Como instalar uma banheira de aço com as próprias mãos: instruções passo a passo

As banheiras de aço esmaltado não perderam relevância mesmo com o advento dos confortáveis ​​modelos de acrílico no mercado.Tipos de acessórios de encanamento baratos e relativamente leves, quando tratados com cuidado, duram 20 anos ou mais. No entanto, eles possuem recursos que você deve conhecer para instalação e conexão adequadas. Você concorda?

Se você planeja instalar uma banheira de aço, precisa conhecer claramente as regras tecnológicas para trabalhar com recipientes de metal e dominar os meandros da conexão. Diremos como são produzidos, quais medidas devem ser tomadas para preparar o local para as próximas obras. Vamos listar erros comuns.

Seleção de acessórios e acessórios para encanamento

Inicialmente, você precisa selecionar um modelo que seja adequado em tamanho e formato. Se a casa de banho for espaçosa não existem requisitos especiais de configuração, mas para espaços limitados é preferível optar por produtos compactos ou de canto.

As lojas de encanamento oferecem uma linha de encanamentos com dimensões padrão de 1 m a 2 m de comprimento e de 0,7 m a 1 m de largura.

Junto com o aparelho, é necessária a aquisição de acessórios para ligação à rede de esgoto. Os dispositivos de drenagem diferem em design, tamanho e material de fabricação.

Dispositivos combinados feitos de polipropileno com selo d'água e tubo de transbordamento corrugado provaram ser bons. As partes visíveis podem ter diferentes tonalidades (branco, prata, dourado), geralmente são escolhidas de acordo com a cor da torneira.

Preparando as instalações para instalação

O processo de preparação antecipada de superfícies de parede e piso para instalação banho de aço selecionado Você pode começar antes mesmo do momento da compra, mas depende muito da finalidade do reparo.

Se um encanamento antigo for substituído por um novo, mas com as mesmas dimensões da tigela, as atividades se resumem à limpeza. Outra abordagem para grandes reformas é quando as paredes são revestidas com cerâmica ou plástico.

Acabamento do piso embaixo do banheiro
É razoável usar ladrilhos cerâmicos ou fazer um piso vazado sob a banheira se você não planeja instalar uma moldura ou tela. Caso contrário, uma boa impermeabilização e uma betonilha resistente são suficientes.

É mais fácil com o plástico: as paredes são totalmente acabadas e depois é instalada a banheira. Existem diferentes maneiras de lidar com peças.

Existem três opções:

  • instalação de revestimento;
  • instalação - revestimento;
  • revestimento parcial – instalação – revestimento.

A última opção é relevante quando não se sabe exatamente altura do banho ou é necessária uma pequena área para instalar a tigela em uma moldura fixada na parede. Neste caso, deixa-se uma faixa livre acima do local pretendido para a instalação da banheira e, após a instalação da cuba, ela é revestida.

Instruções de instalação para banheira de aço

Um encanamento de aço do tipo universal tem um design simples: uma tigela de metal com dois orifícios para drenagem e transbordamento, além de quatro pernas. Os suportes são fixados com dois blocos em ambas as extremidades e terminam com parafusos na parte inferior para ajuste de altura. Uma banheira de aço padrão pode ser instalada nas pernas ou em uma estrutura de suporte.

Como instalar uma tigela nas pernas?

Primeiro, consideremos a opção mais simples - instalação sobre pernas apoiadas em uma simples moldura de madeira. O papel da moldura é desempenhado por três barras fixadas diretamente na parede.

A sequência de trabalho é a seguinte:

  • Desembalar a tigela, verificando a integridade do revestimento de esmalte.
  • Instalação de pernas, ajuste de altura.
  • Marcação de trabalho na parede.
  • Preparação e instalação de blocos de madeira na parede.
  • Tratamento de madeira e paredes com selante.
  • Colocando a banheira no lugar.
  • Sele a lacuna com selante.

Para funcionar, você precisará de uma chave para fixar as pernas, um alicate, uma serra ou quebra-cabeças para serrar barras, selante sanitário, impregnação protetora para madeira, escova, broca, parafusos auto-roscantes ou buchas (dependendo da natureza do material da parede).

O primeiro passo importante é aparafusar as pernas na base da tigela de aço.

Na mesma fase, é conveniente instalar acessórios de drenagem - forros decorativos com malha, que são instalados no interior, plástico sifão com selo d'água e um ramal que leva à rede de esgoto.

A instalação pode ser complicada pelo fato de os canos de água percorrerem todo o perímetro da sala. É necessário garantir que a banheira fique firme, sem danificar a tubulação, e que os ladrilhos que serão colados posteriormente tenham uma base confiável.

A melhor solução é fixar um contorno de madeira ao redor do perímetro acima dos tubos, que apoiará a tigela e protegerá os tubos. Esta será a próxima etapa.

Só falta cobrir a parede. Não são necessários cantos de plástico ou outros dispositivos para mascarar o vão da parede, pois os ladrilhos serão colados de ponta a ponta. Esta opção tem um aspecto esteticamente agradável e, ao contrário do canto, elimina completamente o risco de amarelecimento ou crescimento de mofo.

Instalação em moldura de tijolo

A base de tijolo é escolhida por dois motivos: a moldura é resistente e não se deforma com o tempo, seu custo é relativamente baixo.

Nada depende da escolha deste ou daquele tipo de tijolo, pode-se usar silicato, refratário vermelho ou maciço. Além disso, será necessária argamassa de cimento para alvenaria e material de acabamento.

Estrutura de tijolo para banho
Opção de instalação de banheira de aço, na qual primeiro é construída uma moldura de tijolo em todo o perímetro e só depois é instalada a banheira. A parede principal não suporta carga para a tigela

Mas existe um método mais simples, em que em vez de uma base grande, são feitos dois suportes de tijolo, substituindo as pernas. As vantagens desta opção: pequena quantidade de material, economia de custos, trabalho leva o mínimo de tempo, o cimento endurece rapidamente.

Instruções passo a passo para fazer suportes de tijolos:

Passo 1 – preparar o ambiente para instalação de banheira. Este tipo de instalação exige a utilização obrigatória de uma tela decorativa, para que a betonilha possa ser deixada no seu estado original, sem revestimento.

Passo 2 – marcação de trabalho. Nas instruções você encontra a distância exata entre as pernas da tigela; a mesma deve ser mantida entre os centros das prateleiras. Os locais de instalação são marcados, mantendo a distância das paredes.

etapa 3 – alvenaria. Normalmente, para completar, bastam três pares de tijolos de cada lado, que são simplesmente colocados um em cima do outro, sem o tradicional deslocamento.

Argamassa para alvenaria
Para alvenaria você precisará de uma solução de alta qualidade. Para prepará-lo, você pode usar mistura de tijolo de montagem M200 ou outro material à base de cimento

Passo 4 – reboco de suportes.O gesso aumenta a resistência do tijolo - graças à proteção adicional, torna-se menos higroscópico e dura mais.

Suportes de reboco com malha
Uma camada mais confiável será obtida se você usar uma malha de gesso. Isso evitará rachaduras e derramamento do material e criará uma aparência atraente.

Etapa 5 – colocando a banheira no lugar. Colocamos uma espessa camada de argamassa na superfície superior dos suportes e instalamos a banheira de forma que a mistura de cimento não curada tome a forma do fundo.

Com a mesma solução cobrimos todas as fissuras de fixação da tigela aos suportes. Para banheira de tijolo foi colocado de maneira uniforme e não mudou de posição, ao longo das paredes fixamos também um perímetro de barras ou um perfil metálico. Quando a solução estiver completamente seca, pode-se realizar mais acabamentos - terminar o reparo das paredes, instalar uma tela.

Maneiras de projetar uma tigela instalada

Se a banheira for um modelo econômico e não tiver especial quadro com tela, o painel decorativo deve ser feito de forma independente. Diversos materiais são utilizados para sua fabricação: ladrilhos cerâmicos, mosaicos, plástico, madeira processada, compensados, drywall, etc.

Modelos de plástico prontos com portas de correr são populares. Construir moldura para fixar a posição da banheira Você pode fazer isso sozinho; nosso artigo recomendado apresentará as opções e esquemas de implementação.

Em banheiros pequenos instalação de tela pode tornar o ambiente visualmente ainda mais apertado. Para evitar que isso aconteça, você pode usar revestimento de azulejos claros ou materiais brilhantes. Uma excelente solução para espaço limitado será tela de espelho, cujas etapas de construção serão apresentadas em nosso artigo recomendado.

As portas de correr dão acesso ao espaço sob a banheira onde você pode guardar itens úteis. Em vez de portas, você pode fazer uma escotilha conveniente.

Lista de erros comuns

Considerando que a tigela fica instalada por um longo período, e às vezes fica “firmemente” assentada no selante ou espuma de poliuretano, é necessário realizar com cuidado e cuidado todas as etapas da instalação.

Aqui estão os erros que os residentes encontram com mais frequência:

  1. Instalação tardia de dreno e transbordamento. Se a banheira já estiver fixada, as ferragens são muito mais difíceis de instalar, principalmente devido ao assento baixo da bacia.
  2. Ajuste impreciso da altura das pernas. É muito difícil apertar os parafusos quando a tigela já está colada ao selante. Será necessária uma ferramenta especial e esforço adicional.
  3. Nenhuma lacuna entre o chão e a tela. É muito inconveniente realizar qualquer ação estando perto de um banheiro com uma parede frontal vazia.
  4. Fixações soltas nas pernas. Porcas soltas podem enfraquecer a estrutura. A banheira não cairá no chão, mas poderá mover-se para o lado.
  5. Instalação sem levar em consideração a localização das tubulações de esgoto. Se a saída para o tubo for mais alta do que o fundo da tigela, será difícil drenar a água.

Algumas deficiências levam ao facto de as reparações terem de ser feitas de forma não programada, e não só em casa, mas também nos vizinhos. Momentos desagradáveis ​​​​estão associados à vedação imprecisa do vão entre a banheira e a parede e à má impermeabilização do piso sob a bacia.

Às vezes, o isolamento acústico preliminar não é realizado. Nem todas as banheiras de aço precisam, mas se o jato d'água fizer muito barulho, o fundo do fundo deve ser coberto com espuma de poliuretano. Isso também pode ser feito após a instalação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Na prática, existem muito mais opções diferentes para a instalação de banheiras, e a sua escolha depende da racionalidade de um ou outro método. Oferecemos vídeos nos quais artesãos profissionais compartilham seus segredos.

Vídeo nº 1. O papel do selante de silicone ao instalar um encanamento:

Vídeo nº 2. Dicas para proteger superfícies metálicas:

Vídeo nº 3. Instruções passo a passo de A a Z:

Como você pode ver, mesmo um evento aparentemente simples como instalar uma banheira de aço sobre pernas ou uma estrutura tem muitas nuances interessantes. Nem sempre é possível fazer tudo certo na primeira vez. Mas se forem escolhidos encanamentos de alta qualidade e todas as regras de instalação forem seguidas, usar o banheiro será um prazer.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo.Conte-nos como você instalou o encanamento de aço com suas próprias mãos. Compartilhe sutilezas tecnológicas que podem ser úteis aos visitantes do site, tire dúvidas, publique fotos temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Nosso problema era a falta de espaço; nem todas as banheiras cabiam. Portanto, procurávamos modelos compactos. Pegaram um de aço com pernas, é barato e alegre, mas vai durar muitos anos. O mais importante é ajustar a altura das pernas, senão terá que refazer tudo. O fundo foi preenchido com espuma para evitar que a água batesse como num balde; as banheiras de aço fazem muito barulho. A moldura encostada na parede é de madeira, tudo é muito barato, mas confiável

  2. Constantino

    Não sei, para mim geralmente não é lucrativo colocar uma banheira nos pés. Depois de instalarmos a banheira na estrutura de acordo com nosso projeto, adicionamos espaço para armazenar todos os produtos químicos domésticos. E mais uma coisa: quando fiquei de pé tive que avançar um pouco a tela, mas com a moldura tudo saiu “como uma luva” e ficou melhor. Já a banheira de aço é ainda mais fácil de cuidar do que a de cerâmica! Havia experiência para comparação e não se tratava de compra orçamentária.

  3. Elena

    Estou montando um banheiro em minha casa. nó. Escolhi uma banheira de aço porque é mais confiável que o acrílico e mais barata que o ferro fundido. A informação foi útil para mim.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica