Como fazer uma tela de banheira com as próprias mãos: análise das nuances da instalação
A tela é opcional da banheira, podendo ser instalada sem cerca. Mas as comunicações abertas não parecem nada esteticamente agradáveis, pois não?
Quer ocultar as comunicações da sua banheira atrás de uma tela especial, mas não consegue encontrar uma barreira pronta devido ao design atípico do seu encanamento?
Nós o ajudaremos a resolver esse problema - o artigo traz ideias interessantes sobre como você pode fazer uma tela para uma banheira com suas próprias mãos, quais materiais são adequados para esses fins e qual opção de moldura será ideal para uma banheira específica.
Para maior clareza, selecionamos fotos coloridas com opções de acabamento e fornecemos instruções detalhadas para instalação dos materiais mais populares.
Além disso, fazer uma tela bonita não é nada difícil se você conhecer algumas das nuances. E vídeos de instalação passo a passo tornarão o trabalho na tela mais fácil, mesmo para iniciantes.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa cobrir a banheira?
As banheiras de acrílico modernas costumam ser vendidas com telas plásticas prontas, feitas de acordo com suas dimensões. Montado e instalado eles são bastante simples.
Quanto às estruturas de aço e ferro fundido, via de regra não são fornecidas telas para elas e você mesmo terá que confeccioná-las ou deixá-las abertas.
Fechar ou não a banheira é uma questão de gosto e preferência dos proprietários.. Mas com certeza todo mundo quer ter um banheiro bonito e arrumado. A tela confere à banheira uma aparência atraente e acabada e cobre os canos de esgoto que se projetam por baixo dela.
No entanto, esta não é a única razão para instalar uma barreira. O espaço sob o banheiro pode ser usado de forma útil para armazenar vários eletrodomésticos, fazendo tela funcional com prateleiras.
Você pode fazer nichos na cerca, instalar portas de batente ou de correr.
Com estrutura aberta, a água entra constantemente sob a banheira durante o banho e a sujeira se acumula. Um ambiente úmido promove a formação de fungos, mofo e diversas bactérias.
O piso embaixo do banheiro também se desgasta gradativamente e adquire uma aparência pouco atraente.
Para evitar esses problemas, é melhor cobrir a estrutura com uma tela bonita.
Requisitos para barreiras sob a banheira
Existem muitas opções de como você pode fazer uma tela bonita e funcional para sua banheira. Na escolha do material para sua fabricação e método de instalação, é necessário levar em consideração os requisitos da cerca.
Sempre há um ambiente úmido no banheiro, então para fazer a tela é necessário usar apenas materiais resistentes à umidade e que resistam bem às mudanças de temperatura e umidade.
Caso contrário, fungos e mofo podem se formar na cerca ou ela pode entrar em colapso sob a influência de fatores adversos.
A cerca deve estar completamente vedadapara evitar que água e sujeira entrem no interior. No entanto, você não pode criar uma tela completamente em branco.
É necessário fornecer acesso às comunicações localizadas embaixo do banheiro. Para isso, deixam-se pequenas janelas ou fazem-se portas.
Opções de design de barreira
Antes de instalar a tela embaixo da banheira, é necessário decidir seu design. Certamente muitos gostariam de ver sua banheira não apenas bonita, mas também confortável e funcional.
Cerca com laterais largas
Uma das opções possíveis é fazer uma cerca com laterais largas. Neste caso, a banheira parece estar embutida na moldura. Este design é muito cómodo: as laterais funcionam como prateleiras onde pode colocar vários acessórios de banho.
Muitas pessoas estão preocupadas com a questão: a tela interferirá na abordagem confortável da banheira? Este ponto é especialmente relevante para os idosos.
Neste caso, ainda na fase de instalação da moldura ou alvenaria, é prevista uma reentrância especial para os pés. Geralmente é feito em formato retangular ou quadrado.
Portas e aberturas tecnológicas de acesso ao esgoto também podem ser feitas de diversas formas.
Como fazer uma tela deslizante?
Uma opção muito conveniente - tela deslizante, muitas vezes também fazem portas com dobradiças ou instalam painéis dobráveis ou removíveis.
A estrutura deslizante também pode ser de plástico. Para isso você precisará de uma folha de plástico. As guias ao longo das quais as portas se moverão devem ser feitas de um perfil especial de alumínio.
Primeiramente é feita uma moldura metálica, conforme descrito acima, depois são fixadas guias na parte superior e inferior ao longo de todo o comprimento do perfil.
O comprimento e a largura necessários das portas são medidos, suas dimensões são transferidas para a folha e recortadas. As portas são fixadas nas laterais da tela na primeira ranhura do perfil. Uma parte fixa central é instalada na ranhura intermediária.
Se quiser que as portas se movam ao longo de todo o comprimento da banheira, são cortados dois pedaços de plástico. Seu tamanho é calculado de forma que, quando fechados, se sobreponham.
A primeira porta é instalada em uma ranhura e a segunda na outra.Por fim, os puxadores dos móveis são colocados nas portas.
Tipos de molduras para telas
Qualquer material de acabamento deve ser fixado em alguma coisa. Coletar estrutura de banho Você pode usar blocos de madeira, um perfil de metal ou colocar uma base de tijolo. É aconselhável fazer alvenaria se futuramente se pretende colocar ladrilhos cerâmicos ou mosaicos.
Em outros casos, não é possível fazer uma estrutura tão pesada, mas limitar-se a uma estrutura de madeira ou metal.
Opção 1. Moldura em base de tijolo
A alvenaria é considerada a base mais confiável e durável, que resistirá a qualquer material de acabamento. Se o revestimento for planejado, essa base será a melhor opção.
Uma parede de tijolos é construída de uma parede a outra. A alvenaria é feita em quarto ou meio tijolo. Neste caso, cada linha subsequente é feita com um deslocamento.
É necessário deixar um espaço de dois a três centímetros entre a parte superior da banheira e a alvenaria e, após a secagem da solução, soprar o espaço vazio com espuma.
Também é necessário prever uma abertura para acesso às tubulações de esgoto. Se decidir fazer um pequeno furo, você pode deixá-lo aberto ou pendurar uma porta nele. Se necessário, faça uma reentrância para os pés.
Opção 2. Moldura de madeira para banheira
A moldura de madeira também tem resistência suficiente, mas a madeira, estando constantemente em ambiente úmido, pode começar a apodrecer.Portanto, antes de colocar uma tela de madeira embaixo da banheira, ela deve ser tratada com um anti-séptico para evitar processos de apodrecimento.
Você pode usar madeira resistente à umidade de cedro, amieiro ou larício para a moldura, mas o custo dessas espécies de madeira é bastante alto. Para o revestimento é utilizada madeira com seção transversal de 40 x 40 mm.
Para uniformizar o quadro, você precisa fazer marcações:
- dos cantos da banheira adjacentes à parede, linhas verticais são traçadas até a base por meio de um fio de prumo;
- recuando 2,5 cm, é feita uma segunda vertical, paralela à primeira linha. Também se projeta uma linha vertical a partir do canto livre da banheira por meio de um fio de prumo, e no ponto de contato com a base desenha-se um quadrado com lados de 2,5 cm;
- Linhas horizontais são traçadas do canto interno do quadrado até as paredes da banheira. Este será o perímetro ao longo do qual será necessário instalar o bloco de madeira.
A viga é fixada ao longo de todo o perímetro da banheira ao chão por meio de parafusos auto-roscantes. Em seguida, os postes verticais de canto são instalados e fixados na parede com parafusos auto-roscantes.
Um bloco horizontal é colocado sobre eles e preso com cantos de metal. Placas verticais intermediárias são instaladas a partir dos postes de canto a uma distância de 50-60 cm.
Opção nº 3. Estrutura em perfis metálicos
Para fazer a moldura, o ideal é utilizar o perfil PN 27 x28, que é excelente para fixação de placas de gesso cartonado, plástico e painéis de MDF.
Se você planeja revestir com ladrilhos cerâmicos, é melhor usar tubos de perfil metálico que suportem qualquer peso. Mas a fabricação de tal estrutura tem suas dificuldades - os tubos terão que ser soldados com uma máquina de solda.
A marcação da base segue o mesmo princípio de uma moldura de madeira. A guia inferior é fixada ao chão com buchas, nela são instaladas cremalheiras laterais, que também são fixadas nas paredes por meio de buchas.
O perfil horizontal superior é colocado nos suportes laterais e fixado a eles. Para fortalecer a guia superior, você pode dobrar dois perfis entre si e desta forma fixá-los com buchas nos postes laterais.
Em seguida, são instaladas estantes verticais adicionais em incrementos de 35-40 cm.Depois de totalmente montada a moldura, o espaço entre elas e a lateral da banheira é tratado com espuma de poliuretano.
Opção nº 4. Estrutura para banheira curva
O mais importante ao fazer uma barreira para uma banheira de formato fora do padrão é tentar repetir exatamente suas curvas.
Um perfil de metal galvanizado também é adequado para a moldura.
Para o revestimento, é preferível utilizar espuma de poliestireno extrudado de maior densidade, que é um material muito durável e rígido.
- Antes de iniciar o trabalho, meça o comprimento da banheira e corte um perfil do mesmo tamanho.
- A cada três centímetros precisa ser cortado um pouco.
- Fixe o perfil na borda da banheira e fixe-o de um lado com fita adesiva.
- Dobrando-o suavemente ao longo dos cortes, dobramos-o em todo o comprimento da banheira, fixando-o nas laterais com fita adesiva em pequenos intervalos.
- Para manter a forma resultante, cole também fita adesiva em todo o comprimento do perfil.
- Desaperte o perfil das laterais da banheira e fixe-o ao chão com buchas, deslocando-o para dentro até à espessura do material de acabamento. Se se pretende ladrilho, além da espessura, é necessário levar em consideração uma camada de cola e massa, de aproximadamente 4 a 6 mm no total.
- Corte duas seções do perfil de acordo com a altura da banheira e fixe-as nas paredes.
- Corte a espuma de poliestireno em painéis de 15 a 20 cm de largura e determine você mesmo o tamanho exato, com base na curvatura da banheira.
- Insira cada painel com a borda inferior no perfil e a borda superior sob a lateral da banheira e sopre imediatamente o interior com espuma.
- Instale todas as tiras desta forma, deixando uma janela sob a escotilha. É instalado depois que a espuma está bem endurecida.
- Aplicar massa impermeável em toda a superfície e, depois de seca, passar lixa.
Após a conclusão do trabalho preparatório, você pode colocar ladrilhos na moldura acabada ou cobrir a tela com outro material de acabamento.
Materiais para fazer a tela
Talvez as mais populares sejam as telas de plástico. Embora painéis de MDF, gesso cartonado e madeira sejam frequentemente usados. Vejamos as características de cada um desses materiais.
Revestimento com painéis plásticos
O plástico é um material higiênico, não tem medo de umidade e umidade e tem uma longa vida útil. É barato e de instalação rápida e fácil.
Hoje existem muitas opções interessantes de acabamento plástico. A tela pode ser coberta com um filme especial para combinar com a cor do banheiro ou com uma variedade de imagens com tema marinho.
Você pode decorar a cerca com painéis de plástico lisos ou multicoloridos.
Os painéis de plástico são um material barato e acessível que permite o acabamento imediato da tela de uma banheira.
O processo de trabalho consiste nas seguintes etapas:
- Sob as laterais superiores da banheira, a uma distância de 15 cm entre si, pequenos blocos de madeira são fixados com pregos líquidos. Eles devem ser grossos o suficiente para caber sob a bainha da banheira;
- Usando um grampeador, a tira inicial é fixada nos blocos;
- Tiras do comprimento necessário são cortadas com uma faca para drywall;
- O primeiro painel é instalado a partir da borda da parede e sobre ele é colocada uma faixa inicial;
- A faixa inicial horizontal é revestida por dentro com pregos líquidos e um painel é inserido em seu interior;
- O plástico é preso na parte superior com grampeador ou cola;
- Por baixo, se pretende instalar um rodapé, os painéis são fixados com parafusos auto-roscantes, se não for fornecido rodapé inferior também pode fixá-los com cola;
- Os painéis restantes são fixados de forma semelhante ao primeiro.
Uma faixa inicial é colocada no último painel do lado adjacente à parede e, a seguir, inserida na ranhura do penúltimo painel.
Recursos de uso de painéis de MDF
Outra opção comum para acabamento de banheira são os painéis de MDF. Porém, na hora de escolher este material, vale considerar que ele não é resistente à umidade e é suscetível à umidade.
Portanto, antes de finalizar deve ser tratado com um composto hidrorrepelente. A instalação de tais painéis também não é particularmente difícil: eles são instalados de forma tão simples quanto os de plástico.
Finalizando a tela com gesso cartonado
Muitas pessoas preferem terminar a banheira com gesso cartonado resistente à umidade.
E não é por acaso que após a instalação de uma moldura de gesso cartonado, forma-se uma superfície totalmente plana, que pode ser revestida com qualquer material: azulejos, papel de parede resistente à umidade, gesso decorativo, pintado com tinta ou colado com filme.
Para o acabamento de uma tela de banho de formato padrão, apenas gesso cartonado verde resistente à umidade é adequado, mas, apesar disso, deve ser tratado adicionalmente em ambos os lados com um primer antes da instalação.
Você pode pintar o interior da folha com tinta a óleo. O drywall é cortado de acordo com a altura da moldura menos dois centímetros.
Ao fixar as folhas, é necessário recuar um centímetro das bordas superior e inferior da tela. Isso é feito para evitar a entrada de umidade e o inchaço do tecido.
O drywall é fixado ao perfil por meio de parafusos auto-roscantes pretos com roscas finas. São aparafusados a uma distância de 15-20 cm um do outro ao longo de todo o comprimento do perfil inferior e superior.
É feito um furo no local da portinhola tecnológica, onde, após a montagem de toda a moldura, é pendurada uma porta do mesmo material.
Se você planeja colocar ladrilhos em drywall no futuro, o tamanho da porta deve corresponder ao ladrilho. Para fixá-lo, use dobradiças de ferragens para móveis.
Você pode comprar pronto escotilha de encanamento com um fixador que só precisa ser inserido no furo. Após a conclusão do trabalho de instalação, a superfície da tela é preparada e, em seguida, as juntas superior e inferior em todo o comprimento são tratadas com silicone.
Características do uso de painéis de madeira
E aqui está uma opção feita de painéis de madeira, decorados com ripas transversais como “persianas”.
Principais detalhes da tela de madeira:
Quando todas as peças estiverem preparadas ou adquiridas, procedemos à montagem e instalação da tela.
Você precisará das ferramentas mais simples: uma chave de fenda, um alicate, uma chave de fenda, um nível e um conjunto de parafusos para madeira.
Independentemente da opção de acabamento da banheira escolhida, é necessário primeiro fazer uma moldura de madeira ou perfil metálico, sobre a qual é fixado o material de acabamento.
A base da banheira também pode ser de tijolo.
Colocação de ladrilhos cerâmicos
Os ladrilhos podem ser colocados tanto sobre base de tijolo como sobre placas de gesso cartonado.
Você precisa usar adesivo especial para azulejos. Comece a colocar os ladrilhos pelo lado que fica aberto para que as lajes cortadas fiquem escondidas pelas canalizações.
A linha superior é colocada primeiro. Deixe um espaço de cerca de 5 mm entre as laterais da banheira e os ladrilhos e, após terminar a obra, instale um rodapé de plástico.
Não se esqueça de inserir cruzes de plástico entre os ladrilhos para proteger os vãos. Depois que a cola seca, as costuras são esfregadas.
Especialmente para iniciantes - instruções fotográficas detalhadas para a instalação de uma tela cujo revestimento decorativo é de ladrilho.
Para instalar ladrilhos em drywall você precisará de:
A primeira etapa é a instalação de uma moldura de perfil metálico.
É um retângulo que delimita o perímetro do espaço sob o banheiro.
Quando a instalação da moldura estiver concluída. Instalamos drywall e colocamos azulejos.
Recortamos dois orifícios de ventilação na parte inferior da tela usando uma furadeira com broca cilíndrica especial.
Para obter mais informações sobre como fazer uma tela de ladrilho caseira, leia este nosso artigo.
Como você pode ver, existem muitas opções para fazer telas caseiras. Mas se você não quer perder tempo ou duvidar de suas próprias habilidades, pode comprar uma tela de banheira pronta, escolhendo a melhor opção na loja.
Também temos um artigo em nosso site sobre quais tipos de telas existem e como escolher a melhor opção - vá aqui e olhe.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como fazer uma tela para banheira com painéis de PVC no vídeo a seguir:
O processo de confecção de uma moldura a partir de perfis metálicos e fixação de placas de gesso cartonado é descrito em detalhes no vídeo a seguir:
Uma tela DIY permite que você crie um interior de banheira exclusivo e dê vida às suas ideias de design. É bem possível fazer você mesmo, basta colocar um pouco de esforço e imaginação..
Além dos métodos de disposição da tela discutidos acima, existem muitas outras opções de acabamento. Você pode usar uma membrana impermeável ou tecido de náilon, estofamento painéis de espelho, coloque em mosaico.
Você implementou em seu banheiro uma das ideias para mascarar as comunicações propostas em nosso artigo ou criou um design original para a tela?
Ou você tem uma opinião diferente sobre o processo de instalação de um dos tipos de materiais discutidos? Compartilhe sua experiência com os leitores, deixando comentários abaixo deste artigo.
Se há crianças na família que você não alimenta com pão, mas deixa-as mergulhar e espirrar na banheira, então definitivamente nada de madeira, papelão, MDF ou fibra. Às vezes você vai ao banheiro atrás das crianças e não fica claro onde tem mais água - na própria banheira ou no chão)). Minha tela inteira é feita de perfis de alumínio e plástico e painéis de plástico. E ele fez tudo de forma muito simples e rápida. Tirei as medidas e fui até um ateliê de móveis, lá eles pegaram e cortaram tudo. A montagem e montagem demoraram duas horas, e isso graças à “ajuda” das crianças)).
No banheiro fizeram uma tela deslizante de plástico: tanto a moldura quanto as próprias portas. Após 2 anos, as portas começaram a emperrar e a ter dificuldade de movimentação nas ranhuras, porque... Aos poucos a poeira vai assentando, não importa como você a limpe dessas ranhuras.O plástico em si não mudou de tamanho, mas as portas ficaram ligeiramente deformadas. Então eu quero alguma outra opção. Gostei do exemplo com ladrilho, mas fico um pouco confuso com a resistência e durabilidade dessa opção.
Para o futuro, saiba que para reduzir significativamente a chance de deformação da tela, encha a banheira com água antes de instalá-la.
Olá. Como opção, uma porta articulada em uma moldura seria adequada, então não haveria tais problemas com os corredores.
Quanto aos ladrilhos, os ladrilhos sob gesso cartonado são uma opção bastante durável se eliminar o risco de fugas debaixo da banheira. Mas, novamente, você pode armazenar peças adicionais sob a tela e simplesmente alterar a área deformada a qualquer momento. Isso não é tão difícil e você não precisa desmontar toda a estrutura como é o caso das ranhuras plásticas.
Nosso banheiro é decorado com painéis de plástico, e também fizeram uma tela para a banheira. É sólido em todos os lados e deslizante na frente: os painéis movem-se ao longo de um perfil especial com alguma dificuldade, mas quase não os toco, não há necessidade. Na minha opinião, esta é a opção de tela mais simples e barata, que, além disso, combina com o design geral da sala.