Escotilhas de inspeção para banheiros e toaletes: tipos, regras de colocação, recursos de instalação

Para instalar comunicações em apartamentos e residências particulares, são utilizados dois métodos: aberto e fechado.No método aberto, todos os tubos e dispositivos ficam à vista, enquanto no método fechado são disfarçados com paredes falsas, divisórias ou caixas.

Para dar acesso aos equipamentos, são utilizadas escotilhas de encanamento no banheiro e no lavabo: as dimensões dos dispositivos geralmente dependem das dimensões das tubulações ocultas e da quantidade de dispositivos em manutenção.

Finalidade das escotilhas de inspeção em banheiros

Uma característica distintiva dos banheiros e sanitários modernos é um design bem pensado, em que o lado estético do acabamento vem à tona. Dispositivos técnicos que proporcionam um banho confortável ou facilidade de uso do vaso sanitário ficam escondidos atrás de finas estruturas de plástico ou gesso cartonado.

Não é necessária manutenção constante das tubulações, mas periodicamente é necessário o uso de válvulas de corte. Por exemplo, para cortar o abastecimento de água da cozinha em conexão com a troca da torneira, é necessário fechar uma determinada torneira.

Dispositivos de medição e válvulas de corte
Dispositivos semelhantes a portas ou escotilhas são necessários para a manutenção de dispositivos de medição escondidos atrás de divisórias. Ao mover o amortecedor ou abrir a porta, você pode fazer leituras rapidamente dos medidores de água quente e fria

Se o banheiro for totalmente forrado com plástico ou azulejos, serão necessárias mais escotilhas. Suponha que um dos nós que requer acesso constante seja o local onde está instalado o selo d'água da banheira. Se tela protetora torná-lo surdo, então ele terá que ser desmontado toda vez que houver um entupimento na tubulação ou ocorrer um vazamento na junção das partes do sifão.

Podemos concluir que quaisquer componentes e dispositivos que requeiram verificação regular devem ser de livre acesso. E quando as instalações estão totalmente revestidas com azulejos ou plástico, isso só pode ser conseguido com a ajuda de escotilhas técnicas.

O que precisa ser acessado

Para facilitar os reparos, a tubulação que fornece água a um apartamento ou casa é dividida em trechos convenientes para manutenção. Cada seção individual, se necessário, é cortada por uma válvula ou válvula esférica instalada no tubo. Se tal possibilidade existir, a maioria das válvulas de corte será instalada em um só lugar.

Fiação múltipla na escotilha
A fiação múltipla é uma maneira conveniente de dividir o sistema em circuitos separados. Vantagem – uso autônomo de linhas individuais quando linhas vizinhas falham; desvantagem – instalação mais cara

Quando todos os dispositivos importantes de fechamento, regulação e abastecimento de água estão disfarçados atrás de uma parede falsa, mas concentrados em um só lugar, é muito mais fácil construir uma escotilha para acessá-los. A porta será maior, mas isso não prejudicará a aparência da divisória nem a funcionalidade da escotilha.

Os apartamentos modernos estão equipados com os chamados blocos ou unidades de entrada. Além das válvulas de esfera, a unidade padrão inclui um filtro de purificação de água, um par de dispositivos de medição e um redutor de pressão.

O filtro é frequentemente instalado em um desvio para poder ser lavado com fluxo reverso de água. Todos os dispositivos estão equipados com válvulas de esfera para remoção rápida para reparo ou substituição.

Nó de entrada com filtros
A unidade de entrada com filtros e outros dispositivos fica escondida atrás de uma divisória, que protege o equipamento e ajuda a manter o interior do banheiro no mesmo estilo

Há uma tubulação de esgoto no banheiro ou toalete combinado. As tubulações dos sistemas centralizados de abastecimento de água fria e água quente estão localizadas paralelamente a ele.

Se uma esquina com rodovias colocadas verticalmente for fechada caixa decorativa e protetora, então uma escotilha também é instalada nele - em frente às válvulas de corte. Como você pode ver, existem várias opções para colocar uma escotilha de inspeção no banheiro, assim como no vaso sanitário.

Tipos de escotilhas de encanamento

Existem muitas razões para equipar os banheiros com escotilhas de inspeção, mas existem ainda mais tipos dessas escotilhas. Existem modelos de fábrica, grandes e sólidos, feitos de aço inoxidável ou plástico.

Eles contrastam com painéis caseiros feitos com materiais de construção improvisados ​​​​e fechos adquiridos na loja. Ao dividir em grupos, são utilizados diferentes lados dos modelos.

Classificação nº 1: por método de abertura

Uma escotilha de encanamento é uma porta que pode se abrir, mover-se para o lado, reclinar ou deslizar para fora em resposta à pressão.

As portas de batente são um tipo tradicional encontrado na maioria das portas de entrada, portas de móveis e caixilhos de janelas. São articulados de um lado, fáceis de abrir e duram muito tempo graças ao seu design simples. Para abrir a escotilha é necessário puxar a alça, que pode ser normal ou equipada com trava ou fechadura.

Os modelos deslizantes lembram os modelos giratórios comuns, mas possuem um design de dobradiça mais complexo. O fixador consiste em três elos que permitem mover a escotilha para o lado em duas etapas: primeiro puxe-a em sua direção (1,5-2 cm) e depois mova-a cuidadosamente para o lado.

Escotilha invisível deslizante
Esses modelos se popularizaram quando foi necessária a instalação de escotilhas em locais de difícil acesso: atrás de banheiras, vasos sanitários, bidês ou móveis.

As escotilhas basculantes são projetadas de acordo com um princípio simples: de um lado há um elemento de fixação, do outro um mecanismo de suporte. Quando a trava é aberta, a porta simplesmente balança para frente, passando da posição vertical para a horizontal.

Os modelos push são classificados como “invisíveis”. São difíceis de perceber, pois o material do forro da escotilha muitas vezes coincide com a decoração geral das paredes.

Para ter acesso ao gabinete de encanamento, é necessário pressionar levemente o painel, após o que ele avançará. Depois, existem várias maneiras de abrir ainda mais - abrindo-se ou movendo-se para um lado.

Ao escolher uma escotilha com base no método de abertura, é necessário analisar o local de instalação e decidir qual modelo é adequado para instalar e qual causará dificuldades durante a manutenção de dispositivos ou componentes.

Com seleção de dispositivos e etapas escotilha de inspeção sob telhas O artigo a seguir irá apresentá-lo, o qual recomendamos a leitura.

Classificação #2: por material de fabricação

Os modelos de fábrica podem ser divididos em dois grandes grupos. O primeiro inclui produtos metálicos feitos de aço inoxidável e equipados com fixadores de alta qualidade.

Eles são uma moldura durável com uma porta que pode ser aberta de qualquer uma das maneiras acima. A maioria das propostas é pensada para combinar com os azulejos, mas as portas podem ser decoradas com qualquer material.

O segundo grupo inclui escotilhas de plástico. Eles são menos confiáveis, leves e fáceis de instalar. O custo dos produtos plásticos é muito menor. Se uma escotilha de aço confiável custa de 3,5 a 4,5 mil rublos, o equivalente de plástico tem um preço médio de 200 a 350 rublos.

Escotilha de plástico econômica
Comprar uma escotilha de plástico barata é uma solução para artesãos que fazem reformas em seus próprios banheiros. Pode ser fixado com parafusos auto-roscantes, pregos líquidos e até selante

Ao contrário das versões de fábrica, as escotilhas caseiras não são feitas de metal, embora um perfil metálico seja frequentemente utilizado na fabricação da moldura. Para o painel da hachura, escolha um material barato, mas durável: gesso cartonado, plástico, madeira. É conveniente colar ladrilhos em placas de gesso cartonado se a tarefa do mestre for criar uma hachura “invisível”.

Ao escolher um determinado material, é necessário avaliar corretamente sua resistência ao desgaste e à água.Se você usar drywall comum, em vez de resistente à umidade, ele perderá rapidamente suas qualidades e começará a inchar e desmoronar. Processo semelhante ocorre com a madeira não tratada, que se deforma com o tempo devido ao excesso de umidade e às mudanças de temperatura.

Classificação #3: por grau de camuflagem

Esta opção de divisão em grupos pode ser chamada de classificação condicional, uma vez que não há uma distinção clara entre as duas categorias de hachuras: algumas delas são visíveis, as últimas são chamadas de “invisíveis”.

O primeiro grupo inclui estruturas que se destacam no contexto do revestimento envolvente. Por exemplo, são escotilhas de plástico branco, que são perceptíveis tanto pela cor quanto pelo material. Se você colocar essa escotilha atrás do vaso sanitário, ela imediatamente chama sua atenção, porém, não prejudica em nada o quadro geral, pois combina com a cor do encanamento.

“Invisíveis” são estruturas visualmente ocultas. O mascaramento ocorre devido à utilização dos mesmos revestimentos cerâmicos no revestimento das paredes e na tampa dos bueiros.

Graças às dimensões da moldura ajustadas aos elementos do ladrilho e às costuras entre os ladrilhos, o plano da escotilha funde-se com o acabamento das paredes. Como resultado, é difícil para uma pessoa ignorante determinar onde está localizado o furo técnico.

Escotilha de invisibilidade com ventosa
A dificuldade de encontrar a escotilha do encanamento aumenta se a porta não tiver maçaneta. Esses modelos geralmente possuem um método push-to-open ou são removidos por meio de ventosas

A vantagem do “invisível” é que a tampa da escotilha se funde completamente com a parede, fazendo com que a decoração da parede pareça sólida e intocada.

Classificação nº 4: por local de instalação

Parece que todas as escotilhas de encanamento de um vaso sanitário ou banheiro estão instaladas na parede.Este é um local comum, mas também são encontrados tipos de teto e piso.

Os furos no teto são necessários para atender às comunicações localizadas acima das estruturas suspensas. É mais correto chamar tais modificações de revisão do que de encanamento, uma vez que elas fornecem acesso a linhas de ventilação e fios elétricos.

Usando uma escotilha de inspeção de teto
A instalação da escotilha no teto é realizada durante a instalação da estrutura suspensa. Seu design não é diferente de suas contrapartes montadas na parede - a mesma porta articulada, protegida por uma trava

Os furos localizados no piso conduzem a canos de esgoto ou abastecimento de água, que ficam abaixo do nível do revestimento de acabamento. Este arranjo de comunicações não é típico da fiação padrão, mas pode ocorrer quando o piso é elevado ou é criado um isolamento espesso (por exemplo, em residências particulares ou nos primeiros andares de prédios de apartamentos).

Escotilhas instaladas no piso ou em caixas de piso conduzem a conexões de tubos, curvas, escadas - ou seja, a estruturas que requerem manutenção e não podem ser bem muradas. Já houve casos em que, para ter acesso a uma ruptura de tubagem na junção de elementos individuais, foi necessário não só retirar o revestimento de acabamento, mas também martelar a betonilha.

Além disso, escotilhas embutidas em caixas de proteção de piso e tela de ladrilho, que está localizado embaixo do banheiro.

Instruções de instalação da escotilha

As nuances da instalação, bem como a escolha das ferramentas, dependem totalmente do tipo de escotilha e do material da divisória. Vamos considerar duas opções para instalar uma escotilha - um modelo de fábrica e um projeto de revisão caseiro para uma banheira.

Instalação de modelo metálico “sob telhas”

Para instalar uma escotilha oculta forrada com ladrilhos, você precisará de um martelo perfurador, uma chave de fenda, pregos líquidos com pistola, uma espátula, um conjunto de chaves de fenda, um marcador e fita métrica para marcação e uma esponja para decapagem.

O modelo de fábrica com estrutura metálica será montado em parede falsa de gesso cartonado preparada para revestimento com ladrilhos cerâmicos. Para que os painéis suportem a carga adicional, é necessário primeiro fazer perfis metálicos embutidos em todo o perímetro da escotilha.

O toque final é enquadrar a escotilha com um canto de plástico. O plástico é fino, porém, ainda na primeira etapa, no processo de marcação e recorte da janela, é necessário levar em consideração sua espessura. Após o término da obra, deve haver um vão não superior a 2 mm entre a borda plástica da porta e o caixilho.

Escotilha acabada com alça
Por causa da alça e da moldura plástica, a escotilha dificilmente pode ser chamada de “invisível” no sentido pleno da palavra, mas harmoniza perfeitamente com o forro do banheiro

Se a divisória for de plástico, também será usado plástico para o acabamento da porta em vez de ladrilhos. A escotilha pesará menos, mas em qualquer caso são necessárias hipotecas, caso contrário a estrutura metálica não poderá ser fixada.

Dicas para fazer uma escotilha para banheira

Uma pequena portinhola embaixo da banheira, no local onde está instalada a guarnição, será útil quando for necessária a substituição sifão de plástico ou eliminação de vazamentos devido à despressurização das conexões. A mesma escotilha pode ser instalada do outro lado, mas para criar um nicho para desinfetantes e detergentes.

Para funcionar, você vai precisar de um perfil metálico, um pedaço de drywall e azulejos, que servem para finalizar o banheiro e a tela embaixo da banheira.

Se você precisar usar a escotilha com pouca frequência, as costuras entre ela podem ser preenchidas com uma tela selante de silicone. Isso preencherá a lacuna e a porta parecerá mais orgânica e menos perceptível. Se necessário, o selante endurecido pode ser cortado com uma faca de construção ou de papelaria.

Regras de dimensionamento

Os erros mais difíceis de corrigir são aqueles associados à escolha incorreta das dimensões da escotilha do encanamento. Ao instalar estruturas que atendem diversos dispositivos, lembre-se que além das leituras mensais dos medidores, ocasionalmente será necessário fazer substituições ou reparos “no local”, para os quais uma pequena janela não será suficiente.

Quanto maior for a escotilha de inspeção, maior será a área de cobertura e a possibilidade de reparos. É bom que a área técnica aberta inclua todas as conexões de tubos significativas, válvulas de corte e dispositivos que requerem manutenção regular.

Escotilha para manutenção de equipamentos
Se um aquecedor a gás for instalado em um nicho escondido ou atrás de uma parede falsa, o acesso às partes de controle da unidade e à tubulação deve ser o maior possível

Os modelos de fábrica possuem tamanhos padrão, por exemplo, 55x45 cm ou 70x50 cm.Ao produzir escotilhas semelhantes a ladrilhos, os fabricantes são guiados por padrões populares para elementos de revestimento.

Não existem padrões específicos para estruturas de fabricação própria, é preciso partir do tamanho do furo técnico e das possibilidades de criação de uma escotilha funcional a partir de sucata.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Existem muitos recursos para instalação de modelos caseiros e de fábrica. Para conhecer alguns deles, sugerimos assistir a vídeos interessantes.

Vídeo nº 1. Como instalar uma escotilha de metal sob os ladrilhos em uma caixa vertical de canto - recomendações dos especialistas da Praktika:

Vídeo nº 2. Instalação de escotilha invisível de A a Z:

Vídeo nº 3. Uma solução incomum para banho:

A instalação de escotilhas de inspeção é realizada durante os trabalhos de reparo. Se você está acostumado a revestir paredes ou pisos, montar um armário técnico com uma porta conveniente não será difícil. A escolha de modelos de fábrica é bastante grande, mas se desejar, você mesmo pode fazer uma hachura bacana usando drywall, azulejos ou painéis de plástico.

É possível que você tenha experiência própria na instalação de escotilha no banheiro, que gostaria de compartilhar com os visitantes do site. Talvez suas informações sejam extremamente úteis. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei

    É paradoxal, mas não importa quantas escotilhas diferentes eu tentei, todas elas “sofreram” de uma forma ou de outra com o aumento da umidade, como resultado, o desgaste e a ferrugem não demoraram a aparecer. Foi interessante ler sobre os dobráveis, acho que vale a pena tentar testar pelo menos essa opção.Já estou olhando alguns modelos. Esperamos que esse tipo dure mais.

  2. Natália

    Boas recomendações, é uma pena que não tenhamos conseguido há 10 anos... Eles estavam acrescentando um anexo à casa, e trabalhadores convidados faziam o encanamento lá. Normal, em princípio, se não fosse por um “mas” - a banheira estava bem fechada, sem nenhum acesso. Não sei se foi tolice ou vingança, tratei-os com muito rigor. E, o mais importante, de alguma forma não pensei nisso, descobri. Aí foi muito “divertido” quando o sifão começou a vazar...

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica