Como selar a junta entre a banheira e a parede: opções e tecnologia de vedação

O processo de reforma de um banheiro não se esgota na colocação de lindos ladrilhos cerâmicos e na compra de novas louças sanitárias.Existem muitas pequenas nuances que também precisam ser levadas em consideração. Um deles é um pequeno vão entre a parede e a lateral da banheira.

Diremos como vedar e mascarar uma lacuna que é perigosa para vazamentos e também não é esteticamente agradável. Com nosso artigo você aprenderá como selar a junta entre a banheira e a parede. Para se antecipar à opção mais adequada para você, apresentamos diversos métodos.

Causas de uma lacuna na parede

Não importa o quão nivelado você tente instalar a banheira, ainda haverá um pequeno espaço entre sua lateral e os azulejos ou a parede de concreto. A folga mínima é de 0,1 cm, mas em alguns casos chega a 2 a 3 cm de largura.

Não levamos em consideração a distância até a parede de 10 cm ou mais, que fica no lado estreito da banheira - ela só pode ser vedada com estrutura em perfil e gesso cartonado ou outros materiais disponíveis.

Os motivos para o aparecimento de uma lacuna são vários e quase todos se resumem a imperfeições na geometria da divisão.

Selando a junta com selante
Mesmo um pequeno desnível pode causar grandes problemas tanto para a família dos proprietários dos apartamentos quanto para os vizinhos do andar inferior.

Entre as deficiências mais comuns estão as seguintes:

  • betonilha irregular no piso, causando inclinação da banheira - parte do problema pode ser resolvido nivelando o piso ou apertando os parafusos de instalação da banheira;
  • paredes “onduladas” formadas por uma camada de gesso mal colocado;
  • ângulos de tamanho não padronizado - mais agudos ou obtusos que 90 graus;
  • defeitos no produto de encanamento - não um lado perfeitamente liso.

O último problema é extremamente raro, principalmente em banheiras de classe econômica. Às vezes é mais fácil selar uma junta inestética entre banheira de aço ou acrílico e uma parede, em vez de mudar o produto ou rebocar várias paredes novamente.

É impossível deixar uma pequena lacuna. Ao tomar banho ou tomar banho, o líquido certamente cairá na parede, e depois não na banheira, como de costume, mas direto no chão. E a água no chão certamente vai gerar conflito com os vizinhos do apartamento de baixo, independente da qualidade e confiabilidade impermeabilizaçãofeito no banheiro.

Risco de mofo
Por uma fresta estreita, gotas de água rolam para baixo da banheira, onde se acumulam e começam a destruir os materiais de construção e a provocar o aparecimento de mofo e bolor.

Você pode se livrar dos problemas de diferentes maneiras: com suas próprias mãos ou com a ajuda de finalizadores profissionais. Como não são necessárias habilidades especiais para preencher a lacuna, muitos fazem isso por conta própria.

Visão geral dos métodos para vedar uma junta perto de uma banheira

Vários materiais são usados ​​para mascarar a lacuna. Alguns são aplicados com pistola de calafetagem, outros são simplesmente colados.

Vejamos métodos populares que você mesmo pode observar e implementar.

A escolha de um ou outro material depende da largura do vão, das características do interior e da decoração da parede. Se a lacuna for muito estreita, as bordas e os cantos serão redundantes.

Uma grande lacuna, pelo contrário, requer o uso de elementos adicionais. A melhor opção aqui é combinar dois materiais, por exemplo, espuma de poliuretano e meio-fio ou selante e borda plástica.

Vejamos as maneiras mais simples de disfarçar a junta entre o banheiro e a parede adjacente, ou melhor, as paredes. É problemático ajustar o encanamento ao tamanho da sala, por isso a vedação deve ser feita em dois ou três lados. Ao mesmo tempo, um grande recorte no terceiro lado é geralmente coberto por uma espécie de “prateleira”, decorada para parecer um revestimento.

Como selar uma lacuna com selante de silicone

Usar selante é uma maneira fácil e barata. A única condição para sua utilização é o tamanho da folga, que não deve ultrapassar 3 mm. O produto grosso colocado em um tubo pode ter tonalidades diferentes, mas a mesma cor é melhor para mascarar uma banheira branca. Não é recomendado levar transparentes.

Nas lojas de ferragens você pode encontrar uma grande quantidade de selantes de alta qualidade. Você vai precisar de um sanitário, projetado especificamente para o acabamento de um banheiro ou lavabo. Entre as características do produto devem estar a resistência à umidade e a antibacteriana.

Para disfarçar a lacuna, basta uma embalagem, para que você não precise economizar, mas escolha produtos de marca de alta qualidade. Oferecemos quatro exemplos cujas características positivas foram observadas por construtores profissionais.

Além das marcas listadas, você pode encontrar outros selantes comprovados em lojas de ferragens: KRASS, S 400, Dow Corning, CIKI FIX. O material corretamente selecionado representa 50% da vedação bem-sucedida de uma junta de parede.

Instruções para aplicação do selante:

  • Limpe bem as superfícies de trabalho: limpe a borda da banheira, que fica perto da parede, e a própria parede, primeiro com água, depois com um desengordurante à base de álcool e seque.
  • Coloque o tubo na pistola, corte a ponta do “bico” com uma faca ou tesoura. O diâmetro do furo deve ser ligeiramente maior que a lacuna que precisa ser mascarada.
  • Começando pela borda, aperte lentamente a calafetagem até que fique reta e cubra completamente a lacuna.
  • Nivele suavemente o rolo resultante com uma espátula especial ou com o dedo para que suas bordas se fundam com as superfícies de trabalho. Molhe o dedo com água e sabão - isso evitará que o selante grude nele.
  • Espere secar e retire os resíduos. Eles se assemelham a uma substância elástica emborrachada e são fáceis de raspar e remover.

Selantes de silicone são frequentemente usados ​​​​em vez de cola para vedar juntas no banheiro. É sobre eles que se recomenda colar bordas de plástico e cerâmica.

Recomendações para escolha de selantes para uso em banheiros e lavabos são dados no artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Instruções para colar um canto de plástico

Cantos (meio-fio, rodapés) em PVC são produtos baratos, leves, fáceis de usar, fáceis de processar e, quando instalados corretamente, harmonizam-se com o banheiro. Também existem opções de cores, mas uma borda branca, combinando com a cor do encanamento, é considerada mais adequada.

Antes de comprar um rodapé, é necessário medir o comprimento das laterais da banheira ao longo das quais será necessário mascarar a lacuna. Você precisará de uma pequena margem, pois terá que aparar os cantos.

Colocamos o tampão bem no final, após a secagem. Para melhor aderência do canto, ele é pressionado com algo pesado, por exemplo, um pedaço de ladrilho. Após cerca de 3-4 horas, você pode usar o banheiro, mas é melhor esperar cerca de um dia.

O bom do trabalho feito com selante é que qualquer erro pode ser corrigido durante o processo de colagem.

Instalação de borda cerâmica

A cerâmica definitivamente supera o plástico, por isso ainda é preferida por quem gosta de confiabilidade e durabilidade. A borda lisa e brilhante não muda de forma ou cor com o tempo, resiste facilmente ao estresse mecânico e não reage aos álcalis e ácidos que fazem parte dos detergentes.

Borda cerâmica no interior
Se você usar adesivos e rejuntes de alta qualidade ao instalar uma borda de cerâmica, o lado estético da instalação não será prejudicado - tudo ficará harmonioso e arrumado

A preparação para o trabalho consiste na aquisição da quantidade necessária de produtos: vários elementos horizontais e dois cantos. Você também precisa comprar um selante de silicone confiável e um agente desengordurante de superfície.

Procedimento de operação:

  1. Tratamos a borda da banheira e parte da parede em todo o comprimento com solvente e secamos.
  2. Preenchemos a lacuna com selante, tentando não deixar lacunas.
  3. Colamos o canto de cerâmica no canto que imediatamente chama a atenção ao entrar.
  4. Colamos os elementos da borda um por um, tentando criar uma linha uniforme.
  5. As peças cerâmicas podem precisar ser aparadas nas bordas e no segundo canto. Para isso, usamos uma esmerilhadeira e lixamos as bordas.
  6. Após a conclusão da instalação de todas as peças, esfregamos as costuras. Você pode usar argamassa para azulejos e selante.

Acabamento colando uma borda em uma banheira Retiramos o restante do rejunte com uma esponja úmida e esperamos secar completamente. Se com o tempo o rejunte ou selante ficar amarelo, pode-se desmontar todas as peças, limpar elas e a parede e repetir o procedimento de colagem.

Como tornar a conexão hermética?

Construtores experientes recomendam o uso de meios-fios e outros materiais para vedar juntas como último recurso.Eles oferecem uma alternativa moderna que eliminará a necessidade de reparos regulares - colagem dos ladrilhos após instalação de banho de aço, bem como instalação e conexão ferro fundido ou louças sanitárias em acrílico para comunicações domésticas.

Junção mínima entre a banheira e a parede
Se você aproximar a banheira da parede e depois colar os azulejos, colocando a fileira de baixo na lateral, não terá que preencher nenhuma lacuna

Este método é frequentemente usado ao revestir um banheiro com ladrilhos de coleção caros, próximos aos quais os cantos de plástico parecem deslocados. A única dificuldade é escolher o tamanho certo das peças cerâmicas. É preciso decidir com antecedência a altura da banheira e calcular tudo para que os ladrilhos não precisem ser cortados.

A lacuna mínima na borda com a bacia da banheira é facilmente mascarada com rejunte, que seca e não é lavado com água. Mas por segurança, antes de colocar os ladrilhos, você pode aplicar selante em todo o perímetro do tanque para ter certeza absoluta da confiabilidade do isolamento. A fita da borda ou o canto de plástico podem se soltar, mas esse perigo não existe aqui.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode usar qualquer um dos métodos listados, e vários vídeos informativos com descrições detalhadas das ações irão ajudá-lo com isso.

Vídeo nº 1. Como aplicar corretamente o selante de silicone:

Vídeo nº 2. Uma ideia interessante usando rodapés:

Vídeo nº 3. Dicas para colar o canto de plástico:

Vídeo nº 4. Consequências curiosas da instalação de fita de meio-fio:

As tecnologias para mascarar a junta entre a banheira e a parede são simples, então você mesmo pode executar todas as etapas para selar a lacuna. Mas não esqueça que material de qualidade é metade do sucesso.

Se você duvida de suas próprias habilidades ou da escolha do material de construção, procure a ajuda dos finalistas. Consultores de lojas de construção também podem explicar muita coisa.

Conte-nos como você selou a junta entre a parede e o banheiro e como cobriu a costura não tão atraente? É possível que seus conselhos sejam úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Em geral, o silicone definitivamente deveria estar no arsenal do proprietário moderno. Outra coisa é que você não deve comprar as amostras mais baratas para vedar uma banheira. Naturalmente, você precisa escolher levando em consideração a composição. O fabricante pode escrever muito, mas vale a pena verificar se a composição do selante contém componentes antifúngicos. É então que o mofo não aparecerá em sua superfície.

  2. Inessa

    Tivemos esse problema por três meses. Todo esse tempo a água caiu no chão, onde foi bastante problemático enxugá-la, com isso formou-se mofo, situação não muito agradável. Tive que limpar a banheira e tirar todo o mofo; compraram um cantinho plástico flexível em uma loja de ferragens e colaram com uma cola especial; agora não entra nada embaixo da banheira.

  3. Denis

    No verão de 2016, uma equipa renovou a nossa casa de banho. À primeira vista, estava tudo bem. Acontece que eles fizeram mal o seu trabalho. Descobri isso apenas alguns meses depois. A água caiu no chão entre a parede e a banheira. Embora externamente o casamento nem fosse perceptível. Resolvi o problema sozinho usando selante de silicone. Coisas boas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica