a superfície). Você pode prendê-los com fita adesiva.

Como colar fita flexível?

Todos os trabalhos com borda autoadesiva flexível são realizados a uma temperatura de pelo menos 10 °C. É usado principalmente após instalação de banhos de aço ou recipientes de acrílico. A fita em si não deve ser armazenada em temperaturas abaixo de zero. Na hora de comprá-lo preste atenção também ao prazo de validade - um produto vencido perde suas propriedades adesivas.

A largura do produto é escolhida em função do tamanho da junta. Após os trabalhos preparatórios de vedação das fissuras entre a banheira e a parede, limpeza e desengorduramento da superfície, faça medições na banheira e corte os cantos 0,5-1 cm mais longos que o comprimento requerido.

Instalação de fita flexível
O mais difícil na hora de colocar uma borda flexível é colocar a fita com cuidado no canto, fazer um corte uniforme em um ângulo de 45°, evitando a formação de fendas

Para selar uma junta de banheiro com fita autoadesiva, execute as seguintes etapas:

  1. A fita é dobrada ao longo de uma linha longitudinal especialmente desenhada para isso.
  2. Cole o canto flexível, retirando gradativamente a película protetora, começando pelo canto. Não há necessidade de remover todo o filme de uma vez - um longo pedaço de fita adesiva grudará na banheira e o revestimento adesivo se deteriorará. Para melhor assentamento do elemento, pressione-o na dobra longitudinal com um objeto plano, por exemplo, uma espátula, tomando cuidado para não danificá-lo.
  3. Depois de assentar a esquina, eles caminham novamente por ela, pressionando-a firmemente com as mãos na banheira.Não passe a fita para evitar que ela estique. É sempre necessário monitorar a estanqueidade do encaixe, principalmente nos locais onde as juntas dos ladrilhos são aprofundadas.
  4. Eles também começam a colar a próxima seção a partir do canto, sobrepondo-a à anterior. Após a fixação segura do segundo elemento ao longo de toda a linha, as tiras sobrepostas umas às outras são cortadas. Com uma faca afiada, começando pelo canto, mova a faca em um ângulo de 45°, fazendo um corte.

A cola na fita flexível leva 24 horas para secar. Durante esse período, você não deve usar o banheiro nem permitir que água entre no meio-fio.

Instalando uma borda flexível
Se as laterais da banheira permitirem, é melhor escolher uma fita autoadesiva flexível mais larga - isso reduz a probabilidade de infiltração de água sob o selante

Para melhor aderência da borda às superfícies da parede e da banheira, após a instalação, ela é aquecida com secador de cabelo e pressionada novamente em todo o comprimento com as mãos. Sob nenhuma circunstância isso deve ser feito antes da instalação, caso contrário a fita começará a esticar e deformar.

Película protetora
Para prolongar a vida útil da fita, o processo de instalação pode ser melhorado. Para isso, retire a película protetora de sua superfície, retire a camada de cola aplicada pelo fabricante e instale com selante de silicone.

A sequência de ações e tecnologia de instalação podem ser conferidas na seção que descreve a instalação de uma borda plástica - são completamente idênticas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como instalar uma borda de plástico:

Vídeo nº 2. Um exemplo claro e algumas nuances para instalação de fita autoadesiva flexível:

Por mais bem vedada que seja a junta e concluídas as etapas de instalação do meio-fio na banheira, ainda existe a possibilidade de penetração de umidade nos poros ou fissuras.Para evitar o desenvolvimento de fungos, que então serão difíceis de combater, é preciso manter os cantos limpos e tentar não perder o seu aparecimento. No estágio inicial, é fácil lidar com isso - basta limpar os cantos com vinagre de mesa comum de vez em quando.

Aguardamos seus comentários com histórias sobre sua experiência pessoal na instalação de borda ou colagem de fita adesiva em todo o perímetro da banheira. Estamos interessados ​​na sua opinião, teremos prazer em levar em consideração sugestões e indícios de deficiências no texto. Por favor, comente no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Pessoalmente, prefiro uma borda de cerâmica - dura muito e fica ótima. Mas para quem planeja usar cantos plásticos ou flexíveis, recomendo que preste mais atenção na escolha do selante. Não compre as opções mais baratas. É melhor adquirir material com aditivos fungicidas. Nesse caso, o mofo aparecerá muito mais tarde e os cantos durarão mais.

  2. Pessoal, vou enfatizar imediatamente que sou uma menina, então peço que não expliquem em termos complexos de imediato) E agora direto ao ponto. Os trabalhadores colaram uma borda como esta para mim no banheiro, na junção da parede com o chão, e na junção de duas paredes. O que está entre a parede e o chão fica perfeito, mas o que está entre as paredes continua caindo; eu mesmo já colei duas vezes. Diga-me o que fazer em tal situação?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Há quanto tempo os trabalhadores renovaram o banheiro? Se vários meses se passaram, e não anos, então é óbvio que as restrições começaram a desaparecer. Em geral, você precisa ligar para a empresa que fez a instalação e pedir que corrijam os defeitos. se não houver verificações, é quase impossível fazer isso, mas ainda vale a pena tentar.

      Se você quiser eliminar tudo sozinho, neste caso terá que sacrificar o conforto por um dia. É necessário desmontar completamente os meios-fios da área problemática, retirar toda a camada de adesivo, limpar e desengordurar. Eu também recomendo esse vídeo, para que fique claro como o processo ocorre. Aqui mostramos detalhadamente como fazer um ângulo de conexão de 45 graus - isso é relevante para o seu caso.

      Se isso for difícil para você, é melhor contratar um artesão experiente para refazer tudo completamente.

  3. Anton

    Na reforma do apartamento, instalaram uma borda em todo o perímetro da banheira com elementos cerâmicos, que foram adquiridos junto com azulejos para acabamento. Posso dizer que esta é a opção mais esteticamente agradável e durável. No nosso apartamento alugado a borda era de silicone e depois de apenas um ano de uso parecia triste. Não proporcionou proteção suficiente e começou a formar-se mofo sob a massa em algumas áreas.

  4. Alexandre

    Desengordure com acetona ou gasolina; após o álcool branco, uma película gordurosa permanecerá

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica