Tela deslizante para banheira: passo a passo para montagem de projeto de fábrica + dicas para artesãos

O espaço por baixo da casa de banho não é muito atractivo do ponto de vista estético: ali há canos e, por vezes, existe um mini-depósito para produtos químicos domésticos e detergentes. Para melhorar o interior, instale uma tela deslizante sob a banheira - uma estrutura simples feita de moldura e caixilhos móveis.

Você quer montar essa tela com suas próprias mãos, mas nunca fez isso? Ajudaremos você a entender os pontos principais - este material discute detalhadamente as etapas de montagem e instalação da tela. Também fornecemos as vantagens deste design e informações úteis sobre quais modelos são mais aceitáveis ​​em termos de custo e confiabilidade.

Vantagens das telas deslizantes

Existem vários tipos de telas instaladas embaixo do banheiro. Produtos sólidos sem portas são fáceis de instalar. Sua principal vantagem é a possibilidade de utilizar qualquer material de construção e acabamento, desde tijolo e drywall até azulejos e plástico.

Biombos com gavetas, portas de correr ou de batente permitem que a área escondida seja utilizada como sistema de arrumação. Graças a isso, o espaço nos armários é significativamente economizado e todos os tubos, frascos e embalagens de detergentes podem ser coletados e colocados em um só lugar. Mais sobre o design de telas deslizantes e sólidas, nós escrevi aqui.

Tela de banheiro com portas de correr
Mas recomendamos, principalmente para ambientes pequenos, escolher produtos com portas que dêem acesso ao espaço interior sob o banheiro.

Assim, vários problemas são resolvidos ao mesmo tempo:

  • o espaço útil do banheiro ou banheiro aumenta;
  • existe um local conveniente e acessível para armazenar produtos químicos domésticos;
  • a aparência da sala fica mais atraente.

A desvantagem das estruturas deslizantes é a escolha limitada de materiais. Os caixilhos devem ser leves e finos para que possam se movimentar facilmente ao longo das guias, portanto excluímos ladrilhos ou placas de gesso. A madeira compensada não é adequada, pois se deforma rapidamente em um microclima úmido.

Painéis de tela de plástico
Os painéis plásticos são os mais adequados para todas as características. Mantêm bem a sua forma, são fáceis de processar, têm baixo peso e baixo custo.

O aglomerado laminado e as placas de MDF são um pouco mais pesadas, mas também são utilizadas para a fabricação de estruturas deslizantes.

Os proprietários têm uma escolha: comprar um modelo pronto ou montar a tela do zero com as próprias mãos. Considerando o baixo custo dos produtos de fábrica, recomendamos adquirir uma tela totalmente preparada para instalação. Está equipado com fechos e instruções, para que possa fixá-lo de forma rápida e fácil debaixo da banheira.

A automontagem exigirá cálculos, seleção de material adequado e processamento adicional de peças. Isso levará muito tempo e o resultado pode não ser dos mais impressionantes.

Instruções para montar um modelo de fábrica

Antes da instalação, você deve comprar/encomendar uma tela ou um conjunto de peças individuais a partir das quais serão formadas a moldura e as portas.Antes de comprar, você deve considerar o design do produto - ele deve estar em harmonia com o revestimento das paredes e do piso, combinar em cor e textura.

Alguns exemplos de sucesso de instalação de um “porão”:

Se você decidir fazer uma tela sozinho, recomendamos que primeiro estude os modelos prontos vendidos nas lojas. Desta forma você entenderá exatamente quais peças são necessárias para produção de uma tela funcional e eles podem ser adquiridos separadamente?

Etapa #1 - seleção das ferramentas necessárias

Tudo depende se você compra um modelo de fábrica ou vai preparar você mesmo as peças. No primeiro caso, uma chave de fenda Phillips e uma chave, que geralmente acompanha o kit, são suficientes.

O segundo exigirá ferramentas para cortar e lixar: um quebra-cabeças, uma lima, uma faca de construção, uma lixa para processar as pontas.

Tela deslizante de fábrica nas pernas
Os modelos oferecidos em lojas de encanamento geralmente são instalados sem fixação no piso, nas paredes ou no produto hidráulico. Eles seguram devido ao atrito e ajuste das pernas

Se as guias forem fixadas ao chão e os racks verticais às paredes, um martelo perfurador ou furadeira, bem como um conjunto de pregos, serão úteis.

São necessárias ferramentas de marcação - fita métrica, esquadro, nível, lápis. Eles serão úteis antes mesmo de comprar uma tela para esclarecer as dimensões.

Etapa 2 – verificação da configuração e inspeção de peças

Na compra de modelos em plástico ou MDF, todas as peças podem ser verificadas conforme lista especificada nas instruções.

Normalmente o pacote inclui:

  • 2-3 painéis;
  • 2 guias – superior e inferior;
  • 2 prateleiras laterais;
  • pernas roscadas (de 2 a 4);
  • 2 alças com parafusos;
  • chave sextavada;
  • instruções esquemáticas passo a passo.

É necessário inspecionar cuidadosamente cada detalhe: verifique a resistência das pernas, certifique-se de que os painéis não estejam arranhados e tenham bordas lisas e recortadas.

Para montá-lo sozinho, você terá que encontrar painéis adequados de plástico ou MDF. Se forem maiores, não é grande coisa - os centímetros extras podem ser cortados. Você também precisará de um perfil de plástico ou metal para fazer guias. O principal é que tem duas “faixas”.

Mecanismo de rolo para faixas
Você pode usar ferragens para guarda-roupas deslizantes, cujas portas geralmente são equipadas com mecanismo de enrolamento. Os roletes evitam o atrito entre as folhas e o perfil, aumentando a vida útil das peças

A moldura também pode ser feita de madeira, se você tiver em mãos uma ferramenta para processar blocos de madeira. Mas não se esqueça de lixar cada parte, tratar com impregnação protetora e cobrir com tinta ou verniz. Assim a madeira durará muito mais tempo.

Etapa #3 – preparação do espaço para instalação

Antes dos trabalhos de instalação, é melhor preparar o piso e as paredes com antecedência - concluir os reparos e remover o excesso de detritos. Recomendamos arrumar o espaço embaixo do banheiro: tratar as superfícies de concreto com selante composição antimofo, rejuntar as juntas dos ladrilhos, lavar tudo bem.

Tubos embaixo da banheira
Debaixo do banheiro há comunicações - canos de esgoto, selo d'água. É melhor verificar a confiabilidade de todas as conexões ao mesmo tempo e, se for necessária substituição, comprar peças novas e fazer reparos

Alguns tubos passam ao longo das paredes - isso deve ser levado em consideração no processamento dos painéis. Às vezes você tem que cortar um canto, caso contrário a tela não “encaixará” no lugar. Não recomendamos a instalação de elemento “cego” no local por onde passam os tubos, caso contrário caso apareça vazamento será necessário desmontar toda a tela.

Agora vamos ver como montar e instalar rapidamente uma tela deslizante sob uma banheira.

Etapa 4 - instalação da moldura sob a banheira

Alguns modelos são vendidos praticamente montados. A moldura, juntamente com as portas a ela fixadas, é embalada em filme plástico, e as pernas e fechos ficam em uma bolsa separada.

Modelo de fábrica de amostra
A instalação de uma tela totalmente montada e pronta para instalar consiste em colocá-la sob a banheira e ajustar as pernas - não é necessário fazer mais nada

Para modelos adquiridos que são um conjunto de peças individuais, a tela é instalada na seguinte ordem:

Passo 1 – montagem da estrutura

Colocamos as guias horizontais paralelas entre si, com as ranhuras voltadas uma para a outra. Colocamos as prateleiras nas laterais, também com as ranhuras voltadas para o centro.

Retiramos os bujões dos postes verticais, inserimos as travas nas ranhuras das guias, alinhamos a moldura resultante e apertamos os fechos. O resultado foi uma moldura retangular.

Moldura para tela caseira
Na montagem de uma moldura a partir de perfil metálico ou blocos de madeira, recomendamos a utilização de cantos que fixem as peças perpendiculares entre si e garantam estabilidade, além de parafusos auto-roscantes para madeira ou metal

Passo 2 – fixação dos painéis

Inserimos os painéis no perfil inferior para que caiam em “trilhos” diferentes (geralmente são dois, assim como os painéis). Ajuste a guia superior em altura e aperte-a. Garantimos que o perfil e as portas não se toquem - uma pequena folga garante fácil movimentação.

Armazenamento atrás da tela
Se pretende guardar vários produtos debaixo da banheira e, por isso, utiliza frequentemente elementos deslizantes, recomendamos alisar perfeitamente as bordas dos painéis ou colocá-los sobre rolos

Etapa 3 - instalação das pernas e alças de montagem

Inserimos buchas com pernas nos postes verticais - a partir da extremidade inferior, onde os plugues estavam originalmente localizados.

Também aparafusamos as alças que acompanham os parafusos.

Alças para tela de banheiro
Os puxadores incluídos no kit, caso não se adequem ao design, podem ser substituídos por outros. O principal é que não desarmonizem com os painéis e não atrapalhem o uso do banheiro

Passo 4 – instalando uma tela embaixo da banheira

Colocamos a tela sob a borda externa da banheira, alinhamos com o chão, desparafusamos os pés de ajuste até que parem para que a moldura “encaixe” bem e não balance ao abrir/fechar os painéis.

Tela instalada embaixo da banheira
Como resultado, a tela deve caber uniformemente entre o piso e a lateral da banheira - sem lacunas ou distorções, e as portas deslizantes devem mover-se livremente ao longo das guias

Preste atenção às recomendações do fabricante. Por exemplo, para instalar uma tela sob uma banheira de aço ou ferro fundido, geralmente é recomendado remover as buchas superiores.

E para instalação sob uma banheira de acrílico com tonalidade profunda, sugerem também o uso da parte superior das pernas.

Recursos para fazer você mesmo uma tela

Se você mesmo instalá-lo, a ordem de instalação poderá ser alterada. Por exemplo, às vezes eles fixam a guia inferior - “trilhos” e depois inserem painéis nela junto com o perfil superior. Mas neste caso, as peças devem ser ajustadas com muita precisão em tamanho ou ajustadas com a parte superior das pernas.

Em nosso site há instrução passo a passo em fazer sua própria tela e instalar seu produto caseiro.

Algumas dicas úteis mais gerais:

Muitas vezes, os amadores que fazem sua própria tela de banho pela primeira vez esquecem as pernas e montam a grade inferior diretamente no chão.

Tela de banho com recorte
Recomendamos instalar pernas, ou fazer parte da tela “surda”, com a parte inferior inclinada para o centro do banheiro, para que haja um lugar onde colocar os pés. Outra boa opção é um recorte

No futuro, tal decisão tornará o uso do banho desconfortável. Será difícil cuidar do banheiro, pois é inconveniente ficar perto de uma tela sólida.

Se a instalação de um modelo deslizante for impossível por algum motivo, não se esqueça das soluções alternativas - telas com portinhola ou porta articulada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas em vídeo do fabricante:

Como instalar o conjunto da tela:

Revisão de produtos caseiros baratos:

A variedade de telas permite não apenas criar um espaço de armazenamento conveniente sob o banheiro, mas também decorar a tela externa com estilo usando mosaicos, painéis 3D, espelhos, azulejos e outros materiais. Instalar um modelo de fábrica é fácil e leva um mínimo de tempo, com uma tela feita por você mesmo você terá que mexer um pouco mais.

Você está montando uma tela comprada e tem alguma dúvida durante o processo de trabalho? Pergunte aos nossos especialistas na seção de comentários, adicione uma foto com instruções do fabricante - tentaremos ajudá-lo.

Ou talvez você mesmo tenha concluído com sucesso a instalação da tela e modificado um pouco, colocando suportes convenientes ou um armário com prateleiras para colocá-la confortavelmente dentro de uma embalagem de detergentes? Compartilhe os resultados do seu trabalho com outros usuários - adicione uma foto do design aprimorado da tela.

Comentários dos visitantes
  1. Máx.

    Gostei muito da opção de uma das fotos acima, onde o desenho do “banheiro” implica uma pequena área da própria banheira que fica aberta à vista. É claro que uma banheira com esse design deve estar perfeitamente limpa, lisa ou até mesmo completamente nova, mas esta é a melhor que já vi.

    Existe uma boa opção de “porão” - uma pequena grade de metal. Na maioria dos banheiros, onde os proprietários fizeram uma tela sólida, ao abrir as portas, um cheiro ruim atinge seu nariz. Ou umidade, ou mofo, ou produtos químicos domésticos armazenados ali. E só a grelha garante 100% de ventilação do espaço interior, sem perder a função estética. A treliça pode ser lindamente pintada em qualquer cor, pode ser maior ou menor. É uma pena que não haja botão para inserir uma foto aqui - eu mostraria como é uma tela para uma banheira feita de grades.

  2. Nós mesmos fizemos a tela deslizante. Isso não é difícil, o principal é poder fazer um forro com ripas de madeira e fixá-lo em volta da banheira com espuma de poliuretano. Nele foi pregado um perfil de plástico, no qual foram inseridos painéis de plástico. Para meu marido, todo o trabalho durou várias horas. Mas não pensamos nas prateleiras internas. Que beleza! Quando fizermos a reforma, encomendarei uma tela pronta com prateleiras e portas em estilo de armário.

  3. Igorr

    Temos uma tela de plástico padrão para banheira e surgiu um problema com ela - um pedaço quebrou na guia inferior e agora a tela parece cair dela. Fui a lojas de ferragens e descobri que o guia não era vendido separadamente em lugar nenhum. Eles estão à venda ou terei que comprar e substituir uma tela completamente nova? Ou talvez algo possa ser consertado?

    • Vitaly

      Pessoalmente, não encontrei guias de plástico para tela de banheira à venda.

      Se o pedaço quebrado ainda estiver lá, tente colá-lo de volta no mesmo lugar. Os plásticos “Super Moment”, “Moment plastic”, “Cosmofen”, “Secunda” aderem bem. Antes de colar, você pode lixar levemente o plástico a ser colado.A rugosidade resultante proporcionará melhor aderência das peças. É necessário aplicar cola suficiente para que durante sua conexão e compressão o excesso não fique saliente.

      Por outro lado, se esta é uma tela padrão como estou pensando, então vale a pena se preocupar com ela? Não é mais fácil comprar um novo, já que é bem barato.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Neste caso a cola mais indicada é a “Moment”, que é super forte; leve uma à prova d'água, já que o banheiro é um local com muita umidade.

      Também existe a opção de solicitar a produção de tal guia em plástico em uma impressora 3D. Mas este é o caso se não for vendido separadamente, mas deve ser adquirido junto com a tela. A impressão 3D ainda não é barata.

      Se você ainda escolher a opção com impressão 3D, faça vários guias de uma vez para ter uma reserva caso uma situação semelhante aconteça novamente, e você já esteja pronto para tal desenvolvimento de eventos.

      Fotos anexadas:
  4. Andrei

    Posso dizer com certeza que você não deve se preocupar em fazer uma tela para banheira sozinho. Já no mercado da construção existem muitos fabricantes que oferecem diversos produtos em diversos materiais.
    Para mim, escolhi uma tela de plástico com guias de plástico e portas deslizantes de plástico. Por que? Acredito que o plástico é o menos suscetível à água e à umidade no banheiro. Madeira, MDF, aglomerado, metal não são uma opção. Tive uma experiência triste com um armário de lavatório feito de MDF pintado. Depois de um ano, o gabinete estava inchado em alguns lugares e a tinta descascava. Usar madeira ou materiais que contenham madeira embaixo da banheira é crime.
    Sou da Ucrânia e comprei uma tela de banho de um fabricante local, Pan Bilan.Estou feliz com a qualidade. Eu recomendo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica